Na estréia do podcast sobre ciência mais divertido da internet brasileira (rá), Silmar Geremia, Jorge Costa e Matheus Gonçalves (equipe #SciCast), aliados ao Luciano Lullio (@lclulio), tentam descobrir se o apocalipse das máquinas será pelas mãos do T-1000 ou da Cherry 2000. Por precaução, aprenda também como configurar um alerta em caso de ataque Zumbi…
No episódio desta semana do podcast sobre ciência mais divertido da internet brasileira (rá), Silmar Geremia, Jorge Costa e Matheus Gonçalves (equipe #SciCast), aliados a Atila Iamarino (@oatila e Canal Nerdologia) e Renata Picoli, discutem sobre este que é o vírus mais X-Men já enfrentado pelo homem, só que não é no bom sentido! E ainda, ao contrário do que te disseram, usar duas camisinhas não vai te deixar mais protegido.
Na continuação do episódio sobre AIDS, Silmar Geremia, Jorge Costa e Matheus Gonçalves (equipe #SciCast), com a participação especial de Atila Iamarino (@oatila e Canal Nerdologia) e Renata Picoli, ficam de cabelos em pé por causa de um número: 500. E saiba também o que falta para incrementar o uso de preservativos e nossa opinião de onde está realmente o problema da epidemia do HIV (Spoiler: Na cabeça das pessoas).
No episódio desta semana do podcast sobre ciência mais divertido da internet brasileira (rá), Silmar Geremia, Jorge Costa e Ronaldo Gogoni (equipe #SciCast), aliados a Carlos Cardoso (@cardoso, Contraditorium e Meio Bit) e Nick Ellis (@NickEllis, 366Músicas, MB, BdB e Digital Drops), reúnem seus Kindles, baralhos e alguns litros de vodka para enfrentar os nove meses de viagem até o planeta vermelho, torcendo para que o sistema de controle não confunda metros com polegadas…
Na continuação do programa sobre a colonização de Marte, Silmar Geremia, Jorge Costa e Ronaldo Gogoni (equipe #SciCast), com a participação mais que especial de Carlos Cardoso (@cardoso, Contraditorium e Meio Bit) e Nick Ellis (@NickEllis, 366Músicas, Meio Bit, BdB e Digital Drops), conversam sobre a terraformação do planeta vermelho e aquele filme cujo nome não deve ser pronunciado. Bônus: Conheçam BEL (@BEL42454c), o algoritmo de IA que simplesmente fugiu ao controle…
Pode a ciência andar de mãos dadas com a sensibilidade? Esta semana Silmar Geremia, Jorge Costa, Ronaldo Gogoni e Matheus Gonçalves (equipe #SciCast) unem-se aos pesquisadores Tatiana Nahas (@ciencianamidia e Ciência na Mídia) e Rafael Soares (@Rafael_RNAm e RNAm no ScienceBlogs) para partir em busca dos Beagles perdidos e debater sobre a necessidade de fiscalização e controle sobre os testes científicos aplicados em animais. Aproveite e finalmente descubra a diferença entre rato, ratazana e camundongo.
Será a emoção mais forte do que a razão? Esta semana Silmar Geremia, Jorge Costa, Ronaldo Gogoni e Matheus Gonçalves (equipe #SciCast) unem-se aos pesquisadores Tatiana Nahas (@ciencianamidia e Ciência na Mídia) e Rafael Soares (@Rafael_RNAm e RNAm no ScienceBlogs) na luta contra a desinformação que se espalha quando o assunto são testes científicos em animais. Divirta-se com a mais louca leitura de e-mails, emocione-se com os depoimentos comentados neste episódio e, se por acaso avistar algum maluco de cueca box adentrando o seu laboratório, Fuja para as Montanhas.
No episódio desta semana do podcast sobre ciência mais divertido da internet brasileira (rá), Silmar Geremia, Jorge Costa e Ronaldo Gogoni (equipe #SciCast), aliados ao pesquisador Luiz Gonzaga (mestrando em Energia Nuclear) e Carlos Cardoso (@cardoso, Contraditorium e Meio Bit), investigam o poder do nosso amigo, o Átomo que, assim como toda tecnologia, pode ser bem ou mal empregada. Aprenda também como pedir baguetes em alemão e não morrer de fome em Berlim.
Nós somos basicamente o que lembramos ser e, ainda que inconscientemente, o que escolhemos esquecer. Só amamos ou odiamos porque lembramos e esquecemos coisas e pessoas o tempo todo. Somos súditos e deuses desse complexo mecanismo elétrico e químico em nossos neurônios. Ao terminar de ouvir esse Scicast, talvez você perceba que imaginação e memória sejam, muitas vezes, tons diferentes do que você pensou que havia vivido, ou mesmo do que você é. E de tão complexo, ainda sabemos muito pouco sobre isso tudo. Quem sabe um dia não desvendamos completamente como funciona a Memória. Ou não, talvez estejamos limitados pelo nosso próprio objeto de estudo e nunca daremos mais do que leves pinceladas. Seja como for, venha conosco explorar a Memória Humana.
[AVISO] Esse não é um episódio sobre efeitos colaterais de vacinas… Comecemos pelo básico: o que é um crocodiliano? É possível agruparmos vários animais nesse “grupo”? Se sim, quais seriam suas características principais? O que os fosseis nos dizem sobre esses seres fascinantes e sua evolução? Quando você pensa em um Crocodiliano qual é a primeira referência pop que lhe vem à cabeça? Ouça e depois nos conte nos comentários!
Nesse momento que a Constituição vem sendo desafiada, seja aqui ou nos EUA, por exemplo, vamos entender de onde vem esse conceito e como ela interage com quem somos em sociedade. Atualmente, o constitucionalismo é a ideologia que rege, de forma geral, o sistema de organização dos Estados. A existência de uma Constituição, escrita ou não, implica uma série de normas jurídicas que limita os governos, as leis e os juízes, seja impondo procedimentos a serem seguidos, seja prevendo direitos básicos aos cidadãos. Contudo, não apenas a organização dos poderes nem sempre foi assim, mas também o próprio sistema constitucional sofreu muitas mudanças desde o seu nascimento.
Com esse episódio começarmos uma série sobre Ecossistemas Costeiros, quase um spin off da série Biomas, onde já falamos sobre a Caatinga, Mata Atlântica e o último sobre o Pantanal. O que são os Costões Rochosos brasileiros? Que tipo de biodiversidade podemos achar neles? Quais as características evolutivas esses organismos apresentam para se adaptarem a esse ambiente? Sob quais pressões evolutivas eles se formaram? E, mais importante: por que o Bob Esponja vive na Fenda do Biquíni?
No SciCast #406 vimos o que é a epistemologia e o que ela estuda, debatemos o que é conhecimento e quais os seus limites e começamos a ver a separação entre a filosofia e a ciência como formas diferentes de conhecer o mundo. Agora vamos descobrir como o entendimento sobre o conhecimento científico evoluiu a partir de Kant, focando no positivismo e em seus primeiros críticos.
