Marilda está desesperada por um novo namorado para esquecer seu ex, mas não encontra o homem ideal, cabendo a Nenê e Lineu ajudá-la. Lineu a apresenta a Vasconcelos e os dois logo engatam num romance, o que talvez seria perfeito se não fosse um pequeno detalhe: Vasconcelos ainda é casado e está em processo de separação.
Chega o Natal e Lineu, para economizar nas despesas, resolve fazer um amigo oculto, que inclui apenas os familiares mais próximos. Porém, nem tudo corre como planeado, e ele inventa uma viagem para conseguir se livrar de Beiçola e Mendonça, mas Nenê fica com pena, e inclui os dois na comemoração familiar. Como se não bastasse, Oduvaldo, pai de Agostinho que o abandonou quando este era criança, e Marina, filha de Seu Flor e ex-namorada de Tuco, se juntam à festa.
Após Marilda ter feito um implante de silicone, Nenê pensa em fazer o mesmo, porém resolve usar o sutiã inflável da amiga. Eis que no Congresso de Vigilância Sanitária, no qual Lineu e até o presidente da República estão presentes, Nenê faz sua primeira aparição em público com o novo visual. Na hora de proferir seu discurso, Lineu se atrapalha, pagando o maior mico. Mas vergonha maior passa Nenê, quando o presidente, Lula da Silva, coloca uma medalha em seu peito, que estoura. Vendo que o sutiã inflável não deu resultado, Nenê volta ao seu antigo visual.
No dia das mães, Nenê sonha em ter uma grande surpresa, sendo homenageada por todos. Os Silva tentam reservar um restaurante caro para comemorar, mas os homens da família dão preferência á ida ao jogo de futebol, ao que Nenê se aborrece. Quando a matriarca da família some sem deixar pistas, os parentes ficam imaginando o que pode estar acontecendo com ela e já temem o pior.
Com a pastelaria em reforma, Beiçola precisa arranjar alguém para cuidar de Mário, seu gato de estimação, assim, o pasteleiro deixa o animal aos cuidados de Nenê. O problema é que ela começa a se apegar a Mário como se fosse seu filho e a família começa a se sentir rejeitada com o passar dos dias, já que Nenê se recusa a abrir mão do gato e já não quer mais devolvê-lo, entrando em atrito também com Beiçola, que a denuncia por roubo.
Quando Agostinho decide explorar uma casa noturna um tanto quanto suspeita, acaba se derretendo por uma stripper que está fazendo pole-dance. O problema é que ele retira a aliança e coloca num bolso furado, perdendo a mesma no processo. Para piorar tudo, Lineu vai inspecionar a mesma boate e dá de cara com o genro lá, e a situação piora ainda mais quando os dois voltam pra casa e Bebel vê o marido sem aliança e o expulsa de casa, alegando que o mesmo não volta enquanto não recuperar o anel.
Após Bebel arranjar um novo emprego como distribuidora de folhetos, Agostinho fica bastante enciumado e acaba brigando com sua esposa provocando a demissão dela. Em meio ás crises de ciúmes entre eles, Bebel ganha um novo emprego onde reencontra seu ex-noivo Maurício. Ela vê neste uma nova chance de ser feliz, o que a encoraja a pedir o divórcio, expulsando Agostinho de casa no processo.
Agostinho sofre com a separação de Bebel e sente ciúmes ao vê-la com o ex-noivo. Ele arma a maior confusão e faz com que Bebel tenha que decidir entre ele e Maurício. Como Agostinho se sente trocado por Maurício e este também se sente rejeitado, já que Bebel demonstra parecer estar usando o mauricinho apenas para fazer ciúme a seu ex-marido, ao mesmo tempo em que Maurício também possui outra pessoa, se sentindo igualmente dividido, os dois homens se sentem as piores pessoas do mundo e ameaçam suicídio.
Ainda se sentindo rejeitado por Bebel, Agostinho surta, fazendo o maior escândalo na vizinhança e expondo os Silva, uma vez que começa a gritar de cima do telhado da casa, ameaçando loucuras caso Bebel não volte para ele. O vexame só serve para deixar Bebel ainda mais desesperada e acabar com a paz de todos da família.
Disposta a dar uma nova chance para Mauricio, Bebel volta a sair com ele. Quando Agostinho descobre que os dois reataram o romance, decide dar o troco, contratando seu amigo Dentada, para dar a maior surra em Mauricio. Bebel descobre o acordo dos dois e tenta proteger seu amante, mas se surpreende quando o mesmo a dispensa, alegando que reatou seu noivado e fez um acordo com seu espancador, deixando Agostinho na pior.
Enquanto fica hospedado na casa dos Silva após se recuperar da briga que teve com o marginal Dentada, Agostinho descobre que ainda é apaixonado por Bebel e ela o corresponde, surpreendendo toda a família. Conforme reconstroem seu álbum de casamento, o casal relembra de quando Bebel ia casar com Mauricio e o trocou por Agostinho.
Os Silva recebem a visita inesperada de Ivete e Odete, duas primas folgadas de Nenê, vindas de Governador Valadares que trazem consigo o Tio Juvenal, irmão ranzinza do Seu Flor que tumultua a rotina da família, já que as primas o deixam na casa para fazer um tour pela cidade, cabendo a Nenê dar atenção á ele.
Após Agostinho ir ao suposto trabalho de Bebel, que é numa agência de automóveis, e não encontrá-la, Ferrugem, gerente da agência e amigo de Agostinho, diz que ela não trabalha mais lá, o que deixa o taxista bastante desconfiado que ela está o traindo, e Ferrugem é apontado como o principal suspeito de estar paquerando Bebel.
Agostinho e Bebel pegam o carro de Lineu sem permissão para ir jantar em um restaurante italiano. Agostinho encontra a carteira de fiscal sanitário do Lineu no porta-luvas do carro e acaba se passando por ele para não ter que pagar a conta e o estacionamento. No dia seguinte, na repartição, Lineu acaba sendo acusado de dar carteirada em um restaurante para não pagar a conta, recebendo o apelido de "boca livre".
Marilda faz um lindo vestido para si mesma, o que chama bastante a atenção de Bebel, que só lamenta o fato de não ser bem paga a ponto de poder comprar um novo vestido para si para comemorar o natal, isso deixa Agostinho inconformado com a situação e ele sugere que ela pare de trabalhar para Marilda e trabalhe por si mesma.
Na ceia de natal em família, Agostinho recebe a visita inesperada de seu amigo Remela, que ele acreditava estar morto. Tal situação causa tumultos entre os familiares, já que Agostinho se vê obrigado a acolher seu velho amigo. Para piorar a situação, Viviane dá á luz o filho dela com Tuco, aumentando as confusões.
Agostinho ganha presentes de uma passageira e deixa Bebel enciumada. O problema é que a passageira em questão é uma idosa rica e tarada que quer comprar Agostinho com presentes caros e o taxista desperta seu lado interesseiro e mente para a mesma que Bebel é sua irmã, apenas para não perder as regalias, uma vez que está endividado. O problema é que Lineu descobre as multas que o genro levou e encontra um bom jeito de fazer com que ele pague pelas infrações.
Nenê deixa de ir a uma festa na casa do Mendonça com Lineu e Marilda para ficar em casa cuidando de seu neto enquanto Tuco e Viviane vão ao cinema. Na festa, Lineu acaba fazendo amizade com uma colega de repartição, que o beija. Ao voltarem do cinema, Viviane flagra Nenê chamando o neto de Lineuzinho e diz que não vai mais deixá-la vê-lo.
Agostinho apronta e prejudica a família Silva, mas não consegue se livrar das cobranças de Beiçola, que despeja os inquilinos endividados de sua casa, obrigando-os a vagar sem rumo a procura de um teto, uma vez que Bebel se recusa a pedir pensão na casa dos pais. Irritadas com as mentiras de Beiçola, Nenê e Marilda descobrem uma estranha mania do amigo ao tentar provar a honestidade de Agostinho.
Após uma desilusão amorosa, Tuco e Marilda passam a noite juntos, sendo descobertos na manhã seguinte por Lineu, que tenta disfarça para que Nenê não descubra. Mas a confusão começa quando Bebel pensa que Marilda está tendo um caso com Agostinho, que por sua vez desconfia que Lineu foi quem traiu Nenê com a cabeleireira. A situação complica quando Nenê descobre o ocorrido e fica chocada ao ver que seu filho teve um caso amoroso com sua melhor amiga, e tudo piora quando Tuco resolve levar a cabeleireira a sério enquanto Mendonça também descobre que Marilda teve um caso com outro e desconfia de Lineu, graças a um telefonema anônimo, se sentindo traído por seu melhor fiscal.
Lineu completa 30 anos como fiscal de vigilância sanitária, mas ninguém se lembra da data, ou melhor, quase ninguém. O único que se lembra é Vasconcelos, o gerente de um supermercado que Lineu multa constantemente, e oferece-lhe um relógio caríssimo. Para se desculpar, Nenê faz um jantar para toda a família, mas nem isso consegue animar Lineu, que a caminho de casa é assaltado, e perde inclusive o relógio. Agostinho aproveita a situação de festa para comemorar seus três anos como taxista.
Nenê e Marilda saem a negócios, mas acabam se perdendo no meio do caminho e vão parar em Niterói, onde o carro quebra no meio da estrada. A cabeleireira deixa o salão sob os cuidados de Bebel, que conta com Agostinho como seu ajudante, mas o taxista decide bancar o cabeleireiro, complicando ainda mais a situação.
