Clara e Josafá imploram para Jonas parar de procurar esmeraldas. Jonas provoca uma explosão e é soterrado. Mercedes tem uma visão e alerta Clara. Clara avisa a Josafá que trabalhará como professora no quilombo. Raquel apresenta Clara para as crianças e ela se surpreende ao saber que Renato presta assistência médica no mesmo povoado. Nádia comenta com Bruno que Sophia esconde uma filha fora do país. Gael viaja para o Jalapão e pede para conhecer o campo de capim dourado. Renato e Clara trocam elogios. Gael se encanta por Clara e pede que a moça seja sua guia turística no Jalapão. Elizabeth reclama das viagem de Henrique. Natanael pede a ajuda de Jô para acabar com o casamento do filho. Gael e Clara começam a namorar e Renato sente ciúmes. Raquel incentiva Renato a tentar conquistar a professora. Clara repreende Gael por sua atitude com Renato. Gael pede Clara em casamento.
Natanael deixa Elizabeth insegura com os comentários sobre Henrique. Jô convida Elizabeth para a festa de seu aniversário. Renato se entristece com a notícia do casamento de Clara. Mercedes reza Clara e tem um mau pressentimento. Amaral questiona Sophia sobre os termos do contrato de casamento de Gael e Clara. Estela volta do exterior e Sophia fica furiosa. Lorena reclama porque Laura não chama Vinícius de pai. Clara e Gael se casam. Renato aparece na festa e Gael tem uma crise de ciúmes. Lívia marca um encontro com Renato. Gael é violento com Clara na noite de núpcias. Gael tenta se desculpar com Clara. Elizabeth decide ir à festa de Jô e Natanael gosta. Em lua de mel no Rio de Janeiro, Clara conhece Elizabeth num shopping. Gael visita o tio Natanael. Elizabeth e Clara ficam amigas.
Renato desconfia da agressividade de Gael. Gael é rude com Clara e rasga o cartão que Elizabeth lhe deu. Estela pede que seu banheiro seja adaptado e Sophia se irrita. Raquel começa a trabalhar na casa de Nádia e Bruno se surpreende com a beleza da moça. Mercedes questiona Josafá sobre o casamento de Clara. Renato e Lívia passam a noite juntos. Jô apresenta Renan para Elizabeth. Elizabeth se incomoda com o atrevimento de Renan, mas aceita sair com ele para mostrar os seus croquis. Lívia convida Renato para jantar em sua casa. Gael e Clara voltam de viagem e Sophia convida o casal para jantar em sua casa. Rosalinda consola Estela. Nádia tenta humilhar Raquel e Gustavo a repreende. Bruno pede para Raquel cozinhar para ele. Rafael conta para Renato que a família de Lívia está quase falida. Clara questiona Gael sobre o motivo do jantar de Sophia.
Leandra procura Mercedes. Renan e Elizabeth se encontram e Natanael comemora. Gael tenta iniciar uma discussão com Renato. Sophia diz que pode transformar o sítio de Clara em um garimpo e a neta de Josafá recusa a proposta. Gael afirma a Clara que não sabia das intenções da mãe quando se casou com ela. Sophia garante a Lívia que irá explorar as esmeraldas. Lívia comenta com Renato sobre as esmeraldas. Sophia se irrita quando Josafá se recusa a autorizar o garimpo em suas terras. Clara e Gael passeiam pelo Jalapão. Jô convida Elizabeth para jantar e avisa Natanael. Clara encontra Renato no supermercado e se irrita ao ouvi-lo falar mal de Gael. Nádia se enfurece quando Raquel cozinha pratos típicos para Gustavo e seus filhos. Gael ajuda Estela. Elizabeth sai para o jantar com Jô e Natanael avisa seu detetive. Renan chega ao restaurante e Jô vai embora. Josafá se aconselha com Mercedes. Sophia embriaga Gael e o envenena contra Clara. Gael briga com Clara e ela pede o divórcio.
Gael percebe o que fez e se desculpa com Clara. Lívia afirma a Renato que Sophia conseguirá as esmeraldas. Elizabeth discute com Renan e o detetive fotografa os dois. Natanael se surpreende ao ver a nora voltar para casa cedo e reclama com Jô. Clara vai à casa de Sophia para aprender a cozinhar. Gael não aceita a sugestão de Amaral para tentar convencer Clara a mudar de ideia sobre suas terras. Renato procura Josafá, que pede para o médico falar com Mercedes. Bruno convida Raquel para um passeio. Elizabeth fica abalada ao descobrir que Henrique viajará novamente e decide aceitar sair com Renan. Sophia incentiva Gael a sentir ciúmes de Clara. Bruno beija Raquel. Renan convence Elizabeth a ir a seu apartamento e a beija. Sophia embriaga o filho e insinua que Clara o traiu. Gael agride a esposa e a leva para o hospital. Renato vê o estado de Clara e insiste que ela denuncie Gael.
Clara garante a Renato que não foi agredida por Gael. Elizabeth repreende Renan por tê-la beijado. Clara revela a Nicácio que foi agredida. Nádia faz intriga de Clara para Lorena. Samuel convida Suzy para jantar. Clara visita Josafá e esconde seu estado. Gael busca o apoio de Estela. Bruno tenta beijar Raquel. Lorena alerta Vinicius sobre Gael. Renan confessa que se apaixonou por Elizabeth e Jô insist eque a esposa de Henrique se encontre com o empresário. Sophia se aconselha com Natanael sobre os direitos de Gael à jazida de esmeraldas. Josafá sai de casa armado depois que a neta vai embora. Renato encontra Clara e tenta falar sobre Gael. Mercedes implora que Clara não reate com o marido. Sophia orienta Gael a exigir que Clara permita a exploração das esmeraldas.
Gael afirma a Sophia que não prejudicará seu casamento e Estela apoia o irmão. Clara confessa a Mercedes que quer salvar seu casamento. Bruno diz a Raquel que contará sobre eles para Nádia. Gael convida Clara para jantar. Mercedes convence Josafá a não agir contra Gael. O detetive de Natanael fotografa Elizabeth e Renan juntos. Clara pede para voltar a estudar e é apoiada por Lívia e Estela. Nádia não gosta de ouvir seu filho elogiar Raquel. Lívia sente ciúmes de Renato com Clara. Samuel convida Suzy para jantar em sua casa. Gael avisa a Clara que começará a investir no garimpo e a esposa garante que as terras só podem ser exploradas por ela.
Clara explica a Gael por que só ela pode explorar as esmeraldas. Lívia e Renato namoram. Renan eElizabeth se beijam na frente do detetive, que fotografa o casal. Adinéia aprova o suposto namoro de Samuel e Suzy. Raquel comenta com Bruno que estranhou o comportamento de Clara. Gael mostra para Sophia o documento que o impede de explorar a esmeraldas. Clara pede para Renato levá-la até Pedra Santa e Lívia não gosta. Gael leva Sophia ao aeroporto. Clara pede para Josafá não entregar as terras para Sophia. Lívia conta para Gael que Clara foi para Pedra Santa com Renato. Gael bate com o carro e não consegue ir atrás de Clara. Elizabeth se emociona ao saber que seus vestidos serão produzidos e sai para comemorar com Renan. Henrique volta para casa. Natanael mostra para o filho as fotos feitas pelo detetive. Henrique confronta Elizabeth.
Henrique propõe a Elizabeth que os dois recomecem sua vida juntos. Estela e Lívia socorrem Gael. Renato avisa a Clara sobre o acidente de Gael. Josafá desabafa com Mercedes sobre seu desgosto com o casamento de Clara. Gael provoca Renato, que impõe sua autoridade médica ao rapaz. Lívia desconfia da relação entre Suzy e Samuel. Gael recebe alta do hospital e confisca o celular de Clara, por ciúmes de Renato. Nádia se irrita quando Raquel cozinha o chambari e é elogiada por todos. Nádia comenta com Gustavo sobre Bruno e Raquel. Samuel despista as investidas de Suzy e se encontra com um rapaz. Elizabeth e Henrique se amam. Henrique viaja e promete a Elizabeth e Adriana que voltará logo. Natanael orienta Sophia a fazer com que Clara assine um documento que concederá a Gael o direito de explorar suas terras. Natanael pede ajuda a Jô para armar um novo flagrante de Elizabeth e Renan. Gael tenta obrigar Clara a assinar o documento de Sophia e a esposa o ameaça com a separação.
Clara é firme com Gael e declara que não permitirá a exploração das esmeraldas. Bruno e Raquel se beijam e são vistos por Ivanilda e Nicácio. Renato acusa Lívia de ter armado contra Clara e decide se afastar da namorada. Sophia convoca uma reunião de família. Gael controla o uso do celular de Clara. Raquel estranha que Clara tenha saído da rede social. Nádia implica com Raquel. Ivanilda e Nicácio contam para Lorena que Bruno beijou Raquel. Henrique se despede de Elizabeth e sugere que a esposa não se envolva em brigas com Natanael. Jô convence Elizabeth romper com Renan pessoalmente, e Natanael avisa ao detetive. Josafá comentam com Mercedes que gostaria que Clara ficasse com Renato. Para agradar Adnéia, Samuel convida Suzy para jantar. Sophia insiste para que Gael consiga a assinatura de Clara no documento. Renato declara seu amor por Clara e a beija. Renan tenta ficar com Elizabeth à força e, para se proteger, ela acaba provocando um acidente fatal. Natanael ameaça Elizabeth.
Natanael ameaça Elizabeth e propõe que a nora se afaste de Henrique e Adriana, caso contrário a denunciará para a Polícia como assassina de Renan. Clara afirma a Renato que ama Gael e exige que o médico se afaste dela. Gael é gentil com Clara. Estela incentiva Lívia a lutar por Renato. Adnéia faz insinuações a Suzy e Samuel se incomoda. Samuel se encontra com um rapaz. Vinícius conversa com Lorena sobre o comportamento de Laura. Bruno insinua para Nádia que está namorando. Elizabeth teme que Adriana sofra por seu envolvimento na morte de Renan. Samuel marca uma consulta com Inácio. Caetana revela a Leandra que tem um sócio secreto no bordel e pede que a moça a ajude a encontrar uma pessoa. Lorena revela a Nádia que Bruno está com Raquel. Bruno declara sua paixão por Raquel. Caetana pede perdão a Mercedes por ter provocado a separação dela com Josafá no passado. Renato confessa a Lívia que ama Clara. Elizabeth aceita a proposta de Natanael e é obrigada a simular sua própria morte.
Natanael revela a Elizabeth que Jô armou contra ela. Caetana pede perdão a Mercedes por ter mentido sobre Josafá. Sophia afirma a Amaral que vai tirar Josafá de seu caminho, caso Gael não consiga a autorização para a mineração pacificamente. Leandra sugere que Caetana tente reunir Mercedes e Josafá. Natanael orienta Elizabeth sobre seu plano de simular a morte dela. Samuel confessa a Inácio que se sente culpado por ser homossexual e pede a ajuda do amigo para conseguir desejar Suzy. Gael comenta com Clara que quer falar com Josafá sobre as esmeraldas. Lívia desabafa com Estela. Clara passa mal. Diego confirma para Nádia que Bruno beijou Raquel. Caetana procura Josafá e garante que Mercedes ainda o ama. Elizabeth se despede de Adriana e pede para levar consigo a boneca da filha, também chamada Elizabeth. Seguindo os planos de Natanael, Elizabeth simula a própria morte.
Henrique volta ao Brasil e sofre ao saber da suposta morte da mulher. Jô consola Henrique e Adriana, e Natanael gosta. Elizabeth adota outra identidade e se apresenta como Duda. Josafá afirma a Gael que não permitirá o garimpo em suas terras e Sophia se irrita. Estela desabafa com Gael sobre seu desejo de encontrar um amor. Nádia flagra Bruno com Raquel e ouve quando o filho diz à namorada que quer se casar com ela. Samuel planeja dormir com Suzana. Lívia expõe Renato e se insinua para Rafael. Sophia contrata Rato para acabar com a vida de Josafá. Everton procura Leandra no bordel. Josafá visita Mercedes. Nádia garante a Gustavo que não permitirá o envolvimento de Bruno com Raquel. Samuel tenta ficar com Suzana. Elizabeth/Duda se embriaga. Mercedes alerta Josafá sobre um perigo. Rato atira contra Everton, pensando se tratar de Josafá. Josafá conclui que os tiros eram para ele e acusa Sophia de assassina.
Sophia finge estar indignada com a acusação de Josafá. Na delegacia, Vinícius colhe os depoimentos de todos. Sophia pede que Vinícius deixe sua investigação de lado. Samuel não consegue dormir com Suzy. Adinéia aconselha o filho a se casar com a enfermeira. Renato sugere a Lívia que Sophia possa estar envolvida na morte de Everton. Clara questiona Gael sobre Sophia. Elizabeth/Duda vai à escola de Adriana e Natanael ameaça a ex-nora. Inácio aconselha Samuel a procurar outros métodos para resolver seu problema. Nádia humilha Raquel e a expulsa de sua casa. Lívia conta a Estela e Rosalinda que Renato ama Clara. Josafá confronta Sophia. Raquel pede ajuda a Clara. Sophia ofende Gael. Renato alerta Clara sobre a família de Gael. Estela conta a Gael que Renato gosta de Clara, e o rapaz fica transtornado. Clara pede ajuda a Renato para denunciar Gael.
Clara explica seu plano para Renato e deixa o hospital com Gael. Elizabeth/Duda ameaça se atirar de um morro, mas Eliseu a salva e lhe dá abrigo. Clara sente enjoo novamente. Mercedes diz a Josafá que já não pode se afastar de sua missão e promete cuidar do amigo. Caetana faz seu testamento. Josafá avisa a Leandra sobre a morte de Everton. Nádia inventa para Bruno que Raquel pediu demissão, e Diego afirma que foi armação da mãe. Samuel fica com Suzy. Clara passa mal e pede ajuda a Lívia, que convoca Tônia para atender a cunhada. Clara descobre que está grávida. Elizabeth/Duda se embriaga e Eliseu se preocupa. Bruno vai atrás de Raquel. Clara desiste de seu plano e avisa Renato. Lívia propõe ter um filho com Renato. Lívia é advertida pela polícia por atentado ao pudor. Gael comemora com Clara a notícia de sua gravidez.
Gael promete a Clara mudar seu comportamento. Lívia é presa e Sophia e Gael vão à delegacia resgatar a moça. Lívia afirma que terá um filho, mesmo sem casar. Estela ouve quando Lívia discute com Sophia e diz que a mãe não gosta dela. Eliseu tenta convencer Elizabeth/Duda a ir para a Igreja com ele. Clara pede ajuda a Nicácio. Bruno encontra Raquel e reafirma seu pedido de casamento. Estela desabafa com Rosalinda sobre a rejeição de Sophia. Sophia questiona Lívia sobre as intenções de Renato. Caetana faz seu testamento e alerta Leandra sobre seu sócio misterioso. Eliseu cuida de Elizabeth/Duda. Josafá comemora a gravidez de Clara. Mercedes e Renato apoiam Caetana, que parte com sua filha. Mercedes aconselha Clara a se separar de Gael.
