Pedro e Bárbara se reencontram em uma festa que reúne a antiga turma do colegial. Ao presenciarem o sequestro de uma colega, não se afastam mais. Bárbara vê o trabalho de Pedro como mais uma fonte de inspiração para suas tramas policiais, e pede para acompanhá-lo de perto no dia a dia da profissão. A proximidade dos dois, apesar de Bárbara estar casada e ele decidido a se tornar padre, mostra que há muita coisa mal resolvida entre eles.
Mesmo grávida de nove meses, Bárbara faz questão de acompanhar Pedro Guerra em sua missão. Doutor Alcebíades sofre uma tentativa de assassinato, e o policial tem de descobrir o mandante. Os principais suspeitos são a esposa da vítima, Miréia, e Alcinho, seu filho. Os dois estariam de olho na herança do milionário e, por isso, são os primeiros da lista de Guerra. Para se aproximar dos suspeitos, Bárbara se disfarça de manicure e oferece seus serviços a Miréia. Já o policial finge ser um professor de dança que preparará Miréia para desfilar no próximo carnaval. Os suspeitos não desconfiam de nada e acabam dando informações valiosas aos investigadores.
Pedro Guerra conta a história do desaparecimento de sua filha. Bárbara começa a sentir as contrações do parto. A delegada Marta Rocha acode a grávida e Bárbara dá à luz um menino. Por causa do nascimento do bebê, Pedro encara uma nova missão sem a ajuda de Bárbara. Enquanto o policial finge ser Pedro Rochedo, candidato a lutador de vale-tudo, Bárbara resolve ajudá-lo e se disfarça de Barbarella, uma funkeira rica que se diz empresária do futuro profissional. Guerra começa a ler um dos livros de Bárbara e fica assustado ao perceber a semelhança entre ele e Tony Tijuana.
Para localizar um ladrão de cargas, Pedro e Bárbara pegam a estrada e encaram a missão disfarçados de caminhoneiros. Quem não gosta desta proximidade é o marido de Bárbara. Enquanto isso, no universo ficcional da escritora, Tony Tijuana, na pele de um índio honorário da tribo dos Krenhakuku, tem a missão de proteger a índia Pocarropa, que precisa levar para a sede da ONU a amostra de uma planta com poderes medicinais.
Tony Tijuana está em férias quando, subitamente, é informado de sua nova missão: cercar a projetista italiana de foguetes Dalila Alabastro, desenvolvedora da fórmula do combustível secreto neo-hidrazina nanonuclear. Fora do mundo policial, a editora Valquíria fica indignada porque, pela primeira vez, Bárbara atrasa a entrega de um livro. Enquanto isso, na delegacia de Marta Rocha, um novo crime agita os investigadores. Embora não tenha sido nomeado para essa missão, Pedro, a pedido de Bárbara, resolve investigar a morte de um homem cujo corpo aparece em um canal. Para desvendar o mistério, os dois bancam um casal e dividem uma casa no condomínio em que houve o crime.
Pedro investiga a prisão de Moreira, seu primeiro parceiro na polícia. Depois de se aposentar, Moreira foi trabalhar como chefe de segurança das docas, mas acabou preso por suspeita de roubo. Conhecendo a honestidade do antigo companheiro, Guerra tem a certeza de que existe alguma armação por trás da prisão. Enquanto isso, no universo ficcional de escritora, as aventuras de Tony Tijuana estão cada vez mais parecidas com as situações vividas por Bárbara e Guerra. Em uma das histórias, ela cria um Tony arrasado depois que sua ex-mulher, Tatiana, some levando a filha – exatamente como aconteceu com Guerra.
Pedro tem a missão de defender Bárbara de um fã perigoso. Ele começa a ficar preocupado quando descobre que ela vem recebendo flores, acompanhadas de bilhetes com mensagens estranhas. Guerra resolve assumir a segurança de Bárbara e mobiliza uma equipe para garantir a integridade da escritora. Entre os profissionais escalados está Silvia Rezende, uma psicóloga que procura traçar o perfil do fã apaixonado. Em pouco tempo, eles chegam a Inácio, o apaixonado secreto, mas Guerra acredita que o mistério ainda não acabou. Guerra confidencia a padre Santo que tem sonhado com as histórias de Tony Tijuana. O policial também começa a desconfiar que Bárbara esteja apaixonada por ele.
