Tragédias humanas, ao longo da história, sempre deixaram um legado de reflexão, de aprendizado e de mudanças. A pandemia provocada pelo novo coronavírus mobiliza o planeta em ações emergenciais e imediatas. Mas a pergunta que fica é: como será o mundo pós-pandemia? E quais serão as mudanças nas relações entre as pessoas? Para debater o tema, Daniela Lima recebe o professor e doutor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp Leandro Karnal. Participam da entrevista as jornalistas da CNN Mari Palma e Thais Herédia e a comentarista Gabriela Prioli.
"Isolamento", "quarentena" e "distanciamento" viraram palavras corriqueiras no vocabulário desses tempos. Mas qual o impacto que essa nova experiência pode causar em nossas vidas daqui em diante? No segundo episódio do especial que discute as transformações sociais no mundo pós-pandemia, Daniela Lima, Mari Palma, Gabriela Prioli e Thais Herédia debatem o tema com o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.
Diante de uma doença que paralisou e mudou o modo como o mundo funciona, presenciamos mortes e o caos na saúde em muitos países. Fomos obrigados a mudar hábitos e a repensar conceitos que carregamos ao londo de toda vida. Este episódio de “O Mundo Pós-Pandemia" fala de traumas, mas principalmente de superação. O convidado de Daniela Lima é o filósofo e doutor em Educação Mario Sergio Cortella. Ele vai discutir os efeitos positivos e negativos causados na humanidade após o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus com Mari Palma, Gabriela Prioli e Thais Herédia.
Um Dia das Mães com muitas delas distantes dos filhos pelo isolamento social. Na quarta edição do programa 'O Mundo Pós-Pandemia', a psicanalista Vera Iaconelli fala sobre os desafios da maternidade em tempos de pandemia. Em conversa com as jornalistas da CNN Daniela Lima, Mari Palma e Thais Herédia e a comentarista Gabriela Prioli, ela detalhou como os filhos podem reconhecer suas mães para além do papel de maternidade, e como as mães podem gerenciar suas tarefas e espaços em tempos de pandemia. A partir disso, Iaconelli também falou sobre a importância de perdoar, ser perdoado e lidar com a culpa de maneira saudável.
Na quinta edição de "O Mundo Pós-Pandemia", o neurocirurgião e professor da Faculdade de Medicina da USP Fernando Gomes analisou sentimentos como saudades, solidão e a importância do equilíbrio emocional em meio à pandemia do novo coronavírus. Em conversa com as jornalistas da CNN Daniela Lima, Mari Palma e Thais Herédia e a comentarista Gabriela Prioli, Fernando Gomes detalhou como as mudanças ocorridas devido à chegada da Covid-19 podem interferir nas emoções humanas e na forma como nos relacionamos com os outros.
Na sexta edição do programa "O Mundo Pós-Pandemia", o biólogo e doutor em microbiologia Atila Iamarino fala sobre saúde, prevenção e formas de lidar com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus. Em conversa com as jornalistas da CNN Daniela Lima, Mari Palma e Thais Herédia e a comentarista Gabriela Prioli, Atila analisou, de modo didático, temas relevantes como quarentena, isolamento social, número de infectados, medidas restritivas que foram tomadas ao redor do mundo e até mesmo previsibilidade das pandemias.
Em uma nova conversa com as jornalistas da CNN Daniela Lima, Mari Palma e Thais Herédia e a comentarista Gabriela Prioli, o filósofo Leandro Karnal analisou o confronto de expectativas e frustrações sobre o fim da pandemia e como isso tem impactado as relações sociais. Karnal, que foi primeiro entrevistado do programa, previu um "período de grande alegria e felicidade" para a humanidade após a pandemia do novo coronavírus. Nesta segunda entrevista, o filósofo vai analisar as mudanças que ocorreram desde essa declaração. Além disso, o doutor em filosofia fala sobre o papel das lideranças e do estado, com uma reflexão sobre a importância do exemplo em tempos de crise.
