Rafael prepara um buquê de rosas para oferecer à Nossa Senhora da Rosa Mística. Na igreja, Luna quase causa um incêndio ao escutar Rafael rezando e sai correndo. Débora fica feliz ao ver que Rafael está interessado em sua filha Cristina. Cristina sente muita inveja ao ver a prima dançando com Rafael e aceita dançar com Guto. Luna e Rafael se beijam. Rafael se casa com Luna e nasce Felipe, filho do casal. Débora sugere que Cristina trabalhe como governanta para o casal. A contragosto, a moça aceita. Rafael mostra uma rosa que criou para a esposa. Luna se fere com um espinho e tem um mau pressentimento. Adelaide entrega as joias da família para Luna. Luna se apresenta no Theatro Municipal de São Paulo e é muito aplaudida. Na saída do espetáculo, Guto e um comparsa abordam Luna e tentam roubá-la. Rafael intervém e Luna acaba sendo atingida por um tiro. Luna é levada ao hospital, mas não resiste aos ferimentos. O espírito da bailarina deixa seu corpo no momento em que nasce uma índia.
As índias percebem uma marca de nascença diferente na bebê. Josias deixa Jacira sozinha com a criança. Rafael sofre ao lado do corpo de Luna e Eduardo tenta consolá-lo. Agnes fica inconformada com a morte da filha. Cristina revela a Débora que mandou Guto roubar as joias de Luna na saída do teatro. Débora dá conselhos para a filha conquistar Rafael. Cristina dá dinheiro para Guto e pede que ele desapareça. Rafael pede para Bernardo destruir todas as mudas da rosa que criou para Luna. Cristina esconde as joias da família em um compartimento secreto da escrivaninha. A notícia da morte de Luna se espalha pela cidade. Ofélia implica com o genro Osvaldo. Cristina consola Rafael. O pajé diz a Jacira que a bebê tem uma missão e deve se chamar Serena. Rafael decide deixar o ateliê como um memorial para Luna. Cristina resolve criar Felipe e continuar morando na casa de Rafael. O tempo passa e Serena vive na tribo.
O pajé manda Jacira colocar Serena na escola. Rafael conta para o filho que não tem mais inspiração para fazer novas rosas. Cristina recebe uma carta de Guto. Débora aconselha a filha a ceder às chantagens do vigarista. Rafael diz a Cristina que só se sente bem no ateliê de Luna. Cleyde dá aula para Serena na escolinha e estranha os desenhos da menina. O tempo passa e Serena passa por um ritual indígena. José Aristides se encanta pela beleza da índia e a pede em casamento. Zulmira fica muito feliz por Cristina permitir que ela contrate uma ajudante para os serviços da casa. A mando de Cristina, Felipe repreende Rafael por transformar a casa em um túmulo para Luna. Cristina sugere que Rafael se case novamente pelo bem de Felipe. Bernardo e Crispim ficam surpresos ao verem Rafael na loja. Mirna se irrita quando o irmão Crispim diz que vai escolher o seu marido. Serena vê rosas brancas no lago e diz ao pajé que sua felicidade está longe da aldeia.
Jacira morre e o pajé incentiva Serena a buscar o amor. José Aristides pressiona Serena a se casar com ele. Olívia convida Rafael para a sua festa surpresa de aniversário de casamento com Raul. Rafael agradece a Abílio por cuidar dos negócios. Felipe procura Eduardo e diz que gostaria de ver o pai casado novamente. Eduardo pede ajuda a Vera e a Olívia para arranjar uma namorada para Rafael. O botânico estranha ao perceber que sua roseira não floresceu desde a morte de Luna. José Aristides conta para Serena que os garimpeiros estão querendo expulsar os índios das terras. A índia procura Josias e pede que ele deixe a terra dos índios. Ele a destrata e a expulsa de sua casa. Agnes e Adelaide comentam sobre a mudança de comportamento de Cristina. Débora pressiona a filha a se casar com Rafael. Guto surpreende Cristina. A aldeia sofre um ataque. Josias salva Serena e manda que ela fuja. A índia tenta ajudar Cleyde e desmaia quando parte do telhado da escola cai em sua cabeça.
José Aristides leva Serena para os cuidados do pajé. Cristina garante a Guto que vai se casar com Rafael e conseguir muito dinheiro para os dois. Vitório, o filho mais velho de Divina e Osvaldo, chega à pensão dos pais e avisa que perdeu o emprego. Serena acorda e fica decepcionada ao descobrir sobre o fim da aldeia. O pajé aconselha Serena a viajar até encontrar a flor que vê no rio. Olívia conta a Felipe o seu plano de arranjar uma nova esposa para Rafael. Débora dá conselhos para Cristina e convence Agnes a levá-la para a festa de Olívia. Gumercindo se interessa por Kátia. Mirna descobre que Ivan está solteiro. Crispim não permite que Mirna trabalhe na casa de Rafael. Olívia convida Madalena para sua festa. Cristina fica furiosa ao descobrir que Rafael vai à festa. Serena decide seguir o seu destino e Cleyde sugere que ela vá para São Paulo.
Cleyde entrega um pouco de dinheiro e o endereço de uma prima para Serena. José Aristides rouba roupas para a índia e a leva até a estrada. Serena se assusta ao ver um caminhão e consegue carona até uma fazenda. A índia é colocada para trabalhar como cozinheira na fazenda. Rafael chega à festa acompanhado de Felipe, que se surpreende ao reencontrar Mirella. Os moradores da pensão brigam por um pedaço de frango. Dalila diz aos pais que vai visitar uma amiga. Almerinda se surpreende com a inocência de Serena. Olívia apresenta Madalena para Rafael. Cristina janta sozinha na mansão. Rafael se recusa a dançar com Madalena. Raul e Dalila dançam em uma boate. Mirna faz uma simpatia para arranjar um marido, mas Crispim a atrapalha. Os convidados da festa começam a ir embora por causa de uma tempestade. Raul e Dalila descobrem que vão ficar presos na boate. Vitório decide procurar a irmã pela cidade. Um capataz da fazenda se aproxima de Serena.
Serena desconfia do capataz. Rafael diz a Olívia que não está procurando uma namorada. Depois, ele conta para Felipe que está sentindo que algo bom vai acontecer em sua vida. Olívia pede ajuda a Eduardo para encontrar Raul. Mirella se irrita com um comentário de Gumercindo. O capataz observa Serena se banhando no rio. Dalila chega de manhã à pensão e Vitório desconfia do comportamento da irmã. Raul volta para casa e Olívia questiona onde ele estava. Débora garante a Cristina que Raul tem uma amante e a aconselha a descobrir quem é. O capataz tenta agarrar Serena, que consegue fugir. Furioso, o agressor manda os peões atrás da índia. Rafael se incomoda com as perguntas de Cristina sobre a festa de Olívia. Cristina manda Guto fazer uma investigação. Raul mente para a esposa e finge que ficou ofendido por ela não ter avisado sobre a festa. Rafael conta a Eduardo que está se sentindo muito inquieto. Serena escala o telhado para fugir do capataz e seus peões.
Almerinda promete ajudar Serena a fugir. Bernardo aconselha Crispim a arrumar um emprego para Mirna. Divina fica irritada com os comentários de Vitório sobre Dalila. Elias descobre que Kátia voltou para a cidade e não o procurou. Serena consegue fugir da fazenda. Madalena espalha fofoca sobre Olívia pela cidade. Olívia confessa para Vera que desconfia da fidelidade de Raul. Guto segue Raul. Os dias se passam e Serena desmaia de tanto andar. Rafael acorda gritando e preocupa Cristina e Felipe. Um padre encontra Serena e a leva para a igreja. A índia se recupera e o padre dá dinheiro para que ela siga viagem para São Paulo. Rafael estranha ao ver sua roseira. Serena chega em São Paulo.
Serena fica impressionada com São Paulo. Terê rouba os pertences da índia. Serena corre atrás dele e o defende de dois garotos. Terê ajuda Serena e os dois descobrem que a prima de Cleyde se mudou. Cristina se desespera ao ver que Madalena acompanhará Olívia e Mirella no passeio pelas plantações de rosas. Rafael contrata Dalila para ajudar na loja e se recusa a acompanhar as moças no passeio. Terê decide acompanhar Serena até a cidade das rosas. Felipe e Mirella se beijam. Vitório e Osvaldo reclamam do novo emprego de Dalila. Elias sofre ao pensar que Kátia ainda não foi visitá-lo. Guto vigia Dalila. Cristina decide provocar Olívia com uma armação. Mirna diz à sua pata que um dia ainda vai tomar coragem para arrumar um emprego. Bernardo e Crispim dão carona para Serena e Terê. Um broto aparece na roseira de Rafael. Serena chega à cidade e se emociona ao ver uma rosa.
Serena pede uma flor para Crispim. Elias surpreende Kátia em seu trabalho. Serena pede para Terê ficar com ela na cidade. Serena chega à pensão de Divina. Ofélia reclama com a filha por receber a índia na pensão. Raul desaprova o namoro de Mirella com Felipe. Cristina manda Guto colocar o lenço manchado de batom no bolso de Raul. Filó escuta a conversa de Raul e Dalila. Hélio fica encantado ao ver Serena. Mirna procura Zulmira e pede o emprego na casa de Rafael. Hélio dá aula de português para Serena. Divina leva Serena para procurar emprego e a índia desmaia ao chegar à casa de Rafael. O botânico se surpreende ao ver sua roseira. Vera dá conselhos para Olívia. Dalila reclama ao ver Serena usando suas roupas. Cristina manda Zulmira demitir Mirna. Os pensionistas se impressionam com os modos de Serena. Zulmira oferece o emprego para a índia. Olívia encontra o guardanapo manchado de batom no paletó de Raul. O coração de Serena a leva até a estufa de Rafael.
Rafael destrata Serena e a expulsa da estufa. Cristina aconselha Rafael a procurar um novo amor e não contrata Serena. Mirella conta para a mãe que beijou Felipe. Olívia fica transtornada ao encontrar o guardanapo com mancha de batom e procura Vera. Terê diz a Serena que está pensando em voltar para São Paulo. Madalena promete ajudar Olívia. Débora aconselha a filha a contratar uma empregada que Rafael não goste. Hélio arruma um local para Terê dormir. Mirna pede um emprego no clube. Bernardo e Crispim estranham ao não encontrarem Mirna na fazenda. Zulmira avisa a Serena que ela conseguiu o emprego e a índia se muda para a casa de Rafael. Vera aconselha Olívia a seguir Raul. Serena se emociona ao ver Felipe e sente que o conhece. Rafael fica incomodado ao descobrir que Serena foi contratada. Vitório decide acompanhar Dalila em seu passeio noturno. Olívia segue Raul. O casal de amantes se encontra na igreja. Serena entra no ateliê de Luna e se espanta ao olhar para o espelho.
Zulmira avisa a Serena que não pode entrar no ateliê. Durante o jantar, Rafael conta o que sentiu ao ver Serena. Crispim repreende Mirna por ter passado o dia fora da fazenda. Eduardo diz a Rafael que Cristina o ama. Rafael briga com Serena ao vê-la com Hélio e Terê. Olívia conta a Vera e a Madalena que seguiu Raul até uma igreja. Vitório se desculpa com Dalila por ter desconfiado dela. Kátia surpreende Elias em sua casa e tenta fazer um pedido. Rafael sonha com Luna e grita seu nome no meio da noite. Na manhã seguinte, Rafael convida Cristina para jantar no clube. Vera pede a casa emprestada a Rafael para fazer um jantar com as amigas e Cristina se prontifica a organizar. Raul ordena que Felipe se afaste de Mirella. Cristina pressiona Guto a descobrir quem é a amante de Raul. Adelaide tem um bom pressentimento e tenta convencer Agnes a acompanhá-la no jantar na casa de Rafael. Zulmira contrata Vitório para ser o chef do jantar. Uma música leva Serena e Rafael até o ateliê.
Rafael impede Serena de entrar no ateliê e não entende de onde veio a música. Cristina encontra Serena chorando. Rafael não permite que Cristina demita a nova empregada. Crispim segue Mirna até o clube e acaba arranjando confusão. Ele cai na piscina com Gumercindo e Kátia o salva de morrer afogado. Cristina escuta Vitório dizer que Heitor tem interesse em Serena. Dalila pressiona Raul a assumir o relacionamento dos dois. Mirna se interessa pelo rapaz da charrete. Crispim pensa em Kátia. Raul surpreende Olívia com flores. Cristina diz a Guto que vai pensar em um outro plano contra Olívia. Débora e Agnes brigam. Felipe e Mirella se encontram escondido. Serena se emociona ao observar os dois. Rafael diz a Serena que sente que a conhece de algum lugar. Vitório e Olívia discutem por causa da comida. Rafael confessa a Cristina que está disposto a voltar a viver. Depois, o botânico mostra a rosa Luna para Agnes e Adelaide. Adelaide se emociona ao sentir a presença de Serena na estufa.
Adelaide se sente emocionada e Serena a abraça. Agnes se espanta ao perceber que Serena sabe o seu nome. Rafael elogia o comportamento de Serena. Ofélia destrata Generosa. Hélio pede conselhos amorosos para Osvaldo. Clarice tem dificuldade para comer a lagosta. Olívia reclama do prato para Vitório e os dois discutem durante o jantar. Raul faz um escândalo ao ver Mirella e Felipe juntos. Serena defende o casal na frente de todos os convidados. Raul se ofende e vai embora com a família. Débora aconselha Cristina a demitir Serena. Rafael consola Felipe e garante que conversará com Raul. Mirella enfrenta o pai e leva um tapa no rosto. Vera tenta esconder seu ciúme ao perceber que Madalena se interessou por Eduardo. Serena sofre com a possibilidade de ser demitida. Mirna descobre que perdeu o seu emprego no clube. Crispim dá um porquinho de presente para Kátia. Ofélia implica com Vitório. Cristina demite Serena.
Serena fica triste quando Cristina diz que Rafael pediu para demiti-la. Depois, ela se despede da rosa Luna. Terê pede esmola na rua e oferece abrigo a Serena. Débora elogia a atitude de Cristina. Rafael pede a permissão de Raul para Felipe namorar Mirella, mas acaba sendo em vão. Mirna se arruma para encontrar com o rapaz da charrete. Dalila reclama de Filó. Crispim leva duas galinhas de presente para Kátia. Felipe prepara um buquê de flores para Serena. Vera aconselha Olívia a conversar com Mirella sobre sexo. Felipe fica inconformado ao descobrir que Serena foi demitida. Vitório engana Crispim e fica com as duas galinhas. Felipe procura Serena na pensão. Terê conta para Hélio que Serena perdeu o emprego. Crispim faz um escândalo ao ver Mirna com o charreteiro na fazenda. Serena conta os seus planos para Hélio.
Hélio convence Serena a voltar para a pensão. Crispim joga o charreteiro no chiqueiro e Mirna fica decepcionada com a atitude do irmão. Olívia fica sem jeito para conversar com Mirella sobre sexo. Felipe entrega o buquê de flores para Serena e pede que ela volte a trabalhar em sua casa. A índia fica encantada com a atitude do menino, mas diz que Rafael precisa aprovar a sua volta ao trabalho. Irritado, Felipe repreende o pai por ter demitido a empregada. Rafael questiona Cristina sobre a demissão de Serena. Dalila se incomoda ao ver Serena em seu quarto. Vitório repreende o comportamento de Dalila e decide segui-la. Generosa vê Dalila e Raul juntos na igreja. Rodriguez contrata Xavier como novo salva-vidas para o clube. Raul conta a Dalila que vai arranjar um jeito de ficar com todo o dinheiro da família depois de se separar de Olívia. Mirella tenta alertar a mãe sobre a fidelidade de Raul. Kátia procura Elias. Rafael surpreende Serena na pensão.
Hélio enfrenta Rafael, mas Serena aceita a oferta de emprego. Kátia se recusa a dizer a Elias o motivo de precisar de dinheiro. Clarice dá conselhos para Generosa. Raul promete a Dalila que vai se separar de Olívia. Serena agradece a Rafael por aceitá-la de volta a sua casa. Felipe faz um acordo com Carlito e consegue se encontrar com Mirella. Escondidos, Hélio e Serena levam comida para Terê. Serena se esquiva de um beijo de Heitor. Olívia desconfia de Raul. Vitório estranha ver Dalila chegando tarde em casa. Cristina fica inconformada ao ver Serena e tira satisfações com Rafael. Xavier descobre que Kátia está precisando de dinheiro. Débora aconselha Cristina a armar um plano para provocar a demissão de Serena. Raul manda Olívia assinar alguns documentos. Roberval acompanha Dalila até a loja das rosas. Mirna se interessa por Roberval. Cristina manda Serena limpar o ateliê. Rafael escuta o piano tocando e vê a imagem de Luna em Serena.
Serena fica assustada ao ser beijada por Rafael e sai correndo. O botânico tenta alcançá-la e Cristina estranha o comportamento dos dois. Serena se tranca no quarto e diz a Rafael que ele a ofendeu ao beijá-la. Rafael leva a índia até a estufa e fala sobre o amor que teve por Luna. Serena conta que vê a rosa branca desde criança. Rafael impede que Cristina demita Serena. Serena sente muita dor de cabeça e pensa no beijo do botânico. Roberval se interessa por Mirna. Rafael questiona se Agnes acredita em almas gêmeas. Débora sugere que Cristina peça ajuda a Guto para se livrar de Serena. Felipe entrega bolinhas de gude para Carlito. Mirella repreende Olívia por ter assinado documentos sem ler. Rafael diz a Agnes que Serena pode ser a reencarnação de Luna. Agnes fica transtornada e aconselha que Rafael procure um médico. Débora estranha ao ver Agnes e Adelaide abaladas. Eduardo dá conselhos para Rafael.
Eduardo incentiva Rafael a ficar com Cristina. Agnes apresenta Ciro, o novo motorista, à Adelaide. Elias se surpreende com a visita de Adelaide. Serena reclama de dor e Zulmira estranha ao ver uma marca no corpo da moça. Adelaide e Elias falam sobre o passado dos dois. Depois, Adelaide pergunta se Serena pode ser a reencarnação de Luna. Elias aconselha Adelaide a procurar alguma marca de nascença em Serena. Eduardo recebe uma carta misteriosa e pede segredo a Judith. Kátia confessa que está precisando de dinheiro e Crispim decide ajudá-la. Raul avisa a Olívia que fará uma viagem de negócios. Adelaide visita Serena. Cristina pede que Ivan escute a conversa das duas. Serena conta para Adelaide sobre as visões que tem com a rosa e mostra sua marca de nascença. Débora fica surpresa quando Agnes reage bem ao saber que Cristina recebeu um convite de Rafael. Vitório concorda em cozinhar no restaurante do clube. Serena flagra Rafael e Cristina saindo juntos.
Felipe surpreende Mirella em sua casa. Dalila tem desejo de comer pamonha. Olívia se incomoda ao encontrar Vitório no restaurante. Serena escuta uma música vindo do ateliê e desmaia ao ver a imagem de Luna no espelho. Escondido, Crispim pega as alianças de seus pais. Olívia não gosta de ver Rafael e Cristina juntos no restaurante. Zulmira encontra Serena desmaiada no ateliê. Generosa estranha ao descobrir que Dalila está sentindo náuseas. Terê conta a Hélio que Serena está doente. Serena diz à Zulmira que viu uma mulher de vestido branco no ateliê. Zulmira percebe que Serena está apaixonada por Rafael. Olívia provoca Vitório. Depois, ela troca farpas com Cristina e garante que vai impedi-la de se relacionar com Rafael. Adelaide conta a Agnes sobre a marca de nascença de Serena. Olívia pergunta a Raul se ele tem uma amante. Atordoada, Agnes procura Vera e diz que Serena está tentando se passar por Luna. Rafael se esquiva do beijo de Cristina e encontra Serena.
Rafael pega a mão de Serena e diz que não consegue esquecê-la. Cristina vê os dois juntos e fica furiosa. Generosa pergunta a Vitório se ele, sabendo do segredo de uma moça, contaria tudo à família dela. Vitório afirma que não, deixando Generosa aflita. Filó desconfia dos enjoos de Dalila. Mirella diz à Olívia que ela pode se separar de Raul caso ele a traia. Crispim entrega as alianças para Kátia a fim de ajudá-la com seu problema de dinheiro, e ela fica emocionada com o gesto. Cristina manda Guto arrumar uma mulher qualquer para se passar por amante de Raul. Agnes pergunta a Serena qual é o golpe que ela está planejando. Serena fica magoada com a desconfiança de Agnes. Agnes fala para Serena que se tornará sua inimiga se ela tentar se passar por Luna. Mirna percebe que as alianças desapareceram e se desespera. Adelaide conta para Rafael que Serena tem uma marca de nascença no local onde Luna levou o tiro. Cristina oferece dinheiro para Serena ir embora.
Serena recusa o dinheiro e diz à Cristina que não pode ir embora daquela casa, pois ali é seu destino. Cristina fala para Serena que está tentando ajudá-la, pois Rafael pode se aproveitar dela. Serena fica assustada, mas, mesmo assim, diz que não pode ir embora. Olívia fala para Cristina que gostou de Serena e vai incentivar o interesse de Rafael por ela. Crispim conta para Mirna que deu as alianças para Kátia. Mirna exige que Kátia devolva suas alianças e se atraca com ela. Kátia devolve as alianças e depois fica preocupada, pois não sabe onde vai conseguir o dinheiro que precisa. Gumercindo e Xavier perguntam para que Kátia precisa de dinheiro, mas ela se recusa a contar. Guto oferece dinheiro a Kátia para ela se fingir de amante de Raul e ela concorda. Serena pergunta a Rafael se ele quer lhe fazer algum mal. Rafael afirma para Serena que ela trouxe uma luz para sua vida. Serena fica radiante. Rafael puxa Serena para si.
Serena afirma para Rafael que acha que o conhece há muito tempo. Rafael garante a Serena que jamais lhe fará nenhum mal. Cristina conta para Débora que Rafael está apaixonado por Serena, mas garante que vai fazê-lo perder a confiança nela. Hélio se declara para Serena que confessa que seu coração pertence a Rafael. Cristina convida Raul para jantar no clube, com a desculpa de que a mãe quer falar sobre negócios. Cristina liga para Olívia e, disfarçando a voz, diz que Raul vai se encontrar com outra mulher naquela noite. Guto fala para Kátia que, se ela não fizer o combinado, vai descobrir seu segredo. Kátia conta para Crispim que Mirna pegou as alianças de volta. Crispim vai para casa furioso e fica enlouquecido ao encontrar Roberval almoçando em sua casa. Ele joga Roberval no chiqueiro e exige que Mirna lhe devolva as alianças. Bernardo pega as alianças e diz à Mirna e ao Crispim que o primeiro dos dois que se casar ficará com a jóia. Olívia vê Kátia e Raul juntos.
Olívia parte para cima de Kátia, furiosa, mas é contida por Vitório. Débora e Cristina fingem estar indignadas com o comportamento de Raul. Hélio fala para Serena que vai respeitar a vontade dela e se contentar em ser seu amigo. Rafael vê os dois juntos e fica com ciúmes. Zulmira conta para Serena que acha que Rafael está começando a gostar de Cristina. Rafael confessa para Cristina que ficou chateado ao ver Serena com outro rapaz. Cristina diz a Rafael que não vai mais esconder o que sente por ele. Ela tenta se aproximar dele, mas é interrompida por Felipe que diz a Rafael para não ficar com Cristina. Olívia exige que Raul saia de casa e ele vá sem discutir. Vitório conta para Elias que viu Kátia se encontrando com Raul no clube. Dalila ouve e desmaia. Roberval fala para Mirna que não quer mais vê-la. Mirna joga charme para Alaor. Olívia diz a Abílio que está disposta a se reconciliar com Raul. Rafael vê Serena tomando banho num rio.
Elias recrimina Kátia e sugere que ela volte para casa. Gumercindo diz a Elias que Kátia fez tudo por dinheiro e deixa o senhor ainda mais arrasado. Kátia é grossa com Crispim, que fica arrasado. Dalila se atrasa para o trabalho e Vitório desconfia do comportamento da irmã. Generosa flagra Raul entrando na igreja depois de Dalila. Dalila cobra que Raul assuma o relacionamento deles, mas o malandro garante que eles devem esperar. Débora insinua que Cristina está conquistando Rafael. Raul procura Kátia e a convida para jantar. Osvaldo aconselha Hélio. Terê afirma que Serena está apaixonada. Felipe garante a Mirella que jamais se comportará como Raul. Dalila vai ao consultório de Dr. Eduardo e confirma a gravidez. Olívia encomenda um novo vestido com Madalena e a costureira cobra as pontas pendentes. Raul se nega a pagar as dívidas de Olívia. Crispim implica com Mirna e ameaça cozinhar a pata Doralice. Cristina incentiva Serena a ir embora.
