O Primeiro Episódio de Mulheres do Mar apresenta as 3 personagens principais dada série e traça um panorama geral do surfe feminino em ondas grandes. Andrea Moller a brasileira erradicada em Maui foi a primeira mulher a surfar Jaws, uma das ondas mais perigosa do planeta.
Andrea Moller foi a primeira mulher a dropar Jaws. Junto com as companheiras de ondas grandes Silvia Nabuco e Makani Adric, se prepara para enfrentar o próximo swell, mas Makani mostra dificuldade.
Silvia Nabuco relembra sua primeira vez em Jaws, e em seguida vai com Andrea Moller e Yuri Soledade surfar em Honomanu.
Makani aproveita que o mar não está tão grande para treinar e se preparar para ondas maiores. Enquanto isso, Silvia, Andrea e Nicole se preparam para surfar as ondas grandes que estão se formando.
No segundo dia de Waimea Bay, Andrea encontra Raquel Recket e Claudinha Gonçalves para aprender sobre as ondas, surfar e dar dicas sobre Jaws. Silvia, Felipe Cesarano e Pedro Scooby surfam em Jaws.
Silvia e Andrea se preparam pra surfar o swell de Waimea, mas descobrem que a baía fechou e as ondas estão perigosas. Silvia fica de fora olhando, mas Andrea entra de barco e tenta surfar.
As meninas cada vez mais mostram que as mulheres estão com tudo no surfe. Andrea se superou em Jaws e pegou a maior onda já surfada por uma mulher, enquanto Silvia manda bem nas ondas de Waimea Bay.
Andrea fala da vontade e empolgação de voltar a Mavericks e como tudo deu certo para que ela resolvesse de última hora ir surfar cheia de adrenalina o swell que estava armando por lá.
A nata do surfe mundial se encontra no arquipélago havaiano. Em Waimea, confira como o cenário do surfe feminino de ondas grandes se potencializa a cada ano.
Silvia comenta sua sessão e fala como sentiu a falta de Andrea. Yuri Soledade e Marcio Freire vão visitar Andrea em casa, que fala da queda e se sensibiliza por todo o apoio que recebe dos amigos.