A série original do Canal Brasil caminha pelas manifestações de junho de 2013. O movimento, que se iniciou por conta do aumento do preço das passagens, evoluiu, e ganhou o território nacional.
O episódio mostra, a partir de depoimentos de figuras importantes deste momento da história brasileira e imagens de arquivo, a pluralidade dos grupos nas manifestações e suas divergências de ideias.
O episódio aborda a falta de articulação das primeiras manifestações, a chegada da mídia livre na cobertura e a criminalização da imprensa tradicional e dos partidos políticos.
As manifestações crescem de forma desenfreada sem lideranças específicas. Em paralelo, a repressão policial nos protestos aumenta e surgem os controversos “Black Blocs”.
O episódio aborda a mudança nas bandeiras das manifestações, o sentimento crescente contra partidos políticos e a trajetória de diferentes grupos que participaram deste processo em 2013.
O episódio final faz um balanço das diversas manifestações pelo país em junho de 2013, aborda o distanciamento da classe política com o povo e aponta a ascensão da direita no Brasil.