Chegou o podcast especial do Xadrez Verbal sobre o acordo comercial entre MERCOSUL e União Europeia! Na verdade, esta é a primeira parte, já que contamos com convidados muito solícitos e participativos, acabamos produzimos horas de material sobre o acordo.
Chegou a parte final do podcast especial do Xadrez Verbal sobre o acordo comercial entre MERCOSUL e União Europeia! Como contamos com convidados muito solícitos e participativos, produzimos horas de material sobre o acordo. Então, para não ficar muito pesado, especialmente para o ouvinte novo, foi dividido em duas partes.
Sexta-feira é dia da sua revista semanal de política internacional em formato podcastal, né? Não nessa semana, que será um pouco diferente, já que estrearemos o novo podcast da família Xadrez Verbal: o Repertório, um programa de entrevistas que será (quase) quinzenal. Essa edição inaugural sairá em dois feeds; no XV e em um novo, próprio do podcast. E nada mais apropriado para uma estreia que um convidado como Celso Amorim, o diplomata que ficou mais tempo como ministro de Relações Exteriores, além de ser o nome mais requisitado pela nossa audiência.
O seu boletim viral semanal!
Xadrez Viral!
E um estudo de caso sobre o Irã!
E um estudo de caso sobre Israel!
E um estudo de caso sobre o Japão!
E um estudo de caso sobre a Bélgica!
E um estudo de caso sobre a Suécia!
E um estudo de caso sobre o Vietnã!
E um estudo de caso sobre a Rússia!
E um estudo de caso sobre Taiwan!
E um estudo de caso sobre EUA!
E um estudo de caso sobre a Índia!
E um estudo de caso sobre Portugal!
E um estudo de caso sobre a Islândia!
E um estudo de caso sobre a Lusofonia!
E um estudo de caso sobre o México!
E um estudo de caso sobre navios de cruzeiro e imunidade de rebanho!
E um estudo de caso sobre Cuba!
E um estudo de caso sobre a Nova Zelândia!
E um estudo de caso sobre o Peru!
E um estudo de caso sobre Senegal!
E um estudo de caso sobre a Bolívia, além da análise do discurso de abertura da AGNU!
E um estudo de caso sobre a Argentina!
E um estudo de caso sobre o ebola!
E um estudo de caso sobre os visons!
E um estudo de caso sobre as vacinas!
E um estudo de caso sobre as possíveis origens do Sars-CoV-2!
E um estudo de caso sobre as variações do Sars-CoV-2!
Farewell Captains Moore and von Trapp!
E um estudo de caso sobre vacinas e variantes do vírus!
E um estudo de caso sobre a variante brasileira P1!
E um estudo de caso sobre os "super anticorpos"!
E um estudo de caso sobre a missão da OMS em Wuhan!
E um estudo de caso sobre Índia e a poliomielite!
E um estudo de caso sobre a Anvisa e a vacina russa Sputnik V!
E um estudo de caso sobre a eficácia da vacinação na Índia e também nas Ilhas Seychelles!
E um estudo de caso sobre fungos que estão acometendo pacientes na Índia!
E estudo de caso que explica melhor a nova nomenclatura sobre as variantes da Covid-19!
E um estudo de caso sobre uma pandemia de aproximadamente vinte mil anos atrás!
260 + 40 = 300 VEZES XV!
Achou que não teria conteúdo no feed nesta semana?
Aos 43 minutos do 2T chega um conteúdo extra ao feed do XV!
O nosso podcast de entrevistas invade novamente o feed do XV para uma conversa castrense entre Filipe Nobre Figueiredo e o antropólogo e diretor da Escola de Ciências Sociais (CPDOC-FGV), sobre forças armadas, História do Brasil e pesquisa!
E um estudo de caso sobre morcegos no Laos!
Fechando 2022!
É feriadão, mas mesmo assim tem programa! Nossa querida Ana Luisa Demoraes Campos retorna para um podcast especial do centenário da Interpol, trazendo consigo Raphael Nicolle, senior counsel da Comissão de Controle dos Arquivos da Interpol, e Teresa McHenry, a presidente da Comissão. Um papo em inglês que foi dublado com a ajuda de Ana Luisa Demoraes Campos, de Tupá Guerra e Euclides Holanda!
É feriadão, mas mesmo assim tem programa! Recebemos nosso querido amigo Jeff Nascimento, doutor em Direito Internacional pela USP, para falar um pouco sobre Direito Internacional Humanitário em meio aos ataques aéreos israelenses em Gaza.
Para fechar o ano de 2023 do Xadrez Verbal, recebemos a embaixadora Irene Vida Gala, a professora de Relações Internacionais da UFABC Tatiana Berringer e a professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba Mariana Davi Ferreira para um papo sobre mulheres na diplomacia e nas Relações Internacionais!
Quase 3h de resumo dos acontecimentos da virada do ano!
A disputa entre Egito e Etiópia em torno do rio mais extenso... da África!
Com a presença de Tupá Guerra!
Desta vez o presidente sul-africano cai?
Começamos no Oriente Médio, atualizando sobre a guerra na Síria, com uma explicação dos lados do conflito e suas alianças contraditórias. Também passamos por Israel e Palestina, antes de irmos aos EUA, onde o presidente Donald Trump apresentou sua proposta orçamentária. Vai passar ainda pelo Congresso, mas já podemos ver as prioridades e projetos do governo. Ainda no país, repercutimos a novela sobre a interferência russa nas eleições e o massacre de estudantes na Flórida. Cruzamos o Atlântico e chegamos na África do Sul, com a renúncia já esperada de Jacob Zuma. Será que agora a economia vai?
Centésima trigésima da sua revista semanal de política internacional em formato podcastal! Filipe Figueiredo e Matias Pinto andam pela nossa vizinhança latino-americana, da Argentina ao Haiti. Também vamos ao Oriente Médio, com novos desdobramentos na Síria, seja no campo militar, com uma possível aparição do novo caça russo, seja no campo político, com a presença síria na região de Afrin. Já na Europa, fomos primeiro até os Países Baixos, onde a crise com a Turquia parece longe de acabar, ainda mais com o parlamento neerlandês aprovando o reconhecimento do Genocídio Armênio de 1915. As eleições na Itália e seu peso para a União Europeia e o ataque contra a embaixada dos EUA em Montenegro também foram abordados.
Começamos nosso giro pela Europa, onde Theresa May não aceitou o primeiro rascunho do acordo do Brexit, que discute a fronteira da ilha da Irlanda. De lá, passeamos pela nossa vizinhança latino-americana, com um possível acordo entre oposição e governo na Venezuela, além de novos indícios de Odebrechtquistão. Também fomos aos EUA, onde o presidente Donald Trump deu um tapa com luva de pelica na cara do lobby da National Rifle Association e suas relações políticas. Também falamos da política externa estadunidense e da visita do chanceler brasileiro ao Oriente Médio. Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps. FacebookTwitterEmailWhatsAppSMS
O mundo inteiro foi pego de surpresa, menos os nossos ouvintes, com as negociações entre Pyongyang e Washington, e o aceite de Trump para se encontrar com Kim Jong-Un. Levantando a placa de “eu já sabia”, Filipe Figueiredo e Matias Pinto chegam em mais uma edição da sua revista semanal de política internacional em formato podcastal. Além dos temas com as Coreias, também passamos pela situação interna aos EUA, com a taxação do aço e a saída de mais um membro do gabinete presidencial. De lá, cruzamos o Atlântico e fomos até a Itália, onde o Movimento Cinco Estrelas foi o partido mais votado nas eleições para o parlamento. Porém, a coalização que liderou foi a centro-destra. Quem vai poder formar o governo? Nem o presidente italiano sabe.
Na nossa América Latina, as eleições na Colômbia e em Cuba, prisões na Venezuela e no Peru e muitas notícias brasileiras. O pedido de suspensão das negociações entre UE e MERCOSUL devido ao assassinato de Marielle Franco, as relações astronômicas (literalmente) do Brasil, e viagem de Bolsonaro ao Oriente, dentre outras. Na Secretaria de Estado dos EUA, sai Rex Tillerson, demitido pelo Twitter (é sério!), entra Mike Pompeo. Na CIA, sai Mike Pompeo, entra Gina Haspel. O que isso pode significar? De lá, vamos para a Europa, onde o Reino Unido acusa a Rússia de envenenamento, e a Rússia nega. Os fatos e cada uma das versões você vai ouvir aqui, além de um passeio pela Europa.
Uma era se encerra. Pedro Pablo Kuczynski torna-se o primeiro líder sul-americano cujo mandato se iniciou e foi encerrado enquanto existe a sua revista semanal de política internacional em formato podcastal. O Peru agora passa por um momento de crise política e indecisão, mais um reflexo das políticas do Estado Plurinacional do Odebrechtquistão. Com a renúncia de PPK, vão com ele um mar de trocadilhos. Além da situação peruana, fazemos um Eurotour, de Londres até Moscou, de Sarkozy preso a Putin reeleito. Também fomos ao Oriente Médio, onde Israel, para surpresa de ninguém, admitiu que atacou um possível reator nuclear sírio em 2007.
Depois de uma sexta-feira santa sem a sua revista semanal de política internacional, Felipe Figueiredo e Matias Pinto voltam em dobro. Para compensar a semana de ausência, teremos três giros de notícias, uma Quinzena na História, assim como dois peões em cada categoria. Ou seja, não tem desculpa para não lavar a louça! Giramos pela nossa vizinhança latino-americana, do Rio Grande no México até a Terra do Fogo na Argentina, passando inclusive pelo nosso Brasil varonil! Também fomos até o Oriente Médio, onde Erdogan, Putin e Rouhani se encontraram em Ancara. Comentamos as relações entre as potências nos assuntos quentes dessa quinzena: a situação no Extremo Oriente, com Kim Jong-un indo até Pequim de surpresa; as farpas diplomáticas entre Rússia e Ocidente no tema do envenenamento do espião; e a guerra comercial entre China e EUA.
