O grupo treina o movimento do corpo, escolha de onda e aproveitamento das ondas surfadas. Elas treinam na cama elástica como controlar os braços e flexionar as pernas e voltam ao mar para testar.
Claudinha ensina a importância da preservação da natureza e apresenta as meninas ao Gestor de Permacultura do Ecovenao, que leva o grupo para plantar mudas em uma parte que faltava ser reflorestada.
As meninas começam a arrumar o quarto, mas acabam fazendo uma guerra de brigadeiro. O grupo busca ondas melhores e chega a um pico quase sem ondas. As meninas aprendem como é preciso manter alguma ordem durante o surfe.
Claudinha apresenta um médico especialista em medicina esportiva, que enfatiza o equilíbrio entre treinos dentro e fora d’água, alimentação, psicológico, rotina e outros cuidados a serem tomados por atletas de desejam estar no topo.
Claudinha e o treinador explicam ao grupo a importância de se aprender a ler mapas de previsão de ondas e eles dão uma introdução ao grupo sobre como os fatores naturais influênciam as ondas. Elas aprendem um pouco como esses fatores afetam as ondas.
Com base nas aulas do episódio anterior, o grupo planeja uma surftrip em busca de melhores ondas no Panamá. No dia planejado para a viagem, o grupo tem um pequeno imprevisto: alguém vê um escorpião dentro do carro e inicia-se uma caçada ao bicho.
Neste episódio de Colônia de Férias, os treinadores testam a confiança das meninas ao surfar uma onda forte muito próxima das pedras. Como algumas meninas sentiram medo, eles decidem treinar a entrada na onda em uma pista de skate profissional.
Claudinha ensina a se relacionar com patrocinadores e fãs. O grupo vai à Isla Iguana tirar fotos para redes sociais e é convidado a participar do projeto "1 dollar per Wave", que dá um dólar para investir na educação local por cada onda surfada.
O grupo analisa as imagens produzidas nas sessões de surfe para identificar os erros e acertos das meninas dentro d'água. Durante todo o episódio, os técnicos corrigem postura, movimentos e estratégias baseado na análise das imagens produzidas.
Neste episódio, Claudinha lembra ao grupo o principal motivo que leva alguém a surfar: a diversão. O grupo acorda quando ainda está escuro em Santa Catalina e entram sob uma bela lua cheia para surfar as melhores ondas de toda a viagem.
Chega a hora de testar o conhecimento dos treinos! As meninas são obrigadas a lidar com a forte arrebentação e correnteza da Playa Venao e fazem uma final em Cambutal, com direito uma chuva torrencial que deixou o momento ainda mais dramático.