Gael se enfurece com Mercedes e Clara afirma à mística que seu filho salvará seu casamento. Mãe, a líder do quilombo, orienta Raquel a esperar que Bruno fale sobre o casamento com sua família. Sophia vai à casa de Lorena, Vinícius e Laura, que a questiona sobre Estela. Eliseu insiste para que Elizabeth/Duda desabafe, e ela decide ir embora. Bruno parte, prometendo voltar para buscar Raquel no quilombo. Sophia afirma a Lívia que dará um rumo à sua vida e liga para Renato. Samuel marca um novo encontro com Suzy. Elizabeth/Duda volta para a pensão de Silvana, e Eliseu se entristece ao perceber a ausência da moça. Mercedes conta a Josafá que Caetana foi embora de Pedra Santa para morar com a filha na capital. Elizabeth/Duda se embriaga. Sophia propõe que Renato reate o namoro com Lívia em troca de um cargo de direção no hospital. Gael se revolta ao encontrar Renato com Sophia.
Clara expulsa Gael de casa. Renato não aceita a proposta de Sophia. Sophia convence Gael a se manter longe da mulher. Clara pede ajuda a Renato e abandona Gael. Samuel passa a noite com Suzy. Renato leva Clara para a casa de Josafá. Natanael vê Duda perto de sua casa e se enfurece. Um homem leva Elizabeth/Duda para casa e a rouba. Natanael planeja o desaparecimento da ex-nora. Bruno pensa em Raquel. Gael descobre que Clara saiu de casa. Renato leva Mercedes até Clara. Samuel marca um encontro com um rapaz. Nádia e Gustavo ameaçam Bruno para ele esquecer a ideia de se casar com Raquel. Natanael planeja o sumiço de Elizabeth/Duda. Gael implora que Clara volte para casa e Lívia alerta a cunhada.
Lívia faz uma proposta para Clara e Gael. Nádia afirma que Bruno não se casará com Raquel. Samuel dispensa Suzy e se encontra com um rapaz. Adinéia pede que Samuel se case com Suzy. Elizabeth/Duda pede carona em um posto de gasolina. Lívia confidencia a Clara que está grávida. Duda abre uma conta em um banco e assume de vez a nova identidade. Nádia se surpreende ao perceber que Bruno viajou. Clara e Gael viajam juntos. Lívia acredita que conseguiu engravidar, mas é alarme falso. Samuel convida Suzy para jantar. Lívia se enfurece quando Renato pergunta por Clara. Sophia afirma a Amaral que terá as esmeraldas quando seu neto nascer. Samuel pede Suzy em casamento. Bruno procura Raquel e a Mãe, líder do quilombo, lhe dá um ultimato. Lívia revela a Clara que não pode ter filhos e afirma à cunhada que também será a mãe de seu sobrinho.
Lívia se muda para a casa de Gael e Clara estranha o seu comportamento. Bruno volta para casa arrasado e Nádia o protege. Mãe incentiva Raquel a vender as peças de capim dourado na cidade para seu sustento. Duda se estabelece em uma cidade praiana. Raquel vende as peças de artesanato nas lojas do aeroporto. Clara chama Raquel para ser a babá de seu filho, mas Lívia discorda. Leandra se insinua para o sócio misterioso do bordel. Lívia descobre os planos de Sophia e faz uma proposta para a mãe. Mercedes diz a Renato que o filho de Clara precisa nascer. Lívia ajuda Clara. Um pescador tenta se aproximar de Duda. Lívia e Clara compram roupas para o bebê. Samuel compra sua aliança de casamento. Clara procura por Mercedes. Chega o dia do casamento de Samuel e Suzy. Sophia prende Estela e Rosalinda no quarto para impedir que a filha vá à festa. Tônia faz o parto de Clara, que sofre complicações após o nascimento do bebê.
Renato é chamado às pressas no hospital e Gael implora para que ele salve Clara. Lívia se preocupa com o bebê e segue a enfermeira até o berçário. Estela chega ao hospital e Sophia não gosta. Renato salva a vida de Clara e Sophia se lamenta para Amaral. Lívia não deixa Clara segurar o filho. Duda estranha ao ver Tenório ao seu lado na cama ao acordar. Samuel se aconselha com Inácio. Renato examina Clara e Lívia sente ciúmes. Duda sai para pescar com Tenório e seus amigos. Clara e Gael aceitam a sugestão de nome que Sophia dá para o bebê, Tomaz. Josafá e Mercedes conhecem a criança. Lívia recusa a benção de Mercedes, que não tem bom pressentimento ao conhecer a filha de Sophia. Gael pede para Lívia sair de sua casa. Nádia conhece Tônia e comenta com Gustavo que deseja apresentá-la para Bruno, que, por sua vez, encontra Raquel. Nicácio e Ivanilda aconselham Clara a tomar cuidado com Lívia. Esta volta para a casa da mãe e Sophia a questiona sobre sua proposta.
Lívia afirma que ajudará Sophia a separar Clara e Gael. Bruno tenta se reaproximar de Raquel. Tenório observa o dinheiro que Duda tem guardado. Samuel mente para não dormir com Suzy e começa a conversar com um rapaz pela internet. Nádia ouve Bruno declarar seu amor por Raquel para Diego. Laura tem uma crise de choro ao ver um desenho e Lorena se preocupa. Clara ganha um celular de Lívia e conta para Gael. Tenório pede para Danilo não contar para Duda que ele é casado. Gustavo decide cortar a mesada de Bruno. Nádia exige que Gustavo impeça Bruno de vender sua motocicleta. Lívia marca um encontro com Renato na casa de Gael. Mercedes tem um pressentimento com Clara e conta para Josafá. Gael chega em casa e encontra Renato conversando com Clara.
Clara vai para a delegacia com Gael e Vinícius avisa a Sophia, que providencia um habeas corpus para o filho. Clara registra queixa contra Gael. Renato se surpreende com o jeito como Lívia cuida de Tomaz. Sophia leva Gael para casa. Gustavo e Diego não gostam do jantar que Nádia prepara para Tônia. Bruno e Raquel pensam um no outro. Tenório tenta descobrir a origem do dinheiro de Duda. Vinícius recebe um presente de Sophia. Gael tenta falar com Clara, mas Lívia o impede. Clara avisa a Josafá que irá se separar. Sophia apoia a separação de Gael e Clara. Zildete sonda Leandra sobre o sócio do bordel. Bruno descobre que Nádia e Gustavo o impediram de vender sua motocicleta e desabafa com Tônia. Raquel afirma à líder do quilombo que deseja esquecer Bruno. Tenório propõe um negócio para Duda. Lívia toma conta de Tomaz. Sophia faz uma proposta a Clara.
Clara decide pensar na sugestão de Sophia. Raquel é picada por uma cobra. Tônia empresta dinheiro para Bruno ir ao quilombo. Renato leva um advogado para conversar com Clara. Lívia não gosta de saber que sua cunhada vai com Renato até Pedra Santa. Josafá aconselha Clara a aceitar a proposta de Sophia e Mercedes tem um mau pressentimento. Duda concorda em fazer negócio com Tenório. A líder do quilombo não deixa Bruno falar com Raquel. Samuel recebe um rapaz em seu flat. Renato desconfia das intenções de Sophia e insiste para que Clara não aceite sua proposta. Nádia vibra com a volta de Bruno para casa. Duda e Tenório saem para ver alguns barcos. Clara e Gael se divorciam e ela passa suas terras para o nome do filho. Lívia não gosta de ter que deixar Tomaz com Clara. Sophia pede a ajuda de Samuel para comprovar que Clara é louca.
Sophia ameaça Samuel. Clara se apavora ao encontrar Gael em casa. Sophia explica seu plano para Lívia. A Mãe conta para Raquel que Bruno esteve no quilombo enquanto ela dormia. Tônia convida Bruno para jantar. Duda faz um seguro para o barco em nome de Tenório. Clara sente-se mal durante um passeio com Renato. Lívia ampara Tomaz ao ver a ex-cunhada ter uma vertigem. Bruno e Tônia se beijam. A Mãe convence Raquel a estudar Direito. Clara ouve Tomaz chorando, mas Lívia a contraria. Sophia pede o apoio de Vinícius em seu plano contra Clara. Samuel conta para Adinéia que lançará seu livro. Clara começa a ter alucinações.
Clara imagina e afirma a Lívia que Gael invadiu seu quarto para tentar matá-la. Vinícius emite uma ordem de prisão para o filho de Sophia. Gael se embriaga em um bar com Rafael e alguns amigos. Clara tem alucinações na delegacia. Uma mulher observa Tenório e Duda. Nádia tenta descobrir com quem Bruno passou a noite. Sophia obriga Gael a fazer uma viagem de negócios. Clara implora que Lívia a leve para ver Mercedes e Josafá. Estela desconfia das intenções da mãe e pede para que Gael desista da viagem. Clara não deixa Josafá encostar em Tomaz. Mercedes tenta ajudar Clara, mas Lívia não deixa. Passam-se alguns dias. Clara recebe ameaças pelo celular e Renato a leva até a delegacia. Vinícius decide pedir uma avaliação psiquiátrica de Clara e Sophia orienta Samuel. Sophia suborna Gustavo para conseguir a internação de Clara.
Sophia leva Clara para a clínica psiquiátrica e conversa com Samuel. Renato procura por Clara. Sophia manda Lívia voltar para casa. Beatriz observa Clara tentando fugir das enfermeiras. Gael volta de viagem e Sophia afirma que Clara foi embora e abandonou o filho. Josafá se preocupa com a neta e vai com Mercedes até a casa de Sophia. Gael se desentende com Renato por causa de Clara. Mercedes afirma a Sophia que ela será castigada. Beatriz impede Clara de tomar os remédios dados pelas enfermeiras. Sophia convence Gael a aceitar que ela compartilhe a guarda de Tomaz e a vilã acerta o pagamento de Gustavo para apressar a documentação. Sophia expulsa Josafá de seu bar e ateia fogo ao local.
Josafá conta a Mercedes o que aconteceu com Clara. Beatriz explica como Clara deve se portar na clínica. Tenório não deixa Duda sair com ele no barco e acaba sofrendo um acidente fatal. Nádia vai à casa de Sophia buscar o dinheiro da propina paga ao marido. Bruno se encontra com Tônia. Adinéia diz a Suzy o que fazer para se encontrar com Samuel. Renato não se conforma com o sumiço de Clara. Sophia convence Gael a iniciar o garimpo das esmeraldas. Gael se incomoda quando Lívia se diz mãe de Tomaz. Rato leva Sophia para conversar com Mariano. Mercedes pede que Renato tente curar Josafá. Danilo informa a Duda que Tenório morreu no acidente com o barco. Clara conta sua história para Beatriz. Mariano decide trabalhar com Sophia e Leandra se anima com a notícia da instalação do garimpo. Nádia afirma a Tônia que irá ajudá-la a conquistar Bruno. Suzy tenta seduzir Samuel. Duda é surpreendida pela esposa de Tenório durante o velório. Clara pensa em fugir da clinica.
Beatriz convence Clara a desistir de fugir. Duda é humilhada na igreja e fica preocupada com a quantia que perdeu depois da morte de Tenório. Samuel repreende Suzy. Sophia aconselha Lívia a reconquistar Renato. Renato sofre por causa de Clara. Beatriz e Clara especulam sobre os motivos da internação da menina. Sophia acerta os detalhes com Mariano sobre o garimpo. Renato tenta convencer Gael a forçar Sophia a contar a verdade sobre o que aconteceu com Clara. Mariano faz exigências a Sophia para começar o garimpo. Gael se desculpa com Josafá e descobre que a mãe pode estar envolvida no sumiço de Clara. Bruno beija Tônia e pensa em Raquel. Nádia afirma a Gustavo que Bruno se casará com Tônia. Adinéia observa Samuel. Danilo tenta fazer com que Duda pare de beber. Clara promete se vingar de Sophia e de todos que contribuíram para sua internação.
Beatriz afirma que vai preparar Clara para sua vingança. Lívia conta uma história mentirosa para Gael sobre Clara. Mercedes faz um acordo para manter Josafá vivo. Duda compra uma máquina de costura. Beatriz dá aulas para Clara. Sophia leva Gael para conhecer o garimpo. Rafael apresenta um amigo a Lívia e estranha o seu comportamento. Bruno dispensa Tônia e pensa em Raquel. Raquel passa para a faculdade de Direito. Nádia sugere que Tônia minta para se casar com Bruno. Renato não acredita na mudança de Lívia. Duda faz uma camisa para Danilo. Josafá se anima com o conserto de seu caminhão. Beatriz revela a Clara que possui uma fortuna escondida.
Beatriz explica como Clara pode se apoderar de sua fortuna. Renato estranha quando Lívia afirma que Clara não procurou por notícias de Tomaz e comenta com Josafá. Tônia inventa uma mentira e consegue se casar com Bruno. Raquel estuda com amigos. Renato e Lívia se casam. Samuel lança seu livro. Adinéia reclama da nora. Duda perde seu dinheiro e Danilo a incentiva a trabalhar como costureira. Mariano e Sophia namoram no alojamento do garimpo. Tomaz chama Lívia de mãe e Gael se irrita. Beatriz não deixa Clara desistir de sua fuga. Mariano reclama de Gael não querer vender as esmeraldas de forma ilegal. Sophia obriga Estela a sair de sua casa. Mariano e os garimpeiros vão ao bordel de Leandra. Mercedes avisa a Renato que ele terá uma chance de conhecer o paradeiro de Clara. Gael leva Sophia para falar com Estela. Renato descobre que Clara está internada em uma clínica.
Renato questiona os motivos de Sophia para internar Clara. Gael não se conforma com a mudança de Estela. Renato é rude com a sogra. Sophia percebe o relógio novo de Cido. Renato comenta com Samuel que pensa em iniciar um mestrado e o diretor o apoia. Cido leva Estela e Rosalinda para Pedra Santa. Renato sonda Lívia sobre uma possível volta de Clara. Nicácio contrata Odair para trabalhar em seu salão. Um jovem caminhoneiro pede para Duda encontrá-lo em um posto de gasolina e a seduz. Renato avisa que irá viajar e Lívia se incomoda. Estela conhece Juvenal. Renato aparece na clínica, se declara para Clara e afirma que a resgatará do local.
Clara conta sobre o encontro com Renato para Beatriz. Gael tem uma conversa séria com Tomaz. Leandra paga o sócio misterioso do bordel. Valdo e Rato admiram Cleo. Mariano e os garimpeiros encontram um novo veio de esmeraldas e pedem para Sophia contratar um geólogo. Nádia reclama do casamento de Bruno e Tônia. Sophia contrata Diego para trabalhar em seu garimpo. Samuel se encontra com Cido novamente. Renato pede para conhecer melhor a clínica e avisa a Clara que sua fuga será difícil. Danilo tenta convencer Duda a mudar de vida. Bruno vai à delegacia de Vinícius para assumir o cargo de delegado. Raquel consegue sua nomeação e deixa de advogar. Beatriz morre e Renato sugere que Clara tome o lugar da amiga no caixão. Renato vê os enfermeiros arremessarem o caixão de Beatriz ao mar.