Cristina leva Serena para a casa de Vera. Generosa conta para Terezinha o segredo de Dalila, que decide chantagear a moça. Cristina finge se importar com Serena e pede que Vera hospede a moça por um tempo. Serena confessa à Vera que gosta de Rafael. Ao perceber a intenção de Cristina e Vera em mantê-la afastada de Rafael, Serena decide que deve voltar para a mansão e confessa que ama o botânico. Vera convence a moça a ficar. Madalena cobra as dívidas de Olívia. Dalila volta a permitir que Terezinha use suas coisas e Nina desconfia. Mirna leva um bolo para Alaor e o convida para almoçar. Serena volta para a mansão e Rafael questiona onde ela passou a noite. Serena chora com as acusações de Rafael. Irritada, Olívia procura Raul e descobre que ele não pretende pagar suas dívidas. Serena esbarra em Olívia e desabafa sobre o que ouviu de Rafael. Olívia decide ajudá-la e conta toda a verdade para Rafael. Após os conselhos de Olívia, Rafael vai atrás de Serena.
Rafael pede perdão a Serena. Os dois conversam e ele insiste em levá-la a um lugar. Olívia vai até a casa de Abílio e ele lhe dá conselhos. Alaor visita Mirna e dá um perfume de presente para a moça. Gumercindo faz uma confissão a Kátia. Raul insiste que Kátia aceite seu convite. Cristina fica surpresa ao saber que Rafael foi atrás de Serena. Clarice joga cartas para Olívia e prevê que ela irá encontrar um novo amor. Paulina chama Vitório para acompanhar Olívia. Rafael faz um passeio de bote com Serena e se impressiona com a semelhança dela com Luna. Dalila flagra Raul e Kátia juntos. Crispim chega na fazenda e fica furioso ao encontrar Alaor. Vitório e Olívia implicam um com o outro, mas surge um clima entre os dois. Felipe visita Mirella. Débora alerta Cristina sobre Olívia, mas a megera garante que é capaz de qualquer coisa por Rafael. Durante o passeio, Rafael tem certeza de que Serena é a reencarnação de Luna.
Serena questiona Rafael a respeito de quem ele está falando, mas o botânico lembra das palavras de Elias e decide não se explicar. Crispim joga Alaor no chiqueiro e descobre que Mirna ganhou um frasco de perfume. A moça se nega a dar o perfume ao irmão. Olívia se preocupa ao saber da situação financeira da família e decide quebrar o cofrinho de Carlito. Cristina fica furiosa ao ver Serena e Rafael chegando juntos. Rafael confessa a Cristina que está apaixonado por Serena e ela se enfurece. Mirella afirma para Olívia que elas vão precisar mudar de vida. Cristina afirma para Débora que pretende ir embora. Determinada, Débora incentiva a filha a ficar na casa para acabar com o romance de Serena e Rafael. No ateliê, Rafael se declara para Serena e os dois se beijam. Alaor chega na pensão todo sujo de lama. Raul pressiona Kátia a dizer quem armou o plano contra ele e os dois acabam se beijando. Rafael insiste que Serena se sente à mesa para jantar com ele e surpreende a todos na casa.
Rafael insiste que Serena se sente à mesa para jantar com ele. Serena fica envergonhada e Felipe decide ajudá-la. Crispim pega o frasco de perfume que Mirna ganhou. A moça finge estar dormindo e fica feliz em ver que seu plano deu certo. Rafael confessa a Felipe que está gostando de Serena. Débora garante a Cristina que Rafael irá se cansar de Serena. Divina não gosta de saber que Dalila cedeu a cama para Terezinha. Gumercindo se declara para Kátia e pede um beijo. Rafael decide mudar o visual. Serena conta para Terê que encontrou seu destino. Olívia e Mirella contam a Abílio sobre a situação financeira da família e explicam que decidiram empenhar algumas joias. Hélio encontra Serena. Rafael garante a Adelaide e Agnes que pretende começar uma nova fase da vida. Crispim dá o perfume para Kátia, que o expulsa após experimentá-lo. Raul se nega a entregar as joias para Olívia. Serena afirma a Hélio que está apaixonada por Rafael. O botânico vê os dois juntos e fica enciumado.
Hélio diz a Rafael que é apenas um amigo de Serena. O botânico recrimina a amizade dos dois e Serena não gosta. Olívia se choca com a pouca quantia que recebe do ex-marido. Na estufa, Rafael se encontra com Serena e pede perdão. Rafael pede que Serena toque o piano que era de Luna. Débora incentiva Cristina a convencer Rafael a dar uma festa para apresentar Serena à sociedade. Rafael se frustra por Serena não conseguir tocar o instrumento. Serena vê Luna chorando em seu reflexo pelo espelho. Serena ouve Vera dizendo que Rafael terá vergonha dela e se magoa. Kátia cede à insistência de Raul e conta que foi Guto quem a procurou. Olívia descobre que sua casa foi vendida e desmaia. Dalila volta ao consultório de Eduardo e ele garante que a moça está mesmo grávida. Guto revela a Raul que foi Cristina quem pediu para armar o escândalo. Cristina elogia o novo visual de Rafael e incentiva que ele dê uma festa para apresentar Serena aos amigos.
Rafael concorda com a ideia de Cristina e a surpreende ao dizer que vai pedir Serena em casamento. Sozinha, Cristina planeja estragar a festa. Olívia expulsa os novos proprietários da casa e decide pedir ajuda para Abílio. Tio Nardo percebe o sumiço de Crispim, e Mirna finge não saber de nada. Kátia conta a Elias que tem uma filha e pede que ele cuide da neta. Na pensão, todos comentam sobre o comportamento de Dalila. Hélio flagra a irmã chorando. Serena janta com Cristina e Rafael, e fica animada com a notícia da festa. Felipe e Mirella se beijam. Olívia flagra os dois e dá uma bronca nos jovens. Vitório oferece sua companhia para Olívia não ir andando sozinha com os filhos. Crispim volta para casa e briga com Mirna. Osvaldo e Divina dançam no quarto e acabam quebrando a cama. Dalila manda um recado a Raul. Os dois se encontram na igreja e ela confessa que está grávida. Débora sugere que Cristina mande costurar um vestido para Serena igual ao de Luna.
Cristina planeja deixar Serena parecida com Luna. Hélio conversa com Terê sobre Serena e garante ao menino que ele vai conseguir ter uma família. Raul finge estar feliz com a notícia da gravidez de Dalila. Olívia enfrenta Raul sobre a venda da casa. Abílio confessa a Rafael os problemas na separação de Olívia e Raul, e pede que o botânico alugue uma de suas casas para Olívia. Rafael leva Serena ao ateliê e faz perguntas para a moça. Serena vê Luna dançando ballet e sente dor na cabeça. Cristina conta a Raul que armou o escândalo para afastar Olívia de seus planos, e ele a chantageia. Roberval flagra Dalila saindo do consultório médico. Crispim visita Kátia, mas ela o expulsa e ele se magoa. Generosa fica curiosa com a viagem de Elias. Ciro percebe que Agnes não gosta de Cristina. Débora aconselha Cristina. Rafael se preocupa com a dor de cabeça de Serena. Guto exige dinheiro de Débora e Cristina e faz ameaças. Cristina sugere um vestido para Serena.
Madalena questiona o modelo escolhido por Serena, mas tira as medidas dela para confeccionar o vestido. Serena teme não conseguir usar os sapatos de salto, e Cristina a incentiva. Mirna leva pamonha ao guarda que a protegeu. Abílio mostra a casa para Olívia, mas ela não gosta do lugar. Elias conhece a neta Ritinha. Agnes não gosta de saber que Rafael pretende se casar com Serena e decide procurá-lo. Elias volta para casa com Ritinha e pede que ela guarde um segredo. Vitório recebe uma proposta para cuidar do buffet da festa de Rafael. Olívia recebe uma ordem de despejo, desacata os guardas e acaba sendo presa. Olívia é liberada e acaba concordando em ir para a propriedade de Rafael. Raul comemora o sucesso de seus planos. Felipe aconselha o pai a parar de procurar uma cópia de Luna. Agnes decide ajudar Cristina a ficar com Rafael. Dalila fica em choque quando Raul afirma que não pode assumir o bebê. Magoada, Serena pensa em ir embora por Rafael não gostar de como ela é.
Rafael pede que Serena fique e afirma que aos poucos ela irá aprender tudo que precisa. Felipe conta a Cristina o que sente por Serena, e ela teme que ele acredite na reencarnação de Luna. Raul sugere que Dalila se case com outro e ela fica furiosa. Mirna se recusa a cozinhar para Crispim. Raul pede ajuda de Cristina para resolver o problema com Dalila e os dois fazem um acordo. Roberval tenta se aproximar de Dalila, mas ela é grosseira com o rapaz. Olívia se despede da casa. Olívia tenta colocar todos os seus móveis na casa nova e acaba fazendo a maior confusão na vila. Guto tenta convencer Terê a ganhar mais dinheiro roubando carteiras. Abílio concorda em contratar Mirna para a floricultura. Olívia chega para jantar na pensão. Cristina pensa que conhece Ciro de algum lugar. Depois, questiona se Ivan aceitaria se casar por dinheiro. Vitório não gosta quando Dalila diz que vai sair. Cristina surpreende Dalila na igreja. Rafael vê Serena trabalhando.
Rafael se irrita ao ver Serena trabalhando novamente. Zulmira consola Serena, que chora por acreditar que Rafael nunca irá aceitar seu jeito. Mirna fica radiante com a ideia de trabalhar na loja de rosas, mas Crispim garante que ficará de olho na irmã. Vitório desconfia ao ver Dalila com Cristina no restaurante do clube. Gumercindo escuta a conversa das duas e descobre que Dalila está grávida. Hélio leva comida para Terê e faz uma promessa ao menino. Terê diz que vai ficar rico, mas se recusa a contar como. Cristina apresenta Ivan para Dalila. Rafael desabafa como se sente em relação a Serena e Cristina faz insinuações. Mirna vai para seu primeiro dia de trabalho. Guto treina com Terê. Rafael pergunta se Serena sabe dançar. Ivan diz a Raul quais são suas condições para se casar com Dalila e, então, guardar seu segredo. Guto faz uma proposta a Cristina. Felipe leva Serena ao ateliê e fala sobre Rafael. Serena vê Luna pelo espelho e desmaia nos braços do rapaz.
Rafael encontra Serena desacordada no ateliê, com Felipe. Eduardo examina a moça. Enquanto está desmaiada, Serena vê o momento em que Luna leva um tiro. Roberval defende Dalila e briga com Ivan. Cristina mente e diz a Guto que é apaixonada por ele. Crispim leva uma rosa para Kátia, mas é expulso do clube. Serena acorda e diz que sentiu uma dor no peito. Rafael se preocupa quando Eduardo diz que Serena pode estar com algum problema de saúde. Dalila esbraveja com Raul e exige que ele se case com ela. Ivan faz insinuações sobre Dalila, e ela não aceita o acordo de casamento. Roberval oferece ajuda a Dalila, mas é expulso do quarto por Vitório. Mirna se derrete com os elogios do guarda Arthur. Crispim se declara e pede Kátia em casamento. Hélio visita Terê e percebe o menino triste e machucado. Serena conta a Cristina o que aconteceu. Nervosa, Cristina pede que a moça não conte nada para ninguém. Elias aconselha Rafael a saber o que Serena sentiu antes de passar mal.
Elias aconselha Rafael. Cristina insiste que Serena não fale que viu um homem de olhos verdes segurando uma arma. A moça promete manter os detalhes em segredo. Débora se impressiona quando Cristina afirma que Serena é mesmo a reencarnação de Luna. A megera conta para a mãe que Serena se lembrou de Guto. Débora decide colocar Guto e Serena frente a frente. Kátia não aceita o pedido de Crispim. Mirna fica nervosa quando o irmão flagra um lanche dela com o guarda Arthur. Mirella visita Felipe e pede um favor a ele. Mirna desabafa com a pata Doralice por perder mais um pretendente. Rafael faz uma pergunta importante a Serena, que desconversa. Hélio convida Felipe para jantar na pensão com a família de Olívia. Serena tem um mau pressentimento. Dalila percebe mudanças no corpo e se apavora. Nina gosta de ver Felipe na pensão e deixa Mirella enciumada. Guto ameaça Terê. Ofélia ofende Kátia na frente de Ritinha. Gumercindo pergunta se Vitório é virgem. Cristina dá conselhos a Rafael.
Cristina insiste que Rafael mande Serena para a pensão, mas ele não concorda com a ideia. O botânico volta a falar sobre casamento, e Cristina descobre que Rafael sente ciúmes de Hélio. Mirella aconselha Olívia a aceitar a nova realidade da família. Rafael se instala no quarto de Felipe e confessa sentir ciúmes de Hélio. Débora e Cristina pedem a Ivan que convide Hélio para a festa. Divina e Osvaldo quebram a cama de novo. Dalila vai ao escritório de Raul, e os dois se beijam. Ele incentiva que a moça arrume alguém. Olívia surpreende os dois. Rafael insiste que Serena continue em seu quarto. Olívia reclama da falta de dinheiro com o ex-marido e sente o cheiro de um perfume familiar. Dalila se esconde embaixo da mesa. Serena experimenta o vestido do baile. Roberval vai ao escritório de Raul e se surpreende com uma proposta. Felipe, Mirella e Carlito organizam a nova casa de Olívia. Cristina leva Serena até a igreja para que a moça veja Guto. Serena e Guto trocam olhares.
Serena sente uma forte dor no peito ao encarar Guto e manda ele não se aproximar dela. Adelaide entra na igreja e vê a cena. Cristina afirma para Adelaide que não conhece Guto, mas a avó fica desconfiada. Um charreteiro chamado Amarildo diz a Mirna que quer que seu pato Antão se case com Doralice. Rafael pergunta a Serena o que houve. Cristina insinua para Rafael que Serena possa já ter namorado Guto no passado. Osvaldo aconselha Hélio a pedir ajuda a Olívia. Roberval pergunta a Dalila por que Raul lhe ofereceu dinheiro para se casar com ela. Olívia leva Mirella e Carlito ao restaurante do clube e pede os pratos mais caros. Dalila explica para Roberval que está grávida de Raul, mas que eles não podem se casar. Roberval se oferece para casar com Dalila. Olívia solta baratas em cima da mesa do restaurante e diz que vai se recusar a pagar a conta. Rafael pergunta a Serena o que aquele homem significa para ela. Adelaide pergunta a Cristina por que disse que não conhecia Guto.
Cristina fala para Adelaide que tem vergonha de admitir que conhece Guto, pois descobriu que já esteve preso. Cristina insinua para Adelaide que talvez Serena já tenha se relacionado com Guto. Rafael pergunta a Serena se ela já teve algum romance com Guto. Serena chora ao perceber que Rafael desconfia dela. Dalila fala para Roberval que não desistiu de casar com Raul. Débora fala para Cristina que Serena é mesmo Luna, pois ela se lembrou de Guto. Cristina garante a Débora que vai tirar Serena de seu caminho. Rodriguez demite Vitório. Gumercindo fala para Vitório que viu Olívia soltando as baratas na mesa para não pagar a conta. Crispim convida Kátia para o casamento de Doralice. Raul garante a Dalila que vai se casar com ela quando se separar, e a aconselha a ficar com Roberval por enquanto. Vitório vai tirar satisfação com Olívia. Rafael vê Hélio em sua casa e pergunta o que está fazendo ali. Cristina sugere a Serena que faça o penteado igual ao do retrato de Luna. Serena concorda.
Hélio explica para Rafael que ele e Terê estão visitando Serena. Serena acha que Rafael vai gostar de vê-la com um penteado igual ao de Luna. Rafael pede que Luna dê algum sinal de que Serena seja mesmo sua reencarnação. Guto vê Terê saindo da casa de Rafael. Guto fala para Terê que um dia vai pedir que pegue algo dentro daquela casa. Dalila confessa para Roberval que está preocupada, pois Raul diz que não vai se casar com ela agora. Roberval se oferece para ser seu marido, mas ela recusa novamente. Cristina afirma que Serena deve ter convidado Hélio. Serena surge na festa com o cabelo e o vestido iguais aos que Luna usava no dia em que morreu. Rafael manda Serena tirar o vestido e diz que ela parece uma caricatura de Luna. Alguns convidados riem de Serena e ela vai embora correndo. Rafael guarda o anel que ia dar para Serena e desiste de pedi-la em casamento. Cristina fala para Rafael que vai estar sempre esperando por ele. Serena fala para Hélio que não devia ter saído de sua aldeia.
Serena conta para Hélio que achou que seu destino fosse trazer a alegria de volta para a vida de Rafael, mas que, agora, não sabe mais o que fazer. Débora e Cristina riem ao lembrar do vexame que Serena passou. Adelaide acusa Cristina de não ter coração. Cristina rebate dizendo que a pessoa sem coração é, na verdade, a própria Adelaide, que sempre preferiu Luna. Cristina teme que Adelaide desconfie de que ela roubou as joias de Luna. Débora garante a Cristina que Adelaide jamais descobrirá nada sobre as joias, se ela as mantiver bem escondidas. Mirna faz os preparativos da festa de casamento de Doralice. Rafael afirma para Eduardo que vai esquecer Serena. Guto exige dinheiro de Cristina. Gumercindo conta para Kátia que ouviu Dalila dizendo que estava grávida. Vitório ouve e conta a Osvaldo. Osvaldo exige que Dalila diga quem a engravidou. Dalila afirma que foi Roberval. Adelaide fala para Rafael que acha que Serena é inocente e o aconselha a procurá-la.
Adelaide fala para Rafael dar outra chance a Serena e sugere que use o coração para interpretar os sinais que recebe. Guto exige que Cristina e Débora lhe dêem dinheiro. Débora pede dinheiro emprestado a Agnes. Adelaide pergunta a Cristina se foi ela quem fez Serena usar o mesmo vestido e penteado de Luna na festa. Cristina confessa, com a justificativa de que seu amor por Rafael justifica tudo. Adelaide decide não delatar Cristina, mas avisa que considera Serena sua neta e que vai defendê-la sempre. Amarildo leva o pato Antão para se casar com Doralice. Kátia fala para Crispim que Rita é sua irmã. Raul entra na pensão de Divina para procurar Olívia. Dalila o vê e grita seu nome. Olívia estranha que Dalila conheça Raul. Crispim ouve Rita chamando Kátia de mãe. Raul fala para Olívia que conhece Dalila da floricultura. Dalila explica para Roberval que o casamento deles será apenas de fachada e pergunta se ele aceita assim mesmo. Rafael pede que Serena volte para ele. Serena recusa.
Serena acusa Rafael de não aceitá-la como ela é. Rafael dá a Serena o anel alma-gêmea, deixando-a emocionada. Serena concorda em voltar para Rafael, mas continuará morando na pensão. Roberval concorda em ter um casamento de fachada com Dalila. Rafael conta para Cristina que fez as pazes com Serena. Cristina fica furiosa, mas disfarça. Débora dá a Cristina o dinheiro que pegou com Agnes e sugere que, em vez de entregá-lo a Guto, ela pague alguém para dar uma lição nele. Felipe pede que Rafael ajude Olívia. Divina leva Dalila para comprar um vestido de noiva na loja de Madalena, mas descobre que são caros demais. Rafael quer que Olívia dê aulas de etiqueta a Serena. Olívia concorda e diz que vai usar o dinheiro das aulas para montar um restaurante. Roberval fala para Dalila que vai se casar porque a ama e que, um dia, ela aceitará seu amor. Serena fala para Hélio que tem medo de não aprender todas as coisas que Rafael quer que ela saiba. Cristina contrata Ivan para dar uma lição em Guto.
Hélio diz que Rafael saberá aceitá-la se a amar de verdade. Rafael fala para Olívia que vai dar o dinheiro que ela quer e vai ceder uma casa para montar o restaurante. Ivan, a mando de Cristina, dá uma lição em Guto e corta o cabelo dele. Cristina fala para Guto que está farta de suas chantagens. Guto pede perdão a Cristina e diz que quer se aliar a ela de novo. Amarildo fala para Mirna que não quer mais saber dela, deixando-a arrasada. Osvaldo obriga Ofélia a se mudar para a sala para dar seu quarto a Serena, deixando-a furiosa. Olívia fala para Vitório que vai abrir um restaurante. Felipe diz a Rafael que ele não deveria mudar Serena. Rafael garante a Felipe que Serena vai aprender com facilidade o que for preciso. Mirella se desespera ao saber que Olívia gastou mais da metade do dinheiro que Rafael lhe deu em vestidos. Serena pede a Rafael que deixe Terê morar na pensão, e ele concorda. A mestiça também revela ao botânico que quer um emprego.
Serena explica que ficaria sem orgulho se Rafael a sustentasse. Dalila conta para Raul que vai se casar com Roberval, mas que não vai desistir dele. Olívia se arrepende de ter gasto o dinheiro em vestidos, pois a casa que Rafael lhe cedeu precisa de reformas. Débora sugere a Cristina que mande Guto seduzir Serena, para que Rafael se decepcione com ela de uma vez por todas. Mirella fala para Olívia que Vitório a ajudará na reforma e cozinhará no restaurante. Vitório vê Olívia com suas roupas joviais e fica encantado. Mirna joga charme para Ivan e o convida para ir até a sua casa comer pamonhas. Zulmira pergunta a Ivan por que Cristina lhe deu dinheiro, e ele não dá resposta. Vitório percebe que só conseguirá fazer a reforma com o dinheiro que Olívia não gastou caso ele mesmo trabalhe nas obras. Cristina fala para Guto ter um romance com Serena. Rafael leva Serena para o campo de rosas. Serena fala para Rafael que quer trabalhar lá, mexendo com a terra.
Rafael fica feliz por Serena se interessar pelas rosas. Cristina garante a Guto que ele vai enganar Serena, pois ela é inocente demais. Rafael mostra a Serena como mexer com as roseiras. Serena, com a ajuda de Rafael, planta uma muda da roseira Luna. Olívia começa a dar aulas de etiqueta para Serena e tenta ensiná-la a andar de salto alto. Raul exige que Cristina ajude a conseguir um emprego nas empresas de Rafael. Cristina revela a Raul que o único jeito de colocá-lo para trabalhar na empresa de rosas seria fraudando os livros de contabilidade, para que o botânico ache que Abílio está roubando. Raul garante que vai pegar os livros. Guto finge que sofreu um acidente diante de Serena, para que ela se ofereça para ajudá-lo. Raul pede a Dalila para pegar os livros de contabilidade do escritório da floricultura. Mirna se assusta com o avanço de Ivan. Judith vê Eduardo com Madalena e não gosta. Guto rasga suas roupas e deita na estrada por onde Serena passa. Serena vê Guto e dá um grito.
Serena tem uma sensação ruim ao ver Guto. Guto fala para Serena que foi assaltado e jogado na estrada. Serena, apesar de não gostar dele, fica preocupada. Judith fala para Eduardo que ele não pode enganar Madalena. Serena e Bernardo levam Guto até o consultório de Eduardo. Guto pega na mão de Serena e a agradece por tê-lo salvado. Eduardo percebe que Serena está passando mal e a leva até Rafael. Serena conta para Rafael que o ouviu gritando quando viu Guto. Crispim vê Ivan com Mirna e parte para cima dele. Ivan joga Crispim no chiqueiro. Elias fala para Rafael que Serena pode ter problemas no coração, pois morreu com um tiro no peito em sua vida passada. Cristina fica assustada ao saber que Serena passou mal ao ver Guto. Generosa apresenta Eliete, sua sobrinha costureira, a Divina. Roberval garante a Dalila que eles vão ser felizes. Guto fala para Xavier que vai descobrir o que Serena sabe sobre ele. Eduardo fala para Rafael que Serena pode ter um problema de coração.
Eduardo fala para Rafael que Serena sempre sente dores no peito e que é necessário que ele fique atento, porque ela pode ter algum problema no coração. Rafael acha que as dores que Serena sente podem ser de uma sequela do tiro que matou Luna. Eliete tira as medidas de Dalila para fazer seu vestido de casamento. Olívia lembra de Vitório e sente um arrepio. Rafael pergunta se Serena é mesmo Luna e torce para receber um sinal que lhe dê certeza. Rafael chama Marcelino, um professor de piano, para dar aulas a Serena. Débora insiste com Cristina que Guto tem que conquistar Serena para, então, Rafael se decepcionar. Dalila descobre que Abílio viajou e procura no escritório pelos livros de contabilidade da empresa de rosas. Crispim fala para Kátia que gostaria de ter um compromisso sério com ela. Cristina pede a Guto para conquistar Serena. Eduardo fala para Madalena que precisa conversar com ela. Olívia vê Vitório e fica perturbada. Serena vê o reflexo de Luna no espelho.
Rafael não entende quando Serena diz que viu uma moça no espelho. Cristina fala para Dalila que ela conquistará o amor de Raul se conseguir pegar os livros de contabilidade da empresa de rosas. Rafael pede a Serena em casamento. Serena fica radiante e diz a Rafael que agora sabe que ele é mesmo seu destino. Rafael anuncia para Felipe e Cristina que ele e Serena vão se casar. Felipe fica radiante e diz a Serena que quer chamá-la de mãe. Cristina fica furiosa, mas disfarça. Roberval diz a Dalila que concorda em não se aproximar dela depois que se casarem, mas pede que ela não volte a procurar Raul. Dalila, falsa, faz a promessa. Serena pede que Divina e Osvaldo sejam seus padrinhos de casamento. Débora aconselha Cristina a se fingir de amiga de Serena. Madalena pergunta a Vera se Eduardo tem algum segredo. Hélio pergunta a Serena se ela tem certeza de que Rafael é o homem certo para ela. Rafael pergunta a Cristina o que ela achou de sua decisão.
