1989. Eduarda está grávida de Vicente Bastos, seu patrão. Este recusa separar-se da mulher, Teresa, e oferece dinheiro a Eduarda para abortar, mas esta vinga-se ordenando o rapto de Rodrigo, filho do amante. É mantido em cativeiro mas ao tentar salva-lo, Vicente é baleado pelos raptores, que fogem com Rodrigo para a Alemanha. Teresa adoece e falece, e Eduarda fica com a herdade. Anos mais tarde, Rodrigo é encontrado e adoptado pelo responsável pela investigação do seu desaparecimento, e muda de identidade, passando a chamar-se Diogo. 30 anos depois do rapto, este descobre a responsável e decide vingar-se, sem saber que se trata da mãe da sua melhor amiga de infância, Beatriz, agora casada e com um filho, mas que nunca esqueceu Rodrigo e mantém a esperança que este regresse. A caminho de casa, Beatriz e o filho sofrem um acidente e são socorridos por Diogo, que não a reconhece. Martim acaba no hospital, onde Beatriz agradece Diogo. Chega então Eduarda, que Diogo imediatamente reconhece.
Diogo percebe quem Beatriz é. Eduarda oferece emprego a Diogo na herdade. Mais tarde, Eduarda está a ler o jornal quando dá de caras com uma fotografia do Exército Português, fotografia na qual Diogo se encontra. Enraivecida por este lhe ter mentido ao dizer que trabalhava no campo, vai ao seu encontro para o confrontar. Carlos esconde um segredo : na altura do rapto de Rodrigo, ajudou os raptores a fugir para a Alemanha, sem saber o que estes tinham feito e que o menino se encontrava no interior do veiculo. Carla esconde um segredo : É amante de Marco Paulo. Durante a celebração da palavra, Vasco e Xana entram bêbados na sacristia da igreja e acabam fazendo amor. Vasco acidentalmente liga o microfone e a igreja inteira ouve o que se está a passar.
Enraivecida por Diogo lhe ter mentido, Eduarda decide despedi-lo. Este defende-se dizendo que mentiu apenas porque deixou o exército depois de perder o seu melhor amigo durante a sua última missão, mas Eduarda despede-o. Contudo, mais tarde, Diogo convence Beatriz de o readmitir na herdade. A familia de Martim fica devastada ao descobrir que o acidente o tournou paraplégico. Tiago vê Diogo a trabalhar na herdade e fica enraivecido, enquanto que Eduarda começa a questionar o seu interesse por Vila Brava e pela herdade.
Martim descobre que é paraplégico e culpa a mãe. Quatro semanas depois, regressa a casa e começa a fisioterapia. Tiago insiste com Eduarda de que não quer Diogo a trabalhar na herdade, mas a sogra diz-lhe que, se o ex-militar não tiver nada a esconder, lhe dara a mão. No Carrossel, todas festejam o sucesso da festa, que lhes triplicou o lucro. Diana fala com alguém ao telefone, dizendo que ainda não arranjou o dinheiro todo e pedindo mais tempo. Eduarda apanha um jovem trabalhador, Vitor, a roubar material e despede-o, mas este ameaça-a com uma navalha.
Eduarda fica convencida que Diogo é de facto digno de confiança, depois de este a salvar das ameaças de Vitor. Tiago, por outro lado, não suporta Diogo e questiona a sua presença na herdade e na vila, pois acha que o seu comportamento de herói não é mera coincidência. Tiago vê Beatriz e Diogo juntos. Vai ter com a mulher e acusa-a de ter um caso com Diogo. Perplexa com a acusação, Beatriz nega, e farta do seu comportamento obsessivo e controlador, está decidida em terminar o seu casamento. Carlos decide arrendar casa em Vila Brava par estar perto de Diogo. Henrique é o novo Cabo do posto de Vila Brava.
Diogo ameaça Eduarda com uma carta anónima. Esta apresenta queixa à policia, convencida que tenha sido Vitor. No dia seguinte, Diogo volta a atacar, enviando um embrulho com uma bomba falsa. Para manter as aparências, este resolve a situação, mas Tiago desconfia, insinuando que tenha sido ele o responsável. Tiago ameaça Beatriz : se ela se divorciar, Afonso Maria vai parar à prisão por ter matado Rui, o filho de Norberto e Arminda.
Incrédula com a acusação de Tiago sobre Afonso Maria, Beatriz questiona o irmão, que desmente tudo. Em Lisboa, Filipe foge a um criminoso. Consegue escapar e refugia-se na casa do seu amigo, o Padre Ricardo Janeiro, quando se apercebe de que este está morto. Tenta reanimá-lo, mas sem sucesso, e acaba por esconder o corpo numa arca. Sente remorsos, mas não vê outra solução senão ficar com a identidade do amigo, indo viver para Vila Brava como padre. Eduarda contrata Diogo como seu assistente pessoal. Eduarda encontra-se com Jorge na prisão e Diogo segue-a. Jorge diz a Eduarda que quer um bom advogado que o tire da cadeia e dinheiro para depois desaparecer, caso contrário contará a toda a gente tudo o que aconteceu no passado. Rosete descobre que alguém anda a roubar dinheiro da caixa do Carrossel e confronta as bailarinas.