Após entender como o corpo é capaz de gerar energia para o seu funcionamento, chega a hora de entender como nos movimentamos. Temos energia e precisamos transformá-la em movimento. Vamos entender como a vontade de nos movimentar chega até aos nossos músculos, quais mecanismos o Sistema Nervoso Central precisa utilizar para isso. Movimentos voluntários são muito mais complexos do que parecem, ainda existem movimentos que não possuímos controle total sobre eles. Depois de entender o que é um reflexo o ouvinte vai entender que o comentarista de futebol está errado quando diz que o goleiro fez uma defesa “no reflexo”.
Esta é a segunda parte do episódio 413: Constitucionalismo e Estado de Direito O constitucionalismo teve sua origem com o pensamento iluminista e moldou a forma como entendemos o Estado atualmente. Hoje, a Constituição é muito citada quando o governo toma alguma decisão questionável ou quando o STF vai julgar algum tema de interesse social. Contudo, a visão da Constituição nem sempre foi assim e nesse episódio vamos entender como ela chegou até o que é hoje.
O que é uma doença congênita? Qual é a diferença entre uma doença congênita, hereditária e genética? Na toxoplasmose a culpa é do gato? Quais são os impactos na saúde da mulher e do bebê na Sífilis congênita? Quais outras doenças são importantes dentro dessa temática? O que SUS faz para garantir a saúde das mulheres brasileiras e seus filhos?
“Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas precisamos de humanidade, mais do que de inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido”. Charlie Chaplin. Discurso final do filme “O grande ditador”, 1940
Bem vindos ao laboratório culinário do SciCast! Hoje vamos nos deliciar e aprender um pouquinho mais sobre os alimentos. Vamos explorar o mundo dos alimentos à base de plantas e suas implicações na nossa alimentação. Eles são saudáveis? É possível substituir a carne animal pela carne “vegetal”? Atualmente vemos vários desses alimentos nos supermercados e seu consumo vem aumentando… desse modo, como a ciência pode contribuir para a criação de produtos mais gostosos e nutritivos? O que a ciência dos alimentos nos trará de novidades?
Pega seu guarda-chuva porque hoje entraremos no fascinante mundo das nuvens! Elas são feitas de algodão? Como elas ficam paradas onde estão e não caem? Como se forma uma nuvem? Quais as espécies de nuvens? O que os diferentes tipos de nuvens podem dizer sobre as condições meteorológicas próximas e futuras? Como a chuva se forma?
Quando e onde surgiu o Cristianismo? Podemos imaginar que pregar que “todos são igualmente filhos de um Deus” e que possuem os mesmos direitos, devendo tratar os semelhantes com respeito e amor deve ter sido, para o imaginário dos governantes de Roma um absurdo ato de rebeldia. O tipo de ideia que poderia, muito bem, abalar a unidade do Império além de questionar a autoridade do Imperador perante esse suposto “Deus”. Mas o que era, afinal, essa religião/movimento revolucionário que viria a se tornar uma pedra no sapato do poder absoluto de Roma e que, mais tarde, se transformaria na religião oficial do Império?
Como uma plantinha, da mesma família do tomate, se tornou algo tão presente no dia a dia de diversas sociedades ao longo da história e até hoje, presente na cultura pop e nos consultórios oncológicos. Como historicamente nós consumimos o tabaco e quais as novas roupagens que garantem que esse hábito não morra apesar de todas as campanhas antitabagistas. Como acontece o vício e o que fazer quanto a isso.
A história da evolução das construções através dos séculos e do aprimoramento do processo construtivo está inteiramente relacionada à evolução humana. Por alguns milhões de anos os humanos se alimentavam basicamente de plantas e animais e viviam como nômades sem estabelecer raízes em nenhum lugar. A construção passa a existir a partir do momento em que há uma necessidade de estabelecer um assentamento em determinada região. Porém esse processo de “domesticação” humana terá influência em como são estabelecidas as primeiras vilas, aldeias e todos as grandes construções da história humana!
Neste episódio fizemos basicamente um FAQ sobre as atuais vacinas confeccionadas para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. No SciCast #268 explicamos detalhadamente o que é uma vacina e como seu deu o desenvolvimento do conceito e da técnica ao longo da história, então é uma ótima base para esse episódio de agora. Sendo assim, no SciCast de hoje discutimos como as atuais vacinas funcionam e quais novidades foram desenvolvidas a partir da crise vigente. Por quanto tempo dura a imunidade? O que é uma vacina de vírus inativado? Posso me infectar mesmo tomando a vacina? Pegue sua PFF2 e vem ouvir o episódio!
A litosfera, a camada mais externa, rígida e resistente da Terra é fragmentada em cerca de 12 principais placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras e se movem sobre uma camada mais fluida. Vamos entender melhor como grandes eventos e estruturas naturais são formadas e seu potencial de nos deslumbrar e agredir.
Os primeiros instrumentos musicais de origem europeia vieram para o Brasil com os portugueses. Mas isso não significa que por aqui não existia música. Povos Nativos e, mais tarde, os povos trazidos para cá como escravizados já tocavam, cantavam e dançavam! A Música Brasileira é um universo de qualidade e talento. E dentro do universo musical brasileiro surgiu uma galáxia bem peculiar: a da MPB – Música Popular Brasileira! Artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Roberto Carlos, Pixinguinha, só para citar alguns, foram os gênios por trás da mistura de ritmo, melodia, harmonia e poesia que encantaram e encantam gerações de brasileiros e outros amantes da boa música mundo afora. A MPB é um orgulho nacional. E vocês vão embarcar com a gente numa viagem pelas décadas que amalgamaram essas diversas vozes, traduzindo influências internacionais e fundindo com o que há de mais autêntico na música regional do Brasil. Venha conhecer a História da MPB!
Hora de falar do maioral dos planetas. Sim, Júpiter, o grandão. Depois do cinturão de asteroide que vem logo depois de Marte começamos a encontrar uma categoria diferente de planetas: os gigantes gasosos. Comparados com os planetas terrestres (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) os gasosos são mais massivos e menos densos. Deles o maior é Júpiter que teve uma importância histórica gigantesca (desculpe o trocadilho) para a história do nosso conhecimento do Universo.
O Poder Legislativo é muito importante na tomada de decisões dentro do Estado Brasileiro, mas também muito mal compreendido. Nesse cast vamos entender melhor esse Poder, desde a composição, passando pelas suas funções e os procedimentos para a criação de leis. Esse é um cast pra passar para aquela pessoa que sempre esquece em quem votou ou que não entende as atribuições desse poder.
Muitas enfermidades do corpo causam dor. A capacidade de diagnosticar diferentes doenças depende do conhecimento do profissional sobre as várias formas de dor. A dor é um mecanismo de proteção do corpo; ocorre sempre que os tecidos estão sendo lesados e faz com que a pessoa aja para remover o estímulo doloroso. Mas, o que é dor? Como sentimos a dor? Podemos ter maior tolerância? A dor é a mesma para todo mundo? Como funcionam os analgésicos?
O que é uma graduação? especialização? mestrado? doutorado? pós-doutorado? Como funciona a iniciação científica e as extensões? Qual é a diferença entre doutorado, PhD, pós-doc, HDR, MD? Como funciona o processo de admissão em uma pós-graduação lato sensu? stricto sensu? pós-doc? O que é CNPQ/CAPES/Fundações de Apoio estaduais e o que isso tem a ver com a carreira acadêmica?