Rafael fala para Cristina que sabe o que ela sente por ele e pergunta se ela escondeu sua tristeza ao saber que ele iria se casar com Serena. Cristina afirma para Rafael que apenas quer vê-lo feliz, não importa com quem. Dalila finge que vai arrumar o escritório de Abílio e pega os livros de contabilidade. Guto leva flores para Serena e diz que quer agradecê-la por ter ajudado. Serena sente dor no peito ao ver Guto e o manda embora. Dalila dá os livros de contabilidade a Raul. Eduardo conta para Rafael que se casou com uma mulher que, atualmente, tem problemas mentais. Ele diz que ela estava internada num sanatório mas recebeu alta, embora não esteja totalmente curada. Cristina aconselha Serena a não contar a Rafael que ganhou flores, pois ele pode ficar com ciúmes. Felipe fala para Mirella que quer ficar noivo dela. Mirella leva Felipe até o escritório de Raul para que ele peça sua mão. Cristina comenta com Rafael que Serena recebeu rosas.
Rafael fica com ciúmes e decide descobrir quem mandou flores para Serena. Agnes garante a Adelaide que ainda vai desmascarar Serena e fazer com que Rafael se decepcione com ela. Felipe fala para Raul que quer assumir um compromisso com Mirella. Raul nem assim permite que Felipe namore Mirella, deixando-o arrasado. Mirna e Crispim acendem velas para Santo Antônio. Uma das velas cai e começa um incêndio. Kátia fala para Mirella e Dalila que Raul lhe prometeu uma jóia. Mirella vai embora indignada. Kátia explica para Gumercindo que não conta a ninguém que Rita é sua filha porque ainda tem esperanças de se casar. Divina convida Olívia para ser madrinha de casamento de Dalila e diz que ela fará par com Vitório. Olívia aceita. Rafael pergunta a Serena se ela ganhou flores, e ela segue o conselho de Cristina dizendo que não. Rafael fica muito decepcionado. Eduardo revela para Madalena que é casado. Serena vê o reflexo de Luna no espelho e pergunta quem é ela. Luna responde a Serena.
Luna manda que Serena tenha cuidado. Serena confessa para Rafael que mandaram que ela mentisse para ele e conta que recebeu flores de Guto. Rafael fica emocionado com a atitude de Serena. Eduardo tenta explicar a Madalena os problemas de sua esposa, mas ela não lhe dá ouvidos. Serena conta para Rafael que tem dor de cabeça sempre que vê o rosto de uma mulher. Cristina se dá conta de que Serena está falando de Luna e muda de assunto. Crispim salva a pata Doralice do incêndio, deixando Mirna emocionada. Bernardo aconselha Crispim a esquecer Santo Antônio e rezar para Santo Expedito. Vera pergunta a Eduardo por que ele mentiu para ela. Eduardo confessa a Vera que sempre a amou. Vitório mostra a Olívia que a reforma do restaurante ficou pronta. Dalila fica infeliz ao se dar conta de que o dia de seu casamento com Roberval chegou. Osvaldo leva Dalila até o altar. Raul entra na igreja nesse momento. Dalila e Roberval o encaram.
Dalila espera que Raul vá falar algo para impedir o casamento. Olívia percebe Dalila olhando para Raul e estranha. Dalila e Roberval se casam. Cristina manda Guto ir à festa de casamento para deixar Rafael com ciúmes. Guto pergunta a Serena se ela está gostando da festa. Rafael pergunta a Serena se ela conhece Guto. Serena explica para Rafael que não gosta de Guto. Alexandra, mulher de Eduardo, e Nair, sua enfermeira, chegam na cidade, e Eduardo as leva até a casa de Vera. Alexandra fala para Vera que não gosta dela, deixando Eduardo constrangido. Cristina manda Raul enviar uma carta anônima para Rafael acusando Abílio de roubar a empresa de rosas. Rafael convida Serena para dançar uma valsa, mas vai embora decepcionado ao perceber que ela não sabe como fazer. Dalila estende um varal na metade da cama de casal e avisa a Roberval que cada um vai ficar de um lado. Guto convida Serena para dançar. Terezinha e Eliete insistem para que ela aceite. Rafael vê Serena dançando com Guto.
Rafael discute com Serena após encontrá-la dançando com Guto. Hélio afronta Guto e vai atrás de Serena. Hélio vai até a casa de Rafael e é recebido por Cristina, que não permite a entrada do rapaz. Rafael desabafa com Cristina sobre as ações de Serena com Guto, e ela alimenta ainda mais a raiva do rapaz. Ofélia é deixada sozinha na cozinha após o casamento e grita por socorro. Serena questiona a falta de confiança de Rafael. Ofélia acorda todos da casa, e Divina oferece o quarto para que ela durma. Hélio vai até a estufa questionar atitudes de Rafael com Serena e afirma que sempre foi apaixonado pela moça, mas que ela sempre amou Rafael. Mirella vai ao escritório de Raul questioná-lo sobre a desaprovação do namoro com Felipe. Débora celebra que o plano contra Serena está dando certo e comemora com Cristina. Elias fala sobre o chamado no coração de Serena, deixando-a surpresa. Rafael vai à pensão e leva flores para Serena, que responde o presente com uma acusação.
Serena se irrita com Rafael ao ouvi-lo dizer que está com ciúmes. Rafael implora para que Serena fique longe de Guto, e o casal se acerta. Olívia vai ao restaurante, e Alaor a agarra à força. Vitório interrompe o rapaz e acusa a moça de desfrute. Serena é agredida por Marcelino após cometer erros na aula de piano e ela se recusa a praticar com ele. Rafael fica inconformado após Marcelino dizer que Serena não tem talento para piano, e Cristina alimenta a raiva. Rafael pede ajuda a Vera para ensinar Serena a dançar. Roberval perde a paciência com Dalila e pede para ser mais respeitoso na frente da família. Vitório indica seu amigo Jorge para ser maître do restaurante de Olívia. Osvaldo começa a reparar em Eliete após a medição de seu pé para um sapato. Hélio encontra Eliete e Osvaldo às gargalhadas na loja e desconfia. Rafael pede ajuda a Agnes para descobrir o que Serena tem em comum com Luna. Guto aborda Serena na rua e a deixa assustada.
Serena começa a se sentir mal após encontro com Guto, e o rapaz a pressiona para entender de onde ela o conhece. Adelaide se disponibiliza para ajudar Rafael a entender sobre reencarnação. Raul conta para Cristina que enviou uma carta anônima para Rafael, fazendo acusações a Abílio. Guto procura Cristina para contar sobre a desistência do plano contra Serena. Rafael visita Serena por causa do seu mal-estar, e Teré aponta o culpado, deixando o empresário furioso. Olívia e Vitório montam o cardápio do restaurante e aguardam a chegada de Jorge. Rafael se acerta com Serena, e os dois se beijam. Crispim conta para Nardo que vai usar o porco na troca por um santo, e ameaça vender Doralice. Alexandra tem um surto, e Vera admite que sempre foi apaixonada por Eduardo. Raul presenteia Kátia com a pulseira de Olívia. Xavier aconselha Guto a acabar com a vida de Serena logo, por causa das suas pendências. Rafael questiona Cristina sobre envolvimento com Guto no passado.
Cristina desmente Rafael dizendo que nunca namorou Guto. Eduardo fica confuso após declaração de Vera. Kátia e Raul curtem a noite juntos na danceteria e se beijam. Felipe questiona seu pai sobre o motivo de Raul não aprovar o namoro com Mirela. Rafael recebe a carta que acusa Abílio de roubo na loja de rosas, e Cristina o incentiva a verificar os livros de contabilidade. Gumercindo conta para Rodriguez que Kátia ganhou uma pulseira de Raul e o incentiva a fiscalizá-la. Rafael vai à loja de rosas e se espanta ao saber que Abílio comprara um carro. Crispim oferece Doralice para Olívia. Rafael pede os livros de contabilidade para Abílio e os verifica. Mirna sai do trabalho mais cedo e, ao chegar em casa, descobre que Doralice sumiu. Crispim consegue dinheiro para comprar o Santo. Cristina convence Guto a não desistir do plano contra Serena. Rafael acusa Abílio de roubo. Vera se surpreende com a flexibilidade de Serena na primeira aula de ballet.
Serena explica o motivo da sua flexibilidade ao relatar sua rotina quando morava na mata. Guto aceita a proposta de Cristina e topa sabotar o casamento de Serena. Rafael fica sem escolha após consultar o livro de contabilidade e acaba demitindo Abílio. Cristina vai à loja e sugere a contratação de Raul após a saída de Abílio. Vera elogia a performance de Serena e conta para Cristina, deixando-a indignada. Tio Nardo conversa com Crispim sobre o sumiço de Doralice, e ele descobre o envolvimento do rapaz. Mirna se chateia com Crispim. Jorge recebe a carta e vai ao encontro de Vitório para trabalhar no restaurante. Cristina leva Serena para experimentar o vestido de noiva. Terê conta para Hélio sobre o plano de Guto, e ele intervém. Rafael busca Serena na loja de vestidos e o plano de Cristina não dá certo. Amigos e familiares se preparam para a inauguração do restaurante. Roberval leva Ofélia no carrinho de mão e, por descuido, a senhora se desequilibra e rola ladeira abaixo.
Ofélia é socorrida pelos netos, e a família corre para não se atrasar na inauguração do restaurante. O jantar é servido e Olívia faz a apresentação do restaurante. Mirna interrompe o jantar após achar que Doralice foi assada, e Vitório explica que a pata sumiu antes de ir ao forno. Clarice descobre o paradeiro de Doralice após Paulina escondê-la. Mirna critica Crispim e se nega perdoá-lo. Cristina envergonha Serena após sabotar seus sapatos. Olívia elogia a comida feita por Vitório, e os dois se beijam na cozinha. Olívia identifica sua pulseira no braço de Kátia, e Raul intervém dizendo que precisou vendê-la. Rodriguez questiona Kátia sobre a pulseira. Terê esconde Doralice em seu antigo esconderijo. Raul vai ao escritório de Rafael e aceita o emprego. Vera conta para Rafael sobre o desempenho de Serena nas aulas de ballet e o convida para assisti-la de surpresa. Rafael vai à sala de dança e lembra de Luna ao encontrar Serena dançando.
Rafael fica emocionado ao ver Serena dançando. Serena conta para Rafael que se lembrou de um vestido branco, de pessoas aplaudindo e dele. Ela sente uma dor de cabeça ao falar de suas memórias. Ciro fala para Agnes que ela jamais amou Luna como deveria e, por isso, ela não aceita a ideia de Luna ter retornado no corpo de uma menina simples. Cristina fica surpresa ao saber que Rafael viu Serena dançando e comenta, sem querer, que Vera havia prometido que não iria ensinar nada à mestiça. Roberval decide comprar Doralice de Guto. Roberval leva Doralice para Divina, que decide assar a pata. Jorge chega ao restaurante. Serena sente uma tristeza profunda ao entrar no cemitério, mas decide procurar o túmulo de Luna assim mesmo. Raul marca um encontro com Dalila na loja de rosas. Roberval encontra Raul e Dalila juntos e se recusa a deixá-los sozinhos. Serena ouve a música de Luna quando chega no túmulo dela e sente que é ela mesma quem está ali. Rafael vê Serena chorando.
Rafael corre para amparar Serena, que desmaia. Eduardo examina Serena e fala para Rafael que ela passou mal por causa de uma emoção muito forte. Rafael conta para Eduardo que Serena se lembrou do momento da morte de Luna. Rafael pede a Serena que não conte a ninguém o que sentiu no túmulo de Luna, temendo que ela volte a passar mal. Terê conta para Mirna que deixou Doralice em seu esconderijo. Guto diz a Mirna que achou Doralice e vendeu-a para Roberval. Mirna conclui que Doralice deve virar jantar na pensão, e corre para salvá-la. Rafael compra Doralice de Divina e a dá de presente para Mirna, que fica radiante. Vitório se oferece para preparar um jantar para Olívia, que fica encantada. Cristina joga charme para Guto e insinua que ficará com ele caso ele consiga separar Rafael e Serena. Rodriguez chega na casa de Kátia sem avisar e se espanta ao ver que ela saiu. Rafael pergunta a Adelaide se ela acha que as lembranças de Serena podem ser um risco para sua vida. Débora ouve.
Adelaide fala para Rafael que as emoções de Serena podem afetar seu corpo e fazê-la passar mal. Kátia fala para Rodriguez que estava visitando Elias. Rodriguez pergunta a Gumercindo com quem Kátia estava, e ele conta que ela estava com Raul. Mirna convida um rapaz que trabalha na venda da cidade para comer pamonha em sua casa. Raul fala para Dalila que não pode correr o risco de um escândalo e, por isso, vai demiti-la da loja. Hélio enfrenta Guto. Dalila fala para Raul que, se ele demiti-la, vai contar que ele mexeu nos livros de contabilidade. Raul joga charme para Dalila e pergunta se ela não sente mais nada por ele. Mirella ouve. Terezinha conta para Divina que viu Vitório beijando Olívia. Cristina manda que Guto encontre Serena no roseiral e que tente beijá-la. Felipe pergunta a Rafael qual é a ligação de Serena com Luna. Rafael explica para Felipe que Serena e Luna são a mesma pessoa. Cristina leva Serena para passear no roseiral. Guto observa as duas.
Cristina se afasta de Serena. Guto, ao ver Serena sozinha, se aproxima e lhe oferece uma rosa. Serena morre de medo ao ver Guto. Guto pergunta se Serena viu uma mulher levar um tiro e morrer. Ele exige que ela lhe diga tudo o que sabe. Bernardo vê Guto segurando Serena e o enfrenta. Guto foge. Mirella acusa Raul de estar se insinuando para Dalila. Vitório fala para Olívia que gostaria de namorá-la. Olívia diz a Vitório que tem classe demais para namorar um cozinheiro, deixando-o furioso. Kátia marca um encontro com Raul na boate. Gumercindo ouve e conta tudo para Rodriguez. Vitório acaba beijando Olívia. Divina pega os dois no flagra. Guto diz a Cristina que vai acabar com Serena se ela souber do seu envolvimento com a morte de Luna. Rafael pergunta a Bernardo se ele acha que Serena e Guto já se conheciam. Serena vê o reflexo de Luna no espelho e pergunta a ela quem é Guto. Luna conta para Serena que Guto foi responsável por sua morte.
Luna manda Serena tomar cuidado com Guto. Cristina convence Guto de que a melhor maneira de lidar com Serena é conquistando-a. Serena pede a Luna que diga se elas são a mesma pessoa. Divina acusa Olívia de estar tentando conquistar Vitório. Olívia fica indignada. Elias dá um livro a Felipe para que ele aprenda mais sobre reencarnação. Mirna percebe que Crispim está se aproximando da casa, e manda o rapaz da venda se esconder embaixo da cama. Rafael e Serena falam para Cristina que não querem fazer uma festa de casamento. Cristina acha que uma festa seria o lugar ideal para Guto beijar Serena, e decide que vai fazer uma festa de qualquer jeito. Olívia conta para Mirella que sente por Vitório algo que jamais sentiu por homem algum. Vitório tenta falar com Olívia, mas Carlito manda que ele se afaste dela. Crispim ouve um barulho no quarto de Mirna e decide investigar. Cristina diz a Eduardo que quer dar um jantar para apresentar Alexandra à sociedade.
Eduardo concorda. Olívia fica furiosa com Vitório e se tranca dentro de casa, recusando-se a falar com ele. Crispim encontra o rapaz da venda embaixo da cama de Mirna. O rapaz morre de medo e diz a Crispim que foi Mirna quem correu atrás dele. Mirna fica indignada e manda que Crispim jogue o rapaz no chiqueiro. Cristina fala para Rafael que quer dar um jantar para Alexandra no restaurante de Olívia. Rodriguez vai à boate e encontra Kátia dançando com Raul. Vitório faz uma serenata para Olívia. Divina fica furiosa e exige que Vitório volte para casa. Olívia fica indignada com a reação de Divina e, para mostrar que não está interessada em Vitório, joga um balde d’água nele. Mirella fala para Olívia que ela precisa pedir desculpas. Olívia sai correndo atrás de Vitório, que lhe dá um beijo. Kátia pergunta a Gumercindo se foi ele quem avisou a Rodriguez que ela tinha um encontro com Raul. Guto dá um presente a Serena como pedido de desculpas. Serena se afasta de Guto, horrorizada.
Guto tenta se desculpar com Serena. A moça o expulsa e ele, então, exige que ela conte de onde lembra de seus olhos. Kátia descobre que Gumercindo avisou Rodriguez sobre seu encontro com Raul. Olívia decide retomar as aulas de etiqueta com Serena. Guto afirma para Cristina que seguirá com o plano e exige um beijo. Eliete se oferece para ajudar Divina na pensão. Eduardo apresenta Alexandra para Rafael. Alexandra afirma que o botânico irá sofrer, e o deixa impressionado. Olívia percebe que esqueceu de comprar os mantimentos para a inauguração do restaurante. Cristina conta para Débora sobre seu encontro com Guto. Serena, Felipe, Mirella e Carlito passeiam pelo roseiral. Olívia e Vitório vão com Jorge até a fazenda de Bernardo para comprar mantimentos. Mirna e Jorge se encantam um com o outro. Eliete cobra uma atitude de Osvaldo. Elias ensina Terê a escrever. Guto procura Terê. Terezinha ameaça Dalila. Felipe se preocupa por Raul não gostar dele. Serena promete ajudá-lo.
Rafael fica incomodado ao saber que Guto visitou Serena. Durante o passeio, Serena se sente mal e tem uma visão com Luna. Mirna se apresenta para Jorge, e ele elogia o bolo da moça. Osvaldo diz para Eliete que não pretende abandonar Divina, e ela promete se vingar. Ciro vai ao encontro de Rafael e insiste que eles não devem ter contato. Mirna fica radiante ao saber que verá Jorge na manhã seguinte. Terezinha volta a provocar Dalila e faz ameaças. Roberval flagra a esposa chorando. Cristina procura Olívia e faz uma proposta. Eliete provoca Osvaldo. Raul volta a reclamar do romance entre Mirella e Felipe; depois, ele flagra Olívia aos beijos com Vitório. Adelaide questiona o motivo de Agnes não gostar de Ciro e acusa a filha de ser fria. Eduardo dá uma rosa para Alexandra. Vera e Eduardo se beijam. Débora procura uma feiticeira. Roberval reclama com Terezinha. Nervosa com as trovoadas, Dalila fica nos braços de Roberval. Todos esquecem Ofélia na chuva. Felipe encontra o pai no ateliê.
Felipe se irrita com as desconfianças de Rafael sobre Serena. O botânico confessa sentir medo de se machucar. Felipe enfrenta Cristina e afirma saber dos sentimentos dela por Rafael. Vera diz a Eduardo que eles não podem se entregar à paixão. Ofélia grita por socorro, e Serena a encontra tomando chuva. Dalila e Roberval quase se beijam, mas são interrompidos pelos pedidos de ajuda de Serena. Olívia diz a Vitório que eles não podem ficar juntos, pois tem medo de perder os filhos. Olívia acorda resfriada no dia da inauguração do restaurante. Terê se recusa a ajudar Guto. Rafael convida Agnes e Débora para o jantar de noivado. Serena vai ao encontro de Rafael e o confronta. Ela afirma que sente como se já conhecesse Guto e pede que o noivo não desconfie mais dela. Começam os preparativos para a inauguração do restaurante. Débora arma um plano com Guto. Ciro observa os dois. Rafael convida seus funcionários para o jantar. Serena experimenta o vestido de noiva.
Rafael não liga para as superstições e beija Serena. Escondido, Ciro observa Débora conversando com Guto. Agnes se irrita com Ciro e conta para Adelaide que desconfia do rapaz. Crispim procura Kátia, e ela lhe dá um fora. Débora entrega a poção para Cristina e conta para filha os poderes da bebida. Jorge confessa para Vitório que está interessado em Mirna. Ivan sonda Zulmira sobre as desconfianças de Eurico. Raul diz a Dalila que ainda a ama e que não pretende deixá-la casada com Roberval para sempre. Gumercindo percebe o interesse da moça pelo rapaz. Vitório obriga Olívia a ir para o restaurante, mesmo estando doente. Elia conta história para as crianças. Cristina arma um plano com Ivan. Os convidados chegam ao restaurante. Serena gosta de conhecer Alexandra, e as duas se dão bem. Felipe e Mirella decidem ajudar na cozinha. Roberval não permite que Raul se sente próximo a Dalila. Ivan coloca o plano em prática. Guto beija Serena à força.
Serena se livra de Guto. Rafael fica furioso e a acusa de traição. Adelaide e Felipe tentam acalmá-lo. Rafael desabafa, e Serena devolve o anel de noivado. Os dois choram magoados. Serena desmaia quando Rafael vai embora. Todos fofocam sobre o escândalo. Alexandra defende Serena. Olívia desconfia de tudo que aconteceu, e Adelaide sente que algo está errado. Ciro insiste que Guto conte a verdade, mas o vilão foge. Cristina insiste que Rafael beba e coloca a poção mágica na bebida. Agnes dá uma bronca em Ciro. Serena conta a Divina tudo o que aconteceu e insiste em dizer que não conhece Guto. Rafael, tonto, vê Serena no lugar de Cristina. A megera coloca seu plano em prática e seduz Rafael. Vitório comemora o sucesso da inauguração. Ofélia paparica o cachorrinho Joli. Olívia e Vitório não resistem um ao outro e se beijam. Logo depois, os dois brigam. Serena desabafa com Terê. Felipe vai ao ateliê de Luna e faz um pedido à mãe. Rafael passa a noite com Cristina, pensando ser Serena.
Rafael fica atordoado ao ver Cristina em sua cama e se sente culpado. Olívia procura Serena e faz perguntas sobre Guto. Débora comemora com Cristina o êxito do plano e aconselha a filha. Jorge visita Mirna, e Crispim não implica com o rapaz. Kátia visita Elias e Ritinha. Felipe insinua que Serena pode ter caído em uma armadilha, mas o pai não lhe dá ouvidos. Cristina pede mais dinheiro para Raul. Rafael flagra a megera na loja de flores e a questiona. Crispim visita Kátia. Ciro conta a Agnes e Adelaide que tentou interrogar Guto. Cristina entrega o dinheiro para Guto e o parabeniza pela armação. Elias afirma para Rafael que Serena não deve ser sua alma gêmea, já que o traiu. Vitório e Olívia trocam farpas. Nervosa, Alexandra insiste em dizer para Eduardo que ele precisa alertar o amigo sobre uma mentira. Adelaide visita Serena. Rafael confessa ao amigo Eduardo que passou a noite com Cristina. Ivan recebe uma boa quantia de Cristina por ter executado bem o plano.
Olívia garante a Cristina que irá desmascará-la. Cristina afirma que vai se casar com Rafael, e Olívia diz que não vai permitir. Serena confessa que se sente mal perto de Guto, e Adelaide afirma que acredita na palavra dela. Na barbearia, Roberval se distrai e erra o corte de cabelo de Crispim. Mirella fala em casamento e deixa Felipe radiante. Agnes provoca Débora, e as duas trocam farpas. Rafael pede que Eduardo entregue um cheque para Serena e que peça que ela não o procure mais. Mirna faz insinuações sobre Dalila para Filó. Eduardo exige que Ciro foque em descobrir quem matou Luna. Ofélia insiste que Divina arrume uma namorada para Vitório. Gumercindo percebe o desânimo de Kátia e questiona se ela sente algo por Crispim. Débora exige que Rafael se case com Cristina. O botânico se espanta quando Cristina avisa que pretende ir morar com a mãe. Eduardo entrega o cheque para Serena, mas ela se ofende. Hélio enfrenta Guto. Felipe se choca ao saber que Rafael passou a noite com Cristina.
Serena acusa Rafael de tentar comprá-la com seu dinheiro e decide rasgar o cheque. A polícia impede Guto de brigar com Hélio. Generosa insinua que Guto se relacionava com Serena, e Hélio defende a amiga. Guto e Cristina se encontram na igreja, e ela o enrola. Divina pede ajuda de Clarice para arrumar uma pretendente para Vitório. Adelaide acusa Cristina de se jogar nos braços de Rafael. Agnes se irrita com a sobrinha, e as duas se enfrentam. Rafael procura Cristina e a pede em casamento. Crispim faz um pedido surpreendente para Mirna. Gumercindo ajuda Nina e mente dizendo que tem alguém. Rafael oficializa o noivado com Cristina, e Agnes alfineta a decisão. Débora aceita tomar conta da casa de Rafael enquanto o casamento não acontece. Terezinha volta a ameaçar Dalila. Rafael é frio com Cristina, que se decepciona. Vera e Olívia criticam a decisão de Rafael. Serena se surpreende ao saber que Rafael e Cristina estão noivos.
