Os 10 participantes do MasterChef: A Revanche irão enfrentar a primeira prova em equipe da temporada. Divididos em dois times, os competidores terão que cozinhar prato principal e sobremesa para 150 tripulantes do maior navio da Marinha Brasileira, o Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico. Na prova de eliminação, os jurados avaliam o desempenho dos cozinheiros e escolhem os dois piores para disputar um duelo.
Os nove competidores enfrentam a primeira Caixa Misteriosa da temporada. Debaixo das caixas eles encontrarão os pratos que levaram às suas eliminações. Cada cozinheiro poderá refazer o prato que o tirou da competição ou então usar os mesmos ingredientes para criar uma nova receita. Os competidores que tiveram uma performance mediana na Caixa Misteriosa terão uma segunda chance para se salvar. Numa mini-prova de pressão, eles deverão cortar um frango inteiro em oito pedaços e, em seguida, empanar e fritar essas partes. Além do frango frito empanado, eles terão que servir um molho que combine com a receita. No duelo final, os cozinheiros deverão fazer um menu completo utilizando pelo menos um queijo diferente em cada passo. Os diferentes queijos devem aparecer nos pratos e formar um conjunto coerente dentro do menu.
Os oito participantes enfrentam a segunda prova em equipe da temporada. Divididos em dois times, eles terão que cozinhar em uma estação de trem, servindo um prato principal e uma sobremesa para 40 convidados, todos descendentes de imigrantes que vieram para São Paulo desde o século XIX. Pelo menos um dos pratos que cada time fizer deverá levar café em sua receita. Em seguida, a equipe perdedora deve preparar uma massa que não leve nenhum tipo de carne. Já no duelo final, o desafio será usar ingrediente milenar, o mel. Mas ao invés de receita doce, os competidores terão que cozinhar pratos salgados.
Os sete participantes do MasterChef: A Revanche têm que preparar uma receita doce de origem francesa de difícil execução, a terrine de chocolate. No desafio seguinte, os cozinheiros irão enfrentar uma mini-prova que vai salvar mais dois concorrentes. Todos terão que fazer uma iguaria japonesa, o guioza. E no duelo final, dois competidores têm que preparar um prato emblemático da culinária japonesa, o bentô.
Os seis participantes vão fazer, pela primeira vez na temporada, um menu completo de quatro passos: amuse bouche, entrada, prato principal e sobremesa. Os dois times devem reproduzir o menu em seus mínimos detalhes, mas somente os capitães de cada equipe terão a chance de ver e degustar os pratos. Eles serão avaliados somente pelos jurados. Em seguida, os três cozinheiros do time perdedor disputam a prova de eliminação, que acontecerá em duas etapas. Na primeira, que salva um cozinheiro, eles deverão limpar e filetar um atum inteiro. Quem fizer o melhor trabalho se salva. Os dois piores vão para o duelo final, no qual deverão fazer dois pratos com o atum que limparam.
Os cozinheiros enfrentam a última Caixa Misteriosa do MasterChef: A Revanche. Cada um deles terá uma Caixa Misteriosa que foi emblemática nas temporadas dos cozinheiros amadores. No duelo final, os competidores se enfrentam em um desafio inédito na história do MasterChef Brasil: uma prova de 24 horas de duração. Eles terão um dia inteiro para preparar três pães de fermentação natural: um tradicional, um recheado e um doce. Para evitar a eliminação, os participantes terão ainda que apresentar alguma receita ou preparo utilizando o pão tradicional.
Os quatro competidores vão enfrentar a última prova em equipe da temporada. O desafio será replicar um menu de seis passos inspirado na gastronomia brasileira e portuguesa criado pelo chef brasileiro Rodrigo Oliveira e pelo chef português Rui Paula, jurado do MasterChef Portugal. No duelo final, os cozinheiros vão ter que preparar quatro canapés sofisticados e modernos. Mas a criação não será livre, cada canapé deverá harmonizar perfeitamente com um espumante e conter um ingrediente obrigatório: ostra, foie gras, morango ou chocolate.
Os três cozinheiros se enfrentam no desafio que vai definir o primeiro finalista do MasterChef: A Revanche. Eles têm que que trabalhar em conjunto em uma prova de serviço, preparando dois menus diferentes para nove ex-participantes das temporadas do MasterChef: Profissionais. No último duelo da temporada, os dois competidores terão que fazer um banquete. Eles deverão preparar um pernil de cordeiro recheado com um molho e três acompanhamentos.