Voltamos à História do Brasil! Aportamos nessas terras em outubro de 2020, com o cast sobre a “Descoberta do Brasil” (Scicast #396) e agora vamos adentrar ainda mais o território analisando o nosso primeiro produto agrícola: a monocultura do açúcar. O que aconteceu após o relativo fracasso das capitanias hereditárias, o constante assédio de colonizadores de outras terras além de Portugal que estavam de olho no território e o esgotamento do pau-brasil? Vamos discutir como foi o período que ficou conhecido como “Ciclo Açucareiro”, marcado também pelo estabelecimento dos governos gerais e a invasão neerlandesa! Vamos lá? Sirva-se de rapadura e caldo de cana e venha conosco!
Como podemos fazer computadores capazes de compreender e falar como humanos? Ler e interpretar textos, áudios e produzir até peças inéditas e novos conceitos? O Processamento de Linguagem Natural é a área da ciência que junta linguística, matemática e Inteligência Artificial para tentar alcançar essa meta, e ultrapassar a barreira dos chatbots.
Olá ouvintes, trouxemos um episódio extra do SciCast sobre HIV/AIDS, um oferecimento da GSK/ViiV Healthcare que se preocupa demais em trazer informações relevantes para você. Para isso, além deste podcast, ela também produziu a série Deu Positivo, em parceria com a Vbrand e CineGroup, para mostrar histórias reais de superação do estigma e discriminação por pessoas que vivem com HIV. A série estreou dia 1 de Dezembro de 2020, considerado o Dia Mundial de HIV e AIDS, e você pode assisti-la através do link que está ao final desse post! Bora ouvir e saber mais sobre HIV?!
Nesse episódio trouxemos conceitos de paisagem pelas diferentes abordagens dentro dos campos da geografia, filosofia, arte, arquitetura, urbanismo e paisagismo – desde as noções mais abstratas e subjetivas, até as definições mais objetivas e métricas. Ao final dessa discussão a ideia é percebermos que, embora o conceito de paisagem possa ser bastante diverso e amplo, chega e toca a todos, dos meios urbanos aos rurais – basta o ser humano estar presente.
Explorando a fronteira entre a física e a química estudaremos um pouco sobre a história da tão famosa espectroscopia, e também sobre algumas descobertas que mudaram o rumo dessa ciência. Além disso, vamos comentar sobre as diferentes regiões do espectro eletromagnético, um pouco sobre suas características e aplicações. Muitas aplicações do nosso dia-a-dia envolvem diretamente ou indiretamente essa área de estudo e diversão visual!
O mundo hoje está envelhecendo, um dos legados do séc XX é longevidade. Após a Segunda Guerra Mundial a rápida redução da mortalidade ao redor do mundo inclusive nos países de média e baixa renda. Em 2015 já existiam 810 milhões de pessoas com 60 anos. A estimativa é que a cada 2 segundos uma pessoa completava 60 anos de vida. Esses anos extras são um privilégio sem precedentes. Temos vivido, de fato, uma revolução da Longevidade.
Enquanto não fazemos bases permanentes na superfície da Lua e dos planetas, precisamos criar moradias temporárias no espaço: como os primeiros exploradores montaram suas cabanas onde mais tarde surgiriam colônias prósperas, vilarejos e cidades. Nossas cabanas high-tech orbitais começaram apertadas e limitadas, mas as futuras estações espaciais podem se tornar verdadeiras cidades orbitais autônomas com hotéis, parques, fazendas e jardins. Ou não…
Qual é o melhor sistemas eleitoral? Essa pergunta é válida? O que é voto? Em meio há tantos debates e embates políticos e politizados, quanto já paramos para pensar nas mecânicas e nos caminhos que colocam esse ou aquele candidato na cadeira a que se propõe? E o quanto somos efetivamente responsáveis pelas eleições? Qual a importância de entender os sistemas eleitorais? Todas essas questões se conectam pela democracia representativa na qual a maior parte das nações do globo vivem e ainda assim não é somente um caminho (elegível) que conduz ao poder.
Quando se pensa no rim logo o associamos com a filtração de toxinas e outras moléculas do corpo humano, órgão formador da urina. Apesar desta ser sua função principal, os rins possuem ainda um grande impacto em controle de funções corporais essenciais à vida como o ajuste de pressão arterial, controle de volume de líquido no corpo, produção de sangue e até impacto na densidade óssea. Vem conosco conhecer um dos órgãos mais importantes e complexos!
Neste segundo episódio contamos a impressionante trajetória do Mequinho do Brasil. Além de passearmos pelos imbróglios geopolíticos entre as maiores potências do Xadrez mundial e seus representantes. Conversamos também sobre as histórias extraordinárias de grandes mulheres enxadristas da história e atualmente.
Ainda que muito presente no imaginário das pessoas, a visão positivista, apresentada no SciCast #415, não é a mais adequada para explicar o conhecimento científico, razão pela qual já se encontra superada. Nesse cast, introduzimos o debate contemporâneo da epistemologia que tem dois autores principais como ponto de partida: Karl Popper e Thomas Kuhn.
Amanhã, dia 11 de setembro de 2021, completa 20 anos desde o evento que marcou profundamente o Séc XXI. Rompeu com paradigmas e conceitos do século anterior e abriu uma nova Era em muitos sentidos para além das relações internacionais, mas, inclusive, na cultura pop. Entenda o contexto pré e pós atentados, e como as notícias que vemos hoje são reflexo das atitudes tomadas naquele momento trágico para os EUA e para o mundo.
Eis que das cinzas do Império Romano surge um novo mundo! Bem, errado não está! Mas será que foi do dia para a noite que isso aconteceu? Ou podemos falar então em rupturas e permanências? Sendo as rupturas aqueles aspectos da vida que foram completamente modificados com a mudança do poder hegemônico e permanências… bem, vocês já entenderam! E destacamos como uma das principais permanências da era romana para a medieval a Igreja Católica, que tinha acabado de atingir um status de “religião oficial do Império”, veio se consolidar como a “religião oficial do mundo medieval”. Vamos ouvir como isso aconteceu?
O que é psicologia do esporte? Qual é o papel do psicólogo na carreia de um atleta? Quais são os objetivos de um intervenção psicológica em atletas de alto nível? Quais estratégias esses esportistas aprendem para se superarem em competições de alto nível? Qual é a diferença entre um psicólogo e um coach nesse campo de atividade?
Quando falamos de teoremas matemáticos quantos existem com nomes de mulher? De quantos lembramos? Por que se fala tanto que homem tem mais aptidão para ciências exatas do que a mulher? Existe explicação científica? Por muito tempo se acreditou que sim. Nesse episódio vamos falar dos reais motivos para termos tido menos mulheres reconhecidas nas áreas das ciências exatas, das mulheres notáveis nesse campo de estudo e do que ainda vivenciamos nos dias de hoje.
Doenças que provocam marcas e lesões na pele geralmente são subestimadas como condições que afetam apenas a autoestima do indivíduo. Mas você sabia que no caso da psoríase, o efeito é sistêmico e, se não tratada, pode comprometer articulações e até o sistema cardiovascular? Nesse episódio, nós vamos desvendar essa doença cujos primeiros relatos datam da Grécia antiga e que hoje afeta 3 milhões de brasileiros. Embora a psoríase comprometa a saúde física, uma outra doença, muito mais perigosa e presente em toda a sociedade, impacta a saúde mental dos pacientes: o preconceito. É muito comum que a falta de conhecimento sobre essa condição coloque indivíduos com psoríase em situações de exclusão, pois os demais acham que é uma doença contagiosa. Para combater esse problema, trouxemos informação, o melhor remédio e sem contraindicações! Ouça e compartilhe o que entendeu com a gente.