Serena acusa Cristina de tê-la enganado e relembra as armações que a megera fez. Cristina esbofeteia Serena, que afirma que não irá agredi-la para não sujar suas mãos. Agnes e Adelaide criticam Cristina. Serena confessa a Hélio que está muito magoada com Rafael. Débora se muda para a casa de Rafael. Divina conhece a pretendente que Clarice arranjou para Vitório. Dalila pede ajuda para Roberval. Mafalda fica encantada ao conhecer Vitório. Olívia chega na pensão e fica espantada ao ver o cozinheiro nu no meio da sala. Jorge se aproxima de Mirna. Tio Nardo dá uma dura no rapaz, que garante ter boas intenções com a moça. Felipe aconselha Rafael e diz que o pai ainda irá se arrepender pelas decisões que tem tomado. Débora é rígida com os funcionários da casa de Rafael. Dalila cede às chantagens de Terezinha. Eliete questiona Divina sobre o casamento com Osvaldo e especula se já houve traição. Adelaide vai ao encontro de Serena. Cristina não gosta do comportamento de Rafael.
Rafael se irrita com Cristina e se surpreende quando a noiva afirma que sempre o amou. Adelaide pede um tempo antes de contar para Serena o motivo de sempre tê-la chamado de neta. Crispim procura Kátia, e ela percebe o novo corte de cabelo do rapaz. Elias promete ajudar Adelaide a contar a verdade para Serena. Jorge aconselha Vitório a arrumar uma nova pretendente. Serena pede ajuda de Hélio para falar com Guto. Alexandra fala para Vera sobre a voz que ela escuta e a acusa de querer roubar Eduardo. Rafael beija Cristina sem entusiasmo e frustra a noiva. Dalila observa Roberval pela sombra do lençol. O rapaz pede para colocar a mão na barriga da esposa. Olívia percebe o interesse de Raul pelo restaurante. Olívia não resiste e beija Vitório. Logo depois, ela manda que ele procure outra pessoa. Adelaide conta para Agnes que pretende conversar com Serena sobre reencarnação. Cristina ouve tudo escondida. Divina continua tentando aproximar Vitório e Mafalda.
Serena procura Guto e questiona os motivos do beijo que ele lhe deu. Ela confessa como se sente quando está perto dele. Serena descobre que Guto ajuda Cristina. Furioso, o bandido agride Serena que é salva por Hélio. Dalila questiona Raul se ele tem curiosidade para saber mais sobre o bebê que ela espera. Ciro conta para Rafael sobre as acusações que Serena fez contra Cristina. Filó e Mirna percebem o comportamento estranho de Dalila. Cristina arma um plano e pede a ajuda de Guto. Olívia recebe a visita de Serena no restaurante. Divina e Ofélia levam Mafalda para visitar Vitório no restaurante. Guto coloca o plano em prática. Eliete provoca Osvaldo. Paulina conta ao pai que Ritinha sumiu. Olívia promete ajudar Serena a continuar trabalhando no roseiral. Guto sequestra Ritinha. Elias tenta se aproximar de Adelaide. Enciumada, Olívia briga com a família de Vitório e os expulsa do restaurante. Kátia descobre o sumiço de Ritinha. Rafael dá um flagrante em Cristina.
Todos se preocupam com o sumiço de Ritinha. Terê e Hélio suspeitam de Guto. Ritinha começa a sentir medo de Guto e pede para ir para casa. Cristina mente para Rafael sobre o dinheiro que recebeu de Raul. O botânico recrimina Raul por ter tirado a quantia do caixa da empresa. Rafael decide assumir as despesas de Serena e se irrita com os comentários de Raul. Kátia chora e é consolada por Adelaide. Terê, Hélio, Serena e Crispim encontram Ritinha. Serena e Rafael trocam olhares no meio da rua. Dalila desabafa com Roberval, e ele a abraça. Kátia agradece Crispim por trazer Ritinha de volta. Mirna marca um encontro com Jorge e fica encantada quando ele beija sua mão. Felipe lamenta por Raul não aprovar o namoro dele com Mirella e decide conversar com a tia Vera. Enquanto isso, Vera volta a questionar Alexandra sobre a voz que a moça escuta. Rafael se revolta ao saber que Débora ordenou que Zulmira limpasse o ateliê de Luna. Cristina enfrenta Adelaide.
Serena diz a Hélio que precisa descobrir algumas coisas para talvez conseguir esquecer Rafael e traçar um novo destino. A moça desabafa dizendo que não aguenta mais as idas e vindas do romance com Rafael. Agnes e Adelaide confrontam Cristina por sempre ter desejado roubar Rafael de Luna. Dalila se surpreende ao ver Raul na pensão. Alexandra diz à Vera o que a voz fala. Cristina encontra Guto e implora que ele a ajude. Serena não aceita a ajuda financeira de Rafael. Cristina e Rafael vão ao restaurante de Olívia. A megera insinua que pretende fazer a festa de casamento no local e deixa Olívia revoltada. Rodriguez desconfia de Kátia e a trata com grosseria. Olívia se vinga de Cristina. Alexandra diz a Felipe que a razão de Raul não gostar dele aconteceu no passado. Roberval pergunta para Dalila o que ela sentiu ao ver Raul na pensão. Guto segue Elias e Ritinha. A menina vê o vilão, mas ele foge antes de ser visto pelo policial. Adelaide vai ao encontro de Serena.
Adelaide afirma para Serena que acredita que ela seja a reencarnação de Luna. Serena passa mal e desmaia. Cristina diz a Madalena que seu casamento com Rafael será inesquecível. Raul conta para Rafael que Serena não aceitou a ajuda financeira. Dalila se irrita com Mirna. Serena pede para marcarem um encontro dela com Rafael. Na pensão, todos elogiam o novo penteado de Terezinha. Mafalda faz elogios a Divina e Ofélia para atrair a atenção de Vitório. Generosa e Eliete fazem insinuações sobre Osvaldo. Roberval beija Dalila. Olívia fica enciumada ao ver Vitório se divertindo com Mafalda. Adelaide diz a Vera que vai ajudá-la na situação de Alexandra. Débora escuta Hélio marcando o encontro de Rafael com Serena. Cristina arma um plano com Raul. Jorge quase beija Mirna. Crispim chega, e a moça decide esconder Jorge. Olívia joga fubá em Mafalda. Raul não gosta de ver Mirella com Felipe. Débora avisa Cristina sobre o encontro de Serena e Rafael. Hélio impede Cristina de entrar na estufa.
Serena insiste em dizer que não é Luna, mas que pode ter a mesma alma da bailarina. Ela ainda acusa Rafael de não a amar. Cristina se irrita com Hélio, invade a estufa e cobra satisfações do noivo. Vitório afirma que adorou a crise de ciúmes de Olívia. Ela finge não ligar para o cozinheiro. Serena acusa Cristina de ter armado contra ela, e Rafael pede que a noiva se explique. Débora volta a reclamar do trabalho de Zulmira, e Eurico promete ajudá-la. Felipe enfrenta Raul. Mirna enrola Crispim e ajuda Jorge a fugir. Tio Nardo suspeita de tudo. Serena dá uma lição em Agnes. Eliete diz a Divina que Osvaldo paquerou outra mulher. Generosa se surpreende quando Eliete afirma que vai se vingar de Osvaldo. Alexandra tem uma crise, e Eduardo a acalma. Débora aconselha Cristina. Rodriguez convida Kátia para um jantar. Raul ameaça Olívia. Ciro avisa Adelaide que Serena foi procurá-la. Clarice joga cartas para Divina. Dalila sente o bebê mexer e fica radiante. Rafael confronta Cristina.
Serena afirma que deseja se lembrar da vida que teve como Luna. Cristina confessa que sempre amou Rafael, e ele diz que se apaixonou por Luna desde que a conheceu. Cristina assume alguns erros, mas se faz de vítima. Rafael avisa que vai desfazer o compromisso com Cristina, caso descubra que ela mentiu. Adelaide, Elias e Hélio aconselham Serena. A moça insiste em descobrir qual é sua missão, e Elias promete achar alguém que faça hipnose. Ofélia e Divina desconfiam quando Osvaldo recomenda Yolanda. Enciumada, Divina expulsa a moça da pensão. Roberval fica radiante ao saber que o bebê de Dalila mexeu e mostra um presente que comprou. Jorge se limpa no chafariz e conta ao policial que fugiu de um irmão ciumento. Cristina desconfia de algo ao saber que Rafael vai receber uma visita e ordena que Ivan descubra quem é. Hélio questiona o pai sobre Eliete. Ivan flagra Ciro indo ao encontro de Rafael. O botânico pede a ajuda de Ciro. Hélio beija Serena.
Hélio pede perdão por ter beijado Serena. Ela confessa que ama Rafael. Ciro diz a Rafael que desconfia de que Serena não tenha nenhum envolvimento com Guto. Rodriguez e Kátia jantam no restaurante. Ele a surpreende com um pedido de noivado. Ivan conta a Débora e Cristina que Rafael se encontrou com Ciro. Ofélia reclama quando Dalila pede que ela faça o enxoval do bebê, e Roberval ajuda com o dinheiro que ganhou de gorjeta. Kátia aceita o pedido de Rodriguez, mas não consegue dizer que tem uma filha. Crispim sofre ao ver Kátia aos beijos com Rodriguez. Olívia leva o dinheiro do restaurante para casa e esconde no armário. A madame fica enfurecida ao ver Vitório e Mafalda conversando e joga um balde de água nos dois. Vitório confessa seus sentimentos para Olívia. Hélio insiste em sair com a mãe. Divina escuta a conversa de Osvaldo e descobre a armação de Eliete. Raul questiona Dalila sobre a pensão. Serena vê Luna em seu reflexo, e a bailarina dá um recado.
Luna fala com Serena e a aconselha. Rafael garante ao filho que vai descobrir se Cristina armou algo contra ele e Serena. Guto ameaça Cristina e diz que ela deverá ir embora da cidade com ele. Ciro procura o delegado para buscar informações sobre Guto. Dalila desconfia do interesse de Raul na pensão de Divina, e ele a enrola. Mirella flagra um beijo de Vitório e Olívia. Divina bate em Eliete e faz um escândalo no meio da rua. Ofélia aproveita a cama da filha, mas é surpreendida. Eliete decide ir embora. Dalila não disfarça a felicidade e conta a Roberval que Raul quer saber quem é o proprietário da pensão. Adelaide salva Ciro das perguntas de Agnes. Débora arma um novo plano contra Guto. Rafael insiste para que Raul permita o namoro de Felipe e Mirella. Serena se emociona ao falar com Felipe sobre ser a reencarnação de Luna. Adelaide se assusta quando Alexandra fala sobre a voz que escuta. Kátia leva Rodriguez até a casa do pai e confessa que tem uma filha.
Rafael comenta que Serena está com um olhar mais decidido. Rafael diz a Felipe que convenceu Raul a permitir seu namoro com Mirella. Serena fica magoada com a desconfiança de Rafael e manda que ele se afaste. Raul pede a Cristina para ajudá-lo a acabar com o namoro de Felipe e Mirella. Raul conta para Cristina que se apaixonou por Luna, mas ressalta que a bailarina nunca quis nada com ele. Ciro dá dinheiro a Xavier para que ele o ajude a invadir o quarto onde Guto mora. Rodriguez se recusa a se casar com Kátia. Ciro conta a Rafael que encontrou uma carta de Cristina no quarto de Guto. Olívia diz a Vitório que eles precisam namorar escondido para que Raul não tire a guarda de Mirella e Carlito. Dois meses se passam. Ciro recebe o dossiê de Guto e conta a Rafael que Cristina lhe enviou dinheiro várias vezes. Rafael pergunta a Cristina o que há entre ela e Guto. Julian, o médico que vai ajudar Serena, chega a Roseiral acompanhado de Sabina, sua assistente.
Adelaide avisa a Agnes que vai hospedar Julian e Sabina em sua casa. Agnes garante que vai tratá-los bem, mas acredita que Julian seja um charlatão. Julian e Sabina chegam à casa de Adelaide. Cristina diz a Rafael que enviou dinheiro a Guto porque tinha pena dele. Cristina finge estar magoada com a desconfiança dele. Kátia dá um par de sapatos de presente a Gumercindo. Ele acha que o presente é uma declaração de amor, mas a secretária avisa que só gosta dele como amigo. Elias apresenta Julian e Sabina a Serena. Julian pergunta a Serena se ela quer mesmo descobrir tudo sobre sua vida passada. Carlito pega Olívia e Vitório juntos e fica indignado. Crispim pergunta a Kátia por que ela não gosta dele. Carlito diz a Olívia que, se a vir com Vitório de novo, vai contar tudo para Raul. O advogado de Raul fala para Divina e Osvaldo que eles e todos os hóspedes terão que deixar a casa. Serena fica eufórica quando Julian diz que, em breve, eles irão começar uma viagem por suas vidas passadas.
Divina e Osvaldo dizem que não saem da casa de jeito algum. Hélio diz ao advogado que terá que apresentar documentos que provem que eles precisam sair. Dalila conta para o marido que Raul a enganou. Raul dá o contrato de compra e venda da casa ao advogado. Vera conta a Julian que acha que a perturbação de Alexandra pode ter causas sobrenaturais. Julian explica que só poderá investigar o caso com a permissão de Eduardo. Guto garante a Cristina que não falou a Rafael que ela lhe mandava dinheiro. Rafael diz a Felipe que vai desmarcar seu casamento com Cristina. Eurico ouve e conta a Zulmira. Ivan escuta. Julian comenta com Cristina que, com as sessões de hipnose, é possível que Serena se lembre do momento de sua morte na vida passada. Ivan conta para Cristina que Rafael está pensando em desmarcar o casamento. Dalila acusa Raul de tê-la enganado e jura que vai fazer um escândalo. Cristina conta a Rafael que está grávida. Serena diz a Julian que já está pronta para começar.
Julian começa a hipnotizar Serena. Rafael desiste de desmarcar o casamento com Cristina. Raul garante a Dalila que não foi ele quem comprou a casa onde funciona a pensão de Divina. Cristina confessa a Débora que não tem certeza de estar grávida. Eduardo estranha que Cristina não tenha se consultado com ele para confirmar a gravidez. Julian faz com que Serena tenha lembranças cada vez mais antigas e pede que ela pense em sua vida passada. Serena vê uma rosa manchada de sangue e fica agitada. Alexandra acusa Eduardo de não amá-la porque, na verdade, ele gosta de Vera, e então ela tenta agredi-la. Osvaldo, Vitório, Roberval e Dalila correm para a pensão assim que descobrem que o advogado está lá. O advogado mostra o documento, e todos podem constatar que a casa foi mesmo vendida. Divina pega o documento e o engole. Julian conta a Adelaide e Agnes que Serena viu uma rosa manchada de sangue. Débora aconselha Cristina a contar para Serena que está grávida, para que ela desista de Rafael.
Cristina concorda com Débora. Agnes fica espantada, pois se lembra de que Luna se feriu com o espinho de uma rosa no dia em que morreu. O advogado diz a Divina que será presa por ter comido o contrato. Divina diz que não sabe de contrato algum e todos na pensão dizem o mesmo. Dalila fica feliz por Roberval amar o filho que está esperando como se fosse dele. Alexandra fala para Vera que a viu com Eduardo e entra em surto. Crispim pergunta a Jorge por que ele deu um pato de presente a Mirna. Cristina diz a Rafael que quer jantar no restaurante de Olívia para comemorar sua gravidez. O advogado explica para Raul que, se não conseguir outra cópia do contrato, não poderá provar que comprou a casa. Serena aconselha Kátia a cortar todas as suas ligações com Rodriguez. Alexandra se aproxima de Vera no meio da noite. Kátia finge estar interessada em Gumercindo. Olívia acusa Cristina de estar dando um golpe em Rafael. Felipe conta para Serena que Cristina está grávida.
Serena fica muito triste e decide conversar com Rafael. Cristina diz a Olívia que ainda se vingará dela. Vera percebe que Alexandra vai atacá-la e se afasta no último segundo. Alexandra diz a Vera que queria acabar com sua beleza para que Eduardo não a amasse mais. Rodriguez encontra Kátia com Gumercindo e fica furioso. Débora avisa a Serena que Rafael não está e manda que ela pare de procurá-lo. Serena vê de longe Rafael e Cristina juntos e fica arrasada. Cristina conta a Agnes e Adelaide que está esperando um filho de Rafael. Rodriguez demite Gumercindo e Kátia do clube. Xavier diz a Guto que Cristina o está enganando quando promete fugir com ele depois de se casar. Filó pergunta a Dalila qual é a ligação dela com Raul. Vitório fica furioso quando Olívia diz que não pode haver mais nada entre eles. Cristina diz a Guto que está grávida de Rafael. Guto promete se vingar dela. Serena deixa claro para Rafael que está indignada por ele ter se envolvido com Cristina.
Rafael e Serena se desentendem. Cristina tenta enrolar Guto, que já não acredita nas palavras da megera. Ivan percebe Cristina preocupada e aceita ajudá-la. Ciro decide confessar a Agnes que está investigando a morte de Luna. Rafael conta para Serena detalhes da noite em que a flagrou beijando Guto. Serena decide perdoar o botânico, mas afirma que o filho de Cristina irá separá-los para sempre. Raul procura o dono da pensão e afirma que perdeu o contrato. O proprietário avisa que ele terá que comprar o imóvel novamente. Na pensão, todos comemoram o tempo que ganharam para resolver o problema. Clarice tira as cartas para Divina e afirma que um rapaz irá comprar a casa. Todos pensam em Roberval. Kátia conta a Gumercindo que o usou, e ele se magoa. Raul planeja tirar o restaurante de Olívia. Adelaide e Sabina sentem um arrepio ao mesmo tempo. Jorge elogia Mirna, e os dois se beijam. Olívia não resiste e beija Vitório. Serena decide ir atrás de Cristina. Alexandra dá um aviso a Cristina.
Alexandra acusa Cristina de ter vendido sua alma para conseguir Rafael. Serena abraça Alexandra e diz que acredita em suas palavras. Adelaide confessa ter sentido um arrepio ao saber que Cristina foi rival de Luna. Carlito diz a Raul que Olívia arrumou um namorado. Alexandra acusa Serena de a atacar por causa do casamento com Rafael. Ciro dá dinheiro a Xavier para descobrir mais sobre Guto. Escondido, Ivan observa tudo. Mirna beija Jorge novamente. Vitório se declara para Olívia e diz que deseja se casar com ela. O advogado orienta Raul a reatar o casamento para conseguir tomar o restaurante. Ivan conta a Débora sobre o que descobriu de Ciro. Na vila, todos fazem comentários maldosos sobre Kátia. Divina permite que Kátia faça as refeições na pensão. Olívia promete contar aos filhos que está apaixonada. Débora convida Cristina para ir à missa e conta o que Ivan descobriu. Vitório diz a Divina que pretende se casar com Olívia. Raul surpreende Olívia. Ciro revista o quarto de Guto.
Ciro leva um tiro disparado por Ivan no quarto de Guto. O motorista limpa a arma e deixa ao lado de Ciro. Rafael pede que Eduardo descubra se Cristina está mesmo grávida. Zulmira percebe Ivan diferente e o confronta. Eurico diz a Zulmira que Ivan está apaixonado por Cristina. Ivan deixa claro seus sentimentos a Cristina. Olívia fica surpresa com a decisão de Raul de retomar o casamento. Carlito vibra com a notícia, mas Mirella desconfia das intenções do pai. Olívia expulsa Raul, e ele se recusa a ir embora. Todos escutam a briga de Olívia e Raul. Guto entra em casa e encontra Ciro. Roberval se decepciona com Dalila e afirma que vai embora. Vitório ouve as reclamações da família sobre Olívia. O cozinheiro beija Olívia e enfrenta a fúria de Carlito. Julian consulta Alexandra sobre a voz que a moça escuta. Abílio orienta Olívia sobre o processo de separação. Rafael exige que Cristina procure Eduardo para uma consulta. Guto pensa em como se livrar de Ciro.
Guto é levado preso. Os médicos levam Ciro para o hospital. Cristina concorda em se consultar com Eduardo. Abílio alerta Olívia de que Raul tem direito ao restaurante por ainda estarem casados. Julian acredita que a voz que Alexandra escuta é um problema espiritual. Vera tenta convencer Eduardo a permitir que Julian trate Alexandra. Agnes e Adelaide descobrem que Ciro levou um tiro. Agnes decide contar a verdade para a mãe. Cristina desconfia quando Zulmira avisa a Rafael que Ciro o procurou. Magoado, Roberval insiste em colocar o lençol para separar a cama. Dalila flagra o advogado na floricultura e se revolta. O delegado interroga Guto e se espanta quando o vilão pede para enviar um recado a Cristina. Agnes conta a Rafael que já sabe que Ciro é um investigador. Sabina atrai a atenção de todos na pensão. Hélio defende Sabina. Dalila enfrenta Raul e o ameaça. Vitório chega e escuta parte da conversa. Xavier visita Guto na cadeia. Agnes e Rafael visitam Ciro no hospital.
Julian faz uma nova sessão de hipnose com Serena. Ela se vê como Luna dançando ballet no ateliê. Eduardo examina Cristina. A enfermeira avisa a Rafael e Agnes que Ciro não corre risco de vida. Guto exige que Xavier dê um recado a Cristina. Dalila tenta enrolar Vitório sobre a conversa que estava tendo com Raul. O cozinheiro diz a Raul que não permitirá que ele atormente Olívia. Crispim descobre que Kátia não trabalha mais no hotel e decide procurá-la na casa de Elias. Serena chora ao se ver na infância de Luna e lembra que teve um irmão. Débora aconselha a filha a ter outra noite de amor com Rafael. Raul e Vitório se enfrentam. Cristina e Débora encontram Xavier. Decepcionada, Dalila dá uma bofetada em Raul. Roberval se surpreende quando Dalila o abraça. Os dois acabam se beijando. Agnes procura Rafael e fica surpresa com as desconfianças do botânico. Julian pergunta a Rafael se Luna tinha um irmão. Agnes chora com a pergunta. Cristina visita Guto.
Cristina tenta enrolar Guto. O vilão finge acreditar e planeja se vingar. Agnes confessa que Luna teve um irmão, mas que o menino faleceu ainda bem pequeno. Julian afirma que a visão de Serena é reveladora, e Rafael se entusiasma. Carlito insiste que a mãe volte com Raul. Crispim descobre que Jorge levou Mirna para tomar sorvete. Adelaide nega ter contado sobre o irmão de Luna para Serena. Ciro acorda nervoso. Eduardo diz a Rafael que Cristina apresenta sintomas da gravidez, mas só um exame pode confirmar a gestação. Cristina se diz ofendida com a desconfiança de Rafael sobre sua gravidez. Ciro tem uma hemorragia e preocupa a equipe médica. Divina elogia o comportamento de Roberval e Terezinha faz insinuações. Olívia explica sua situação para Vitório, e os dois fazem as pazes. Alexandra tem um novo surto e todos se preocupam. Débora aconselha Cristina a acabar com o namoro de Felipe e Mirella. Ritinha arde em febre e preocupa Kátia. Serena decide procurar Agnes.
Serena afirma que lembrou de Fabrício, o irmão que Luna teve. Agnes chora e se lembra de quando o filho adoeceu. Serena tenta abraçá-la, mas Agnes não permite. Débora maltrata Zulmira, e Agnes vê. Rafael garante a Agnes que nunca contou nada sobre o irmão de Luna e confessa que nem se lembrava desse fato. Roberval mostra a Dalila a medalha que usava quando foi abandonado pela mãe. Xavier avisa a Guto que Ciro piorou. Alexandra quebra os objetos e pede que Eduardo lhe dê um beijo. Kátia e Elias levam Ritinha ao consultório de Eduardo e se preocupam com o diagnóstico do médico. Raul e Terezinha se encontram na sorveteria. Ela conta tudo o que sabe e exige ganhar um vestido novo. Roberval se irrita durante o café da manhã e defende Dalila. Cristina pede a ajuda financeira de Raul para separar Mirella e Felipe. Serena questiona Julian se outras pessoas não lembram de suas vidas passadas. Hélio conversa com Sabina. Agnes vai até a pensão.
Rafael visita Guto na cadeia e exige que ele conte sobre os encontros que teve com Cristina. Agnes diz a Serena que só vai acreditar que ela seja a reencarnação de Luna caso ela se lembre de um segredo que tinha com a filha. Olívia visita Madalena e faz uma descoberta. Guto se nega a responder às acusações de Rafael. Mirna faz um convite a Jorge. Crispim flagra a conversa dos dois. Crispim fica radiante ao ver Kátia e descobre que a amada precisa de dinheiro. Kátia confessa ter uma filha e implora a Raul por um empréstimo. Cristina decide ajudar Kátia em troca de um favor. Durante a hipnose, Serena vê a cena de um homem maltratando Luna. Serena acorda e afirma que essa lembrança tem a ver com Agnes. Ciro pede que Agnes dê um recado para Rafael. Débora é rigorosa com Zulmira, e Felipe flagra um trecho da conversa. Olívia questiona Terezinha sobre o vestido que Raul pagou para ela na modista. Dalila fica em choque com a conversa das duas.