Na oitava edição do especial "O Mundo Pós-Pandemia", o navegador Amyr Klink fala sobre os efeitos do isolamento social. Em conversa com as jornalistas da CNN Daniela Lima, Mari Palma e Thais Herédia e a comentarista Gabriela Prioli, o primeiro navegador a fazer a arriscada e solitária travessia a remo entre os dois lados do Atlântico Sul – da Namíbia até Salvador – analisa também a questão da convivência e os aprendizados que podemos adquirir com o cenário atual.
Na nona edição do programa "O Mundo Pós-Pandemia", o empresário e CEO da Consultoria N Ideias, Nizan Guanaes, tratou da criatividade como ferramenta para superar a crise causada pelo novo coronavírus. Em conversa com as jornalistas da CNN Daniela Lima, Mari Palma e Thais Herédia e a comentarista Gabriela Prioli, Nizan também falou sobre a importância da comunicação e da solidariedade em tempos de pandemia e o que podemos fazer para nos adaptarmos a uma nova realidade.
Paulo Miklos e Daniel Filho são os entrevistados desta edição do programa "O Mundo Pós-Pandemia". O ex-integrante da banda Titãs e o produtor abordaram os desafios enfrentados pela classe nos tempos atuais. Além disso, os convidados falam com as jornalista da CNN Daniela Lima, Mari Palma, Thaís Herédia e a comentarista Gabriela Prioli sobre a necessidade da reinvenção e as possibilidades que podem ser exploradas pelos artistas no período da pandemia.
Em uma edição especial, o programa O Mundo Pós-Pandemia exibiu entrevista neste sábado (20) com o maestro João Carlos Martins, um dos maiores nomes da música erudita no Brasil. Durante os meses de isolamento, ele tem dedicado sete horas diárias ao piano – instrumento que voltou a tocar com todos os dedos após 22 anos –, graças a luvas biônicas. “A minha vida sempre foi baseada na disciplina de um atleta, e na alma de um poeta”, disse. Em meio à pandemia, o maestro completará 80 anos no dia 25 de junho. Desde os 18 anos, o maestro convive com a distonia focal, uma doença que afeta os músculos do corpo. "Na minha vida, fiz 24 cirurgias para manter os meus sonhos”, afirma.
O Mundo Pós-Pandemia trouxe como tema da 12ª edição "Felicidade e Autoconhecimento". A convidada é a atriz, roteirista e palestrante Bruna Lombardi, considerada uma referência no assunto. Para Lombardi, a colaboração, a retribuição e a solidariedade se tornaram emergenciais em meio à pandemia. "Antes mesmo da pandemia, ela já era emergencial. Mas, a pandemia teve a característica de maximizar, de trazer à tona, mesmo para os desatentos, mesmo para aqueles que não estavam prestando atenção, porque não queriam ou por uma indiferença natural". Confira a entrevista a Daniela Lima, Mari Palma, Thaís Herédia e Gabriela Prioli.
O Mundo Pós-Pandemia traz nesta edição o tema "Lições da História". A antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz fala sobre o modo como a pandemia do novo coronavírus irá moldar a história brasileira, trazendo uma série de reflexões sobre o presente e o passado do país. Em conversa com Daniela Lima, Gabriela Prioli, Mari Palma e Thaís Herédia, Schwarcz afirma ainda que a pandemia irá alterar o curso da história da humanidade e, mais do que isso, alterar aquilo que compreendemos sobre o século atual. “A pandemia vai alterar os nossos livros de história. Inclusive, ela vai mudar a datação de quando começa o século 21. Na minha opinião, o século 21 começa nesta pandemia”.
O programa OMundo Pós-Pandemia entrevista a cantora e compositora Paula Lima, e a atriz e poeta Elisa Lucinda. As duas artistas debatem sobre a importância do papel das mulheres na sociedade, e como isso está sendo alterado em tempos de pandemia. "Eu, como pessoa pública, dou voz a quem não tem", disse Paula Lima. "Lá fora, a pandemia nos isola, enquanto a solidariedade nos acena", completa Elisa Lucinda.