“Ocultação de corpos só é crime se não ocultar direito” Ao melhor estilo CSI, vamos investigar as várias ciências forenses: quais são? pra que servem? Como funcionam? O que eu preciso para trabalhar com isso? As ciências Forenses são a aplicação do conhecimento científico para a resolução de questões legais. Neste episódio discutimos como antropologia, psicologia, linguística, biologia, medicina (humana e veterinária), meteorologia, química podem ter esta aplicação. âš ATENÇÃO! Por se tratar principalmente da área criminal, este episódio tem conteúdo que pode ser desconfortável para algumas pessoas.
Dando continuidade ao tema psoríase, nesse episódio nós conversamos com o dermatologista Artur Antônio Duarte e a dermatologista que atua com ênfase em reumatologia Sueli Coelho da Silva Carneiro para esclarecer por que a psoríase é uma doença sistêmica e apontar outros problemas que a condição pode causar quando não tratada. Ao longo da conversa, os especialistas contam que a psoríase pode provocar três dores: a dor na pele inflamada, nas articulações e a dor da alma, essa causada pelos estigmas e preconceitos acerca da condição. Mas, por que dor nas articulações? Bem, cerca de 30% dos pacientes com psoríase desenvolvem também a artrite psoriásica, uma manifestação da doença que pode levar a deformação dos membros e trazer grande impacto na qualidade de vida e autonomia dos indivíduos.
Nós devemos suplementar Vit E? Devemos dosar nossos níveis séricos de Vit D? Vitamina C previne gripes e resfriados? Nesse segundo episódio sobre vitaminas nos aprofundamos na Medicina Baseada em Evidência por trás do histórico e das atuais prescrições de vitaminas em nossa sociedade. Entenda os possíveis benefícios e malefícios da suplementação vitamínica, e o porquê da Vit K ser a mais famosa da internet.
Você provavelmente sabe uma pequena parte da produção científica de Leonhard Euler. Não vamos te culpar por não conhecer todos os 866 livros e artigos que juntos chegaram a representar aproximadamente um terço do corpo inteiro de pesquisa em matemática, teorias físicas e engenharia mecânica publicadas entre os anos de 1726 e 1800. Mas esse episódio tem muito mais que isso. Têm detalhes um tanto quanto peculiares da trajetória singular desse grande cientista. Talvez algumas “hipóteses” de como alguns eventos históricos tiveram um dedinho do Euler (pelos menos nas fanfics em nossas cabeças). Vem ouvir ;)
Quem foi Robin Hood? Essa pergunta é mais complexa do que pode parecer. Ele de fato existiu? É um homem, uma mulher ou mesmo um pardal? Em qual contexto ele surge? Quais as histórias “originais” sobre ele? Como sua lenda foi sendo modificada ao longo da história? Quais eventos históricos permeiam essa lenda europeia?
As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade. As mulheres vivem mais do que os homens, porém adoecem mais frequentemente. A vulnerabilidade feminina frente a certas doenças e causas de morte está mais relacionada com a situação de discriminação na sociedade do que com fatores biológicos?
O planeta é composto por ¾ de água e ¼ de terra, mas essa diferença não significa ter água de sobra. Sendo um recurso natural tão escasso para o consumo, como nos comportamos e cuidamos desse bem natural? Onde captamos? Como tratamos? O que fazemos? Para todas essas perguntas não existe uma resposta simples mas todas giram em um grande paradigma: Qual a função do homem para manter esse bem tão precioso?
A hanseníase é uma doença que carrega um estigma social muito grande, uma vez que por muitos séculos a única conduta que tomava-se diante de pessoas acometidas desse mal era isolá-las do convívio social em redutos à força. Nesse episódio, debatemos um pouco da história que envolve essa doença, discutimos mitos e apresentamos de forma científica e sem amarras o que é, como podemos diagnosticar e qual o tratamento para essa doença que é mais uma das “doenças negligenciadas”.
No SciCast 396 nós chegamos em terras brasileiras e falamos sobre “descobrimento” por parte dos portugueses, afinal o território já existia e já era vastamente habitado. Então, no SciCast 438 entramos um pouquinho mais e falamos sobre a primeira grande monocultura brasileira e seu ciclo econômico e o governo colonial. E encerramos o episódio ali por volta de 1630 com a invasão Holandesa. Hoje, vocês nos acompanham pelas entradas, bandeiras e os antigos caminhos dos povos tradicionais que aqui habitavam.
Fenômeno da internet desde o ano passado, os jogos de palavras e suas variações vieram pra ficar ou é mais uma modinha que ninguém mais lembrará daqui alguns meses? O que são esses jogos? Como eles são feitos? Como surgiu o Letreco, uma das versões brasileiras mais conhecidas do Wordle? Como são escolhidas as palavras diárias?
A Grande Guerra do Norte (1700 – 1721) foi um conflito monumental entre dois Impérios famintos, o Império Russo e o Sueco. Ambos sempre contestando a supremacia do outro sobre a região Norte da Europa (as terras na costa do Mar Báltico). Mas, quem será que venceu essa guerra? E como isso aconteceu? Algumas táticas usadas aqui pudemos rever em outros conflitos antigos e modernos com quase os mesmos atores.
Partindo do cast de água, onde percorremos todas as etapas de tratamento de água da captação a chegada da água potável nas casas, este cast parte da água que usamos nas nossas atividades cotidianas e que vira esgoto. Por onde o esgoto passa, onde ele é despejado, formas de tratamento de esgoto, parâmetros de qualidade dos esgotos tratados, tratamentos avançados poluentes persistentes, tratamentos alternativos.
Muito tem se falado atualmente das chamadas tecnologias quânticas (criptografia quântica, teleporte, computação quântica, geradores de números aleatórios, sensoriamento, etc.). Estas tecnologias (talvez) tenham muito a acrescentar para o progresso humano. Mas o que faz uma tecnologia quântica, por exemplo um computador quântico, algo tão especial? Quais propriedades quânticas são tão “bizarras” e úteis para estas tecnologias? Neste episódio vamos destrinchar o Emaranhamento Quântico, algo tão contraintuitivo que acabou se tornando um paradoxo nas mãos de ninguém menos que Einstein, que em 1935 questionou se a Mecânica Quântica era completa ou não.
Amigo ouvinte, aqui fala o Repórter Esso! Testemunha ocular da História! Vamos conhecer como surgiu, como evoluiu e como chegou ao nosso país um dos mais importantes meios de comunicação do Século XX – O Rádio! Sintonize no seu dial nossa frequência e vamos viajar pelo mundo das ondas eletromagnéticas que levam informação e entretenimento para milhões de pessoas! Vamos lá!
