Marinete trabalha como diarista em algumas residências na zona sul do Rio de Janeiro e mantém um brechó na casa alugada onde vive em Madureira. Tudo isso para conseguir realizar seu sonho: comprar um imóvel em Abolição, bairro na zona norte da cidade. É para Solineuza, sua melhor amiga, que Marinete conta tudo o que acontece na vida de seus patrões.
Quando Marinete chega na agência, sua amiga Cineide (Mary Sheyla) lhe dá a notícia de que ela não precisará trabalhar naquele dia pois Figueirinha sofreu um acidente no parque de diversões e está internado no hospital. Preocupada com o amigo, a diarista vai visitá-lo. Enquanto isso, Figueirinha e sua namorada Michelly (Isabela Garcia) armam um plano. A idéia é Figueirinha fingir que ficou muito machucado no acidente para que eles consigam uma farta indenização. Tudo isto para que Michelly possa realizar seu sonho de dar uma turbinada em seu visual. Depois de uma conversa particular com Michelly, o médico dá o laudo do paciente. Sem saber da armação dos dois e assustada com o que o doutor diz, Marinete se oferece para cuidar de Figueirinha e dar uma ajuda em sua casa. Apesar de não ter ido com a cara da diarista, Michelly acha uma boa idéia a proposta de Marinete. Figueirinha, que não é bobo, aproveita a situação e não pára de pedir coisas à Marinete. Com dificuldade para dar conta do recado, Marinete pede ajuda a Dalila. No final do dia, quando vai embora da casa de Figueirinha, a diarista se dá conta que esqueceu sua bolsa. Ao voltar para pegá-la, Marinete se depara com Figueirinha, muito bem de saúde, dançando com Michelly. Chocada com a cena, Marinete decide se vingar dos dois.
Nete é contratada para trabalhar na casa de Sônia (Daniela Escobar). Além dos serviços cotidianos, a patroa fala sobre Paulinho para a diarista, que não esconde o desânimo quando percebe que terá que cuidar de uma criança. Qual não é a surpresa de Marinete, no entanto, quando descobre que Paulinho é um papagaio! E, ainda por cima, um papagaio cheio de cuidados e mimos que Sônia faz questão que a diarista cumpra direitinho. Sonia vai trabalhar e deixa Marinete sozinha com Paulinho. O dia se desenrola tranquilamente até o momento em que o papagaio começa a pedir seu suco de abricó. Na falta da fruta, a diarista faz um suco de laranja, mas a ave não aceita. Inconformada, Marinete chama Paulinho de mimado e diz que sua patroa é maluca. Na mesma hora, o papagaio começa a repetir tudo que ela fala. A diarista fica desesperada! A situação piora ainda mais quando Sonia decide passar em casa para matar as saudades de Paulinho. Com medo de ser mandada embora, Marinete não vê outra saída a não ser chamar Dalila. A diarista pede que a amiga faça mais uma de suas mandingas para que o papagaio pare de repetir tudo que ela fala. Dalila coloca Paulinho dentro de uma caixa e segue de táxi para um terreno mais afastado onde ela possa fazer seu trabalho sossegada. Para desespero de Dalila, no entanto, o motorista rouba a caixa onde o papagaio foi colocado. Quando recebe a notícia de que Paulinho sumiu, Marinete fica furiosa com Dalila e aciona Figueirinha, Ipanema e Solineuza para ajudá-la. Cada um, do seu jeito, apresenta uma solução.
Nete é contratada para trabalhar na casa de Regiana (Maitê Proença). Antes de sair para sua aula de natação, Regiana faz questão de pedir para a diarista que tome um cuidado especial com sua saia. Mesmo sendo extremamente cuidadosa, Marinete se vê em apuros quando, sem querer, deixa o ferro de passar roupas cair sobre a peça. Desesperada, Marinete pede ajuda a Ipanema, que sugere que ela compre uma saia igual. Sem ter muita escolha, a diarista segue o conselho da amiga e vai à loja onde Regiana comprara a saia. Como era de se esperar, o preço da roupa é muito além das possibilidades de Marinete. A diarista fica desolada, sem saber o que fazer, até que uma faxineira da loja lhe confidencia que uma vez por ano acontece uma liquidação com 90% de desconto e, para sorte dela, esse dia seria justamente o seguinte. O problema é que só tem uma saia igual a de Regiana na loja e, numa liquidação, onde milhares de mulheres se acotovelam para conseguir alguma coisa, vai ser difícil para Marinete conseguir o que ela quer. Pensando nisto, a diarista dá um jeito de esconder a saia entre uns casacos da loja e bola um plano infalível. No dia seguinte, Nete surge sentada numa cadeira de rodas, enquanto Solineuza aparece com uma barriga de grávida na frente da loja. Tudo para que elas tenham preferência na hora de entrar na liquidação.
Marinete é contratada novamente para trabalhar na casa de Tereza (Silvia Pfeifer), onde, em outro dia, ela não conseguiu chegar por conta de uma greve de ônibus. Desta vez, Marinete consegue chegar no horário, mas, perto da hora de ir embora, cai um toró e a diarista fica ilhada na casa da patroa. Quanto mais ela adianta seu serviço para ver se consegue sair um pouco mais cedo, mais trabalho aparece. Percebendo que a chuva não vai parar tão cedo, Tereza sugere que Marinete durma lá, já que na rua está tudo alagado. A diarista reluta um pouco em aceitar o convite, mas, diante da tempestade que cai lá fora, não tem muita escolha. A partir de então, começa uma das noites mais longas da vida de Marinete! Primeiro, ela precisa se acomodar no quarto de empregada: um quartinho todo entulhado de coisas, como prancha de surfe, aparelho de som e móveis velhos. Para completar, a cama é em forma de “L”, de forma a caber no amplo ambiente! Durante a noite, o sono de Marinete é interrompido diversas vezes por Dona Gilda (Carmem Silva), mãe de Tereza, que, no meio da noite, encontra uma panela de pressão velha e decide dar de presente para Marinete; por Nara (Juliana Lohman), que decide ensaiar violão em frente ao quarto da diarista; e por Guto (Bernardo Marinho), que precisa encontrar seu videogame.
