Roque aparece na sala e Sinhozinho Malta faz uma brincadeira para escondê-lo de Pombinha, intrigando a todos. Malta pega Roberto e Tânia juntos e manda Terêncio pegar o ator.
Sinhozinho Malta leva Roberto Mathias para casa, deixando a filha surpresa. Mirna vê os santos no quarto de Roque e descobre que o hóspede já foi santeiro.
Viúva Porcina, Sinhozinho Malta e o prefeito se reúnem e pedem que o padre peça para Roque Santeiro ir embora de Asa Branca e dizer que esta é a vontade de Deus.
Ninon escuta o uivo do lobisomem de novo. Roque assiste ao final da romaria de um homem que fez promessa a Roque Santeiro e carregou uma cruz de Belo Horizonte a Asa Branca.
Roque diz na frente do prefeito e do coronel que precisa contar a verdade e pede conselho ao padre, que diz não poder ajudá-lo. Ninon e Rosaly se armam para receber o lobisomem.
Beato Salu não acredita em Roque e faz um escândalo. Sinhozinho Malta age para que Beato Salu não fale demais para as pessoas da cidade e resolve interná-lo.
Sinhozinho Malta tenta convencer Roque de que seu pai será bem tratado no hospital. O delegado questiona Flô sobre a internação de Beato Salu. Ninon vai à procura do lobisomem.
Porcina vê Lulu e Roque conversando e fica com ciúme. Ninon recebe uma ordem do delegado para comparecer à delegacia. Gerson beija Linda, mas ela lhe dá um tapa.
Porcina se nega a mandar Roque embora da sua casa. Marcelina revela a Pombinha sua desconfiança sobre a morte da filha. Marilda, mulher de Roberto Mathias chega a Asa Branca.
Matilde visita o beato Salu, descobre que Roque Santeiro voltou e diz às meninas que agora a boate vai sair. Roberto conta para Tânia que é casado e ela fica chocada.
Gerson resolve fazer uma apresentação inicial do filme só para alguns convidados. Matilde diz a Sinhozinho Malta que já sabe que Roque Santeiro voltou e ele tenta enganá-la.
Sinhozinho Malta transmite a Flô a ordem de reabertura da boate. Roque procura Porcina na piscina. Tânia diz a Matilde que elas precisam conversar.
Mocinha não aceita a reabertura da boate de Matilde e se demite da prefeitura. Lulu confessa a Padre Hipólito seu desejo por um homem misterioso. Roque visita o pai mais uma vez.
Ao saber da reabertura da boate, Padre Hipólito procura Matilde. Frei Albano tenta convencer Zé das Medalhas a abrir uma creche para os filhos das operárias
Marilda deixa um bilhete para Roberto. Zé das Medalhas decide abrir a creche. Malta manda Terêncio dar remédios para o beato Salu.
Mocinha conta que viu uma mulher atirando em Roberto. Marilda foge. Malta descobre que Roberto é casado.
Malta aceita levar Roberto para ser operado no Rio de Janeiro. Terêncio tenta envenenar o beato Salu e, por um engano, um enfermeiro acaba conseguindo e Salu entra em coma.
Roque vai ao hospital descobre que o pai está em coma. Roque e Porcina dormem juntos. Roberto é operado. Tânia desconfia de Terêncio. Lulu vai visitar o beato Salu.
Lulu encontra Roque e se declara para ele. Jiló conta para Zé das Medalhas que viu Lulu com outro homem. Tânia visita Porcina e fica desconfiada com o tratamento de Roque a ela.
No Rio de Janeiro, Sinhozinho Malta sai com uma secretária e convida-a para o seu apartamento. Ninon está quase sendo atacada pelo lobisomem quando Rosaly chega e ele foge.
Zé das Medalhas não descobre quem é o homem que deu carona para Lulu. No hospital, Roberto acorda e se surpreende ao encontrar Marilda, que lhe dá um beijo à força.
Marilda foge. Tânia pede ao pai que leve Roberto para a fazenda. Padre Hipólito diz às beatas que quer desassociar a imagem de Roque da igreja e elas pedem ajuda a Porcina.
Roque se esconde e Mocinha é dada como louca. Jiló conta para Zé das Medalhas que o homem por quem ele procura mora na casa da viúva Porcina. Zé das Medalhas vê Lulu com Roque.
Roque está prestes a se revelar para Zé das Medalhas quando Porcina intervém e mente sobre sua identidade. Marcelina acha documentos no quarto da filha que podem incriminar Malta.
Flô diz que contará a Malta o flagrante que deu em Tânia e Albano. Tânia conta a Roberto que está apaixonada pelo padre. Porcina não consegue fazer Roque desistir de seus planos.
Porcina exige que Sinhozinho Malta convoque uma reunião. Em mais uma crise, Mocinha sai no meio de um temporal e dança em frente à estátua de Roque.
Roque diz a todos que deixou uma cópia de seu dossiê em local seguro. Mocinha desenvolve uma mania de limpeza e preocupa os pais. Sinhozinho Malta sente falta de Porcina.
Porcina sugere que Roque saia de Asa Branca e que eles sejam felizes longe dali. A Gazeta Asabranquense publica uma matéria falando sobre o incidente com Duarte, sem revelar nomes.
Malta se declara a Porcina. Zé e Pombinha começam a se estranhar por causa da candidatura dele a prefeito. Roque e Padre Hipólito conversam sobre a situação de Asa Branca.
Matilde se recusa a dar dinheiro para Ronaldo, ele a espanca e acaba preso em flagrante. Cada vez mais apaixonado por Tânia, Padre Albano reza para esquecê-la.
Malta chama Roque de mentiroso e os dois discutem. Zé das Medalhas se empolga com a assessoria de Roberto. Tito questiona as mudanças no roteiro do filme de Gerson.
A convite de Tânia, Padre Albano almoça na casa de Sinhozinho Malta, mas os dois acabam discutindo. Lulu visita Ronaldo César na prisão. Porcina descobre que Malta está doente.
Padre Albano sofre pelo amor que sente por Tânia. Terêncio e os capangas invadem a casa de Efigênia atrás do dossiê de Roque. Efigênia conta a Roque que sua casa foi invadida.
Terêncio desabafa com Dondinha e diz que não aguenta mais trabalhar para o Sinhozinho. Roberto vai à casa de Zé das Medalhas atrás de Lulu e os dois são surpreendidos por Malta.
Malta diz que Roque tem pouco tempo de vida. O sinhozinho diz a Porcina que a separação é definitiva. Padre Hipólito fica aliviado em saber que Albano pediu para Tânia esquecê-lo.
Lulu vai à pousada dizer para Roberto que acha que Zé das Medalhas vai mandar matá-lo. A Gazeta Asabranquense publica a confissão de Tião sobre a morte de Dr. Cazuza.
Sinhozinho Malta descobre que existem muitas cópias do dossiê de Roque espalhadas. Terêncio pede que o delegado Feijó solte Tião. Malta, Flô e Zé das Medalhas se desesperam.
Albano segue em penitência, andando descalço pela estrada. Tânia conta ao pai que está apaixonada por Albano e eles brigam. O novo promotor público se apresenta ao delegado Feijó.
Magoada, Tânia não aceita as desculpas do pai. A cúpula de Asa Branca se espanta com o fato de o novo promotor ser negro. Malta decide fazer uma festa para receber o promotor.
Albano conta a Tânia sua decisão. Padre Hipólito marca um encontro entre Roque e Navalhada. O charmoso coronel Emerenciano Castor vai buscar Rosaly na boate.