Renato se desespera ao ver o caixão afundar no mar, com Clara dentro. Danilo encontra Clara e a leva até a casa de Duda, que a reconhece. A costureira ajuda a neta de Josafá a ir para o Rio de Janeiro. Renato volta para casa arrasado e se consola com Lívia. Clara aceita a hospedagem do motorista e decide procurar emprego no Rio de Janeiro. Duda decide voltar para o Tocantins e pede ajuda a Danilo para se encontrar com Natanael. Nádia decide fazer um jantar para a nova Juíza que irá trabalhar com Gustavo. Juvenal leva Estela para conhecer o garimpo e todos se surpreendem ao saber que ela é filha de Sophia. Sophia apresenta Diego para os garimpeiros. Diego afirma que existe uma grande fortuna em esmeraldas. Nádia desmaia ao descobrir que Raquel é a nova Juíza. Natanael se encontra com Duda.
Duda pede dinheiro a Natanael. O detetive fotografa Duda e Danilo. Nádia não consegue humilhar Raquel. Tônia reclama de ciúmes de Bruno. Mariano e os garimpeiros levam Diego ao bordel. Duda pede para Danilo acompanhá-la ao banco. Natanael manda seu detetive tirar a vida de sua ex-nora. Duda entrega à sua cliente o casaco que estava usando quando se encontrou com Natanael. Clara chega à casa de Fabiana. Nádia repreende Nicácio por não ter lhe contado sobre Raquel. Bruno procura Raquel. Rosalinda pede para Juvenal visitar Estela. Mariano se declara para Sophia. Nádia alerta Sophia sobre Raquel e garante que a nova Juíza é incorruptível. Bruno diz a Diego que não deixou de amar Raquel. Danilo e a cliente de Duda morrem. Clara pede emprego para Fabiana.
Clara despista Fabiana. Duda chega a Pedra Santa e conhece Leandra. Sophia reclama de Diego. Mariano tenta ser romântico com Sophia. Nádia aparece no garimpo e Diego fica envergonhado. Fabiana se surpreende com os conhecimentos e modos de Clara. Juvenal visita Estela. Duda vai até o bordel. Janete avisa a Clara que Ronaldo assedia as funcionárias. Duda compra o bordel e conta parte de sua história para Leandra. Leandra explica o esquema da sociedade misteriosa e Duda pede que ela mantenha o acordo. Ronaldo agarra Clara a força.
Fabiana flagra Ronaldo com Clara. Samuel viaja e deixa Renato como responsável pelo hospital. Renato tenta fazer Aura denunciar Gael. Diego descobre o envolvimento de Sophia e Mariano. Rosalinda afirma a Estela que Juvenal está interessado nela. Sophia e Rato pensam em uma forma de fazer com que um dos garimpeiros se torne um espião. Duda é rude com Laerte, que fica curioso para saber mais sobre a nova dona do bordel. Nádia exige que Tônia engravide de Bruno. Gustavo é hostil com Raquel. Cido pede dinheiro para Samuel, e Renato estranha a presença do motorista no hospital. Janete comenta com Clara que Fabiana desconfia dela. Leandra aconselha Duda a não beber no bordel. Samuel afirma a Inácio que quer ter um filho. Laerte tenta invadir o quarto de Duda e se surpreende quando ela o enfrenta.
Duda ameaça Laerte. O segurança afirma a Leandra que descobrirá o segredo da nova dona do bordel. Adriana diz a Natanael que quer ser advogada criminalista. Karina fica feliz por passar a noite com Diego. Fabiana avisa a Lindomar que viajará e manda o motorista vigiar Clara. Gael se enfurece ao ouvir Tomaz chamar Renato de pai e decide revelar ao menino sobre a morte de Clara. Rosalinda insiste que Estela presenteie Juvenal. Lívia vê Tomaz chorando por causa de Clara e tenta fazer o menino esquecer a mãe biológica. Clara tem uma ideia ao descobrir que na casa de Fabiana existem várias câmeras. Gael flagra Estela e Juvenal se divertindo juntos. Bruno beija Raquel. Renato reclama com Lívia da forma como Sophia o trata. Leandra sugere que Duda procure Mercedes. Mercedes garante a Josafá que Clara está viva. Clara pega os três quadros no closet de Fabiana e os guarda em duas malas.
Clara pede para Lindomar jogar as malas de Fabiana no lixo. Duda pensa em falar com Mercedes. Nádia dá um presente para Tônia usar com Bruno. Samuel diz a Adinéia que não pode ter filhos. Fabiana antecipa sua volta da viagem e Clara tenta disfarçar a tensão. Ingrid vê Clara sair de sua casa em um táxi, com as malas de sua mãe, Fabiana. Duda procura Mercedes. Clara procura por Patrick e mostra a carta testamento de Beatriz. Duda reclama de Mercedes para Leandra. Patrick manda Clara pedir demissão de seu trabalho na casa de Fabiana. Sophia arma uma mesa de pôquer para os garimpeiros e um possível comprador. Clara se impressiona com o valor dos quadros que herdou de Beatriz.
Patrick alerta Clara para o perigo de voltar para a clínica. Gael ouve Estela contar para Juvenal por que foi obrigada a morar em Pedra Santa e fala com Sophia. Clara explica a Patrick como fugiu da clínica e acusa Renato de agir contra ela. Renato sugere a Lívia que eles assumam a guarda definitiva de Tomaz. Sophia se irrita por Gael atrapalhar seu jogo de pôquer. Bruno conversa com um amigo sobre Raquel. Raquel se aconselha com a Mãe do Quilombo. Nádia descarta as pílulas de Tônia. Mariano se encanta ao ver Cleo na cachoeira e segue a moça até sua casa. Gael repreende Sophia pelo que fez com Estela e afirma que levará a irmã de volta para Palmas. Amaro questiona Rato sobre Estela. Gael é rude com Aura. Patrick fala com Raquel sobre o processo de Clara.
Raquel reconhece o nome de Clara e afirma a Patrick que agilizará seu processo. Gustavo reclama de Raquel para Nádia. Cido pede dinheiro para Samuel. Laerte ouve Duda falar sobre a filha e fica intrigado. Renato estranha ao ver Cido no hospital e comenta com Sophia. Mariano ajuda Cleo no mercado. Estela fica decepcionada com o presente que recebe de Juvenal. Caetana volta ao bordel e Duda se surpreende. Patrick avisa a Clara que ela terá que consultar uma junta médica para atestar sua sanidade. Cleo não conta para Mercedes sobre Mariano. Raquel pede para almoçar com Bruno. Nádia se interessa em comprar o salão de Nicácio. Bruno e Raquel discutem. Sophia ameaça Samuel e o médico reclama com Cido. Patrick consegue o resultado sobre a avaliação psiquiátrica de Clara.
Raquel reconhece o nome de Clara e afirma a Patrick que agilizará seu processo. Gustavo reclama de Raquel para Nádia. Cido pede dinheiro para Samuel. Laerte ouve Duda falar sobre a filha e fica intrigado. Renato estranha ao ver Cido no hospital e comenta com Sophia. Mariano ajuda Cleo no mercado. Estela fica decepcionada com o presente que recebe de Juvenal. Caetana volta ao bordel e Duda se surpreende. Patrick avisa a Clara que ela terá que consultar uma junta médica para atestar sua sanidade. Raquel pede para almoçar com Bruno. Nádia se interessa em comprar o salão de Nicácio. Bruno se irrita com Raquel por duvidar da honestidade de Gustavo. Sophia ameaça Samuel, e o médico reclama com Cido. Patrick consegue o resultado sobre a avaliação psiquiátrica de Clara. Duda conta sobre as filhas para Caetana. Clara pensa em como recuperar a guarda de Tomaz. Amaro presenteia Estela, que desconfia. Nádia obriga Nicácio a lhe vender a maior parte do salão. Raquel anula a interdição de Clara.
Diego encontra um novo veio de esmeraldas, e Sophia fica eufórica. Mariano tenta beijar Cleo. Caetana procura Mercedes. Patrick negocia as telas de Clara com um comprador. Clara pede para Patrick ajudá-la a voltar a Palmas e escolhe a casa em que morou com Gael para comprar. O advogado acerta os detalhes da compra da casa com Sophia e reage quando ouve Gael falar de Clara. Clara volta a Palmas. Patrick sugere que Clara tente conquistar Tomaz, antes de brigar por sua guarda. Mercedes comemora a volta de Clara, que chora ao encontrar Josafá. Clara se surpreende ao saber que todos acreditam que ela esteja morta. Gael se irrita com Renato por tratar Tomaz como filho. Juvenal visita Estela. Mariano tenta vender uma esmeralda para Amaro, sem nota fiscal. Nádia vende convites para a festa beneficente no salão para ser a Embaixatriz da Infância do Tocantins.
Clara afirma a Mercedes que se vingará da família de Gael. Josafá conta para a neta que foi impedido por Lívia de se aproximar de Tomaz. Clara encontra Duda e decide ir atrás dela no bordel. Cido diz que quer comprar um anel de noivado para Irene e pede dinheiro a Samuel. Bruno questiona Gustavo sobre a origem do dinheiro da compra do salão para Nádia. Clara convida Duda para morar com ela. Vinícius convence Bruno a descartar qualquer suspeita sobre Gustavo. Raquel se encontra com Clara. Mariano beija Cleo. Mercedes tenta convencer Josafá a desistir de se vingar de Gael e Sophia. Clara vê Tomaz, Renato e Lívia juntos.
Patrick contém Clara, que sofre por não poder se aproximar de Tomaz e afirma que Lívia e Renato também estavam envolvidos no plano de Sophia. Sophia garante que venderá mais convites para a festa beneficente e se tornará a Embaixatriz da Infância do Tocantins. Karina se entristece quando Diego se recusa a levá-la para a festa beneficente. Laerte beija Duda. Clara chama Nicácio para ir à sua casa. Nádia tenta obrigar seu cabeleireiro a contar quem é a mulher que se mudou para a antiga casa de Gael. Josafá afirma a Mercedes que irá atirar contra Sophia. Amaro convida Estela para ir à festa beneficente. Nádia e Lorena tentam invadir a casa de Clara, mas são barradas por Radu. Melissa fala de Diego para Isabel. Samuel arruma Adinéia para ir à festa beneficente. Rafael se aproxima de Laura, e Vinícius não gosta. Nádia e Sophia ficam ansiosas para saber o resultado da disputa. Clara é eleita a Embaixatriz da Infância do Tocantins e todos se surpreendem.
Gael agride Patrick ao vê-lo ao lado de Clara, e Radu o defende. Renato tenta falar com Clara, e Lívia sente ciúmes. Bruno é impedido por Vinícius de registrar um boletim de ocorrência sobre o que houve na festa. Sophia é rude com Estela, e Amaro a consola. Lívia teme que Clara recupere a guarda de Tomaz. Renato e Rafael cuidam de Gael. Gael descobre o plano de Sophia e Lívia contra Clara. Nádia e Lorena vão à casa de Clara. Sophia se surpreende ao saber que a interdição da ex-nora foi revogada e procura Gustavo. O juiz avisa a Sophia que ela pode perder toda a sua fortuna. Renato tenta falar com Clara. Gael conta para Tomaz sobre Clara, e Lívia intriga o menino contra a mãe biológica. Gael tenta convencer Clara de sua inocência no plano de Sophia e Lívia e a leva para ver o filho. Tomaz rejeita Clara.
Tomaz destrata Clara e fica com Lívia. Gael promete à ex-mulher que irá ajudá-la a conquistar o filho. Amaral garante a Sophia que Clara pode recuperar o direito à exploração das esmeraldas e a vilã vai falar com Gustavo. Nádia fala mal de Sophia no salão. Caetana chama Laerte para ajudar Josafá, e Duda fica indignada. Mercedes se preocupa com Josafá. Gael repreende Lívia por colocar Tomaz conta Clara, e Sophia recrimina o filho. Clara se recusa a falar com Renato. Rafael manda flores para Laura, e Lorena obriga a filha a sair com o médico. Diego namora Melissa. Samuel dispensa Suzy. Juvenal chora ao ver Estela e Amaro conversando. Mariano pede para Cleo apresentá-lo a Mercedes como seu namorado. Amaro vê Sophia armando com Rato para fazer com que Zé Vitor perca no jogo de pôquer. Josafá atira na direção de Sophia.
Cido é atingido pelo tiro de Josafá e Rato encontra o avô de Clara. Sophia manda Gael chamar a polícia e levar Cido para o hospital. Mercedes se preocupa com Josafá. Renato leva Cido para a cirurgia. Vinícius não gosta de saber que Laura saiu com Rafael. Diego pede Melissa em namoro. Gael elogia Laura e Vinícius o repreende. Duda teme que a polícia apareça em seu estabelecimento e não deixa Caetana sair para falar com Mercedes. Gael avisa a Clara sobre Josafá e ela vai com Patrick até a delegacia. Renato fala com Samuel sobre Cido e estranha a preocupação do psiquiatra com o motorista. Irene chega para ver Cido e Samuel a encara. Clara repreende Josafá por ter atirado na direção de Sophia. Clara ameaça Sophia para libertar Josafá e pede para Gael levá-la para ver Tomaz. Renato afirma a Clara que Gael está fingindo sua mudança de comportamento.
Clara decide testar Gael. Samuel tenta disfarçar sua preocupação com Cido. Bruno não gosta de saber que Raquel passará o Natal no Quilombo. Amaro ameaça contar que Sophia roubou no jogo de pôquer. Sophia suborna Vinícius e o delegado de Pedra Santa para que Josafá seja libertado. Mercedes tenta convencer Clara a desistir de sua vingança. Bruno e Nicolau estranham o depoimento de Cido. Rafael leva Laura para visitar o laboratório do hospital e a convida para jantar. Sophia avisa a Samuel que cobrará dele o que gastar com Cido no hospital. Clara pede para Patrick deixá-la sozinha com Gael. Lívia teme ficar sem Tomaz. Gael tenta violentar Clara e Patrick e Radu a salvam. Bruno prende o filho de Sophia. Tônia e Renato examinam Clara. Bruno manda Gael para o presídio. Clara aceita conversar com Renato. Gael é intimidado pelos presos.
Gael é agredido por outros detentos. Patrick pede que Clara abandone seu plano de vingança. Renato avisa a Sophia que Gael está em um presídio. Sophia implora que Gustavo a ajude a libertar o filho e Bruno ouve a conversa. Rosalinda pede para Juvenal visitar Estela. Amaral alerta Estela sobre a prisão do irmão, e ela decide ir para Palmas. Desirée procura Xodó, mas é dispensada e tenta se consolar com Juvenal. Cleo apresenta Mariano para Mercedes, que não gosta da proximidade dos dois. Laerte dá um presente para Duda. Sophia se aconselha com Vinícius e entrega a lista dada por Gael para Amaral. Renato se declara para Clara e garante ajudá-la em sua vingança.
Renato afirma que ajudará Clara a conquistar Tomaz. Mercedes alerta Clara para tomar cuidado com sua vingança. Amaro procura Estela. Sophia humilha Estela e Lívia tenta consolar a irmã. Gael é destratado na prisão. Maíra e Desirée disputam Xodó. Renato confirma que as despesas de Cido foram pagas por Sophia e fica intrigado. Samuel se despede de Cido e avisa que irá viajar. Laura pede para Rafael não insistir em ficar com ela, mas muda de ideia após falar com Lorena e Vinícius. Clara pede para Patrick passar o Natal com ela. Renato comenta com Lívia que Sophia ajudou Cido. Rato reclama por Leandra falar de seu noivo. Laerte se declara para Duda. Aura é impedida pelos presos de visitar Gael. Samuel procura a Mãe do Quilombo. Renato sugere que Clara comece sua vingança por Samuel.