Bebel diz para Agostinho que não sente mais prazer no casamento, e ele decide provar o contrário levando a esposa para uma casa noturna, mas acaba trocando os convites dele com os de Marilda, que vai á mesma boate atrás de um paquera com quem marcou encontro. Ao chegarem no local, Bebel consegue entrar enquanto Agostinho é barrado pelo segurança.
Lineu faz os serviços da cozinha usando avental, o que deixa Nenê constrangida. O time do Paivense flagra Lineu de avental e Nenê, para disfarçar, inventa para os jogadores que ele está doente e temporariamente inválido para trabalhar. Bebel quer fazer inseminação artificial e Agostinho concorda sob uma condição: que ele possa escolher o doador do sêmen. Ele, então, resolve escolher seu amigo Remela para ser o "pai do seu filho".
Marilda resolveu paquerar. Pra isso, ela foi no Petisco da Velha. Adivinha quem ela encontrou lá? O Mendonça! Só que ele não estava sozinho: estava com Maria Padilha, uma ex-namorada. Aí, para tentar se explicar, ele sai com Marildinha, mas eis que o destino lhe prega uma peça: ele é atropelado por um caminhão.
Tuco é selecionado para entrar no Big Brother Brasil na intenção de tomar um rumo na vida, sendo celebrado por todos, menos por Lineu. No reality, Tuco faz amizade com Paty, uma garota muito atraente por quem o rapaz logo se interessa, o problema é que ele é muito folgado e isso atrai a antipatia principalmente de Tony, o líder da casa que logo o indica para sair, cabendo a Tuco fingir ser gay para comover o público. Do lado de fora, Lineu conquista a simpatia do gerente Fonseca, que por ser fã do BBB e torcer por Tuco, começa a dar a Lineu alguns privilégios.
Surge uma onda de violência no bairro e Agostinho acaba sugerindo seu amigo Remela para ser o segurança noturno, já que este quer se redimir de sua vida de bandido mostrando que tem noção dos crimes e assim pode proteger a população, mas certa minoria não concorda com sua contratação, sobretudo Marilda, que se recusa a pagar o salário do futuro guarda.
Lineu passa a se estressar demais depois de se tornar chefe da repartição, mas não quer admitir isso. Nenê confecciona camisas para Marilda vender, mas Agostinho se intromete no negócio e acaba pegando metade das camisetas para vender. Ele costura falsas etiquetas nas camisas e as vende como se fossem importadas.
Paulão é o novo mecânico da oficina da vizinhança e já começa prestando serviços aos homens do bairro, mas quando conhece Marilda devido a um mal entendido, ele começa a se interessar por ela, mas Lineu pensa que ele está flertando com Nenê enquanto Agostinho começa a desconfiar que o mesmo está paquerando Bebel.
Insatisfeita com o mandato de Beiçola como presidente da Associação dos Moradores do Bairro, Nenê convence Lineu a se candidatar à presidência, concorrendo com o pasteleiro. Agostinho se torna coordenador de campanha de Lineu e compra votos de eleitores com "vales-táxi" sem que o mesmo saiba, enquanto que Beiçola compra votos com pastéis.
Nenê empresta o cartão de crédito de Lineu para que Agostinho possa comprar uma geladeira nova. No entanto, ele acaba comprando uma TV de 32 polegadas. Com a confusão que isso causou, Tuco acaba deixando a TV cair no chão. Agostinho promete a Lineu que vai trabalhar duro para lhe pagar de volta o dinheiro gasto com a TV. Numa das viagens, um gringo acaba deixando uma mala dentro do táxi. Agostinho resolve devolver a mala ao dono e acaba sendo reconhecido pela imprensa como o símbolo da honestidade.
Mendonça e Maria Padilha vão comemorar o noivado na casa dos Silva e Nenê fica de preparar o jantar. Mas como ela anda atarefada, adivinha quem foi parar atrás do fogão? A Marilda! Mendonça chega mais cedo e tenta agarrar Marilda. Na confusão, Nenê o derruba e ele bate a cabeça ao cair. As duas pensam que Mendonça está morto e entram em desespero.
Ainda separada de Agostinho, Bebel muda o visual e fica loira de olhos azuis, além de começar a vestir roupas mais sensuais e chamativas. Agostinho vai paquerar sua então ex-mulher achando que se trata de outra pessoa e a confusão acaba indo parar na justiça, com Agostinho pedindo pensão alimentícia para Bebel e Beiçola como advogado do taxista.
Marilda precisa ir a uma consulta médica, mas seu plano de saúde está vencido e com isso, Nenê aproveita para lhe emprestar o seu próprio, fazendo Marilda se passar por ela quando a cabeleireira é abordada por Vilma, esposa de Aníbal, que é colega de trabalho e possível futuro sócio de Lineu. Vilma acredita que Marilda é a própria Nenê e a cabeleireira acaba marcando um jantar com ela sem querer.
Ainda brigado com Bebel que não está morando em sua casa, Agostinho ainda sente saudades dela e vê videos deles para relembrar. Quando Bebel, acompanhada de Marilda, vai visitar o taxista para ver como ele está, acaba ouvindo os sons dos vídeos e as duas começam achar que ele já tem outra pessoa, e quando ele percebe isso, inventa que está namorando uma moça chamada Soraia para fazer ciúmes á Bebel. Afim de dar o troco nele, ela também inventa um namorado fictício.
Lineu comemora que é promovido na empresa e transferido para Brasília mas a notícia decepciona a todos, inclusive Nenê, que não aceita a proposta de Lineu de se ver independente dos filhos e com uma vida aparentemente melhor resolvida. A notícia da mudança comove a todos os vizinhos e colegas de repartição de Lineu, os mesmos entram em clima de despedida, mas sentimentos negativos tomam alguns que apontam Lineu como desagregador e egoísta.
Um homem bêbado e desolado sobe até a cobertura do prédio da repartição e ameaça se suicidar, mas Lineu consegue salvá-lo e o hospeda em sua casa até se recuperar. O homem, que se identifica por Menezes, começa a fazer amizade com os Silva e se sente agradecido á eles e principalmente a Lineu sem saber ao certo quem eles são, até que Menezes reconhece Lineu como o fiscal que multou e levou á falência seus negócios, fazendo com que perdesse sua família e suas posses e então tentasse suicídio.
Quando vai testar um vestido novo numa loja, Marilda acaba encontrando uma velha colega de juventude chamada Sofia. Para escapar de ser motivo de chacota novamente, ela inventa que Lineu (que a está acompanhando na loja) é seu marido, mas quando ela achou que iria se livrar do problema, Sofia a convida para uma festa moderna entre casais afim de conhecer melhor o casal.
Devido a Lineu brigar com Agostinho por causa do som alto do baile funk no Clube Paivense, o fiscal tem um infarto na frente de todos e é aconselhado por Nenê a deixar o cargo de presidente do clube, ao que ele se recusa e decide tomar medidas extremas, mas como muitos discordam, ele acaba sugerindo possíveis candidatos á substituição de seu cargo, ao que Agostinho e Marilda se candidatam para disputar a presidência, mas ela acaba doando sua candidatura a Lineu, acirrando ainda mais a disputa.
Marilda modifica o cabelo de Bebel fazendo uma trança que lembre a atriz Angelina Jolie, mas Agostinho começa a pensar mais na atriz do que na própria Bebel, se atraindo por ela mais do que de costume e a intrigando por causa disso. Tuco e seu amigo Foguete baixam fotos eróticas de mulheres que acabam sendo confiscadas por Lineu e mais tarde por Nenê, que começa a achar que Lineu está se excitando por outras mulheres, quando na verdade é Tuco que acaba fazendo uma montagem sensual com o rosto de Marilda, tornando a história ainda mais constrangedora.
Agostinho e Paulão começam a questionar a sexualidade de Beiçola, já que ele se traveste (quando se transforma em sua mãe), gosta de novela e se interessa por assuntos não muito masculinos, assim temendo que os homens do bairro sejam afetados por seus supostos costumes estranhos, decidem interditar a pastelaria. Enquanto isso, Lineu se mostra um exímio cozinheiro e arranja briga com Nenê, que acha que os papéis estão invertidos e decide se interessar por assuntos masculinos como mecânica e conserto.
Lineu entra de rompante no escritório do chefe, Mendonça, querendo saber porque é que ele não recebeu a gratificação que Mendonça lhe prometera, tendo esta ido parar às mãos de outra funcionária, Marlene. Contudo, Lineu vê que o chefe está usando um samba-canção, e percebe que ele e Marlene têm um caso.
Agostinho toma possa da organização do Clube Paivense e promove um baile funk no qual Tuco está trabalhando de DJ, isso deixa Lineu inconformado, já que o baile foi marcado no mesmo dia que supostamente haveria uma reunião do clube, mesmo assim, o fiscal ainda vai ao baile com Nenê para se divertir, mas acaba se surpreendendo pois achava ser um baile de família.
Tuco lê calmamente as notícias do dia. Rindo, ele comenta com Nenê o caso de um homem que vestiu as roupas da mãe para receber pensão dela e foi preso. A dona de casa se interessa pela notícia e, para seu espanto, se depara com um nome familiar: Etelvina! Na mesma hora ela imagina que o amigo Beiçola se meteu em uma grande encrenca.
