Álvaro Garnero faz uma aposta em como conseguiria dar uma volta ao Mundo em 80 dias. Porém, a viagem começou mal pois não conseguiu vaga num transatlântico que iria até Nova York. Mas o seu sempre bem informado amigo Ramalho, que o acompanha na viagem, encontrou um cargueiro partindo de Liverpool para os Estados Unidos no dia seguinte. Enquanto esperavam, os dois deram uma volta pela cidade de Londres onde visitaram magníficos locais entre eles um Reform Club (referência a Fogg) e uma loja de horrores. Imaginem só que até deu tempo de praticarem esgrima.
Como já suspeitavam, neste episódio, Álvaro e o seu amigo Ramalho, iniciam uma "luta" com os violentos furacões que tentam atrasar a sua viagem de cargueiro. Além disso, e pela primeira vez, uma câmera de TV brasileira mostra como é o dia a dia de um navio cargueiro numa grande travessia. Também verão como é o trabalho e o quotidiano num cargueiro. Será que Álvaro e Ramalho chegarão à costa dos EUA dentro do prazo previsto ou será que irão perder mais alguns dias nesta luta com a Natureza?
No quarto episódio do 50 por 1, que foi ao ar neste sábado, 29/01, Álvaro Garnero e José Ramalho desembarcam nos Estados Unidos depois de uma longa e difícil viagem a bordo de um navio cargueiro. Na Filadélfia, berço da democracia americana, eles conhecem o sino da Independência, um símbolo histórico para os norte-americanos porque foi tocado quando o país declarou sua independência da Inglaterra. Na área gastronômica, a dupla fez questão de experimentar o cheesestake, sanduíche inventado na cidade da Filadélfia e que virou a marca da cidade. Outro lugar que mereceu uma visita foi a escadaria do Museu de Arte da Filadélfia, hoje conhecida como "Escadaria do Rocky". Lá foi filmada uma das cenas mais lembradas da história do cinema, o momento em que Rocky Balboa, interpretado por Sylvester Stallone, vence os degraus no treino e comemora no alto do museu. Álvaro e Ramalho também reproduziram a sequência para homenagear esse grande clássico da sétima arte. Em uma verdadeira corrida contra o tempo, os dois viajantes pegaram um táxi para Nova York. De lá, resolveram atravessar os Estados Unidos de motorhome. Álvaro e Ramalho dirigiram por oito horas até chegar à cidade de Cleveland, em Ohio.
No quinto episódio do programa 50 por 1, Álvaro Garnero e José Ramalho continuam atravessando os EUA e mostram lugares curiosos que não costumam entrar nos roteiros turísticos. A dupla conhece o Rock 'n 'Roll Hall of Fame, museu que foi disputado por várias cidades americanas, mas que acabou sendo erguido em Cleveland, em 1993. Em seguida, os dois seguem por mais nove horas de viagem a bordo de seu motorhome. A intenção era passar uma noite em Chicago, no entanto, os dois percebem que estão atrasados e acabam pernoitando em La Crosse, cidadezinha às margens do lendário rio Mississipi. Depois disso, a próxima parada é Cidade 1880, um verdadeiro lugarejo em Dakota do Sul. O local é cheio de histórias e foi reinventado para servir de cenário para filmes de faroeste. A ideia não foi muito adiante, mas atualmente há móveis, utensílios e construções originais do século 19. Além disso, a Cidade 1880 ainda tem vários elementos do cenário de Dança com Lobos, o premiado filme com Kevin Costner.
No sexto episódio do 50 por 1, Álvaro Garnero e seu companheiro de viagem, José Ramalho, não veem a hora de ultrapassar a fronteira dos Estados Unidos rumo ao Canadá. Antes de deixar o país, eles visitam o monte Rushmore, um dos pontos turísticos mais emblemáticos do país, no qual os rostos de quatro presidentes norte-americanos estão esculpidos: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln. No cair da tarde, a bordo do motorhome alugado especialmente para esta empreitada, Álvaro e Ramalho chegam a Seatlle e se preparam para pegar um trem para Vancouver, no Canadá. O tempo está se esgotando, será que a dupla cumprirá toda a viagem em 80 dias?
Álvaro Garnero e seu companheiro de viagem, José Ramalho, se rendem às belezas geladas do norte do Canadá e do Alasca. Em Vancouver, no Canadá, a dupla embarca em um cruzeiro que começa no Alasca e que segue até o Japão. Maravilhados com as paisagens, os dois aventureiros percebem que, depois de tanta correria, eles terão um tempo para descansar e esquecer o ritmo alucinante da viagem. Garnero e Ramalho tentam avistar ursos durante uma passagem de hidroavião pelas cidades geladas do Alasca. Ao perceberem que a tarefa não seria nada fácil, eles partem para outro desafio: aprender a pescar salmão. No fim do dia, bastante cansados, eles voltam ao navio e continuam a peregrinação ao redor do mundo. Álvaro Garnero comenta a paisagem. - A natureza do Alasca é tão imponente que às vezes eu preferia não falar nada, só mostraria as imagens.