Imagine que você precisa correr de um ponto A a um ponto B o mais rápido possível. Qual a velocidade máxima que você conseguiria manter? Agora imagine que você precisa levantar um peso. Um botijão de gás ou um móvel. Qual o peso máximo que você conseguiria levantar? Agora imagine essas mesmas situações onde no ponto B tem uma pessoa que você ama muito que está entre a vida e a morte esperando um remédio que está contigo no ponto A. Será que você não conseguiria um pouquinho mais do seu desempenho físico? Onde estava essa força? De onde saiu aquela resistência física? Quando falamos de efeito placebo no esporte estamos falando de mecanismos que podem dar um boost nas nossas capacidades físicas que destravam algumas reservas fisiológicas.
Existem grandes diferenças entre os gêneros masculino e feminino na saúde, principalmente em números de morbidade, mortalidade e expectativa de vida. As justificativas vão além das especificidades biológicas entre homens e mulheres, também estão nas diferenças sociais e étnicas, as expectativas que a sociedade patriarcal coloca sobre os homens e a busca ao serviços de saúde, com profissionais próprios para o público masculino.
Para a maioria das pessoas, Origami carrega um sentimento lúdico, remetendo às brincadeiras infantis: bichinhos de papel, passarinhos, sapos, barcos e, o eternamente popular, aviãozinho de papel. Mas, Origami, é muito mais que isso, é uma arte sofisticada e uma engenharia precisa. A arte de dobrar papel, além do seu poder lúdico, se baseia em técnicas que tem se mostrado extremamente úteis nas mais diversas áreas, desde a escala microscópica até o espaço.
Brasil tem um sistema de governo presidencialista. Mas o que isso significa? Quais das características políticas do nosso país podem ser atribuídas a esse modelo? Nesse cast vamos entender esses conceitos melhores para compreender um pouco melhor as relações entre Poder Executivo e Legislativo no Brasil e em outros países que adotam o mesmo sistema.
O que é a loucura? Quem é o louco? A loucura existe mesmo? Passamos por vários momentos históricos onde o personagem do louco foi sendo discutido, usado e diagnosticado por várias vertentes científicas ou não da sociedade. Mas, em qual momento nós começamos a colocar isso tudo sob crítica? Quais movimentos foram responsáveis por questionar a ciência da psiquiatria vigente? Quais os reflexos dessas discussões no Brasil?
O que é a loucura? Quem é o louco? A loucura existe mesmo? Passamos por vários momentos históricos onde o personagem do louco foi sendo discutido, usado e diagnosticado por várias vertentes científicas ou não da sociedade. Mas, em qual momento nós começamos a colocar isso tudo sob crítica? Quais movimentos foram responsáveis por questionar a ciência da psiquiatria vigente? Quais os reflexos dessas discussões no Brasil? Como o SUS está preparado para lidar com isso tudo?
Fenômeno que está no cerne da formação da identidade e, principalmente, do povo brasileiro. A escravidão africana inciou-se em um contexto onde as potências europeias viam a colonização das terras recém descobertas do lado de cá do Atlântico apenas como um empreendimento extrativista, em um primeiro momento, e mercantilista em uma segunda fase, quando potências como a Inglaterra se viram impelidas a conquistar novos mercados consumidores para os produtos que resultaram da sua revolução industrial.
Com o desejo de se ver cada vez mais longe e cada vez melhor, o ser humano sempre empurrou a fronteira dos telescópios à frente. Desde as primeiras lunetas até os grandes observatórios em solo, o desafio foi sempre se livrar das interferências da atmosfera e ampliar os horizontes do espectro eletromagnético. Com isso surgiu a era dos telescópios espaciais, tirando a atmosfera da frente e fazendo descobertas incríveis desde o infravermelho até os raios gama. E é sobre isso que conversamos no SciCast de hoje!
O que é ser um humano? Com as tecnologias que temos hoje já somos transhumanos? Um óculos, um celular, uma prótese já é transhumanismo? Ou não? O que seria transhumanismo? Que tipo de modificação nos faria deixar de ser humano? Quais consequências éticas e sociais do transhumanismo? Qual é, afinal, o futuro da humanidade?
De material extremamente leve e barato de produzir até um dos melhores materiais com condução elétrica e resistência, temos o milagroso grafeno! Mas o que é o grafeno? Como foi produzido pela primeira vez e quais motivos levaram a humanidade a correr atrás desse “boom” causado pela descoberta? Seria ele similar ao grafite, que conhecemos muito bem no dia-a-dia? No episódio de hoje vamos entender um pouco mais sobre a ciência de materiais e como a química está envolvida para explicar sobre as configurações, propriedades e aplicações do grafeno.
Nesse episódio especial do SciCast, sentamos à mesa para conversar sobre esses 500 episódios e os quase 10 anos de SciCast. Contamos bastidores, anedotas e o porquê fazemos o que fazemos há tanto tempo. O Brasil mudou e mundo dos podcasts também, sendo asssim, onde o SciCast se encontra nesse cenário? Quem foram os participantes que mais gravaram episódios? Como vocês conheceram o SciCast? Onde ouvem? Como ouvem? E o mais importante: nosso muito obrigado por todos esses anos não nos deixarem falando sozinhos, ouvintes. Um obrigado especial aos nossos patronos que dedicam um pouco mais do que tempo e nos ajudam a manter todo o projeto Deviante. Por falar nisso, que equipe sensacional essa do Deviante, hein?! Parabéns por se dedicarem tanto à divulgação científica e ao SciCast! E, claro, obrigado Silmar!
Os jovens do século XXI estão desenvolvendo-se em um ambiente saturado pela mídia, onde a existência e vivência de pessoas que se enquadram na comunidade LGBT é notavelmente visível. Seja por meio do jornalismo, política, entretenimento ou redes sociais, o foco em indivíduos e na comunidade tornou-se elemento importante do discurso público. Mas, nada disso é necessariamente novo, ou é? Quais momentos foram marcantes para essa luta?
A ficção, por mais longe do nosso mundo que esteja, sempre traz uma visão sobre a realidade, pois é feita por pessoas que nela estão inseridas. Ao analisar uma obra de ficção, podemos entender melhor o nosso mundo e, claro, enriquecer a leitura de nossas obras preferidas. One Piece é conhecido por sua riqueza no desenvolvimento de mundo e nos apresenta um sistema político muito peculiar, com paralelos e diferenças com a nossa organização. Embarque nesse cast em parceria com o pessoal da Opex para entender melhor o Governo Mundial e as relações entre os países do mundo de One Piece.
Meu cliente não me pagou, meu vizinho espalhou um boato contra mim no grupo do condomínio, acabei me envolvendo em um acidente de carro, recebi o famoso processindo… E agora? Nessas situações, a Lei Brasileira prevê que todo conflito de interesses jurídicos, entre direitos e deveres, deve passar por um Processo Judicial. Mas o que é, como são feitos, do que juízes e advogados se alimentam? Hoje, isso e muito mais, no SciCast.
Intrinsecamente relacionada ao processo produtivo, não no sentido de transformar o material, mas no sentido de prover meios de isso acontecer. Têm raízes históricas nos gregos antigos e nos fundamentos da matemática, marcando presença no comércio dos Fenícios e nas doutrinas militares de Napoleão. Não existe civilização sem ela, a “coisa” que coloca tudo em movimento. Hoje, falemos de logística, no SciCast!