Após ter sido escolhida para prestar depoimento ao fim da novela das 8, falando sobre sua vida amorosa em rede nacional, Nenê se dá conta que havia dito que apesar de bem casada, tinha fantasias sexuais com outros homens, o que deixa Lineu bastante envergonhado da situação e acaba difamando Nenê pelo bairro nos dias seguintes. Beiçola, que acredita ser um desses homens, aproveita a oportunidade para paquerar a dona de casa como sempre, enquanto Dona Abigail se aproveita da situação para difamar Nenê mais ainda.
Marilda consegue descolar de uma cliente dois convites para ir a uma boate chique e, é claro, escolhe Nenê para lhe fazer companhia. Mas, nem tudo é tão fácil quanto parece. Para entrar na casa, as duas são obrigadas a assumir a identidade dos verdadeiros convidados. A troca de nomes não acaba em confusão porque o dono do estabelecimento se interessa pela cabeleireira, ou, melhor pela estilista Gilda.
O Clube Paivense vai sediar uma festa de debutante e cabe a Agostinho e Bebel preparar a festa, assim, ela faz tudo inspirado na festa de 15 anos que ela gostaria de ter e convocam Tuco para ser o DJ da balada. Marilda é traumatizada com festa de 15 anos, pois seu então namorado a traiu com sua prima em sua própria festa, e Tuco tenta curá-la do trauma do pior jeito.
Cansado de procurar emprego e viver às custas do pai, Tuco resolveu mudar de vida e, para isso, vai apelar para velhos amigos. Fumaça empresta sua namorada, Gina, para se casar com ele. Desse jeito, o caçula da família Silva tem passaporte garantido para a Europa, pois a moça tem dupla nacionalidade. Só que a notícia vai cair como uma bomba na cabeça de Nenê, que tem uma crise de choro ao saber do casório e para provar que apóia o filhão, ela vai organizar uma festinha com a ajuda de Lineu para celebrar a união.
É só o mecânico mais charmoso do bairro aparecer, para Marilda se desmanchar toda. E lá foi ela, mais uma vez, para um encontro romântico com Paulão. Mas a noite acaba no momento em que Nenê e Lineu aparecem no Petisco da Velha. Com vergonha dos erros de português de Paulão, Marilda tenta disfarçar e ir embora, só que o mecânico convida o casal para sentar e os quatro acabam na mesma mesa.
Todo mundo sabe que o Mendonça não quer nada com o trabalho. No fim do expediente ele corre para o banheiro para fazer palavras cruzadas. E foi justamente em um desses momentos que Lineu apareceu. Mesmo indignado com a atitude, o fiscal sanitário resolve limpar uma pichação ofensiva a Mendonça. Só que o chefe da repartição sai da cabine e acredita que seu melhor amigo é responsável pelo ultraje.
Que o Lineu e o Agostinho vivem se estranhando não é novidade nenhuma. Mas dessa vez a briga vai ser mais séria e até Nenê e Bebel vão se desentender por conta disso. Quando Lineu descobre que foi Agostinho quem contou à Nenê que o chefe da família comeu um pastel de camarão, dá a ordem para que Tuco comece a construir um muro para separar a sua casa da do delator.
Marilda e Beiçola estranham que a família de Lineu ainda não tenha voltado da viagem de férias, eles ficaram esperando há horas no aeroporto, mas todos os vôos estão atrasados. Bebel conta para Nenê que está grávida. Sem saber que Bebel está grávida de verdade, Agostinho faz com que eles consigam embarcar na frente dos outros. Marilda fica uma fera ao descobrir que Paulão usou o dinheiro que ela emprestou para comprar um presente para a esposa.
O café da manhã da família Silva está mais triste. Nenê parece não ter se dado conta dos últimos acontecimentos e, distraída, serve omelete no prato de Lineu sob os olhares piedosos de Tuco e Bebel. A filha lembra à dona de casa que a omelete vai sobrar, já que Lineu não dormiu em casa depois da briga por causa de Agostinho.
O amanhecer na casa dos Silva anuncia mais um dia difícil. Nenê e Lineu conversam apenas pela janela, já que continuam morando em casas separadas. Mesmo assim, Ela explica para Tuco que não vai deixar de cuidar de Lineu, que por sua vez, colabora com o dinheiro do mercado, alegando que não vai deixar faltar nada para a família.Tuco repara que seu filho Nelsinho, na verdade se parece muito com seu amigo Fumaça.
Agostinho decide cortar relações com sua mãe, a ex-chacrete Selminha Paraíso, ao descobrir que ela fez um filme pornô, mas as coisas mudam quando Bebel tem um sangramento e Agostinho - estimulado por sua mãe, que havia vindo visitá-los a convite de Bebel - supera momentaneamente sua síndrome do pânico e a leva ao hospital para salvar o bebê.
A visita da prima Isaura abala a casa dos Silva. Nenê é pega de surpresa com a presença da parenta, que acaba de chegar de Governador Valadares. A dona de casa, que está evitando até mesmo a vizinhança por causa de sua “separação”, fica desesperada ao pensar que a prima voltará para sua cidade contando sobre o rompimento do casal.
Lineu começa o seu dia sempre com o mesmo ritual: o despertador toca às cinco e meia em ponto, ele toma banho e veste a roupa já previamente separada, em cima de uma cadeira; arruma a cama com a preocupação de deixar os lençóis bem esticados; organiza a mesa do café, dobrando os guardanapos simetricamente; escova os dentes metodicamente; lava a louça, examinando bem cada prato, para ver se está limpo; e finalmente sai, às seis e meia em ponto.
Marilda entra para o grupo de apoio às Mulheres que Amam Errado. A cabeleireira, que diz sempre ter dedo podre para escolher seus parceiros, desabafa durante um dos encontros que não sabe até quando vai resistir à tentação. Suzete, a terapeuta, pede para ela não esquecer o lema: “Só por hoje, eu vou resistir!”
Lineu está na luta contra a dengue e Tuco sinaliza que a piscina montada no quintal é o principal foco do mosquito. Durante a discussão sobre a piscina, Agostinho diz a Lineu que a família Silva está inscrita no programa de hospedagem domiciliar dos jogos Pan-americanos e que os turistas ficaram hospedados na casa.
Nenê e Lineu estão separados há exatos cem dias. Mas parece que o amor ainda canta em seus corações. Bebel e Tuco, percebendo todo o sentimento que os pais ainda guardam um pelo outro, armam uma estratégia para reconciliá-los. Sem deixar que o atrapalhado Agostinho saiba dos planos, a dupla diz a Lineu que Nenê o está convidando para um almoço em sua casa. Já para a mãe, eles dizem o contrário.
Depois de uma discussão séria com Tuco, Lineu ouve os conselhos de Nenê e percebe que precisa estabelecer um diálogo melhor com o filho. Disposto a resgatar a relação entre os dois, Lineu tira um dia de folga para sair com Tuco. Na casa ao lado, Bebel também tem enfrentado problemas, pois Agostinho ainda está sofrendo com crises de ansiedade e pânico. Desolada, a manicure decide levar Agostinho ao consultório do psiquiatra do bairro, o Dr. Bezerra.
Nenê, com um sorriso estampado na face, prepara um jantar especial para Lineu. Mas Marilda atrapalha os planos da amiga com uma notícia bombástica: ela e Mendonça acabam de assinar o divórcio. No mesmo momento, Lineu e Mendonça chegam da rua discutindo. O patrão do fiscal, ao ver a cabeleireira, começa a fazer juras eternas de amor. Mesmo com a indiferença da amada, ele promete não desistir de conquistá-la.
Depois de saberem que um vizinho ganhou muito dinheiro na loteria, a vizinhança tenta descobrir quem é o grande felizardo. Dona Abigail garante que Lineu foi o ganhador dessa bolada. Na verdade, o fiscal acaba de receber a restituição do imposto de renda e está, aos risos, comemorando com a esposa. Ele pretende comprar uma televisão nova e quer ir à loja antes que alguém apareça querendo usufruir da sua “pequena fortuna”.
Mendonça assume um novo cargo no cobiçado nono andar, onde fica a direção geral do departamento e Lineu não vê outro caminho a não ser ocupar a antiga posição deixada pelo chefe. Mas, como nem sempre competência é o quesito levado em conta, Lineu se depara com Vera ocupando o sonhado cargo. Mendonça justifica que a decisão foi feita pelo pessoal de Brasília e fala para ele tomar cuidado com a nova colega de trabalho. A batalha vai ser dura, porque a ala masculina não vai dar moleza para Vera.
Em brigas de vizinhas, ninguém mete a colher! Marilda chega à casa de Nenê reclamando que a amiga a deixou esperando na porta do cinema. A dona de casa, cheia de trabalhos domésticos para fazer, tenta se justificar. Mas a cabeleireira não parece entendê-la. Irritada, Nenê propõe a ela uma troca de lugares.
Na oficina, Paulão se queixa com Agostinho, avisando que o carro do taxista tem tantos problemas que só um milagre resolveria. Agostinho explica que pode pagar pelo "milagre" com um cheque pré-datado. No meio do bate papo, chega Plínio, um outro taxista, que, ao contrário de Agostinho, tem um carro novo, uma clientela invejável e ainda fala inglês. Ele lembra a Agostinho que os dois devem se encontrar no dia seguinte, no curso para gestantes, que Bebel os inscreveu.
