A busca por animais ameaçados de extinção começa na Riviera Maya, no México. Neste paraíso Caribenho, Sofia vai em busca do tubarão Cabeça Chata.
Sofia embarca em uma jornada de mais de 30h para chegar ao arquipélago das ilhas Socorro. Lá ela vai em busca das Raias Manta, mas também encontra diferentes espécies de tubarão.
Ainda nas Ilhas Socorro, Sofia vai em busca das baleias jubarte, que nesta época do ano se aproximam do lugar para dar a luz e amamentar seus filhotes.
Sofia chega na África do Sul e sua principal missão é tentar encontrar duas espécies de tubarão ameaçadas de extinção, o Mako e o tubarão Azul.
Na África do Sul, Sofia vai em busca do maior peixe predador dos mares, o Grande Tubarão Branco, que corre sério risco de extinção. Ela também busca a principal presa desse animal, a foca do cabo.
Sofia chega na Austrália com o objetivo de ir em busca dos icônicos animais aquáticos endêmicos australianos, como o dragão-do-mar e o ornitorrinco.
Na Austrália Sofia encara uma longa jornada desde o sul da costa leste até o norte da costa oeste em busca do tubarão-baleia.
Sophia viaja para Ningaloo, na Austrália, com a difícil missão de encontrar um tubarão que tem uma camuflagem perfeita, o tubarão carpete.
Sofia mergulha na Grande Barreira de Corais no lado leste da Austrália, lugar onde há alguns dos melhores pontos de mergulho do mundo devido a grande biodiversidade.
Na Grande Barreira de Corais, Sofia mergulha com duas espécies super amigáveis e curiosas: a garoupa-batata e a baleia-minke-anã.
Nos Estados Unidos, Sofia viaja em busca de um dos eventos mais incríveis da natureza, a agregação de tubarões Mangona.
Sofia viaja para o centro da Flórida em busca de animais que já estiveram muito perto da extinção e ainda correm bastante risco, os manatees, parentes próximos dos peixes-boi.
Sofia viaja para as Bahamas em busca de um lugar onde varias espécies de tubarão se agregam e os grandes tubarões tigres podem ser vistos com relativa frequência.
Sofia parte para a Ilha de Bimini em busca do mais evoluído de todos os tubarões e um dos maiores predadores do oceano, o Tubarão Martelo Gigante.