Diogo vai à prisão para saber o que Eduarda foi falar com Jorge. Tiago ameaça entregar as provas que tem contra Afonso Maria, caso Beatriz avance com o divorcio. Beatriz pergunta de que provas se tratam, e Tiago diz serem as roupas de Afonso Maria sujas com sangue de Rui. Beatriz volta a confrontar Afonso Maria, fazendo-o confessar que matou Rui, embora tenho sido um acidente. Elsa tem um plano para fingir um acidente e poder escapar ao trabalho, mas não corre como planeado e fica mesmo inconsciente, depois de cair à água e bater com o caiaque na cabeça.
Filipe chega a Vila Brava e é acolhido por Prazeres e Raul. Mais tarde, prepara-se para celebrar a sua primeira missa, mas está cheio de nervos, pois não sabe como se faz. Nesse momento chega Raul, e Filipe convence-o de celebrar a missa por si. Tina vê Diana a roubar dinheiro da caixa do Carrossel. Ao reparar que voltou a faltar dinheiro, Rosete reúne as bailarinas para saber qual delas foi, e Tina acaba por revelar que foi Diana. Esta defende-se dizendo que foi para pagar despesas do pai, mas Rosete despede-a. Diogo está a trabalhar no olival. Tiago observa-o de longe, e dispara na sua direção. Furioso, Diogo encara o marido de Beatriz, que lhe diz para se ir embora da herdade.
Prazeres infiltra-se no espaço de arrumos do Carrossel com a intenção de libertar ratos, mas acaba por espreitar pelos buracos na parede. Do outro lado, as bailarinas reparam que os olhos do quadro se mexeram. Tina desconfia e mete os dedos nos buracos, aleijando Prazeres, que fica sem ver nada mas consegue sair e esconder-se atrás de um carro. Tina e Diana chegam e reparam na porta dos arrumos.
Eduarda comenta os comportamentos suspeitos de Diogo ao longo do tempo, acusando-o especialmente de a ter seduzido a si e a Beatriz. Diogo defende-se dizendo que Eduarda interpretou mal, mas esta relembra o dia em que ele a levou para o hotel. Beatriz chega nesse momento e fica incrédula com o que ouviu. Na taberna, Miguel reune-se com Tina, Carla e Silvia para exprimir as suas boas intenções em relação a Silvia, mas André aparece e insulta-o . Tina, descontrolada, vai atrás dele e parte-lhe o carro.
Diogo confronta Rita por esta ter tentado prejudicar Beatriz, relembrando-a e culpando-a pelo que fez ao próprio padrasto, mas Sara ouve a conversa e descobre que Rita matou o seu pai. Marco Paulo está cada vez mais perto de descobrir que foi Joana quem atropelou Diana. Diogo tenta levar Beatriz à razão, relembrando-a que o filho que esta carrega é de ambos, mas Tiago ouve a conversa e dá a entender que é ele o pai do filho de Beatriz.
Tiago conta a Candy que Beatriz está grávida de um filho dele, embora seja mentira. Candy fica em choque e Tiago tenta acalmá-la, em vão. Em noite de festa no Carrossel, Raúl, que se prepara para deixar Vila Brava, é homenageado por Rosete e as bailarinas, ao som de Elsa e Tina cantando a sua mais recente musica. Eduarda encontra Xana fazendo vídeos na fundação e confronta-a. Xana provoca Eduarda, que acaba por lhe dar um estalo, enquanto que a câmara regista o momento.
Martim fala com Beatriz e Sara, e admite querer viver longe da avó. Eduarda ouve a conversa, e mais tarde, tenta aproximar-se de Martim e virá-lo contra Beatriz, contando-lhe que ela está grávida, e que após a chegada do bebé passará a ter menos atenção, pois ao contrário de si é seu filho de verdade. Carlos fala com a assistente social e propõe adotar Sara. Candy separa-se de Tiago.
Beatriz confronta Eduarda por esta ter acusado Afonso Maria em tribunal. Contrariada, Eduarda muda de assunto dizendo que Martim voltará a ser seu, agora que Beatriz vai ter um filho de verdade. Beatriz fica indignada. Eduarda tenta manipular Martim contra Beatriz, dizendo que deixará de ser o filho preferido quando o seu irmão nascer.
Xana esta apagando videos da sua câmara quando encontra o video da reunião entre Eduarda e o Dr. Silvério, no qual falam em incriminar Afonso em tribunal, e mostra-o a Afonso, que fica chocado. Miguel intercede pela mãe, dizendo a André que se ele retirar a queixa contra Tina e a deixar em paz, ele acaba a sua relação com Sílvia. André aceita a proposta.
