A atleta de SUP, Karina Vela, chega na cidade de Cairo, Egito, para começar sua nova aventura no rio Nilo. Ela segue para Rashid, onde, pega um barco para explorar o rio Nilo pela primeira vez.
Antes de se despedir da cidade de Rashid, no Cairo, Karina visita o local onde a Pedra de Roseta foi descoberta, e aprecia o fim de tarde no ponto em que o rio Nilo desemboca no mar Mediterrâneo.
Karina explora a região do "Velho Cairo" e mergulha na cultura egípcia. Em seguida, ela vai até as famosas Pirâmides de Gizé para conhecer um pouco mais sobre essas construções históricas.
Karina vai para o Deserto do Saara e rema em sua prancha de SUP pela primeira vez na viagem, no Lago Abbar, um dos lagos que provém do rio Nilo.
Karina faz um longa viagem até Luxor, no Egito. Karina voa de balão pela primeira vez e aproveita o dia para visitar templos antigos e se aprofundar na cultura e na história do lugar.
Karina faz um viagem à bordo de uma feluca, um barco à vela tradicional feito de madeira, seguindo curso pelo rio Nilo. Visitam a cidade de Darow, e ela visita o maior mercado de camelos do Egito.
Karina visita o Templo de Abu Simbel, antes de se despedir do Egito e seguir viagem. Karina segue em direção ao Sudão, e faz a travessia de balsa, explorando o rio Nilo e a cultura local.
Ao chegar no Sudão, Karina faz sua primeira parada na Ilha de Sai. Karina entra no rio Nilo para remar com a sua prancha de SUP, mesmo alertada sobre a presença de crocodilos na água.
Karina chega na cidade de Velha Dongola, no Sudão, uma cidade pequena e simples. Karina participa de uma festa no meio do deserto, com direito a apresentações de poesia, música núbia e muita dança.
Karina chega na cidade de Karima, no norte do Sudão, acompanhada por seu guia local, Yussef Karmla. Ao amanhecer, Karina escala a Montanha Jebel Barkal e presencia um lindo visual do rio
Karina visita as Pirâmides de Meroé. Em seguida, dirigindo deserto a dentro, a equipe chega no Templo de Musawwarat, um lugar histórico que Karina tem o privilégio de apreciar sem ninguém em volta.
Karina visita um centro de compra e venda de camelos, e em seguida, o Mercado de Ondurman. Chegando ao ponto de encontro do Nilo Branco com o Nilo Azul, Karina curte um momento emocionante.
Deixando o Sudão para trás, Karina chega a cidade de Adis Abeba, na Etiópia. Ao amanhecer, o guia local, Ashenafi Sileshi, leva Karina até um dos lugares mais sagrados de toda a África, a nascente do rio Nilo.
Se despedindo do rio Nilo, Karina chega aos pés da Catarata do Nilo Azul, uma das maiores quedas d'água da África. E de volta ao Lake Tana, ela rema com sua prancha de SUP com hipopótamos a sua volta.
Karina segue viagem com o guia local, Ashu, em direção a cidade de Lalibela, norte da Etiópia. No caminho, visitam o vilarejo de Awra Amba, onde Karina faz uma doação de materiais escolares para as crianças e se emociona com a comunidade.