Agostinho está desesperado com a possibilidade de Beiçola aumentar o preço do aluguel. Para que isto não aconteça, o taxista inventa um plano exagerado: coloca uma bala perdida na parede de sua casa. Agostinho fala que o imóvel está desvalorizado por causa da violência no bairro e mostra a bala perdida para Beiçola, que fica assustado com o acontecimento.
Uma casa de massagens promete movimentar a vizinhança. Enquanto Marilda arruma o cabelo de uma cliente, Gina e Bebel discutem sobre a inauguração do mais novo estabelecimento, todas preocupadas com o público masculino. Marilda confessa que quanto mais reza para endireitar Paulão, mais tentação aparece. As três se queixam, até descobrirem, constrangidas, que uma cliente de Marilda, Brigite, é a dona do negócio.
A gravidez tem deixado Bebel nervosa e enciumada. A vida conjugal não é mais a mesma. Agostinho bem que tenta partir para o ataque, mas é só Bebel lembrá-lo de que será papai e ele logo desiste do projeto de uma manhã romântica com a mulher. Essa situação deixa Bebel preocupada e o taxista avisa que está zelando pela educação moral da filha.
Lineu poderia ter sido um grande jogador de futebol, mas por escolha sua o rumo de seu destino foi outro. Lineu sempre teve e a certeza que não queria se tornar um craque e preferiu esquecer a vida de atleta. Tuco se decepciona quando descobre que o pai foi uma grande promessa do esporte que desistiu de seu sonho.
Bebel anuncia que escolheu Marilda para ser madrinha de sua filha. O momento é interrompido pela chegada de Agostinho, que conta que perdeu a carteira com o dinheiro que estava separado para pagar o anestesista na hora do parto. Bebel acha que o marido está mentindo e que perdeu o dinheiro em jogatinas e irritada, passa mal.
Trato é trato! Mas como todos já devem saber, Agostinho não é muito atento a isso. Índia Potira vai à sua casa cobrar o cumprimento de um trato. Mas que trato é esse, afinal? O taxista tinha prometido colocar o nome de Potira na filha caso conseguisse engravidar a esposa. E agora ele vai ter que cumprir a promessa. Ou então, a índia lhe joga uma praga das boas!
Passeando pela feira, Nenê repara que é tratada pelos vendedores com uma atenção muito especial. Marilda brinca, dizendo que na verdade eles têm medo de Lineu. Nenê, para não se indispor com as pessoas e dizer aquilo que realmente pensa, coloca a culpa em Lineu. Desta maneira, Lineu ganha a imagem de “monstro da rua”.
Lineu decide se aposentar e chega à repartição para anunciar a decisão, mas é recepcionado por uma grande festa surpresa, de comemoração aos seus 35 anos de trabalho. Mendonça diz que não acredita e que Lineu vai voltar a procurá-lo em breve. Na casa de Bebel, Agostinho, sem contar nada para a esposa, esconde uma câmera e filma Nenê durante o dia, cuidando de Floriano.
De licença da repartição, Lineu resolve, então, fiscalizar os ambientes ao seu redor. Ele começa vistoriando a casa e faz Tuco e Gina ajudarem na organização. Todos vão parar na pastelaria de Beiçola que estranhando o comportamento de Lineu faz um comentário dizendo que ele é um chato. Decepcionado, ele resolve se vingar chamando a vigilância sanitária para fechar a pastelaria.
Para comemorar o seu primeiro Dia das Mães, Bebel resolve colocar em prática uma promessa antiga de Agostinho e levar toda a família a uma churrascaria chique e principalmente cara. Nenê fico com ciúmes de Bebel por ela ter mudado o tradicional lugar onde sempre passaram o dia das mães. Lineu, de licença da repartição, resolve ser veterinário e coloca Tuco para ser seu assistente.
Bebel e Agostinho fazem as contas do mês e descobrem que mais uma vez vai faltar dinheiro para pagar o aluguel. O taxista não vê outra saída a não ser passar um cheque pré-datado para Beiçola. Revirando as gavetas, Agostinho encontra um talão antigo de uma conta que não usa mais e não tem dúvidas, assina. Agostinho vai até a casa de Lineu para conferir na internet o saldo bancário da tal conta e descobre que tem um milhão na conta.
Desde que seu filho nasceu, Agostinho promete para Bebel que fará uma super festa de batizado, mas como ele não tem dinheiro, Florianinho ainda não foi batizado. Chateada com a situação, Bebel resolve dividir sua frustração com a família e Nenê a incentiva a fazer o batizado do neto ignorando os caprichos de Agostinho, que escuta toda a conversa sem ser visto. Para honrar sua palavra, o taxista decide promover a maior festa de batizado que o bairro já teve e, para que isso aconteça, ele terá que se livrar de algumas dívidas.
Bebel inscreveu seu filho em uma agência de propaganda e agora ele é a estrela de uma campanha de fraldas, com direito a fotos em outdoor. Ela e Agostinho não param de pensar no futuro promissor de Floriano. A alegria da família Carrara acaba quando o neto de Dona Abigail dá uma mordida na bochecha de Floriano, impedindo-o de gravar o comercial.
A honestidade de Lineu é posta em dúvida por alguns lojistas do shopping onde ele mantém sua Pet Shop, isso porque desde que a loja foi inaugurada, a Vigilância Sanitária não aparece mais por lá. O veterinário, porém, encontrou um erro no orçamento das decorações de fim de ano e não aderiu ao esquema. Irritada, a comissão de Natal passou a cobrar uma fortuna para a clínica participar da propaganda de Natal. Para desfazer o mal entendido, Lineu obriga Mendonça a cumprir sua função e fiscalizar o shopping inteiro.
Um barulho estranho interrompe o sono de Bebel, que levanta e vai ver o que está acontecendo. Ao acender a luz da sala, ela se depara com Beiçola vestido de Dona Etelvina cantando em sua janela. Para ajudar o amigo a se recuperar, o taxista contrata uma índia, que se comunica com Dona Etelvina e descobre que ela é uma entidade muito poderosa.
Agostinho faz política de boa vizinhança para se candidatar a Deputado e decide construir no lugar do brejo do Paivense, o Complexo Aquático Oduvaldo Carrara. Ele convida Paulão para ser seu assessor. Lineu se revolta com a atitude do genro, pois no brejo ficam diversas pererecas de uma espécie em extinção da Mata Atlântica, que devem ser preservadas. Para conter Agostinho, Lineu cria o movimento “salve as pererecas”.
Lineu tem a difícil tarefa de supervisionar uma nova funcionária que chega à repartição. A bela Clarisse foi transferida para o setor chefiado por Mendonça após ter acusado um colega de trabalho de assediá-la. Preocupado em ter o mesmo destino, Lineu mede cada palavra que diz à funcionária. Entretanto, apesar de todos os cuidados, suas intenções não são bem interpretadas.
Trinta e cinco anos após ter perdido sua carteira em um parque, Lineu recebe um envelope pelo correio da pessoa que a encontrou. Como o fiscal sanitário é conhecido por sua grande responsabilidade, o fato de ter perdido o artigo o deixa intrigado e ele força a memória para resgatar os detalhes do dia. Lineu volta à década de 70, conversa com si mesmo mais jovem e, aos poucos, relembra que naquele mesmo dia soube que Nenê estava grávida. Desnorteado, ele recorda que teve uma atitude infantil e, incomodado, tenta, de alguma forma, mudar o passado e consertar o presente.
Os moradores, animados, decoram o Paivense para a tradicional festa junina. Enquanto conversa com Nenê, Lineu diz que será a melhor comemoração que já tiveram, pois foi arrecadado o dobro dos últimos anos, mas em seguida Beiçola reclama da qualidade dos brindes. Agostinho, o organizador do evento, tenta explicar e, esperto, diz que reservou parte do dinheiro para um espetáculo incrível, mas não tem surpresa nenhuma em mente para fazer.
Nenê tenta fazer com que Abigail e seu filho, Júnior, se entendam. Para isso, ela prepara um jantar em sua casa e convida os dois para se encontrarem e, consequentemente, conversarem. Para surpresa de Nenê, Agostinho e Bebel aparecem também para a refeição. O problema é que o taxista insiste em falar com Beiçola que é preciso trocar o encanamento da casa em que mora, porque a água está saindo em pequena quantidade e com uma coloração turva, e atrapalha o clima de reconciliação que a dona de casa queria causar.
Lineu decide fazer uma festa surpresa para comemorar o aniversário de Nenê. Com o apoio de Tuco, Bebel e Agostinho, o chefe da família Silva tenta organizar uma pequena reunião para agradar a esposa, mas dentro de seu orçamento. Nenê chega em casa antes do horário e, para disfarçar o combinado, eles dizem que estão comentando um caso que se passa na televisão, sem imaginar que o suspeito de ser mandante da falada quadrilha de corrupção é Zé Fagundes, marido da prima da matriarca, Glorinha.
Levando adiante sua determinação de entrar para a política, Agostinho vai produzir o vídeo para a campanha eleitoral. Com a ajuda do cunhado Tuco e do vizinho Paulão, que se tornam assessores do candidato, o taxista decidiu investir em uma propaganda persuasiva para garantir o voto dos eleitores. No entanto, Agostinho recorre a Lineu e pediu que ele o ajudasse a organizar as ideias para a filmagem .