Miguel acaba a relação com Sílvia, dizendo que não quer magoar mais ninguém e que ela devia procurar alguém que André aceite. Sílvia fica desfeita e vai até ao posto confrontar o pai, convencida que foi ele quem convenceu Miguel a terminar a relação. Afonso encara Eduarda mostrando-lhe o vídeo onde ela diz que vai incriminá-lo, e chora por não perceber porque ela o odeia tanto. Mais tarde, aproveitando a ausência de Xana, Eduarda pega na câmara e tira o cartão de memoria, deixando Afonso sem provas contra ela. Ao dar pela farta do cartão, a familia confronta Eduarda.
Miguel conta a Tina que terminou a sua relação para que André a deixe em paz . Tina fica em choque, mas ao mesmo tempo emocionada pelo filho ter intercedido por si. Os sinais da vulnerabilidade de Eduarda estão cada vez maiores : A vilã adormece ao volante e sofre um acidente. Xana fala com Mercedes, dizendo que gostava de levar Afonso de férias mas que não tem muito dinheiro para o fazer. Mercedes imediatamente se oferece para lhes pagar as férias.
Diogo tem um plano contra Eduarda. Beatriz cumpre o seu papel, dizendo à mãe que recebeu uma mensagem de Rodrigo a marcar um encontro. Nervosa, Eduarda diz-lhe para não ir. Mais tarde, a vilã aproveita a presença de um veterinário na herdade para vasculhar a sua mala, da qual leva um sedativo e uma seringa, com os quais prepara um sumo. Numa conversa com a filha, Eduarda oferece-lhe o sumo drogado. A conversa continua e a vilã insiste para que a filha não se encontre com Rodrigo, dizendo que ele é um psicopata, mas esta diz que é importante para ela. Beatriz sai, e Eduarda livra-se do sumo para não deixar qualquer prova do que fez. Nas cavalariças, Beatriz tem uma tontura e perde os sentidos, e Eduarda esconde o corpo, deitando-a no feno e tapando-a totalmente com uma manta. Xana já escolheu o destino das férias com Afonso, e Mercedes dá-lhe o cartão para ela pagar.
Eduarda chega ao local do encontro, decida a matar Rodrigo, mas apenas encontra uma corda com o seu nome. Nisto, recebe um SMS de Rodrigo. Desesperada, começa a disparar enquanto chama por ele. Diogo, escondido atrás de uma árvore, estranha por Beatriz não estar ali. Ao telemóvel com Afonso, Diogo diz que Eduarda apareceu sozinha no local, e pede para ele procurar Beatriz. Afonso, aflito, grita por Beatriz. Não conseguindo encontra-la, ligam para ela e seguem o toque do telemóvel, até que a encontram sem sentidos. Ela acorda, mas não se lembra de nada e chora, tendo medo pelo bebé. Afonso decide levá-la para o hospital.
No hospital, Beatriz revela que se sentiu mal depois de ter bebido um sumo que a mãe lhe deu, e os resultados das análises revelam quantidades elevadas de diazepam no seu sangue. Contudo, tanto ela como o seu bebé se encontram fora de perigo. Pelo filho, Beatriz decide desistir da sua vingança contra Eduarda. Decorre a audiência de Afonso em tribunal. O Juiz diz que o vídeo não vai ser tomado como prova válida e que a sentença será lida mais tarde. Xana fica indignada. Devido ao comportamento autoritário de André, Silvia faz greve de fome. Carla está desesperada porque ela não reage. André entra e fica furioso com Sílvia, tirando-a do sofá à força, mas ela desmaia. André fica em pânico e chama uma ambulância, enquanto Carla trata da filha.
Filipe diz a Tina que já tem comprador para metade dos telemóveis. Os dois decidem arriscar e fazer uma venda na Figueira da Foz. Afonso é condenado a oito anos de prisão efetiva. O advogado diz que vai recorrer. Miguel consegue que Sílvia coma. Ela diz que não consegue ser feliz sem ele e que se for preciso fogem juntos. André decide aceitar a relação deles. Martim enfrenta Eduarda, dizendo que quer que ela vá embora de vez. Furiosa, Eduarda faz as malas e sai da herdade.
Disfarçados de padre e freira, Tina e Filipe esperam serem contactados. Filipe conversa com uma idosa, que troca os sacos e leva os telemóveis. Ao perceberem que foram roubados, vão atrás da ladra mas não conseguem apanhá-la. Mais tarde, vêem a ladra e correm até ela. Tina tira-lhe o saco com os telemóveis, e a idosa grita ao ouvir sirenes da polícia. Tina e Filipe fogem mas perdem telemóveis. Diogo publica na internet o video de Eduarda com o Dr. Silvério, para que todos saibam o que ela fez ao proprio filho. Xana diz a Afonso que já toda a vila sabe que ele é inocente. Henrique e André chegam com um mandado e prendem Afonso, explicando que o Juiz quer Afonso preso porque acha que há risco de fuga, pois ele tem uma viagem marcada para Bali. Ficam todos indignados, e Francisco promete ajudar o filho.