Renata Lo Prete recebe Fernando Schüler, Pablo Ortellado e Fábio Malini. Em discussão, o impacto que a internet e as redes sociais podem ter nas eleições de 2018.
Agenda de reformas tem como sobreviver à campanha eleitoral? Renata Lo Prete recebe Marcelo Caetano, secretário de Previdência do Ministério da Fazenda; Paulo Miguel, economista da GPS Investimentos, e Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.
A previsão do FMI é de crescimento de 3,7 da economia mundial, puxada por Índia e China. E o Fórum de Davos alerta para o risco de uma nova crise. O Painel avalia os riscos e oportunidades internacionais e fala da economia nacional, com: Alexandre Schwartsman, economista e consultor; Simão Silber, professor de Economia Internacional da USP; e Tony Volpon, economista-chefe do Banco UBS.
O Poder Judiciário nunca foi tão determinante para o destino do país. Todos os grandes temas e polêmicas passam pelos tribunais. Aborto, casamento homoafetivo e o alcance da cobertura dos planos de saúde são alguns exemplos. A nomeação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho tornou-se uma novela jurídica. Quais os motivos e consequências desse processo?
Renata Lo Prete discute a questão da falta de segurança com Samira Bueno, diretora do Fórum de Segurança Pública; Leandro Piquet Carneiro (pesquisador do Nupps/USP) e Carlos Santos Cruz, secretário Nacional de Segurança. Em pauta, a situação no Rio de Janeiro, no Ceará e a crise nas fronteiras e no sistema prisional.
Renata Lo Prete recebe, no GloboNews Painel, o general Heleno, da reserva e com experiência em ações de segurança no Rio e no comando da força de paz no Haiti; Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e Celso Rocha de Barros, cientista político e doutor em Sociologia pela Universidade de Oxford.
Renata Lo Prete recebe o pesquisador do Ipea Daniel Cerqueira, a economista Ana Carla Abrão e o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, André Garcia, para discutir o assunto.
Renata Lo Prete recebe o ex-ministro Aldo Rebelo, o professor Wanderley Messias da Costa e o cientista político Rafael Neves para discutir o crescente protagonismo das Forças Armadas na cena política brasileira.
Renata Lo Prete recebe Stella Scampini, Fernanda Carneiro e Lilian Furquim para discutir em que medidas a justiça tem as chaves da política neste ano eleitoral de 2018.
Programa deste sábado (17) fala sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes e debate o futuro da intervenção no estado. Carlos Frederico, professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Tânia Pinc, cientista política e ex-PM, e Christopher Garman, da consultoria Eurasia participam.
Renata Lo Prete e os professores Oscar Vilhena, Ronaldo Porto Macedo e Brasílio Sallum discutem o futuro do ex-presidente Lula, com a possibilidade de cumprimento de penas de prisão a partir de decisões da 2ª instância da Justiça e da própria Operação Lava-Jato.
Quais são as consequências para o processo eleitoral e para o país? Renata Lo Prete recebe Eduardo Gianetti, Marcos Nobre e José Eduardo Faria.
A prisão do ex-presidente Lula vira uma página importante do enredo da Operação Lava-Jato, da eleição desse ano e da política nacional, em sentido mais amplo. O que veremos a seguir no Brasil? O GloboNews Painel debate o assunto.
Encerrado o prazo para filiação e troca de partido, quais seriam as principais tendências? No que o eleitor deve ficar atento para entender os rumos da campanha?
As mais recentes rodadas de pesquisas mostram que o centro político no país está pulverizado como nunca, mais do que nas eleições de 1989. Ainda temos um centro político? Renata Lo Prete recebe Carlos Pereira, cientista político da Ebade - FGV do Rio; Lara Mesquita, cientista política da Cepesp, e Mauro Paulino, do Datafolha.
Renata Lo Prete recebe os economistas José Roberto Mendonça de Barros, Tony Volpon e Fernando Sampaio para tentar entender em que medida a política está atrapalhando a economia brasileira ou se é a retomada econômica que não vai bem.
Tema ganhou o centro das atenções com o incêndio e desabamento do edifício Paes de Almeida, de 24 andares. Renata Lo Prete conversa com Fernando Chucre, secretário municipal de Habitação de SP, Fernando Túlio, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em SP, e Raul Juste Lores, autor do livro ‘São Paulo nas alturas’ e redator-chefe da revista Veja São Paulo.