Pronto para a rotina de trabalho, Agostinho abre a porta de casa e dá de cara com a imagem de uma santa. Dona Nenê tem certeza de que sonhou com ela na noite anterior, exigindo que a imagem fique sob seus cuidados. O genro protesta, mas aceita a proposta. Nenê adota uma postura radical e começa a “pedir” que todos mudem seus hábitos, evitem certos comportamentos e respeitem a presença da santa.
Nenê pensa que está unindo o útil ao agradável quando tem a ideia de juntar Leila e Paulão. De um lado, ela nutria ciúmes da professora quando a moça dançava coladinha com seu marido; de outro, o vizinho estava se queixando de estar envolvido com várias mulheres ao mesmo tempo. Para Nenê, a solução dos problemas do mecânico estaria em conseguir uma namorada séria – e a solução dos seus próprios problemas, tirando Lineu das atenções de Leila.
Agostinho compra uma televisão para o táxi sem avisar Bebel e, quando a esposa descobre, decide deixá-lo dormindo no carro. Porém, pouco depois, um estrondo chama a atenção de todos. Lineu, Nenê, Tuco e Bebel correm para fora da casa e encontram Agostinho encoberto por muita fumaça. Quando a visibilidade aumenta, a família Silva se depara com um meteorito.
Lineu decide estimular os estudos de Tuco. O patriarca da família Silva busca em seus arquivos alguns livros de sua época de faculdade e presenteia o filho. Porém, ao abrir uma das obras, Lineu se dá conta de que o livro pertencia à biblioteca e que deveria tê-lo devolvido há 30 anos. Desesperado, ele procura uma forma de retribuir para a sociedade o mal que fez.
Lineu entra em crise após sua família chegar à conclusão de que ele nunca chorou. Tudo tem início quando o patriarca dos Silva afirma que, mais uma vez, não quer comemorar seu aniversário com a desculpa de estar com muitos afazeres no trabalho. Com os argumentos da família, Lineu tenta mudar de postura e pergunta para Nenê como pode fazer para se tornar mais sensível. Vendo o desespero do marido, ela sugere que ele celebre o aniversário.
A fiscalização sanitária ganha aliadas engajadas no combate à falta de higiene nos estabelecimentos comerciais do bairro. Lideradas por Dona Nenê, as donas de casa vão pôr os comerciantes em teste, investigando todos e quaisquer indícios suspeitos. A iniciativa foi de Mendonça, que uniu o útil ao agradável, aproveitando a presença constante das mulheres nos mercados e afins, e, ao mesmo tempo, a beleza da dona de casa brasileira.
Após fazer uma inspeção no escritório de um feiticeiro, Lineu descobre irregularidades e ameaça fechar o estabelecimento. Enfurecido, o feiticeiro promete se vingar e arranca um botão da roupa de Lineu, já avisando que a peça vai servir para rogar uma praga no fiscal. Lineu acha graça e conta à família o que aconteceu, mas todos ficam muito assustados com a ameaça.
Lineu e Tuco promovem uma campanha social na vizinhança e recolhem roupas e alimentos não perecíveis. As arrecadações mobilizam a todos e, de olho na satisfação dos moradores e já pensando em sua popularidade nas próximas eleições, Agostinho pega carona na onda de bondade e oferece uma parceria ao sogro.
Após receber a notícia de que a repartição onde trabalha terá um novo superintendente, Lineu surpreende Mendonça e conquista o novo chefe com um entusiasmo e empolgação fora do comum. Ao entrar para o rol de queridinhos de Doutor Lourenço, Lineu é convidado para uma festa com a obrigação de ser o animador do evento e entreter os convidados do superintendente. Preocupado, Lineu pede a ajuda de Nenê para tentar desfazer o mal-entendido.
Tuco não conseguiu convencer a mãe de comprar a moto dos seus sonhos, colocada à venda na oficina de Paulão. Coube a Gina dar de presente uma motocicleta para o amado e os dois decidiram estreá-la na estrada de Búzios. A preocupação de Dona Nenê só aumenta e, para piorar, tem um pesadelo premonitório de um acidente. Para evitar a tragédia, ela tem a ideia de sumir com o veículo da garagem, com a ajuda de Paulão.
O lado profissional de Lineu falou mais alto. Depois de Floriano passar mal por comer na pastelaria de Beiçola, o fiscal se viu obrigado a multar o estabelecimento. Ele só não contava com a grande repercussão do caso, que o deixou preocupado. Lineu resolveu, então, ter uma conversa com o amigo e escalou outra pessoa para fazer a vistoria.
O tradicional Natal da família Silva ganha novos ares (ou quase). A turma faz malas e planos para comemorar a data em Miami. O responsável pela surpresa é Lineu, que após economizar durante meses, presenteia Nenê, Bebel, Tuco e Agostinho com a viagem internacional. Porém, a família é surpreendida quando o visto da matriarca é negado.
Lineu provoca uma crise em sua relação com Mendonça. Ao tentar convencer o chefe a olhar um processo em aberto, o funcionário promete que fará sua aposta na loteria, a mesma que é feita há anos na esperança de ser o sorteado. No fim do expediente, o patriarca da família Silva segue para o mercado com Nenê, e, ao adentrar sua casa, percebe que esqueceu de passar na lotérica. Em pânico, Lineu pensa em como resolver a questão, mas já é tarde.
Nenê se esforça para cumprir o papel de mãe, esposa e presidente da Associação de Moradores, mas a família Silva está insatisfeita por ter que dividir as atenções da matriarca. Os ânimos entre os casais também andam estremecidos. Bebel e Agostinho discutem em função do orçamento doméstico, enquanto Gina e Tuco brigam por ciúmes. Como mediador, Lineu tenta ajudar a solucionar os problemas dos filhos, mas acaba descobrindo que a tarefa é mais complicada do que parece.
Lineu é mais um que se matricula na academia. Ele mostra os resultados dos exercícios para Nenê, mas ela não dá muita importância. Enquanto isso, ele conquista as atenções de Lorena, uma professora bastante cobiçada pelos alunos. Com os novos hábitos, Lineu acaba despertando os ciúmes de Nenê, que também decide frequentar as aulas de ginástica e saber quem é a tal professora de quem o marido tanto fala.
Nenê, como presidente da Associação de Moradores, é encarregada de decidir o destino da herança deixada por Seu Osório, que acaba de falecer. Além de livros, o antigo morador doou à Associação a quantia de 50 mil reais. Confusa, Nenê resolve se consultar com Pajé Muricy para saber qual seria a vontade de Seu Osório se ele estivesse vivo.
Nenê se revolta com o transtorno que uma obra para construção de um viaduto está gerando no bairro. Insatisfeita com a poeira e o barulho constantes, ela recebe apoio dos moradores para organizar um protesto. O único que não concorda com o ato é Beiçola, que lucra com o movimento em torno da pastelaria.
Lineu não consegue dormir por causa do barulho de um carro que passa todas as noites em sua rua, em alta velocidade. Sem conseguir trabalhar direito, por causa do cansaço, Lineu pede que Nenê, como presidente da Associação dos Moradores, tome uma providência para impedir que veículos passem em alta velocidade pela rua.
Mendonça explicou a Lineu que não podia lhe pagar a quantia que devia porque estava financiando o tratamento de uma tia doente. Para pagar suas contas, Lineu foi pressionado a pedir dinheiro emprestado a Agostinho. Para sair por cima, ele se endividou com agiotas para ajudar o sogro. No entanto, quando Lineu se preparava para pagar o que devia, sofreu um assalto.
Nenê e Lineu resolvem fazer uma brincadeira de casal. Eles decidem fingir que não se conhecem e, em um encontro no Petisco da Velha, assumem personagens: Rosana Fagundes e Comandante Bruno. Mendonça fica sabendo do jogo do casal Silva e avisa a Lineu que esse artifício é um sintoma de que o relacionamento não vai bem. O fiscal começa a se preocupar e passa a não gostar mais da brincadeira.
Lineu descobre que precisa da assinatura da mãe para poder regularizar a casa em que vive, pois metade da residência pertence à dona Glória. Mas o chefe da família Silva perdeu o contato com a mãe quando tinha apenas 10 anos. Nenê decide procurar a sogra com o perfil virtual de Tuco em uma rede social, sem que o marido saiba.
Glória tenta mais uma vez se entender com o filho, mas Lineu não consegue perdoar a mãe por tê-lo abandonado. Na tentativa de sensibilizar o sogro, Agostinho sugere que ela finja uma doença. Glória não consegue ficar em casa e chama Agostinho para ir a uma gafieira na Lapa. O problema é que Bebel sente a falta do marido no meio da madrugada e liga para saber onde ele e sua avó estão. Safo como sempre, Agostinho inventa que a saúde da cantora piorou e ele decidiu levá-la para uma emergência.
Agostinho decide comprar mais um veículo para a sua frota. Mas a aquisição do terceiro carro não vai ser nada fácil. O marido de Bebel quer comprar o táxi de Seu Venâncio, mas ele é muito apegado ao carro e sempre complica na hora de fazer negócio. Sabendo da dificuldade, Agostinho decide recorrer ao pajé Muricy, que promete fazer um trabalho para acabar com o problema do taxista.
