A turma está numa festa a fantasia e Mônica está fantasiada de ratinha. Quando procura Franjinha em seu laboratório, ela acaba acidentalmente acionando sua máquina encolhedora e após ficar minúscula é confundida por todos com uma rata de verdade. Depois de se meter em várias confusões, Mônica desperta a paixão de um ratinho do seu tamanho. No final, porém, Mônica volta a seu tamanho original e o ratinho fica triste, mas acaba conhecendo uma outra ratinha, que usa uma aparência igual a da Mônica.
Mônica se decepciona e fica chateada com o comportamento da turma, que ultimamente a tem tratado com indiferença e frieza. Ela então resolve se tornar uma ermitã e morar sozinha nas montanhas. O que ela não sabia é que tudo era um plano da turma para ela não desconfiar da surpresa que eles estavam preparando: uma festa para comemorar um ano após a mudança da amiga para o Bairro do Limoeiro. Desesperados com a ausência da Mônica, todos resolvem resgatá-la nas montanhas.
Mônica e Cebolinha são capturados por um exército de extra-terrestres e vão parar na nave espacial do Lorde Coelhão. Eles tentam fugir, mas os andróides empacotam a Mônica em uma espécie de embalagem para presente, e Cebolinha deve derrotá-los sozinhos. No final, eles embarcam de volta para casa em uma nave em forma de coelho.
Chico Bento vai pescar em uma lagoa mas acaba encontrando uma enorme criatura que sai da água ao ser perturbada pelos banhistas. O caipirinha acaba fazendo amizade com o monstro, mas um líder militar exige que o monstro seja exterminado. Chico Bento faz de tudo para impedir, mas no final o monstro termina engessado.
Para provar a Anjinho que não têm medo de nada, Cascão e Cebolinha decidem entrar na tenebrosa Gruta do Diabo. Lá eles encontram o inferno e vários diabinhos, mas depois conseguem fugir. No final, é revelado que foi tudo um plano do próprio Anjinho para dar uma lição nos meninos, e que todos os diabos eram anjos fantasiados.
Um filhote de jacaré foge do zoológico e vai parar na casa do Cebolinha, que acredita ser uma lagartixa. Ele resolve adestrá-lo e o chama de Onofre, mas conforme o tempo passa Onofre vai crescendo e se torna um enorme jacaré, amedrontando todos. Só no final Cebolinha se dá conta mas tem que devolvê-lo para o zoológico.
Cascão participa de um programa de TV em que precisa resolver uma série de adivinhações. Com a Mônica como apresentadora do show, será que o sujinho vai sair premiado?
Chico Bento e Zé Lelé vão catar goiabas no meio da floresta. Chico avisa para Zé que, caso uma onça apareça, ele grite bem alto "-Óia a Onça!". Depois de perder a paciência com vários alarmes falsos, Zé Lelé grita pela última vez e Chico não dá ouvidos. Quando volta, Chico se depara com uma onça de verdade e acha que Zé Lelé foi engolido por ela, quando na verdade fugiu antes com medo do primo não socorrê-lo.
Sem perceber, Mônica senta em algo verde, mole e pegajoso e não quer nem saber do que se trata de tanto nojo. Pensando ser um sapo, Mônica passa por vários constrangimentos na frente de seus amigos.
Em uma brincadeira de bangue-bangue, Cascão "morre" e sai do jogo, mas insatisfeito procura outros jogos em que ele sobreviva, mas "morre" em todos. Depois, Cascão cria sua própria brincadeira em que ele "mata" tudo e todos, mas depois de "matar" todos os seus amigos ele percebe que não sobrou mais ninguém pra brincar com ele.
Em um conto de fadas, a madrasta má da Magali faz com que ela se perca na floresta e fique branca de tanta fome. Ela acaba se hospedando na casa de sete anões mas come tudo o que há lá dentro.
Visitando o primo na roça, Zeca sente falta do video-game que costumava brincar em sua casa na cidade grande. Chico então mostra pra ele que os desafios da roça podem ser como um grande "game" ao vivo.