Semana tensa no noticiário internacional! Na Síria, mais uma denúncia de uso de armas químicas contra a população civil. Troca de acusações entre Ocidente e Rússia e a pergunta: quem foi o (ir)responsável pelo ataque? Tudo isso seguido de escalada da retórica e da presença militar das potências na região, com a possibilidade de um ataque pelos EUA e seus aliados contra o regime Assad, protegido pelos russos. Por conta disso, Trump cancelou sua presença na Cúpula das Américas, que ocorre neste final de semana em Lima, no Peru. Outras ausências serão sentidas e outros problemas na região são repassados no programa. Viajamos pela Europa, da Irlanda até o Azerbaijão, comentando a vitória de Orbán na Hungria, e também giramos pelo mundo, dando uma passadinha em Vanuatu.
Comentamos os ataques na Síria realizados semana passada, pouco tempo depois de quando a última edição foi ao ar. Também passamos pelos acontecimentos da semana no Oriente Médio, o que inclui a nova peripécia de Erdogan na Turquia. De lá para a península coreana, onde o clima é de otimismo para a vindoura cúpula, com até encontros entre Kim Jong-un e Mike Pompeo, então diretor da CIA. E aí vamos pra Cuba! Raúl Castro passou o bastão para Miguel Díaz-Canel, e o que isso pode significar? Giramos pela América Latina e também falamos bastante do Brasil e a falsa polêmica por um vídeo para a Al-Jazeera. Também giramos pelo mundo, o que inclui um retorno à Gloriosa República de Vanuatu e propomos um protesto sexual contra o presidente de Uganda!
Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até a península coreana, onde Kim Jong-un e Moon Jae-in se encontraram na fronteira entre as duas Coreias. Pela primeira vez, o líder do norte entrou em território do sul, para conversas de paz e da desnuclearização da região. O que aconteceu e o que pode acontecer vocês ouvirão no programa. Falando em bromance entre chefes de Estado, Macron e Trump protagonizaram muitos beijinhos e afagos perante os fotógrafos, mas, na hora de falar no Congresso, o francês soltou o martelo nas ideias do anfitrião. Também viajamos pela América Latina, passando pela eleição no Paraguai até os novos tratados mexicanos e mais um trágico crime que abalou o país!
Matias Pinto e Filipe Figueiredo recebem novamente o professor, que nos guiou por todo o Oriente Médio, para falar especialmente sobre o acordo nuclear com o Irã e a apresentação de Netanyahu para o fim desse acordo. Será que a decisão de Trump já está tomada? Como será a reação iraniana? Já os seus dois podcasters do coração passeiam pela América Latina, contando tudo o que aconteceu do Chile até a República Dominicana e também vamos para a península coreana, com os acontecimentos da última semana.
36 meses, 140 programas e milhares de minutos de áudio depois, Matias Pinto e Filipe Figueiredo completam três ciclos solares. Desta vez, com a presença de Heitor Loureiro no estúdio, nos contando um pouco sobre a Armênia e sobre a mudança política que o país está passando, após semanas de protestos contra o governo. Comentamos a saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã e como isso influencia as relações internacionais. Não apenas entre iranianos e israelenses, que já trocaram hostilidades, mas também entre os EUA e seus aliados europeus. Passeamos pela América Latina, especialmente pela Argentina, onde Mauricio Macri teve queda em sua popularidade provocada pelo aumento da crise econômica, pauta da coluna da Professora Vivian Almeida. Para fechar esta edição de aniversário um Menino Neymar senatorial!
Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até o Oriente Médio, do Afeganistão até a Líbia, passando pelo acordo nuclear com o Irã, polêmicas turcas e, claro, os acontecimentos no Levante. Mais de cinquenta palestinos mortos na faixa de Gaza e a abertura de embaixadas para Israel, principalmente a estadunidense, em Jerusalém geraram diversas respostas internacionais. Damos nosso tradicional giro pela América Latina, do Chile ao México, incluindo uma parada no Brasil: a renúncia de juiz brasileiro da CIDH, o pedido do Itamaraty para acesso aos documentos da CIA e a investigação japonesa sobre passaportes falsos. Falando em Japão, vamos até o Extremo Oriente, onde o diálogo coreano começa a dar sinais contraditórios, além de outras notícias da região.
Chegando de trem, já que Matias Pinto e Filipe Figueiredo estão sem gasolina. Aproveitamos para desenhar o nível do Brasil no panorama internacional em relação aos modais de transporte. Onde vamos bem ou mal, será que temos mesmo menos ferrovias? E outros países em desenvolvimento? E países grandes? Fomos até a Venezuela, onde Maduro ganhou as contestadas eleições locais, com reconhecimento internacional limitado. O que isso pode significar? Quais os resultados? Passamos pela Coreia e Extremo Oriente, com a leitura da carta de Trump a Kim Jong-un e o cancelamento da cúpula entre os dois países, além de uma coluna imperdível da professora Vivian Almeida sobre o preço dos combustíveis!
Recebemos João Gabriel Almeida para comentar sobre as eleições colombianas e o vindouro segundo turno entre Iván Duque e Gustavo Petro. Aproveitamos e giramos pela nossa vizinhança, de Porto Rico até a Argentina, incluindo uma passadinha pelo Brasil. Vamos também ao Oriente Médio, onde são prometidas eleições na Líbia e tem greve de caminhoneiro também. De lá fomos para a Europa, onde teve referendo sobre o aborto na Irlanda, primeiro-ministro destituído e novo governo na Espanha, e também confirmação do novo governo italiano, depois de desistência. Calma que você vai entender tudo, assim como na Ucrânia teve jornalista que morreu, mas passa bem.
Demos uma banda pela América Latina, discutindo violência eleitoral, desastres naturais, a Venezuela e também as relações latino-americanas com Israel, seja no Brasil ou Argentina. Também giramos pelo grande Oriente Médio, com destaque especial para a situação na Jordânia e a falta de consenso sobre o Irã. Falando nisso, observamos os preparativos para o encontro do G7 no Canadá, em que Trump e seus aliados não estão falando a mesma língua, sem trocadilho. Guerra comercial à vista?
Sua revista semanal de política internacional em formato podcastal chegando em clima de Mundial (de Futebol)! Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até Singapura, onde ocorreu o histórico encontro entre Kim e Trump. Quem disse o quê? O que foi assinado? Quem ganhou? O que vai acontecer agora? Quem é Dennis Rodman? O que a Coreia do Sul achou? Quem comeu costela? Todas essas perguntas serão respondidas no programa de hoje. Recebemos nosso amigo da Flórida, Gustavo Rebello, que comenta sobre os referendos e votos populares dentro dos EUA, especialmente a proposta de divisão da Califórnia em três estados diferentes. Também fomos até o G7, no qual Trump e Trudeau trocaram farpas após o encontro, com a retirada dos EUA da declaração final. Aproveitamos e passeamos pelas notícias dos países integrantes além de um Menino Neymar que não é rei fecham o programa.
Matias Pinto e Filipe Figueiredo recebem o historiador Andrew Traumann, autor do recém-lançado livro Os Colombianos, para comentar o resultado eleitoral no nosso vizinho. Quais incógnitas que ficam e o que a vitória de Ivan Duque representa? Falando em eleições, fomos até a Turquia, onde teremos pleito neste final de semana. Quais os principais candidatos e o que muda no país, que agora será presidencialista? Já no bloco principal voltamos aos EUA, com a saída do país do Conselho de Direitos Humanos da ONU e a repercussão da política migratória no que concerne crianças. Afinal, alguém tem razão ou é política partidária?
Recebemos novamente a professora Monique Sochaczewski Goldfeld para comentar sobre a eleição de Recep Erdogan, agora como Presidente da Turquia em um sistema presidencialista. O que isso significa e quais os desafios que ele enfrentará? Também passeamos pela Europa, onde o assunto imigração dominou a pauta dessa semana, assim como uma força militar comum e notícias de cada país. Com destaque, claro, ao anúncio de uma cúpula entre Putin e Trump na Finlândia. De lá vamos para a América Latina. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, esteve no Brasil, e você vai saber o principal de como foi essa visita. Repercutimos notícias desde o Chile até o norte da região, com especial destaque ao pleito vindouro no México. Quais os principais candidatos, as pautas de destaque e a relação comercial entre México e Brasil.
Nesta semana, recebemos novamente a professora Ana Luisa Demoraes Campos, que nos brinda com uma completa explicação sobre a condenação brasileira no caso Vladimir Herzog, na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Passamos pelo Velho Continente, com as notícias dos temas de migração e direitos autorais, além de aspectos internos dos países: De Portugal até a Rússia, com destaque para os protestos na Polônia contra a interferência do executivo no judiciário do país. De lá, voltamos para a América Latina, mais precisamente no México, onde Andrés Manuel López Obrador foi eleito presidente do país, com uma histórica votação e amplo apoio no congresso. Aproveitamos e recorremos o resto da vizinhança e tivemos a volta da coluna da professora Vivian Almeida.
Filipe Nobre Figueiredo começa dando um giro pela Ásia, destacando a nova fase de conversas entre Coreia do Norte e EUA. Já na companhia de Matias Pinto, nossa dupla por trás do tabuleiro mostra a queda de braço entre Donald Trump e os demais aliados da OTAN, além dos ruídos provocados por uma entrevista do presidente estadunidense a um tabloide britânico, em sua visita ao Reino Unido. Da Europa partimos para a África, mais precisamente no Nordeste, onde traçamos um breve histórico do conflito entre Eritreia e Etiópia, que chegou ao seu final após 20 anos!