Nenê participa de um debate sobre a obra do viaduto que facilita o trânsito para a Zona Sul junto com Regina, uma perua que preside a associação de moradores de um bairro chique da Zona Sul e teme que o viaduto facilite o acesso de "pessoas diferenciadas" aos bairros de classe média alta. Para movimentar o Paivense, Agostinho contrata um show do célebre cantor Fred Marques. Nenê aproveita a oportunidade e convida Regina para conhecer o seu bairro.
Lineu reencontra sua bateria, que há tempos estava guardada no sótão, e se diverte tocando o instrumento para relembrar a juventude. Quem não fica muito feliz com a novidade é Agostinho, que se irrita com o barulho feito pelo sogro. Lineu sugere a Mendonça que os dois ressuscitem a antiga banda que tinham: “Os Fiscais do Ritmo”. Mendonça apóia a ideia e reassume o baixo. Para completar a banda, ele convida Doutor Mesquita para ser o guitarrista do grupo. Empolgados com a nova formação, o trio decide gravar um clipe na repartição e Mendonça passa dos limites.
A mãe de Lineu combina de passar uma semana na casa do filho. Animado com a visita de Glória, o patriarca da família Silva prepara um café da manhã e compra um buquê de flores para recepcioná-la. Lineu tem uma surpresa quando descobre que não foi Tuco quem foi buscar a mãe, mas Agostinho. Enciumado, ele declara uma guerra para disputar a atenção da cantora com o marido de Bebel.
A convivência entre Lineu e Glória começa a incomodar Nenê. Acostumada com a pontualidade do marido, a mãe de Tuco fica preocupada com o paradeiro do fiscal, que sempre sai do trabalho e vai direto para casa e se irrita ao descobrir que ele decidiu se encontrar com a mãe sem lhe dar nenhuma satisfação. Enquanto isso, Bebel se cansa de viver com o dinheiro de Agostinho e arruma um emprego como doméstica em um apartamento de luxo na Barra da Tijuca.
Os moradores do bairro ficam arrasados quando descobrem que o clube Paivense será demolido para o início das obras do viaduto. Liderada por Nenê, a comunidade decide fazer um protesto pacífico e ocupa o clube. Lineu recebe uma ligação urgente de Mendonça e corre para a repartição sem dar explicações para a esposa. Nenê liga para o marido e Estela atende o telefone. A situação piora depois que a presidente da Associação de Moradores ouve Mendonça dizer que foi traído por Lineu e Estela.
Alguns problemas amorosos atormentam a família Silva. A confusão entre Lineu e Nenê começa depois que o fiscal dá um beijo ardente na esposa, que logo estranha o comportamento do marido. Com um ar de nostalgia, os dois relembram os bons tempos do casamento. Enquanto isso, Agostinho descobre que não consegue olhar para outras mulheres porque Bebel pediu para o Pajé Muricy fazer um “trabalho de amarração”. Confuso, o taxista quer saber se realmente ama a esposa ou se está com ela por causa de um feitiço.
Tuco finalmente decide deixar a casa dos pais para dividir um cantinho com Paulão. Gina não gosta muito da novidade porque quer que o namorado vá morar com ela. Lineu aproveita a oportunidade para fazer uma obra com a intenção de aumentar a casa para receber os futuros netos. Na casa de Paulão, a situação começa a ficar complicada. Com a presença constante de Gina, o mecânico se sente atraído e tem até fantasias com a gata.
Atrasado para ir ao médico, Lineu chama o táxi do genro, mas os dois acabam se desentendendo e o patriarca da família Silva desiste da corrida. Segundos depois de Agostinho sair com o carro, um bueiro explode e acerta o veículo do taxista bem no lado do carona, onde Lineu iria sentar. Percebendo que a vida pode acabar a qualquer momento, decide mudar seu jeito certinho de ser. Sua primeira medida é resgatar a banda ‘Os Fiscais do Ritmo’, que conta novamente com a presença de Doutor Mesquita para comandar a guitarra.
Nenê e Lineu recebem um telefonema durante a noite, avisando que Tuco sofreu um acidente enquanto dirigia o táxi de Agostinho e está internado. Lineu conversa com o Paulão e acredita que o filho só sofreu o acidente porque está sendo explorado por Agostinho, que tenta fazer um acordo com o funcionário, mas Lineu não se contenta com o valor oferecido e decide processar o genro.
Lineu se surpreende ao saber que Nenê recorreu ao Pajé Muricy com a intenção de fazer um despacho para impedir a construção do viaduto que pode acabar com a rua. Para piorar, o fiscal descobriu que os serviços do pajé foram pagos com o dinheiro da Associação de Moradores do bairro. A imagem de Nenê fica abalada, e Beiçola e Abigail decidem checar as contas da Associação. O casal descobre um desfalque no caixa e acusa a presidente de ter desviado dinheiro para bancar um outdoor da cooperativa de táxi do genro Agostinho.
Nenê precisa substituir Glória em uma apresentação e descobre que tem vocação para a música. Com o apoio da sogra, a matriarca da família Silva decide virar cantora. Apesar de ver a felicidade da esposa, Lineu não fica nada satisfeito com a novidade e se sente preterido pela mãe. Enquanto isso, Agostinho fica desconfiado ao ver Bebel guardando um caderninho de anotações em uma gaveta com tranca. Sem saber o que fazer, o taxista pede conselhos para Paulão e decide ler o caderninho, que está recheado de poesias.
Glória apresenta Nenê para o músico Celso Tadeu. Os dois logo começam uma amizade e o artista compõe uma música para a matriarca da família Silva, o que deixa Lineu enciumado. Mas Lineu não é o único enciumado do bairro. Agostinho percebe que a prótese de silicone que deu para Bebel está chamando a atenção dos homens e se recusa a ir à praia com a esposa. Bebel logo arruma uma solução e decide pegar sol na garagem dos pais. Os atributos da moça atraem os olhares dos marmanjos do bairro, o que deixa Agostinho ainda mais irritado.
Para comemorar o aniversário de Agostinho, Tuco e Paulão preparam uma festinha surpresa, mas o taxista descobre e resolve transformar a comemoração em um evento, já que agora ele é um empresário e não fica nada bem para a sua imagem uma festa modesta. Paulão sugere um outro local e, sem Bebel saber, encomenda uma quantidade bem maior de mesas, salgados e até um minichafariz.
Kelly, a nova estagiária da repartição, logo conquista o coração de Mendonça, que pede sua mão em casamento e convida Lineu para ser o padrinho. Cauteloso, o patriarca dos Silva desconfia das intenções da jovem e tenta alertar o amigo. Mas Mendonça não dá bola, marca a data da cerimônia e distribui os convites, para desespero de Lineu.
Agostinho e Paulão precisam de um empréstimo para salvar a Carrara Táxis do vermelho. Irritado com a falta de jeito do sócio para lidar com as finanças, o marido de Bebel vai até a farmácia de Libório em busca de um remédio contra estresse. Em meio a compra, o malandro tem a ideia de se associar ao dono do estabelecimento fazendo propaganda da farmácia em seus carros. Lineu, que não sabe do novo investimento do genro, só está preocupado em cumprir seu trabalho e fiscalizar a venda de produtos na drogaria.
Agostinho se envolve em um acidente com um dos carros da Luxo Táxi. Para provar sua inocência, ele pede a Tabu Massai (Ângelo Flávio), um passageiro que acabou de pegar no aeroporto, para depor a seu favor. Mas o africano só fala o dialeto suáile, e a comunicação entre os dois fica impossível. Agostinho então hospeda o estrangeiro em sua casa até que ele aprenda a falar algumas palavras em português e possa, enfim, testemunhar a seu favor.
Lineu briga com seu chefe depois de descobrir que ele tem segundas intenções com Nenê, porque ela foi até a repartição tentar convencer com “jeitinho” o chefe do marido a dar alguns dias de férias para ele. O problema é que Mesquita confunde as intenções de Nenê. Enquanto isso, Bebel fica revoltada ao perceber que as mulheres da rua estão assediando Agostinho para ocuparem a vaga de Rainha de Bateria da Unidos da Paivense.
Agostinho fica desesperado ao ver o táxi 01 ser rebocado por falta de pagamento. Ele corre para oficina para conversar com Paulão, e acaba descobrindo que o táxi 02 também corre risco de ser confiscado. Desiludido com o futuro, o taxista sofre um acidente e tem um pesadelo. No sonho, Agostinho está “morto” há um ano e passeia pelo bairro com o também falecido Lineu. Ele descobre que Bebel casou-se com Beiçola e muitas outras surpresas.
Agostinho está chateado com a falência de sua empresa e mais ainda com o fato de ter que trabalhar para o homem que comprou seus carros. Sem querer, Agostinho descobre que seu novo chefe, Gomes, se envolveu em uma transação desonesta para que a construção do viaduto não destruísse sua empresa de táxis, e sim, a área residencial do bairro. A salvação agora está nas mãos de Agostinho.
Lineu está impressionado com as mudanças que aconteceram no bairro durante o tempo em que ele esteve em coma. Mas nada parece surpreender mais o fiscal do que a mudança que aconteceu dentro de sua própria casa. Nenê deixou as tarefas domésticas em segundo plano para trabalhar como vendedora e costureira da loja de Kelly, e ocupada com seu novo trabalho, a esposa de Lineu mal tem tempo para dar atenção à família e precisa se redimir com os filhos e o marido.