Cristina descobre que Rafael visitou Guto. O vilão ameaça contar toda a verdade. Na frente de Guto, Cristina implora para que o advogado consiga tirá-lo logo da prisão. Agnes procura Rafael e conta que Ciro deseja contar algo sobre Cristina. Todos exigem que Terezinha conte a razão para estar chantageando Raul, e ela acaba contando a verdade sobre a gravidez de Dalila. Kátia e o pai levam Ritinha para São Paulo. Uma confusão movimenta a pensão. Eduardo permite que Julian trate Alexandra. Em casa, Vera e Nair sofrem com um novo surto de Alexandra. Rafael visita Ciro e faz perguntas ao investigador. Uma enfermeira tira o botânico do hospital e Rafael não percebe quando Ciro responde sua pergunta. Dalila assume seu erro. Todos se emocionam quando Roberval confessa que ama Dalila e que, por isso, assumiu o bebê. Liderados por Olívia, todos da pensão decidem tirar satisfações com Raul. Hélio, Osvaldo e Vitório enfrentam Raul. Rafael observa Cristina, mas acaba enxergando Serena.
Cristina fica magoada quando Rafael confessa ainda ser apaixonado por Serena. Ela pede uma chance para fazê-lo feliz. Vitório, Osvaldo, Hélio e Olívia batem em Raul. O malandro acaba sendo jogado pela janela e atrai a atenção de todos na rua. Crispim decide voltar mais cedo para casa e flagra um beijo de Mirna e Jorge. Dalila pede demissão da floricultura. Alexandra desmaia depois que Julian olha em seus olhos e questiona quem está lá dentro. Jorge vai parar no chiqueiro, mas leva Crispim com ele. Felipe não concorda em esconder o escândalo na floricultura do pai. Olívia comemora por ter provas contra Raul. Raul confessa para Rafael que se envolveu com Dalila quando ainda era casado com Olívia e implora para não ser demitido. Adelaide pergunta se Agnes não sente nada por Ciro. Serena desconfia de que esteja perto de descobrir o segredo que Agnes comentou. Hélio insinua que Guto pode ter feito algo contra Luna. Rafael vê a imagem de Luna no ateliê e se emociona.
A imagem de Luna se transforma em Serena e deixa Rafael triste. Serena vê a imagem do botânico no espelho e também sofre sozinha. Jorge e Crispim se ajudam no banho. Os dois conversam, e Crispim permite o namoro do amigo com Mirna. Dalila exige que Terezinha nunca mais faça insinuações sobre seu bebê. Roberval insiste em assumir a paternidade e pede que o trate como pai do bebê. Olívia demite Terezinha do restaurante. Julian desconfia que Alexandra esteja com um espírito obsessor e pede a autorização de Eduardo para tratar a moça. A enfermeira garante para Agnes que Ciro vai sobreviver. Agnes decide cuidar do investigador quando ele tiver alta médica. Kátia se aproxima de Felipe. Ofélia vê os dois saindo juntos, e todos na pensão comentam. Mirna é gentil com Crispim e vibra por estar liberada para namorar com Jorge. Rafael conta para Débora os reais motivos por que vai se casar com Cristina e a ameaça. Hipnotizada, Serena descobre o segredo que Agnes e Luna guardaram.
Serena lembra o segredo que Luna e Agnes guardavam. A moça conta para Julian que um padrasto tentou agarrar Luna. Dalila ameaça Raul. Revoltado, o malandro faz planos de roubar o restaurante de Olívia. Olívia pede a ajuda de Abílio para agilizar seu processo de separação. Vitório pede Olívia em casamento. Ofélia descobre um segredo de Vitório. Ciro tem alta do hospital e conta para Rafael que Cristina costumava dar dinheiro para Guto. Eduardo avisa a Kátia que Ritinha está com pneumonia. Madalena fala com Cristina sobre os vestidos do casamento e se surpreende com um pedido. Terezinha procura Raul e consegue um emprego na floricultura. Ciro vai para a casa de Agnes. Rafael e Serena se encontram, e ela conta ao botânico que viu sua imagem no espelho. Kátia encontra Felipe na rua e faz um pedido ao rapaz. Rafael volta a desconfiar da gravidez de Cristina. Alexandra quase machuca Vera com um garfo. Olívia e Vitório não disfarçam a felicidade. Serena surpreende Agnes.
Rafael insiste em levar Cristina para fazer um exame que confirme a gravidez. Serena surpreende Agnes e conta o segredo que ela guardava com Luna. Agnes chora e confessa se sentir culpada por tudo que a filha sofreu. Serena garante a Agnes que Luna a perdoou. Adelaide se emociona quando Agnes chama Serena de filha e abraça a moça. Felipe conta para Mirella que estava conversando com Kátia e desperta o ciúme da namorada. Cristina conta para Débora que nunca dormiu com Rafael. Guto conhece seu novo advogado e pensa em como fugir da cadeia. Débora fica chocada ao saber que Cristina se entregou a Guto na tentativa de engravidar. Agnes insiste para que Serena viva com ela, mas a moça afirma que o mais importante é o amor. Mirna visita Jorge. Hélio e Serena conversam sobre a relação que os dois podem ter tido em outras vidas. O advogado Ermelino orienta Raul sobre o processo de separação. Débora procura Dalila na floricultura e exige que Raul lhe dê dinheiro. Kátia provoca Felipe.
Débora explica seu plano para Dalila e avisa que pagará bem. Ofélia critica o comportamento de Kátia. Felipe fica sem graça e decide ir embora. Na pensão, Débora diz que convidou Dalila para uma viagem a pedido de Cristina. Serena desconfia. Agnes confessa a Ciro que passou a acreditar que Serena seja a reencarnação de Luna. Mirna tenta impedir Vitório de cozinhar as galinhas. Julian e Sabina descobrem que Alexandra teve um novo ataque de fúria e tentam convencer Eduardo de que a moça é médium. Cristina fica surpresa quando Agnes diz que Serena lembrou de um segredo que ela e Luna tinham. Mirna cuida da galinha que ganhou de Olívia e se recusa a matar o bicho. Rafael conta para Felipe que vai acompanhar Cristina em um exame para confirmar a gravidez. Felipe confessa ao pai como se sentiu quando esteve próximo de Kátia. Olívia fica sabendo por Raul que terá que ir em uma audiência de conciliação. Agnes procura Rafael e diz que Serena é a reencarnação de Luna. Julian enfrenta Alexandra.
Rafael diz a Cristina que ficará feliz se a gravidez dela for confirmada e garante que esquecerá os erros que ela cometeu no passado. Débora leva Dalila até o laboratório. Ofélia conta que viu Felipe com Kátia e aconselha à Mirella que fique atenta. Débora mente no laboratório e consegue que Dalila faça o exame se passando por Cristina. Julian explica a Eduardo que precisa afastar a voz que Alexandra ouve. Vera fica sem graça ao receber um elogio de Julian. O advogado de Raul avisa a Olívia que Raul deseja retomar o casamento e que o juiz deve considerá-la uma irresponsável por não aceitar o marido de volta. Débora paga Dalila e pede que a moça não conte o que fez. Cristina se chateia quando Rafael não se interessa pelos detalhes do casamento. Serena se preocupa com as fofocas sobre Felipe. Xavier procura Cristina. Felipe leva flores para Mirela, e Kátia vê. Serena critica o comportamento do rapaz. Cristina visita Guto.
Guto percebe que Cristina quer vê-lo longe da cidade. Abílio alerta Olívia sobre a audiência. Felipe tenta se explicar para Serena e Hélio. Mirella se encanta pelas flores que recebeu de Felipe. Roberval encontra o dinheiro que Dalila recebeu de Débora e questiona a esposa. Kátia decide pedir um emprego na floricultura, mas Raul se nega a contratá-la. Ciro conversa com Agnes sobre o roubo das joias que Luna usava no dia em que morreu. Agnes fica sem graça com um elogio de Ciro. Guto diz a Xavier que trocou ameaças com Cristina e pede a ajuda do amigo para roubar as joias. Cristina experimenta as joias do roubo quando Rafael bate na porta do seu quarto. Alexandra sente falta das visitas de Julian e conta para Vera que ouviu a voz da mãe. Olívia diz a Mirella que suspeitou das intenções de Felipe com as flores. Nina alerta Mirella sobre Kátia. Felipe encontra Kátia na rua e a convida para tomar um sorvete. Roberval tira satisfações com Raul. Rafael dá um anel de noivado para Cristina.
Serena diz a Julian que está vendo a imagem de Luna no espelho. Luna avisa a Serena para ter cuidado com o assassino. Rafael confessa para Cristina que ainda ama Serena, mas promete aprender a amá-la. Hélio diz a Sabina o que sente por Serena e afirma que gostaria de descobrir a ligação que teve com a moça no passado. Hipnotizada, Serena vê os olhos de Guto no momento do assassinato de Luna e, depois, na vida atual. Todos escutam quando Serena dá um grito. Agnes vê o anel de noivado de Cristina, que provoca a tia. Cristina se preocupa quando Agnes diz que tem um trunfo. Sozinho, Rafael fala com Luna e vê a imagem dela se misturando com a de Serena no espelho. Julian e Serena percebem Hélio e Sabina diferentes. Gumercindo decide procurar Mirella. Osvaldo se sente mal. Na pensão, Ofélia percebe a ausência de Generosa. O oficial de justiça procura Olívia. Alexandra ataca Vera. Serena e Terê nadam em um rio próximo ao roseiral. Rafael se encanta ao ver Serena e decide mergulhar.
Rafael beija Serena. A moça resiste e diz que o botânico não deve beijá-la. Serena conta para Rafael que nunca esqueceu o sentimento que Luna teve por ele. Débora volta a implicar com Zulmira e Eurico. Ivan defende Cristina, e Zulmira percebe que o irmão está apaixonado. Cristina planeja demitir os funcionários da casa. Felipe escuta um trecho da conversa de Débora e Cristina. Olívia finge estar doente para o oficial de justiça. Raul se irrita ao saber que o oficial de justiça não conseguiu entregar o documento para Olívia. Kátia encontra Cristina na igreja, e elas conversam sobre o plano de separar Mirella e Felipe. A voz que Alexandra ouve provoca Julian e afirma que ele tem medo de amar. Cristina invade o quarto de Rafael e descobre que o noivo se encontrou com Serena. Dalila confessa a Divina que está criando afeto por Roberval. Mirna diz a Jorge que eles devem cumprir as regras do namoro. Raul cobra um favor de Terezinha. Luna aparece para Serena.
Serena entende a razão de ter medo de Guto. Vitório incentiva Hélio a convidar Sabina para um jantar. Felipe visita Mirella e se surpreende quando ela o questiona sobre Kátia. Crispim sofre ao ver Kátia chorando. Felipe promete que vai se manter longe de Kátia. O delegado procura Roberval na barbearia. Alexandra agradece a Julian por ter afastado a voz que ouvia. Felipe confessa a Kátia que se desentendeu com Mirella por sua causa. Serena conta para Hélio que beijou Rafael e reconheceu o assassino de Luna. Vitório e Olívia trocam declarações. Nair conta que Alexandra está mais calma. Crispim supervisiona o namoro de Jorge e Mirna. Serena quase desmaia. Hélio aconselha Serena a contar sua descoberta apenas para Julian. Guto ameaça Xavier. Gumercindo e Nina implicam um com o outro. Vitório confessa para Mirella que gosta muito de Olívia. Cristina aconselha Felipe a se envolver com Kátia. Serena diz a Terê que está com medo do segredo que descobriu. Hélio procura Julian.
Agnes fica nervosa ao saber que Serena descobriu o verdadeiro assassino de Luna. Xavier concorda em ajudar Guto a fugir da prisão. Terezinha desconfia da doença de Olívia. Divina fica feliz ao achar que Ofélia e Osvaldo estão se dando bem. Roberval conta para Dalila que o delegado o procurou. Romeu, um misterioso homem, diz ao delegado que precisa ter certeza de que Roberval é mesmo quem ele procura. Agnes conta para Ciro que Serena lembrou do momento da morte de Luna. Débora aconselha a filha a conversar com Guto antes de Rafael ir até a delegacia. Serena conta para Agnes e Adelaide detalhes das lembranças que teve da morte de Luna. Todos se preocupam quando a moça desmaia. Felipe pede desculpas para Mirella e faz uma promessa. Raul visita Olívia e descobre que a filha está trabalhando no restaurante. Dalila mostra o enxoval do bebê para Roberval, que segue preocupado com o interrogatório do delegado. Rafael fica curioso sobre o que Guto pretende contar.
Julian e Ciro convencem Agnes a não denunciar Guto. Eduardo e Vera conversam sobre a melhora de Alexandra. Os dois acabam se beijando, e Alexandra vê a cena, escondida. Dalila garante a Roberval que ficará sempre ao seu lado. Julian diz a Serena que Hélio e Sabina estão se aproximando. Cristina pede a ajuda de Ivan e seduz o rapaz. Rafael perde a paciência com Débora. Ofélia planeja se vingar de Osvaldo por fazê-la dormir na sala. Olívia pede à filha para guardar o dinheiro em uma caixa, e Vitório insiste que ela guarde tudo no banco. Mirella e Felipe fazem as pazes. Cristina percebe que Agnes descobriu um segredo. Ivan fura o pneu do carro de Rafael. Cristina questiona a empregada da casa de Agnes e faz uma descoberta. Eurico diz à Zulmira que flagrou uma conversa de Cristina e Raul. Débora pede desculpas a Rafael. Dalila teme que Roberval tenha aprontado algo. Romeu observa o casal. Crispim procura Jorge. Alexandra foge de casa. Cristina visita Guto na prisão.
Guto se surpreende com a visita de Cristina. Ela questiona o que ele pretende contar para Rafael e percebe que ele tem intenção de fugir da cadeia. O vilão exige que ela lhe entregue as joias que roubaram em troca de seu silêncio. O delegado vai até a pensão para fazer perguntas sobre Roberval, e todos se preocupam. Crispim dá um ultimato a Jorge, que concorda em se casar com Mirna. Débora descobre que Cristina caiu numa armadilha de Guto. Kátia procura Cristina. Felipe flagra as duas conversando. Rafael insiste para que Guto conte o motivo de ter beijado Serena, mas não aceita ser ameaçado pelo vilão. Zulmira insiste para que Eurico conte para Rafael a conversa que ouviu. Terê leva Alexandra para seu antigo esconderijo. Vera e Eduardo procuram por Alexandra. No carro, Felipe confessa para Kátia que fica envergonhado ao estar perto dela e questiona as intenções dela. Kátia beija Felipe. Zulmira procura Rafael e diz que Eurico tem algo importante a dizer.
Rafael fica nervoso ao saber o que Eurico ouviu e pede que o funcionário lhe faça um favor. Mirella desabafa com Vitório por causa da ausência de Felipe. Enquanto isso, Felipe diz à Kátia como se sentiu ao beijá-la. Divina e Ofélia suspeitam que Roberval tenha aprontado algo. Romeu faz um novo pedido ao delegado. Débora questiona Zulmira sobre Eurico, e descobrem que o rapaz foi cumprir uma ordem de Rafael. Dalila, Ofélia e Divina flagram Kátia beijando Felipe. Cristina pede que Eurico lhe conte o recado que Rafael mandou para Ciro, mas ele se nega a dizer. Sabina afirma para Julian que Alexandra está bem. Enquanto isso, Alexandra brinca com as crianças. O delegado avisa a Eduardo que não encontraram Alexandra. Felipe tenta falar com Mirella, mas não consegue. Ivan faz uma pergunta importante para Zulmira. Roberval afirma que não fez nada de errado. Rafael exige que Cristina conte todas as mentiras que falou. A imagem de Luna aparece no espelho para Serena.
A imagem de Luna alerta Serena e diz que ela terá que tomar uma decisão. Rafael confronta Cristina e volta a duvidar da gravidez da noiva. Débora muda de ideia e diz para Cristina que precisam ajudar Guto a fugir. Cristina fica tensa quando a mãe insinua que talvez seja melhor matar Guto. Vitório tenta impedir Raul de assumir o caixa do restaurante. Mirella propõe um acordo para que Vitório continue cozinhando. Roberval garante à Dalila que a joia que guarda estava com ele quando foi abandonado pelos pais. Olívia fica irritada ao saber de tudo que aconteceu no restaurante. Ivan entrega o resultado do exame de gravidez para Cristina e descobre toda a armação. Ciro aconselha Rafael a ouvir o que Guto tem a dizer. Mirella e Vitório aconselham Olívia a continuar mentindo. Cristina descobre que Raul está cuidando do restaurante de Olívia e se chateia com as insinuações de Madalena. Julian encontra Alexandra. Mirella fica chocada com uma novidade. Rafael vai ao encontro de Guto.
Rafael tenta agredir Guto. Cristina se surpreende ao encontrar o noivo, e Rafael afirma que já sabe de tudo. Felipe leva flores para Mirella. A moça questiona o namorado sobre o beijo em Kátia. Mirella expulsa o rapaz de sua casa. Julian convence Alexandra a aceitar sua ajuda e promete cuidar dela. Elias descobre que Kátia se envolveu com Felipe. Kátia confessa ao pai que fez tudo por dinheiro. Felipe pede conselhos para Serena. Ao abraçá-lo, Serena vê a imagem de Luna cuidando do filho. Disfarçado, Romeu vai até a barbearia e se aproxima de Roberval. Rafael se irrita com Cristina e quase lhe dá um tapa. Desesperada, Cristina confessa sua armação e implora pelo seu perdão. Adelaide permite que Alexandra fique em sua casa. Elias se decepciona com Kátia e a expulsa de sua casa. Débora procura Rafael e o acusa de ter usado Cristina. Xavier visita Guto e lhe entrega algo que ajudará na fuga do amigo. Cristina entrega o resultado do exame para Rafael. Decidido, Rafael procura Serena.
Rafael conta para Serena que confirmou a armação de Cristina e pede que eles reatem. Serena promete pensar e diz que lhe dará uma resposta em breve. Vera afirma para Eduardo que pretende ir embora da cidade. Elias proíbe Kátia de levar a filha e diz que vai criar a menina. Dalila não permite que Divina abrigue Kátia. Crispim flagra Kátia chorando. Romeu conta para Roberval que está procurando um rapaz e que deseja achar uma pensão para se hospedar. Crispim decide abrigar Kátia. Romeu vai para a pensão com Roberval e conhece Dalila. Nervosa, Alexandra escuta uma voz dizendo que algo de ruim vai acontecer e afirma que precisa alertar Serena. Cristina vai até a pensão procurar Serena. Vera conta a Rafael que pretende ir embora da cidade. Kátia descobre que terá que ajudar Mirna a cuidar do sítio. Felipe conta ao pai que se envolveu com Kátia e decepcionou Mirella. Rafael aconselha o rapaz a reconquistar a amada. Serena diz a Hélio que está se sentindo confusa. Dalila ameaça Cristina.
Dalila exige que Cristina lhe dê dinheiro em troca do seu silêncio. Vera entrega a chave de sua casa para Alexandra e conta que está saindo da cidade. Hélio afirma para Serena que não pode lhe dar conselhos, pois ainda tem esperanças de um romance entre os dois. Cristina se faz de vítima e pede que Serena não permita que seu filho cresça sem um pai. Vitório arma um plano com Olívia para expulsar Raul do restaurante. Rafael espera por Serena. Guto usa uma ferramenta para serrar as grades da cela. Na pensão, todos fofocam sobre Romeu. Generosa lembra de uma pessoa que conheceu no passado e teme que seja Romeu. Eduardo desabafa com Nair sobre a partida de Vera. Enciumada, Alexandra tenta quebrar toda a decoração da casa de Vera e faz uma exigência a Eduardo. Olívia expulsa Raul do caixa do restaurante e conta que mentiu sobre a catapora. Vitório e Olívia se beijam na frente de todos, e o oficial de justiça flagra tudo. Felipe procura Mirella. Serena vai ao encontro de Eduardo.
Serena afirma a Rafael que não pode afastá-lo do filho de Cristina. Eduardo não beija Alexandra, que chora desolada. Serena diz a Rafael que ele ainda ama Luna e afirma que, mesmo sendo a reencarnação de seu grande amor, ela é outra pessoa. Mirella conta a Felipe que conversou com Serena e exige saber o que ele sentiu ao beijar Kátia. Rafael questiona se a amada tem outro alguém e Serena se sente ofendida. Osvaldo confessa que está com ciúmes de Divina, e os dois acabam quebrando a cama novamente. Roberval fica triste por Dalila continuar duvidando de sua inocência. Kátia sofre com a rotina do sítio. Cristina descobre que Rafael passou a noite em claro na estufa e vai ao encontro do noivo. Os dois conversam, e Rafael questiona se ela o ama de verdade ou se está apenas interessada em seu dinheiro. Xavier visita Guto. Julian fica feliz com o desejo de Alexandra em se curar. Cristina afirma que sempre amou Rafael. Serena passeia pelo roseiral. Rafael toma uma decisão.
Cristina se sente humilhada com as condições impostas por Rafael, mas aceita se casar apenas no civil. Raul recebe a visita de Ermelino e se surpreende com uma novidade. Generosa sai apressada da vila e atrai a desconfiança dos vizinhos. O oficial de justiça procura Olívia. Generosa pensa em fazer uma viagem. Roberval conta para Romeu que foi abandonado pela mãe e percebe a curiosidade do novo amigo. Abílio alerta Olívia sobre o juiz que irá cuidar de seu caso. Felipe diz ao pai que seu namoro com Mirella acabou. Ciro conta para Adelaide e Agnes que Cristina armou para separar Serena e Rafael. Débora defende a filha das acusações de Adelaide e Agnes. Terê vai até o rio com Serena. Escondido na mata, José Aristides observa Serena. Serena percebe um barulho na mata e diz que tem alguém escondido. Cristina rasga seu vestido de noiva. Julian diz a Eduardo que Alexandra aceitou se tratar. Julian conta a Serena o que pretende descobrir na próxima sessão de hipnose.
Serena fecha os olhos e se lembra do momento em que Luna levou o tiro. Julian questiona se a moça sente alguma dor física e conta que pode ser uma sequela de algo de outra vida. Serena é hipnotizada. Romeu confessa a Roberval que é um fazendeiro, mas o rapaz não acredita. Kátia se atrapalha ao dar comida aos porcos e acaba caindo na lama. Raul tenta convencer Jorge a se tornar seu aliado contra Olívia. Romeu diz ao delegado que precisa confirmar se Roberval tem uma joia com um rubi. Divina percebe que Dalila aprendeu a gostar do marido. Olívia se esquece da festa de casamento de Rafael, e Vitório ameaça fazer greves de beijo caso ela não compareça ao evento. Hipnotizada, Serena se lembra da morte da mãe e do momento em que Luna ganhou as joias. Jorge mente para Vitório e Olívia. A dona do restaurante pede um favor para Jorge, e ele concorda em ajudá-la. Alexandra vai atrás de Serena e conta o que a voz está lhe dizendo. Rafael e Serena se encontram no roseiral.
José Aristides joga uma pedra em Rafael ao vê-lo beijando Serena. Felipe e Hélio tentam achar quem jogou a pedra. Após acordar, Rafael faz uma confissão para Serena e se desculpa. Guto suspeita de que as joias estejam com Cristina. Mirna ajuda Kátia a tomar banho. Cristina volta a dizer que conhece Ciro de algum lugar, mas não sabe de onde. Romeu pergunta se alguém na pensão tem alguma joia que deseje vender. Dalila e Roberval ficam tensos. Cristina exige que Raul acabe com a pensão e faz ameaças ao administrador. Rafael comenta que o responsável pela pedrada pode ter sido alguém que se incomoda com o relacionamento dele com Serena. Eduardo desabafa sobre os erros que cometeu com Vera. Rafael flagra Zulmira chorando, e Débora mente. Olívia orienta os preparativos do buffet do casamento. Cristina planeja se vingar depois de casada. Agnes fica intrigada com as insinuações de Ciro. Triste por perder o amado, Serena chora.
Rafael diz adeus ao retrato de Luna. Felipe vai à casa de Mirella, mas não encontra ninguém. Generosa afirma que vai viajar e se esconde ao perceber que Romeu está entrando na vila. Olívia aconselha a filha a arrumar um namoro de mentira para despertar o ciúme de Felipe. Hélio vê o relógio de Romeu e desconfia. Chega o dia do casamento de Cristina e Rafael. Os noivos começam a se preparar. Eduardo se surpreende ao ver Alexandra arrumada para o casamento. Cristina faz um comentário sobre as joias de Luna, e Adelaide desconfia. Débora dá um sermão em Cristina. Ivan elogia Cristina e quase se declara. Serena e Hélio observam o local da cerimônia de longe. Raul provoca Olívia. Jorge flagra Mirna pegando doces da festa. Raul faz perguntas sobre os lucros do restaurante para Jorge. Felipe procura Mirella e fica surpreso com uma novidade. Carlito conta um segredo para Raul. Começa a cerimônia de casamento. Os convidados ficam espantados ao ver Cristina vestida de noiva.
