Neste 1.º episódio da série Fátima e o Mundo, narra-se com ritmo, drama, mistério e fascínio a impressionante ligação de Fátima aos grandes acontecimentos do Sec.XX como: A 2.ª Guerra Mundial; A Guerra-Fria, o atentado ao Papa João Paulo II, a que se segue a queda do Muro de Berlim. O episódio Fátima e a Europa, a História, testemunha também o nascimento de muitos locais de devoção e Santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima em países em que a palavra de Deus era proibida.
Este episódio abre com a poderosa história da cura, do carismático e beatificado padre Pio, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima. Dramatiza alguns dos inúmeros santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima por essa Europa fora, em países como Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Alemanha, Polónia, República Checa, Rússia, etc. Este episódio também testemunha os muitos milagres por intercessão de Nossa Senhora de Fátima. Curas de doenças muito graves, casais que não podiam ter filhos e tiveram, curas psicológicas, conversões. Culmina com as procissões e as peregrinações com a imagem de Nossa Senhora de Fátima que com fervor, beleza e multidões se realizam nos mais diversos pontos da Europa. Destacam-se uma procissão no meio de Londres, outra, uma romaria de barcos no Lago Constança (entre a Suíça, Alemanha e Itália), uma outra em plena praça de São Pedro, em memória do atentado ao papa João Paulo II.
Ana Maria Braga, uma das mais carismáticas apresentadoras de tv brasileiras, afirma que hoje em dia há mais seguidores no Brasil de Nossa Senhora de Fátima que de Nossa Senhora Aparecida. Maria Estela Kubitschek, filha mais nova do presidente Jucelino Kubitschek, realça que as duas deviam ser padroeiras do Brasil. O episódio América do Sul dramatiza a estória do como nasceram tantos locais de devoção a Nossa Senhora de Fátima, tanto no Brasil, como na Argentina, Venezuela? Nesses países se realizam imensas e emocionantes procissões. Algumas chegam a atingir 250 mil peregrinos como o caso de Belém do Pará. Esses locais são palcos, vividos no respetivo episódio, de Graças alcançadas, conversões, gravidezes que não eram possíveis, curas. É um fenómeno impressionante. Teve num dos seus pontos altos, a visita da imagem peregrina ao Maracanã, onde a aguardavam 180 mil pessoas. Roberto Carlos cantou uma Avé Maria.
O Cardeal Sean, Arcebispo de Boston, presidiu, em Fátima, às celebrações do 13 de maio de 2013. Ele testemunha com se espalhou a devoção a Nossa Senhora de Fátima na América do Norte. Este episódio visualiza o testemunho deste carismático cardeal, dramatizando os mais diversos locais de devoção a Nossa Senhora de Fátima, desde Santuários, paróquias, igrejas, escolas e hospitais, que se localizam em países como o Canadá, Estados Unidos, México, Porto Rico, Cuba. Um dos fenómenos que mais impressiona deste episódio é como a devoção a Nossa Senhora de Fátima está diretamente relacionada com a diversidade cultural que se espalha, com um grande colorido e riqueza, no país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos.
Neste 5.º episódio da série Fátima e o Mundo, narra-se com ritmo, exotismo, uma fé espontânea como a devoção a Nossa Senhora de Fátima se espalhou pelo continente Africano. Devoção que vai desde do Egipto até a Madagáscar. Este episódio vai centrar-se em 4 países, que resumem os idiomas universais que dominam o continente Africano, o português, o francês e o inglês. Os Países são Angola, Republica Democrata do Congo, África do Sul e Moçambique. Podemos ver, envoltos em cânticos deslumbrantes, como nasceram locais de devoção a Nossa Senhora de Fátima devido à Paz, como o Santuário da Kinshasa e a igreja de Nossa Senhora de Fátima no Soweto, África do Sul. Também como em santuários como o de Luanda e o da Namacha em Moçambique, as procissões de maio atingem uma participação imensa e espectacular. De realçar também que a 1.ª catedral no mundo dedicada a Nossa Senhora de Fátima é em Nampula.
Neste 6.º episódio da série Fátima e o Mundo, narra-se com ritmo, cor, exotismo, como, surpreendentemente, a devoção a Nossa Senhora de Fátima se espalhou pelo continente Asiático e pela Oceania. Devoção que vai da China, à Austrália, passando por países como a Coreia do Sul e o Vietname. Mais uma vez este fenómeno relacionado com Nossa Senhora de Fátima tem como fonte aspetos diversos. A conversão da China com procissões em Macau, santuários em Hong Kong e outras ilhas vizinhas. A paz, na Coreia do Sul, com uma grande manifestação de devoção a Nossa senhora de Fátima na fronteira com a Coreia do Norte, a paz também no sofrido Timor. O economismo na Índia, onde há muitos locais de devoção que contam com a numerosa presença dos Hindus. Por fim Nossa Senhora de Fátima como Mãe e padroeira como é o caso das Filipinas e Vietname.