Filipe Figueiredo e Matias Pinto foram até a Finlândia, para comentar o que Donald Trump falou com Putin. E depois disse que falou errado. Ou não falou? Aí falou o contrário? Ou negou o que falou e afirmou o que falou antes? Além dessa complicação, tentamos entender como Montenegro pode iniciar a Terceira Guerra Mundial. Antes disso, passamos por Israel, onde uma nova Lei Básica coloca em xeque o idioma árabe e toca em temas sensíveis, como os assentamentos, e também viajamos pela América Latina, destacando os acontecimentos na Nicarágua, com diversos fatos novos.
Depois de um breve recesso, Matias Pinto e Filipe Figueiredo retornam com um programa maior do que o costume. Quatro blocos de discussão, três giros de notícias e uma quinzena na História, um programa que realmente vale por dois! Passamos pelas eleições paquistanesas, onde o ídolo do críquete Imran Khan foi eleito o Primeiro-ministro do país, na segunda vez em que o Paquistão passou por uma transição democrática em toda sua História. Fomos até os EUA, com notícias de sua política interna e de sua política externa, em relação ao Irã, a Coreia do Norte e outros temas. Giramos pela África, com as visitas dos líderes da China e da Índia, notícias do Mali até Uganda e, claro, a eleição no Zimbábue. Voltamos pra América Latina e para as notícias brasileiras, incluindo a mais recente cúpula dos BRICS, para fechar esta edição, com apoio da editora Contexto!
Nesta edição da sua revista semanal de política internacional em formato podcastal, gravada de forma excepcional na quinta-feira (09/08), Matias Pinto e Filipe Figueiredo foram até a vizinha Venezuela. Tivemos um atentado contra Maduro, organizado pela oposição, treinada na Colômbia? Ou é uma farsa para que o mandatário venezuelano consiga centralizar ainda mais poder? Ou foi apenas um botijão de gás que explodiu? Viajamos pelo restante da América Latina, da Nicarágua até a Argentina, com notícias desde posses presidenciais até furto de jóias de Estado. Também demos um panorama do Oriente Médio, com sanções no Irã, protestos dos drusos e o rompimento entre sauditas e o Canadá.
Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até os EUA, começando pela treta com a Turquia. O que aconteceu e como isso pode afetar teu bolso? Também passamos pelo impeachment dos juízes da Virgínia Ocidental e mais um capítulo na cobertura midiática da Casa Branca. Fomos ao Oriente Médio e explicamos um pouco a importância do novo acordo entre os cinco países que possuem litoral no Mar Cáspio, uma das regiões mais ricas em hidrocarbonetos do mundo. Damos aquele passeio pela América Latina, incluindo o Brasil, além de uma pequena homenagem à “Rainha do Soul” Aretha Franklin!
Matias Pinto e Filipe Figueiredo ficam aqui no Brasil mesmo, comentando as tristes cenas que ocorreram na fronteira com a Venezuela no estado de Roraima. Qual o tamanho desse fluxo de venezuelanos? De quem é a culpa? Nossa dupla de apresentadores também foi até os EUA e explicou as condenações essa semana e como elas podem complicar a vida de Trump, que já disse que, se sofrer impeachment, o mercado entrará em crise. Por fim, desmistificamos a fake news de que a França “liberou a pedofilia” ou o sexo com menores.
Matias Pinto e Filipe Figueiredo giram pela África, falando dos genocídios na Namíbia, a relação com o governo alemão, o tour de Theresa May pelo continente, sua (falta de) habilidade na dança, a reforma agrária na África do Sul e eleições no Congo. De lá voltamos para a Europa, comentando diversas notícias do velho continente, desde a Espanha até a Rússia, passando pela batalha naval entre pescadores no Canal da Mancha Cruzamos o Atlântico e chagamos na América do Norte, comentando a renegociação do NAFTA. EUA e México já tem um acordo, mas e o Canadá? Quais os interesses envolvidos?
Nesta semana desgraçenta, Matias Pinto e Filipe Figueiredo chegam mais cedo, por conta do feriadão, e giram pela vizinhança, atualizando você sobre a crise continental de imigrantes e refugiados. Também repercutimos a crise argentina, a mudança de embaixada paraguaia em Israel, dentre outras pautas latino-americanas. Passamos pelos EUA, onde o clima de paranoia chegou com força. Um oped anônimo no New York Times e um vindouro livro de bastidores complicam a política na Casa Branca. E, claro, infelizmente, repercutimos o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e tentamos não xingar todo mundo.
Matias Pinto e Filipe Figueiredo giram pela vizinhança, atualizando você desde o México até o Uruguai. Também formalizamos o formato do Odebrechtquistão, que agora inclui o Ducado de Camargo Correa no Peru! Também passamos pela Europa, com notícias da Espanha até a Rússia, incluindo as eleições suecas em que, novamente, quem ganhou não vai levar. Já no Xeque, fomos até o mar Báltico e discutimos um pouco o histórico das antigas repúblicas soviéticas na região, além das relações anteriores com russos e germânicos.
Matias Pinto e Filipe Figueiredo giram pela vizinhança, falando principalmente sobre a Venezuela. Relatórios da Anistia Internacional, possibilidades de TPI, defesa aberta de intervenção, tudo isso enquanto Maduro come as carnes do restaurante de Salt Bae. O país nessa situação e o cara jantando, já diria o meme. Voltamos ao Oriente Médio, com notícias do abate do avião russo na Síria e o acordo para a província de Idlib; também passamos pelo Líbano e comentamos a proibição de barbas na polícia egípcia. Fomos até a península coreana, com uma nova cúpula entre Moon e Kim, que deixou muitos otimistas, mas sejamos céticos.
Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até Nova Iorque, para falar da septuagésima terceira AGNU. Ao menos, dos seus primeiros dias. Antes de tudo, recebemos novamente o professor Guilherme Casarões, na tradição de termos seus comentários sobre o discurso brasileiro na abertura do Debate nas Nações Unidas. Passamos pelos encontros que ocorrem à margem da Assembleia, em portas fechadas ou encontros informais, e até mesmo a sessão do Conselho de Segurança. Aproximação entre Cuba e a Europa e acusações dos EUA contra a China são alguns dos exemplos desse tema, além da primeira bebê com credencial da ONU. Finalmente, analisamos os discursos propriamente ditos, perante a comunidade mundial, fazendo um breve apanhado dos três primeiros dias do evento.
Matias Pinto e Filipe Figueiredo foram até Haia, nos Países Baixos, para falar da decisão da corte em relação à Bolívia e Chile, que deseja negociar uma saída oceânica. Aproveitamos e giramos pela América Latina, com mais uma corrente peronista na Argentina (e contando), Fujimori sem indulto e o novo NAFTA, que mudou para USMCA, ao som de Village People. Passamos pelos discursos mais recentes da 73ª AGNU, falando de Kosovo, da Rússia, da China e da península coreana. No mais, cruzamos a Europa, com o fim, ou não, da disputa sobre o nome da Macedônia, além de notícias que vão desde o Brexit até a potencial dona da Excalibur sueca.
Matias Pinto e Filipe Figueiredo recebem novamente nos estúdios Tupá Guerra, a demonóloga de voz inconfundível. Fomos até a Turquia, onde o possível sequestro e assassinato de um jornalista saudita, opositor do governo do seu país, pode finalmente estremecer as relações entre a família Saud e os EUA. Afinal, que tipo de Estado é a Arábia Saudita? De lá seguimos para o Extremo Oriente, para ver de perto a troca de farpas entre China e os EUA, com direito à capturar de espião e aprisionamento do diretor da Interpol. Tudo isso enquanto Kim Jong-un acertou mais um encontro com Trump e convidou o papa Francisco a visitar o país. Terminamos aqui na América Latina, com a morte de opositor na Venezuela, prisão de Keiko Fujimori no Peru e, claro, a repercussão internacional da eleição brasileira.
Matias Pinto e Filipe Figueiredo recebem novamente Marco Gomes, que comenta os tentáculos da Arábia Saudita em investimentos de tecnologia e bancos pelo globo. Será que você pegou emprestado uma grana saudita e não sabia? Passamos pela América Latina, do México ao Chile, do Rio Grande à Terra do Fogo, com notícias sobre imigração, economia e direitos humanos. Voltamos ao Oriente Médio, para repercutir as últimas informações do caso Khashoggi e outras questões da região.
Matias Pinto e Filipe Figueiredo foram até os Estados Unidos, para falar das últimas notícias em relação ao país. Anúncio da saída de acordo nuclear com os russos, caravana de imigrantes, bombas no correio contra democratas and much more. Passamos pelo Extremo Oriente, onde, além de ouvir o celular de Trump, os chineses também inauguraram a maior ponte do mundo, mais que quatro vezes maior do que a Rio-Niterói. E vamos de novo ao Oriente Médio, falar das últimas notícias do caso Khashoggi e outras informações da região.
Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até os Estados Unidos, falar das últimas notícias em relação ao país: caravana de imigrantes, atentado em sinagoga, eleições de midterm, mudanças na lei de nacionalidade etc. Passamos pelo sul da Ásia, onde tem crise constitucional no Sri Lanka, estátua gigante na Índia, acordo em Myanmar e blasfêmia. E, principalmente, ficamos aqui no Brasil, avaliando o que já saiu sobre a política externa do presidente eleito Jair Bolsonaro, os riscos e ganhos possíveis. Além, é claro, da recepção internacional ao resultado. Além da tradicional aula da professora Vivian Almeida, desta vez tratando sobre as reservas internacionais, tivemos a volta da Ana Luisa Demoraes Campos, que explicou o auto Menino Neymar.
Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até os Estados Unidos, falar das eleições de midterm, de meio de mandato. Contamos com a ajuda do Gustavo Rebelo, da Flórida, para passar os resultados, a composição do Legislativo, eleições estaduais e quem ganha e quem perde. Passamos por referendos pelo mundo, com a Nova Caledônia decidindo continuar parte da França, e votações no Caribe e em Madagascar. Novamente passamos aqui pelo nosso Brasil, avaliando o que mais saiu sobre a política externa do presidente eleito Jair Bolsonaro, como o cancelamento de um evento pelo governo Egípcio.
Após um breve hiato, voltamos com um programa maior, com três blocos do Giros de Notícia e uma Quinzena na História! Passamos pela Ásia, com a Apec, a ASEAN, encontros bilaterais, crise no Sri Lanka, julgamento no Camboja, cogumelos na Coreia e um ministro que nunca usou um computador. E vai cuidar da cibersegurança! Também abordamos o Brexit, que está agradando um total de zero pessoas. Saiu um acordo preliminar e não gostaram no governo britânico, nem na oposição, nem na Irlanda, nem em Gibraltar, nem na Espanha. Aproveitamos e damos uma volta pelo Velho Mundo, da França ao Kosovo. Claro, passamos pela nossa vizinhança na América Latina, com as últimas do Odebrechtquistão e notícias da política externa brasileira, com o anúncio do chanceler do governo eleito, o diplomata Ernesto Araújo.
Recebemos Jefferson Nascimento, especialista em Direitos Humanos e direito internacional, para comentar a visita da CIDH ao Brasil, que ocorreu no início do mês. Também comentamos as últimas notícias relacionadas à nossa política externa e aproveitamos para visitar nossa vizinhança latino-americana. Principalmente a Argentina, que recebe o G20 neste final de semana, com as principais lideranças internacionais. Como está o clima? O que podemos esperar? E damos também um pequeno resumo nas notícias dos demais países participantes.
Fechamos a cobertura da mais recente cúpula do G-20, em Buenos Aires. E o mais importante aconteceu fora do encontro, com o jantar entre Trump e Xi Jinping que resultou em uma trégua na guerra comercial por ao menos noventa dias. De lá cruzamos o Atlântico, primeiro rumo ao Oriente Médio, com o anúncio de saída da OPEP pelo Qatar, o início de conversas no Iêmen e de Netanyahu estar, novamente, em maus lençóis com a justiça. Também fomos para a França, onde os “coletes amarelos” estão fazendo o que os franceses melhor sabem fazer: queimar carros. Quem são, o que querem, de onde vêm, o que comem etc. Tudo isso, além da volta do Menino Neymar com dois indicados!
Recebemos novamente Heitor Loureiro, o expert em assuntos da Armênia da casa, para comentar as eleições no país que consagraram Nikol Pashinyan como premiê do país. De lá passamos para os casos de espionagem que sacudiram o mundo na última semana; o acordo de Maria Butina, a prisão de dois canadenses pela China e ainda a novela da executiva da Huwaei detida no Canadá. Por fim, fomos para o Reino Unido, onde Theresa May sobreviveu ao voto de desconfiança de seu partido, mas só por ninguém querer ter que lidar com o Brexit, além de um Menino Neymar de cinema!
Na última edição de 2018, recebemos o mestre Ubiratan Leal em sua participação inaugural no Xadrez Verbal, além do Fronteiras quinzenal. Olha que legal! Ele nos explica sobre o acordo entre a liga de beisebol dos EUA e a federação cubana. Temos um retorno da reaproximação? Também fomos até a Síria e a decisão de Donald Trump de retirar imediatamente as tropas dos EUA do país. Algo que contrariou seus principais assessores, incluindo Jim Mattis, secretário de Defesa que pediu demissão. Passamos pela nossa vizinhança latino-americana, do México ao Chile, incluindo confirmações de presença na posse do presidente eleito Bolsonaro.
Acabaram as férias! Estamos de volta! Saiu da jaula o monstro! Um programa com um mês de conteúdo e mais de 5h de duração, passando pelo mundo inteiro. São quatro Giros de Notícias, mais os três blocos principais, que serão temáticos. Tem mudança de nome na Macedônia, crise interna em Israel, Netanyahu no Brasil, surra no Brexit, Japão, protesto na França, mortes misteriosas na Colômbia, shutdown nos EUA, Odebrechquistão no Peru, eleições no Congo, orçamento do México, terrorismo na África Oriental, hackers na Alemanha, golpe no Gabão, Kim na China, protestos no Sudão, posse de Bolsonaro e Maduro etc. Além disso tudo, uma Quinzena na História, a professora Vivian Almeida fazendo uma prévia do Fórum Econômico Mundial, os Peões das últimas semanas, dicas culturais e muito mais!
Pela primeira vez, o Brasil abiu o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Como foi o discurso de Jair Bolsonaro? Qual foi a repercussão internacional? Isso e mais outros assuntos sobre a política externa brasileira estão nesta edição pré-feriado paulistano. Também passamos pela Europa, onde França e Itália estão disputando para ver quem é mais idiota. Palavras da ministra! Claro que fomos até a Venezuela, onde o líder da Assembleia Nacional se proclamou presidente interino do país. Quem reconhece quem? De que lado ficarão as forças armadas? Aproveitamos e damos uma volta pela vizinhança, como de costume.
Novamente fomos ao Reino Unido falar do Brexit! Parece série que faz sucesso e estendem em mais temporadas, a diferença é que dessa ninguém gosta. Quantos e quais foram as emendas? Quais foram aprovadas, quais recusadas? Muda alguma coisa? E mais algumas notícias sobre a Europa. Claro que voltamos para a Venezuela, onde Guaidó e Maduro continuam sua queda de braço, cada um com seus apoiadores internacionais. Quem que a Internacional Socialista apoia? Finalmente retornamos aos EUA, onde Trump assinou o fim temporário do shutdown do governo federal, além de outras notícias sobre a política externa do Tio Sam.
A crise entre Itália e França chega ao seu pior nível desde a Segunda Guerra Mundial. Palavras da porta-voz do Ministério e Relações Exteriores da França! Luigi di Maio recebeu líderes dos coletes amarelos franceses, e ainda tuitou que “o vento da mudança cruzou os Alpes”, o que pegou bem mal na França. Sobrou até para os Tartarugas Ninja. E mais algumas notícias sobre a 5ª Série E… digo Europa. Voltamos para a Venezuela, onde Guaidó e Maduro continuam sua queda de braço, cada um com seus apoiadores internacionais, agora com um novo grupo, o de Montevidéu, que defende novas eleições via um acordo entre as partes. Além de passarmos pela América Latina, fomos aos EUA, onde Trump proferiu o tradicional discurso de State of the Union perante o Congresso, abrindo de forma oficial o ano na política do país.
O governo espanhol caiu! Pela segunda vez no tempo de existência da sua revista semanal de política internacional em formato podcastal! Pedro Sánchez desagradou a direita ao conversar com os separatistas catalães. E desagradou os catalães também, ao não atender todos seus pedidos. Não conseguiu aprovar o orçamento, jogou tudo pro alto e convocou novas eleições gerais, que provavelmente vão resultar numa coalizão mambembe. E mais algumas notícias sobre a Europa. Claro que voltamos para a Venezuela, onde Guaidó e Maduro continuam sua queda de braço, cada um com seus apoiadores internacionais, agora com a caravana de ajuda humanitária e mortes na fronteira com o Brasil. Além de passarmos pela América Latina, fomos aos EUA, já que Donald Trump declarou emergência nacional para construir o muro na fronteira Sul.
A Índia atacou alvos dentro do Paquistão, alegando que eram campos de terroristas. Os paquistaneses revidaram contra o espaço aéreo indiano. A Índia atacou de novo, o Paquistão abateu um caça dos vizinhos e capturou o piloto, que foi libertado. E o mundo respira aliviado, já que armas nucleares. Só que ninguém diz o motivo da briga! Afinal, qual a importância da Caxemira, qual a origem dessa disputa? Falando sobre tensão fronteiriça, voltamos para a Venezuela, onde Guaidó e Maduro continuam sua queda de braço, com a reunião do Grupo de Lima nessa última semana e a visita de Guaidó ao Brasil. Além de girarmos pela vizinha, fomos ao Vietnã, para mais uma cúpula entre Coreia do Norte e Estados Unidos, na qual Kim e Trump não chegaram em nenhum acordo. Culpa, talvez, de um bigodudo, além de algumas notícias internas dos EUA.
Passeamos pela Europa, começando pela Estônia, onde os cidadãos elegeram a oposição como maior bancada do Parlamento. Embora Kaja Kallas tenha tudo para se tornar a primeira mulher Premiê do país, ela ainda precisa formar uma coalizão. Aproveitamos e repercutimos notícias sobre antissemitismo, a França, a Santa Sé, o acordo nuclear com o Irã, dentre outros. Claro que voltamos para a Venezuela, na qual Guaidó e Maduro continuam sua queda de braço, agora convocando protestos para o mesmo dia, amanhã! Passamos pela América Latina, com tweets bizarros e anúncios de viagens ao exterior.
Óia o acordo do Brexit… É mentira! Mais um acordo entre o governo de Theresa May e a União Europeia, mais uma rejeição no Parlamento, mais uma vez o Parlamento não querendo assumir nada, mais uma vez a bomba ficando no colo da May, mais uma vez incógnitas e saída de empresas do Reino Unido, mais uma vez a gente explicando tudo isso, mais uma vez aproveitando para girar pela Europa. Também acompanhamos os preparativos e as expectativas da visita de Bolsonaro aos EUA na semana que vem. O que pode ser discutido, os possíveis resultados, além de um giro pelos rumos do Itamaraty e pela América Latina. Voltamos ao Oriente Médio, explicando tudo que você precisa saber sobre o novo governo na Argélia e as relações entre Irã e Iraque.