Por coincidência, neste dia, Marinete e Solineuza são contratadas para trabalhar no mesmo prédio, mas com patroas bem diferentes. As duas se encontram na entrada do edifício e cada uma vai para o seu lado. Quando chega a casa de Damares (Malu Valle) e Nestor (Celso Frateschi), Marinete leva um susto. Os dois vivem às voltas com Penha (Maria Regina), que trabalha para o casal há quase 40 anos e, justamente por isso, é tratada como se fosse da família. Damares e Nestor morrem de medo da empregada, a ponto de fazerem tudo que ela manda, até mesmo o cafezinho, enquanto ela assiste à sua novela. Sentindo-se dona da casa e fingindo estar muito doente, Penha não faz a faxina e muito menos cozinha para Damares e Nestor. Para piorar a situação, ela controla o dinheiro do casal. A solução é contratar Marinete para fazer o serviço que Penha não executa. O problema é que eles não podem contar a Penha a verdadeira função de Marinete, pois ela é extremamente ciumenta e nunca admitiria uma diarista dentro de casa. Ou seja, Marinete terás que fazer o serviço escondida. Já Solineuza é contratada por Angélica (Betty Goffman), uma megera. Angélica se recusa a dar almoço, lanchinho ou qualquer outra comida para Solineuza. Segundo ela, a diarista está lá para trabalhar e não para comer. O banho ela só libera no fim do dia, desde que seja frio para não ter que ligar o aquecedor e gastar gás.
Marinete está inconformada com Figueirinha, pois vai ter que trabalhar no dia do jogo do Brasil. Ela tinha combinado de assistir à partida com Ipanema e Solineuza na casa de um amigo, mas seu patrão não deu refresco. Assim que passa para Marinete o serviço do dia, Figueirinha, todo animado, se arruma para ver o jogo com os amigos. Ele só não contava com a visita surpresa de sua avó (Tony Tornado), que cobrar a antena parabólica que o neto lhe prometera. Esperto, Figueirinha enrola, dizendo que a antena foi instalada, mas em outra casa devido a problemas “técnicos”. Feliz com a resposta, a avó convida então Figueirinha para assistir ao jogo com ela. Quando chega à casa da família Borges, Marinete procura fazer tudo rápido para ver se consegue ser dispensada a tempo de assistir ao jogo. Supersticioso, Borges (Antonio Grassi) dá orientações para que a diarista arrume a casa exatamente como estava na última Copa. Depois de tudo pronto, Marinete é liberada pelo patrão, que, ainda de acordo com suas superstições, não admite assistir ao jogo com “um a mais” em casa. Dona Celina (Rosi Campos), no entanto, se recusa a deixar a diarista ir embora. Afinal de contas, ela já está cansada de ficar servindo todo mundo durante o jogo do Brasil, como acontecera nas Copas anteriores.
Figueirinha vai sair de férias e avisa a todas as suas funcionárias que deixará em seu lugar a melhor diarista da agência. Marinete não tem a menor dúvida de que ela será a escolhida e anuncia isto para Ipanema, Dalila e Solineuza, que fazem questão de parabenizar a amiga, mesmo antecipadamente. Qual não é a surpresa de Marinete quando Figueirinha anuncia que Gislene (Renata Castro Barbosa), justamente a arquiinimiga da diarista, ficará tomando conta da agência? Nete fica arrasada com a notícia. O que ela não sabe, no entanto, é que Gislene fez um acordo com Figueirinha para que ele a colocasse em seu lugar na agência. Marinete não tem muita escolha a não ser seguir as ordens da nova chefe, que não perde a oportunidade de atrapalhar sua vida. Logo no primeiro dia, Gislene manda a diarista para um serviço no outro lado da cidade. E, para piorar a situação, a patroa, que foi informada por Gislene que Marinete era surda, só fala com ela aos berros e gesticulando. Cansada das provocações de Gislene, Marinete pede demissão e procura outro lugar para trabalhar. Gislene, no entanto, é mais rápida e telefona para todos os donos de agência, dizendo barbaridades de Marinete. Sem trabalho e cheia de contas para pagar, Marinete não vê outra opção a não ser pedir seu emprego de volta. Esperta, Gislene tira proveito da situação e contrata Marinete para trabalhar onde a diarista menos imagina!
Marinete vai trabalhar na casa da socialite Julieta (Ilka Soares). Na hora de cobrar a diária, a patroa desconversa e pede à diarista que faça, no dia seguinte, uma faxina na casa de seu filho Serginho (Ernesto Piccolo). Depois disto, Julieta garante que paga a Marinete o valor de duas diárias. Serginho é um cineasta que não tem dinheiro para nada e vive duro ao lado de sua namorada Dani (Natalia Lage). Quando conhecem Marinete, os dois acreditam que encontraram a personagem ideal para seu próximo filme, que vai tirá-los daquela situação de miséria. Sergio tem certeza que esse seu filme vai inaugurar uma nova fase no cinema nacional: o "cinema-povo"! Quando Sergio e Dani informam a idéia do filme Nete não acredita! E pior, contra a sua vontade ela se torna sócia do projeto. Tudo porque o dinheiro que ela deixou com os dois para que eles entregassem a Ipanema, foi usado para pagar a pensão dos filhos de Sérgio. Incentivada por Ipanema, que está preocupada em reaver seu dinheiro de alguma forma, Marinete acaba concordando em participar do filme. O problema é que a vida de Marinete não se encaixa muito bem na vida miserável que Serginho imaginava para ela. E, para seu filme dar certo, ele e Dani terão que fazer algumas adaptações no mundo da diarista.