A consciência nos permite ser agentes no nosso próprio mundo, interagir com outros e atribuir consciência a outros também. Mas onde está essa consciência? De onde ela surge, como se reproduz, do que se alimenta? Onde está o EU? A filosofia, psicologia, neurobiologia, há séculos tentam entender, delimitar, classificar, e descrever o que é a consciência. Quais os critérios necessários e suficientes para um ser ser considerado consciente, e a ética envolvida nisso. Buscando assim conseguir determinar quais seres são conscientes e quais as consequências disso. Mas isso é realmente necessário, ou seria uma perda de tempo?
Para explicar o Iluminismo, muitas vezes utilizo uma metáfora: vivíamos em um mundo antes dele e agora vivemos em outro. A mentalidade atual tem muito dos princípios iluministas enraizados em si. Assim como as instituições e tudo aquilo que a gente entende como “sociedade civil organizada”. Mas como essas ideias nasceram e quem foram seus pensadores? Nesse cast, que é apenas a parte 1, damos uma breve pincelada do que teria sido o nascimento do Iluminismo.
Em alguns dias teremos o início da Copa do Mundo, que sem sombra de dúvidas é o torneio mais esperado pelos amantes do futebol. O futebol é uma linguagem universal dos campos, conhecido em qualquer parte do planeta, independentemente da sua nacionalidade ou religião. O esporte atravessou fronteiras e parou guerras, e, nesse contexto, não é difícil de imaginar que o esporte mais popular do mundo tenha um torneio que coroa a seleção de jogadores de uma determinada região como os melhores do mundo. Mas, como surgiu a Copa do Mundo? Quais os jogos históricos? Seus grandes jogadores? Existe Copa do Mundo feminina? Neste episódio vamos tentar colocar a bola do chão, armar a jogada e finalizar para o gol, para que você tenha uma compreensão maior do que esse torneio significou e ainda significa para uma parcela gigantesca da população mundial e porque o futebol é tão amado neste planeta “redondo”
A consciência nos permite ser agentes no nosso próprio mundo, interagir com outros e atribuir consciência a outros também. A filosofia, psicologia, neurobiologia, há séculos tentam entender, delimitar, classificar, e descrever o que é a consciência. Quais os critérios necessários e suficientes para um ser ser considerado consciente, e a ética envolvida nisso. Buscando assim conseguir determinar quais seres são conscientes e quais as consequências disso. Mas isso é realmente necessário, ou seria uma perda de tempo?
Em alguns dias teremos o fim da Copa do Mundo, que sem sombra de dúvidas é o torneio mais esperado pelos amantes do futebol. O futebol é uma linguagem universal dos campos, conhecido em qualquer parte do planeta, independentemente da sua nacionalidade ou religião. O esporte atravessou fronteiras e parou guerras, e, nesse contexto, não é difícil de imaginar que o esporte mais popular do mundo tenha um torneio que coroa a seleção de jogadores de uma determinada região como os melhores do mundo.
O que é direito? Se você quiser constranger um advogado ou o seu colega de faculdade que faz direito e não para de te falar de leis, faça essa pergunta. Discutimos, dentro outras coisas, um tanto de filosofia do Direito. Partimos da visão atual do direito, voltamos no tempo para entender que o direito nem sempre foi visto como ele é. Nosso passeio pela visão do direito nas diferentes épocas na Europa nos leva até a modernidade, quando o direito começa a tomar a forma como o conhecemos e perpassa as diversas eras e conceitos de direito
Como um caso de maus tratos pode ter influenciado alguns dos maiores ataques terroristas da história? Como Isaac Newton pode ter influenciado o comunismo chinês? Como um ato de bondade pode ter proporcionado um dos maiores crimes contra a humanidade? Em essência, como eventos aparentemente insignificantes podem influenciar grandes mudanças de rumo na história da humanidade? No último SciCast de 2022 falamos sobre o “Efeito Borboleta” na história!
Vamos começar 2023 com as perspicazes perguntas dos nossos pequenos intrépidos perguntadores! Por que será que o vento muda de direção? Por que as cobras produzem venenos? Como a água apaga o fogo? Como ser professor universitário? Por que as pessoas dão choque? Vocês realmente sabem responder essas perguntas e outras que essas crianças de 3 a 13 anos nos fazem diariamente?
O SciCast, em parceria com a Pfizer.Brasil, traz uma série de 3 episódios sobre vacinas, vacinação e os impactos da desinformação. O projeto é parte da campanha “Fake News Não!”. Nesse primeiro episódio, explicamos o que é uma vacina, como elas interagem com o sistema imunológico, quais os tipos de vacinas que temos disponíveis e quais as notícias falsas que mais circulam atualmente sobre esses temas. Bora saber mais e compartilhar com a galera para acabar com as fake news?
Não existem métodos contraceptivos e em todo ato sexual, que possibilite, haverá como resultado um ou mais filhos! Haveria uma explosão populacional? Qual seria o papel das mulheres nessa sociedade? Como seria encarada as diversas sexualidades? O aborto seria legalizado? Como as religiões lidariam com tudo isso? Em mais um SciCast de férias, dessa vez trouxemos um Contrafactual!
O SciCast, em parceria com a @Pfizer.Brasil, traz uma série de 3 episódios sobre vacinas, vacinação e os impactos da desinformação. O projeto é parte da campanha “Fake News Não!”. Nesse segundo episódio, percorremos o histórico de campanhas vacinais no Brasil, falamos dos desafios para ampliar a vacinação na população nos tempos de hoje e quais as notícias falsas que mais circulam atualmente sobre esses temas. Bora saber mais e compartilhar com a galera para acabar com as fake news?
O SciCast, em parceria com a @Pfizer.Brasil, traz uma série de 3 episódios sobre vacinas, vacinação e os impactos da desinformação. O projeto é parte da campanha “Fake news Não!”. Nesse terceiro e último episódio, nosso papo é sobre os impactos das fake News, infodemia e como a desinformação contribui para o retorno de doenças perigosas. Falamos também sobre as notícias falsas que mais circulam atualmente sobre esses temas. Bora saber mais e compartilhar com a galera para acabar com as fake news?
Animais não-humanos têm emoções, sentimentos e consciência do que está acontecendo com eles e ao redor deles? Como nós humanos lidamos com isso? Como os sistemas de produção animal lidam com as demandas de bem-estar animal? Como tratamos os animais silvestres? Por que é importante entendermos sobre senciência animal? O SciCast em parceria com a Proteção Animal Mundial traz essa semana uma discussão sobre Senciência Animal!
Em vez de criamos Lhamas, criamos expectativas! O que vem por aí nas tecnologias de vacinas? Como as vacinas de RNA podem contribuir para esse avanço? O que é e o que pode realmente fazer o ChatGPT? Quais os novos medicamentos para Alzheimer? Como a Ciência tem avançado na luta contra o envelhecimento e o câncer?
Se é complicado se adaptar à sociedade com nossa identidade cultural, que dirá uma pessoa que se perceba fora de seu gênero e sexo. A transexualidade é uma realidade e merece toda a atenção e respeito, o que nem sempre acontece no Brasil, seja por ausência de Leis ou de políticas de Estado que garantam direitos. Por isso, vamos discutir quais as normas hoje presentes para garantir o mínimo de dignidade, respeito e honra às pessoas trans.
Durante a pandemia, muitas das práticas na educação tiveram que se adaptar, tanto para um novo formato ou até mesmo para uma nova metodologia. Algumas dessas mudanças já estavam sendo implementadas e foram aceleradas, algumas formas abandonadas com a volta ao presencial, mas e daqui pra frente? Como vai ser a educação do futuro?
