Estreou-se com 14 anos numa longa-metragem de Luís Filipe Rocha, Adeus Pai (1996), que lhe valeu o Prémio de Melhor Ator Jovem do Festival Internacional de Moscovo e uma nomeação para o Globo de Ouro em 1997.
Recebeu o Globo de Ouro, na categoria de Melhor Ator, pela interpretação em Coisa Ruim (2005) filme de Tiago Guedes e Frederico Serra. A sua participação consolidou a sua carreira no cinema, colocando-o como um dos atores premiados na lista de Shooting Stars da European Film Promotion desse ano, recebendo das mãos de Judi Dench e Cate Blanchett o Studio Hamburg Shooting Stars Award.
Entre os seus trabalhos mais recentes como ator contam-se Bairro (2013), pelo qual foi nomeado para o Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema de Melhor Ator Secundário, e Os Gatos Não Têm Vertigens (2014) de António-Pedro Vasconcelos.
Como realizador venceu o Prémio Sophia para a Melhor Curta-Metragem de Ficção com Encontradouro, filme que representou Portugal nas Les Nuits en Or da Academia Francesa de Cinema e fez em 2016, a convite também das Les Nuits en Or, a curta-metragem 2 Minutos com Beatriz Batarda e Alexandra Lencastre, assinando a realização, argumento, montagem e direção de fotografia.