Convidada de O Mundo Pós-Pandemia desta sexta-feira (17), Vera Fischer contou sobre as novas possibilidades que se abriram para a sua carreira, incluindo a migração do trabalho dela para a era digital, sua nova paixão. A atriz, que já atuou em 21 filmes, 17 novelas, 6 séries e 6 peças de teatro, faz publicações diárias em suas redes sociais, com dicas de filmes e séries, o que tem feito sucesso entre os fãs. Para ela, o fim do contrato com a TV Globo teve um impacto, mas também abriu novas possibilidades. “É preciso se adaptar à nova realidade, mas, ao mesmo tempo, há uma liberdade maior. Abre-se um oceano de possibilidades”, disse a atriz durante a conversa com Daniela Lima, Thais Herédia e as novas integrantes do programa Luciana Barreto e Lia Bock.
A crise econômica causada pelo novo coronavírus e os impactos e temores que ela tem causado nas pessoas é tema de O Mundo Pós-Pandemia desta sexta-feira (24), que entrevista o empresário Abilio Diniz. "Esta crise que estamos vivendo agora é, sem dúvida nenhuma, a mais violenta que já vi em toda a minha vida", afirma na conversa com Daniela Lima, Lia Bock, Luciana Barreto e Thais Herédia. O empresário de 83 anos diz que o momento da pandemia “exige otimismo e empatia". "Essa crise não é diferente das outras. Ela tem início, meio e fim. Precisamos olhar para frente e ver que ela vai terminar".
O Mundo Pós-Pandemia desta sexta-feira (31) entrevista a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. Ela falou sobre os impactos do novo coronavírus no país e na vida em sociedade. “A transformação se impõe, não é mais uma opção. Nós não podemos continuar a querer bem só a quem está perto, pois quem está perto é o espelho de quem está mais longe. Talvez essas pessoas estejam sofrendo mais do que a gente", disse a ministra durante a conversa com as jornalistas da CNN Luciana Barreto e Thaís Herédia e a comentarista Lia Bock. Carmem Lúcia, que presidiu o STF entre 2016 e 2018, falou ainda sobre os desafios do Poder Judiciário e o papel da mulher no pós-pandemia.
A atriz Denise Fraga fala sobre os impactos da política na cultura e a desvalorização da atividade artística nesta edição de O Mundo Pós-Pandemia. “A arte salvou tanta gente na pandemia. A gente falou tanto de atividades essenciais, a arte é uma atividade essencial. A arte não é a mamata dos artistas", comenta. Na conversa conduzida pelas jornalistas da CNN Daniela Lima, Luciana Barreto e Thaís Herédia e a comentarista Lia Bock, a atriz também comenta sobre os desafios da arte durante a pandemia e como encontrar o otimismo em meio à ansiedade durante o isolamento social.
Os impactos do novo coronavírus no futebol e nos esportes é o tema do novo episódio de O Mundo Pós-Pandemia, com o jornalista Juca Kfouri. “Esporte sem torcida é mais ou menos como chupar uma bala sem tirar o papel”, disse, sobre a realidade imposta pela novo Covid-19 na organização dos eventos. No entanto, afirma, "o futebol não se esgota nas quatro linhas do campo, é muito mais que isso". Kfouri também falou de racismo, homofobia e desigualdade nos esportes na conversa com as jornalistas da CNN Luciana Barreto e Thaís
O ator, diretor e dramaturgo Miguel Falabella é o convidado de O Mundo Pós-Pandemia dessa sexta-feira (21). Ele falou sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus no setor cultural e a importância da arte neste momento. “Eu quero que todos recuperem seus empregos. O teatro será o último a voltar. E eu fico preocupado pelo meu povo, nós vivemos disso. Só para montar um musical são 150 pessoas”, disse. Falabella também abordou problemas como a desigualdade social e a falta de investimento em áreas como a cultura e a educação na conversa com as jornalistas da CNN Luciana Barreto e Thaís Herédia e a comentarista Lia Bock. O comando da atração é da âncora Daniela Lima.
