A viagem de Milla Monteiro começa em Addis Abeba. Ela observa os movimentos da cidade grande, intensa e vibrante. Indo desde o maior mercado a céu aberto da África, andando de skate na Etiópia e praticando yoga.
Milla pega estrada com destino a Harar, ao leste da Etiópia, “a 4ª cidade sagrada do islamismo” e patrimônio mundial da humanidade. Milla é tocada pelas cores e pelas ruas estreitas no interior da grande muralha.
Milla segue rumo ao sul do país, para Shashamane: a terra prometida dos Rastafaris até chegar na casa-museu de Ras Lumumba, um típico Rastafari. Ras conta detalhes das crenças que cercam o movimento Rasta.
Mila parte para um dos seus momentos mais aguardados: entrar na região do Vale do Omo, onde vive grande parte das tribos da Etiópia.Ela visita o Mercado da tribo Hamer, seguindo a um ritual chamado "Bull jumping".
Ainda na região do Vale do Omo, Milla vai conhecer o amável povo da tribo Dorze. Em um dia recheado de sorrisos, experiências gastronômicas e de artesanato manual, ela vai tendo um gostinho do que é viver a vida simples.
Milla parte para uma jornada pela região mais ao Norte do país e se direciona a Bahir Dar, cidade base para conhecer as Cataratas do Rio Nilo. Ali ela observa as diferentes formas de viver do povo etíope.
Depois de passar por uma grande capital, uma cidade muçulmana, tribos, regiões áridas, florestas e cataratas, Milla chega à Gondar, uma cidade real e histórica, classificada pela Unesco como patrimônio da humanidade.
Lalibela é uma cidade que vive a religiosidade de forma única. Cristãos ortodoxos se reúnem diariamente para rezar. Ali, existem 11 igrejas rupestres, escavas nas rochas, declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Tigray é uma província histórica da Etiópia, muito conhecida por suas igrejas escavadas nas montanhas de Gheralta. Milla escala as paredes de pedra de 1.500 metros de altura para assistir à missa na Igreja Abuna Yemata.
Milla desbrava novos lugares. O próximo destino da viagem é a Depressão de Afar (ou de Danakil), uma região no leste da Etiópia onde ocorre o encontro de três placas tectônicas.
Milla segue para o vulcão Erta Ale, que tem atividade vulcânica contínua, com a intenção de dormir no topo dele. Ela visita Dallol, lugar que tem movimentação de placas tectônicas.