Se em ombros de gigantes enxergamos mais longe, imagine a 1,5 milhões de quilômetros do chão e com um espelho de 6,5 m de diâmetro coletando luz. Depois de décadas de desenvolvimento, 10 bilhões de dólares investidos e muitos atrasos, o Telescópio Espacial James Webb finalmente foi ao espaço. Mas o que ele tem de tão especial? Por que mandar um objeto tão caro para tão longe? O que já aprendemos com ele até agora? É isso que vamos explorar nesse episódio.
Atualmente, a organização política das comunidades humanas se faz majoritariamente (se não exclusivamente) por Estados. Por isso, é difícil pra nós entendermos outras formas de organização política. Porém, o Estado é uma criação da modernidade, não existindo nas sociedades feudais medievais ou nos antigos impérios. Uma forma de entendermos a diferença entre Estados e outras formas de organização política é compreender o que faz um Estado, seus elementos essenciais.Nesse cast veremos as características do elemento humano do Estado moderno, o povo.
Você já precisou excluir arquivos para poder baixar outros por problema de falta de “espaço”? Você acumula coisas em casa sem utilidade? Já acabou o gás durante o preparo de alguma refeição? Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, vem com a gente para um cast que vai ficar guardado na sua memória.
Nem tudo que os olhos veem o coração sente. À medida que a astronomia avança no entendimento do Universo cada dia usamos menos nossos cinco sentidos para estudar os astros. Nem todos os sinais vindos do espaço são luz como a gente concebe. Outras radiações eletromagnéticas mais exóticas atravessam nossa atmosfera e atingem a superfície da Terra. Ondas de rádio são produzidas por tantas fontes naturais. Se pudéssemos “ouvi-las” o espaço sideral pareceria uma cacofonia de altos e baixos conforme apontamos nossos “rádios ouvidos” para diversas direções do cosmos.
Um homem de borracha e um chapéu de palha, elementos de suma importância na obra ‘One Piece’ que são caracterizados justamente pelos materiais que os compõem. A Engenharia e a Ciências dos Materiais é a área do conhecimento que estuda, desenvolve e produz os materiais que são utilizados para constituir todas as ferramentas, utensílios e dispositivos que a sociedade tem acesso. Nesse episódio teremos novamente um crossover de dois podcasts, no qual o SciCast e o OPEXCast discutirão elementos básicos de materiais dentro do contexto de ‘One Piece’.
Se você tivesse que escolher 50 alimentos que representassem o Brasil, quais seriam eles? Quais critérios utilizaria? Vem conosco entender como a Embrapa fez essa escolha e quais critérios ela utilizou. Como o terceiro maior produtor de alimentos do mundo pode ter quase um terço da sua população em insegurança alimentar de moderada a grave? E, claro, você gosta de abacate? Doce ou Salgado? Qual receitinha representa sua relação com o Abacate?
Essa semana chamamos um scicaster especialista em direito do consumidor para responder as dúvidas dos nossos patronos! Quanto tempo você tem para devolver uma compra? Você pode processar a netflix? Comprar online por cartão de crédito é mais seguro do que por pix? Você pode deixar de receber ligações de telemarketing? E outras dúvidas comuns!
Essa semana no SciCast falamos sobre a onda de calor que assola parte do país; sobre o que é ESG e como algumas empresas praticam o famoso greenwashing; e como diversas economias lidaram com todas as mudanças econômicas dos últimos e onde isso ainda reflete nos dias de hoje, além da taxa de juros americana e do chamado “consumo de vingança”.
Onde você estava quando o MAIOR desastre do programa espacial brasileiro aconteceu? Você sabia que o Brasil tem um programa espacial? Mas, voltando ao desastre, o que causou esse acidente? Quantas pessoas foram vitimadas? Quais as consequências? Por que Alcântara foi escolhida para o lançamento? E muito mais…
Onde você estava quando o MAIOR desastre do programa espacial brasileiro aconteceu? Você sabia que o Brasil tem um programa espacial? Mas, voltando ao desastre, o que causou esse acidente? Quantas pessoas foram vitimadas? Quais as consequências? Por que Alcântara foi escolhida para o lançamento? E muito mais…
“Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.” Foi o que Nietzsche disse. Mas, numa sociedade, para resolvermos os conflitos, é preciso definir algo como fato para que se chegue a uma decisão. Nessa discussão vamos ver como e por que as provas são colhidas e seu valor dentro da Justiça e da Administração Pública no Brasil.
Todo brasileiro conhece Santos Dumont e seus feitos na aviação. Existe uma aviadora brasileira desconhecida, cujos feitos são igualmente impressionantes. Ada Rogato foi uma mulher pioneira que desbravou os céus das américas, venceu campeonatos de paraquedas, realizou missões militares e recebeu dezenas de condecorações internacionais. Ainda assim o brasileiro não sabe quem foi essa mulher. Tá na hora de corrigir isso.
Imagine ir ao dentista sem anestesia? Imagine fazer um procedimento cirúrgico sem anestesia? Imagine fazer cirurgia em um animal não humano sem anestesia? Pois é, é sobre essa tortura cenário que conversamos nesse episódio do SciCast/Contrafactual. Como seriam as cirurgias hoje em dia? Quais outras técnicas usaríamos num mundo sem anestesia? A terapia intensiva ainda existiria? A cirurgia plástica ainda existiria? Como a pediatria e a medicina veterinária seriam impactadas?
No SciCast dessa semana trouxemos especialistas para falar de biomateriais e como bichinhos geneticamente modificados podem fazer um tecido super resistente; conversamos também sobre novos usos de IA’s e do ChatGPT! Saiba porque o perfil do nerd programador mudou e agora correponde a um “xavecador de robô”
Por muito tempo, o conhecimento teórico gerado sobre o direito era predominantemente filosófico, mas com o capitalismo surge a necessidade de um conhecimento técnico e dogmático que dê ao direito à segurança que as transações comerciais precisam. Diante disso aparece a teoria do direito e, dentro do contexto de nascimento das ciências sociais como ciência, a chamada “Teoria Pura do Direito” pensada pelo austríaco Hans Kelsen.
Você reparou na variação de preços dos alimentos na feira? Como funciona essa inflação dos alimentos? Um hospital pode se negar a colocar um DIU? Esse é considerado um método abortivo? O Brasil realmente detém as maiores reservas mundiais de Nióbio? Por que o Nióbio agrega tantas propriedades específicas e interessantes aos vidros?
Os pólos do planeta, o Ártico e o seu oceano congelado e a Antártida, um continente enterrado sob as geleiras, despertam o fascínio dos homens desde a antiguidade. Cientistas e aventureiros se arriscam em suas águas desde muito tempo. Trazemos aqui um breve recorte dessas aventuras, uma focando o Ártico e a busca pela “passagem noroeste” e outra, em breve, focando a Antártida e sua disputada corrida até o pólo magnético do planeta. Para essa expedição, convidamos os intrépidos exploradores do GeoPizza, num crossover inédito com o Scicast. Venham conosco congelar até os ossos!
