A Fazenda União, de propriedade de Domingos Custódio Guimarães, o Visconde do Ouro Preto, é um marco do ciclo do café brasileiro. Construída em 1836, era utilizada como pouso para viajantes e, três séculos depois, funciona como hotel de luxo.
A fazenda Vista Alegre, localizada em Valença-RJ, é uma das mais importantes do Séc. XIX pois pertenceu ao Visconde de Pimentel, um nobre que se tornou famoso no vale do café por sua conexão com a cultura. Nela despontam suas formas arquitetônicas em harmonia com seus belíssimos jardins.
Localizada na cidade de Vassouras - RJ, foi fundada pelo Barão de Vassouras em 1820, uma das figuras mais importantes do Brasil Imperial.
Localizada no município de Santa Rita de Jacutinga-MG, é conhecida por ser a segunda maior fazenda escravocrata do Brazil, a qual tinha 6.000 m², 365 janelas, 52 quartos e 12 corredores, e uma senzala e masmorra. A fazenda foi utilizada como cenário dos seriados de televisão "Abolição", veiculado em 1988, e da novela "Terra Nostra", exibida em 1999.
Localizada no município de Bananal-SP, foi construida no fim do século XVIII, a fazenda produzia cana-de-açúcar, aniz, milho e outras culturas de subsistência. Chegou a pertencer ao Barão da Joatinga. A Fazenda Loanda teve o seu apogeu no século XIX, em virtude da grande riqueza trazida pelo café, fizeram, então, lá pelos idos de 1850 uma grande reforma no casarão, introduzindo elementos da Arquitetura Neoclássica que era a moda na Europa.
Fazenda Boa Vista, Município de Andrelândia, MG, distante 19 km da cidade. A fazenda foi fundada pelo Barão de Cajuru. A base de produção da estância é a pecuária leiteira e a agricultura de subsistência, tradição na região.
Localizada em Itatiba-SP, é uma fazenda datada de 1868, representada pela época cafeeira, por sua magnitude e importância na região.
Fazenda oriunda da junção de duas fazendas, "São Luiz" e "Boa Sorte", localizada no município de Vassouras-RJ no Vale do Café.
Fundada em 1806 pelo brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, considerada a maior riqueza paulista por conta do "Palácio dos Quatro Cantos", a maior residência da cidade na época. Se tornou pro´proprietário da cidade que logo ganhou o nome de Campos do Jordão (SP).
Localizada em Barra do Piraí-RJ, o nome Taquara foi dado pelos escravos, devido à abundância de um bambu fino, encontrado na propriedade, que era assim denominado. A casa foi construída, provavelmente na década de 1830, em forma de um quadrilátero com um jardim interno, permanecendo ainda hoje, sob o domínio da 5ª geração família do Comendador João Pereira da Silva.