Durante o coma de Lineu, a repartição foi comandada por agentes desonestos e Mendonça acabou sendo preso por suspeita de envolvimento com corrupção no serviço público no lugar dos verdadeiros culpados. Para provar a inocência do colega e desarticular a quadrilha liderada por Silas (Fúlvio Stefanini), Lineu volta ao trabalho como fiscal da Vigilância Sanitária e participa de um esquema de extorsão de dinheiro.
Lineu volta a desconfiar da fidelidade de Nenê e fica revoltado ao encontrar diversas cartas de amor remetidas à Nenê e arma a maior confusão, mas logo percebe que as declarações estão assinadas por ele mesmo. Com a ajuda de Tuco, Lineu descobre que, durante o seu coma, a esposa costumava se consultar com o Pajé Murici e presume que ele se aproveitou do caso para simular um contato entre o casal.
Lineu começa a se irritar com as festas semanais promovidas por Agostinho em sua área de lazer, construída onde antes ficava a garagem. Diante de várias evidências, o fiscal passa a acreditar que o genro queria tomar posse de seu patrimônio nos anos em que esteve em coma. Indignado, Lineu decide remarcar os limites originais de seu terreno, o que gera o grande confusão com o taxista.
A família Silva e a família Carrara dão maus exemplos para os filhos. Impulsiva e um pouco nervosa, Nenê não consegue se controlar e volta a fumar, vício que manteve durante todo o tempo em que o marido esteve em coma. Mas para não desapontar Lineu, ela mente e deixa o fiscal acreditar que quem está fumando é Tuco.
Nenê e Lineu tem motivos de sobra para desconfianças no relacionamento. A modista marca um encontro escondido com dr. Romero (Juca de Oliveira) em comemoração ao aniversário do médico, e o fiscal vai para um bar com os amigos da repartição, sem dizer para a esposa que no grupo está Lurdinha (Xuxa Lopes), ex-namorada dele e nova funcionária. Depois de descobrirem os encontros, Nenê sugere que o casal prepare um jantar em casa para enfrentar os fantasmas do passado. Para isso, os convidados especiais não podiam deixar de ser o dr. Romero e Lurdinha.
Agostinho e Bebel tentam impedir o fechamento da Pastelaria do Beiçola que está prestes a completar cinquenta anos. Porém a tarefa se torna quase impossível com Lineu fiscalizando bem de perto o empreendimento. E ainda com uma motivação a mais: falta apenas uma multa para completar cinco mil já assinaladas pelo fiscal da Vigilância Sanitária. Para não arruinar a comemoração do cinquentenário, Agostinho se incumbe de vigiar o sogro, enquanto Bebel tem de ficar de olho na higiene de Beiçola. Será que a dupla vai conseguir colocar todo plano em prática sem se meter em confusão?
Neneco Júnior é o vocalista de Chamego da Paixão, um grupo que que está no auge do sucesso e que fará um show no bairro da família. Agostinho e Bebel até tentam aproveitar o evento para curtir uma noite romântica, mas acabam com os planos frustados por causa de Florianinho. Enquanto isso, nos bastidores do programa do Serginho, interpretado por Tuco, o clima está pesado. O apresentador do programa de humor não aguenta mais o diretor e renuncia a tudo por um pouco de paz. Na verdade, Tuco espera que sua decisão faça o diretor valorizar seu talento.
Sílvia e Armando conhecem Lineu e Nenê em plena celebração de união, e os quatro se divertem em jantar como se fossem velhos conhecidos. No entanto, depois que Lineu convida os novos amigos para um jantar em sua casa, descobre que Armando na verdade é casado com Marlene e Sílvia é sua amante. Enquanto isso, Bebel está morrendo de ciúmes de Agostinho com Danielle, funcionária da padaria. O taxista, que atropelou a moça sem querer, na verdade está preocupado com um possível processo e, por isso, enche a vítima de atenção.
a visita da matriarca Dona Vilma, mãe de Mendonça, vai fazer o solteirão ser Lineu por um dia. Defensora de tradições familiares, Vilma não pode saber que o filho leva uma vida desregrada. Para impressioná-la, Mendonça convence Lineu a "emprestar" sua família. Mesmo contrariado, o fiscal aceita a farsa e deixa Mendonça posar de marido de Nenê, pai de Tuco e Bebel e até avô de Florianinho. Nesta farsa, Agostinho é dado como falecido e precisa se esconder para não estragar o plano de Mendonça. Mas, na oficina de Paulão, acaba mesmo é virando alvo de Danielle, a moça que cai de amores pelo dono da Carrara Táxis.
Tuco vai precisar se virar para reverter uma indisposição com o cunhado, Agostinho. Com o bairro todo animado para acompanhar a entrevista do filho de Lineu para um programa de televisão, Tuco acaba traindo o cunhado por alguns pastéis. Primeiro, convencido de que Agostinho merece alguns louros de sua fama, Tuco combina de gravar a entrevista na Carrara Táxis Carrara. No entanto, Beiçola oferece alguns pastéis para o jovem artista e consegue reverter o combinado. Ao contrário do que prometeu, Tuco leva o ‘espetáculo’ da gravação para a pastelaria e deixa Agostinho inconsolável.
Luiz Fernando Guimarães interpreta o empresário Fontes, que ajuda Agostinho a construir uma imagem de líder. O taxista disputa com o próprio sogro a presidência da associação de moradores. Contando com os recursos financeiros e o tino investidor de Fontes, ele lança uma proposta tentadora aos associados da agremiação para que lhe apoiem na campanha, e faz as sugestões do concorrente Lineu parecerem ultrapassadas.
Bia Macedão, uma ex-namorada de Tuco, começa a estrelar na TV em programa de humor bem parecido com o do Serginho. Com acusações de plágio e disposto a garantir o direito à propriedade intelectual do seu programa, Tuco procura Bia e os velhos tempos de amor acabam falando mais alto. Vizinhos, os pais reprovam o namoro e usam cada encontro casual para uma alfinetada no potencial do filho alheio.
A repórter sensacionalista Lili Peçanha tem a missão de mostrar ao Brasil quem é a família Silva. Com o sucesso de Serginho e seu bordão “Papai não deixa”, a jornalista propõe que Tuco, o intérprete do personagem, conte algum drama de sua vida, ainda que fictício. Eles, assim, inventam que Lineu rejeita o filho por conta de seu trabalho artístico. Só que o fiscal não esperava ser pintado de pai intolerante em rede nacional.
Lineu, Nenê e Tuco descobrem que estão prestes a perder a casa onde moram. Depois de atrasar o pagamento da hipoteca do imóvel, a família Silva percebe que pode receber uma carta de despejo a qualquer instante. Uma oportunidade de sair do vermelho, porém, chega antes da notificação do banco: Nenê é sorteada para participar de um quiz sobre novelas e concorrer a um prêmio que salvaria a residência dos Silva. Agora, o futuro do clã está nas mãos da matriarca.
Os Silva veem parte de seu legado se desfazer. Aquele lar passado de geração a geração em que Lineu e Nenê criaram seus filhos vai a leilão por inadimplência no pagamento da hipoteca. Diante da situação inesperada, o casal encontra refúgio debaixo do teto de Agostinho, Bebel e Florianinho. Já Tuco vai morar provisoriamente com Paulão. Apesar do imediato acolhimento, não será nada fácil para os progenitores da família lidar com a condição bastante aquém da planejada.
Um misterioso complô toma conta do bairro, quando uma onda de insegurança gerada por pequenos furtos assoberba a pacata vizinhança. Mas ninguém imagina que tudo não passa de um esquema encabeçado por Fontes a fim de, indiretamente, convencer os moradores da redondeza a comprar um serviço particular de segurança. No plano para amedrontar os vizinhos, o empresário convoca o antigo e secreto parceiro de tramoias Pajé Murici e contrata alguns jovens para o papel de baderneiros.
Florianinho vai ter que abandonar o mundo virtual para enveredar pela natureza. Ao passar o final de semana na casa de Lineu, imerso no ambiente virtual dos jogos, o menino deixa o avô frustrado com a falta de contato com a natureza no cotidiano do neto. Por isso, o patriarca e ex-escoteiro decide levar a família para um acampamento. Após muito relutar, Florianinho, Nenê e Tuco o acompanham ao camping, que se torna uma verdadeira aventura.
Agostinho e Bebel divergem sobre a educação de Florianinho, que fica na berlinda dos impasses do casal. Já cansado de ver os desentendimentos entre os pais, o menino busca refúgio em um lar aparentemente acolhedor e cheio de regalias: a casa dos avós. Ele só não esperava ter que lidar com as neuroses de higiene de Lineu e as exigências de Nenê por uma alimentação saudável, como se ele fosse filho deles.
Depois de erguer uma loja na vizinhança, Nenê se pega com uma dívida que ultrapassa seus recursos financeiros. Para não ter que vender o ponto, ela e Lineu vão atrás de potenciais investidores. É assim que o casal acaba conhecendo Everaldo Júnior, o “Príncipe do 1,99″ e Lineu vislumbra uma possível parceria para a esposa.
Everaldo Júnior inicia um affair pela internet com um professor de português. O docente, de nome Rômulo, é na verdade um falso perfil criado por Paulão. Com pena do mecânico, que nem desconfia da mentira do outro lado da tela, Nenê pede que Júnior termine o romance e ao invés de encerrar o relacionamento, deixa o mecânico sem saber do paradeiro de Juliete. Ao perceber a tristeza de Paulão, Nenê se arrepende de destruir as esperanças dele e toma o lugar da namorada virtual para lhe dar satisfações.