Cristina percebe que Rafael está olhando para Serena e fica nervosa. Serena chora quando Rafael diz “sim”. Xavier conta para Guto que Cristina está se casando. Romeu fica cara a cara com Generosa. Cristina joga o buquê e Alexandra pega. Alexandra afirma que o buquê é amaldiçoado e dá uma lição na noiva. Cristina fica furiosa ao ver Alexandra destruir as flores. Cristina corta o bolo e distribui os primeiros pedaços. Romeu conta que Generosa era uma dançarina e a acusa de roubo. Mirella provoca ciúmes em Felipe. Nina fica arrasada com o possível romance de Gumercindo e Mirella. Serena escuta um barulho e corre pela mata. Osvaldo questiona se Romeu é rico. Alexandra explica o que a levou a destruir o buquê. Eduardo questiona o tratamento de Julian. Generosa conta detalhes da sua época como dançarina. Hélio impede Serena de continuar procurando pela mata. Cristina conta para Rafael que estão sozinhos em casa. Rafael avisa a Cristina que eles não viverão como marido e mulher.
Rafael despreza Cristina, que implora pela atenção do marido. O botânico decide que não dividirá o quarto com a esposa e deixa Cristina arrasada. Rafael afirma que já chegou a sentir desejo por Cristina. Desesperada, Cristina fica nua na frente do botânico. Vitório insiste para que Olívia ajude nas tarefas do restaurante. Terê conversa com Serena sobre o casamento de Rafael. A moça afirma que vai conseguir chegar ao seu destino. Mirna se arruma toda para encontrar com o noivo e ganha um elogio do amado. Agnes comenta sobre a felicidade de Débora. Ciro elogia Agnes, que fica sem graça. Divina conta para os moradores da pensão a fofoca sobre Generosa. Todos ficam sem graça quando a dona da sorveteria chega na pensão. Eurico fica feliz com um pedido de Rafael. Ivan sorri ao saber de tudo. Raul pensa em um plano de deixar Olívia na miséria. Serena é a única a não recriminar Generosa pelo seu passado. Débora fica surpresa ao encontrar Cristina. Ciro descobre que Guto fugiu.
Xavier encontra Guto no meio da mata e sugere que ele fique escondido na locomotiva abandonada. Cristina conta para Débora que se humilhou para Rafael, mas ele a desprezou. Romeu conta que foi roubado por Generosa. Emocionado, ele diz que se arrependeu de ter abandonado a filha. Generosa diz que ninguém na pensão pode julgá-la e dança no meio da sala. Agnes tem uma ideia sobre quem poderia estar envolvido com o roubo das joias, mas decide não compartilhar suas suspeitas. Olívia exige que Jorge lhe conte o que conversou com Raul. Raul diz ao advogado que sabe das dívidas de Olívia e afirma ter um trunfo. Romeu confessa para Generosa que está procurando pelo neto e conta qual é a única pista que têm. Roberval elogia a atitude que Dalila teve. Alexandra afirma que Cristina não está grávida. Jorge conta para Raul onde Olívia guarda o dinheiro que ganha. Débora aconselha Cristina a se arrumar para encontrar Rafael. Ciro e Julian procuram Rafael.
Débora escuta toda a conversa de Julian, Rafael e Ciro. Julian afirma ao botânico que Serena lembrou que Guto é o assassino de Luna. Guto planeja roubar as joias de Cristina e pede para que Xavier arrume um revólver. Serena guarda o jacaré de barro que achou. Dalila encontra Terezinha em seu quarto. Raul convida Carlito para jantar com ele. Nina pergunta ao garçom se o namoro com Mirella é pra valer e fica triste com a resposta. Débora insiste para que a filha seduza o marido. Na casa de Agnes, Rafael pede que Felipe leve um recado para Serena. Generosa vai jantar no restaurante de Olívia e conta seu plano para Alaôr. Xavier exige que Guto lhe conte tudo que está planejando. Cristina tenta seduzir Rafael. Furiosa, Cristina destrói os móveis do ateliê de Luna. Rafael a proíbe de entrar no cômodo. Débora vai até a feiticeira em busca de uma nova poção. Xavier entrega a arma para Guto. Serena vai ao encontro de Rafael no roseiral.
Rafael pede que Serena lhe conte tudo que lembrou sobre o assassinato de Luna. Ela diz que os olhos de Guto foram a última coisa que Luna viu antes de morrer. Serena afirma sentir raiva de Guto, e Rafael teme que algo aconteça com ela. Jorge ajuda Kátia a tirar leite da vaca. Ela se machuca e Jorge se aproxima. Agnes convida Serena para um passeio. Rafael nota que a barriga de Cristina não está crescendo, mas ela mente. Terezinha faz uma descoberta interessante para Raul. Guto planeja o roubo das joias. Hélio confessa que deseja descobrir a ligação que têm com Serena. Cristina faz provocações ao chegar na casa de Agnes e encontrar Serena. Guto entra na casa de Rafael à procura das joias. Xavier cochila e não consegue avisar Guto que Cristina voltou para casa. Ivan se insinua para Cristina. Guto encontra as joias e confronta Cristina. O vilão não acredita quando Cristina diz que Serena é a Luna que voltou. Guto empurra Cristina, que cai da escada.
Rafael e os empregados escutam o grito de Cristina ao cair da escada. Guto usa o carro de Felipe para fugir. Ivan e Rafael decidem ir atrás do vilão. Guto consegue escapar da perseguição de Rafael. Eduardo avisa Rafael que Cristina será levada para um hospital em São Paulo. Débora descobre que as joias foram roubadas. Guto esconde a maleta com as joias. Rafael e Felipe afirmam ao Delegado que Guto foi o responsável pelo roubo. Hélio conversa com Serena sobre o roubo na casa de Rafael. A moça tem um mau pressentimento. Guto reclama com Xavier por não ter mantido o plano. O vilão arma um plano para se vingar de Serena. Raul descobre como invadir a casa de Olívia. Xavier sequestra Terê. Generosa entrega um colar para Alaôr e explica seu plano. As crianças entregam um bilhete para Serena. Hélio afirma que não pretende deixar Serena ir sozinha até a locomotiva. Eduardo descobre que Cristina não está grávida. Serena vai ao encontro de Guto. Ele a ameaça com uma arma, e Serena o enfrenta.
Serena não atira em Guto e decide perdoá-lo. Ele questiona a decisão e se emociona. Guto chora e decide ir à igreja. Alexandra reclama de estar ouvindo uma voz e mente para Nair. A moça consegue fugir de casa e vai até a igreja, onde encontra Guto. Sem coragem de dizer a verdade, Eduardo diz a Rafael que Cristina perdeu o bebê. Débora arma com Cristina a mentira sobre a perda do bebê. Eduardo conversa com o médico sobre a mentira da gravidez de Cristina e pede que ele não conte a verdade. Guto desabafa com Alexandra e diz que o perdão de Serena o transformou. Guto afirma para Alexandra que já sabe o que deve fazer. Alexandra se surpreende com o abraço de Eduardo. O médico questiona Alexandra como ela sabia que Cristina não estava grávida. Dalila desconfia do comportamento de Romeu com Roberval. Agnes faz perguntas sobre o roubo e irrita Débora. Cristina afirma não saber o que foi roubado e se faz de vítima. Guto afirma para Xavier que tomou uma importante decisão.
O Delegado fica surpreso ao ver Guto na delegacia. Cristina pede que Rafael lhe dê outro filho. Sem graça, o botânico promete cumprir seu desejo. Dalila insiste em querer saber a razão de Romeu sempre proteger Roberval. Olívia e a família visitam Cristina no hospital. Raul ronda a casa de Olívia e tenta abrir a janela. Clarice o flagra e Raul decide ir embora. O Delegado vai ao hospital e diz que Guto se entregou. Débora e Cristina ficam tensas. Ermelino incentiva Raul a pagar as dívidas do restaurante, a fim de tomar o controle do estabelecimento na justiça. Preso, Guto afirma que vai se transformar em um novo homem. Débora diz à Cristina que pretende matar Guto. Cristina pede que Ivan faça tudo o que Débora lhe pedir. Débora coloca a poção no refresco e pede que Ivan entregue para Guto. Clarice conta para Olívia sobre a visita de Raul. Rafael conta para Serena que Guto decidiu se entregar e confessar tudo o que fez. Guto começa a passar mal após comer o lanche.
Guto tem um ataque cardíaco. Serena afirma a Guto que o perdoou e ele morre. Rafael desconfia que Guto tenha sido envenenado. Agnes desconfia de Débora e faz perguntas para a irmã. No roseiral, Bernardo percebe que alguém está escondido e deixa um lanche. Débora conta para Cristina que Guto morreu. Cristina finge sofrer, mas Rafael garante que não esqueceu os erros que ela cometeu. Serena se lembra de que havia outro homem no momento do roubo das joias de Luna. Cristina recebe alta do hospital, mas fica preocupada com o olhar de desconfiança de Eduardo. Raul descobre que Olívia não pagou nenhuma dívida. Crispim desmaia ao ver Kátia tomando banho. Eduardo pede que Judith consiga uma cópia do exame de gravidez que Cristina fez na clínica. Roberval defende Dalila das fofocas na pensão, e Romeu descobre que a moça se casou grávida. Ciro conta para Agnes que já conhecia Cristina. Hélio volta a se declarar para Serena e insiste que deseja descobrir a ligação que tiveram em outra vida.
Hélio afirma estar sofrendo por não ser correspondido por Serena e ela concorda em tentar descobrir a ligação dos dois com a ajuda de Julian. Agnes descobre que Ciro foi professor de Cristina. Ele conta que houve um escândalo envolvendo Cristina e, por isso, a moça desistiu de seguir a carreira de professora. Cristina e Débora conversam sobre as joias e tentam imaginar onde Guto pode ter escondido. As duas lembram que Xavier era cúmplice de Guto. Felipe questiona Rafael sobre o que pretende fazer agora que Cristina não está mais grávida. O botânico confessa ao filho que está se sentindo mais próximo da esposa. Kátia visita Ritinha e conta ao pai que está morando no sítio. Generosa diz a Romeu que encontrou seu neto. Cristina agradece a Ivan e ele se declara. Osvaldo tenta expulsar Romeu da pensão, mas não consegue. Judith conta a Eduardo que Cristina nunca buscou o resultado do exame no laboratório que ele indicou. Débora se irrita ao ouvir Cristina suspirando por Ivan.
Eduardo pede a Rafael para ver o resultado do exame de Cristina. Ciro vai ao clube procurar por Xavier. Nair conta que Guto morreu, e Alexandra afirma ouvir a voz do rapaz. Romeu desconfia da corrente de Alaôr. Dalila impede Roberval de comentar sobre a correntinha. Jorge tenta enrolar Mirna para ganhar tempo antes do casamento. Crispim e Kátia se enrolam ao tentarem colher mel e fogem das abelhas. Os dois acabam mergulhando no rio. Crispim começa a se afogar e pede a ajuda de Kátia. Surge um clima entre os dois, que acabam se beijando. Eduardo conta para Judith que Cristina fez exame em outro laboratório e confessa a verdade. Judith decide buscar o resultado do exame. Rodriguez diz a Ciro que um rapaz procurou Xavier antes da chegada dele. Xavier conta a Ivan sobre as joias de Luna, e o motorista propõe um acordo. Terezinha encontra a correntinha de Roberval. Julian começa a sessão de regressão com Serena. A moça vê o irmão de Luna. Alexandra conta o que está ouvindo para Eduardo.
Cristina grita ao ver o fantasma de Guto. Todos vão ao quarto, e Débora mente. Rafael percebe que Cristina ficou muito assustada, mas não cede aos pedidos da esposa. Débora acusa Rafael de não ser marido presente. Serena vê o irmão de Luna durante a regressão. Alaôr chega ao restaurante como cliente. Romeu conta para todos que o rapaz é seu neto que estava desaparecido. Roberval descobre que sua correntinha sumiu. Ofélia faz comentários preconceituosos sobre o cabelo de Sabina. Olívia serve a mesa de Alaôr vestida de garçonete. Alaôr acaba sendo expulso do restaurante. José Aristides se esconde na fazenda de Crispim. Romeu confessa sua história na pensão. Roberval afirma que é o verdadeiro neto de Romeu. Generosa revela a mentira de Alaôr. Terezinha mostra a correntinha que roubou. Hélio afirma que Roberval está falando a verdade. Avô e neto se abraçam emocionados. Sabina e Julian conversam sobre amor. O médico confessa que está impressionado com uma mulher.
Rafael decide dormir ao lado de Cristina. Ela se revolta quando o marido lhe nega um beijo. Cristina acusa Rafael de ser o culpado por ela ter perdido o bebê e pede que ele cumpra a promessa que fez. Eduardo diz para Alexandra que eles não podem viver como marido e mulher. Ciro conta para Agnes e Adelaide que Xavier saiu da cidade. Cristina tenta seduzir Rafael e o irrita ao falar de Serena e Luna. Romeu mostra uma foto da mãe de Roberval. Gumercindo pede para dar um beijo no rosto de Mirella. Terezinha conta que o bebê de Dalila não é de Roberval. Agnes fica sem reação quando Julian diz que talvez Hélio seja a reencarnação do filho que ela perdeu. Ciro insiste que Agnes renasça para a vida. Ele torna a soltar os cabelos dela e a beija. Vitório avisa que Alaôr não volta mais para o restaurante. O fantasma de Guto aparece para Cristina e afirma que Rafael jamais vai esquecer Luna. Cristina decide destruir o quadro da bailarina. Rafael acorda com o barulho do ataque de Cristina.
Rafael impede Cristina de continuar destruindo o quadro de Luna. Enlouquecida, Cristina parte para cima do marido, que consegue pará-la. Débora e Felipe flagram toda a confusão. Cristina implora o perdão de Rafael. Mirna acorda com o barulho de alguém andando pela casa. Todos na fazenda acordam e percebem que alguém roubou pão da fazenda. Divina critica Terezinha por ter mentido, mas permite que ela continue na pensão. Rodriguez vai até a fazenda fazer um convite a Kátia. Crispim fica furioso e joga Rodriguez no chiqueiro. Mirna percebe que Kátia ia embora com Rodriguez e confessa que Crispim é apaixonado por ela. Romeu conta ao neto que já comprou o apartamento e que já cumpriu o pedido que ele fez. Eduardo descobre que o exame de gravidez de Cristina deu negativo. Rafael planeja levar o quadro de Luna a um restaurador. Débora humilha Zulmira. Eduardo vai até a mansão, e Débora faz acusações contra Rafael. O médico questiona Débora sobre a gravidez de Cristina.
Cristina se ajoelha e pede perdão para Rafael. Débora mente ao afirmar para Eduardo que a filha estava grávida. Cristina chora ao ouvir Rafael dizendo que não pode amá-la. Alexandra conhece Judith e lhe dá um aviso. Divina e Osvaldo fazem as pazes e acabam quebrando a cama novamente. Olívia pede a Vitório para pegar um caderno que esqueceu em casa. Jorge vai até a fazenda visitar Mirna e fica nervoso ao saber que tem alguém rondando o sítio. Felipe procura Mirella e confessa não se conformar com o fim do namoro entre eles. O rapaz pede para reatar o romance. Nina conta para Gumercindo que Felipe foi atrás de Mirella. Gumercindo expulsa o rival do restaurante. Julian faz uma nova regressão em Serena. Serena se lembra de uma vida anterior à de Luna e descobre que Hélio era seu irmão. Raul rouba o dinheiro de Olívia com a ajuda de Terezinha. Ivan conta para Cristina que já sabe sobre o roubo das joias de Luna. Eduardo vai até a clínica onde Cristina fez o exame de gravidez.
Eduardo conversa com a enfermeira do laboratório e descobre que Débora estava presente no dia do exame. Ivan conta tudo o que descobriu para Cristina e afirma que pretende encontrar as joias que eram de Luna. Ivan convida Cristina para fugir e tenta seduzi-la. Raul consegue escapar sem ser visto. Eduardo percebe que Cristina fez dois exames no mesmo dia e decide investigar. Serena conta para Hélio que eles eram irmãos em outras vidas. Os dois se abraçam emocionados. Débora incentiva Cristina a chantagear Rafael para conseguir outro filho. Raul compra um vestido para Terezinha. Alaôr vai ao restaurante pedir o emprego de volta. Jorge convence Olívia e Vitório a recontratarem o garçom. Kátia e Mirna ajudam na cozinha do restaurante. Raul visita Cristina. A megera se interessa pelos planos de Raul. Ofélia diz que pretende ir morar com Dalila e Roberval. Gumercindo baba por Kátia no restaurante. Alexandra diz a Eduardo que Rafael precisa dele. Eduardo procura o amigo.
Rafael confirma para Eduardo que acompanhou Cristina até o laboratório. Cristina fica tensa quando Eduardo pergunta se ela guardou o exame de gravidez. Ivan expulsa as crianças da locomotiva abandonada e procura pelo esconderijo das joias. Eduardo diz a Ciro que descobriu a mentira de Cristina. Agnes abraça Hélio e confessa que sempre sentiu um grande carinho pelo rapaz. Raul tenta comprar a pensão, mas descobre que o imóvel já foi vendido. Rafael flagra Ivan conversando com Cristina no quarto. Débora incentiva a filha a usar Ivan para fazer ciúmes no marido. Raul sai com Madalena. Na pensão, todos reparam na nova roupa de Terezinha. Dalila confessa a Osvaldo que teme ser abandonada por Roberval. Ofélia faz comentários preconceituosos. Hélio se declara a Sabina e os dois se beijam. Ciro decide ajudar Eduardo a descobrir a verdade sobre os exames de gravidez de Cristina. Crispim arma uma armadilha para capturar o ladrão do sítio. Raul beija Madalena. Olívia descobre que foi roubada.
Olívia chora e se desespera. Na vila, todos ouvem os gritos de Olívia pedindo “socorro”. Ela conta que foi roubada e que levaram todo o dinheiro. Vitório a consola. Carlito observa a cena e fica pensativo. A polícia leva o ladrão do sítio. Julian visita Alexandra. Clarice acusa Vitório de ser o responsável pelo roubo. Ciro conta para Adelaide e Agnes que Cristina nunca esteve grávida. O delegado questiona Olívia sobre quem sabia onde o dinheiro era guardado. Vitório se decepciona quando Olívia suspeita dele. Sabina e Hélio ficam sabendo dos comentários preconceituosos que Ofélia faz da moça. Vitório diz que não pretende mais falar com Olívia. Jorge desconfia que Raul seja o responsável pelo roubo e fica em dúvida se deve contar o que sabe. Serena vai até a delegacia falar com o ladrão e descobre que é José Aristides. Rafael desabafa com Felipe sobre Cristina. O rapaz aconselha o pai, e Débora ouve tudo. Serena e José Aristides choram ao se abraçar.
Rafael fica furioso ao flagrar Débora escutando sua conversa com Felipe. Felipe acusa Débora de sempre culpar Rafael pela perda do bebê. Cristina acalma a situação e comove Rafael. Serena insiste em levar José Aristides para a pensão. Hélio diz à Sabina que o beijo que eles deram significou muito. Vitório afirma que jamais irá perdoar Olívia. Osvaldo permite que José Aristides fique na pensão. Judith faz companhia para Alexandra e conta que Eduardo não ama a esposa. Alexandra sofre ao saber de tudo. Terezinha conta para Raul que Olívia desconfia de que Vitório seja o culpado pelo roubo. Na delegacia, Vitório presta depoimento para o delegado. Raul surpreende Olívia com uma proposta. Serena pretende pedir que Rafael empregue José Aristides no roseiral. Eduardo e Ciro vão até o laboratório que Débora levou Dalila. A enfermeira conta toda a verdade. Dalila se sente culpada por ter prejudicado Abílio na floricultura. Cristina procura Rafael na estufa e afirma que deseja ter outro filho.
Cristina acusa Rafael de estar encontrando Serena às escondidas. Serena confessa o amor que sente por Rafael, mas vai embora ofendida. Rafael vai atrás de Serena e marca um novo encontro. Olívia reúne os funcionários do restaurante e descobre que Vitório não pretende mais trabalhar no estabelecimento. Olívia decide comandar a cozinha do restaurante. Ciro insiste para que Eduardo não conte a Rafael sobre as suspeitas da falsa gravidez de Cristina. Serena convence Crispim de que José Aristides não é um ladrão. Eduardo exige que Dalila confesse para Rafael que se passou por Cristina no laboratório. Nina conta para Vitório que Olívia decidiu cozinhar. Olívia erra a receita do pão e faz a maior bagunça na cozinha. Um cobrador chega no restaurante. Raul convida Madalena para jantar e finge estar sofrendo. Vitório não aceita voltar ao restaurante. Dalila finge não estar envolvida com a mentira de Cristina. Eduardo encontra Serena no roseiral.
José Aristides confessa para Hélio que jogou a pedra em Rafael e que esperava encontrar Serena sozinha. Rafael questiona Serena se ainda existe uma chance entre eles. Ela reage quando Rafael a compara com Luna. Serena pede que Rafael dê um emprego para José Aristides e deixa o botânico enciumado. Olívia se recusa a implorar pela ajuda de Vitório. Dalila espera por Cristina. Rafael conta para Cristina que decidiu tentar ser feliz ao lado dela. Dalila conta para Cristina que Eduardo já sabe que elas forjaram o exame de gravidez e que ele exige dinheiro. Julian diz que Alexandra está quase curada e surpreende Eduardo. Olívia procura Vitório. Vitório exige que Olívia ajoelhe e peça para ele voltar. Ciro conta para Agnes que Cristina realmente nunca esteve grávida. Os dois decidem não contar nada para Adelaide. Depois, Ciro acusa Agnes de fugir da própria felicidade e ela se afasta quando o rapaz tenta beijá-la. Alexandra e Eduardo vão jantar no restaurante de Olívia. Rafael beija Cristina.
Rafael vê a imagem de Serena chorando enquanto beija Cristina e se afasta. Cristina tenta beijar Rafael novamente, mas ele afirma que não consegue esquecer Serena. Cristina encontra Ivan e se insinua para o motorista. Os dois se beijam e Débora flagra a cena. Furiosa, Débora esbofeteia Cristina e Ivan. Felipe alerta o pai de ter ouvido vozes no jardim. Débora volta a acusar Rafael de fazer Cristina sofrer. Kátia aconselha Mirna a se casar logo com Jorge. Cristina pede para Rafael dormir ao seu lado e ele aceita. Dalila vai até a floricultura procurar Raul. Enquanto isso, Raul incentiva o advogado a perturbar Olívia com os cobradores. Vitório vai com Abílio até a delegacia. Dalila faz uma exigência para Raul e se surpreende com uma novidade. Cristina diz que Raul deve pagar pelo silêncio de Dalila. José Aristides fala com Tio Nardo sobre a infestação de formigas no roseiral. Raul conversa com Cristina sobre um plano para conseguir dinheiro às custas de Rafael.
Serena pensa em como descobrir qual é sua missão e pede a ajuda de Julian. Mirna vibra ao saber que Jorge decidiu marcar a data do casamento. Rafael conta para Eduardo como se sente quando está ao lado de Cristina. O médico surpreende Rafael com uma pergunta. Dalila esconde o dinheiro que ganhou e começa a passar mal. Todos tentam ajudar Dalila, que grita com as dores do parto. Roberval chega à cidade com seu novo visual. Hélio encontra Roberval e avisa sobre o bebê. Mirella fica triste ao ver Felipe conversando com Nina. Cristina conta para Débora os planos de Raul. Terezinha tenta impedir Mirella de entrar no escritório de Raul, mas não consegue. A jovem conta ao pai que o bebê de Dalila está nascendo. Eurico tenta alertar Rafael sobre Débora e Cristina. Enquanto isso, mãe e filha falam sobre a possível venda do roseiral. Cristina volta a se declarar para Rafael e ele afirma que ainda ama Serena. Sozinha, Cristina vai até o ateliê e vê o reflexo de Luna no espelho.
Mirella se choca ao perceber a frieza do pai. Nasce a filha de Dalila. Roberval se emociona quando Dalila diz que deseja batizá-la de Clara. Serena passa mal e é atendida por Eduardo. Cristina perde o controle e tenta avançar sobre o espelho, mas é impedida por Felipe e Rafael. Jorge volta a provocar Kátia quando Crispim chega ao sítio. O cobrador vai até o restaurante exigir o pagamento da dívida pela compra dos talheres. Crispim decide cobrar Olívia. José Aristides comenta com Tio Nardo sobre as formigas que tem encontrado no roseiral. Cristina conta para Débora que viu Luna no espelho. Julian orienta Alexandra a cultivar bons sentimentos para afastar o espírito mau que a domina. Eduardo acusa Julian de maltratar Alexandra, mas a moça defende o médico. Alexandra faz uma revelação a Julian. Hélio insiste que Serena faça alguns exames conforme a recomendação de Eduardo. Débora procura Rafael e diz estar preocupada com Cristina.