Renato explica a Clara por que ela deve começar seus planos por Samuel. A Mãe do Quilombo entrega um líquido para Samuel e explica como deve ser usado. Raquel vê o psiquiatra no Quilombo e estranha a presença dele. Leandra sugere que ela e as meninas do bordel façam um sorteio de amigo secreto e Laerte pede para participar. Renato marca com Clara de levar Tomaz para conhecê-la. Estela vai com Sophia visitar Gael. Rosalinda e Estela convidam Amaro para passar o Natal com elas. Clara conta para Patrick que se encontrará com Tomaz. Laura pensa em aceitar o pedido de Rafael. Samuel usa o líquido que conseguiu com a Mãe do Quilombo com Suzy. Nádia contrata Marcel e Nicácio se irrita. Tomaz fica encantado com o garimpo e reage ao ver as esmeraldas lapidadas. Clara e Josafá conhecem Tomaz. O menino se diverte com o bisavô. Clara dá um presente para Tomaz, que fica encantado. Lívia se surpreende quando vê Tomaz chegar com o presente de Clara.
Lívia repreende Renato por ter levado Tomaz para ver Clara e o proíbe de sair com o menino. Mariano chama Cleo para sair e Mercedes não gosta. Desirée anuncia que irá se casar. Clara decide convidar Samuel e sua família para um jantar em sua casa. Sophia fica furiosa com o presente de Clara para Tomaz. Natanael leva Adriana para trabalhar no escritório de Patrick. Clara recebe Samuel e a família em sua casa. Bruno combina com Nicolau de enganar Tônia no Natal. Clara pede para Patrick acompanhá-la até a casa de Sophia. Nicácio reclama de Marcel. Juvenal se entristece ao ver Amaro na casa de Estela. Bruno chega ao Quilombo e beija Raquel. Tônia decide ir até a delegacia e se espanta com a ausência do marido. Diego convida Melissa para ir ao Jalapão. Laerte tenta descobrir mais sobre o passado de Duda. Gael sofre com saudades da família. Sophia exige que Clara leve embora o cachorro Cacau, que deu a Tomaz.
Clara diz a Tomaz que levará Cacau para a casa de Mercedes e o menino faz Lívia prometer que o deixará visitar seu cachorro. Duda percebe a armadilha de Laerte e o expulsa de seu quarto. Caetana alerta Duda sobre Laerte. Melissa viaja com Diego e não avisa aos pais. Isabel e Raul procuram a filha na casa de Gustavo e acusam o geólogo de sequestrar a menina. Nádia tenta convencer Tônia a esquecer o que aconteceu na delegacia. Bruno e Raquel namoram. Clara leva a cachorrinha Cacau para a casa de Mercedes e Josafá se apega ao animal. Mariano termina seu romance com Sophia e se encontra com Cleo. Nicácio aluga uma casa em Pedra Santa. Diego e Melissa chegam ao Jalapão. Clara presenteia Josafá com um caminhão. Caetana recebe a visita de sua filha Herculana. Estela vê Juvenal com Desirée. Samuel despede um médico ao descobrir que ele é gay. Sophia manda Zé Vitor ser seu espião no garimpo e vigiar Mariano. Caetana reconhece Sophia e comenta com Laerte que ela esconde um grande segredo.
Caetana revela o segredo de Sophia para Laerte. Nádia fala para Tônia inventar uma desculpa para não conversar com Bruno. Raquel afirma à Mãe do Quilombo que só ficará com Bruno após sua separação. Lívia teme perder Tomaz e procura Clara, que decide pedir a guarda do filho. Gael sofre na cadeia. Nicolau e Estevão chegam à pousada onde Diego e Melissa estão, mas não encontram o casal. Amaro dança com Estela. Desirée implica com Juvenal. Mariano se enfurece com Sophia. Zé Vitor conta para Sophia sobre a namorada de Mariano. Nicácio discute com Nádia e avisa que abrirá um novo salão. Renato questiona Samuel sobre a demissão do médico e comenta com Clara. Laerte insiste em se aproximar de Duda. Marcel tenta seduzir Odair. Renato enfrenta Lívia sobre levar Tomaz para visitar Cacau. Clara vai à casa de Samuel e reage ao saber que o psiquiatra está em uma reunião no hospital. Laerte conversa com Zé Vitor sobre Sophia. Raquel questiona Bruno sobre seu casamento.
Raquel dispensa Bruno. Renato convence Lívia a deixar Tomaz visitar seu cachorro. Patrick diz como Clara pode descobrir se Samuel tem uma vida dupla. Laerte observa Duda beber. Clara pede que Patrick passe o Ano Novo com ela. Bruno se separa de Tônia e procura Raquel. Nicolau e Estevão não conseguem encontrar Diego e Melissa. Isabel e Raul reclamam com Vinícius da demora em encontrar sua filha. Nicácio se apresenta para as meninas do bordel. Sophia usa Vanessa em seu plano para se vingar de Mariano. Josafá se diverte com Tomaz. Mercedes obriga Cleo a devolver o dinheiro que ela pediu a Clara para ajudar Mariano. Renato confirma que Samuel mentiu, e Clara pensa em falar com Irene. Tomaz diz a Josafá que dormirá na casa de Mercedes. Vanessa se aproxima de Cleo. Tônia sai de casa. Bruno convida Nádia e Gustavo para passar o Ano Novo com ele e Raquel. Cleo diz a Mariano que pode trabalhar no bordel para ajudá-lo. Lívia proíbe Tomaz de ficar na casa de Mercedes.
Renato discute com Lívia e promete a Tomaz levá-lo para dormir na casa de Mercedes. Sophia convence Lívia a ficar contra Renato. Mariano se enfurece com Cleo. Nádia é obrigada a aceita passar o Ano Novo com Bruno e Raquel. Clara conta para Renato que Cido não estava com Irene na noite em que ela foi à casa do psiquiatra. Sophia e Samuel armam contra Clara. Nicácio discute com Marcel por causa de Odair. Amaro pede para passar o Ano Novo com Estela e Rosalinda. Juvenal questiona Amaro sobre seu interesse por Estela. Laerte confirma a história que Caetana contou sobre Sophia. Leandra atende o sócio misterioso do bordel. Mercedes tem um pressentimento e pede para Josafá não passar a noite fora. Sophia pega um remédio com Samuel e vai para a casa de Clara. Irene conta o plano de Sophia para Clara, que acaba dopando a vilã. Renato tenta cuidar da sogra, que tem um surto psicótico. Cleo convence Mariano a deixá-la trabalhar no bordel. Caetana avisa a Mercedes sobre Cleo.
Mercedes busca Cleo no bordel e tem uma longa conversa com a neta. Zé Vitor conta para Mariano sobre o encontro de Sophia com Vanessa. Cleo termina seu namoro, e Clara oferece ajuda a Mariano. Clara convence Estela a ir ao salão de Nicácio, e Amaro fica encantado ao vê-la arrumada. Patrick elogia Adriana por ajudá-lo com uma cliente. Irene devolve o dinheiro para Sophia. Cido se encontra com Samuel. Renato engana Lívia e leva Tomaz para dormir na casa de Mercedes. Tomaz fica feliz ao acordar e abraça Clara, que se emociona. Diego percebe Nicolau e Estevão atrás dele e de Melissa. Gael sofre por estar preso. Sophia implora que Mariano continue trabalhando nas minas. Vanessa conta para Mariano o acordo que fez com Sophia. Lívia expulsa Renato de sua casa e pede a separação. Patrick diz que Clara pode usar o garimpo para se vingar de Sophia.
Clara fala de Mariano para Patrick e ele pede para conversar com o garimpeiro. Renato discute com Lívia e afirma a Tomaz que o levará para ver Josafá e Cacau sempre que o menino quiser. Suzy comenta com Clara sobre o sumiço de peças íntimas. Renato beija Clara. Clara aconselha Irene a exigir que Cido compre uma casa para eles morarem depois do casamento. Diego descobre que Nicolau e Estevão estão atrás dele e de Melissa e engana os dois antes de fugir com a namorada. Laerte procura Sophia, mas é destratado por ela. Mariano conta para Clara e Patrick sobre as péssimas condições de trabalho impostas por Sophia nas minas. Cido chantageia Samuel. Nicácio, Marcel, Odair e Ivanilda passam o Ano Novo juntos. Juvenal deixa a casa de Estela assim que Amaro chega. Nádia destrata Raquel, que vai embora com Bruno. Renato surpreende Clara e Patrick ao chegar para a noite de Ano Novo. Duda se embriaga e fala de seu passado para Laerte.
Duda percebe que falou demais e expulsa Laerte de seu quarto. Nádia lamenta a ausência de Bruno no Ano-Novo. Laura e Rafael se beijam. Samuel usa o líquido que ganhou da Mãe do Quilombo com Suzy. Lívia reclama da falta de Renato. Clara troca olhares com Renato ao saber por Irene que Cido ganhou dinheiro de Sophia. Nicácio e Marcel se unem para afastar a namorada de Odair. Patrick consegue impedir o julgamento de Gael, que é obrigado a voltar para o presídio. Clara denuncia Sophia para Raquel. Renato segue Samuel. Bruno anuncia que irá à mina de esmeraldas atender a uma denúncia, e Gustavo alerta Sophia. Diego leva Melissa para casa, e Isabel e Raul decidem retirar a queixa contra ele. Mariano procura Cleo. Renato fala para Lívia sobre seus sentimentos por Clara. Lívia e Mariano se conhecem. Os garimpeiros confirmam as denúncias de Clara, e Sophia é presa por desacatar Raquel e Bruno.
Sophia é levada por Bruno e se enfurece com Clara. Raquel chega à delegacia, e Vinícius é obrigado a respeitar sua ordem. Clara comemora a prisão de Sophia. Lívia pede para Amaral chamar Natanael. Estela convida Juvenal para fazer as refeições em sua casa e Amaro se incomoda. Sophia faz ameaças a Clara para Lívia. Lívia se encontra com Mariano. Nádia e Gustavo repreendem Bruno por ter prendido Sophia. Raquel desconfia de Gustavo e pede para o namorado observar as ações do pai no caso de Sophia. Natanael chega a Palmas. Caetana avisa a Duda para tomar cuidado com Laerte. Desirée se insinua para Juvenal. Laura inicia seu estágio no laboratório do hospital. Renato segue Samuel e passa informações sobre o psiquiatra para Clara.
Suzy se irrita por não encontrar Samuel em casa. Clara combina com Renato como desmascarar o psiquiatra. Natanael conversa com Gustavo sobre a libertação de Sophia. Caetana se aconselha com Duda e decide contar para Herculana quem é o seu pai. Tomaz pede que Renato o leve para visitar Josafá. Clara convida Adinéia para jantar. Sophia é libertada, e Bruno desconfia. Diego pede Melissa em casamento. Karina leva Duda até as ruínas de uma Igreja. Natanael explica como Sophia deve proceder para que a mina seja reaberta. Mariano e Lívia se encontram em um hotel de Pedra Santa. Amaro se declara para Estela e a beija. Sophia afirma que se vingará de Clara. Nádia garante que Raquel não será a madrinha de casamento de Diego ao lado de Bruno. Suzy aconselha Tônia a tentar reatar com Bruno. Adinéia desmaia ao flagrar Samuel vestido como uma mulher com Cido.
Adinéia perdoa Samuel, que implora que a mãe mantenha seu segredo. Clara se vangloria para Renato por ter exposto a vida dupla do psiquiatra. Adinéia garante ao filho que manterá Clara longe de Suzy. Samuel tenta agradar a esposa. Duda vai às ruínas da igreja e Laerte aproveita para bisbilhotar seus pertences. Gael é condenado a prestar serviços comunitários. Renato estranha o comportamento de Samuel com Suzy. Vinícius implica com o namorado de sua enteada. Laura aceita se casar com Rafael. Gael deixa a prisão. Lívia comenta com o irmão sobre Mariano, sem mencionar o nome do garimpeiro. Gael não se conforma com a vingança de Clara contra sua família. Valdo vai ao salão de Nicácio em Pedra Santa. Amaro pede desculpas a Estela por tê-la beijado. Lívia se encontra com Mariano. Gael ataca Sophia. Adinéia aconselha o filho a conversar com Clara. Samuel implora que Clara não revele seu segredo.
Samuel afirma que não deixará que Clara se aproxime de Suzy. Gael se afasta de Sophia ao ver Tomaz, que aconselha o pai a lutar para reconquistar Clara. Samuel conta para Adinéia como foi sua conversa com Clara. Nádia conta para Tônia seu plano de reaproximá-la de Bruno. Caetana expulsa Laerte do quarto de Duda. Mercedes tem um pressentimento. Rosalinda garante a Estela que Amaro está interessado nela. Valdo convida Ivanilda para sair. Clara afirma a Patrick e Renato que destruirá a reputação de Samuel. Nádia pede a Bruno que leve Raquel para jantar em sua casa. Rato reclama do noivo de Leandra. Caetana conta para Duda que flagrou Laerte em seu quarto. Juvenal percebe a inquietação de Estela. Sophia melhora as condições de trabalho, e os garimpeiros comemoram. Gael pede para reatar com Clara. Laerte descobre o segredo de Duda.
Laerte sai do quarto de Duda sem deixar vestígios de sua presença. Gael se irrita quando Clara o ofende, e Patrick defende sua cliente. Bruno pede que Gustavo lhe indique um advogado para tratar do fim de seu casamento. Tônia decide não aceitar o divórcio de Bruno. Tomaz incentiva Lívia a namorar. Mariano tem uma ideia para enganar Sophia e pede a ajuda de Xodó. Odair se insinua para Aura. Renato estranha a presença de Adinéia no hospital para buscar Samuel. Laura e Rafael contam para Renato que pretendem se casar. Leandra recebe o sócio misterioso. Juvenal se entristece ao ver Estela cuidar de Amaro. Diego se despede de Melissa e volta para Pedra Santa. Aura e Gael reatam o namoro. Xodó pede para Maíra fingir que é namorada de Mariano. Diego aparece no bordel. Caetana leva Herculana para conhecer o pai. Laerte ameaça Duda.
Duda decide revelar sua história a Laerte e implora que ele não a denuncie. Josafá se emociona ao conhecer sua filha. Diego humilha Karina. Laerte afirma a Duda que sua intenção é extorquir dinheiro de outra pessoa. Sophia se recusa a saber quem é a nova conquista de Lívia. Cido procura Samuel no hospital, e Renato avisa a Clara. Tônia se une a Nádia para afastar Bruno de Raquel. Duda confirma para Caetana que Laerte aprontou com ela. Mercedes confidencia a Clara que se ressente de não ter tido um filho com Josafá. Lívia e Mariano ficam juntos. Laerte leva Sophia para conversar no quarto de Duda. Duda fica abalada ao descobrir que Clara é sua filha. Laerte ameaça Sophia, mas acaba morto. Vanessa vê a vilã sair escondida do bordel. Clara chega à procura de Duda e encontra Laerte. Duda entende que Clara tirou a vida de Laerte e assume a culpa pelo assassinato.