Quando chega na agência, Marinete recebe a notícia de que vai trabalhar para um patrão misterioso. Figueirinha diz que quem a contratou pediu sigilo absoluto. Nem o endereço foi passado: um carro levará a diarista até o local. Marinete desconfia, mas não tem escolha. Penha (Alice Borges), que dirige o carro, tranqüiliza a diarista, explicando que seu patrão é uma pessoa conhecida que acabou de chegar de viagem e só quer descansar uns dias. Por isso, não quer que ninguém saiba onde ele está. Para garantir que não vai haver perturbação alguma, a casa sequer tem telefone. Ao chegar, Marinete tem uma surpresa. O patrão misterioso é o cantor Latino, de quem ela é fã! A diarista não acredita e fica tão nervosa na presença de seu ídolo, que só fala bobagem. A casa é tão afastada, que Marinete não consegue sinal para seu celular. Desesperada para contar a notícia para suas amigas, a diarista sobe no telhado para tentar fazer uma ligação. Marinete leva um susto quando escuta Latino lhe chamando e acaba chutando uma telha que se desprende do telhado e cai na cabeça do cantor. Esta é apenas um das inúmeras confusões que Marinete apronta na casa de Latino.
Antes de ir pro trabalho, Marinete marca hora no salão para fazer pé, mão, depilação e cabelo, ou seja, serviço completo! Solineuza, Dalila e Ipanema ficam curiosas para saber o que está acontecendo e Nete, toda animada, conta que vai sair com um ex-namorado. Quando a diarista chega à casa de D. Luiza (Patrícia Travassos), sua patroa do dia, vê que o apartamento dela é enorme e vai levar muito tempo para limpá-lo. E, para piorar a situação, a patroa gosta de tudo muito bem limpo. Tudo isto justamente no dia em que Marinete tem um compromisso. Percebendo que não vai conseguir dar conta do serviço a tempo, Nete convoca Ipanema e Solineuza para ajudá-la na faxina. Luiza, no entanto, volta mais cedo do trabalho e surpreende Marinete. A diarista tem então que se virar para não deixar a patroa ver que tem mais duas pessoas ajudando no serviço. Com a pôia no pedaço esta não é uma missão nada fácil.
Marinete vai trabalhar na casa de Dona Leda (Betty Lago), que vive em guerra com seu ex-marido, Paulo Rogério (Daniel Dantas). A única, porém importante, recomendação de Figueirinha à diarista é que ela não interfira nos problemas dos dois. Uma das primeiras tarefas de Marinete, à pedido de Leda, é cortar todas as roupas de Paulo. Percebendo que a patroa quer se vingar de seu ex, Marinete sugere que Leda arranje um namorado novo. A patroa gosta da idéia da diarista e decide entrar num site de relacionamento. Qual não é sua surpresa quando percebe, entre os inscritos, um que utiliza exatamente o mesmo apelido de seu ex-marido! Leda percebe que se trata de Paulo e decide fazer uma brincadeira com ele. Usando o nome de Mari, ela começa a se comunicar com seu ex através da internet. Paulo se interessa e os dois marcam um encontro. Leda, no entanto, manda Marinete ir em seu lugar. Ela só não imaginava que Paulo faria o mesmo, mandando seu motorista, o Zé (Leandro Develly), ao encontro com a misteriosa Mari. Resta saber como vai ser esse encontro entre Marinete e Zé.
Sem receber há um mês, Marinete vai cobrar seu salário de Figueirinha. Quando chega à agência, no entanto, a diarista encontra a sala do chefe vazia, apenas com um gravador em cima da mesa e um bilhete. Na gravação, Figueirinha pede desculpas por não estar lá, mas diz que tem um trabalho para ela naquele dia. Irritada, Marinete vai embora. Ao perceber que está sozinho, Figueirinha sai de dentro do armário onde estava escondido. Quando Ipanema liga para Marinete e diz que viu Figueirinha fazendo um lanche numa padaria, a diarista fica indignada. Na mesma hora, abandona o trabalho e vai atrás dele cobrar seu salário atrasado. Como Figueirinha desconversa e não lhe paga, Marinete decide persegui-lo em todos os lugares que ele vai, atrapalhando até mesmo seu encontro com Suelen (Viviane Victorete). Resta saber como Figueirinha vai conseguir se livra da diarista, que está decidida a só deixá-lo em paz depois que receber seu dinheiro.
Tudo parece estar dando errado para Marinete. A geladeira está estragada, a antena parabólica quebrou, a lâmpada da sala queimou, o banheiro está alagado, ou seja, está tudo de cabeça para baixo. O motivo da bagunça? Falta de homem! A diarista reclama com Solineuza que não tem quem conserte as coisas e diz que vai para o forró à procura de um namorado. Ao pegar o ônibus, Marinete encontra uma velha amiga que anuncia estar de casamento marcado. No forró, a diarista é barrada, pois só é permitida a entrada de casais. Desesperada, Nete volta para casa e pede para Dalila fazer uma simpatia para descobrir quem será seu futuro marido, se é que vai existir. O que a diarista não esperava era que depois de cozinhar uma calcinha nova com cebola, tomate, limão, cravo, canela e uma rosa vermelha o resultado ia ser: Figueirinha! Inconformada, Nete procura Dalila, que joga búzios para a diarista. Seu destino continua inabalável. Resta saber se Mariente vai aceitar o fardo.
Marinete está apaixonada pelo seu novo namorado, Alfredo (Eri Johnson), que parece o homem perfeito. Ele tem tantas qualidades que Ipanema, Dalila e Solineuza acham que a amiga tirou a sorte grande, finalmente! Tudo começa a mudar quando Marinete vai fazer uma diária na casa de Silvana (Flávia Alessandra), uma mulher que acabou de descobrir uma nova traição de seu marido. Ela conta à diarista que faz as amantes do Tiago, seu marido, se arrependerem de terem se relacionado com ele. Marinete vê a foto de Tiago e percebe que ele e Alfredo são a mesma pessoa. Além de furiosa, a diarista teme a reação da patroa. Nete vai aprontar uma grande confusão com Silvana, que resolve ir até a casa da mais nova amante de Tiago para tirar satisfações. E, para piorar, Solineuza será a única amiga disponível para socorrer a diarista.
