A pesquisadora Celina Alvetti resume em cinco as etapas do cinema paranaense.
Conheça a aventura de fazer cinema numa cidade que quer ser vista e celebrada.
Conheça a história da cidade que teve o primeiro curso regular de cinema do país, com Paulo Emílio, Jean Claude Bernardet e Nelson Pereira dos Santos e é também o berço do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Veja como se formou a geração que nos últimos anos tem produzido os filmes mais premiados e polêmicos do cinema nacional. O Ciclo do Recife foi um dos mais importantes e mais movimentados do cinema mudo regionalista, durando cerca de nove anos.
O episódio mostra uma cidade cujo cinema circula entre o cerebral e o sentimental. Poucos sabem, mas o Brasil tem uma tradição em cidades planejadas, e BH foi planejada para substituir Ouro Preto como capital de Minas Gerais.
Desde sempre, uma cidade com um cinema abusado e inconformista. A produção de cinema na Bahia pode ser associada à busca de construção de uma memória da cidade de Salvador.
João Acaiabe apresenta a cidade de São Paulo, uma sociedade ascendente, florescente, rica e com muita influência da migração. Veja como as investidas empresariais, como o da Vera Cruz e Atlântica, influenciaram a cinematografia local.
Conheça a cidade de São Paulo através dos olhos de Fernando Alves Pinto. No final dos anos 70 e durante os anos 80, o cinema refletia as grandes transformações que o Brasil tinha sofrido durante a ditadura militar.
Veja mais da cidade que forjou estereótipos nacionais e como o cinema ajudou a construir tais mitos.