Leandra e Caetana tentam convencer Duda a esconder o corpo de Laerte, mas ela insiste em ser presa. Clara conta sobre o crime no quarto de Duda a Patrick e Renato. Gael estranha o comportamento de Sophia ao chegar em casa. Vanessa mente para as pessoas na rua e todos condenam Duda. Mercedes não deixa Cleo, Josafá e Herculana saírem de casa. Juvenal teme pela segurança de Estela. Duda se recusa a falar com Patrick. Vanessa instiga o povo a se revoltar contra Duda, e Patrick exige que sua cliente seja transferida para Palmas. Vinícius e Nicolau escoltam Duda até o carro, que passa mal e é levada para o hospital. Bruno descobre que Diego trai Melissa com Karina. Renato leva Clara ao hospital para falar com Duda. Bruno e Vinícius estranham ao não conseguirem localizar os dados de Duda. Duda revela a Clara por que decidiu assumir a culpa pelo assassinato de Laerte.
Clara afirma a Duda que não matou Laerte e exige que ela aceite que Patrick seja seu advogado. Bruno aconselha Diego a não se encontrar mais com Karina. Leandra garante a Duda que não contará que Clara esteve no bordel. Sophia vai à casa de Vinícius para ter notícias sobre a morte de Laerte. Vinícius descobre que Duda mentiu sobre o seu nome e tenta descobrir sua verdadeira identidade. Clara comenta com Patrick que conheceu Duda quando se casou com Gael. Mariano faz um acordo com Maíra. Vanessa mente em seu depoimento. Duda é levada de volta para a delegacia. Gael expulsa Amaro da casa de Estela. Desirée engana Juvenal. Raquel reclama da demora de Bruno em entrar com o pedido de divórcio. Patrick pede para Adriana ajudá-lo com o caso de Duda, e Natanael comemora a ida de sua neta para Palmas. Nádia proíbe Gustavo de conseguir um advogado para Bruno. Adriana chega a Palmas e vai à delegacia. Duda e Adriana se encontram.
Duda e Adriana sentem que já se conhecem. Adriana fica impressionada com a semelhança entre Duda e sua mãe, e se emociona. Duda pede uma bebida para Nicolau. Patrick leva Adriana para conhecer Clara, que se surpreende ao descobrir que a colega de seu advogado é parente de Sophia. Duda se recusa a comer. Adriana encontra uma casa em Palmas. Leandra entrega a boneca de Duda para Renato deixar com Clara. Patrick conversa com Leandra sobre a ida de Clara ao bordel. Vinícius encontra a arma do crime e outras evidências no quarto de Duda. Raquel diz que o delegado deve colher as impressões digitais de Duda depois que ela der seu depoimento. Vinícius reclama de Laura e Rafael terem marcado a data de seu casamento. Clara se encontra com Suzy e a leva ao flat de Samuel. Suzy flagra Samuel e Cido juntos. Patrick conversa com Duda e supõe que ela seja a mãe de Clara.
Duda termina sua conversa com Patrick. Samuel tenta fazer um acordo com Suzy, mas ela o abandona. Renato se insinua para Clara. Gael vê Renato deixar a casa de Clara e vai ao encontro de Aura. Clara conversa com Patrick sobre Renato. Sophia pede para Gael aproximar Aura de Clara para que ela seja sua espiã. Gael diz que não fará isso. Lívia descobre que Mariano é garimpeiro. Leandra avisa aos garimpeiros da reabertura do bordel. Amaro leva um presente para Estela, e Juvenal fica enciumado. Mercedes revela a Josafá o motivo de sua tristeza. Gael pede a ajuda de Mercedes. Nádia diz a Diego que marcou um jantar com a família de Melissa para tratar do casamento. Bruno cobra de Gustavo o advogado para pedir o divórcio e Raquel desconfia. O promotor do caso de Duda aparece para assistir ao depoimento na delegacia. Adriana consegue fazer com que Duda se alimente. Clara convence Suzy a revelar o segredo de Samuel.
Suzy faz escândalo no hospital e revela a todos que Samuel é gay. O psiquiatra fica arrasado. Renato é solidário e aconselha Samuel a se assumir para a sociedade. Adriana tenta conversar com Duda e desconfia quando ela afirma ser uma mulher morta. Mercedes começa a rezar Gael, que tem uma crise. Cleo expulsa Gael da casa de sua avó. Samuel enfrenta todos, e Adinéia consola o filho. Clara decide com Renato quem será sua próxima vítima. Laura não aceita que seu vestido de noiva seja pago por Vinícius. Adriana conversa sobre o caso de Duda com Natanael. Samuel convida Cido para viajar. Nádia decide marcar o jantar com Raquel. Tomaz liga para Renato e pede para visitar Josafá, Mercedes e Cacau. Patrick avisa a Clara que entrará com o pedido de guarda de Tomaz. Samuel leva Cido até a Mãe do Quilombo. Tomaz diz a Clara que sentiu saudades dela. Gustavo alerta Sophia sobre a petição de Patrick.
Gustavo avisa a Sophia que Raquel será a juíza no processo da guarda de Tomaz. Lívia fala sobre seu novo namorado para Sophia. Josafá ensina Tomaz a soltar pipa. Lívia se enfurece ao saber que o filho está na casa de Mercedes. A Grande Mãe incentiva Samuel a assumir sua orientação sexual. Estela sugere que Gael ajude Clara a ficar com Tomaz. Duda revela a Adriana a história que Laerte contou antes de morrer. Amaro se preocupa ao saber que a família de Estela pode deixar de explorar as minas de esmeraldas. Samuel convida Cido para morar com ele. Lívia leva Tomaz embora da casa de Mercedes. Laura garante a Rafael que Vinícius não atrapalhará seu casamento. Patrick vai ao bordel falar com Leandra sobre Duda. Juvenal lamenta a distância de Estela para Mariano. Cido rompe com Irene. Gustavo pede para Nádia pegar a propina na casa de Sophia. Bruno teme pela segurança de Raquel. Samuel avisa a Adinéia que irá morar com Cido. Samuel se recusa a ajudar Sophia contra Clara.
Samuel afirma a Sophia que não prejudicará Clara novamente. Gael diz a Clara que irá ajudá-la a conseguir a guarda de Tomaz. Caetana aconselha Patrick a desistir de ajudar Duda. Nádia informa Bruno que marcou um jantar para tentar se reconciliar com Raquel. Cido pede demissão. Nádia pega o dinheiro da propina com Sophia. Amaro beija Estela. Mariano diz a Juvenal que desconfia do caráter de Amaro. Lívia se encontra com Mariano. Sophia faz fotos de Raquel com o celular. Adriana reclama de não conseguir convencer Duda a falar sobre sua vida. Renato recrimina Clara por acreditar em Gael. Adinéia pede para Samuel morar em sua casa com Cido. Nádia arma para atrasar Bruno para o jantar. Laura e Rafael veem Tônia esperando Bruno no restaurante. Raquel vê Tônia beijando Bruno. Juvenal tenta alertar Estela sobre Amaro. Cido aceita morar na casa de Adinéia. Sophia acorda com Rato e planejam um atentado contra Raquel.
Raquel não deixa Bruno se explicar e vai embora do restaurante. Estela se irrita com Juvenal e o expulsa de sua casa. Adinéia tenta se entender com Cido. Adriana explica a Clara sobre as técnicas que utiliza com seus clientes. Bruno descobre a armação de Tônia e pede que Patrick dê entrada em seu divórcio. Josafá entrega a Clara uma pasta com documentos do filho. Mercedes tem um mau pressentimento sobre o processo da guarda de Tomaz. Renato reclama da proximidade de Patrick e Clara. Clara aceita ser a madrinha de casamento de Laura e Rafael. Bruno avisa a Tônia sobre o divórcio e confirma que Nádia participou da armação para separá-lo de Raquel. Rato observa Raquel e Bruno. Nádia aconselha Tônia a não sair da cidade para não receber a intimação do divórcio. Adriana pede a ajuda de Duda. Clara questiona Laura sobre Vinícius.
Laura conversa com Clara. Adriana fica frustrada por não conseguir avançar na relação com Duda. Tônia pede licença do hospital e vai para a clínica de Renato em Pedra Santa. Clara fala para Patrick que Duda nasceu no Tocantins. Vinícius consegue colher as digitais de Duda. Clara dá uma viagem de presente para Laura e Rafael. Cido devolve a Samuel o dinheiro que iria usar para comprar sua casa. Patrick e Clara pensam um no outro. Karina conta para Renato sobre o sócio misterioso do bordel. Desirée visita Juvenal. Estela tenta descobrir o pedido que Amaro lhe fará no baile. Lívia se encontra com Mariano em um flat. Sophia paga para Maíra se afastar de Mariano. Tônia descobre que não está grávida. Lívia e Sophia conversam sobre seus amores. Tônia conhece Zé Victor, e os dois passam a noite juntos. Suzy passa mal no hospital. Patrick avisa a Clara sobre o resultado do exame das digitais de Duda.
Clara pede a Patrick para conversar com Duda. Suzy descobre que está grávida. Gael fala com Tomaz sobre Clara. Um oficial de Justiça procura por Tônia no hospital. Nádia alerta Bruno sobre uma possível gravidez de Tônia. Mariano beija Sophia. Suzy faz exames no hospital. Laura confidencia a Melissa que tem medo de se casar. Clara tenta descobrir o verdadeiro nome de Duda. Adriana convida Henrique, Jô e Natanael para irem à audiência de Duda. Tônia e Zé Victor se encontram de novo. Amaro tira satisfações com Juvenal. Suzy descobre que tem uma gravidez de risco e decide pedir para morar com Samuel. Gael pede ajuda a Aura. Lívia e Sophia trocam confidências sobre seus escolhidos. Rafael conversa com Renato sobre Laura, e o médico conta para Clara.
Clara conversa com Renato sobre seu plano contra Vinícius. Suzy conta sobre a gravidez para Samuel e Adinéia e explica que precisa de cuidados. Aura sugere que Gael procure um psiquiatra. Amaro exige que Juvenal não se envolva em sua vida com Estela. Samuel pede que todos em sua casa convivam em harmonia. Desirée procura Tônia. Os garimpeiros reclamam dos erros cometidos com a reabertura da mina. Sophia se insinua para Mariano. Desirée vai atrás de Juvenal. Clara tenta se aproximar de Laura. Cido reclama de Suzy. Clara guarda a pasta que recebeu de Josafá. Laura não consegue falar para Lorena sobre seu medo. Bruno não conta para Raquel que Tônia pode estar grávida. Samuel fala com Hélder sobre a gravidez de Suzy. Patrick se encontra com o promotor do julgamento de Duda. Adriana avisa a Duda sobre a data da audiência. Natanael fica curioso para conhecer a cliente de Adriana. Clara decide assumir a culpa em lugar de Duda, caso ela seja condenada.
Patrick orienta Clara a esquecer a ideia de assumir o lugar de Duda. Abel garante a Raquel que Duda será condenada. Adriana confessa que quer que Duda seja libertada. Adinéia e Cido reclamam de Suzy para Samuel, que os repreende e os obriga a atender os desejos da ex-mulher. Lorena pensa em convidar uma amiga para o posto de madrinha de casamento de Laura. Henrique, Jô e Natanael se preparam para ir ao julgamento. Clara reza pela liberdade de Duda. Adriana vai à delegacia falar com Duda antes do julgamento. Henrique e Natanael reclamam da demora de Jô para se arrumar. Lorena convida Sophia e Gael para serem os padrinhos de Laura. Os advogados questionam as testemunhas no julgamento. Duda se recusa a falar durante seu depoimento. Gustavo inicia os procedimentos para o encerramento do julgamento. Natanael, Henrique e Jô chegam ao tribunal e ficam em choque ao ver Elizabeth, que decide falar.
Abel e Patrick questionam Gustavo sobre o pedido de Duda e o juiz aceita a decisão da ré. Duda conta sua história no tribunal e desmaia de emoção quando Adriana a reconhece como mãe. Henrique pensa em conversar com ex-mulher. Gael e Lívia estranham o interesse de Sophia no julgamento de Elizabeth/Duda. Natanael incentiva Adriana a manter sua mágoa contra a mãe. Vanessa afirma para as meninas do bordel que enriquecerá. Clara explica a Adriana por que se ofereceu para pagar as despesas de Elizabeth/Duda do hospital e mostra a boneca que guarda da ex-dona do bordel. Suzy se faz de vítima para Samuel. Adinéia convence Cido a ficar contra Suzy. Aura indica uma amiga para ser terapeuta de Gael. Lívia não deixa Mariano falar sobre Sophia. Vanessa conta a Maíra que se encontrará com a pessoa que a deixará rica. Sophia corta o vestido que Rosalinda fez para Estela e guarda a tesoura em sua bolsa. Vanessa chantageia Sophia e é assassinada.
Rato ajuda Sophia a esconder o corpo de Vanessa. Amaro leva Estela para falar com Mercedes e se aflige com o que ouve da vidente. Sofia deixa suas impressões digitais no lençol que envolve o corpo de Vanessa. Caetana desconfia que Karina esteja grávida. Diego faz declarações para Melissa. Laura fica tensa perto de Rafael. Renato deixa Adriana e Clara falarem com Elizabeth/Duda. Henrique repreende Jô por falar mal de sua ex-mulher. Elizabeth/Duda sofre com o tratamento que recebe de Adriana. Cido reclama dos exageros de Suzy e Samuel o repreende. Suzy pensa em contratar uma auxiliar e Adinéia se incomoda. Zildete encontra o corpo de Vanessa e avisa ao delegado. Patrick e Adriana vão para Pedra Santa. Bruno alerta para a semelhança entre os crimes de Vanessa e Laerte e Patrick pensa em inocentar Elizabeth/Duda.
Adriana afirma a Vinícius que Elizabeth/Duda é inocente. Natanael insiste em conversar com a ex-nora. Amaral se oferece para ajudar Sophia na audiência de guarda de Tomaz. Clara decide levar frutas para Elizabeth/Duda. Natanael convence Renato a deixar ele falar com Elizabeth/Duda. Raquel pede a Bruno que descubra o paradeiro de Tônia. Zé Victor e Tônia marcam um encontro à noite. Karina não conta a Diego que está grávida. Rato disfarça ao ouvir a conversa dos garimpeiros sobre o assassinato de Vanessa. Clara chega para falar com Elizabeth/Duda e estranha ao ver Natanael com ela. Gael vai à terapia. Samuel descobre o sexo de seu bebê. Suzy chama Irene para trabalhar na casa de Samuel. Adriana começa a defesa de Elizabeth/Duda. Abel fala sobre a morte de Renan no tribunal e Adriana pede um recesso do julgamento. Nádia descobre que Sophia será a madrinha de Laura. Clara combina de conversar com Elizabeth/Duda depois do julgamento. Adriana apresenta Renan como testemunha de defesa.