O poeta Fabrício Carpinejar é o entrevistado de O Mundo Pós-Pandemia desta sexta-feira (28). Ele diz como lidou com a solidão no isolamento social e também sobre o livro que escreveu nesse período, "Colo, por favor!". Carpinejar afirma que esse é seu livro mais "selvagem", por ter sido escrito e publicado em um período curto, sem "tempo de gaveta". "A literatura é uma vacina contra o medo. Quando organizamos a dor, ela diminui. É preciso encontrar um ponto de apoio no sofrimento dos outros, e o desafio agora é ser otimista”, explica. Carpinejar é entrevistado pelas jornalistas da CNN Luciana Barreto e Thaís Herédia e a comentarista Lia Bock. O comando da atração é da âncora Daniela Lima.
O humorista Hélio de la Peña fala sobre seus projetos durante a quarentena e a importância da comédia em momentos difíceis nesta edição de o Mundo Pós-Pandemia. "Eu acho que o humor cura, de certa forma. Porque você conversa, você alivia, você muda um pouco de assunto naquela hora, você aborda até o assunto de uma maneira mais leve. Eu acho saudável”, disse. O ator também fala sobre as relações pessoais depois da pandemia, e refletiu sobre como nos lembraremos desse momento no futuro no papo com as jornalistas da CNN Luciana Barreto e Thaís Herédia e a comentarista Lia Bock. O comando da atração é da âncora Daniela Lima.
O Mundo Pós-Pandemia dessa sexta-feira (11) entrevistou o neurocientista Sidarta Ribeiro. Ele falou sobre os efeitos da crise sanitária no Brasil e sobre a possibilidade de o mundo enfrentar novas pandemias no futuro. “A evolução da espécie humana está sendo escrita agora”, afirmou Sidarta sobre os possíveis rumos que política, economia e ciência poderão tomar após a epidemia global do novo coronavírus. "Precisamos saber o que vamos querer do planeta." Ele também falou sobre a influência de momentos de crise nos sonhos e por que os pesadelos ficaram mais frequentes e intensos durante o isolamento social. O cientista foi entrevistado pelas jornalistas da CNN Luciana Barreto e Thaís Herédia e pela comentarista Lia Bock. O comando da atração é da âncora Daniela Lima.
O escritor, administrador de empresas e palestrante Max Gehringer é o entrevistado desta edição de O Mundo Pós-Pandemia. Ele falou sobre as adaptações que as empresas fizeram durante a pandemia e deu dicas sobre como enfrentar uma situação de desemprego e buscar recolocação no mercado de trabalho. O autor afirma que "não acredita em mudanças radicais no mundo corporativo", pois algumas das situações que ganharam destaque durante o período de isolamento social já faziam parte do cotidiano de algumas empresas: "O novo normal vem ocorrendo há 20 anos", disse Gehringer. "Trabalho remoto não é de agora, é uma coisa antiga, a pandemia só fez com que aumentasse", afirma sobre a conectividade das empresas à distância na conversa com as jornalistas da CNN Luciana Barreto e Thais Herédia e com a comentarista Lia Bock. O comando da atração é da âncora Daniela Lima.
O Mundo Pós-Pandemia desta sexta-feira (25) entrevistou a atriz e cantora Zezé Motta. Ela falou sobre racismo e sobre as dificuldades que encontrou tentando manter o otimismo durante a pandemia. "Vivi o tédio, o medo, a insônia, mas tudo com muita oração e fé", disse ela. A artista falou o que fez para manter a saúde mental durante o isolamento social e lembrou dos desafios para conservar o alto-astral característico dela. A atriz também falou sobre o racismo no Brasil. "A luta contra o racismo não pode ser pauta apenas dos negros. A pandemia não nos deixa mentir: somos todos iguais", destacou Zezé, na conversa com as jornalistas da CNN Luciana Barreto e Débora Freitas e a comentarista Lia Bock. O comando da atração é da âncora Daniela Lima.