O desgaste de tantos anos de casamento e a preocupação com os problemas financeiros passam a assombrar a relação conjugal de Lineu e Nenê. Apreensivo por sua relação com a esposa não ser mais a mesma, o fiscal pede conselhos sentimentais a Mendonça e Paulão e até recorre a um ritual do Pajé Murici a fim de espantar as energias negativas. O desempenho amoroso dos Silva será motivo até de aposta na repartição pública da Vigilância Sanitária.
Márcio Garcia faz uma participação especial como Tenente Rômulo, o comandante da unidade de polícia do bairro. Mas a chegada do oficial não traz tanta paz assim aos moradores da região, pois ele deixa as mulheres sem fôlego com o jeito prestativo e o porte robusto. Quem tem motivo de sobra para se sentir intimidado pelo novo galã do pedaço, é Agostinho, Lineu e Paulão. Isso porque Bebel passa a chamar por Rômulo na calada da noite, Nenê não esconde a empolgação por ele e Daniele começa a sussurrar o nome do tenente durante as noites românticas com o mecânico.
Uma série de denúncias colocam em suspeita o caráter de Fontes e de seus apadrinhados, entre eles, Agostinho. O milionário é acusado pela ex-mulher de cometer diversos atos ilícitos, o que coloca em xeque a legitimidade dos investimentos às campanhas que ele apoia. Apesar disso, Agostinho releva os escândalos revelados pela mídia, acredita na inocência de Fontes e o acolhe em casa como um hóspede cinco estrelas, para desconforto de Bebel e Florianinho. A parceria, porém, vai lhe custar mais caro do que imaginava.
Após liderar muitos comícios, fazer várias campanhas políticas e enfrentar alguns percalços, Agostinho é o novo representante do bairro na Câmara dos Vereadores. Para ganhar a eleição, valeu todo tipo de apelo, até aos santos. O taxista fez a promessa de que em qualquer circunstância respeitaria Lineu, que fez panfletagem contra ele devido sua proximidade com o duvidoso Fontes, caso fosse eleito. Depois que o fiscal descobre o juramento do genro, vizinho e agora político, tentará transformá-lo em uma pessoa cada vez melhor.
Sai da frente que atrás vem gente! Inspirados pela lua cheia, Lineu tenta convencer Nenê a viajar de moto até o interior do Rio de Janeiro. Na época em que namorava, o casal sonhava em ir à Bahia para admirar o mesmo belo luar. Os planos não deram certo, mas corajoso, Lineu compra uma lambreta de segunda mão e surpreende a mulher com o plano juvenil, só que dessa vez adaptado a viagem com um destino mais próximo. Apesar do receio de Nenê, o fiscal está decidido a chegar ao destino, que, a cada engasgo da lambreta, parece distante de ser alcançado. Será que vai dar certo?
A atribulada vida política de Agostinho passa a interferir em seu casamento com Bebel. Por causa da agenda cheia, o vereador não tem tempo para se dedicar à esposa. Quem percebe que Bebel não está bem é Florianinho. Atento aos enjoos e momentos sensíveis pelos quais a mãe passa, o menino deduz que são sintomas de gravidez e adianta a novidade ao pai. Diante da boa nova do segundo herdeiro, promete priorizar a família e é só mimos com a esposa. Frente às juras que desejava ouvir do marido, Bebel confirma a gravidez, apesar de saber que a notícia é falsa e que a cegonha está longe da família.
Sofia chega colocando o pé na porta com seu jeito agressivo atrás de seu pai. O que ninguém esperava é que esse pai fosse Júnior. Ele tenta fugir de todas as maneiras dessa garota que não tem nada a ver com ele, mas Nenê e Lineu acabam fazendo o meio de campo para aproximar os dois. Enquanto isso Florianinho entra para o balé para se aproximar das meninas, mas acaba se apaixonando mesmo é pelos “plíês” e “êleves”. Agostinho não gosta da nova atividade do filho e tenta convencer o menino a mudar.
O primeiro aniversário de Lineu após o coma está chegando, e ele fica ansioso para comemorar a data junto dos parentes e amigos. Mas o inferno astral parece persegui-lo até o dia tão esperado. O café da manhã de sempre e a pressa de Nenê denunciam que a esposa não lembrou da data comemorativa. Ao cruzar com Tuco antes de seguir para o trabalho, o fiscal só o escuta falar sobre o presente que entregará ao diretor no comando de seu programa de comédia.
A credibilidade de Agostinho parece estar por um triz. As investigações do julgamento de Fontes indicam que todo dinheiro aplicado por ele em campanhas políticas pode ter sido obtido de forma ilegal. Diante das evidências, o vereador apadrinhado Agostinho é logo convocado a depor no tribunal. Na tentativa de se livrar de uma condenação e evitar uma retaliação popular – mas sem conseguir escapar do peso de sua própria consciência – ele resolve que declarará nem mesmo conhecer Fontes.
O vereador foi condenado à prisão depois de confessar ter recebido dinheiro do empresário corrupto Fontes para sua campanha política. O manda-chuva das tramoias está solto e logo faz uma visita, mas sua presença não é nada amigável. Ele cobra uma quantia dada para a publicidade de Agostinho que foi desviada para a compra da casa dos Silva, na época em leilão. Fontes ainda revela que tem um aliado bem atento a ele dentro da cela, o Coisa Ruim. Agora, a família precisa ajudar Agostinho a quitar a dívida e mantê-lo seguro.
Florianinho vai comemorar seu aniversário em alto nível, com um clipe sobre sua vida bem ao estilo ‘hit de internet’, e as confusões já começam na gravação do vídeo. Com vergonha de revelar que o pai está preso, o menino acaba não citando Agostinho Carrara durante o clipe, apesar de falar com entusiasmo de quase todos que o rodeiam.
A família do taxista acredita que o espírito natalino e a imagem dele como pai de família amoroso possam comover a jurista a determinar uma sentença favorável, e começam uma perseguição à Noêmia. Nenê descobre o endereço da de Noêmia e leva Lineu para falar com ela. Mas logo que avistam a magistrada, uma surpresa: o cãozinho da madame sai dos braços dela e sofre um acidente. Sem pensar, o fiscal e veterinário Lineu se prontifica a fazer os primeiros socorros, arranca agradecimentos de Noêmia e acaba não falando nada de Agostinho.
Lineu e Nenê passam os seus bens, ainda em vida, para os filhos. Apreensiva, Nenê aceita a atitude do marido, mas teme pelo futuro da sua casa, que agora pertence a Bebel e Tuco. Agostinho sai da prisão e se surpreende ao ver a Carrara Táxi reformulada, graças à esposa, que se tornou uma verdadeira mulher de negócios.
Nem vivo, nem "morto". Lineu não vai dar sossego a Tuco. Preparando sua montagem de "Hamlet" no teatro, o filho do veterinário sofrerá pressão em casa e nos palcos. É que o ‘"popozão" não acredita no sucesso da empreitada do caçula, que chega a ter delírios com o fantasma do patriarca o assombrando durante os ensaios.
Depois de quase ser assassinado por engano pelo marido ciumento da nova amante de Mendonça, a ficha de Lineu cai e ele decide finalmente aproveitar a vida ao lado de Nenê. Para evitar o constrangimento entre casais - já que Bebel e Agostinho também querem um local mais, digamos, íntimo - o genro de Lineu sugere um ‘puxadinho’ ao lado da casa dos Silva e começa a colocar o projeto em prática.
Júnior, sócio de Nenê na butique, vai parar em Miami junto com Bebel. Em visita ao Fashion Week da cidade americana, os dois enlouquecem com os modelitos e mostram tudo à desenhista de moda pelo bate-papo na internet. Mas nem tudo são flores. A viagem começa com um mal-entendido entre o trio: Júnior se revolta com a sócia depois de ela revelar seus planos de viajar no fim do ano com Lineu. Temendo perder seu braço "direito e esquerdo" na loja, o fashionista passa a fazer ciuminho, elogiando o talento inexistente de Bebel para os desenhos.
Nenê está apreensiva com a ideia de abandonar a família e se aventurar em alto mar com Lineu. Enquanto Bebel assume responsabilidades no trabalho, Tuco não sabe que rumo tomar na sua vida. Preocupada com o futuro do caçula quando ela estiver longe, a dona de casa resolve arrumar uma mulher para cuidar do filho.
Nenê e Lineu vão encarar um test-drive da vida em alto mar. Durante três dias, o casal abandona o conforto do lar e vai morar no barco, que está em fase de construção, no quintal. Enquanto o patriarca dos Silva se mostra preparado para a experiência marítima, Nenê vai precisar se controlar para não gastar os mantimentos antes mesmo de o barco sair.
Os Silva se reúnem para contar a história do bisavô para Florianinho, que reclama do nome depois de ser apelidado de “Florzinha” no bairro. Dona Nenê resolve mostrar ao neto quem foi o famoso Floriano. Junto de Lineu, Bebel, Tuco e Agostinho, a matriarca revira uma caixa com objetos pessoais do pai e, para a surpresa de todos, a familía encontra um presente que o personagem tinha comprado para Dona Juva, mas que nunca tinha sido entregue. Aproveitando o momento de relembrar, todos decidem procurar a senhora.