O histórico de namorados de Marinete não é de colocar inveja em ninguém. Enquanto Ipanema exibe fotos de beldades com quem já saiu, a diarista tenta encontrar alguma qualidade nos homens que conheceu. Mas todos esbanjavam pontos negativos, que eram sobressaltados por Ipanema. Indignada, Nete aposta com a amiga que consegue conquistar um homem lindo no show que vai ter à noite. Em troca, quem ficasse com a pessoa mais feia teria que acompanhar Solineuza na fila do posto de saúde. A diarista vai, então, para o trabalho, pensando no desafio que terá horas mais tarde. Quando entra na casa da patroa Lucila (Clarice Niskier) e começa a limpar a janela, percebe que encontrou a solução para seu problema. Um homem bonito, chamado Geilson (Ricardo Tozzi), está limpando a fachada do prédio, no andar logo acima do seu. Marinete se despede rapidamente de Lucila e vai oferecer seu serviço para a Dra. Esther (Márcia Cabrita), proprietária do apartamento acima. Ao descobrir que a mulher é uma psicóloga, a diarista finge estar deprimida e consegue entrar no apartamento.
Marinete está caminhando para o trabalho, procurando o número da casa de sua patroa, quando um táxi estaciona ao seu lado. De dentro do carro sai uma moça que, ao abrir a porta, derruba a diarista em uma poça de lama. As duas caem e é logo reconhecida pela diarista: a Sandy. Marinete machuca o cotovelo e Sandy resolve levá-la para o hospital. Atordoada com a gentileza, a diarista olha em volta desconfiando que esteja sendo vítima de alguma "pegadinha". Nete é rapidamente atendida e o médico receita alguns medicamentos para o machucado. Sandy, preocupada com o bem-estar da diarista, acompanha Marinete até sua casa. Os amigos de Mariente vão até a casa da diarista querendo saber sobre sua saúde. Ao chegar, todos se deparam com a Sandy, mas nenhum dele, com exceção de Figueirinha, a reconhece. A cantora fica impressionada com o acontecimento e muito feliz por estar vivendo como anônima. Marinete diz que tem um churrasco marcado e Sandy se anima para acompanhá-la no evento. A diarista fica surpresa com o entusiasmo de Sandy, mas resolve ajudar a cantora a mudar seu visual. Ela faz um novo penteado em Sandy e empresta para a cantora suas roupas. A pop star fica irreconhecível!
Marinete aproveita a ida ao trabalho para promover seu mais novo negócio: o Tônico Marinete, um creme hidratante caseiro feito por Dalila. A diarista anuncia o produto no ônibus e os clientes compram todos os potes que Marinete tinha levado para vender. A receita foi tirada de uma revista feminina e o produto é um sucesso! Solineuza liga para Marinete querendo comprar o creme e a amiga diz que Dalila está em sua casa produzindo mais potes. A Poia vai até a casa de Nete, mas, ao invés de potes, encontra Dalila assistindo televisão com o creme espalhado pelo corpo. Dalila diz não ter resistido à tentação de ficar bonita e resolveu usufruir do resultado que ele proporciona. Indignada, Solineuza vai até Marinete para contar que a diarista está sendo enganada. Enquanto isto, Mariente está no trabalho e seus patrões, Maria Rita (Isabela Garcia) e Tonico (Edmilson Barros), estão decepcionados por tentarem ter filhos e não conseguirem. A diarista sugere, então, uma tradição de família que ajuda a engravidar, mas os patrões, ao seguirem o conselho, acabam se machucando. Marinete socorre os dois, mas Maria Rita fica triste por perder seu dia fértil. Solineuza chega ao trabalho da diarista procurando pela amiga e conta o que descobriu. No entanto, ao entrar na casa dos patrões de Marinete, Solineuza é vista por Tonico, que se encanta com a moça. Maria Rita aproveita o entusiasmo do marido e decide optar pela inseminação artificial. Para isto, conta com a ajuda de Marinete.
Ipanema vai à casa de Marinete pegar emprestada uma roupa para ir a um casamento. Nete, no entanto, está sem tempo para ajudar a amiga, que resolve sair para comprar um modelito. Ipanema consegue encontrar um vestido, mas fica em dúvida se é adequado para a ocasião. Ela liga para a diarista querendo sua opinião, mas Marinete está trabalhando na casa de Guilherme (Luigi Baricelli) e não pode ajudá-la. Assim que chega ao trabalho, Marinete é recebida por Guilherme e sua namorada Claudinha (Bárbara Borges). Claudinha, que é modelo, costuma debochar da aparência de Marinete, além de implicar com seu trabalho e a diarista tem aversão à perua. Ipanema, com medo de não dar tempo de trocar o vestido na loja, vai ao trabalho de Marinete mostrar a roupa à amiga. Ela entra no banheiro de empregada e veste o modelo. Assim que termina de se vestir, Guilherme entra na cozinha e fica deslumbrado com o visual de Ipanema. Marinete, então, aproveita a situação para tentar separar seu patrão de Claudinha. Ela inventa para o patrão que Ipanema é uma arquiteta moradora do apartamento 602 e que a moça estava ali pedindo um pouco de açúcar. Guilherme fica entusiasmado com a notícia e convida Ipanema para jantar. A bombeira confirma toda a história inventada por Marinete, mas fica preocupada, pois Guilherme combina de buscá-la no apartamento 602.
Nete viaja pela primeira vez de avião e é claro que Dalila, Solineuza e Ipanema vão levá-la ao aeroporto. A diarista foi convidada pelo novo namorado, o piloto Alencastro (Paulo Betti), para ir a Aracaju. Logo no embarque, Marinete é recebida pelos comissários Jaqueline (Marisa Orth) e Francis (Paulo Gustavo Barros). A diarista prontamente se identifica como namorada do comandante mas não imagina que esteja provocando ciúmes em Jaqueline. O avião tem certa dificuldade para decolar, mas assim que o vôo se inicia, Alencastro se apresenta pelo microfone e relata alguns locais que podem ser vistos pelos passageiros através das janelas. Ele mostra a pensão da dona Fiófa e lembra ter ido lá há dias atrás com “Marlene”. Marinete estranha o namorado ter trocado seu nome e pede para que Jaqueline a deixe entrar na cabine para falar com Alencastro. Jaqueline não permite e vai ela mesmo tirar satisfação com o piloto sobre Marinete. Alencastro, no entanto, se gaba de ter tantas namoradas e de se considerar tão bonito. Irritada, Jaqueline decide transferir Marinete para a “primeira classe”. A diarista fica entusiasmada com a notícia e, como nunca viajara de avião anteriormente, nem desconfia que Jaqueline a colocou em um lugar de risco. Marinete fica em um assento perto de uma porta com defeito. Enquanto isso, Alencastro se prepara para receber seu “amor” na cabine e sai à procura da namorada. Marinete escuta o chamado e vai a seu encontro. Quando o piloto a vê, ele percebe que mandou as passagens de avião para a mulher errada. Marinete fica muito irritada, pois Alencastro nem ao menos consegue lembrar seu nome.
