Lisboa, 1985. Faustino Cavaco tem uma avaria no carro e atrai a atenção da polícia. É atingido numa troca de tiros e detido. Na prisão, recorda como, em 1980, no Algarve, se lançou no mundo dos negócios, e reencontrou um amigo de infância, TonTon, que o apresentou ao seu futuro parceiro no crime, o Doutor.
Algarve.1982. Cavaco enfrenta dificuldades financeiras na sua carpintaria. Pressionado pelas dívidas, envereda numa série de assaltos. Lisboa,1985. Na prisão, o aparente bom caráter de Faustino e as inconsistências na sua história despertam as suspeitas do Inspetor Godinho que decide aprofundar a investigação sobre o papel de Cavaco na onda de assaltos e mortes no Algarve.
Estabelecimento Prisional de Lisboa.1985. Na prisão, Aníbal, o dono do café da terra e amigo da má vida, pede a Faustino que assuma todos os crimes em troca de um futuro confortável para a sua mulher Cristina e a filha. Algarve. 1982. Faustino recorda o golpe que lhe valeu a alcunha "O Americano". Godinho continua a investigação: não acredita na culpa de Faustino.
Algarve. 1982. A cumplicidade entre Faustino e o Doutor vai crescendo, deixando o resto da quadrilha com ciúmes. Prisão de Faro. 1985. Cristina e a filha visitam Cavaco na prisão. Godinho encontra uma ligação entre Faustino e o assassinato dos guardas-fiscais, ocorrido um ano antes no Algarve. Leva-o ao local do crime em busca de respostas. Cavaco relembra-se do que realmente aconteceu naquela noite.
Algarve. 1984. A polícia encontra os corpos dos guardas-fiscais brutalmente assassinados. A pressão aumenta. Ligério, um PSP corrupto, e Aníbal ficam nervosos com a presença da Polícia Judiciária. Ocorre mais uma morte e são obrigados a despachar Ligério. 1985. Faustino é julgado, declara-se culpado de todos os crimes e é transferido para o inferno de Pinheiro da Cruz.
1985. Prisão de Pinheiro da Cruz. Faustino conhece Raposo e o seu grupo. A chegada inesperada de Doutor, agora conhecido como Cientista, causa surpresa. O grupo começa a delinear um plano de fuga e Faustino é encarregue de introduzir uma pistola dentro da prisão. A mulher, Cristina, não quer ser cúmplice de nada. Algarve. 1984. Faustino celebra com a família o relançamento da sua oficina, graças ao dinheiro dos golpes, quando é surpreendido pelo regresso de Ligério. Os crimes acumulam-se.