O presidente brasileiro fez sua primeira visita oficial ao seu par estadunidense e você vai entender tudo sobre o encontro aqui, talquei? Passamos os fatos, as notícias e chamamos um time de primeira linha para lhe ajudar a entender: o geofísico Sérgio Sacani, editor do canal Space Today TV , comenta o acordo de Alcântara; a professora Mariana Aldrigui (USP) nos explica sobre turismo e a questão dos vistos; enquanto que o professor Matias Spektor (FGV) nos brindará com uma análise política sobre o encontro entre Trump e Bolsonaro. Pra fechar, um papo especial sobre o Brasil e a OCDE com a professora Vivian Almeida, que é da casa. Também passamos pela Europa, com a última do Brexit, e fomos até o Cazaquistão, onde o último líder do período soviético renunciou.
Mais um voto do Brexit, mais um capítulo dessa novela, mais análises, nenhuma decisão. Aproveitamos que o Eurotunel ainda está aberto e passeamos pelo resto do continente, incluindo telefones do Garfield boiando no litoral francês. Sim, você vai ter que ouvir pra entender. Também acompanhamos Xi Jinping no seu mochilão europeu, com acordos comerciais e alfinetadas nos EUA. Ainda houve tempo de repercutimos as últimas do Grande Oriente Médio, do Afeganistão até a Argélia, especialmente a decisão de Donald Trump de reconhecer a posse israelense das colinas de Golã. O que isso significa? Quais as implicações?
Jair Bolsonaro foi até Israel e analisaremos os principais tópicos da visita: o escritório em Jerusalém; as eleições locais; a visita ao Muro das Lamentações; os acordos assinados; as gafes etc. Aproveitando a ocasião, também passamos pelo restante da América Latina e do Oriente Médio, com as eleições na Turquia sinalizando uma derrota para Erdogollum. Atravessamos o Estreito de Bósforo, em direção à Europa, com o loop temporal do Brexit e as eleições locais na Eslováquia e Ucrânia.
A trajetória do país, o que aconteceu e o que isso pode significar você vai ouvir nesta edição, ilustrada pela estudante de engenharia Alaa Salah, que se tornou um símbolo da resistência popular sudanesa. Atravessamos o Mar Vermelho até chegar à Israel, onde Netanyahu venceu mais uma eleição e caminha para ser o premiê com mais tempo de cargo, além de um giro pelo Grande Oriente Médio. Seguimos para Londres – desta vez sem Brexit (ufa!) – onde Julian Assange foi preso após o Equador suspender seu asilo, gerando uma troca de acusações dentro do país andino, junto de outras notícias latino-americanas.
Em véspera de feriado chegamos com um programa que propõe algumas reflexões. Primeiro, sobre o incêndio na catedral Notre Dame, de Paris; o significado de um prédio histórico, a preservação de patrimônio, teorias da conspiração e as discussões sobre as contribuições para os reparos deste patrimônio da humanidade. Também falamos sobre o suicídio do ex-presidente peruano Alan Garcia e os casos de corrupção no país vizinho; motivos, desdobramentos e a junção da política com o judiciário. No mais, passamos pelas eleições finlandesas, o relatório Mueller nos EUA e as relações entre Washington e Pyongyang.
Domingo de Páscoa sangrento no Sri Lanka, com centenas de mortos após uma série de atentados sincronizados. O que aconteceu, quem é o culpado, qual o contexto político do país e o que podemos aprender e debater com esse trágico evento? Fomos até Vladivostok, para a cúpula entre Kim Jong-un e Vladimir Putin, com alfinetadas aos EUA. Também passamos pelo Oriente Médio, antes de cruzar o Mar Negro em direção à Europa, onde a Ucrânia tem um novo presidente, a Espanha enfrentará eleições e outras notícias do Velho Mundo.
Recebemos nosso amigo Gustavo Rebello para comentar das novidades no Estado da Flórida, um dos locais que pode decidir as próximas eleições dos EUA, em 2020, além de um breve giro pelas notícias internas do país. Fomos até a Espanha, onde o PSOE de Pedro Sánchez conseguiu uma grande vitória eleitoral; passamos pelos números, ganhadores e perdedores. Também giramos pela Europa, da “espiã caviar” ao norte até o Cazaquistão. E claro, repercutimos os últimos acontecimentos na Venezuela, com mais embates de apoiadores de Guaidó e Maduro nas ruas. Saiba quem são os demais atores envolvidos, a cronologia dos fatos e os cenários futuros!
Quatro anos da sua revista semanal de política internacional em formato podcast! Como vocês ainda nos aguentam? Chegamos falando tudo o que aconteceu na última semana em relação ao Irã; o envio de um porta-aviões pelos EUA, a suspensão de partes do acordo nuclear, a reação da Europa, além de muitas outras notícias do Oriente Médio, incluindo uma marmelada turca. Passamos pela nossa vizinhança, com tentativa de assassinato de um parlamentar na Argentina, eleições no Panamá, as andanças do atual chanceler brasileiro e, claro, Venezuela. Finalmente, fomos até a Ásia, do leme ao pontal. Relações comerciais entre China e EUA, mísseis na Coreia do Norte e as eleições na Tailândia!
Programa um pouco diferente do que vocês estão habituados! Chegamos falando das relações entre as principais potências no Mundo. A Rússia foi conversar com os EUA, que brigou com a Europa, que precisa conseguir enfrentar os chineses, que foram banidos pelos EUA, que são amigos do Canadá, que teve seus cidadãos presos na China, que tem interesses na Venezuela, cujos representantes foram dialogar na Noruega. Também passamos por notícias na América Latina e no Golfo Pérsico, onde os sauditas acusam os iranianos de terem sabotado seus navios. Além disso uma coluna de fôlego da professora Vivian Almeida!
Diretamente da Austrália, o amigo da casa Fernando Vives nos explica e comenta as eleições down under, que culminaram com a vitória de Scott Morrison! Da antiga colônia, fomos até a capital do Commonwealth, onde Theresa May renunciou ao cargo de Primeira-ministra do Reino Unido e uma nova liderança terá que descascar o abacaxi do Brexit. Atravessamos o Canal da Mancha, para repercutir as últimas notícias do continente europeu, com uma crise que dissolveu o governo austríaco. Por fim, acompanhamos os resultados da maior eleição do Mundo, na qual seiscentos milhões de indianos escolheram que Narendra Modi continua como líder do país; repassamos os números, contextualizamos o cenário político e problematizamos o nacionalismo hindu!
Fomos até o Velho Continente, para acompanhar a segunda maior eleição do mundo, no caso a escolha dos representantes do Parlamento da União Europeia. 28 países, 751 cadeiras e mais de 250 milhões de eleitores. Quem ganhou? E onde? Como ficam os eurocéticos, liderados por Salvini e Le Pen? Cruzamos o Atlântico Norte, com as últimas do governo Donald Trump, como sua visita ao Japão e o pronunciamento de Robert Mueller. E claro, que também passamos pela nossa vizinhança, com notícias do México à Argentina, com paradas na Colômbia e Venezuela.
A sua revista semanal de política internacional em formato podcast chega à sua 190ª edição! Como vocês aguentam? Fomos primeiro até o Sudão, onde a junta militar que domina o país reprimiu com violência os protestos da população que deseja eleições; mas quem apoia essa junta? Quais os interesses por trás disso? As relações árabes são um pouco mais complexas do que aparentam. De lá desembarcamos na Normandia, onde a memória do Dia D serviu para o encontro de diversas lideranças políticas mundiais, incluindo um jantar de gala de Trump com a rainha; aproveitamos a ocasião e passamos por toda a Europa, com destaque para as eleições dinamarquesas. Finalmente cruzamos fronteira rumo à vizinha Argentina, onde o presidente Bolsonaro comentou da possibilidade de uma moeda única, ideia que não é de hoje na região.
Nossa primeira parada é pela América Latina, começando no México, que teria entrado em acordo com o governo Trump. Acordo? Mais ou menos. Passamos pela América Central, por nossos vizinhos sul-americanos, pelo Brasil e terminamos na Argentina, onde ocorreram eleições regionais. E o presidente Macri não foi nada bem, acendendo o alerta para o pleito presidencial no segundo semestre. Fomos para o Reino Unido, onde Boris Johnson está confirmando o favoritismo para ser o novo premiê britânico. Já em Barcelona, a Catedral Sagrada Família recebeu alvará após 137 anos e a Moldávia (ou Moldova) entrou em mais uma crise. Finalmente vamos tentar explicar últimos os protestos em Hong Kong que ocuparam todo o noticiário ao longo da semana; os motivos jurídicos e os motivos de identidade cultural, além de um breve histórico honconguês (sim, esse é o gentílico).
Nossa primeira parada é a nossa vizinhança latino-americana, começando no México, cujo parlamento ratificou o USMCA, o novo acordo comercial norte-americano, substituto do Nafta. Passamos pela América Central, destacando as eleições na Guatemala, onde o sucessor do atual presidente teve um desempenho pífio nas urnas. Já na América do Sul, acompanhamos a visita de Bachelet à Venezuela, demografia brasileira e a ausência de um concorrente de peso na corrida presidencial argentina. Cruzamos o Atlântico em direção à Europa, onde um trompetista de origem romena foi eleito na eleição municipal mais curiosa da Alemanha e também várias personalidades francesas estão na mira da justiça. Finalmente, recapitulamos a crise entre EUA e Irã na última semana, envolvendo petroleiros, reuniões em Viena, abate de drone e uma possível retaliação estadunidense.