Nete vai até o escritório de Figueirinha, mas ele não tem nenhum trabalho para a diarista e diz não poder prolongar a conversa, pois tem um importante compromisso. É a segunda vez na semana que Figueirinha não consegue um trabalho para Marinete e ela volta para casa revoltada. Enquanto espera pelo ônibus, a diarista é surpreendida por um carro que pára bruscamente em frente a ela. Marinete logo pensa estar sendo assaltada. No entanto, sai do automóvel Paulo Rego (Ernani Moraes), um diretor de cinema. Ele diz estar precisando de uma atriz exatamente como Marinete e a convida para participar do filme que está produzindo. Marinete desconfia do diretor e conta o ocorrido com deboche para Solineuza e Ipanema. As amigas da diarista, entretanto, a encorajam a aceitar a proposta de Paulo Rego. Solineuza pede para acompanhar Marinete. Chegando à produtora, Paulo Rego entrega à Marinete um roteiro de três páginas para que a diarista decore suas falas. A diarista estranha o tamanho do roteiro, mas, mesmo assim, se empenha em gravar sua parte. Enquanto decora as falas, Nete encontra uma amiga diarista, Laudicéia (Nívea Stelmann), pelo corredor. Marinete fica surpresa com a presença de Laudicéia e pergunta para a amiga se está dando uma faxina no local. Laudicéia desdenha Marinete dizendo que é a grande estrela do estúdio e que lá é conhecida como Desirèe Flower. Nete fica irritada com o desprezo da amiga e diz orgulhosa que também irá estrelar uma das produções. Desirèe faz pouco caso do papel da diarista e Marinete vai para o estúdio determinada a mostrar para Laudicéia que pode atuar melhor do que ela. Na hora da gravação, Marinete conhece a pessoa com quem irá contracenar e, para o espanto de Solineuza, é seu novo namorado Uécsley (Marcelo Assumpção)!
Jonas (Antônio Pedro) e Jane (Nicete Bruno) são dois idosos que estão completando 45 anos de casado e resolvem festejar. No entanto, eles passaram a vida enganando as pessoas para conseguir o que queriam e todos os trambiques que armaram em nada contribuíram para uma vida melhor. Mesmo sem dinheiro para nenhum tipo de comemoração, o casal decide pedir uma pizza por telefone. Quando a campainha toca, eles começam a pensar em algum plano para receber o entregador, mas quem está do outro lado da porta é Marinete. Figueirinha entregara para Marinete o endereço de um novo patrão que contratou seus serviços e pagou com antecedência. O que a diarista não sabe é que está no apartamento errado quando é recebida por Jonas e Jane e que eles não são tão inocentes quanto parecem. Assim que eles vêem a diarista, eles percebem que ela pode ajudá-los a conseguir o que desejam. O entregador chega em seguida e Jane pede para que Marinete atenda à porta. A diarista recebe a pizza enquanto o casal se esconde. Ela diz para o entregador que vai buscar com os patrões o dinheiro para pagá-lo. Jonas e Jane pedem a diária adiantada de Marinete, dizendo que vão pagá-la posteriormente em cheque. Marinete acredita nos idosos e lhes dá seu dinheiro, mas os patrões, ao invés de acertarem as contas com o entregador, dividem entre si a quantia recebida. O entregador, sem saber o que está acontecendo, faz queixas de Marinete ao porteiro. Ao longo do dia, Jonas e Jane inserem Marinete em diversas outras emboscadas e a diarista passa a ser procurada por todos os moradores do prédio. Sem perceber que está sendo enganada, ela realiza todos os pedidos dos patrões. No dia seguinte, Marinete vai ao escritório de Figueirinha pegar mais um endereço de trabalho, mas ele nem permite que a diarista comece a falar. Figueirinha diz que recebeu reclamações do patrão do dia anterior, pois ela não compareceu ao trabalho. Ela logo percebe que foi enganada e arm
A diarista vai ao escritório de Figueirinha, pois é dia de pagamento, mas ele diz que só poderá pagá-la horas mais tarde. Figueirinha promete passar no trabalho da diarista para acertar as contas e lhe entrega o endereço da casa de Federico (Fabio Herford), seu novo patrão. Nesse mesmo dia, no entanto, Federico recebe um telefonema de sua Nona (Geórgia Gomide), dizendo que toda sua família italiana, inclusive ela e o Nono (Chico Tenreiro), está indo visitá-lo. Há anos Federico mente dizendo ser dono de uma cantina, para não quebrar a tradição familiar, mas é pego desprevenido pela notícia da visita. Federico se desespera, sem saber o que fazer. Marinete tenta ajudá-lo sugerindo que ele alugue um bar por um dia e o transforme em uma falsa cantina. Federico segue o conselho da diarista, que se encarrega de conseguir "garçonetes". Figueirinha, que passa no mesmo momento na casa de Federico para pagar Marinete, fica a par da situação e aluga o botequim de seu amigo Palito (Álvaro Diniz) para a ocasião. O botequim passa por uma rápida remodelação e consegue ficar pronto a tempo. A família italiana de Federico chega e as trapalhadas irão provar que, segundo a sabedoria popular, mentira realmente tem perna curta!
