Carlota conhece o noivo, o príncipe João. Juvêncio agarra Manuela. João é nomeado príncipe regente. Carlota seduz Gastão. Gomes reencontra o pai. Manuela é expulsa de casa.
Manuela esconde Gomes dos soldados. Carlota maquina para tirar João do poder. Gomes salva Manuela das garras de Juvêncio. Arminda arma uma cilada e Gomes cai nas mãos de Bagaceira.
Gomes escapa de Bagaceira e leva Manuela à casa de sua mãe. O comerciante ameaça Branca e Marialva a defende. Eugênia revela a João que está grávida. Gomes beija Manuela.
Carlota descobre a gravidez de Eugênia. Gomes é traído e condenado à forca. Juvêncio ameaça abusar de uma das meninas e Manuela volta para casa. João é pressionado pelos franceses.
João decide enviar Pedro ao Brasil. Pedro foge. A França invade Portugal. Juvêncio estupra Manuela. Branca flagra Marialva com Carlota. Gomes e Manuela têm primeira noite de amor.
Todos se preparam para embarcar. Marialva diz para Carlota Joaquina que ficará em Portugal com Branca. Francisco acha que Manoela está morta e embarca sem a amada.
No Brasil, decidem-se as casas em que a corte irá morar. Nas portas, pintam PR (Príncipe Regente), mas a população interpreta como Ponha-se na Rua.
Passam-se dez anos e Pedro vira um homem. Pedro está brigando clandestinamente e Carlota tenta pegá-lo no flagra e manda milicianos para prender todos no local, mas Pedro foge.
D. Maria se joga no mar tentando voltar para Portugal e morre. Miguel não conta ao irmão da morte da avó. D. João estranha a ausência de Pedro no velório e encontra-o com mulheres.
D. João expulsa Pedro de casa e declara que Miguel será seu sucessor. Pedro se hospeda na casa de Emengarda, mas acaba sendo expulso.
Rita arma para Manuela, que acaba presa. João e Pedro discutem. Pedro tira a roupa e humilha o pai. Pedro impede Miguel de chicotear Plácido. Miguel arma uma vingança.
Manuela herda uma fortuna de Xuxu e deixa a prisão. Dom João decide arranjar um casamento para Pedro. Miou-Miou arma e Inês flagra Gomes. Branca é humilhada pelo marido.
Felício se encanta por Domitila. Gomes engana Miou-Miou, arma flagrante contra Fernão e fica noivo de Inês. Dandara descobre o interesse de Miguel por Pedro. Gomes é preso.
Manuela pede a Soares para encontrar suas irmãs. Pedro procura Naomi. Dom João decide invadir a Argentina. Branca descobre que está pobre. Dom João passa mal. Gomes foge da prisão.
Carlota morre de raiva. Pedro envia uma joia para Naomi, mas Catherine impede que ela aceite. Naomi ganha outra joia, mas se surpreende ao ver que foi mandada por D. João.
Carlota manda Naomi sumir da Corte e ela chora nos braços de Pedro. O Conde dos Arcos conhece Leopoldina, a futura mulher de Pedro.
Pedro quer ver o retrato de Leopoldina, mas D. João finge que Lobato perdeu-o. Leopoldina se encanta ao saber que Pedro é um intelectual. Naomi espera um filho de Pedro.
Domitila pressiona e Felício pede sua mão em casamento. João e Carlota mandam prender Naomi. Gomes dorme com Inês. Manuela foge.
Dandara e Plácido armam um plano e entram no asilo onde Pedro está internado. Carlota revela a Pedro que ele é filho de Marialva. João escuta Gomes falar mal dele.
Leopoldina fantasia com o noivo. Domitila sonha com Pedro no dia de seu casamento. Naomi vai embora da Corte, Carlota mostra o quanto pagou para um decepcionado Pedro.
Domitila procura Chalaça, fazem amor e ficam amigos. Pedro sai para a farra e se embebeda na casa de Miou Miou. Chalaça briga com Pedro e joga-o na rua.
Manuela decide vender doces. Pedro e Gomes ficam amigos. Domitila engravida. Pedro descobre que o filho de Naomi morreu. Carlota e Miguel armam contra Pedro.
Pedro e Chalaça se divertem juntos. Leopoldina engravida de novo. Pedro vai a São Paulo e se hospeda na casa de Castro. Girando na chuva, Pedro vê Domitila e se apaixona.
Manoela vê uma foto de Chalaça no jornal ao lado do príncipe e desiste do casamento. Oferece-se ao capitão de um navio para todos os serviços e embarca para o Brasil.