Renan dá seu depoimento e Elizabeth/Duda se surpreende. Sai o veredito do julgamento. Clara chama Elizabeth/Duda para morar com ela. Irene pede demissão e Clara diz a Patrick para contratar Janete para ficar em seu lugar. Elizabeth/Duda revela a Clara que é sua mãe. Irene começa a trabalhar na casa de Samuel. Rato avisa a Sophia que está com tudo pronto para o dia do atentado contra a juíza. Mariano sofre com a perda da mãe e Sophia o consola. Amaro reclama de Mercedes para Estela. Desireé seduz Juvenal. Valdo procura Ivanilda e Nicácio implica com o casal. Clara leva a mãe para conhecer Josafá e Mercedes e Elizabeth/Duda se desculpa com a vidente. Gael reclama de Nalva para Aura e discute com a namorada. Natanael exige prioridade para falar com Elizabeth/Duda e Henrique estranha. Cido se incomoda com a presença de Irene na casa de Samuel. Laura se aconselha com Clara. Renan procura Elizabeth/Duda.
Elizabeth/Duda pede a Renan que se afaste dela. Clara incentiva Laura a não desistir de seu casamento. Laura expõe seu medo para Rafael. Vinícius tenta se aproximar de Laura. Sophia dá um conjunto de esmeraldas para Laura e Lorena fica maravilhada. Gael se entende com Aura. Samuel diz que vai ao casamento de Laura e Rafael com Cido. Nádia reclama de não ter sido escolhida para madrinha do casamento da filha de Lorena. Adriana se queixa da mãe para Renan e afirma que não a perdoará. Natanael descobre que Elizabeth/Duda ficará sozinha na casa de Clara. Lívia desiste de ir ao casamento para consolar Mariano. Samuel chega com Cido e todos comentam. Gael se surpreende ao ver Clara no altar com Renato como madrinha. Adinéia oferece dinheiro a Irene para reconquistar Cido. Natanael aparece na casa de Clara armado e Elizabeth/Duda se apavora. Gael discute com Renato no altar. Vinícius entra com Laura na igreja e tenta convencê-la a desistir do casamento. Laura chora durante a cerimônia.
Laura e Rafael se casam. Clara tem um mau pressentimento e pede para voltar para casa com Renato e Patrick. Natanael vai à casa de Clara e ameaça matar Elizabeth. Henrique chega ao local e ouve a discussão do pai com Elizabeth. Henrique entra no quarto e impede Natanael de atirar contra Elizabeth. Natanael tem um ataque cardíaco e é levado para o hospital. Irene e Adinéia se unem para separar Samuel e Cido. Natanael morre, e Adriana culpa Elizabeth. Rafael e Laura viajam para a lua de mel. Rato não gosta quando Leandra avisa que seu noivo, Norival, está chegando para encontrá-la. Tônia e Zé Victor passam a noite juntos. Amaro se preocupa com o que Mercedes disse para ele. Irene fala mal de Cido para Samuel. Aura discute com Gael por ciúmes e o questiona sobre Clara. Clara e Adriana se reconhecem como irmãs. Lorena estranha o silêncio de Vinícius depois do casamento de Laura. Laura e Rafael têm sua noite de núpcias.
Clara repreende Adriana por não querer perdoar Elizabeth, e Patrick tenta consolar a advogada. Elizabeth explica sua história para Clara e Patrick. Gael não consegue conversar com Aura sobre Clara. Laura desabafa com Rafael e admite que não gostou da primeira noite dos dois juntos. Leandra atende o sócio misterioso. A assistente social vai à casa de Sophia e conversa com Tomaz. Clara recebe a assistente social em sua casa. Caetana sugere que Leandra apareça no bordel de madrugada para fechar o caixa da noite. Norival chega a Pedra Santa. Mercedes tem um mau pressentimento e comenta com Josafá. Adriana se declara para Patrick. Clara incentiva Elizabeth a sair com Renan. Laura recebe de presente uma almofada com estampa de tartaruga e fica apavorada. Odair tenta se aproximar de Aura. Bruno revela a Vinícius que Tônia pode estar grávida. Rafael consola Laura. Sophia e Clara recebem as intimações para a audiência da guarda de Tomaz.
Clara descobre que Raquel será a juíza da audiência de guarda. Gael agride Odair. Vinícius questiona Sophia sobre o que fazer com Gael. Aura insiste que Gael volte para a terapia. Leandra não deixa Norival sair do hotel. Caetana se preocupa com o comportamento de Rato. Clara procura Adriana. Jô reclama de Henrique defender Elizabeth. Adriana questiona Clara sobre seu relacionamento com Patrick. Renan sugere que Elizabeth volte a pensar em ser estilista. Jô descobre que seu casamento com Henrique não é válido. Laura mente para não ter relações íntimas com Rafael. Renato suspeita dos planos de Tônia. Rafael telefona para Renato e avisa que vai retornar ao trabalho. Clara pede a Renato que descubra o motivo do fim da lua de mel de Rafael. Amaro solicita a Rosalinda que prepare um jantar especial para ele e Estela. Samuel reclama dos elogios que Helder faz para Suzy. Raquel recebe a visita de Patrick. Patrick conta a Clara sobre sua ida ao gabinete de Raquel. Clara e Patrick se beijam.
Clara se afasta de Patrick, e os dois ficam sem graça. Samuel ouve os batimentos do coração de sua filha. Sophia avisa a Rato que a audiência pela guarda de Tomaz foi marcada. Mariano e Sophia ficam juntos. Uma mulher desiste de fazer uma denúncia ao ver Vinícius na delegacia, e Bruno percebe. Leandra disfarça ao encontrar Caetana e Karina no bar. Janete é contratada por Patrick para trabalhar na casa de Clara e se impressiona ao saber quem é a nova patroa. Gael decide ir à terapia. Clara pede a Janete que nunca conte nada a Fabiana. Henrique procura Elizabeth e descobre que Jô ajudou nos planos de Natanael. Jô se compromete a auxiliar Adriana a conquistar Patrick em troca de ajuda com Henrique. Clara sai para jantar com Renato. Amaro pede Estela em casamento. Caetana estranha a ausência de Rato. Karina chora diante de Diego. Zé Victor se declara para Tônia. Laura entra em pânico quando Rafael a toca. Rato leva Norival até o bordel. Raquel chega apressada ao fórum e não percebe que está sendo observada. Juvenal pede a Estela que não se case com Amaro. Rafael confidencia a Renato seus problemas conjugais, e o médico conta para Clara.
Patrick escuta a conversa de Clara e Renato e afirma que Adriana pode ajudar Laura. Samuel e Cido discutem, e Suzy se une a Adinéia para reatar seu casamento. Clara pede a Adriana que converse com Laura. Jô não se conforma com a possibilidade de não ter direitos sobre os bens de Henrique e discute com o diplomata. Laura se recusa a conversar com Adriana sobre o seu trauma. Sophia pede a Xodó para revelar quem é a moça com quem Mariano está se encontrando. Sophia avisa a Rato que ele deve atropelar a juíza no dia seguinte. Lívia combina com Mariano de apresentá-lo para a família depois da audiência de Tomaz. Leandra cogita contratar mais meninas para o bordel e tenta convencer Cléo. As vozes contam para Mercedes algo sobre Cleo. Tomaz fala para Gael que não quer morar com Clara. Raquel reclama da demora de Bruno em localizar Tônia. Nádia não gosta de saber que Gustavo não será o juiz da audiência de guarda de Tomaz. Jô suplica a Renan que a ajude a manter Elizabeth longe de Henrique. Laura pede a Rafael para dormir sozinha na cama.
Laura tenta se explicar para Rafael, e os dois fazem um acordo. Laura afirma a Vinícius e Lorena que está feliz com seu casamento. Rafael confidencia a Renato sobre o acordo que fez com a esposa. Elizabeth avisa a Clara que almoçará com Renan. Mercedes alerta Clara sobre sua audiência e avisa que a causa não está ganha. Renan presta contas a Jô sobre seu encontro com Elizabeth. Jô reclama de Henrique ter de viajar com a ex-mulher para resolver questões burocráticas. Isabel e Nádia discutem sobre a festa de casamento de Diego e Melissa. Bruno não consegue nenhuma pista sobre o paradeiro de Tônia. Mariano beija Sophia. Bruno tenta conversar com Suzy. Irene elogia Cido e o incentiva a ficar contra Samuel. Caetana e Leandra desconfiam da atitude de Rato. Melissa reclama de Nádia para Laura. Renato informa a Bruno que falará com Tônia. Sophia garante a Amaral que eles ficarão com a guarda de Tomaz. Rato atropela Raquel e foge sem ser identificado. Bruno se desespera e grita por socorro para acudir Raquel, que está desacordada.
Clara aceita se casar com Renato e conta para Patrick. Karina afirma a Diego que o filho que espera é seu e os dois marcam o casamento. Elizabeth confidencia a Clara que desconfia de Renato. Xodó se declara para Cleo. Diego diz a Karina que não pretende dormir com ela. Sophia arma com Amaral a compra da esmeralda gigante, e Lívia incentiva Gael a denunciar a mãe para Clara. Zé Victor discute com Mariano. Johnny, o irmão de Mariano, chega à cidade. Patrick confessa a Adriana que é apaixonado por Clara. Gael se declara para Clara e a alerta sobre Renato. Gustavo é afastado do cargo de Juiz. Nádia provoca Gustavo com Odair. Rafael questiona Renato sobre seu interesse pelas esmeraldas de Clara. Com a ajuda de Gael, Clara, Patrick e Bruno flagram Sophia tentando vender a esmeralda ilegalmente.
Bruno apreende a esmeralda de Sophia. Elizabeth desenha um vestido de noiva para Clara, que estranha o traço tremido da mãe. Nádia afirma que está em um relacionamento com Odair. Sophia repreende Gael por tê-la denunciado a Clara. Mariano alerta Zé Victor sobre um possível deslizamento, mas o rapaz não dá atenção. Juvenal confronta Desirée. Maíra se encanta por Johnny. Lívia ameaça Renato e o acusa de querer a guarda de Tomaz para ficar com as esmeraldas. Henrique ajuda Nicolau a se aproximar de Adriana. Isabel e Raul questionam Amaro sobre suas intenções com Melissa. Rafael incentiva Laura a procurar a psicóloga. Valdo sugere que Mariano fale com Renato para empregar Johnny. Tomaz e Josafá aprovam o casamento de Clara e Renato. Mercedes garante a Patrick que ele terá o que deseja e diz que não irá ao casamento de Clara. Lívia alerta Clara sobre Renato.
Clara não acredita nas afirmações de Lívia sobre o caráter duvidoso de Renato. Mariano descobre que Johnny não estudou e se revolta contra o irmão. Zé Victor aceita fazer um teste com Johnny no garimpo das esmeraldas. Mariano desabafa com Lívia. Clara pede que Elizabeth a registre como filha. Clara se prepara para seu casamento com Renato. Isabel conta a Melissa que Diego se casou com Karina, que está grávida dele. Bruno e Diego se incomodam com a presença de Odair ao lado de Nádia. Melissa pede que Amaro a ajude a fugir de casa. Elizabeth percebe que Clara lamenta a partida de Patrick. Gael leva Tomaz ao casamento de Clara. Na cerimônia, Clara diz ‘não' para Renato e todos ficam surpresos. Clara desiste de se casar com o médico e o acusa de tentar matá-la.
Clara confronta Renato. Sophia provoca Mariano por causa de Johnny, mas afirma que contratará o irmão do garimpeiro. Renato confessa a Clara que tramou seu assassinato com Sophia, e que seu único interesse eram as esmeraldas. Patrick agride Renato ao descobrir que ele causou a morte de Beatriz. Gael ajuda Clara e aparta Patrick e Renato. Mercedes conforta Josafá. Clara pede que Patrick não a deixe. Melissa decide trabalhar no bordel e Leandra a apresenta às mulheres. Laura se consulta com Nalva. Amaro pede perdão a Estela e diz que sente sua falta, mas a professora o expulsa de sua casa. Amaro pede ajuda a Mercedes para reconquistar Estela. Renato arma com Sophia para destruir Clara e decide ir para o Rio de Janeiro. Uma explosão acidental na mina de Sophia assusta os garimpeiros.
Mariano e Zé Victor se desesperam com a explosão da mina. Mariano encontra o corpo de Mané e acredita que Johnny esteja soterrado. Amaro, Xodó, Valdo e Johnny ficam presos em uma galeria da mina. Gael e Juvenal se juntam a Mariano e os garimpeiros para tentar resgatar os homens. Renato localiza Fabiana no Rio de Janeiro. Suzy, Adinéia e Irene comemoram a discussão entre Cido e Samuel. Adriana descobre que está com um tumor e precisa de uma operação de emergência. Clara percebe o interesse de Adriana por Patrick. Preocupada com Adriana, Elizabeth se embriaga. Xodó tenta se comunicar com os garimpeiros. Estela sofre ao saber do acidente de Amaro. Mercedes afirma a Mariano que há sobreviventes nos escombros. Juvenal ouve a voz de Xodó.
Juvenal, Mariano e Gael elaboram um plano para resgatar os garimpeiros. Gael assume o comando da mina e exige que Sophia arque com todas as despesas da situação de emergência. Amaro descobre que ficou cego. A cirurgia de Adriana termina, e Aguiar alerta Henrique sobre os riscos que a jovem ainda corre. Jô expulsa Elizabeth do quarto de Adriana e afirma a Henrique que aproximará a enteada de Patrick. Renato beija Fabiana. Lívia pergunta por Mariano para Sophia. Leandra e Cleo decidem ir até a mina. Mariano permite que Cleo fale com Xodó. Cleo se declara para Xodó e pede que ele aguente firme. Isabel e Raul se desesperam com o sumiço de Melissa. Patrick desconfia do médico de Adriana e Elizabeth teme o pior. Patrick e Clara se declaram um para o outro.
Clara pede a Patrick que eles mantenham o romance em segredo por causa de Tomaz. Tônia apoia Zé Victor, que sofre retaliações por seu comportamento na mina. Rosane e Milton, pais de Karina, chegam à casa de Nádia. Adriana tem alta do hospital. Jô garante a Adriana que fará com que ela fique com Patrick. Beth e Clara fazem um exame de DNA. Juvenal, Mariano e Gael conseguem resgatar os garimpeiros. Diego e Karina se casam. Amaro teme ficar cego para sempre. Mercedes avisa a Xodó que ela precisará revelar um segredo para ajudar Clara. Estela decide cuidar de Amaro. Clara ameaça Sophia.
Sophia e Zé Victor culpam Johnny pelo acidente na mina. Clara elogia a postura de Gael e Patrick se incomoda. Mariano denuncia a má conduta de Zé Victor para Sophia. Johnny pede demissão do garimpo e Leandra o contrata como segurança do bordel. Patrick comenta com Adriana sobre o processo de Aura. Patrick orienta Beth a parar de beber. Passam-se alguns meses. Nasce a filha de Suzy e Samuel. Cido sente-se excluído da família de Samuel. Gael convida Clara para jantar. Beth afirma a Clara que Gael a ama. Renato propõe se casar com Fabiana em troca de metade do dinheiro que pretende tirar de Clara.
Clara pede que Renan informe a quantia de seu investimento na grife de Beth. Renan exige dinheiro de Jô. Xodó quita a dívida de Cleo com Leandra. Xodó pede Cleo em casamento e Mercedes abençoa a união dos dois. Gael termina o relacionamento com Aura e afirma a Lívia e Tomaz que quer reconquistar Clara. Adinéia trama um plano para afastar Samuel de Cido. Ivanilda e Valdo se reencontram. Mercedes recebe uma visita. Patrick descobre informações sobre Renan.
