O primeiro episódio mostra como Luiz Cláudio Mattos conquistou o primeiro voo em território brasileiro.
O voo livre atraiu os aventureiros da Zona Sul do Rio e logo os surfistas e mergulhadores do Arpoador passaram a voar. Junto com o esporte, São Conrado foi crescendo e foram construídas as primeiras rampas.
No início dos anos 80, o voo livre entrou na moda, com o marketing esportivo engatinhando no Brasil, alguns visionários sacaram o apelo das asas e investiram no esporte. Inicia-se então a era do patrocínio e das primeiras equipes de voo livre no Brasil. Logo foram aparecendo os primeiros destaques entre os brasileiros que rapidamente se integraram no cenário das competições internacionais.
A nova era da historia do voo livre no Brasil: a descoberta da Serra da Bocaina, local considerado o paraíso das térmicas e grandes altitudes. Assim como Saquarema tornou-se o reduto dos surfistas mais radicais, a Bocaina passou a ser destino dos voadores que queriam voar mais alto.
Todos já ouviram dizer que o ser humano sempre sonhou em voar, e isso não se restringiu aos homens. Ao longo da historia do voo livre algumas mulheres não conseguiram conter este sonho e quebraram barreiras lançando-se nos ares do Brasil. Logo elas começaram a bater recordes e algumas chegaram até a vencer campeonatos entre homens.
Beto Dourado, Paulinho “Platino” e Pepê. Três voadores que marcaram a história do voo livre.
Com a expansão do voo livre, foram descobertas regiões como Brasília e Governador Valadares, que oferecem boas condições e proporcionam voos de longas distâncias. Na Califórnia descobrem um deserto considerado o Havaí do voo livre, o Owens Valley.
A história do voo livre e suas lendas no Brasil contada através de imagens históricas, entrevistas com personagens marcantes e cenas de vôo inéditas.
Localizada na fronteira entre Minas Gerais e São Paulo a rampa do Pico do Gavião é considerada um dos melhores picos de voo do país.
Virado para o Vale do Paraíba, a rampa do Pico Agudo possui 1200 metros de desnível, o que a torna uma excelente escola para pilotos iniciantes que já querem se aventurar no interior.
Sapiranga foi o berço do voo livre no Rio Grande do Sul, além de um excelente pico de voo, também é um celeiro para grandes campeões. Apos alguns anos descobriu-se Nova Petrópolis.
Sapiranga foi o berço do voo livre no Rio Grande do Sul, além de um excelente pico de voo também é um celeiro para grandes campeões. Apos alguns anos, não muito distante, descobriu-se Nova Petrópolis
A série conta a historia do voo livre no Brasil através de depoimentos dos maiores pilotos de todos os tempos. Nesse episódio conheceremos os detalhes da prática do esporte em Petrópolis.
A rampa mais próxima fora da cidade do Rio passou a ser uma opção utilizada pelos cariocas que queriam voar o vento norte, impossível de ser voado na capital.
Nesse episódio, você voo por Quixadá, o primeiro grande pico de voos de distancia no Brasil reconhecido mundialmente, conhecido por seus ventos alísios, que sopram dia e noite sem parar.ver mais
Localizada na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, o pico é famoso por quebrar o recorde mundial de distancia decolando de uma montanha, fato que se repete todo ano, por diversos pilotos.ver mais
A Itália possui uma das regiões mais incríveis do mundo para se voar de asa delta, as Dolomitas, uma cadeia de montanhas que se destaca de toda a região pela sua beleza e imponência.ver mais
Nos Pirineus, interior da Espanha, fica a pequena cidade medieval de Ager que na década de 80 se tornou um dos picos de voo mais cobiçados da Europa e onde hoje acontecem diversos campeonatos.
Ao longo de quase 50 anos, o voo livre revelou verdadeiros gênios do ar. Esse episódio é dedicado a alguns deles, como o inglês John Pendry e o maior campeão mundial de todos os tempos Manfred Ruhmer.
A Serra do Vulcão virou uma das referências de vôo livre no Estado do Rio de Janeiro. Recebe etapas dos campeonatos Carioca e Brasileiro, além de festivais de vôo livre, que acontecem anualmente, atraindo saltadores de vários municípios.
A Serra de Jaraguá é o ponto de partida para decolagem de grandes vôos. Pilotos de várias partes do país já descobriram o local, que desde 2005 sedia diversas competições. A rampa da Serra de Jaraguá é considerada como uma das melhores do país.
Conhecida como Havaí do vôo livre, Brasília é considerado o pico de vôo mais radical do país. A historia começou la trás, quando os arredores da capital eram um verdadeiro faroeste, e cada resgate era uma aventura mais arriscada que o próprio vôo.
Considerada a capital mundial do vôo livre, Governador Valadares se tornou o destino favorito da maioria dos voadores devido a incrível condição de vôo que o local oferece.
No mês de novembro é realizado desde 2007, o Rally dos Sertões do vôo livre, quando pilotos de elite e lendas se reúnem na Praia da Pipa para começar uma jornada de mais de 800 km sertão adentro durante seis dias.
In the month of November, since 2007, the Sertões Rally of free flight, when elite pilots and legends gather in Praia da Pipa to start a journey of more than 800 km inland for six days.
O vôo livre cross country é uma aventura aonde você nunca sabe onde vai pousar. A rampa de Patu tem pouca inclinação, o que exige muita técnica dos pilotos. A perna tem 200 km, no meio do sertão, onde uma das grandes dificuldades é o resgate.
A cada dois anos é realizado o campeonato mundial de asa delta reunindo os melhores pilotos do rank da FAI. Em 2017 este campeonato foi realizado em Brasília, com pista de aterrissagem na Esplanada dos Ministérios.
O pico de vôo mais próximo de LA, Lake Elsinore, é a casa de ninguém menos que Larry Tudor, o primeiro " Kelly Slater" do vôo livre. Além de condições excelentes para voar, o local proporciona realizar um vôo de 50 km até o litoral.
Numa antiga fortaleza militar, situada ao sul de San Francisco, usada pela artilharia ate a 2ª guerra mundial, e transformada em park nos anos 70, fazem desta rampa uma dos melhores de vôo livre, dos EUA.
O vôo mais radical do mundo trata-se de um deserto na Califórnia onde frequentemente se atinge altitudes acima de 6000 metros e pilotos precisam voar com máscaras de oxigênio. Na década de 80 foi o berço dos primeiros campeonatos de "cross country".