Álvaro Garnero e seu companheiro de viagem José Ramalho estão a bordo de um navio de luxo em pleno Alasca. Agora, a jornada parece bem mais tranquila. Na cidade de Juneau, a dupla conhece o bar Red Dog Saloon, antes frequentado por mineradores locais. Cheio de curiosidades, o lugar possui objetos históricos em sua decoração, entre eles, a arma original de um dos mais famosos xerifes americanos: Wyatt Earp. A dupla de aventureiros aproveita para sobrevoar os blocos de gelo que por lá se formaram há décadas e, em seguida, conhecem uma fábrica de artesanato local. De volta ao navio, eles ainda desfrutam de todo o conforto que uma embarcação de luxo oferece. A próxima parada será no Japão e, por lá, Garnero e Ramalho não terão descanso, tampouco luxo. A volta ao mundo está apenas começando e a jornada reserva ainda muita emoção e desafios pela frente!
Álvaro Garnero e José Ramalho continuam com a volta ao mundo em 80 dias no continente asiático. Atravessando o Oceano Pacífico a bordo de um luxuoso navio, a dupla chega em Kodiak, uma antiga mina de ouro. Por lá, os aventureiros conhecem a cultura esquimó em uma tribo. Mais à frente, em Dutch Harbor, eles passeiam por resquícios da invasão japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. O navio passa ainda pela linha internacional do tempo e aporta na Rússia. Na cidade de Petropavlovsk, Álvaro e Ramalho visitam o vulcão Koryaksky, que ainda está ativo. Em 29 de dezembro de 2008, o vulcão teve sua última erupção, eclodindo apenas cinzas. O que deveria ser somente uma parada de algumas horas na cidade acaba sendo um pernoite, já que o navio recebe um aviso de tufão. Álvaro fica impressionado. - A diversidade de paisagens e culturas que eu vivenciei fez valer toda a correria.
O apresentador Álvaro Garnero e seu companheiro José Ramalho precisam de muito jogo de cintura para lidar com um grande imprevisto. Na ponta do Alasca, em Dutch Harbor, a dupla de aventureiros passeia por resquícios da invasão japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. Ao chegar na Rússia, o navio de luxo que transporta Álvaro e Ramalho aporta em Petropavlovsk. Por lá, eles preparam um piquenique especial e conferem de perto o vulcão Koryaksky , que ainda está ativo. A partir daí, os problemas começam. O que deveria ser somente uma parada de horas acaba sendo um pernoite, já que o navio recebe um aviso de tufão. O imprevisto coloca em risco o plano de volta ao mundo em 80 dias. A viagem, que tinha tudo para ser tranquila, toma outro rumo. E, devido ao atraso, as duas paradas no Japão são canceladas e o destino final é a capital Tóquio. O continente asiático ainda será muito explorado pela dupla.
Álvaro Garnero e o jornalista José Ramalho apresentam algumas curiosidades de Tóquio antes da recente tragédia natural que assolou o país. As gravações na região aconteceram no ano passado, durante a volta ao mundo em 80 dias. A dupla de aventureiros esteve no lendário hotel Mandarim, localizado numa torre de 38 andares com vista para o Palácio Imperial. Em seguida, os dois partem para o centro histórico da cidade, Asakusa, onde provam os sabores de um mercado de rua e andam de riquixá, tradicional veículo de tração humana. E aproveitam ainda para jantar em um restaurante recomendado por um respeitado guia mundial. No dia seguinte, Álvaro e Ramalho se preparam para uma aventura gastronômica: experimentar o fugu, um peixe venenoso que pouquíssimos chefs têm autorização para colocar em seu menu. Para se ter uma ideia do tamanho da responsabilidade, um sushiman precisa de três anos extras de especialização para trabalhar com o peixe.
Álvaro Garnero e o jornalista José Ramalho irão embarcar em mais uma aventura inusitada no programa 50 por 1. Desta vez, a dupla vai desembarcar no Japão e conhecerão as tradições das artes marciais, da cultura local e do vestuário dos famosos samurais. Após deixarem Tóquio, Álvaro e Ramalho viajam até Nagano – região central do país. Por lá, eles conhecem os macacos da neve, famosos por se banharem em águas termais. Ainda no Japão, a dupla passa por Kobe e provam a carne mais exclusiva do mundo, o Kobe Beef, e também fizeram uma aula de sumo. "Só mesmo fazendo para se entender a reverência dos japoneses a essa arte", afirma Álvaro Garnero após uma cansativa aula.