Rafael se nega a cumprir a exigência de Débora. Furiosa, ela o acusa de ser um homem mimado. O botânico se cansa das acusações da sogra e a ameaça caso ela insista em destruir o ateliê. Julian aconselha Eduardo a pedir ajuda a Agnes para convencer Dalila a dizer toda a verdade. Raul fica sabendo que Crispim pretende cobrar Olívia e aconselha que ele cobre no horário de funcionamento do restaurante. Com uma tesoura, Cristina vai até o ateliê e destrói os vestidos de Luna. Alexandra confessa para Eduardo que sente medo da voz má que escuta. Os dois se beijam. Crispim arma um escândalo no restaurante. Cristina entrega os vestidos destruídos de Luna para Rafael e ele a esbofeteia. Eurico tenta contar a verdade para Felipe, mas é interrompido pela discussão entre Cristina e Rafael. Olívia tenta negociar com Crispim. O juiz observa toda a confusão no restaurante. Raul decide tomar uma atitude. Débora critica o comportamento de Cristina. Ivan vai até o quarto de Cristina.
Ivan insiste em passar a noite com Cristina, mas ela diz que é perigoso demais. O rapaz concorda em ajudá-la com a vingança contra Rafael. Julian conta para Agnes da mentira de Cristina sobre a falsa gravidez. Raul paga parte da dívida de Olívia para Crispim. Rodriguez procura Kátia e faz uma proposta. Hélio conta para a família que está namorando Sabina. Divina desmaia com a notícia. Adelaide desconfia quando Agnes afirma que o casamento de Cristina e Rafael é uma farsa. Raul vibra por seu plano contra Olívia ter saído melhor do que o planejado. Cristina procura Raul e conta que pretende tirar todo o dinheiro de Rafael. José Aristides deixa claro para Serena que não gostou de vê-la com Rafael e que deseja formar uma família. Terê mostra uma pedra que achou para Serena e José Aristides. Tio Nardo afirma que a pedra não tem valor algum. Mirella pede ajuda do pai e se surpreende com uma descoberta. Cristina planeja destruir o campo de rosas e conta seu plano para Débora.
Cristina pede desculpa a Rafael. O botânico se surpreende quando a esposa diz que vai concordar com o divórcio caso eles não consigam se entender. Ivan encontra Cristina no jardim e fica satisfeito com as promessas que ela faz. Mirella chora ao ouvir os planos de Raul. Hélio afirma que se decepcionou com a família e garante que irá lutar pela amada. Eduardo conta para Julian que beijou Alexandra. Julian critica a atitude do médico e diz que a decepção pode piorar o tratamento dela. Adelaide se preocupa quando Agnes diz que irá desmascarar Cristina e pede que a filha faça uma promessa. Cristina conta para Débora o que disse para Rafael e afirma que irá destruir a vida do marido. Agnes visita Dalila. Vitório sugere a Olívia que ela peça um empréstimo no banco. Mirella conta para a mãe que Raul se negou a ajudar. Felipe se oferece para ajudar Olívia, mas acaba sendo expulso. Agnes afirma para Dalila que já sabe do falso exame de Cristina e pede que a moça conte a verdade para Rafael.
Dalila finge não saber do que Agnes está falando. Olívia descobre que o juiz marcou a data da audiência e recebe orientações de Abílio. Raul pede que Madalena faça notas falsas simulando compras recentes de Olívia. Mirna conta para Kátia que está planejando o casamento da pata Doralice. Nair conta para Julian que Alexandra teve uma crise durante a noite. Julian alerta Alexandra. Zulmira e Eurico percebem uma mudança no comportamento de Cristina. Agnes oferece dinheiro para Dalila dizer a verdade para Rafael. Rafael vai até a floricultura e pede que Filó prepare um buquê. Ao sair, o botânico dá de cara com Serena. Adelaide visita a avó e a surpreende com um pedido. Rafael oferece o buquê a Serena e marca um encontro com a amada. Agnes desconfia da mudança no comportamento de Cristina. Julian diz a Eduardo que o espírito que perturba Alexandra ficará mais agressivo. Cristina pede que Ivan dê um recado a Rafael. Eurico defende Zulmira da implicância de Débora. Cristina surpreende Rafael.
Rafael fica comovido ao ver o presente de Cristina. Hélio fica chateado com o preconceito da família com Sabina. Ciro aconselha Agnes a manter a calma. Os dois se abraçam e Agnes resiste a um beijo do rapaz. Bernardo procura Raul e avisa sobre a infestação de formigas. José Aristides encontra Serena no roseiral e descobre que ela foi ao encontro de Rafael. Débora reclama de Zulmira durante o café da manhã e Felipe a defende. No roseiral, Rafael e Serena se encontram. Durante a audiência, Raul afirma que seria capaz de perdoar o romance que Olívia tem com Vitório. Gumercindo e Felipe se estranham e acabam brigando no meio da rua. Serena afirma que Cristina sempre desejou ter a vida de Luna e lembra do momento em que Adelaide deu as joias para a neta. A moça não aceita quando ele a beija e avisa que não irá esperar por ele a vida toda. Débora sugere que Cristina coloque as rosas brancas ao lado da fotografia de Luna. Ao cortar uma rosa, Cristina grita ao ver sangue escorrendo do caule.
Na mansão, todos ouvem os gritos de Cristina. Ivan encontra a patroa chorando na estufa. Cristina insiste em dizer que viu sangue na rosa, mas o motorista não vê nada. Ivan enfrenta Débora. Olívia acaba com a briga entre Felipe e Gumercindo. O juiz observa quando os rapazes falam sobre o namoro com Mirella. Dalila se emociona ao ver os presentes que o marido comprou para a filha. Kátia fala sobre casamento e Crispim pede que ela o ajude com os porcos. No meio do chiqueiro, os dois se beijam. Rafael fica furioso ao ver que uma rosa branca foi cortada. Divina conta para Cristina que Agnes visitou Dalila. Eurico confirma para Rafael que foi Cristina quem cortou a rosa. Dalila avisa que Agnes ofereceu dinheiro para ela dizer toda a verdade e pede que Cristina faça uma nova oferta para manter o segredo. Serena confessa não sentir amor por José Aristides, mas ele garante que vai esperá-la. Olívia teme perder a guarda dos filhos. Rafael pensa na promessa que fez a Cristina.
Rafael acha estranho quando Felipe o alerta do mesmo jeito como Serena fez. Dalila enfrenta Cristina, que ameaça destruí-la. Hélio desconfia da visita de Cristina e a confronta. Vitório se chateia quando Olívia afirma que ele a prejudicou. Kátia repreende Crispim por tê-la beijado. Raul recebe a visita de um técnico que confirma a presença de ferro nas terras do roseiral. Alexandra encontra Cristina e lhe dá um aviso. Rafael admira a foto de Luna, quando Débora aparece para lhe fazer um pedido. Serena afirma saber que Cristina está preparando alguma armadilha para Rafael e comenta sobre o filho que ela perdeu. Alexandra escuta e diz que nunca houve gravidez. Cristina exige provas da falsa gravidez e Serena garante que irá descobrir toda a verdade. Débora orienta a filha a tramar um plano contra Eduardo. Filó visita Dalila. Rafael diz a Cristina que um filho não pode salvar o casamento. Ela volta a chorar e o abraça. Comovido, o botânico é gentil e acaba beijando Cristina.
Cristina seduz Rafael, que corresponde aos seus beijos. Ciro avisa a Eduardo que o laudo sobre a morte de Guto vai sair. Cristina leva Rafael para a cama. Eduardo vai até a casa de Rafael e comenta com Débora que o laudo ficou pronto. Rafael ouve e vai conversar com Eduardo, abandonando Cristina. Crispim tenta se desculpar com Kátia por tê-la beijado. Hélio não revela a Roberval o assunto sobre o qual conversou com Dalila. Hélio suspeita de que Dalila tenha alguma relação com a mentira de Cristina. Sabina pressente que algo vai acontecer com Alexandra e convence Julian a procurá-la. Alexandra é dominada pelo espírito mau. Olívia avisa os empregados que só poderá pagar metade do salário. Eduardo lê o laudo e descobre que nenhuma substância foi encontrada no corpo de Guto. Cristina lamenta ter sido interrompida quando estava com Rafael, mas comenta que ele não consegue resistir quando se aproxima dela. Eduardo chama Rafael para uma conversa séria.
Eduardo conta para Rafael que vai jantar com Serena, Hélio e Alexandra. Dominada pelo espírito maligno, Alexandra assusta Nair. Raul pede um favor a Jorge. Guto aparece para Cristina e afirma que logo ela perderá tudo. Eduardo conta para Hélio e Serena o que Dalila fez e afirma que pretende dizer toda a verdade para Rafael. Débora fala sobre o bebê que Cristina supostamente perdeu e irrita Rafael. O genro perde a paciência quando ela cita a morte de Luna. Raul incentiva Carlito a prestar um depoimento para o juiz com a desculpa de afastar Vitório de Olívia. Roberval insiste em querer saber o motivo da discussão que ela teve com Hélio e faz uma ameaça. Julian encontra Alexandra possuída pelo espírito mau e a enfrenta. Eduardo descobre que Alexandra teve uma nova crise. Cristina insinua que Eduardo sempre a visita. Julian explica que Alexandra se sente rejeitada e orienta Eduardo a estar mais presente na vida da moça. Cristina prepara uma armadilha para Eduardo.
Rafael fica atordoado com o que vê. Cristina se faz de vítima e faz acusações contra Eduardo. Raul conversa com o técnico sobre as pedras de ferro presentes no roseiral. Bernardo e José Aristides observam os dois. Cristina dá uma bofetada em Eduardo quando ele afirma que ela nunca esteve grávida. Kátia procura Rodriguez e diz que aceita a oferta que ele fez. Carlito confessa para Olívia e Vitório que contou para Raul onde a mãe guardava o dinheiro do restaurante. Kátia se surpreende quando Rodriguez avisa que encontrou uma nova companheira e que pretende se casar. Vitório decide procurar Raul para confirmar suas suspeitas. Eduardo diz a Rafael que recebeu um recado de Ivan. O motorista mente para ajudar Débora e Cristina. Vitório pressiona Raul a confessar que roubou o dinheiro. Débora pede que Ivan lhe faça um novo favor. Rafael avisa a Cristina que não a perdoará caso ela tenha mentido sobre a gravidez. Eduardo conta para Agnes, Ciro e Serena que caiu em uma armadilha de Cristina.
Serena desconfia de que Dalila tenha dito para Cristina que Eduardo já sabia da armação. Na floricultura, todos tentam separar Vitório e Raul. Rafael conta para Felipe que se decepcionou com Eduardo. O rapaz desconfia de que tenha algo de errado e decide investigar. Serena tenta convencer Dalila a contar toda a verdade para Rafael. O delegado libera Raul e Vitório, mas impõe uma condição. Olívia descobre que Vitório foi parar na delegacia após brigar com Raul. Cristina descobre o plano de Raul para acabar com o roseiral. Elias se preocupa com os planos de Kátia. Kátia admira a lua com Crispim. Mirna sofre por causa de Jorge. Olívia pensa que Jorge não seria capaz de trair a amizade de Vitório. Alexandra escuta a voz bondosa dizendo que Rafael corre perigo e alerta Eduardo. Débora obriga Zulmira a trabalhar em dobro. Terezinha dá um recado que Raul enviou para Dalila. Hélio escuta a conversa das duas por trás da porta. Ivan cobra uma atitude de Cristina, e os dois se beijam.
Débora chama por Cristina, alertando a filha. Rafael estranha ao ver a esposa apoiada em Ivan. Cristina fica aliviada quando Rafael diz não acreditar que ela seja capaz de mentir sobre a gravidez. Terê escuta a conversa de Hélio e Serena, encontra Vitório e conta tudo o que Dalila aprontou. No roseiral, José Aristides percebe que as formigas não morrem com o veneno que Raul comprou. Os moradores da pensão observam o presente que Roberval colocou na árvore de Natal e tentam adivinhar o que pode ser. Ciro insinua para Agnes que Cristina pode ser a responsável pelo roubo das joias de Luna. Cristina pede para que Raul seduza Dalila. Roberval volta para a barbearia e propõe se tornar sócio. Kátia fica tensa quando Mirna diz que ela poderia se casar com Crispim. Mirna pede um vestido de Kátia emprestado. Na floricultura, Raul tenta seduzir Dalila. Roberval chega e flagra os dois. Guto aparece para Alexandra. Ivan provoca Cristina. Os dois se beijam no jardim. Zulmira flagra os dois.
Cristina se afasta de Ivan, mas faz promessas. Zulmira conta para Eurico que viu um beijo entre Ivan e Cristina. Com a ajuda de Vitório, Roberval enfrenta Raul. Preocupado, Julian insiste para que Alexandra não deixe Guto usar sua força. José Aristides diz a Tio Nardo que o veneno não fez efeito sob as formigas e que o roseiral está sendo afetado. Serena vê a imagem de Luna no espelho e descobre que sua missão é salvar Rafael. Roberval grita no meio da praça e atrai a atenção de todos. Na pensão, Dalila se declara ao marido e confessa que sabe de um segredo de Cristina. Bernardo avisa Rafael sobre a infestação de formigas no roseiral. Ciro vai até a locomotiva abandonada para procurar pelas joias. Crispim conta para Serena que as rosas estão sendo atacadas pelas formigas. Vitório se nega a contar para Olívia o que descobriu sobre Dalila e Raul. Cristina visita Dalila e leva um presente para a bebê. Zulmira enfrenta Débora e lhe dá um tapa. Rafael encontra Serena no roseiral.
Rafael fica feliz em encontrar Serena e a convida para um passeio. Os dois acabam se beijando. José Aristides fica triste ao vê-los juntos. Roberval e Dalila enfrentam Cristina. A megera ameaça denunciar Dalila por falsidade ideológica. Zulmira perde a paciência e continua dando uma surra em Débora. Dalila diz a Hélio que vai se manter calada para não correr o risco de ser presa. Débora decide demitir Zulmira e Eurico. Cristina vai até a loja de Madalena encomendar um novo vestido. A modista conta para Cristina que está com um novo amor. Ivan vê Rafael e Serena juntos no carro e mostra para Cristina. Felipe defende Zulmira e Eurico. Dalila entrega todo o dinheiro que ganhou de Raul para Roberval. Sabina diz a Julian que ele está apaixonado por Alexandra. Serena é convidada para passar o Natal na casa de Agnes. Débora conta para Cristina que foi agredida por Zulmira. Enquanto isso, Zulmira quase desabafa toda a verdade para Felipe. Serena pede a ajuda de Luna.
Serena questiona Luna se Cristina gostava dela. Luna chora. Zulmira conta que é humilhada por Débora. Julian admite o que sente por Alexandra. Cristina pede para que a mãe perdoe Zulmira. Débora abraça Zulmira, que desconfia da atitude. Cristina e Ivan se beijam quando Rafael bate no quarto do motorista. Rafael percebe o cheiro do perfume de Cristina. Desconfiado, Rafael escuta uma conversa de Zulmira e Eurico. Rafael alerta Zulmira de que não o perdoará, caso Ivan esteja recebendo visitas de mulheres. Revoltada, Zulmira vai até o quarto do irmão e dá de cara com Cristina. Raul convida Rafael para jantar no restaurante de Olívia. Serena pede para fazer novas sessões com Julian. Débora dá um aviso para Zulmira e Eurico. Raul chega para jantar com Cristina e Rafael no restaurante. O espírito de Guto aparece para Alexandra e alerta sobre as joias. Julian quer saber o que incomoda Serena. Rafael se ofende com a proposta de Raul.
Rafael é totalmente contra a ideia de vender as terras do roseiral. Eduardo desconfia quando Alexandra diz que o espírito de Guto quer revelar algo sobre as joias. Vitório convence Olívia de fazer um piquenique. Ofélia flagra Roberval colocando presentes para as crianças na árvore de Natal. Na manhã seguinte, começam as comemorações de Natal na cidade. Mirna dá uma boneca que ganhou da avó para Kátia presentear Ritinha. Adelaide não aprova ao saber que Rafael irá se encontrar com Serena. Cristina diz a Débora que pretende vender as terras do roseiral. Eduardo procura Ciro e conta o que Alexandra ouviu. Kátia leva Ritinha para passar o Natal no sítio. Serena se preocupa com as formigas do roseiral. Roberval não aguenta de ansiedade e decide dar o presente que comprou para a família. Divina abre o pacote. Roberval confirma que comprou a casa para a família. Durante o piquenique, Hélio e Vitório decidem tomar banho no rio. Carlito apronta. Serena toma uma decisão.
Serena decide esperar por Rafael, mas afirma que o amado acredita demais em Cristina e Débora. Serena faz um importante pedido para Rafael e se declara. Os dois se beijam. Julian tenta ajudar Alexandra a lidar com Guto. Cristina se assusta ao ver o espírito de Guto. Vitório e Hélio gritam por ajuda. Rafael comenta sobre o filho que Cristina perdeu e Serena se controla para não falar a verdade. Roberval interrompe o desfile de Natal, se declara para Dalila e decide jogar o dinheiro para o alto. Olívia comenta sobre as dívidas do restaurante e Rafael se oferece para ajudá-la. Olívia consegue fantasias de Papai Noel para Vitório e Hélio. O juiz flagra Vitório tentando dar uma lição em Carlito. Chega a noite de Natal. Rafael elogia o novo visual de Agnes. Ciro fica feliz com uma declaração da amada. Elias presenteia Adelaide com o anel com que pretendia tê-la pedido em casamento. Na casa de Agnes, todos brindam e celebram o Natal. Serena chega e incomoda Cristina.
Serena acusa Cristina de ter forjado o exame de gravidez. Fingindo estar ofendida, a megera vai embora. Rafael avisa que pretende tirar o assunto a limpo. Felipe mostra o retrato da mãe restaurado e emociona Rafael. Serena se arrepende de ter contado toda a verdade, mas Hélio diz que ela fez a coisa certa. Dalila surpreende Roberval e os dois passam a noite juntos. O espírito de Guto perturba Cristina. Eduardo se surpreende ao ver Rafael em seu consultório. O botânico pede a ajuda do amigo para descobrir toda a verdade. Raul comemora que Vitório tenha prejudicado ainda mais Olívia. Mirna escuta Ritinha chamando Kátia de mamãe. Olívia fica chocada ao saber que Mirella beijou Gumercindo. Zulmira revela para Agnes e Adelaide que Cristina sempre foi obcecada pelas joias. Ivan flagra tudo de longe. Vera volta para a cidade e pede ajuda para Agnes. Débora procura Raul. Rafael procura Dalila. Sozinha em casa, Cristina se apavora quando a música de Luna começa a tocar.
Cristina quase destrói o retrato de Luna, mas desiste quando Zulmira aparece. Dalila confessa para Rafael que fez o exame de gravidez no lugar de Cristina. Felipe fica chocado ao saber que ela beijou Gumercindo. Vera confessa que está muito doente e recebe o apoio de Agnes e de Adelaide. Eduardo e Rafael se acertam. Débora pede que Ivan se afaste de Cristina. Débora vê que o retrato de Luna voltou e arma contra Zulmira. Kátia confessa para Mirna que Ritinha é sua filha. Generosa conta para Vitório que viu Raul saindo da casa de Olívia no dia do roubo. Olívia acusa o ex-marido de tê-la roubado, mas ele afirma que ela não tem provas. Ivan vai até a locomotiva abandonada procurar pelas joias. Ele encontra as crianças e pergunta se elas viram Guto esconder algo. Alexandra sente a presença de Guto e diz que ele quer mostrar onde estão as joias. Serena e Rafael se encontram na estufa. Os dois combinam de se encontrar todos os dias e se beijam. Rafael expulsa Cristina de sua casa.
Cristina surpreende Rafael ao dizer que não pretende ir embora. Felipe tenta conversar com Cristina, mas ela afirma que nunca gostou dele. Felipe fica arrasado. Zulmira fica triste ao ouvir o rapaz se questionando se um dia chegou a ser amado. Rafael assume ter culpa no sentimento de vazio do filho, mas garante que sempre o amou. Cristina lembra de uma promessa que fez no passado. Agnes se preocupa com o estado de Vera, enquanto a professora de dança chora no quarto. Julian avisa Alexandra e Eduardo de que Vera voltou. Rafael encontra um objeto do ateliê quebrado e Felipe pede que ele não brigue com ninguém. Bernardo procura Raul para falar sobre o veneno das formigas. Eduardo visita Vera. Ela mostra os exames que fez para o médico. Rafael decide se separar de Cristina e promete ser um pai melhor para Felipe. Cristina sente medo das sombras. Chega o dia do noivado de Mirna e Jorge. Tio Nardo conta para Crispim que se interessou por Ofélia.
Serena recebe um aviso de Luna e se sente mal. Rafael encara Cristina e garante que a fará sair de sua casa. Ermelino explica para Débora quais são os direitos de Cristina no casamento. O advogado alerta que Cristina perderá tudo caso Rafael a acuse de adultério. Cristina tenta beijar Rafael à força, mas ele a afasta. Revoltada, ela diz que ele terá seu ódio, já que não quis seu amor. Débora tenta fazer um acordo com Ivan. Jorge ajuda Kátia e a seduz. Crispim aparece, mas não percebe os galanteios de Jorge. Eduardo encontra um amigo médico para avaliar os exames de Vera. Débora exige que Cristina pare de se envolver com Ivan. Raul quer ganhar dinheiro por fora no acordo da possível venda das terras do roseiral. Rafael diz a Serena que Cristina não quer sair de casa. Cristina debocha quando Serena pede que ela vá embora. Os convidados chegam ao sítio. Mirna surpreende a todos com o novo visual. Olívia elogia a moça. Eduardo conta para Rafael que Vera voltou e que ela está muito doente.
Cristina faz ameaças e Serena pergunta o motivo de a vilã não desistir de Rafael. Jorge pede Mirna em casamento e os dois oficializam o noivado. Após o pedido, o malandro pisca para Kátia. Débora sugere que Cristina faça um acordo com Rafael. Elias celebra o casamento da pata Doralice. Kátia recrimina Jorge por estar lhe procurando mesmo tendo acabado de noivar. Os dois se beijam e são flagrados por Crispim. Mirna chora enquanto Crispim fica incrédulo com o que vê. Crispim joga Jorge no chiqueiro e desfaz o noivado da irmã. Revoltada, Mirna joga Kátia no chiqueiro também. Olívia se mete na confusão e acaba indo parar no chiqueiro com Vitório. Todos os convidados se sujam e fogem do sítio. Kátia pede abrigo para Elias. Mirna conta para Crispim que Ritinha é filha de Kátia. Cristina e Ivan se beijam escondidos no jardim. Rafael pede que Cristina saia de casa. Alaôr atrai a curiosidade de todos na pensão ao sair todo perfumado. Rafael e Serena se encontram no roseiral.
Serena e Rafael se beijam no roseiral. Raul leva rosas para Olívia na tentativa de se reconciliar com a ex-mulher. Ele finge estar arrependido, mas ameaça tomar tudo de Olívia. Vitório flagra quando Raul beija Olívia. Elias aceita abrigar Kátia, mas exige que ela faça o serviço de casa. Crispim procura a “Anja” e diz que descobriu toda a verdade sobre ela. Alaôr visita Mirna no sítio. Adelaide exige que Cristina e Débora saiam da casa de Rafael. Cristina é malvada com a avó e garante que não pretende voltar para a casa dela. Adelaide se sente mal e nenhuma das duas se prontifica a ajudá-la. Carlito mente sobre o beijo dos pais. Cristina procura Raul na floricultura. Olívia deixa claro que odiou o beijo de Raul e acaba nos braços do amado. Ela pede para ficar um tempo no ateliê de Luna. A senhora conversa com o retrato da neta. Raul conversa com Débora e Cristina sobre os planos de roubar o dinheiro de Rafael. Serena aceita o pedido de casamento de Rafael.
Serena e Rafael conversam sobre as rosas. Alexandra escuta uma voz e promete que irá se controlar. Vera pede perdão para Alexandra. Hélio e Sabine se encontram. Mirna não aceita o pedido de desculpas de Jorge e o expulsa do sítio. Tio Nardo presenteia Ofélia. Crispim beija Kátia à força. Ivan concorda em ajudar Cristina a se vingar de Rafael. Elias se decepciona com o comportamento de Crispim, que humilha Kátia. Adelaide aconselha Rafael a deixar a casa para Cristina. O botânico não concorda. Vera e Alexandra se abraçam. Crispim não gosta de ver Alaôr no sítio. Mirna não permite que o irmão jogue o rapaz no chiqueiro. Serena conta para Hélio sobre o pedido de casamento de Rafael. Cristina volta a ser grosseira com Adelaide, que tenta aconselhar a neta e Rafael. Um advogado orienta Rafael sobre a separação. Raul se surpreende com a visita de Rafael. No roseiral, Serena conversa com José Aristides sobre as rosas. Serena decide nadar no rio enquanto Terê brinca. Ivan tenta afogar Serena.