Programa bem recheado, atrapalhado pelo fuso horário com o Extremo Oriente! Começamos com um breve giro pela América Latina, de bolívares achados no Rio de Janeiro ao presidente mais bonito do mundo mundial. Cruzamos novamente o Atlântico, com destino à Europa, com Boris Johnson sendo acusado de violência doméstica e um alemão andando peladão de moto, por conta da onda de calor no Velho Continente. Por fim, começamos a cobertura do G-20, que ocorre neste ano em Osaka, no Japão. Como chega a comitiva brasileira, quais as pautas principais, os encontros bilaterais que já ocorreram, em qual caneca o Putin bebe chá. E ainda deu tempo de comentar brevemente o acordo comercial anunciado entre MERCOSUL e União Europeia.
Voltamos ao Japão, com os documentos do G-20, as reuniões e as notícias relacionadas ao Brasil, como o cancelamento da reunião entre Bolsonaro e Xi Jinping. De Osaka, fizemos como Trump e demos um pulo na península coreana, onde ele se encontrou com Moon Jae-in em Seul e Kim Jong-un na zona desmilitarizada! Também passamos pelo grande Oriente Médio, do Afeganistão até a Tunísia, com destaque para o acordo no Sudão, além de outros incidentes, como o apresamento de um petroleiro iraniano pelos britânicos. Finalmente fomos ao Velho Continente, onde o Europarlamento abriu suas atividades com os prováveis nomes que liderarão a União Europeia nos próximos anos!
Depois da primeira parte do especial sobre o acordo MERCOSUL – UE, chegamos com nossa revista semanal de política internacional em formato podcastal! Começamos pelo fundo do mar, com a notícia de que a Noruega detectou níveis de radiação vindos de um submarino soviético afundado. Onde mais temos embarcações nucleares submersas, no fundo do mar? E ogivas perdidas? Ainda na Europa, passamos pela Grécia que está de novo governo, além das farpas na relação diplomática entre Reino Unido e EUA, notícias da Santa Sé, patrimônios da humanidade em Portugal, dentre outros. Finalmente, voltamos para o Brasil, onde a notícia de que Eduardo Bolsonaro pode ser embaixador nos EUA causou grande repercussão entre ontem e hoje. Tem lado positivo? E os negativos?
Depois de cinco horas dos especiais sobre o acordo entre MERCOSUL e União Europeia – Parte 1 e 2 – repercutimos a última cúpula do Bloco, realizada na cidade argentina de Santa Fé, e o que pode ser acordado, as propostas, as gafes e os documentos que saíram do encontro. Também giramos pela nossa vizinhança, com mais desdobramentos da possível nomeação de Eduardo Bolsonaro como embaixador nos EUA, o projeto de uma Usina Nuclear com tecnologia russa na Bolívia e novas leis progressistas no Chile e Uruguai. Também viajamos pelo Oriente Médio, prestando atenção aos navios e petroleiros no Golfo Pérsico, assunto que está em outros blocos, incluindo um documento sobre navios iranianos esperando abastecimento na costa brasileira. Por fim, passamos pelo restante da Ásia e Oceania, com notícias sobre Coreia do Sul, Índia, Japão e pinguins na Nova Zelândia.
Chegamos com um programa bien boricua, mami/papi! Abordamos a renúncia do governador de Porto Rico por conta de suas conversas vazadas, além de outras notícias dos EUA, como o depoimento de Robert Mueller. Também fomos até a Ásia, onde a Coreia do Norte disparou (novamente) mísseis balísticos, os protestos em Hong Kong continuam e o novo premiê de Papua-Nova Guiné assumiu o cargo. Passamos pela Europa, com a confirmação do favortismo de Boris Johnson para o posto premiê britânico – antes que Elvis fosse encontrado em Marte – e a grande vitória do presidente ucraniano nas eleições parlamentares.
Demos um pião pela nossa quebrada latino-americana, com destaque para a crise em Assunção por causa do acordo com o Brasil sobre Itaipu; também repercutimos notícias da Argentina à Porto Rico. Já no Oceano Pacífico, abordamos as conversas entre China e EUA por um acordo comercial, com a ajuda de Gustavo Rebelo – nosso correspondente na Florida – além de outras atualidades asiáticas. Também fomos à Europa, onde Boris Johnson fez um tour pelos países do Reino Unido, para conversar com apoiadores e opositores sobre o Brexit; no meio disso, seu partido perdeu mais um assento no Parlamento, ou seja, o acordo está cada vez mais complicado.
Mais um capítulo da crise em Assunção por conta do acordo com o Brasil sobre Itaipu, agora com vazamentos, debates na imprensa local, investigação formal e negociações suspeitas com uma empresa brasileira ligada ao partido do governo. Em nosso giro latino-americano também passamos por Argentina, Venezuela, México e Porto Rico, que teve três governadores em cinco dias. Cruzamos o Oceano Pacífico, para falar de novo da guerra comercial entre EUA e China, além de notícias internas, como o ataque terrorista em El Paso, no Texas. Também voltamos à Caxemira, onde o governo indiano mudou a constituição e retirou a autonomia da região. O Filipe apresenta os motivos históricos, geopolíticos e os desdobramentos.
Giramos pela Europa, da Península Ibérica até a Rússia, passando por Alemanha, Noruega, Reino Unido e Itália, com direito até bronca do Papa. Cruzamos os Urais, em direção à Ásia, onde a Coreia do Norte testou mais mísseis balísticos, a Caxemira continua em pauta e o Nepal mudou as regras para subir no Everest. Já nossa quebrada latino-americana, Alberto Fernandez venceu as prévias argentina, colocando uma margem na frente que Macri que pode até inviabilizar um segundo turno, como ocorreu na Guatemala que elegeu novo presidente.
Giramos pela Europa, onde Giuseppe Conte renunciou como premiê italiano, um relatório secreto do Brexit vazou e Trump cancelou visita à Dinamarca. Também demos um pião pela nossa quebrada latino-americana, para falar de temas políticos, como o novo ministro da economia argentino, possibilidade de impeachment no Paraguai e extradição entre Brasil e Chile. Já no bloco principal, como não poderia deixar de ser, falamos da Amazônia. Os incêndios, as reações, as bases ideológicas, a acusação de Macron de que Bolsonaro mentiu, a postura do governo brasileiro e demais aspectos geopolíticos.
Repercutimos a 45ª cúpula do G7, em Biarritz, e de lá giramos pelos resto da Europa, onde Giuseppe Conte voltou a ser o premiê italiano, com a formação de uma coalizão entre o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrático, e criticamos a polêmica e autoritária decisão de Boris Johnson de suspender o Parlamento britânico por cinco semanas, durante as negociações do Brexit. Também demos um pião pela nossa quebra latino-americana, para falar novamente da Amazônia e da crise de relações entre Brasil e França, que sobrou até para uma marca de caneta francesa. Por fim, fomos até a Argentina, onde o governo declarou moratória de sua dívida com o Fundo Monetário Internacional e retomamos os desdobramentos do caso Itaipu.
Giramos pela Zona do Euro, onde foi oficializado o novo governo italiano, com a formação de uma coalizão entre o 5 Estrelas e o Partido Democrático. Também falamos das eleições regionais na Alemanha e de estátuas gregas. Cruzamos o canal da Mancha e fomos até Londres, onde Boris Johnson está pagando o preço de suspender o Parlamento britânico durante as negociações do Brexit, sofrendo derrotas e debandada de seu partido. Também repercutimos as últimas notícias do complicado tabuleiro do Oriente Médio, do acordo nuclear com o Irã, passando pelas eleições em Israel e as possíveis compras de armas pela Turquia.
O conselheiro de segurança nacional foi o terceiro demitido por Donald Trump (ou renunciou?) e abordaremos os possíveis desdobramentos em relação ao Afeganistão, Coreia do Norte, Irã e Rússia, além de outras notícias internas dos EUA. Também repercutimos o significado da saída de Bolton no contexto venezuelano, o possível acionamento do TIAR e as fotos de Guaidó com paramilitares na fronteira com a Colômbia. Por fim, giramos pela Europa, com os últimos capítulos da novela Brexit, que não terá mais gritos de “ordem”, eleições regionais na Noruega e Rússia, atuação de neonazistas na Alemanha e mais uma participação do Carter Batista.
Depois de uma semana com a estreia do Repertório, o programa de entrevistas do Xadrez Verbal, voltamos ao nosso formato habitual em um programa bastante recheado. Gustavo Rebello, nosso correspondente na Florida e aniversariante da semana, comenta a disputa da União Postal, entre EUA e China. Já o professor Guilherme Casarões, como em todo ano, nos brinda com uma análise do discurso brasileiro na abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas. Filipe Nobre Figueiredo, o homem por trás do tabuleiro, analisa as eleições em Israel e também apresenta um breve resumo da XVI Conferência Internacional de Segurança Internacional do Forte de Copacabana. Por último, nossa dupla de apresentadores usa todas suas técnicas de dramaturgia para reproduzir para vocês o diálogo entre Donald Trump e Volodymyr Zelenski, mandatário ucraniano, que pode causar o impeachment do presidente dos EUA.
O antigo Império Inca está em crise! Primeiro, o presidente do Peru dissolve o parlamento do país, que não aceita e vota a suspensão do presidente. Dias depois, o Equador declara emergência nacional por causa dos protestos contra o fim dos subsídios aos combustíveis, medida adotada como parte do acordo de Quito com o Fundo Monetário Internacional. Antes disso fomos ao Velho Continente, com eleições austríacas e as últimas informações do Brexit. No mais, recapitulamos os principais pontos dos discursos dos últimos dias na 74ª Assembleia Geral da ONU, com destaque ao pronunciamento do Paquistão sobre a Caxemira.