Patrick, Clara e Beth desmascaram Renan. Diva conhece Cleo e Mercedes pede perdão à filha por tê-la expulsado de casa no passado. Sophia afirma a Aura que conseguirá provar que a moça é irmã de Clara. Fabiana e Renato se casam. Renato exige mais dinheiro de Sophia. Renan procura Beth, mas Patrick a flagra embriagada e impede o encontro dos dois. Odair se muda para a casa de Nádia. Diva conta a Mercedes que seu pai faleceu. Diego encontra Melissa no bordel. Radu pede Raquel em casamento. Adriana sente dores e Patrick a leva para o hospital. Renan confronta Beth sobre seu alcoolismo. Gael procura Clara.
Clara revela a Gael que está com Patrick. Beth confessa a Renan que é alcóolatra. Raquel pede um tempo para pensar na proposta de casamento de Radu. Laura e Rafael se aproximam cada vez mais. Gustavo é condenado e obrigado a se aposentar, e Clara comemora. Raquel sofre ao pensar em Bruno e termina o relacionamento com Radu. Chega o dia do casamento de Xodó e Cleo. Bruno e Raquel se declaram um para o outro. Aguiar anuncia que o estado de saúde de Adriana é grave. Sophia propõe a Moura a falsificação do exame de DNA de Aura.
Moura se recusa a participar do esquema de Sophia e Aura. Raquel afirma que não ficará com Bruno por causa de sua relação com Nádia. Adriana se desespera com as notícias sobre seu estado de saúde. Mercedes prevê que Clara conseguirá vencer Sophia com a ajuda de Xodó. Zé Victor decide reatar com Tônia. Cícero flerta com Sheila. Gael vai ao bordel e Leandra gosta. Amaro se declara para Estela. Laura e Rafael dormem juntos pela primeira vez. Beth procura Renan e os dois se beijam. Fabiana e Renato se preparam para confrontar Clara e Patrick. Nasce o bebê de Karina e Diego.
Nádia, Gustavo e Diego acreditam que Karina mentiu sobre a paternidade do bebê, e a moça exige um exame de DNA. Renato avisa a Rafael que está voltando para Palmas e pede para alugar a antiga casa da mãe de Laura. Fabiana e Renato se preparam para confrontar Clara. Clara e Patrick visitam Adriana, que garante a Jô que só o advogado lhe daria motivos para lutar pela vida. Beth se embriaga por conta do desprezo de Adriana. Patrick afirma a Aura que não pode ser seu advogado. Sophia diz a Aura que Renato vai ajudá-las a provar que a médica é irmã de Clara. Renato chega a Palmas. Rafael estranha o comportamento de Fabiana. Zé Victor nega que tenha procurado Tônia. Cleo e Mercedes conversam sobre Diva. Desirée fala de seu passado para Juvenal. Nádia recebe o resultado do exame de DNA do bebê de Karina. Fabiana e Renato vão à casa de Clara.
Fabiana propõe um acordo a Clara, mas Patrick garante que elas se enfrentarão no tribunal. O resultado do exame de DNA do bebê de Karina e Diego é positivo e Nádia descobre que tem antepassados negros em sua família. Samuel dorme com Suzy e Cido passa a noite com Irene. Tônia insiste em ficar com Zé Victor. Zé Victor humilha Mariano. Estela leva Amaro até a mina para sentir uma esmeralda em sua mão. Estela aconselha Gael a lutar por seu amor. Diva e Túlio se despedem de Mercedes. Cleo começa a ouvir sons como sua avó. Samuel se aconselha com a Mãe do quilombo e afirma que gosta de Suzy e de Cido. Mercedes pede Josafá em casamento. Raquel diz a Bruno que só reatará com ele quando Nádia lhe pedir desculpas. Gael ouve a conversa de Renato e Sophia sobre Clara. Renato pede que Sophia separe Clara de Patrick. Gael oferece apoio a Clara.
Gael afirma a Clara que a ajudará a recuperar a guarda de Tomaz e as minas de esmeraldas. Patrick sente ciúmes de Gael. Josafá se incomoda por Mercedes tê-lo pedido em casamento antes dele. Aura contrata Orestes para defendê-la. Mariano afirma a Lívia que enfrentará Sophia para ficar com a amada. Nádia cuida de seu neto, mas não admite que está gostando do bebê. Adinéia comemora com Suzy e Irene o sucesso de seu plano para afastar Samuel de Cido. Clara e Patrick trocam juras de amor. Sophia ameaça Lívia, que desabafa com Gael. Johnny garante a Mariano que gosta de Maíra. Josafá tenta reatar a conversa sobre se casar com Mercedes. Gael flagra Sophia e Mariano juntos.
Gael e Mariano se enfrentam e Sophia tenta apaziguar. Clara pede ajuda a Josafá para o exame de DNA de Aura. Renato ameaça Laura e ordena que o teste de DNA de Aura deve ser positivo. Desirée insiste para que Juvenal lhe dê uma nova chance. Sophia humilha Estela, e Amaro beija a professora. Gael confronta Sophia. Mariano afirma a Lívia que descobrirá algo contra Sophia. Clara ajuda Josafá e Mercedes a planejar o casamento. Aguiar anuncia que Adriana precisará de um transplante. Laura desabafa com Rafael sobre a ameaça de Renato. Leandra flerta com Gael. Mariano desconfia que Caetana sabe algo sobre Sophia. O resultado do exame de DNA de Aura é negativo e Sophia se revolta contra Renato. Rafael termina a amizade com Renato. Henrique pede que Beth faça o teste de compatibilidade para doar um rim a Adriana. Renato e Fabiana contratam Orestes para processar Clara.
Orestes garante a Fabiana e Renato que a causa contra Clara é favorável ao casal. Beth exige que, caso seja compatível com Adriana, sua doação para a filha seja mantida em segredo. Gael descobre que Sophia encomendou a morte de Vinícius na prisão. Gael revela a Lívia que viu Sophia e Mariano juntos. Mariano pede ajuda a Maíra para descobrir os segredos de Caetana. Sheila tenta se aproximar de Cícero, mas é rejeitada. Nádia cuida de Marquinhos. Adinéia, Suzy e Irene pedem conselhos a Nádia para separar Samuel e Cido de vez. Diego revela a Raul e Isabel que Melissa está no bordel. Renato diz a Samuel que colocará Clara na cadeia. Adriana afirma a Jô que não quer usar armadilhas para atrair Patrick. Renan se preocupa com Beth. Raul e Isabel resgatam Melissa do bordel. Gael procura Mercedes. Lívia termina o romance com Mariano.
Lívia aceita voltar para Mariano caso os dois deixem a cidade com Tomaz. Mariano é rude com Caetana e Leandra o ameaça. Mariano afirma a Johnny que precisa descobrir algo contra Sophia. Gael se revolta contra Sophia e Lívia tenta acalmar o irmão. Beth descobre que é compatível com Adriana e Aguiar marca os exames pré-operatórios. Chega o dia do casamento e Josafá fica nervoso com a demora de Mercedes. Todos se emocionam no casamento de Josafá e Mercedes. Mercedes faz um discurso em homenagem a Caetana. Diego comemora a volta de Melissa. Nádia se afeiçoa a Marquinhos e todos reparam em sua mudança. Zé Victor se irrita com Sophia. Sophia provoca Mariano. Diego pede a separação de Karina. Aguiar descobre que Beth é alcoólatra e afirma que ela não pode ser doadora.
Beth se culpa ao descobrir que não poderá salvar a vida de Adriana e revela a Clara sobre seu vício. Diego diz que quer reatar com Melissa e Karina compreende. Juvenal pede ajuda a Cícero para procurar Desirée. Clara decide doar a Renan o dinheiro para a abertura da confecção da mãe e Renato conta a Fabiana e Orestes. O advogado decide entrar com uma liminar contra Clara para bloquear seus bens. Em crise de abstinência, Beth agride Clara e Patrick. Cido e Samuel descobrem que um traiu ao outro com Irene e Suzy. Caetana revela a Mariano que Sophia matou Agenor.
Caetana insinua que as mortes de Laerte, Vanessa e Rato estão ligadas a Sophia. Cido e Irene deixam a casa de Samuel. O juiz bloqueia os bens de Clara até que se resolva o processo movido por Fabiana e Renato. Valdo pede Ivanilda em casamento e ela se ofende. Desirée se recusa a ficar com Juvenal e Leandra diz que a moça está apaixonada. Estela não aceita o pedido de casamento de Amaro. Xodó pensa em presentear Cleo com uma esmeralda. Gael propõe ajudar Clara para recuperar a guarda de Tomaz. Mariano ameaça Sophia e ela revida. Xodó testemunha a ação sem ser visto.
Xodó se desespera com o que viu. Beth sofre em crises de abstinência e implora ajuda a Clara. Nádia se oferece para ficar com Marquinhos e afirma a Bruno que ama o bebê. Sophia e Zé Victor queimam os pertences de Mariano para simular a fuga do garimpeiro. A Grande Mãe do quilombo tem um pressentimento. Mercedes e Cleo ouvem as vozes. Xodó é demitido do garimpo por conta da esmeralda que levou para presentear Cleo. Mercedes acolhe Xodó. Zé Victor chantageia Sophia.
Sophia sela um acordo com Zé Victor. Lívia confessa a Gael que teme que algo tenha acontecido a Mariano. Amaro revela a Estela que há uma possibilidade de recuperar a visão, e exige que Sophia custeie sua operação. Beth revela a Henrique que teme não se recuperar a tempo de fazer a doação para Adriana. Nicolau faz o teste de compatibilidade com Adriana, mas o resultado é negativo. Juvenal pede Desirée em casamento. Mercedes abençoa Lívia e afirma que ela terá uma grande surpresa. Zé Victor inventa para Gael que Mariano fugiu e ele confronta Sophia.
Gael afirma a Sophia que descobrirá a verdade sobre Mariano. Nádia convence Karina e sua família a deixar Marquinhos sob seus cuidados. Bruno confronta Nádia sobre sua discriminação contra Raquel. Miro, novo cliente do bordel, se encanta por Leandra. Embriagado, Zé Victor dá o dinheiro que ganhou de Sophia para Tônia. Clara pede que Patrick convença Adriana a receber Beth. Lívia descobre que está grávida. Jô afirma a Clara que precisa se afastar de Patrick para salvar a vida de Adriana.
Clara se aconselha com Beth sobre a proposta de Jô e decide procurar Adriana. Jô destrata Nicolau. Johnny e Maíra questionam Zé Victor sobre o paradeiro de Mariano. Samuel se aproxima de Ademir, e Suzy e Adinéia se incomodam. Estela acompanha Amaro ao hospital e Samuel o orienta a agendar a cirurgia o quanto antes. Karina e Diego se separam. Ela volta para a sua cidade e deixa Marquinhos com Diego. Sheila conquista Cícero. Clara mente para Patrick e garante que ama outro homem. Gael exige que Caetana lhe conte o que sabe sobre Sophia.
Caetana despista Gael sobre sua conversa com Mariano. Gael afirma a Leandra que ama Clara. Patrick fica desolado com a separação de Clara. Fabiana sugere a Renato que proponham um novo acordo à rival. Samuel sente saudades de Cido. Clara desabafa com Beth sobre sua situação com Patrick. Beth garante a Clara que conseguirá salvar Adriana. Melissa e Diego decidem se casar novamente. Raquel perdoa Nádia. Gael pede ajuda a Mercedes. Mercedes orienta Xodó a revelar tudo o que sabe sobre Sophia.
Mercedes afirma que Xodó deve contar o que sabe a Gael. Samuel flerta com um entregador de pizza e Suzy e Adinéia se incomodam. Raquel marca um encontro com Bruno e Odair provoca o rapaz. Nádia se decepciona com a performance de Odair. Amaro faz a cirurgia e Estela torce para que ele recupere a visão. Gael desconfia da proximidade entre Sophia e Zé Victor. Zé Victor ameaça Sophia. Mercedes desenvolve o dom de Cleo, que começa a ouvir as mesmas vozes que a avó. Xodó pede para conversar com Gael. Lívia conta para Tomaz sobre sua gravidez. Cícero convida Sheila para morar em sua casa e se declara para a moça. Caetana e Leandra insistem para que Desirée revele seu segredo a Juvenal. Raquel confessa a Bruno que tem dúvidas sobre o que sente por ele. Patrick sugere a Clara negar a proposta de acordo feito por Fabiana e Renato. Xodó diz a Gael que Sophia é uma assassina.
Gael se desespera e Xodó afirma que Mariano está morto. Clara teme a estratégia de Patrick para ganhar seu processo. Radu tenta se aproximar de Raquel. Xodó revela a Gael tudo o que viu na noite do assassinato de Mariano. Raquel aconselha Clara a aceitar o acordo proposto por Fabiana. Mercedes abençoa Gael. Beth visita Adriana, mas é hostilizada pela filha. Beth pressiona Jô a fazer o teste de compatibilidade com Adriana. Jô descobre que é compatível com Adriana, mas se recusa a doar seu rim. Henrique e Beth rechaçam Jô. Gael encontra o brinco de Mariano nos pertences de Sophia e comprova o relato de Xodó sobre sua mãe.
Gael revela a Lívia tudo o que descobriu sobre Sophia. Renato anuncia que Adriana tem pouco tempo de vida. Beth confronta Jô, que afirma a Henrique que nunca suportou seu casamento e sua família. Beth garante a Henrique que salvará Adriana. Johnny diz a Maíra que deseja denunciar o desaparecimento de Mariano à polícia. Caetana insinua a Leandra que Mariano pode ter morrido. Zé Victor chantageia Sophia. Patrick viaja e conclui que Clara e Gael estão juntos. Amaro fica desolado ao não recuperar sua visão, mas Estela o incentiva a não perder as esperanças. Bruno investiga o desaparecimento de Mariano e procura Lívia. Adriana descobre que Jô foi embora e Nicolau a conforta. Beth pressiona Aguiar a aceitar sua doação a Adriana. Gael confessa a Bruno que Sophia tirou a vida de Mariano.
Bruno afirma a Gael que ele conseguirá as provas contra Sophia, mas que ainda não pode denunciá-la. Samuel autoriza o transplante para Adriana e Beth pede que seu nome não seja mencionado. Samuel tem um encontro às escondidas com Cido, e Suzy e Adinéia desconfiam. Renan apoia Beth. Gael sai com Clara. Miro volta ao bordel para ver Leandra e é generoso com ela. A Mãe do quilombo cuida de uma pessoa misteriosa. Leandra e Caetana pressionam Desirée a ser verdadeira com Juvenal. Estela não aceita o pedido de casamento de Amaro , mas diz que vai manter a amizade. Beth faz os exames para o transplante e Henrique se emociona. Patrick procura Hermínia no hospital psiquiátrico em que Clara esteve internada com Beatriz.
Hermínia revela a Patrick as falcatruas envolvendo a internação e morte de Beatriz no hospital psiquiátrico. Patrick conta a Hermínia que Clara está viva. Raquel diz a Clara que decidiu ir até o quilombo se consultar com a Grande Mãe e pede à amiga que a acompanhe. Sophia e Zé Victor despistam Bruno sobre o desaparecimento de Mariano. Bruno pede a Gael para apresentá-lo à testemunha do assassinato. Juvenal se prepara para receber Desirée em sua casa, e Sheila se preocupa. Nádia afirma a Gustavo que entrará com o pedido de divórcio. Renan teme a cirurgia de Beth. A Grande Mãe incentiva Raquel a casar com Bruno. Xodó confessa ao delegado o que sabe sobre Sophia e Zé Victor. A Grande Mãe cuida de Mariano, que se recupera no quilombo.
