Dois projectos de monta ocupam a mente de Belchior Baptista neste episódio: a produção do primeiro grande filme português com dinossauros, o promissor "Parque Inácio", e o equipamento de todas as casas de banho do novo centro comercial da Cova do Vapor, o majestoso Cova Shopping. Tanta azáfama obriga à entrada de um novo elemento na Paraíso Filmes, o aprendiz de servente da Banheira 2000, Sabino Pascoal, também conhecido como o Sandokan de Setúbal. Quando as obras do Cova Shopping são interrompidas, devido à descoberta de ossos de dinossauro, Belchior não esmorece e aproveita para arrancar com as filmagens de "Parque Inácio". Este filme narra a história de um cientista, o dr. Inácio, que aproveita o seu quintal para fazer a criação de dinossauros extintos. O problema é que estes dinossauros, para além de extintos, são também carnívoros. Advinha-se um clássico.
O futuro chega finalmente à Paraíso Filmes. Neste episódio, Belchior Baptista toma a decisão arrojada de informatizar a jovem produtora da Trafaria. O primeiro passo no caminho rumo ao século XXI é a compra, na Feira da Ladra, pela módica quantia de 500$00, de um "Spectrum", que o produtor da Paraíso Filmes confunde com um "Pentium". A desastrosa compra deste equipamento obsoleto, porém, acaba por ser a fonte de inspiração para o novo filme dos estúdios da Trafaria: a adaptação a cinema do jogo de computador sobre a arqueóloga portuguesa "Laura Costa" (não confundir com o plágio norte--americano "Lara Croft"). A equipa inicia, então, as filmagens de mais um glorioso épico da sétima arte, em que se conta a história da conturbada relação de Laura Costa com o seu marido, o famoso Africana Jonas, e da jornada do casal em busca da mítica e misteriosa Arca Frigorífica.
"Lourenço nas Arábias" seria a nova mega-produção da Paraíso Filmes, se a Paraíso Filmes fizesse mega-produções e se o tempo meteorológico não tivesse interferido. Durante a filmagem da comovente cena em que Lourenço implora por água no deserto, uma forte chuvada toma de assalto a praia da Trafaria onde decorria a rodagem, deitando por terra aquele que seria o clássico dos clássicos da jovem produtora cinematográfica. Mas "the show must go on" e Túlio recupera uma ideia que havia tido há vinte anos atrás: a dramática história de amor entre uma secretária de Cacilhas e um empregado de café do Terreiro do Paço, que vivem um romance impossível durante a viagem no famoso e supostamente inafundável cacilheiro Ti’Anica. A tragédia atinge o cacilheiro e o jovem casal na forma de um gigantesco bloco de esferovite, perdão, iceberg, que atira com o Ti'Anica para o fundo do Tejo.
Sempre na vanguarda do cinema trafariense, a Paraíso Filmes entrega--se à produção de um filme futurista apocalíptico sobre um vingador solitário chamado Merd Max e a heróica saga em que ele salva os desprotegidos de uma sociedade devastada por perigosos punks motorizados. Sempre com um olho na produção cinematográfica e outro no comércio de acessórios para casa-de-banho, Belchior Baptista lança neste filme uma frota de sanitas e banheiras motorizadas que não só funcionam como um épico adereço cinematográfico como também prometem ser um sucesso de vendas entre os adeptos de motos e de casas-de-banho. Um argumentista de talento, chamado Juvécio Antunes, é contratado para escrever a aventura¿ E viver, na Paraíso Filmes, a sua própria saga pessoal, que o fará entrar na produtora da Trafaria com duas pernas e sair com quatro rodas. O filme lança ainda outro grande valor local: o transformista--cantor Travestina Turner.
O que fazer para ajudar um velho e meigo bonecreiro, cujos tempos de glória entre as crianças já não passam de uma distante memória? Para Belchior Baptista e Túlio Gonzaga, a resposta é óbvia: contratá-lo para dar vida a um terrível extraterrestre sanguinário que dizima a tripulação de uma nave espacial em "Pirulito, o Quinto Passageiro", mais um clássico instantâneo de terror produzido na Trafaria. Com efeitos especiais de eleição -- incluindo o próprio extraterrestre, uma assustadora meia com bolas de ping-pong cosidas a servir de olhos -- "Pirulito, o Quinto Passageiro" proporcionou a Vanda Veloso um novo empolgante papel de mulher de armas. Ei-la como Tenente Rita, a mulher que irá defrontar num duelo sem tréguas o sanguinário alienígena Pirulito, naquele que se irá tornar num bonito filme de Natal da Paraíso Filmes.
Metade homem. Metade banheira. Metade retrete. Todo Robófia. Em mais um fascinante cruzamento entre os mundos do cinema e dos acessórios para casa-de-banho, a equipa da Paraíso Filmes apresentava uma aventura policial de ficção científica inspirada pelo talento discreto de Félix Manassa. O homem forte da Paraíso Filmes recorda a história que deu origem à ideia de Robófia: o dia em que espancou de tal maneira um coleguinha de escola que este ficou condenado a usar várias próteses o resto da vida. Tal como o colega de Félix, também Robófia é um homem feito de várias partes - de corpo humano e de acessórios para casa-de-banho - e também um dos mais avançados métodos de combater a crescente onda de criminalidade. Mais uma interpretação de altíssimo calibre do talentoso actor Norberto Frias.