Estabelecemos contato com a internacionalista Florencia Guarche, diretamente de Porto Alegre, para uma conversa sobre os curdos na Síria e a operação turca ao sul da fronteira. Também voltamos ao Equador, onde o presidente Lenín Moreno, de forma provisória, alterou a capital do país, já que Quito está tomada por manifestantes. Finalmente, fomos até os EUA, onde as relações com a China causaram uma discussão sobre ética e dinheiro, sem falar nas últimas atualizações do processo de impeachment de Trump.
Lenín Moreno voltou atrás em relação ao aumento dos combustíveis no Equador, além disso analisamos a semana no país e na região; crise constitucional no Peru, eleições na Bolívia, debate presidencial na Argentina, Brasil eleito novamente para o Conselho de Direitos Humanos da ONU e uma onda de violência na costa pacífica do México. Do outro lado do Atlântico, a principal notícia é que foi fechado um novo acordo para o Brexit. Contudo, ele será aprovado? Também passamos por protestos na Catalunha e eleições na Hungria e Polônia. Finalmente, voltamos ao norte da Síria, onde russos, turcos e o governo Assad saíram fortalecidos, ao contrário dos curdos e EUA.
Começamos pelo Oriente Médio, onde protestos tomaram o Líbano e continuam no Iraque. Também analisamos o acordo entre Rússia e Turquia em relação ao conflito sírio. De lá vamos para a Europa, com mais um capítulo da novela Brexit e eleições na Suíça. Finalmente, é claro, passamos pela nossa vizinhança latino-americana, com os protestos no Chile, os pedidos de recontagem na Bolívia e as prévias das eleições Buquebus, na Argentina e Uruguai.
Destrinchamos os resultados eleitorais dos nossos vizinhos rio-platenses, as reações internas e externas, além da dança das cadeiras nos parlamentos. Também passamos pelas mudanças de ministros no Chile, pelos protestos na Bolívia e pelas eleições regionais na Colômbia, com destaque para a capital Bogotá. Fomos ao Oriente Médio, onde o “califa” al-Baghdadi foi morto, os protestos no Líbano derrubaram o primeiro-ministro e a situação continua tensa no Iraque. Ainda na região, cobrimos a viagem do presidente Jair Bolsonaro pela península arábica e as reações do governo brasileiro aos resultados eleitorais no rio da Prata.
Começamos pelo paralelo 38, com uma pesquisa de opinião reveladora sobre as Coreias e o Japão, continuidade dos protestos em Hong Kong, smog na Índia, a cúpula da ASEAN e as últimas do sudeste asiático. Também giramos pela Europa, onde o parlamento britânico tem novo chefe, teve alarme falso de terrorismo nos Países Baixos, a Espanha terá mais uma eleição, além de uma discussão sobre o futuro da OTAN. Finalmente, passamos pela nossa vizinhança, com manifestações generalizadas na Bolívia e Chile, pesquisas eleitorais no Uruguai e uma mudança simbólica de voto brasileiro na ONU.
Fomos até a Espanha, que realizou mais uma eleição e estamos sem paciência pra tanta indecisão, mas parece que agora vai. Voltamos à Brasília, que recebeu a cúpula do BRICS, em meio aos eventos na embaixada da Venezuela. E claro que o tema principal do programa foi a crise na Bolívia, com a renúncia de Evo Morales. Foi golpe? Qual a ordem dos eventos? O que pode acontecer daqui pra frente?
Benjamin Netanyahu recebe a notícia de que será formalmente indiciado por suborno, corrupção e abuso de poder. Ao mesmo tempo, Benny Gantz não consegue formar um governo. O que vai acontecer em Israel? Voltamos aos EUA, com um governo paralisado por causa do impeachment, que teve suas primeiras declarações bombásticas na semana que passou. Finalmente, demos outro pião pela nossa quebrada latino-americana, especialmente na Bolívia, onde a crise política continua e o número de mortes, infelizmente, apenas cresce.
Após uma pausa para recontagem, devido ao número apertado de votos entre os dois candidatos, o paisito elegeu Lacalle Pou como seu novo presidente. Voltamos a receber nosso querido Gustavo Rebello, diretamente da Flórida, falando sobre o processo do impeachment de Trump e questões agrônomas. Também fomos até Hong Kong, que realizou eleições distritais, com vitória da oposição. O que essa vitória pode significar no contexto da queda de bração com Pequim?
Vacinem suas crianças, para evitar o que está acontecendo em Samoa! Entenda escutando a Coluna Aberta. Aproveitamos a ida ao Pacífico e visitamos a península coreana, com uma nova cidade fundada perto da fronteira com a China. Voltamos ao Brasil, para falar do dólar, da carne, das tarifas e do MERCOSUL, além de outras notícias da América Latina. Finalmente, fomos até Londres, com a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte, onde tiraram sarro de Trump. E, principalmente, para onde vai a OTAN em 2019?
Boris Johnson ganhou de lavada as eleições no Reino Unido, terá o parlamento ao seu lado e poderá aprovar seu acordo de saída da União Europeia. Enquanto isso, os trabalhistas tiveram sua pior derrota em quase cem anos. Falando em lavada eleitoral, no Oceano Pacífico, a ilha de Bougainville votou em peso por sua independência, e vamos explicar o motivo disso não ser apenas um voto exótico. Já na nossa quebrada latino-americana, o novo presidente argentino Alberto Fernández tomou posse na terça-feira (10/12) e teve tempo de aplicar prova de Direito Penal nesta sexta-feira (13/12) na UBA, onde é docente!
A sua revista semanal de política internacional em formato podcastal chega de surpresa e com estrutura diferente! Atendendo pedidos, voltamos antes da hora com um programa abordando os últimos acontecimentos no Oriente Médio e a tensão entre EUA e Irã, com a morte de Qasem Soleimani. Filipe Figueiredo e Matias Pinto passam por todas as principais notícias que você precisa saber, e Vivian Almeida aborda a política de sanções econômicas. Até semana que vem!
Agora sim, tá saindo da jaula o Monstro!
E a disputa política em torno de Isabel dos Santos!
Os prós e os contras da proposta de Trump!
Brexit, CauCaos de Iowa, Coronavírus, Impeachment etc.
Presidente salvadorenho ameaça a oposição!
Assad coloca o seu bloco na rua!
E a violência séctária na Índia!
Foi num baile da Imigração, na capital do Paraguai!
OMS eleva a avaliação do Coronavírus!
Benny Gantz se aproxima de Bibi, mas perde o apoio de parte dos seus aliados!
A praga durante a pandemia!
Situação se mantem no poder em meio à pandemia!
É Bibi (5x)! É Trump (5x)! Kim Jong-un
E as tretas durante a última Assembleia!
Rest In Power George Floyd!
É a retomada de uma crise diplomática entre China e Índia!
Além de outra praga de gafanhotos, agora no Cone Sul!
4h de informação sobre a última quinzena!
Mais um capítulo da guerra comercial entre China e EUA!
A Fênix do Oriente renascerá novamente!
Entenda a crise política que derrubou o presidente Ibrahim Boubacar Keïta!
Em meio à pandemia!
No sentido literal e figurado!
Com convidado especial, mas sem baixaria!
Da Bolívia à Nova Zelândia!
Repassamos os resultados dos escrutínios dos últimos finais de semana!
E o acordo de paz em Nagorno-Karabakh!
Além das homenagens a Diego Maradona!
Teremos 4º Round em Israel?
O último programa do ano que (quase) acabou com a gente!
2021 chega com o pé na porta (do Capitólio)!
Biden assume como o 46º presidente dos EUA!
O Exército botou o bloco na rua, enquanto a população malhava!
Militares desafiam Pashinyan e o premiê pede 6!
Nossos vizinhos saem às ruas e pedem (novamente) a renúncia do presidente!
A artéria que enfartou o comércio mundial!
Bienvenue, França?
E o derretimento de Ricardo Salles!
Meia dúzia de anos depois e vocês continuam aguentando a gente! Comemoramos nosso sexto aniversário dando um pião pela nossa quebrada latino-americana, também demos uma volta pelo Velho Continente e terminamos na nossa vizinha Colômbia, que segue com protestos massivos contra a Reforma Tributária...
O começo do fim do legado pinochetista e do retrocesso do Itamaraty!
E a indenização da Alemanha!
Pedro Castillo é o novo presidente do país andino!
Será o final do conflito etíope?
Magnicídio em Port-au-Prince e protestos em La Habana!
Além da Rinha de Besuntados!
E a Depressão Pós-Olímpica!
Talibã retoma a capital do Afeganistão!
E demais atualizações da crise sociopolítica no Afeganistão!
Suga Yoshihide renuncia, teremos novas eleições no Japão e em quase uma dezena de países!
CFK pressiona o mandatário argentino por conta do revés eleitoral!
Novamente com a participação especial do prof. Guilherme Casarões!
SPD vence as primeiras eleições na Alemanha pós-Merkel!
Review do Unboxing!
O COMENDADOR VOLTOU!
+ Especial Coronavírus #42
+ Especial Coronavírus #43
+ Especial Coronavírus #44
+ Especial Coronavírus #47
+ Especial Coronavírus #48
Feliz Ano Novo! Passamos pelos últimos desdobramentos na bacia do Pacífico, com a erupção em Tonga e os resultados do 2º Turno no Chile. Também demos um giro pela Europa e pelo espaço pós-soviético, com crise política no Reino Unido e protestos no Cazaquistão. Já no nosso boletim pandêmico com Atila Iamarino, o comendador falou sobre hamsters e novas drogas contra a COVID-19.