Ex-ministro do STF desistiu de disputar a presidência pelo PSB. Cientistas políticos analisam se algum candidato vai herdar os votos potenciais em Barbosa ou se haverá nova polarização entre dois partidos.
Crimes e ações de policiais geram grande repercussão entre a opinião pública, assustada com a escalada da violência.
Alberto Carlos Almeida, Maurício Moura e Renato Meirelles debatem as prioridades dos eleitores e sua postura diante de escândalos de corrupção, problemas econômicos e falta de segurança pública.
O GloboNews Painel analisa a saída de Pedro Parente da Petrobras e as consequências dessa demissão para a economia brasileira. Como vai ficar a política de preços da estatal? Natuza Nery e convidadosdebatem o tema e também os reflexos da greve dos caminhoneiros.
Especialistas debatem quais são os maiores desafios a atravessar neste ano eleitoral. Como a democracia brasileira evoluiu nestas três décadas?
O desmonte da recuperação da economia brasileira é o assunto do Painel. Diante de sinais menos animadores, como a queda na previsão de crescimento para este ano, Renata Lo Prete fala da expectativa em torno do juro futuro e do risco país. Como ficarão as discussões em torno de planos de governo e das eleições? E qual é o contexto possível para a economia no começo de 2019?
As fake news prometem ser um capítulo à parte nas próximas eleições. Mas como identificar, combater e não deixar que elas comprometam a liberdade de expressão do eleitor? É isso que Renata Lo Prete e seus convidados vão discutir nesta edição do Painel.
O foco da semana está sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal, e que dão indicativos sobre o futuro da Operação Lava-Jato, de outras investigações e sobre o estado das coisas no STF.
O eleitor de ninguém, o chamado não-voto, é o tema da GloboNews. Um fenômeno presente nas pesquisas eleitorais e que algumas pessoas acham que vai explodir a eleição de outubro.
As contradições da Justiça e do Judiciário, o solta-prende, o atropelo de instâncias legais, decisões monocráticas que contrariam o entendimento dos plenos dos tribunais e maus exemplos que vêm de cima.
O futuro presidente da República vai receber um país em situação bastante peculiar, e o Painel discute como lidar com essa herança. Quais os rumos da economia e suas perspectivas? Como sobreviver ao festival de gastos promovido pelo Congresso?
Os partidos do chamado "Centrão" já têm lado, e eles estão do lado de Geraldo Alckmin na disputa pela Presidência. Renata Lo Prete e seus convidados debatem a importância e as consequências desse apoio.
O programa vai falar sobre dinheiro de campanha. Como vai ser o financiamento da eleição deste ano sem a possibilidade de doação de empresas, e depois de quatro anos de Operação Lava-Jato.
O Painel observa o quadro de candidatos e suas alianças, e analisa as chances de cada um nas próximas eleições. O programa discute ainda o fator Lula, o impacto potencial da propaganda na TV, o engajamento nas redes sociais, e os possíveis cenários de um 2º turno.
Campanha mais curta, menos recursos financeiros e uma intensa movimentação nas redes sociais. Com esse cenário, o Painel vai discutir qual o peso do horário eleitoral gratuito.
Depois das sabatinas feitas pela Globonews com os assessores econômicos dos candidatos à Presidência da República, o Painel discute alternativas para reativar a economia brasileira. O que é possível? O que é inviável? E como melhorar já?
Após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, de impugnar a candidatura do ex-presidente Lula, o Painel discute quais os rumos das eleições 2018. Além disso, o programa debate também o peso da Justiça eleitoral nas eleições deste ano.
A mais imprevisível e radicalizada campanha presidencial ganha ingrediente de gravidade inédita, com o atentado ao candidato Jair Bolsonaro.
O Painel desta semana analisa a presença maior dos militares nesta campanha eleitoral do que nas anteriores. O fato, a princípio, estaria ligado à participação de um candidato oriundo das Forças Armadas na campanha, e com altos índices de intenção de voto.
Faltam duas semanas para a eleição e algumas pesquisas de intenção de voto indicam uma polarização entre dois candidatos. O Painel discute quais as consequências desse processo para as eleições, e também para o período pós-eleitoral, depois da escolha do novo presidente.
