Uma simples venda nos olhos transportará os nossos apresentadores às vilas protagonistas do novo programa de Sem Fronteiras. Beatriz Gosta, a embaixadora portuguesa do programa, vai conhecer em primeira mão o caráter irredutível de Ribeira, as suas tradições, o seu mar e a incomparável ilha de Sálvora. Javier Varela vai a Ribeira de Pena, onde tem a oportunidade de conhecer os segredos do linho, a história de um escritor único, provar um prato típico e voar por cima de um bosque. Para além dito, por alguma estranha razão a nossa voz off passará a fazer parte do programa sem rede.
Beatriz e Javier serão teletransportados a lugares desconhecidos. Beatriz vai parar à vila galega de A Pontenova e Javier a Ponte de Lima, histórica vila portuguesa. Beatriz vai ficar a conhecer as particularidades de um lugar com um grande passado mineiro e provar as famosas trutas do rio Eo. Javier vai visitar alguns dos principais encantos de Ponte de Lima, nomeadamente o Centro de Interpretação e Promoção do vinho verde, o Museu do Brinquedo Português e a estátua que comemora a festa mais importante da região, a Vaca das Cordas. Tendo a lenda romana do rio Lethes como inspiração, tanto Beatriz como Javier vão testar a magia por detrás de atravessar um rio de costas.
Vimianzo e Vimioso são dois lugares unidos por uma antiga tradição - a cestaria e o correspondente vime necessário para fazer os cestos. Beatriz e Javier levam ambos consigo um cesto para visitar estes locais. Uma vez mais, insistem em competir um com o outro - aquele que conseguir o objeto mais bonito ou valioso durante o programa, ganha. Mas nada lhes será oferecido de mão beijada e entre visitar castelos, moinhos, fazer rendas de bilro ou passear de burro, terão de tratar de trazer sempre algo com eles. Vamos conhecer estes dois sítios tão semelhantes, Vimianzo e Vimioso, e aprender que nem tudo tem de ser uma competição, ainda que assim seja mais divertido.
Para não variar, Javier faz batota para chegar a Póvoa de Varzim, usando o GPS em vez de uma bússola, como era suposto. Beatriz já está farta das batotas de Javier nas suas minicompetições privadas. Através dos nossos apresentadores, ficamos a conhecer a beleza e as curiosidades de dois sítios importantes e repletos de história e tradições. Vamos conhecer os murais de Póvoa de Varzim e aprender mais sobre Eça de Queiroz. Vamos visitar uma aldeia recuperada para turismo rural e pormo-nos na pele do Urso de Salceda em Pobra de Brollón. Emoções, História, literatura, paisagens e, como não podia deixar de ser, a eterna picardia entre Beatriz e Javier.
Como de costume, os nossos apresentadores chegam aos seus destinos quase por milagre. Beatriz chega a Vilanova de Arousa e lança-se ao mar para conhecer a Rota do Mar, feita pelo apóstolo para chegar a Santiago. Javier perde-se pelas ruas do Porto e por mais que pergunte a quem passa, não consegue encontrar Vila Nova de Gaia, na margem oposta do Douro. Porque as tradições são para cumprir, fazem uma aposta: o primeiro a cair na tentação de usar um disfarce perde e tem de pagar um jantar. Beatriz não vai resistir disfarçar-se de Valle-Inclán, personalidade singular de Vilanova. Mar, vinho, literatura, viagens e emoções. Beatriz e Javier continuam a sua jornada pela Galiza e por Portugal.
Dificilmente encontraremos dois sítios tão semelhantes um com o outro como Riba de Ave e Ribadavia. Beatriz vai descobrir em primeira-mão as histórias de uma vila marcada pelo seu passado judaico, o vinho do Ribeiro e as águas termais. Javier vai ser maestro de uma orquestra e, guiado pela Dona Miquinhas e pelo legado de Narciso Ferreira, vai conhecer todos os encantos de Riba de Ave. Para além de tudo isto, e como não podia deixar de ser, vai também haver uma absurda competição até ao último minuto entre os nossos apresentadores. E assim continuamos, pulando fronteiras.