No segundo programa de 2022, passamos pelos últimos desdobramentos na bacia do Pacífico, como o vazamento de petróleo no Peru - consequência do tsunami - e a posse presidencial de Xiomara Castro em Honduras, que já começa o governo com uma crise no seu partido. Demos uma volta pela Europa e pelo espaço pós-soviético, com eleição em Portugal e atualização sobre a situação na fronteira russo-ucraniana. Já no nosso quinquagésimo boletim pandêmico com Atila Iamarino, falamos de recordes de casos diários, principalmente no Velho Continente, e o novo subtipo da variante Omicron.
+ Especial Coronavírus #52
And Bozo Goes To Moscow!
Enquanto Biden discursa ao Congresso!
Mais a eleição de Yoon na Coreia do Sul e a posse de Boric no Chile!
+ Eleições legislativas na Colômbia
E as atualizações da invasão russa à Ucrânia!
+ Prévias eleitorais na América Latina e Europa!
+ Crises políticas em Israel, Paquistão e Peru!
+ Eleições na França e lockdown em Xangai!
+ Batalha de Mariupol!
Menos na Eslovênia!
+Crise no Sri Lanka e Eleições nas Filipinas
E mais um ato de "sincericídio" de um ex-chefe de Estado!
+ 3 Meses da Guerra na Ucrânia!
+ 100 dias da Guerra na Ucrânia!
+4 Meses de Guerra na Ucrânia!
Entrevista com o embaixador da União Europeia no Brasil!
+51º Fórum das Ilhas do Pacífico!
+Visita de Putin ao Irã!
Com participação presencial da professora Vivian Almeida!
+Relatório da Anistia Internacional sobre a Guerra na Ucrânia
E o herdeiro dos Bourbon ficou com a cara no chão!
E os 6 meses da Guerra na Ucrânia!
+Tentativa de assassinato de CFK!
+Referendo Constitucional no Chile
+Novos ataques azeris à Armênia
+Protestos no Irã!
+Golpe Militar em Burkina Faso!
+Acordo marítimo entre Israel e Líbano!
+20º Congresso do Partido Comunista da China!
+Assinatura do acordo marítimo entre Israel e Líbano
E a reconstrução do Itamaraty!
+COP27
+G20
+Atos políticos na Copa do Mundo 2022
Tentativa de Autogolpe no Peru!
Com a participação especial de Ubiratan Leal!
+Polêmica na abertura do Campeonato Africano de Nações!
O presidente brasileiro eleito visita dois países vizinhos!
+Visita do chanceler alemão à América do Sul!
+Terremoto na fronteira sírio-turca!
+OVNIs
Com convidado especial!
+Orçamento chinês
No acordo entre Arábia Saudita e Irã!
+E Putin viaja à Mariupol!
+Atualizações da crise política em Israel!
+Macron visita Xi Jinping!
Bom dia, Ierevan!
Com nova integrante!
+Crise no Sudão!
Com uma convidada especial!
+G7 e Projeção do 2º Turno na Turquia!
+Eleições na Grécia!
+Entrevista exclusiva!
Começamos pelo sempre complicado tabuleiro do Grande Oriente Médio, repercutindo o campo de Jenin e as últimas atualizações do Irã.Também demos aquele tradicional pião pela nossa quebrada latino-americana, com tretas políticas da Guatemala até o Uruguai.Por fim, abordamos a cúpula da OTAN, realizada na Lituânia, e a renúncia do primeiro-ministro dos Países Baixos.
Um crime abalou as eleições no Equador! Filipe Figueiredo, Matias Pinto e Sylvia Colombo comentam o homocídio do candidato à presidência Fernando Villavicencio no país andino e o seu impacto no cenário político local, além de outras notícias da nossa quebrada latino-americana. Também giramos de norte a sul do continente-mãe, ainda repercutindo a escalada da crise no Níger e os seus vizinhos. No mais, seguimos repercutindo a invasão russa à Ucrânia, com destaque para os exercícios militares de Belarus próximos da fronteira com a Polônia.
Filipe Figueiredo, Matias Pinto e Sylvia Colombo vão até o país andino para comentar mais um assassinato político às vésperas das eleições e também dão aquele tradicional pião pela nossa quebrada latino-americana, repercutindo a vitória de Javier Milei nas primárias argentinas. Com a presença ilustre de Tupa Guerra no estúdio Mané Garrincha, demos uma volta pela bacia do Pacífico, com mais acusações contra Donald Trump. No mais, seguimos repercutindo a invasão russa à Ucrânia, além da queda do primeiro-ministro da Letônia!
Filipe Figueiredo, Matias Pinto e Sylvia Colombo - de volta ao estúdio - dão um pião pela nossa quebrada latino-americana, repercutindo os resultados das eleições na Guatemala e no Equador. Contamos novamente com a presença ilustre de Tupa Guerra - atendendo a pedidos - e seguimos atualizando a invasão russa à Ucrânia, principalmente a queda do avião de Yevgeny Prigozhin. Por fim, analisamos a última cúpula do BRICS, realizada na África do Sul, com a expansão do mesmo para mais seis países convidados e aproveitamos para dar um giro pelo continente-mãe.
Mais um golpe de Estado na África! Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até o Gabão, explicar as últimas notícias do continente africano. Junto com Sylvia Colombo vamos girar pela nossa quebrada latino-americana, com continuidade da crise na Guatemala. Fomos também até a Europa, com mais notícias sobre a guerra na Ucrânia. Giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Voltamos do feriado! Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até o G20, dar uma volta pelo mundo tudo, incluindo essa história de que a Índia vai mudar de nome. Junto com Sylvia Colombo vamos girar pela nossa quebrada latino-americana, com aniversário do golpe no Chile. Fomos também até a África, com desastres naturais no norte do continente. Giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Seis vozes em um só podcast! Matias Pinto e Filipe Figueiredo recebem Heitor Loureiro para atualizar tudo o que ocorre em mais uma crise no Cáucaso, em Nagorno-Karabakh. Sylvia Colombo analisa os discurso na ONU dos líderes da nossa quebrada latino-americana, enquanto Guilherme Casarões retorna para sua tradicional participação de analisar o discurso brasileiro, além de comentarmos outros discursos na ONU. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Temos convidado inédito! Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão atualizar você do que ocorre em Nagorno-Karabakh, além de outras notícias europeias. Diego Kerber, do Adrenaline, nos ajuda a entender a corrida tecnológica de processadores. Junto com Sylvia Colombo vamos girar pela nossa quebrada latino-americana, com pedágio na hidrovia. Giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Evento histórico nos EUA! Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão atualizar você do que ocorre na Europa, com muitas eleições e prêmios Nobel. Também giramos pelo Pacífico, com a deposição de Kevin McCarthy e outras notícias. Junto com Sylvia Colombo vamos girar pela nossa quebrada latino-americana, com debate presidencial na Argentina. Giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Cruzamos o Rubicão das seis horas de duração! Em um programa duplo pós-feriado e cheio de eventos mundiais, recebemos a professora Rashmi Singh para nos explicar sobre o Hamas e o terrorismo. Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão atualizar você do que ocorreu após os ataques terroristas do Hamas em Israel. Também giramos pela Europa, com eleições na Polônia e outras notícias. Junto com Sylvia Colombo vamos girar pela nossa quebrada latino-americana, com novo presidente no Equador. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Não teremos sete horas de duração! Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão atualizar você do que ocorre na segunda semana de guerra entre Hamas e Israel. Também giramos pelo Pacífico, com novo presidente da Câmara dos EUA e outras notícias. Junto com Sylvia Colombo vamos girar pela nossa quebrada latino-americana, com o segundo turno das eleições presidenciais argentinas. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Mais um podcast bem recheado pós-feriado! Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão atualizar você do que ocorre na quarta semana de guerra entre Hamas e Israel. Batemos um papo com Paulo Siqueira, que trabalhou nas eleições palestinas de 2006. Também giramos pela Europa, com renúncia do primeiro-ministro de Portugal e outras notícias. Junto com Sylvia Colombo vamos girar pela nossa quebrada latino-americana, com escândalo no Uruguai. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Tudo o que aconteceu na semana! Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão atualizar você do que ocorre em Gaza e a repatriação dos brasileiros. Também giramos pelo Pacífico, com a visita de Xi aos EUA. Junto com Sylvia Colombo vamos girar pela nossa quebrada latino-americana, com semana decisiva na Argentina. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
E deu Milei! Matias Pinto, Filipe Figueiredo e Sylvia Colombo recebem o politólogo Andrés Malamud para falar tudo o que você precisa saber sobre as eleições argentinas. Também giramos pela Europa, com eleições nos Países Baixos. Vamos até Gaza, com trégua e libertação de reféns. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Henry Kissinger está sentado no colo de quem? Matias Pinto e Filipe Figueiredo discutem a morte de um dos mais importantes e nefastos diplomatas dos últimos sessenta anos. Junto com Sylvia Colombo atualizamos vocês sobre o novo governo Milei e outras notícias de nossa quebrada latino-americana. Vamos até Gaza, com trégua e libertação de reféns. Giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
E o referendo de Guiana Essequiba? Matias Pinto, Filipe Figueiredo e Sylvia Colombo discutem a crise entre Venezuela e Guiana, a posse de Milei e outras notícias de nossa quebrada latino-americana. Passamos pela Europa, com mais da guerra na Ucrânia. Vamos até Gaza, com fim da trégua. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Último noticiário do ano de 2023! Recebemos novamente Natalie Unterstell, presidenta do Instituto Tanaloa, para nos explicar tudo sobre a COP28. Conversamos com Serge Katembera, que nos brinda com uma aula sobre as eleições na República Democrática do Congo. Matias Pinto, Filipe Figueiredo e Sylvia Colombo discutem a posse de Milei, a crise na Guiana e outras notícias de nossa quebrada latino-americana. Vamos até Gaza, com as notícias mais recentes. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!