Domitila vai atrás de Pedro na corte e os dois se entregam à paixão. Miguel faz um empréstimo a uma empresa falida e Pedro assume a culpa. Pedro faz uma promessa a João.
Carlota sofre com a morte de Marialva. Gomes descobre a verdade sobre os sentimentos de Miguel. João obriga Pedro a voltar a Portugal, mas ele se recusa. Começa a revolução.
Manuela encontra Gomes e o segue. Alvilez pressiona João a fazer um juramento. Avilez cerca o paço atrás de Pedro. Pedro enfrenta os militares e faz uma declaração aos brasileiros.
Carlota pressiona Miguel, que confessa seus sentimentos por Pedro. Manuela e Gomes ficam frente a frente. Pedro leva Domitila para a Corte. A família real deixa o Brasil.
Domitila rompe com Pedro. Portugal pressiona Pedro com ordens abusivas. Pedro sente dores no estômago. Manuela escreve para Leopoldina. Pedro declara a independência do Brasil.
Pedro nomeia Domitila ama de Leopoldina. Domitila é hostilizada na Corte. Leopoldina acusa Gomes de roubo. Domitila ofende Leopoldina e as criança e Pedro fica indignado.
João visita Carlota na prisão. Manuela envenena Pedro contra Gomes. Domitila descobre que está grávida. Miguel coloca Maria da Glória em perigo.
Pedro revela a Gomes que sabe que ele é o marinheiro que possuiu Carlota no navio. Pedro rompe com Gomes. Leopoldina diz a Domitila que sabe quem é o pai do bebê que espera.
Leopoldina flagra Pedro e Domitila na cama, ela foge a cavalo, mas acaba caindo. Bonifácio fecha a casa de Miou. O médico manda Pedro escolher entre salvar a mulher ou o bebê.
Pedro compra uma casa para Domitila. Domitila rompe com Pedro. Manuela impede Gastão de contar a verdade a Nolasco. João e Carlota flagram Teresa e Carlos.
Pedro e Domitila se reconciliam. Manuela arma e Gomes é preso. Miguel flagra Domitila e Pedro juntos. Miguel humilha e expulsa Domitila do paço. Pedro fica furioso e tem uma crise.
Pedro salva Domitila e a beija na frente de todos. Com ciúmes, Miguel corta a sela do cavalo e Pedro cai. Pedro deixa Leopoldina grávida e doente em casa para ficar com Domitila.
Pedro se considera responsável pela morte de Leopoldina e expulsa mulheres de seu quarto. Pedro promete casar-se de novo com uma mulher linda.
Barbacena propõe que Amélia se case com Pedro. Domitila chega em uma recepção oficial. Pedro é drogado por Benedita, que se mete na cama vestida como a irmã e com ele faz amor.
Manoela olha fascinada Domitila ameaçar Benedita com uma arma. Pedro enfrenta Bonifácio e manda Plácido sumir com sua amante. Amélia chega e se encanta com Pedro.
Pedro recebe o recado de que Domitila teve um menino. Amélia é apresentada aos filhos de Pedro, mas fica ofendida com a presença da filha de Domitila na Quinta.
Amélia fica comovida ao ver Pedro dormindo com os filhos e faz as pazes com ele. João discute com Carlota, passa mal e morre. Pedro chega na casa de Domitila e encontra Amélia.
Amélia promete que não vai ficar entre Pedro e Domitila, mas exige que o marido fique fora do seu leito para sempre. Amélia vê Miguel tirar a proteção do florete.
Gastão pede Manoela em casamento. Amélia está grávida e Pedro vibra. Miguel avisa à mãe que só vai para Portugal depois da queda de Pedro, para que ele o veja reinar além mar.
O Imperador se indispõe com o irmão ao vê-lo apertando o braço de Amélia. Pedro vê Miguel derramando algo no copo de leite de Amélia e obriga-o beber.
Pedro expulsa Miguel, que volta para Portugal e dá um golpe para ser o novo rei. Pedro passa no meio de uma manifestação contra ele no Paço e pressente o fim.
Pedro abdica ao trono e nomeia Bonifácio tutor de Pedro II. Domitila e Pedro se despedem com beijos ardentes diante de todos. Pedro volta a Europa e declara guerra a Miguel.
Pedro descobre o segredo de Miguel. Gomes liberta Pedro da prisão. As tropas de Miguel se rendem. Pedro manda buscar Domitila. Gomes reencontra Manuela. Pedro fica doente.