Faltava à Paraíso Filmes criar um divertido filme para a petizada. A solução pode estar em fazer um desenho animado, mas o talento do jovem Sabino, o Sandokan da Malásia, aliado a resmas de folhas de papel e um marcador, pode não ser suficiente para criar uma longa--metragem de simpática bonecada. É então que os homens da Paraíso Filmes decidem fazer, naquele que se torna o primeiro desenho animado com imagem real, a sua muito particular versão de um clássico da família: "Branca de Neve e os Seis Indivíduos Extremamente Baixos". Acompanhe Branca de Neve e os seus amiguitos, Chefe, Drogado, Calmeirão, Mãozinhas, Estúpido e Zé Naifas numa história de encantar que serve também de trampolim de lançamento para o inovador penico da Banheira 2000: o avançadíssimo Penik XP.
Belchior Baptista abraça a missão de fazer o filme definitivo sobre extraterrestres meigos, um pouco aquilo que Spielberg tentou com "E.T.", mas desta vez, e nas palavras do produtor, "uma coisa em bom". Nasce assim "T.S. - O Extraterrestre", em que um simpático e sexualmente delirante alienígena desce à Terra na companhia de algumas edições da revista Gina e descobre as delícias do sexo na companhia de uma jovem loura. Celso Matias interpreta o papel do engelhado extraterrestre, após a recusa da idosa e encarquilhada mãe de Belchior em ser protagonista deste clássico trafarense da Ficção Científica.
Quando a Paraíso Filmes se abalança a produzir um grande filme português sobre a Máfia, o pormenorizado conhecimento que Belchior Baptista revela ter sobre o meio do crime organizado levanta sérias suspeitas sobre o produtor. Enquanto toda a equipa se inquire sobre o verdadeiro passado de Belchior, o monumental filme "O Priminho" vai ser exigido. Nele, Celso Matias volta a demonstrar a sua versatilidade, enchendo as bochechas de talento para dar corpo e alma a Don Acordeone, o Priminho que todos temem e respeitam. Mas a grande e inquietante questão é, afinal, de onde eram naturais os avós de Belchior? Da Sicília ou da Rinchoa?
Belchior Baptista está seriamente preocupado com o realismo dos filmes de acção. Assim, em vez de produzir um grande filme de acção em que o herói sobrevive às mais impossíveis atrocidades, o produtor da Trafaria opta por produzir vários pequenos filmes de acção, cada um com o seu herói - e todos acabam com a morte deste, logo ao fim do primeiro minuto. A ideia é revolucionária e, ao mesmo tempo, muito económica. Mas será que o mundo está preparado para o cinema de acção do novo milénio? E quando, à boa maneira dos filmes de espionagem e graças aos maiores avanços da maquilhagem, Carlos Ruth troca de cara com Sabino, o Sandokan de Setúbal, o que irá acontecer dentro da confusa cabeça de Vanda Veloso?
Faltava à Paraíso Filmes mostrar que Portugal tem condições para impor ao mundo um super-herói de calibre. Nasce assim o primeiro super-herói de origem extraterrestre genuinamente portuga - o SUPERTUGA! O filme acabará por ser considerado a maior produção de sempre da Paraíso, por três das quatros pessoas que assistiram ao filme. Enquanto o Supertuga salva o país, Vanda Veloso acaba por salvar Sabino, que parece mais excitado pelas aventuras de um homem de capa e collants justos do que pela perspectiva de uma bela aventura com a secretária e actriz da Paraíso Filmes e da banheira 2000. Tudo acontece dentro de uma casa-de-banho.
Habituada a criar épicos e elaborados enredos de acção para os seus filmes, a Paraíso Filmes não está preparada para o momento em que a vida real ultrapassa a mais delirante e imaginativa ficção. Quando Félix e Sabino são confundidos, à porta da embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, com dois potenciais terroristas, são detidos... e cabe a Belchior protagonizar as emocionantes negociações para que os seus homens sejam libertados. Enquanto o drama real acontece, Túlio Gonzaga dirige um violento filme de acção sobre terroristas alentejanos que invadem o avião privado do heróico Presidente da República. Túlio trabalha afincadamente no filme, sem imaginar que a razão pela qual Félix e Sabino estão presos pelos americanos passa, em grande parte, por si.
O contrato entre a RTP e a Paraíso Filmes termina, mas a equipa da Trafaria não quer despedir-se sem surpreender, uma vez mais. E apresenta a mais alta tecnologia ao serviço do cinema da Trafaria, exibindo na televisão um DVD de vinil onde reúne todos os melhores momentos do cinema que produziu ao longo da sua exigência, desde "Febre de Domingo à Noite" até "Pirulito, o Quinto Passageiro", passando pelo arrepiante "Sardinha". Todas as imagens têm o comentário áudio de Belchior Baptista e Túlio Gonzaga e há ainda - como em todo o DVD que se preze - alguns extras bem informativos.