Marinete ganha seus próprios diaristas! Ela está na cozinha falando no celular com Dalila quando sua patroa Betty (Christiana Oliveira) pega as panelas que estão no fogão e as leva para sala. A diarista não entende nada e segue a patroa para ver o que está acontecendo. Ao chegar na sala, Betty e seu marido Beto (Humberto Martins) estão tendo uma longa discussão, dividindo todos os seus pertences. Os patrões, que planejam se divorciar, brigam por cada utensílio da casa, cada móvel, cada objeto e a diarista não fica fora dessa. Betty diz que Marinete foi indicada pela sua mãe e Beto argumenta que foi ele quem ligou para a agência contratando a diarista. Nete fica irritada com a bagunça dos patrões e resolve ir para casa, pedindo que eles a avisem quando decidirem qual será seu destino. Marinete já está em casa descansando quando toca a campainha. É seu patrão Beto que entra, implorando para que a diarista não o deixe. Ele promete pagar o dobro e Marinete não tem como recusar a oferta. Beto vai para casa e, minutos depois, aparece Betty com a mesma proposta para a diarista. Marinete aceita trabalhar para Betty e agora não sabe o que fazer para que os patrões não desconfiem de sua armação. No dia seguinte, Marinete vai para a casa de Beto. No entanto, quando vai cozinhar, descobre que seu patrão tem o fogão, mas não tem panelas. Quando vai varrer a casa, tem a vassoura, mas não tem pá ou lixeira. O mesmo acontece na casa de Betty. Quando vai lavar a louça, ela tem detergente, mas não tem esponja. A diarista fica indignada e começa a levar objetos da casa de Beto para a de Betty e vice-versa para conseguir realizar seu trabalho. Os patrões adoram a agilidade de Marinete, mas logo percebem que estão sendo enganados pela diarista. Os três vão, então, para a delegacia resolver o caso. O juiz determina uma “guarda de diarista compartilhada” até que a própria Mariente resolva em que lugar prefere ficar. A partir desse m
Marinete e companhia entram no clima das festas de final de ano e organizam um auto de Natal! Enquanto Dalila, Ipanema e Solineuza terminam de arrumar o cenário do presépio, a diarista vai a uma loja de fantasias comprar uma asa de anjo para usar na apresentação. Quando Figueirinha chega, quer logo saber se está tudo pronto. Ele pergunta por Marinete, que está na loja tentando pagar as asas de anjo que comprou, entre outros objetos de decoração natalina. Enquanto a diarista fala ao celular, outros clientes da loja passam a sua frente na fila. Irritada, Nete começa a discutir e uma vendedora vem tirar satisfação. As duas brigam e, no meio da confusão, a vendedora joga uma lâmpada mágica na cabeça de Marinete, que fica desacordada. Quando Marinete acorda e vê a lâmpada ao seu lado, se lembra do que aconteceu. Ela percebe que a lâmpada está suja e começa a limpá-la. De repente surge Solineuza vestida de odalisca, a Soligênia! Nete não acredita muito no que está vendo, mas Soligênia, meio atrapalhada, diz que ela tem direito a três desejos. Como a diarista não confia nos poderes de Soligênia, esta faz uma pequena demonstração e, sacudindo suas mãos, transforma sua lâmpada numa melancia. Percebendo que ela realmente tem poderes, Marinete começa a fazer seus pedidos sem imaginar que está dando início a uma grande confusão! Enquanto Nete se vê na pele ora de Ofélia, ora de Talia, ora de Sirene (personagens conhecidos de Claudia Rodrigues), Dalila, Ipanema, Solineuza e Figueirinha se atrapalham tentando encenar o auto de Natal sem a presença da diarista.
Todo mundo junto, viajando junto para passar férias junto – perfeito para grandes amigos. Mas se os amigos são Dalila, Solineuza, Ipanema e Figueirinha, o passeio pode ser uma grande furada. Ainda mais se o hotel for sugestão do chefe mais malandro do pedaço! Marinete está uma fera e toda ardida! É que acabou virando um camarão enquanto pegava sol. Tudo porque Dalila precisou usar sua barraca pra fazer de cabaninha ao aliviar uma tremenda dor de barriga. Enquanto isso, Ipanema e Solineuza se preparavam para se dar bem com os hóspedes carecas: um concurso de sósias do lateral Roberto Carlos encheu o hotel fuleiro de homens dispostos a encarar a navalha e o futebol. E lá foi Solineuza de gaiata apitar o jogo... “É pra assoprar pra fora?”, pergunta a poia. “Não, pra dentro!”, responde uma irônica Ipanema. É o suficiente para Solineuza obedecer e engolir o apito. Está armada a confusão! Nete, ainda revoltada com a queimadura, resolve dar o troco em Dalila e pega pesado: coloca a amiga na mira do barbeiro que deixou os homens carecas!
Marinete vai trabalhar na casa de uma família árabe. Os novos patrões estão acertando o casamento de sua filha com um vizinho, de origem judaica. Em meio a tantos preparativos para o casório, Marinete fica sem nenhuma atenção... Sem querer, Nete faz a maior bagunça na casa e deixa as duas famílias em guerra. Uma acusa a outra pelos estragos e o casamento é cancelado. Mas não é o fim do mundo: Abdul, um dos patrões, se encanta por Marinete e pede que Figueirinha promova a união dos dois. Só que Marinete está longe de aceitar ir para outro continente e Figueirinha parte, então, para suas outras opções: Dalila, Solineuza e Ipanema. As três estão na lista de Abdul e Figueirinha está na mira das diaristas furiosas!
Marinete caiu no conto do vigário: depois de fazer uma baita faxina num salão de beleza, a diarista recebeu o pagamento em forma de aplique. Malandra, a dona do salão convence Marinete de que as mechas de diferentes cores e tamanhos são a última moda. Os fios fazem efeito: Marinete chama a atenção de Max Cabeleira, um roqueiro cliente de Figueirinha. Max quer uma faxineira para limpar a garagem onde ensaia sua banda e logo entra na maior furada: quando Marinete descobre que está cheia de piolhos, vai atrás dos caras tirar satisfação. E não é que a diarista arma um barraco no show de rock? Figueirinha, que era jurado de um concurso de penteados, também sofre as conseqüências: ele pega piolho de Marinete e é expulso do lugar. Outra que passa sufoco com as madeixas é Solineuza. A pôia usa uma loção preparada por Dalila para fortalecer os cabelos e aparece com um enorme bigode. Vai ser difícil não se descabelar com tanta confusão!
