1989: Evandro vive no Morro do Dendê com sua mãe Arlete. Ela acredita que terá sua família de volta quando o outro filho, Zeca, saí da FEBEM. Numa estratégia para pagar o aborto urgente da namorada, Zeca volta para o tráfico de drogas e acaba morto por policiais. Arlete pede justiça, mas Evandro oferece vingança. E irá pagar um preço alto por isso.
Depois do plano de vingança pela morte do irmão, Evandro é recrutado para o tráfico. Ele e seu melhor amigo Afonso logo ganham espaço. Afonso é ganancioso e desvia dinheiro do tráfico para lucrar em investimento bancário. Quando o presidente do Brasil declara o confisco das poupanças, seu plano é descoberto e Evandro é obrigado a matá-lo. Enquanto tenta salvar a pele do melhor amigo, Evandro se depara com o autodestrutivo policial federal Morello.
Bruninho Bagdá, chefe do tráfico no Parque Royal, arma um esquema com o policial civil Britto para levar uma grana e culpar Evandro perante o Comando. Prevendo o destino arriscado do filho, Arlete tenta dissuadi-lo das escolhas erradas enquanto ele engata um namoro com Geise. Morello segue as trilhas de Evandro com perspicácia e começa a decifrar a engenhosidade de seu rival.
Após reverter o golpe de Bruninho Bagdá, Evandro se torna líder do tráfico no Morro do Dendê. Seguindo de perto a escalada do traficante, Morello invade o morro na operação para travar a entrada de drogas e armas. Em meio ao tiroteio, Evandro é ajudado por Geise, enquanto Arlete encontra na delegada Andreia, parceira de Morello, uma possível aliada para salvar o filho dele mesmo.
No Paraguai, afim de eliminar os intermediários das drogas e armas, Evandro orquestra um sofisticado plano de tráfico internacional e acaba descobrindo a cocaína mais pura do mercado: o "ouro branco". Arrependida por denunciar o destino do filho, Arlete se afasta da polícia, mas Morello, utilizando estratégias nada convencionais, persegue os rastros de Evandro e chega cada vez mais perto do traficante.
Na operação chefiada por Morello para prender Evandro, uma civil é morta e o policial é suspenso da Federal. Já os negócios no Dendê, agora capitaneados pelo "ouro branco" vindo da Bolívia, se expandem. Enquanto Morello investiga o traficante por conta própria, Evandro se consolida como um dos maiores traficantes da cidade, deixando sua família vulnerável, especialmente a mãe Arlete.
De volta à Federal, Morello executa uma operação na igreja do Dendê e Arlete acaba sequestrada por Britto. Evandro, com as contas do Comando bloqueadas pela PF, se vê em uma encruzilhada. Seguro de que Morello é o mandante do sequestro, Evandro ameaça sua família. Mesmo após a liberação de Arlete, Evandro se arriscará em um golpe perverso que mudará a jornada do policial federal.
A violenta morte de Britto repercute no morro e Geise decide proteger o filho Airton do ambiente cada vez mais cruel. Em meio à caça por Evandro, Morello tenta cuidar da filha depois de um desastre familiar. Evandro está cada vez mais paranoico com as pessoas ao seu redor. É quando encontra com Charles, um fotógrafo francês que veio registrar o dia a dia da comunidade. Mas o que Charles vai registrar pode mudar para sempre a vida de Evandro.
O violento assassinato de Charles repercute em todo o mundo. Morello recebe carta branca para caçar seu alvo, Evandro. Arlete, Geise e Aírton são levados para longe do morro contra a própria vontade. Sem o apoio do Comando, Evandro foge para a Bolívia. Mas para se estabelecer no país, ele precisará lidar com os Irmãos Urquiza e a caçada de Morello.
