Marcelo se muda para o Bairro do Caramelo, conhece novos amigos e juntos descobrem uma misteriosa máquina numa casa abandonada. Com sua mania de inventar palavras, ele acaba causando muita confusão.
Marcelo causa confusão, com a semana da Desfuncionice, e todo mundo sem função! Manoel e Carminha preparam a venda da Moradeira e a turma percebe que tudo fica melhor quando cada um tem sua função.
Marcelo questiona por que aniversários são uma vez por ano e resolve fazer um "meiossário". A turma não planeja a festa e tudo dá errado. Carminha faz um evento na Moradeira e a turma atrapalha tudo!
Marcelo questiona por que cada um é do jeito que é. Ele e a turma brincam de troca de personalidades, ou melhor, eumesmices. Manoel tá todo cientista e tenta copiar uma assinatura pra venda da casa.
Depois de receber um troco em balas, Marcelo questiona o que "vale" o dinheiro e acaba criando uma nova economia no bairro. E um golpista com um falso bilhete premiado quase engana Carminha e Manoel.
Marcelo acha que todos estão vidrados na Internet e resolve desinternetizar o bairro, junto com sua turma e com uma ajuda de GENI. Mas com isso, acabam atraindo um excêntrico comprador pra Moradeira.
Marcelo questiona o conceito de família e de obedecer às regras dos pais, criando seu próprio tipo de família: a Amiguília! Enquanto isso, uma banda pop chega ao bairro para comprar a Moradeira.
Marcelo queria ter achocolatado infinito e questiona por que só sai água da torneira. Com ajuda da GENI, a turma espalha sucolate pelo encanamento do bairro, atraindo um novo comprador pra Moradeira.
Marcelo cria um torneio esportivo: o Cincatlo do Caramelo, com provas pra lá de originais. Uma atleta profissional se interessa pela Moradeira e pela competição, e crianças vão ter que suar a camisa.
É sexta-feira 13 e o azar está à solta, Marcelo se pergunta se é possível driblar o azar e desazarar o bairro. Ele e os amigos tentam espalhar a sorte, mas quase ajudam na venda da Moradeira!
Marcelo acha que o jornal só tem notícia ruim, devia até se chamar tragedário. Por que as crianças não podem noticiar suas próprias matérias, só de coisa boa? A turma cria um jornal antitragedário.
Marcelo questiona por que só adultos governam e se candidata a representante do bairro, ou melhor, criançante! Carminha e Manoel querem benefícios com Manoel de candidato e se livrarem da Moradeira.
Marcelo questiona por que dormimos de noite e ficamos acordados de dia e faz uma noitia na Moradeira. A turma atrapalha mais uma possível venda de Carminha e descobre que o irmão de Batista é...