Cebolinha usa um tônico capilar fabricado pelo franjinha, mas seus cabelos acabam crescendo em volume, se assemelhando com o penteado da Mônica. Ele então se faz passar por ela para ter um dia como dono da rua.
O primo do Chico Bento o leva para um shopping center. Bicho do mato, Chico acaba se perdendo no shopping e se mete em várias confusões.
Frank quer saber de suas origens e para isso procura seu pai, um cientista maluco. Ele explica como Frank nasceu, e o monstro, inconformado se lamenta por nunca ter sido criança. No final ele conhece uma moça no caminho e com ela se casa e tem um filho.
Mônica acaba de sair do banho, e precisa ir até o quarto buscar suas roupas, do outro lado da sala. O problema é que na sala estão Cebolinha, Cascão e Ronaldinho, o paquera da Mônica que a esperam em seu sofá. Ela então tentará atravessar a sala só de toalha sem que eles percebam.
Clipe musical com quatro segmentos animados, protagonizados pelo núcleo de personagens do fantasma Penadinho: "Casablanca", "Terapia", "Planta Carnívora" e "Banho de Lua".
Cascão e Cebolinha bolam um plano sangrento para aterrorizar a Mônica: quando são atingidos pela coelhada, espalham ketchup pelo corpo para parecer sangue e encher a Mônica de culpa. No final, ela descobre tudo e os dois se enjoam de ketchup.
Zeca vai passar as férias no sítio do primo Chico Bento e aprende muitas experiências na roça, que acaba usando na cidade grande.
Depois de ser abandonado pela Ritinha, Astronauta procura sua alma gêmea em pleno espaço sideral, mas não consegue encontrar a parceira ideal.
Cebolinha e Cascão competem criando seus próprios heróis de histórias em quadrinhos.
Um clipe musical e seis segmentos animados, protagonizados pelo núcleo de personagens do fantasma Penadinho: "Uma Mãozinha", "Bocejo", "Perseguição", "Resistência", "Aparências" e "Fotografia".
Em uma partida de futebol, os meninos deixam a bola cair do outro lado do muro de um casa, e sobra para Cebolinha ir buscar. Porém, o dono da casa é completamente maluco e Cebolinha vive situações absurdas dentro da casa dele onde tudo pode acontecer.
Faminto, Zé Vampir percebe que sua geladeira está completamente vazia e resolve chamar o conserto de geladeiras, mas suas verdadeiras intensões com a funcionária são outras.
Ataliba é o galo cantor do Chico que envelhece e perde o dom do canto. Um pintinho nascido de chocadeira aparece e é criado por Ataliba. Os dois se tornam grandes amigos, até que Ataliba morre e o pintinho, agora um galeto, assume seu posto de galo cantor e recebe o mesmo nome de Ataliba.
Seu Cebola leva a turminha para visitar o jardim zoológico, mas eles aprontam várias e se metem em confusões com os animais e acabam sendo expulsos.
Confundindo com refrigerante, Cebolinha acaba bebendo do soro do Dr. X, um cientista maluco. Ele acaba ficando invisível e se mete em várias confusões, mas depois tenta se aproveitar disso para derrotar a Mônica.
Cebolinha foge da coelhada da Mônica, mas os dois acabam indo parar em alto mar e quando percebem estão em uma ilha selvagem onde pensam que vão ficar pelo resto de suas vidas. Mas, no final, descobrem que não tratava-se de uma ilha, e sim de outro pedaço da praia.
Um macaco foge do circo e se faz passar pelo Chico Bento.
A família da Magali se muda para um prédio, em que não é permitida a entrada de animais. Mas, Magali não quer abandonar o Mingau e o esconde em seu apartamento.
Em uma noite chuvosa, a Magali quer preparar mingau bem quentinho, mas seu gato Mingau pensa que ela vai matá-lo para depois cozinhá-lo.