Bela Gil é a entrevistada de O Mundo Pós-Pandemia dessa sexta-feira (2). A chef de cozinha e nutricionista falou sobre a importância de uma alimentação saudável e consciente, além do acesso das pessoas à ela. "É preciso lembrar que ainda temos 800 milhões de pessoas passando fome no mundo", afirmou. Na entrevista às jornalistas da CNN Daniela Lima, Luciana Barreto e Thaís Herédia e à comentarista Lia Bock, ela explicou que dedica grande parte do seu trabalho à conscientização sobre alimentação nutritiva e para todos: "É necessário democratizar a alimentação saudável".
O episódio de estreia do programa CNN Nosso Mundo entrevista o médico Roberto Kalil Filho, o Dr. Kalil. Ele falou sobre as mudanças que a pandemia impôs à medicina e o novo cotidiano que a sociedade enfrentará em função do vírus. O professor contou às entrevistadoras sobre as pesquisas que ele e outros especialistas têm conduzido sobre o novo coronavírus. Kalil também falou que a vacina será muito importante para vencer o vírus, mas lembra que não representa uma "página virada": "Precisamos entender que o vírus vai continuar", explicou. O professor foi entrevistado por Elisa Veeck, Thaís Herédia e Lia Bock, e quem comanda a atração é Luciana Barreto.
O entrevistado da semana no CNN Nosso Mundo foi o psicanalista Christian Dunker. Ele abordou assuntos relacionados à "saúde mental em um mundo em convulsão" e também deu detalhes sobre seu mais novo livro, "A Arte da Quarentena Para Iniciantes". Dunker destacou o crescimento da instabilidade na saúde mental em pessoas do mundo inteiro, principalmente, por causa da pandemia do novo coronavírus e da necessidade do isolamento social. "Vivemos conflitos públicos e privados dentro de casa". O psicanalista foi entrevistado por Elisa Veeck, Thais Herédia e Lia Bock, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 23h15.
O CNN Nosso Mundo entrevista a chef de cozinha Helena Rizzo. Ela fala sobre os desafios das mulheres no mundo da gastronomia e como pensar a sustentabilidade na cozinha e no empreendedorismo. Rizzo, que nasceu no Rio Grande do Sul, se mudou para São Paulo aos 18 anos para se aventurar na gastronomia. Na cidade, trabalhou em diversas cozinhas renomadas, até que, em 2014, recebeu o prêmio de melhor chef de cozinha mulher do mundo, pela revista Restaurant. A chef lembra sobre como é ser mulher em um universo historicamente dominado pelos homens. "Lugar de mulher é onde ela quiser, e eu quis estar na cozinha", diz a comandante do restaurante Maní, uma das referências em gastronomia brasileira na cidade de São Paulo. Helena Rizzo é entrevistada por Elisa Veeck, Thaís Herédia e Lia Bock, e quem comanda a atração é Luciana Barreto.
O CNN Nosso Mundo entrevistou o professor, jornalista, autor e palestrante Clóvis de Barros Filho. Ele falou sobre a potência do bem-estar individual, da importância da integração saudável ao coletivo, e tentou responder à pergunta: como mudar o nosso pensamento para que as coisas estejam a nosso favor? O professor destacou a relevância de uma busca constante do crescimento individual como forma de potencializar as capacidades de cada um. "Sabedoria é saber refletir e ter coerência com a vida", explicou. E destacou a necessidade de se aprender desde cedo a criar uma convivência saudável em sociedade. "Não estamos sendo educados para a tolerância (...) não temos professores que ensinem a convivência". Ele foi entrevistado por Elisa Veeck, Thaís Herédia e Lia Bock, e quem comanda a atração é Luciana Barreto.