Guerra tem a missão de proteger o jogador de futebol Rolandão, vítima de sucessivos atentados. O policial reluta, porque acha que o jogador está desperdiçando o próprio talento e a carreira. Rolandão já foi um brilhante astro da bola e atualmente joga no Caxias. A delegada Marta Rocha e o detetive Carvalho encabeçam uma espécie de boicote para pressionar Guerra a aceitar a empreitada.
Laura Toscano, é uma antiga namorada de Pedro que reaparece de surpresa, ela procura a delegacia pois seus marido se tornou muito violento. Porém entre ela e Pedro, também existem várias coisas mal resolvidas, quem não gosta da presença de Laura é Bárbara. Pedro acaba se envolvendo com Laura, e Barbara vai precisar ajudá-lo, pois agora ele está numa grande confusão.
Pedro Guerra é pego de surpresa com a visita do irmão mais novo Marco Antônio Guerra, que está com alguns problemas, ele acaba se interessando por Barbara, que não cede as investidas do irmão de Guerra por ser casada, Porém a atenção que a loira dá a Marco, deixa Pedro com ciúmes. Para piorar, a alguém informando aos bandidos que Guerra e policial o que dificulta o seu trabalho.
Guerra e Barbara são convocados para transferir um preso do Rio de Janeiro a São Paulo, tal preso está jurado de morte por uma quadrilha, Para levar o preso com segurança até São Paulo Pedro e Barbara passaram por diversas confusões e relação já conturbada dos dois passará por mais uma crise que deixará os dois cada vez mais próximos.
Pedro Guerra já não consegue mais disfarçar seus sentimentos por Bárbara. Ela, por sua vez, como também não pode mais negar o óbvio, começa a evitá-lo. Incomodado com a situação, Guerra decide mergulhar de cabeça no trabalho. É então que, para surpresa da delegada Marta Rocha e do detetive Carvalho, ele aceita, sem reclamação, a missão de investigar um serial killer que ataca homossexuais. Para isso, Guerra e Carvalho vão “morar” juntos em um prédio frequentado por algumas das vítimas. Enquanto isso, no universo ficcional, Tony Tijuana é Antonio Águila, cuja missão é convencer a maior atleta cubana, Yolanda Yucatan, a desertar para os Estados Unidos.
Bárbara descobre que foi seu marido quem entregou Guerra para diversos bandidos. Revoltada, a escritora dá um prazo para que Paulo saia de casa, o que facilitaria a aproximação da escritora e do policial. Quem os atrapalha é Paola, a nova namorada de Pedro. Só que o comportamento dominador de Paola assusta o detetive. Enquanto isso, Pedro e Bárbara embarcam em uma investigação, disfarçados como o casal espanhol Miguel e Pepa, assassinos de aluguel. Eles pretendem descobrir o que o verdadeiro casal planeja e qual a razão da vinda deles ao Brasil.
Bárbara consegue localizar Fernanda, a filha de Pedro Guerra. Paola, namorada do policial, mostra-se uma presença cada vez mais inoportuna, sem falar na insistência em dizer que está grávida e na recusa em fazer um teste que confirme a gravidez. Como se já não bastasse tanta pressão, a ex-mulher de Guerra reaparece depois de muitos anos, desesperada com o desaparecimento de Fernanda. Enquanto isso, nas histórias de Paloma, Tony Tijuana tenta desfrutar de merecidas férias, mas acaba caindo nas garras de uma tirana.
Pedro pede desculpas a Bárbara por ter se envolvido com outra mulher. A moça quase cede ao charme do detetive, mas se controla. Pedro vai preso por ter sido confundido com um ladrão de carros. Na delegacia, os amigos de Guerra esclarecem o caso, só que ele, mesmo assim, é detido por ter ficado sem camisa na delegacia. Bandidos tentam render Bárbara na praia, e é Pedro quem a socorre. Quando estão deixando a areia, ela é atingida por um parapente desgovernado e fica desacordada. Guerra a leva ao hospital, mas fica nervoso porque não o deixam se aproximar da paciente.
Bárbara recebe a visita inesperada de sua mãe, Bruna. Para não revelar que está separada, a escritora convida o ex-marido, Paulo, para ficar em sua casa enquanto sua mãe estiver hospedada lá. Mas Bruna acaba descobrindo o divórcio. Enquanto isso, depois de encontrar um antigo companheiro de trabalho de seu pai, Pedro sente saudades do Capitão Guerra e decide visitá-lo. Durante o reencontro, o pai confidencia ao filho que está preocupado com o sumiço de muitos de seus companheiros do asilo. O policial não leva a história muito a sério, até que seu próprio pai desaparece. Pedro, então, dedica-se a encontrá-lo.