A Grande Mãe do quilombo cuida de Mariano e garante que ele irá se recuperar. Juvenal se apaixona perdidamente por Desirée, que agradece as dicas de Caetana. Patrick afirma a Clara que ela vencerá o processo contra Fabiana. Suzy volta ao trabalho no hospital e acaba cedendo às investidas de Helder. Melissa e Diego se casam novamente. Gustavo e Nádia dormem juntos. Zé Victor extorque Sophia e Gael desconfia. Lívia confirma a Sophia que está grávida de Mariano. Amaro faz nova operação para tentar recuperar a visão. Clara incentiva Raquel a procurar Bruno. Bruno e Raquel trocam juras de amor. Cleo aprimora seu dom de ouvir as vozes. Mercedes adverte Xodó para redobrar o cuidado. Clara teme pela vida de Beth e Gael a conforta. Patrick vê Gael com Clara e conclui que estão mesmo juntos. Adriana e Beth se preparam para o transplante. Começa a audiência do processo de Fabiana contra Clara.
Clara relata ao Juiz sobre seu relacionamento com Beatriz e a herança que recebeu da amiga. A pedido de Patrick, o Juiz convoca Hermínia para depor e todos se surpreendem. Amaro volta a enxergar e afirma que ama Estela. Estela aceita se casar com Amaro. Juvenal e Desirée planejam o casamento. Hermínia revela ao juiz que Fabiana manteve Beatriz internada à força e afirma que a paciente era sã. Clara agradece Patrick por ter vencido o processo. Sophia ironiza Amaro por se casar com Estela, que sofre com o desamor da mãe. Rosalinda conforta Estela. Raquel confronta Nádia, que propõe amizade à futura nora. Nádia se decepciona com a atuação de Odair na cama. Clara desconfia da proximidade entre Helder e Suzy. Beth é operada e Clara dá força para a mãe. Adriana se prepara para o transplante. Gael afirma a Bruno que Clara precisa saber da investigação sobre Sophia.
Bruno concorda com Gael e acredita que Clara pode descobrir algo sobre Sophia por meio de Beth e Caetana. Mariano conta sua história para a Grande Mãe do quilombo e jura vingança contra Sophia. Henrique revela que o transplante de Adriana já foi realizado. Gael se declara para Clara. Clara descobre que Beth está com febre e se preocupa. Patrick afirma a Henrique que Clara é a mulher de sua vida. Renato garante a Fabiana que sabe como tomar o dinheiro de Clara. Aguiar anuncia que o estado de Beth é preocupante. Ivanilda aceita o convite para morar com Valdo. Suzy e Samuel confessam um ao outro suas traições e Adinéia lamenta o desentendimento. Adriana jura gratidão a seu doador anônimo. Clara questiona Aguiar sobre a saúde de Beth.
Aguiar confessa estar preocupado com a saúde de Beth. Rafael diz a Renato que ele está obcecado por Clara. Adriana recebe alta do hospital. Clara confidencia a Patrick que considera Adriana egoísta. Beth declara seu amor por Clara e Renan. Samuel pede o divórcio a Suzy e decide reatar com Cido. Clara implora ajuda a Mercedes para salvar Beth. Adriana tem alta e Nicolau a ajuda. Henrique é convocado para voltar ao trabalho. Rafael pede que Laura alerte Clara sobre Renato. Renato autoriza a transferência de Beth para sua casa. Nádia e Gustavo se encontram às escondidas, e Odair flagra os dois. Estela e Amaro anunciam seu casamento e Lívia, Gael, Rosalinda e os alunos da professora comemoram. Henrique pede que Patrick fique com Adriana durante sua ausência. Samuel convida Cido para morar com ele. Mercedes abençoa Beth e afirma a Clara que sua mãe precisa do amor de Adriana para sobreviver.
Mercedes insiste que Clara aproxime Adriana de Beth. Cido volta para a casa de Samuel e Adinéia lamenta. Adinéia se emociona quando Cido afirma que gosta da sogra. Samuel diz que resolverá a situação de Suzy. Miro reaparece para ver Leandra e Caetana a orienta a conquistar o homem. Juvenal visita Desirée no bordel e os dois ficam juntos. Tônia pensa em comprar o consultório de Renato em Pedra Santa e pede mais dinheiro a Zé Victor. Nádia anuncia que retomou o casamento com Gustavo. Clara pede a Renan que acelere o processo de abertura da grife de vestidos de luxo, na tentativa de animar Beth. Laura alerta Clara sobre Renato. Samuel demite Renato por ter dado alta para Beth sem o consentimento de Aguiar. Orientado por Gael, Johnny confronta Sophia e vai à polícia dar queixa sobre o desaparecimento de Mariano. Clara revela a Adriana que Beth é a doadora que salvou sua vida.
Clara conta tudo sobre Beth para Adriana e afirma à irmã que a mãe precisa de seu amor e perdão. Samuel propõe que Suzy se case com Helder e os dois aceitam. Bruno reforça com Gael a necessidade de provas para abrir o inquérito contra Sophia, e pede que o amigo fale com Clara. Sophia desconfia do comportamento de Gael. Chega o dia do casamento de Estela e Amaro e todos comemoram. Estela e Amaro têm sua primeira noite de amor. Mercedes alerta Xodó e avisa que o perigo está próximo. Zé Victor conta a Tônia que o dinheiro que ganha de Sophia é ilegal. Gael e Lívia conversam sobre Sophia. Adriana pede perdão a Beth e convida a mãe para morar com ela. Beth teme que Clara sinta sua partida, mas aceita se mudar para a casa de Adriana. Renan e Nicolau se oferecem para ajudar Beth e Adriana durante a ausência de Henrique. Gael conta para Clara sobre os crimes de Sophia.
Gael revela a Clara sobre os crimes de Sophia e afirma que precisa de sua ajuda para abrir um inquérito contra a mãe. Mercedes orienta Xodó a revelar tudo o que sabe para Clara e Patrick. Miro propõe casamento a Leandra. Caetana garante a Maíra que Johnny a está enganando. Johnny conhece Eloá, filha de Miro, e tenta seduzir a jovem. Beth se muda para a casa de Adriana. Antes de partir, Henrique aconselha Adriana a prestar atenção em Nicolau. Adinéia firma um pacto com Cido. Clara acusa Sophia de assassina.
Patrick repreende Clara por confrontar Sophia. Patrick revela a Beth que a vida de Clara está em risco. Adriana diz a Renan que deseja ajudar Beth com sua grife. Sophia garante a Zé Victor que o recompensará para eliminar a possível testemunha de Clara. Tônia compra o consultório de Renato com o dinheiro dado por Zé Victor. Nádia presenteia Raquel com o vestido de noiva para o casamento com Bruno. Adinéia manipula Cido para afastá-lo de Samuel. A Grande Mãe do quilombo cuida de Mariano. Patrick explica seu plano contra Sophia para Clara e Gael.
Patrick vai ao bordel para falar com Leandra. Adinéia, Suzy e Samuel reclamam das inabilidades domésticas de Cido. Suzy recomenda que Samuel visite o salão de Nádia para conhecer Marcel e Nicácio. Johnny explora Maíra e a convence a lhe comprar um terno. Leandra conta a Patrick o que sabe sobre as mortes de Laerte, Vanessa e Rato. Maíra revela a Patrick que, antes de morrer, Vanessa se encaminhou para a mina. Beth confessa a Adriana que ajudou Clara a se separar de Patrick por conta de seu amor pelo advogado. Patrick pede para conversar com Lívia.
Clara se diverte com Gael durante um passeio. Patrick afirma a Clara que, com as informações que reuniu, Bruno já pode abrir um inquérito contra Sophia. Patrick alerta Clara sobre Gael e o advogado confessa que ainda a ama. Samuel anuncia que Nádia e Gustavo irão jantar em sua casa, e Cido é convocado para fazer o banquete. Renan pede Beth em casamento. Adriana decide dar uma chance para Nicolau. Caetana revela tudo o que sabe sobre Sophia para Clara. Mercedes consegue convencer Caetana a atrair Sophia para uma emboscada.
Mercedes, Clara e Patrick orientam Caetana e pedem o apoio de Leandra. Johnny engana Maíra e dorme com Eloá. Radu e Irene ficam juntos. Diego e Melissa trocam juras de amor. Leandra pede que Miro lhe dê uma garantia financeira para deixar o bordel com ele. Patrick desconfia do suposto romance ente Clara e Gael. Clara confessa a Adriana que está dividida entre Gael e Patrick. Mercedes abençoa Caetana, que teme por sua vida no encontro com Sophia. Caetana chantageia Sophia.
Caetana convence Sophia a encontrá-la no bordel, com a desculpa de lhe entregar dinheiro em troca de seu silêncio. Odair e Aura ficam juntos. Clara afirma a Patrick que não consegue falar de amor antes de se vingar de Sophia. Gael sofre pelos crimes de sua mãe. Ivanilda aceita o pedido de casamento de Valdo. Lívia pede que Amaral a ajude a lutar pela guarda de Tomaz. Mercedes conforta Gael. Amaro e Juvenal estranham o nervosismo de Sophia. Sophia tenta matar Caetana, mas é presa em flagrante por Bruno.
Sophia consegue fugir da polícia, e Bruno e Nicolau a perseguem. Caetana passa mal, e Tônia a socorre. Sophia pede para se esconder na casa de Renato e Fabiana. Miro oferece a garantia que Leandra lhe pediu para se casar com o fazendeiro. Aura incentiva Odair a voltar a estudar. Samuel aceita ajudar Odair a conseguir um emprego no hospital. Sophia comenta com Renato e Fabiana que precisa encontrar Maurício, o advogado de seu ex-marido. Johnny vê Miro negociar algo com um homem. Sophia revela a Maurício todos os seus crimes. Gael confronta Sophia.
Sophia expulsa Gael de sua casa. Gael revela a Clara que Sophia confessou seus crimes. Um homem misterioso faz uma proposta a Leandra e ela afirma que é comprometida e não trairá Miro. Caetana diz a Leandra que Johnny está armando algo. Odair consegue um emprego no hospital e pede demissão do salão de Nádia. Raquel convida Nádia para ser sua madrinha de casamento. Patrick acredita que Gael passou a noite com Clara. Abel aceita Patrick como assistente de acusação contra Sophia. Bruno procura Xodó. Clara explica a Patrick como deseja se vingar de Sophia.
Patrick promete cumprir a vingança de Clara. Miro procura Leandra e lhe declara seu amor. Johnny pede que Leandra retribua o favor que lhe fez em relação a Miro. Johnny dorme com Eloá e Miro flagra a filha. Gregório aceita defender Lívia no processo de guarda de Tomaz. Gael pede que Lívia resgate o brinco de Mariano que está no cofre da mãe. Leandra confirma a Miro que Johnny é um bom rapaz. Maíra se desespera com a partida de Johnny. Chega o dia do julgamento de Sophia, e Mercedes abençoa Clara e Xodó. Sophia desconfia ao ver Xodó como testemunha de acusação. Sophia passa mal.
O julgamento é suspenso. Samuel garante que Sophia teve um acidente vascular cerebral leve. Estela se oferece para cuidar da mãe, e Bruno pede que Estevão as acompanhe. Mercedes afirma que vai proteger o marido de Cleo. Clara vence o processo da guarda de Tomaz. A Grande Mãe do quilombo recebe o convite para o casamento de Raquel, e Mariano pede para acompanhá-la. Sophia jura a Gael que tomará as esmeraldas de Clara novamente. Tomaz sofre por ter de se separar de Lívia. Sophia encomenda a Zé Victor as mortes de Caetana e Xodó. Tomaz avisa que jamais chamará Clara de mãe.
Renan não revela a surpresa da grife para Beth. Gael orienta Clara, que se prepara para assumir a mina. Zé Victor se apresenta como chefe da mina para Clara. Clara promove Juvenal e Amaro e afirma aos garimpeiros que tudo será feito dentro da lei. Zé Victor conta as novidades da mina para Sophia. Estela cuida de Sophia. Chega o dia do casamento de Raquel e Bruno. A Grande Mãe afirma a Mariano que o ajudará a falar com Clara. Tomaz passa o dia com Lívia. Renato rapta Tomaz e exige de Clara uma alta quantia para o resgate.
Clara se desespera e Patrick afirma que é preciso envolver Bruno. Clara e Lívia se unem para salvar Tomaz. Renato explica seu plano a Fabiana e diz a Juvenal que ele manterá sua rotina normalmente, para não levantar suspeitas. Zé Victor ameaça tirar a vida de Xodó, e Mercedes invoca a proteção dos espíritos. Leandra anuncia que Maíra é a nova dona do bordel. Laura anuncia a Rafael que está grávida. As vozes revelam a Mercedes que Tomaz corre perigo. Renato se irrita com a demora da ligação de Clara e planeja lhe fazer uma surpresa para pressioná-la.
Clara liga para Renato. Gael afirma a Clara que tem um plano para resgatar Tomaz. Samuel e Suzy se divorciam. Zé Victor ameaça contra a vida de Caetana, mas Zildete, Maíra e as outras mulheres o expulsam do bordel. Desirée desconfia do sumiço de Juvenal. Ameaçado por Renato, Juvenal finge não gostar mais de Desirée e a afasta de sua casa. Desirée decide voltar a trabalhar no bordel, mas Caetana a alerta. Sophia se recupera e o oficial de Justiça anuncia que retomará o julgamento. Zé Victor chantageia a Sophia. Cido anuncia que deixará a casa de Samuel. Renato diz a Fabiana que não devolverá Tomaz para Clara.
Renato explica a Fabiana seu plano para ficar com as esmeraldas que estão em nome de Tomaz. Adinéia pede perdão a Cido e insiste para que o genro fique em sua casa com Samuel. Gael revela a Clara, Patrick, Lívia e Bruno seu plano para resgatar Tomaz. Bruno permite que Gael use as barras de ouro ilegais de Sophia para enganar Renato. Sophia conversa com Maurício sobre Xodó e pede que o advogado afaste Clara de seu caminho. Maurício garante a Estela e Amaro que Sophia será inocentada em seu julgamento. Beth ouve quando Nicolau confidencia a Adriana sobre o rapto de Tomaz. Todos se preparam para o resgate de Tomaz, e Clara implora para que Gael tenha cuidado. Renato descobre que foi enganado.
Maurício diz que vai inocentar Sophia e abrir caminho para julgamento de Clara. Beth dá depoimento. Maurício diz que Beth limpou digitais para livrar Clara e que mocinha matou Laerte para livrá-la da chantagem. Zé Victor nega ser cúmplice de Sophia. Caetana revela prostituição e morte de Agenor no passado da madame. Gael e Lívia são acusados e armar complô para se livrar da mãe. Clara teme sair algemada do tribunal. Patrick diz que Sophia sairá livre. Grande Mãe procura Clara. Julgamento de Sophia recomeça. Mariano e Grande Mãe entram no tribunal como testemunhas.