Os Chefs preparam um Pirarucu no moquém, os perdedores usam ingredientes da região Norte em um prato de alta gastronomia. Os 2 piores duelam fazendo um tacacá em 15 minutos.
Os Chefs fazem galinhada na Prova Rústica, e os perdedores têm que usar ingredientes caipiras na Prova Gourmet. Os 2 piores pratos duelam 15 minutos no preparo de um rojão caipira.
Cogumelos protagonizam a Prova Rústica, e as variações de coco são os ingredientes obrigatórios da Prova Gourmet. Os 2 piores duelam pela permanência preparando gazpacho.
Na Prova Rústica os Chefs trabalham com cortes de carne de bode. Os vencedores escolhem os ingredientes na Prova Gourmet, e 2 Chefs duelam pela permanência fazendo cuscuz em 15 minutos.
As Ilhas de Marajó e Fernando de Noronha são protagonistas da Prova Rústica. Com os ânimos abatidos, os perdedores trabalham com frutos do mar, e 2 duelam no preparo da lagosta em 15 minutos.
Os Chefs trabalham individualmente agora, e um se salva da Prova Gourmet com erva-mate como ingrediente obrigatório. Dois duelam pela permanência entregando uma fortaia gaúcha.
Culturas marcantes no Brasil são homenageadas: italiana na prova Rústica com o preparo de uma pizza, árabe na Prova Gourmet, e asiática no Duelo pelo melhor pastel em 15 minutos.
Um dos eliminados tem a chance de voltar na Prova Rústica da feijoada. Utilizando ingredientes indígenas, 3 Chefs tentam se salvar do Duelo do bolinho de bacalhau em 15 minutos.
Na semifinal os Chefs fazem Choripan e brincam de "Qual é o seu menu?". Os perdedores usam ingredientes da Colômbia, Paraguai e Bolívia nos pratos, e duelam fazendo ceviche.
Na Grande Final, três finalistas têm ajuda para fazer um banquete rústico. Dois seguem para a última prova, mas apenas um é o vencedor na ilha do sabor e leva R$100 mil.