Quais os desdobramentos do caso da atriz Klara Castanho e os seus dados médicos vazados por um hospital de uma grande rede de hospitais? Por que no Brasil as indenizações são dessa forma? Por que o Tik tok pode ser banido dos EUA? O que a China tem a ver com isso? Como as eleições podem influenciar essa questão?
Essa semana o SciCast, na verdade, será um Contrafactual onde brincamos com a possibildiade de sermos animagos. Qual seria sua versão animal? Como essa possibilidade mudaria a maneira como nos relacionamos em sociedade? Qual seria o impacto sobre as leis e costumes relacionados aos animais não-humanos? Quais habilidades não-humanas nos beneficiariam?
Você é livre pra fazer suas escolhas? Ou será que todas já estão determinadas? Você de fato escolheu ouvir esse cast ou será que toda a sua história de vida, junto com a história do universo, te levaram a isso? Um debate filosófico sobre o que significa viver em um mundo determinista, as repercussões teóricas e práticas disso.
Os pólos do planeta, o Ártico (no SciCast 579) e o seu oceano congelado e a Antártida, um continente enterrado sob as geleiras, despertam o fascínio dos homens desde a antiguidade. Cientistas e aventureiros se arriscam em suas águas desde muito tempo. Trazemos aqui um breve recorte dessas aventuras na Antártida e sua disputada corrida até o pólo magnético do planeta. Para essa expedição, convidamos os intrépidos exploradores do GeoPizza, num crossover inédito com o Scicast. Venham conosco congelar até os ossos e aprender sobre os corajosos homens que entregaram suas vidas em nome da exploração e das descobertas nessas regiões inóspitas!
Sejam bem vindos aos anais da história industrial, onde as forças da produção não apenas moldaram máquinas, mas também esculpiram os contornos da economia. Das últimas décadas do século XIX ao apogeu dos anos 80, testemunhamos uma sinfonia de inovações, desde os princípios da Administração Científica de Taylor até a vanguarda do Sistema Toyota de Produção.
O RPG é, pra muitas pessoas, uma diversão, um hobby, uma forma de socializar com os amigos, mas, para além disso, ele pode nos ensinar lições sobre a vida, o universo e tudo mais, simular situações que podem nos ajudar a ver o mundo pelos olhos dos outros ou mesmo a pensar sobre problemas para antecipar soluções que usaremos na vida real. Neste aniversário do melhor podcast de RPG que existe, vamos conversar sobre como o RPG pode ser usado na educação, tanto formal quanto informal.
Vamos falar como as mudanças climáticas já afetam nosso cotidiano e como vão afetar ainda mais ao longo do século XXI. Para elaborar essa pauta, consultamos relatórios do IPCC, textos de portais de notícias e artigos científicos que nos mostram verdades muito inconvenientes e desconfortáveis. Vamos constatar que as mudanças climáticas atuam como um intensificador de desigualdades já existentes. Esse debate é muito extenso e vai ganhar mais complexidade nos próximos anos, através de novas observações e descobertas que serão feitas pela comunidade científica. Desse modo, é muito provável que esse tema seja discutido em episódios futuros do SciCast.
Qual a diferença entre cardioversão e desfibrilação? Quais as novidades sobre a cardioversão? Os carros elétricos chineses ameaçam o mercado global e o mercado americano? A maconha foi liberada no Brasil? Quais técnicas jurídicas foram utilizadas no recente julgamente do STF sobre a descriminalização do porte de maconha?
A ficção científica é, em sua essência, arte e entretenimento. Seu conteúdo não precisa ser exato cientificamente falando, mas somente sua linguagem e temática. Em ficção científica a ciência real ou imaginada (a psico história e a robótica de Asimov por exemplo) tem um papel mais de moldura e cenário do que de protagonista em si. A ciência do sci fi permite a existência da trama, cria espaço do desenrolar do enredo… cria ambiente onde os personagens (cientistas ou não) vão transitar. Claro que muito de ciência básica tem sido sistematicamente sacrificado em prol da liberdade poética. Vamos examinar de forma cirúrgica estes erros científicos de grandes obras da sci fi.
Neste episódio vamos nos adentrar no fascinante mundo da economia planejada. Se colocando como uma força contrária ao livre mercado, a economia planejada oferece soluções e desafios. Vamos discutir como sistemas econômicos planejados funcionam, suas vantagens e desvantagens, e como eles se comparam aos modelos de mercado livre. Além disso, analisaremos exemplos históricos e contemporâneos de economias planejadas, discutindo seus sucessos e fracassos. Aconchegue-se, fique confortável enquanto desvendamos os mecanismos e motivações por trás da alocação centralizada de recursos e as lições que podemos aprender desses sistemas. Este episódio promete enriquecer seu entendimento sobre um dos pilares fundamentais das ciências econômicas.
Fenômeno que está no cerne da formação da identidade e, principalmente, do povo brasileiro, a escravidão africana inciou-se em um contexto onde as potências europeias viam a colonização das terras recém descobertas do lado de cá do Atlântico apenas como um empreendimento extrativista em um primeiro momento, e mercantilista em uma segunda fase, quando potências como a Inglaterra se viram impelidas a conquistar novos mercados consumidores para os produtos que resultaram da sua revolução industrial.
Por que cada vez mais mulheres estão tendo filhos mais tarde? Falamos sobre as questões de priorizar o desenvolvimento profissional e se estabilizar antes de engravidarmos. Mas ainda assim, são diversos os desafios que mães enfrentam na carreira acadêmica. São menos mães nos cursos de pós, as expectativas são injustas (de todas as partes). Ser mãe é um desafio por si só, mas ser mãe na academia é ainda mais desafiador.
O que acontece quando o pensamento científico segue para um caminho errado? Hoje a gente vai falar da pseudociência, sua origem e efeitos. E mais, porque, numa sociedade cheia de informação, isso ainda existe, e quem ganha com isso. Convidamos as cientistas e divulgadoras de ciência, Laura Marise e Ana Bonassa do canal Nunca Vi 1 Cientista
Um assobio estridente na mata, do qual não se consegue determinar a origem, fazendo o sangue do viajante solitário pelos sertões do Brasil gelar na veias! Objetos que somem sem deixar vestígios! Cavalos exaustos e com as crinas trançadas logo de manhã! Ruídos na mata, som de gargalhadas e mais troças e sustos pregados nos desavisados! É o Saci! Quem é essa criatura mítica, que tanto pode ser perigosa e aterrorizante, quanto divertida e irreverente a ponto de se tornar um personagem de histórias infantis? E não só isso! Ele ganhou o seu próprio dia! Que cai exatamente no dia do halloween americano, para lembrar que no Brasil, temos nossos próprios mitos! E eles não são nada fracos quando comparados com os gringos! No Scicast de hoje vamos conhecer as possíveis origens desse mito folclórico brasileiro!Com vocês, o Saci!
O sistema eleitoral dos Estados Unidos é um dos mais complexos e singulares do mundo, resultado de uma longa história de compromissos e debates políticos. No dia da eleição, o SciCast explorou o sistema em três principais frentes: o sufrágio (quem pode votar e as barreiras ao voto), as eleições legislativas (como os membros do Congresso são eleitos) e as eleições presidenciais (incluindo o controverso sistema de voto indireto). Por fim, abordamos as eleições de meio de mandato (midterms), que desempenham um papel crucial no equilíbrio de poder nos EUA.