O Painel analisa o impacto fiscal na economia a partir dos programas de governo dos candidatos à Presidência da República. O quão distante eles estão da realidade de grandes restrições, e o que o presidente eleito vai encarar em 1º de janeiro?
O programa analisa as pesquisas e os últimos movimentos da campanha na véspera da votação do primeiro turno. Quais os fatos que levaram à polarização da campanha? Por que os candidatos do centro não decolaram? Quais as chances de definição da eleição presidencial no primeiro turno e quais as perspectivas da campanha no provável 2º turno?
O Painel analisa a nova composição do Congresso, e considera as dificuldades que o futuro presidente eleito vai enfrentar para fazer maioria e aprovar suas propostas. É possível estabilidade já nos primeiros meses de governo?
A uma semana do desfecho da eleição, o Painel analisa a situação dos dois candidatos à Presidência da República. Jair Bolsonaro administra ampla vantagem evitando riscos, enquanto ele e colaboradores dão algumas pistas do que seria seu eventual governo. Já Fernando Haddad parece ter encerrado, sem sucesso, a fase de busca de apoios. Mas ainda há tempo e espaço para mudança nesse quadro?
O Painel analisa as pesquisas de intenção de voto e observa as principais tendências do eleitorado reveladas nestas eleições. O que pode ser determinante no voto da sucessão presidencial, as disputasestaduais, e em que estados ainda podem ocorrer surpresas no segundo turno.
O Painel reúne ex-ministros da Defesa para discutir o papel das Forças Armadas no novo governo. Na era Temer, a participação militar já foi maior como nos casos da intervenção federal no Rio de Janeiro e na questão dos refugiados venezuelanos. Pesquisas mostram também que os militares contam com um alto índice de confiança entre a população. Como tudo isso deve evoluir no governo Bolsonaro?
Renata Lo Prete e seus convidados discutem o perfil que o Ministério da Justiça deve assumir com Sérgio Moro a sua frente. Eles analisam o significado e as consequências do principal nome da Operação Lava-Jato no governo de Jair Bolsonaro.
O programa discute as novas políticas de segurança pública que estão se delineando nos planos federal e estadual. As propostas passam pelas ideias do agora ministro Sérgio Moro, e também pelo combate ao crime organizado com o uso de snipers — como propôs o governador do Rio de Janeiro.
Com o anúncio do nome de Ernesto Araújo para comandar o Itamaraty, o Painel discute os rumos da política externa do país. Como ficam as relações com os Estados Unidos e o governo Trump? E a União Europeia e o Mercosul? O Brasil vai manter uma política externa ideológica, mas com sinal invertido?
O Painel analisa as promessas de campanha de Jair Bolsonaro e o cumprimento das mesmas. Ele deu carta branca à Paulo Guedes, escolhe nomes de direita para pastas estratégicas como Educação e Itamaraty, além do grande número de generais.
O Painel discute a crise financeira nos estados e suas repercussões políticas. Analisa os estados que fizeram o dever de casa e os que precisaram de intervenção do governo federal. O programa recebe ainda o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung.
A crise econômica no Brasil agravou a pobreza no país. A saída para o problema passa basicamente por dois aspectos: a questão da renda e o acesso ao mercado de trabalho, e pelos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.
O programa aborda a tendência de militarização da Segurança Pública. O sinal mais recente foi a decisão do futuro ministro Sérgio Moro de convidar o general Guilherme Theophilo para assumir a Senasp,Secretaria Nacional de Segurança Pública.
O Congresso Nacional teve uma renovação nas eleições de 2018, e o lançamento de uma novela nos dois novos nomes. Além de falar sobre seus projetos para o país, eles dizem que pretendem renovar também uma política.
O Painel vai analisar os primeiros passos do novo governo através do Executivo. Os convidados Marcus Melo, Rafael Cortez e Brasilio Sallum falam de personagens e de duas primeiras ações no governo.
As primeiras semanas de um governo costumam ter seus momentos de idas e vindas, com anúncios polêmicos e recuos estratégicos. O programa quer saber como a atual presidência está lidando com a realidade, muitas vezes imprevisível, que se impõe depois do palanque?
Na sequência do projeto Verão da Política, que prevê uma série de programas sobre as mudanças nos Três Poderes da República, o Painel discute quem é o novo Congresso. A posse dos novos parlamentares será em 1º de fevereiro, com alto índice de renovação na Câmara e no Senado.