Nova versão de "O Natal da Turma da Mônica" (1976). Na noite de natal, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali fazem uma vigília para encontrar o Papai Noel.
As crianças se reúnem para fazer uma comemoração de Ano-Novo. Todos se vestem muito bem e fazem votos de felicidade - e Cascão até "toma um banho" para comemorar!
Chico Bento tenta plantar milhos, mas é atrapalhado pelas galinhas e pintinhos do sítio.
Cascão brinca dentro de casa e bagunça tudo, irritando sua mãe, que tinha acabado de fazer a limpeza.
Dona Marocas ouve uma desculpa absurda do Chico por ele ter se atrasado e não acredita, mas é tudo verdade...
Mônica e Magali brigam, mas depois resolvem fazer as pazes ao relembrarem dos bons momentos que passaram juntas.
Chico se suja todo no caminho de uma festa e acaba ganhando um concurso de fantasias.
Mônica erra o alvo de uma coelhada e faz Sansão viajar pelo Planeta Terra.
Para impressionar Rosinha, Chico arrisca tudo e desafia com seu burro o cavalo alazão do Genesinho.
Após ser atacada por Floquinho, Mingau e Chovinista, Mônica reflete se vale a pena ter um animal de estimação. Será que eles são perigosos?
Brincar de aviãozinho com a Mônica pode ser perigoso. Cebolinha comprova quando faz um aviãozinho de papel e contagia seus amigos com a brincadeira, até chegar a vez da forçudinha...
Cebolinha e Cascão imaginam um mundo de aventuras dentro de uma caixa velha.
Mônica tenta tomar banho de sol na praia, mas seus amigos a atrapalham.
Mônica, Denise e Jeremias encontram uma fita de onde escapa um fantasma que desperta os maiores medos de cada pessoa. Para encará-lo, as crianças precisam combater os seus próprios medos.
Magali quer participar do programa de culinária de Denise, mas ela não quer deixar por já ter dado errado no passado. Para não ficar de fora, Magali cede aos pedidos dos amigos, mesmo tendo muita dificuldade de se adaptar.
Como o maior fã de Itakera, Cascão decide fazer uma tatuagem em homenagem a seu herói. Porém, descobre que na verdade ele é um traidor! E agora precisa esconder de seus amigos que foi o último a saber disso.
Cebolinha resolve criar um bichinho perdido, mas ele nunca pensou que esse bichinho se transformaria num enorme e simpático Jacaré de estimação
Um clone meio esquisitão da Mônica tá aprontando com a turminha. Mas quem é ele? Um irmão gêmeo da Mônica, mas que não é dentuço? Confira!
Querendo comprar um doce super caro, Magali segue o conselho de Cascão e decide vender seus gibis para conseguir dinheiro. Será que o amor de Magali por comida consegue ser maior que seu amor por gibis?
Alienígenas estão invadindo a Terra! Um inimigo improvável, porém, aparece atraído pela sua nave em formato de melancia.
Em mais uma travessura com o Sansão, Cebolinha acidentalmente rasga uma das orelhas do coelho. Mônica dessa vez traz uma nova solução: Cebolinha será seu mascote até ele pedir desculpas do jeito certo.
Durante o feriado, Mônica vai à casa da sua tia-avó, e pede a Magali que tome conta das coisas. Para surpresa dos amigos, Magali pode ser uma Dona da Rua muito mais implacável do que sua antecessora.
Todos os objetos vermelhos do bairro sumiram! Só a Mônica continua com seu vestido de sempre... Coincidência? Cebolinha tem certeza que não, e se une a Jeremias e Titi para espionar a amiga e solucionar o mistério.
Mônica está de malas prontas para a praia, mas seus pais precisam cancelar a viagem em cima da hora. Magali e Jeremias tentam animar a amiga levando a praia até ela.
As melhores amigas no Limoeiro, Mônica e Magali, estão sem se falar! A super fofoqueira Denise entra em ação para unir as meninas, usando todos os recursos que uma influencer sabe usar.