Evandro tenta se estabelecer na Bolívia com ajuda dos Irmãos Urquiza. Em uma operação extraordinária, Morello finalmente prende Evandro. Detido em Bangu, ele recebe a visita da mãe, que agora sabe do seu real papel na morte do irmão Zeca. Em meio à uma rebelião liderada por Bruninho Bagdá e Salvador, Evandro se surpreende com a reaparição de um velho amigo como um possível aliado para poder seguir com vida.
Evandro corre perigo de vida dentro da cadeia. Para se proteger, é obrigado a mudar de facção e sofre as humilhações diárias que lhe são impostas pelos ex-rivais. Arlete testemunha contra Evandro no tribunal, mas a mudança do filho para os Irmãos dos Irmãos pode colocar a mãe em risco. Já Morello, com Evandro preso, depara-se com o vazio do fim de sua caçada e pede licença da polícia para dar atenção à filha.
O passado de Morello é revirado e os traumas que moldaram o policial se afloram. No presente, o policial volta a beber e é levado a força para uma clínica de reabilitação. Geise, em fuga, reaparece grávida enquanto Evandro tenta costurar sua volta para o Comando. Salvador e Bagdá, agora juntos, vão tentar se vingar do traficante, que continua com sua vida em risco.
Morello enfrenta seus demônios na clínica de reabilitação e Inês entra de cabeça no mundo das drogas. Os irmãos Urquiza mandam matadores atrás de Morello. Evandro descobre que não pode confiar na sua nova facção e dar sua última cartada para voltar para o Comando. Longe do Dendê, Geise se perde de Airton ao tentar sair do país.
O sequestro de Airton acaba ajudando Evandro a descobrir o seu paradeiro e consegue reunir a família novamente no Dendê. Ao reencontrar Geise, ele descobre que será pai e promete que ficará ao lado dela. Já Morello começa a desconfiar que a filha está usando drogas e inicia uma investigação pessoal.
Evandro vai fazer de tudo para ver o nascimento do filho, mesmo com a polícia de tocaia no hospital. Enquanto isso, na cadeia, Afonso foge, Salvador sai em condicional e Bagdá toma a ala da Segunda Armada, fortalecendo os Irmãos dos Irmãos. Morello descobre que Inês usa cocaína e Arlete reconhece o homem que lhe assaltou e espancou.
Evandro e Geise reatam o casamento com uma promessa de mudanças e Arlete vai embora da casa depois de um trauma. A mãe de Evandro tenta sequestrar a neta pouco antes da família se mudar para Bolívia. Morello vai atrás de Júlio, o traficante que fornece drogas para sua filha, e descobre uma oportunidade de pegar Evandro. Ao mesmo tempo, Inês foge da clínica, e, sozinha, busca suprir seu vício.
Morello salva Inês de ser presa pela PM e a leva de volta para a clínica de reabilitação. Disposto a pegar Evandro a qualquer custo, o policial obriga o traficante Júlio a plantar um grampo no barracão do Dendê. Evandro monta um laboratório no Brasil, mas Morello, com o grampo, escuta todos os seus planos, esperando a hora de atacar.
Evandro negocia com os Urquiza, pois perdeu um carregamento de drogas. Para piorar, os irmãos descobrem sobre o laboratório de Evandro. Sentindo-se traído, Arturo fecha um negócio com Salvador, o que pode colocar Evandro e sua família em risco. Morello recebe uma mala de grampo e consegue monitorar o telefone do piloto Jorge, peça importante no tráfico internacional.
Evandro e Gilmar têm que se livrar dos corpos depois de um jantar que termina em várias mortes, mas Arlete chega na casa de surpresa. Morello pega Inês na clínica e leva a filha para casa. Evandro planeja sua fuga, mas o piloto Jorge não está disposto a se envolver com essa matança. Inês briga com Morello e foge à procura de cocaína no Dendê. Morello vai atrás dela, mas a chance de pegar Evandro fará com que ele tenha que escolher entre a ajudar a filha ou prender seu alvo.