Marinete também faz faxina presidencial! A diarista descola um trabalho no hotel em que o presidente do Brasil está hospedado. Na tentativa de invadir o quarto e bisbilhotar seus pertences, Nete acaba derrubando água num discurso importante. Ao ouvir barulho na porta, ela se esconde e seu celular cai nas mãos do presidente! Enquanto tenta desesperadamente recuperar o aparelho – e evitar ligações internacionais – Marinete tira onda com as amigas. Ipanema, Dalila e Solineuza também querem conhecer de perto o hóspede ilustre e fazem a maior bagunça no hotel. Mas quem se supera dessa vez é Figueirinha: ele decide ter uma conversinha com o presidente custe o que custar. Afinal, a agência está endividada até a alma e, quem sabe assim, ele não consegue negociar com quem tem o poder no país?
Parece que dessa vez Marinete vai tirar a barriga da miséria! Afundada em dívidas até o pescoço, ela descobre através de um noticiário que uma carta perdida há mais de dez anos está endereçada a ela. Pode ser um milagre! Finalmente, uma boa notícia! Ipanema ajuda a amiga a buscar a carta e lá, Marinete recebe uma bomba: ela tem outra mãe. Um bebê foi roubado da maternidade e ele se chama Marinete dos Santos. Mas nem tudo está perdido. O detetive Figueirinha entra em ação e ajuda Nete a ir ao encontro de Jupiara. Quando descobre que a suposta mãe é podre de rica, Marinete trata de recuperar o tempo e o dinheiro perdido. Só que a mulher tem um sério problema de saúde e quer doar todos os seus bens. Marinete precisa salvar Jupiara da morte e ainda provar que é sua verdadeira filha. Tarefas dificílimas!
Toda vez é a mesma coisa: Marinete é assaltada no ônibus e na rua. Pelo menos três vezes por dia! A diarista já tem até a grana do ladrão separada para agilizar o processo. Dessa vez, até a agência do Figueirinha foi atacada. Sem roupa e sem dinheiro, eles descobrem uma chance de conseguir uns trocados quando um cliente aparece. Ele está hospedando uma amiga gringa e precisa de uma faxina urgente. O pagamento é em dólar! Mas o que a gringa quer mesmo é viver fortes emoções. Vinda de um país muito tranqüilo, ela viaja pelo mundo em busca de adrenalina. Depois de surfar nas costas de um tubarão e fazer churrasquinho na boca de um vulcão em erupção, ela quer ser assaltada no Brasil. Tarefa fácil nos dias de hoje, mas Marinete precisa dar um empurrãozinho para não decepcionar a turista. Junto com Ipanema, Solineuza e Dalila, ela vai montar uma gangue e tanto! Depois do “mãos ao alto” e um gritinho de alegria da gringa, Marinete precisa acertar as contas com a polícia. Pois, como diz nossa colega, fruta de pobre é cana!
Marinete ganha uma televisão num concurso de rádio. Como o aparelho é muito grande para o pequeno apartamento da diarista, Marinete pede ajuda às amigas Dalila, Ipanema e Solineuza para carregar a televisão até sua sala. Enquanto isso, o esperto Figueirinha tenta enganar a diarista para comprar o aparelho por um valor muito baixo. O dono da agência pensa em presentear sua avó, já que a sua televisão está quebrada. Sem dinheiro para consertá-la, mas sem querer frustrar sua avó, Figueirinha e seu amigo Palito entram no aparelho e forjam diariamente um telejornal. Para ganhar dinheiro às custas de Marinete, Figueirinha divulga para a vizinhança que ela ganhou uma televisão enorme e que receberá amigos para assistir à programação. Ele aproveita a ocasião e cobra disfarçadamente a entrada dos moradores. Isso até Marinete descobrir a farsa!
As faxinas de Marinete são sempre acompanhadas de muita confusão. Agora que ela arrumou uma patroa doida de pedra é que as coisas vão sair do controle! Dona Elvira tem uma estranha mania: ela veste figurinos bastante estranhos, como quimono de judô, uniforme de gari e vestido de princesa. Isso sem contar com o marido – uma urna funerária – e um cachorro invisível. Dessa vez, Marinete se deu mal... Solineuza também está nessa furada. Mas a poia nem percebe que a patroa é doida: “Ela disfarça tão bem”. É mole? Marinete não perde tempo e trata de vender suas mercadorias para Dona Elvira. A patroa compra todas as roupas da diarista e aumenta seu brechó. O problema é a hora de pagar: ela assina cheques sem valor em nome de personalidades históricas. E para não tomar cano da doida, Marinete pede a ajuda de Ipanema, Dalila e Figueirinha. Juntos, eles vão ter que dar um jeito de cobrar o pagamento!
Marinete, Ipanema, Dalila e Solineuza aproveitam os Jogos Pan-americanos para descolar uns trocados e, quem sabe, uns gatinhos. Nete trata logo de pegar a vassoura e limpar a área, Ipanema faz maratona nos estádios para conhecer os músculos dos gringos, Dalila ataca de baiana para vender acarajé e Solineuza, bem, essa fica perdida no meio da multidão... Figueirinha descola um carro para fazer transporte comunitário e acaba sumindo com uma delegação inteira! Nete arruma um fã das alturas: um dos jogadores de basquete mais famosos do mundo vai se apaixonar pela diarista e ameaça ficar de fora da partida, caso seu amor não seja correspondido. Quem também se mete na maior encrenca é Solineuza, que dá de cara com os maratonistas e, pensando ser um arrastão, acaba correndo na frente dos caras numa posição de liderança e com uma pizza na mão!
