Rio de Janeiro, 1999. Quando um jovem de classe média se entrega ao vício, seu pai policial sobe o morro para tentar resgatá-lo. Victor é um pai que vive para combater as drogas, enquanto seu filho Pedro vive se rendendo a elas. No momento em que se tornam faces opostas de uma mesma guerra, a relação entre os dois começa a desmoronar.
Pedro se irrita com os sucessivos erros de Lico nos assaltos. Em 1995, aos 14 anos, Pedro e Lico começam a usar cocaína e fazem seus primeiros furtos para sustentar o vício. Nos anos 70, o jovem Victor é coagido a usar pó pela primeira vez. Ele questiona suas ações como agente infiltrado e cogita abandonar a missão.
Após ser socorrido no hospital por conta do vício, Pedro tenta uma nova reabilitação, longe da efervescência do Rio de Janeiro. Em 1999, aos 18 anos, ele volta do Centro de Reclusão para Menores Infratores e a relação com seu pai estremece. Em 1970, o jovem Victor se aproxima ainda mais de Ribeiro e descobre o complexo esquema da chegada de drogas no morro.
Depois de meses limpo e sereno na clínica, Pedro é seduzido de volta para as drogas e crimes. A polícia está na sua cola. Em 1978, Victor entra para a polícia civil e reencontra um velho conhecido durante uma missão na Favela. Desiludido, ele tenta a chance em um esquadrão que promete livrar o Rio de Janeiro das drogas.
Rio de Janeiro, 2004. Dom se torna um dos criminosos mais procurados da cidade: a polícia está na sua cola e seu rosto estampa programas sensacionalistas na TV. O Bonde passa a contar com um novo integrante e realizar assaltos cada vez mais arriscados e violentos. Em 1978, Victor e Marisa se conhecem e se apaixonam.
Vitória, 2004. Dom e Quinado são presos e separados em facções rivais dentro da cadeia. Dom chama a atenção da líder da facção, o que gera desavenças entre seus membros. Em 1978, na Amazônia, Victor testemunha um conflito entre madeireiros, traficantes e indígenas e inicia sua jornada como agente infiltrado na região.
Após uma morte inesperada, Dom acaba em confinamento solitário. Ao voltar para sua cela, ele tenta pacificar a prisão. O negócio falha e Dom muda-se para a ala dos evangélicos. Enquanto isso, Victor descobre o verdadeiro paradeiro de Dom e vai até o Espírito Santo para tentar salvar o filho, mas a liberdade custará caro.
Por meio de chantagem, o detetive Roberto usa alguém que Dom ama muito para conseguir o que deseja. Pedro não tem outra escolha a não ser pedir uma ajuda inusitada. Victor continua lutando pela vida do filho, mas um grave problema pessoal pode arruinar tudo. Na Amazônia, em 1979, Victor é surpreendido pela direção da investigação do tráfico de drogas na região.