Beatriz e Javier chegam aos seus destinos para pô-los de pernas para o ar, uma vez mais. O Javier vai visitar vestígios arqueológicos, conhecer a obra do grande escritor Eça de Queirós e ir à procura de algo para comer que seja bom...e abundante. A Beatriz quer ser rainha de Baiona e vai encontrar o vestido perfeito. Vai também sentir o que sentiram os primeiros viajantes que cruzaram o oceano e empunhar uma espada para defender a sua honra. Tanto em Baiona como em Baião nunca se viu nada igual, dois apresentadores dispostos a tudo para levar diversão a todas as pessoas com que se cruzam, bem como às casas dos espectadores.
A voz-off do Sem Fronteiras decide que os nossos apresentadores devem chegar a correr aos seus destinos, pelos caminhos de Portugal e da Galiza. Claro que a Beatriz e o Javier vão transformar isto numa competição, transformando o que seria um programa pacífico numa pista de corridas. Apesar da presa, vamos poder conhecer de perto os encantos de duas povoações únicas, Vilalba e Vila Flor. Entre termas, capões, santuários, árvores e castelos, no Sem Fonteiras de hoje vamos mostrar as curiosidades de dois lugares com muitos paralelismos, unidos pelo encanto das suas gentes.
Desta vez, a Beatriz e o Javier vão ambos chegar de skate ao seu encontro com os espectadores do Sem Fronteiras. Javier descobre, ante da incredulidade de Beatriz, que desde a Galiza até Portugal é sempre a descer. Uma vez mais, e como não podia deixar de ser, os apresentadores vão entrar em competição por puro espírito olímpico e porque, bem, porque não sabem fazer outra coisa. Salvaterra de Miño e Vieira do Minho estão unidas pelo rio e pelas suas características únicas. A ver é se estas duas pacatas povoações sobrevivem à chegada do Sem Fronteiras. A Beatriz e o Javier vão dar pistas dos lugares que cada um tem de visitar e usarem batota para não perderem.
Por uma vez, por incrível que pareça, a Beatriz chega ao programa em modo zen. Não quer saber de competições, só quer desfrutar de Cambre e da sua beleza. Mas as coisas não podem ser assim tão fáceis. Javier chega a Vale de Cambra com vontade de dar luta e ganhar um programa contra a Beatriz. De tal jeito, que neste programa os nossos intrépidos apresentadores vão competir a ver quem desfruta mais dos sítios que visitam. Vale de Cambra e Cambre têm muitas semelhanças, sendo uma delas que ambas têm apresentadores que andam pelas suas ruas num esforço competitivo por serem felizes com toda e qualquer coisa.
Desta vez, os nossos apresentadores transformam-se em detetives para desvendarem os mistérios que envolvem Castro Laboreiro e Castro Caldelas. Isto não é surpreendente, uma vez que tanto a Beatriz como o Javier estão sempre a tentar envolver as pessoas com quem se cruzam e a própria voz off em tudo, seja na resolução de um mistério ou num concurso de tartes. Vamos ainda conhecer, se sobrar tempo desta brincadeira, os pontos altos destes dois lugares muito especiais e com tradições únicas, e, lá está, misteriosas. Não é também grande surpresa dizermos que é muito provável que o tal mistério não chegue a lado nenhum. Mas uma coisa podemos garantir: vamos aprender um mundo de coisas novas neste Sem Fronteiras.
Finalmente os nossos apresentadores chegam à fronteira entre a Galiza e Portugal. E não poderia ser noutro lugar que não no Xerés e no Gerês, o único parque natural entre dois países da União Europeia. E claro, como não poderia deixar de ser, arranjaram uma qualquer competição ridícula só porque sim. Para acabar em beleza, os nossos apresentadores decidiram comer juntos pela primeira vez. Convidaram a Voz Off para comer com eles simplesmente para poderem comer o seu prato, isto porque, bem, as vozes desencarnadas não podem comer, aparentemente. Cascatas, lagoas, águas termais, natureza e spas. Conhecer o Xurés e o Gerês é toda uma aventura.