Na TV, eles são o maior grude e deixam os fãs cheios de inveja de tanto amor. Entre quatro paredes, o casal 20 mais querido entre os famosos vive entre tapas e beijos. E é justamente nesse casamento de aparências que Marinete se mete! Ela é contratada para fazer faxina na casa de Sônia Laura (Carolina Ferraz) e Cláudio Celso (Murilo Rosa), mas o que seria uma grande honra se transforma num pesadelo! Ipanema, Solineuza e Dalila suspiram pelo romance, até então, perfeito do casal. Quando Marinete descobre que o bicho pega entre os pombinhos, as amigas não acreditam e ela precisa provar que não está espalhando boatos sem fundamentos. Nete decide provocar uma briga entre o casal 20! Enquanto a diarista se desdobra para acabar com o mito do casamento perfeito, Figueirinha se desdobra para fiscalizar seu trabalho. Isto é, enrola para ter a chance de conhecer a casa das celebridades!
Lucila (Ângela Vieira) é uma patroa muito exigente. Ela contrata Marinete e Solineuza para agilizarem a faxina de sua casa. Por causa da lentidão de Solineuza, Marinete realiza o trabalho sozinha. Enquanto isso, a “Poia”compra dois estojos de maquiagem de uma diarista que trabalha no apartamento vizinho ao de Lucila e experimenta as sombras e batons. No final do serviço, Lucila, sem dinheiro trocado, paga o trabalho das duas diaristas com uma só cédula. Isso desespera Solineuza, que contava com a quantia para pagar os estojos de maquiagem, que já estão usados e não podem ser devolvidos. Marinete, que sempre salva a amiga de suas confusões, sai pelas ruas para trocar a diária de Solineuza por notas menores.
Marinete já começa o dia com o pé esquerdo. A diarista chega à casa do patrão e percebe que tem muito trabalho pela frente, mas antes ela toma um cafezinho, afinal ninguém é de ferro. Só que em vez de Marinete ficar quietinha na cozinha fazendo seu lanche, ela adianta o serviço com o copo na mão e acaba derramando café numa almofada chinesa, que é o xodó do seu patrão. Atrapalhada, Marinete corre para a cozinha para tentar tirar a mancha com aquelas receitinhas caseiras. O resultado fica pior que a encomenda. Marcelinho, o patrão, chega em casa e Marinete esconde a almofada em baixo da blusa. O patrão, que está doidinho para ter um filho, fica encantado com o barrigão de Marinete e diz que tem interesse em adotar o rebento, caso ela não tenha condições de criar. Marinete fica sem coragem de desfazer o mal-entendido e decide pedir ajuda às suas amigas. Dalila recorre às suas mandingas e a poia da Solineuza acredita piamente que a amiga está grávida.
Marinete está ansiosa para conhecer a mãe de seu novo namorado, o Wantuílson. Para não correr o risco de chegar atrasada ao encontro, ela pede à patroa para sair mais cedo do trabalho. Mas, antes de seu compromisso, a diarista resolve levar a vizinha Dalila ao médico, já que não consegue mais dormir com os berros da enferma durante a noite. As duas pegam um ônibus sem imaginar o caos que está por vir. Nada pode conter a felicidade de Marinete neste dia. Quer dizer, nada que a impeça de conhecer sua sogra. Um grande engarrafamento estanca o ônibus que conduz a diarista e Dalila ao dentista. Nervosa pelo medo de chegar atrasada ao seu grande encontro, Marinete causa uma grande confusão. Discute com o motorista do ônibus, com os passageiros, com vendedores ambulantes e até com a amiga. Mal sabe ela que entre as vítimas de sua grosseria está a mãe de Wantuílson. No meio de todo o tumulto, a diarista encontra o namorado e a sogra. Marinete tenta disfarçar o nervosismo, mas não consegue. Principalmente depois de saber que a mãe de Wantuílson tinha sido uma das vítimas de sua grosseria no trânsito.
Mais um serviço atrapalhado para Mariente. Desta vez, numa comunidade alternativa bem engraçada. A diarista fica impressionada com a sujeira da casa e com as figuras bizarras que habitam o lugar. Lá tem de tudo um pouco: adoradores do Rei Sol, pessoas que se alimentam de luz e vento e que não curtem tomar banho. Mas esse tipo de serviço já não impressiona a diarista. Afinal, o seu patrão, Figueirinha, costuma sempre arranjar bicos bastante inusitados para a moça. Depois de um dia de labuta, Marinete se joga na cama de casa para recuperar as forças. Antes que o sono a desligasse do mundo, Figueirinha fala sobre uma faxina aparentemente simples para ela fazer no dia seguinte em uma academia de sumô. Sonho de quem apostou nessa simplicidade do trabalho! Nete, ao chegar no local, descobre que sua função é lavar as partes íntimas de um lutador bastante mal encarado. A diarista se fantasia de gueixa e tenta fugir com a ajuda de Ipanema, que está consertando os banheiros do local. Chateada com o patrão pelas furadas que a faz entrar, a diarista planeja uma vingança. Ela o inscreve em um campeonato de sumô na tal academia. Essa história já dá o que falar. E para completar a situação, Solineuza e Dalila, procurando chegar à academia para assistir à luta de Figueirinha, acabam chegando acidentalmente à comunidade alternativa na qual Marinete trabalhou. E a Poia é confundida com uma deusa da natureza. Quer mais? Então não deixe de conferir essa aventura.
Marinete sonha em ganhar um prêmio para melhorar de vida, mas é atrapalhada pela Solineuza. O desejo da diarista é um carro zero, que é a recompensa para quem vencer um concurso de perguntas e respostas organizado por um supermercado. Enquanto se prepara para a competição, Marinete sofre um acidente e precisa fazer uma transfusão de sangue no hospital. O único sangue compatível com o dela é o de Solineuza, que fica radiante em poder ajudar sua melhor amiga. Ao acordar, Marinete age de uma forma estranha. Dalila e Ipanema notam que a diarista imita trejeitos de Solineuza quando está ao lado dela. Durante as principais etapas do concurso, Marinete fica “possuída” pelo sangue de Solineuza e responde às perguntas com um jeito inocente e sem maiores conhecimentos. Na sorte, ela consegue passar para a próxima etapa. A cada fase, a competição fica mais difícil e Marinete resolve fazer uma nova transfusão de sangue, desta vez com o de uma pessoa mais inteligente. A saída está em convencer o patrão da diarista, Lindenbergh (Gustavo Engracia), que é um homem muito culto.