Serena pede socorro. Terê vê a amiga sendo afogada e pede ajuda. Raul tenta enrolar Rafael sobre o recibo de compra do veneno. Zulmira não aceita as ordens de Débora. José Aristides socorre Serena. Luna guia Serena de volta ao seu corpo. Rafael desconfia de Raul. Felipe apoia Zulmira e Eurico. O rapaz avisa que nenhum dos funcionários irá servir Débora e Cristina, que promete vingança. Serena pede que ninguém conte para Rafael sobre o que aconteceu no rio. Olívia recebe a intimação para a nova audiência. Dalila e Roberval visitam o novo apartamento. Jorge se interessa quando Olívia diz que tem um trunfo contra Raul. Serena conversa com Julian e insiste em descobrir o que Cristina sentia pela prima Luna. Alexandra vê onde Guto escondeu as joias. Hélio descobre que Serena foi atacada. Rafael concorda em ajudar Olívia. O botânico se surpreende quando Olívia defende Abílio das acusações e conta que foi enganada por Raul. Julian faz uma sessão de regressão com Serena.
Serena faz sessão de regressão com Julian, se lembra de momentos da vida de Luna e percebe que Cristina sempre quis as joias. Jorge flagra Alaôr dando uma rosa para Mirna. Raul fica sabendo dos planos de Olívia de quitar as dívidas do restaurante. Cristina conversa com o advogado de Rafael, e ela diz qual o valor que aceitaria em um acordo. Sabina conta para Hélio que recebeu uma carta de um noivo que teve. Felipe se declara para Mirella. Terezinha se insinua para Raul e percebe que ele está modificando o livro com as informações financeiras. Rafael descobre o valor que Cristina exigiu e decide enfrentá-la. Serena diz a Hélio que Cristina odiava Luna. Kátia insiste que Jorge assuma um compromisso com ela. Cristina incentiva Rafael a vender o roseiral e afirma que só sairá da casa com o dinheiro nas mãos. Serena quer conversar com Ciro e deixa Adelaide preocupada. Ciro fica sabendo do atentado contra Serena e as lembranças que teve com a regressão.
Ciro revela suas suspeitas para Serena. Ofélia fica nervosa ao ver um mendigo na porta da igreja. Felipe passeia com Nina e pede a moça em namoro. Alexandra acorda agitada e diz que precisa ir atrás das joias. Rafael desconfia das finanças. Raul aconselha o botânico a vender o roseiral e Rafael desconfia. Cristina vai até o ateliê de Luna e esbraveja toda sua inveja. Felipe e Nina se beijam. O mendigo vai até a sorveteria pedir informações sobre Ofélia. Vera recebe a visita de Serena e a percebe preocupada. Zulmira flagra Cristina e Ivan juntos. Alexandra conta para Eduardo que precisa encontrar as jóias e alerta para um perigo. Nina conta para Mirella que está namorando com Felipe. Gumercindo pede uma chance para Mirella e confessa seus sentimentos. Serena toma uma decisão. Serena e Rafael se encontram na estufa. Ela conta sobre o que viu na regressão e sobre o atentado que sofreu. Rafael pede para Hélio cuidar de Serena e decide expulsar Cristina de casa. Rafael agride Cristina.
Rafael tenta enforcar Cristina. Felipe chega e impede o pai de fazer uma besteira. Rafael exige que Cristina saia de casa. Descontrolada, Cristina joga gasolina no ateliê de Luna e o fogo começa a se espalhar. Rafael tenta salvar o retrato de Luna. Cristina ri em meio ao fogo. Serena tem um mau pressentimento com Rafael e desmaia nos braços de Hélio. Ela acorda e vê o fogo na casa de Rafael. Rafael se machuca e cai desacordado. Felipe se desespera. Serena vai atrás de Rafael e o encontra desacordado. Débora expulsa Serena da mansão. Eduardo leva Rafael para o hospital. Serena sofre ao ouvir as mentiras de Cristina e quase esbofeteia a megera. Débora diz que Cristina deve cuidar dos negócios de Rafael enquanto ele estiver hospitalizado. O médico avisa Eduardo que Rafael pode ter perdido a visão. Débora demite Eurico e Zulmira. Ivan tira o galão de gasolina do ateliê. Generosa e Clarice desconfiam do comportamento de Ofélia. Ciro desconfia do sofrimento de Cristina.
Terezinha conta para Raul sobre o acidente com Rafael. Olívia questiona se o ex-marido já cumpriu a ordem de Rafael. José Aristides concorda em ajudar Serena. Hélio pede a ajuda de Adelaide e Felipe para que José Aristides consiga entrar no hospital. Ivan flagra José Aristides, Serena, Hélio e Roberval entrando no hospital. José Aristides começa os cuidados com Rafael. Olívia faz insinuações contra Cristina. Felipe não deixa Cristina entrar no quarto. Cristina fica nervosa quando Eduardo diz que ela terá que prestar depoimento. Durante o ritual, José Aristides manda a doença de Rafael ir embora. Ivan conta para Cristina que viu Serena no hospital. Com a ajuda de Judith, Serena se veste de enfermeira. Cristina confessa para Débora que colocou fogo no ateliê. Generosa fica curiosa sobre o mendigo que procurou Ofélia, e decide procurá-lo. Ivan exige que Débora readmita Zulmira e Eurico. O delegado faz perguntas à Cristina sobre o incêndio. Rafael abre os olhos.
Serena tenta falar com Rafael, mas o botânico não reage. Eduardo faz testes com o botânico e percebe que ele não reage a nenhum estímulo. Cristina mente durante o depoimento ao delegado. Olívia e Raul participam de uma nova audiência. José Aristides, Hélio e Roberval procuram folhas de babosa para o tratamento de Rafael. Madalena recebe a visita de Tadeu, o rapaz da farmácia. Generosa pede para Clarice jogar cartas. Felipe visita o pai e leva o objeto que encontrou no ateliê de Luna. Eduardo leva roupas para Hélio, José Aristides e Roberval entrarem no hospital sem que chamem atenção. Na audiência, Raul piora a situação de Olívia. Alexandra escuta vozes. Julian tenta incentivar a moça a falar o que escuta, mas é recriminado por Nair. O delegado vai até a casa de Rafael para investigar o local do incêndio. Zulmira e Eurico prestam depoimento. Judith tenta impedir Cristina de entrar no quarto de Rafael. José Aristides faz um novo ritual em Rafael.
Cristina denuncia Eduardo, José Aristides e Serena para o diretor do hospital. Felipe afirma que permitiu a entrada de todos no quarto do pai. Todos são expulsos do hospital. Judith se oferece para cuidar de Rafael. Zulmira conta para Eurico que Ivan e Cristina estão tendo um caso. Generosa leva Dalila e Divina para tomar sorvete. Ela insiste em ir até a igreja e conta para Osvaldo que o mendigo está procurando por Ofélia. Judith conta para Eduardo que vai ganhar a confiança de Cristina para ficar perto de Rafael. Ofélia não gosta quando fazem perguntas sobre o mendigo. Raul vibra ao saber que um credor planeja confiscar as panelas do restaurante por não pagarem as dívidas. Tio Nardo percebe Crispim sonhando acordado. O rapaz não confessa que está pensando em Kátia. Olívia é surpreendida pelo credor que foi buscar as panelas do restaurante com uma ordem judicial. O delegado ameaça prender Olívia. Serena faz um pedido importante para Agnes. Felipe é expulso de casa por Cristina.
Felipe se surpreende ao ser expulso de casa. Cristina e Débora insistem que o rapaz saia. Felipe conta para Agnes e Serena que foi expulso de casa. No restaurante, Olívia tem uma ideia para não fechar o restaurante. Raul convida o juiz para jantar fora. A noite chinesa do restaurante é um sucesso. Adelaide e Agnes querem exigir que Felipe volte para casa. Serena é contra a ideia. Na pensão, todos pressionam Ofélia por causa do mendigo. Mirna aconselha Crispim a arrumar um novo amor, mas percebe que ele ainda é apaixonado por Kátia. O juiz adora a noite chinesa do restaurante. Alexandra pede perdão a Eduardo. O médico dá alta para Rafael. Bernardo procura Raul e pergunta sobre o veneno para acabar com as formigas do roseiral. Vitório quer uma panela emprestada da pensão. Jorge dá uma informação para Raul. Olívia fica tensa ao saber que uma nova testemunha vai depor na audiência. José Aristides se preocupa com o estado de Rafael. Eduardo orienta Judith. Rafael é levado para casa.
Serena se preocupa com Rafael. Cristina confessa que sempre odiou Luna e que ordenou o roubo das joias. Judith mente e diz que não trabalha mais para Eduardo. Rafael continua inerte enquanto Cristina continua assumindo seu lado vingativo. Ela sai do quarto e não percebe quando uma lágrima cai do olho do botânico. A enfermeira entra no quarto e diz que está ali para ajudá-lo. Agnes insinua que já sabe das armações de Cristina e exige que ela e Débora saiam da casa de Rafael. Débora dá uma bofetada na irmã, que revida. Alexandra foge de casa e tenta se lembrar de um lugar. Cristina lembra do tapa que levou de Rafael e lhe dá uma bofetada. Ele continua sem se mexer. Mirna visita Kátia e confessa que Crispim é apaixonado por ela. Jorge depõe contra Olívia, e ela perde o restaurante. Agnes decide contar para Adelaide que Cristina é a responsável pela morte de Luna. Alexandra chega na locomotiva abandonada, mas acaba sendo presa. Cristina beija Ivan na frente de Rafael.
Judith promete ajudar Serena a ver Rafael. Débora não concorda com a atitude de Cristina e alerta que Rafael pode recuperar a consciência e lembrar tudo o que ela está fazendo. Felipe faz uma confissão a Mirella. A moça diz que não é justo magoarem Nina e Gumercindo. As crianças avisam Eduardo que Alexandra foi presa. Terê convence as amigas de ajudarem Alexandra a encontrar o que buscava na locomotiva. Mirna confessa sentir falta de Kátia no sítio e leva uma bronca de Crispim. Alexandra chora e implora para sair da cadeia. Generosa não percebe que está sendo seguida pelo mendigo. Vitório vai ao restaurante e dá uma surra em Jorge. O mendigo fala com Osvaldo e pergunta sobre Ofélia. Ofélia fica nervosa ao ver o mendigo. Judith esconde Serena e Hélio na estufa. Serena percebe que as rosas estão morrendo sem os cuidados de Rafael. Adelaide encara Cristina e pergunta se ela tem alguma ligação com a morte de Luna.
Decepcionada, Adelaide diz que não reconhece mais Cristina como neta e nem Débora como filha. Débora se preocupa por Cristina ter confessado tudo e insiste que a filha pegue todo o dinheiro de Rafael. Cristina não concorda em matar o marido e diz que pretende se vingar. Cristina tira a roupa na frente de Rafael e avisa que irá traí-lo com Ivan. Judith se oferece para cuidar do botânico durante a noite e percebe que ele está com os lábios queimados. Ofélia choraminga e acaba confessando que o morador de rua é seu marido. Ela diz que o marido fugiu com uma dançarina e que por isso mentiu. Raul quer um acordo com Vitório, mas o cozinheiro se recusa a trabalhar no restaurante. Divina apresenta toda a família ao pai. Adelaide planeja não deixar nenhuma herança para Cristina e Débora e toma uma decisão. No meio da noite, Judith leva Serena até Rafael. Cristina encontra Judith no meio da sala e desconfia. Serena encontra Rafael e ele dá um sinal de que está voltando.
Serena se emociona ao sentir o toque de Rafael. Ela promete que irá tirá-lo de lá e o aconselha a não deixar ninguém perceber que está melhorando. Uma lágrima cai do rosto de Rafael. Cristina enfrenta Judith. Serena se esconde e sai da casa com a ajuda de Judith. O Falecido critica Osvaldo por ter feito Divina cuidar de uma pensão e quer que Roberval sustente toda a família. Ermelino conta a Raul que arrumou um novo cozinheiro para o restaurante. Mirna conversa com Crispim sobre Kátia e o aconselha a perdoar a Anja. Jorge volta para a pensão e enfrenta Vitório, mas acaba na rua. Elias concorda em abrigá-lo. Adelaide decide passar todos os seus bens para Serena. Cristina come o café da manhã do marido e o humilha. Ivan não quer cumprir uma ordem de Débora. Baltazar, o novo cozinheiro, chega ao restaurante. Hélio e Serena explicam para Mirna, Crispim e Tio Nardo o plano de esconder Rafael no sítio. Raul encontra Cristina. Ela afirma que deseja vender as terras do roseiral.
Raul afirma que irá agilizar a papelada da venda das terras para Cristina. Crispim e Tio Nardo concordam em esconder Rafael. Julian decide fazer uma hipnose em Alexandra para ajudá-la. O espírito de Guto incorpora em Alexandra e a atormenta. Jorge pede que Raul contrate Kátia para trabalhar no restaurante. O Falecido se recusa a trabalhar com Osvaldo na sapataria. Kátia ajuda Baltazar na cozinha. Eurico percebe Rafael pálido. Cristina finge dar o remédio do marido. José Aristides e Tio Nardo se surpreendem quando Raul pouco se importa com o estado do roseiral. Hélio diz a Sabina que deseja se casar com ela. Ela aceita e os dois se beijam. Madalena recebe a visita do rapaz da farmácia e é surpreendida com um beijo. Hélio anuncia o noivado com Sabina. Cristina volta a beijar Ivan na frente de Rafael e não percebe quando ele mexe os dedos. Serena reza e vê a imagem de Luna no espelho. Felipe insiste em querer ver o pai, mas Débora não permite. Luna orienta Serena.
Luna diz a Serena que Alexandra poderá ajudá-la. Débora encontra Cristina beijando Ivan na frente de Rafael e a recrimina. Felipe, Agnes e Eduardo visitam Rafael. Débora dá ordens para Judith na frente de Eduardo. Felipe flagra Ivan em seu quarto, vestido com suas roupas. José Aristides se lembra de uma tradição indígena que pode salvar as roseiras. Interesseiro, o Falecido passa a aprovar o casamento do neto ao saber que Sabina é de uma família rica. Raul flagra Tadeu, o rapaz da farmácia, na loja de Madalena. Cristina escuta a discussão de Felipe com Ivan e decide intervir. Cristina dá uma bofetada em Ivan. Eduardo confessa que Judith está infiltrada na mansão para cuidar do botânico. Kátia e Baltazar se atrapalham na cozinha do restaurante. Roberval e Dalila se despedem da pensão. Olívia pede ajuda para Abílio. Olívia decide deixar Carlito com o pai. Baltazar confessa que não sabe cozinhar. Cristina percebe que Rafael mudou de posição. Serena pede ajuda a Alexandra.
Alexandra conta para Serena que tentou encontrar as joias de Luna na locomotiva abandonada. Xavier procura Ivan em busca de informações sobre as joias. Débora e Cristina observam Rafael e pensam que ele pode estar se recuperando. Dalila e Roberval chegam ao novo apartamento. Ofélia faz uma exigência ao dividir o quarto com o Falecido. Cristina não aceita que a enfermeira cuide do botânico. Os clientes do restaurante sofrem com a comida servida, mas fingem estar gostando. Hélio percebe que Sabina ficou chateada por não ser aceita pela família. Sabina confessa a Julian que decidiu ir embora em segredo. Judith alerta Eduardo sobre o estado de Rafael. Cristina planeja se livrar de Ivan. Raul e Cristina participam de uma reunião para acertar os detalhes da venda das terras do roseiral. Raul e Cristina descobrem que Felipe tem direito às terras. Judith percebe que Rafael está com febre alta. Serena e Hélio procuram Eduardo para planejar como tirar Rafael de casa.
Serena conta para Eduardo que teve uma intuição sobre Rafael. O médico decide remover o amigo à noite com a ajuda de Hélio, Roberval e Vitório. Vera desabafa com Felipe sobre estar sem vontade de viver. Preocupado, Felipe procura Julian e pergunta se ele tem como ajudar. Abílio conta para Vitório que Olívia não está em uma boa situação no processo judicial. O possível comprador das terras insiste que Felipe assine o documento. Julian diz a Alexandra que ela é uma médium e a orienta para uma nova sessão. Alexandra incorpora o espírito de sua mãe, que pede ajuda para Julian. Adelaide assina o documento doando seus bens para Serena. Débora quer demitir Judith. Felipe não assina o documento. Judith conta a verdade para Eurico. Zulmira flagra uma conversa de Débora e Ivan. Crispim pede Kátia em casamento, mas vê Jorge e fica furioso. Arrasado, ele desiste do casamento. Cristina esbofeteia Rafael. Dalila quer saber o que Roberval está fazendo com Serena e Hélio. Ivan vigia a casa.
Serena entra na casa, e Judith pede a ajuda de Eurico. Ivan vai até o quarto de Cristina, e os dois ficam juntos. Todos entram na casa sem ser notados. Felipe conta para Agnes que Raul quer vender as terras do roseiral. Baltazar inventa receitas horríveis para o restaurante fingindo ser chique. Vitório, Hélio, Eduardo e Roberval tiram Rafael do quarto. Débora flagra todos no corredor e chama Cristina. Vitório e Roberval tiram Ivan e Cristina do caminho. Rafael é retirado da casa. Serena bate em Cristina e vai embora com Judith, Hélio e Vitório. Crispim conta para Mirna que viu Jorge na casa de Kátia. Kátia foge dos galanteios de Jorge e pensa em Crispim. Tio Nardo recebe Rafael no sítio. Cristina e Débora denunciam o rapto de Rafael para o delegado. O delegado chega à casa de Olívia e encontra Hélio, Vitório, Judith e Serena jogando cartas. O delegado conta para Cristina que pretende vigiar todos os suspeitos. Serena, Judith e Hélio chegam ao sítio.
Serena reencontra Rafael. Débora teme que Rafael melhore. Cristina acredita que o botânico vai perceber que precisa dela. Dalila volta a questionar Roberval sobre o que ele fez na noite anterior. Adelaide pede que Cristina não a chame mais de avó. Vitório pergunta a Abílio se Olívia tem mais chance de recuperar o restaurante se eles estiverem separados. Abílio sugere que peçam a Dalila para testemunhar a favor de Olívia. Elias afirma que Kátia e Jorge estão apaixonados por Crispim e Mirna. Serena cuida de Rafael, e ele mexe um dedo. Débora insiste em revistar a casa de Alexandra. Enquanto isso, Alexandra avisa a Cristina que Guto quer as joias. Zulmira se desespera quando Eurico pensa em ir embora e o abraça. Os dois acabam se beijando. Olívia e Vitório visitam Dalila e Roberval. Enquanto isso, Débora e Cristina procuram Serena na pensão. Hélio expulsa as duas. José Aristides quer fazer magia para ajudar na recuperação de Rafael. Serena toma uma decisão.
José Aristides faz um boneco de barro com os fios de cabelo de Serena e Rafael, e usa as palavras que aprendeu com seu povo. O índio orienta Serena a cuidar do boneco e pede que ela faça Rafael segurar as pedras que foram energizadas pelo sol. Felipe marca um encontro com Mirella. Vitório e Olívia vão embora decepcionados. Débora e Cristina vão até a delegacia exigir que Hélio seja preso. Jorge confessa que não tem nada com Kátia, mas Crispim segue magoado com os dois. Jorge decide ir atrás de Mirna. O delegado interroga Hélio, mas o rapaz se nega a dizer qualquer coisa. Jorge encontra Mirna e faz perguntas. Mirella aconselha Felipe a não assinar o documento. Gumercindo e Nina flagram os dois. Crispim escuta Mirna gritando no meio da estrada. Nina fica arrasada ao ouvir Felipe dizer que ainda ama Mirella. Os dois terminam o namoro. Vitório diz a Hélio que decidiu abandonar Olívia. Débora planeja usar Roberval para descobrir onde está Rafael.
Eduardo fica pasmo ao perceber que o boneco de barro está quente. José Aristides explica para o médico o ritual que fez para salvar Rafael. Serena alerta que devem tomar cuidado com a estátua de barro. Jorge desconfia de que Mirna tenha outra pessoa. Crispim se enfurece e o joga no rio. Vitório conta com a ajuda da família para arrumar uma namorada. Felipe avisa a Cristina que não vai assinar o documento. Débora insinua que o melhor seria se Cristina ficasse viúva. Rafael sorri e deixa Serena radiante. Crispim decide arrumar um novo noivo para Mirna. Judith dá notícias de Serena para Hélio. Divina se impressiona com a moça e tenta aproximá-la de Vitório. Olívia flagra um beijo de Vitório e Judith. Julian questiona o comportamento de Eduardo com Alexandra. A moça afirma que o marido não a ama e decide ir embora. Ivan procura Dalila e Roberval. O casal é surpreendido pela visita de Débora e Cristina. As duas falam que Roberval pode ser preso. Rafael clama por Serena.
Serena se emociona ao ouvir Rafael. Dalila insiste para que o marido conte se fez algo de errado. Roberval afirma que não sabe onde o botânico está. Olívia sofre por causa de Vitório. Kátia se preocupa ao saber que tem uma fila de clientes no restaurante. Baltazar continua se enrolando na cozinha. Serena mostra para José Aristides o boneco de barro, e ele percebe que, aos poucos, Rafael está melhorando. Dalila conta para Hélio sobre a visita de Cristina e Débora. Kátia afirma para Jorge que ainda deseja se casar. Julian pergunta a Eduardo o que ele sente por Alexandra. Raul encontra Dalila e Roberval, e descobre que são vizinhos. Enciumado, Roberval decide contar o que sabe para Cristina. Alexandra manda Eduardo ir embora. O espírito de Guto aparece e pede um beijo para Cristina. Eduardo se declara e beija Alexandra. Débora e Ivan se assustam com os gritos de Cristina e percebem que ela está trancada no quarto. O espírito de Luna aparece para Serena e lhe dá um aviso.
Preocupada, Serena promete ficar ao lado de Rafael. Débora não quer ir embora da mansão com Cristina antes de finalizar seu plano. Eduardo e Alexandra passam a noite juntos. Kátia conta que pretende se casar com Jorge, e Elias não gosta da notícia. Roberval sente ciúmes de Dalila e Raul. Dalila reclama com Eduardo por ter envolvido Roberval no rapto de Rafael. Olívia desconfia ao saber que o restaurante está fazendo sucesso e planeja uma revanche. Sabina conta para Hélio que está pensando em ir embora. O rapaz a surpreende e diz que deseja marcar o noivado. Elias tenta convencer Kátia de que Jorge não é a pessoa certa. Kátia vai até o ateliê de Madalena para comprar um vestido de noiva. Crispim flagra a amada vestida de noiva e descobre que ela pretende se casar. Ele fica magoado e sofre com a notícia. Roberval se nega a contar o que sabe. Dalila diz que Rafael deve estar no sítio de Bernardo. Felipe visita o pai. José Aristides avisa que algo ruim vai acontecer.
Cristina chega ao sítio com a polícia. Ela tenta entrar na casa, mas Serena não permite. Olívia chora ao desdenhar de Vitório. Os dois trocam ofensas. Gumercindo conta para Olívia que Baltazar queria cozinhar um urubu e deixa a sogra furiosa. O delegado diz que não pode entrar sem uma ordem judicial. Elias visita Adelaide e desabafa sobre Kátia. Crispim conta para Mirna que Kátia vai se casar com Jorge. Divina descobre que sumiu o dinheiro que ela guardou para comprar comida. O Falecido escuta tudo e se esconde atrás do jornal. Roberval encontra as crianças procurando algo na locomotiva abandonada. Alexandra se surpreende quando Julian diz que seria capaz de amá-la. Dalila encontra Raul no corredor do prédio. Na pensão, todos acusam Terê de ter roubado o dinheiro que estava guardado. O garoto fica magoado e pensa em ir embora. Roberval flagra a conversa de Dalila e Raul. Crispim, Tio Nardo e Mirna chegam ao sítio. Mirna não deixa Cristina entrar e a joga no chiqueiro.
Cristina vai embora e Débora promete voltar com uma ordem judicial. Ciro avisa que logo eles voltarão com o documento, mas Serena afirma que já sabe o que fazer. Dalila se defende das desconfianças de Roberval. Julian enfrenta o espírito que domina Alexandra. Serena diz que vai fazer Rafael falar para que ele possa dizer ao delegado que não quer ficar com Cristina. Cristina exige que Ermelino consiga uma ordem judicial e pede que Raul demita todos, Crispim, Mirna e Bernardo. Serena e José Aristides conversam com Rafael e fazem um ritual para que o botânico consiga falar novamente. Olívia sofre com as críticas que recebeu de Vitório. Felipe visita Mirella e os dois se beijam. Terê fica chateado por ter sido acusado de roubo. Ofélia desconfia de que o Falecido tenha sido o responsável pelo roubo. Débora mente para Cristina e vai até a feiticeira em busca de um veneno para acabar com Rafael. Hélio defende Terê das acusações. Cristina não quer que Débora faça nada contra Rafael.
Serena fica feliz ao ver Rafael sorrindo. José Aristides percebe que a estátua de barro está mudando. Felipe confessa não ter esquecido Mirella, mas a moça pede para ele ir embora. O Falecido se faz de ofendido com as desconfianças de Ofélia. Adelaide acompanha Julian na sessão com Alexandra. O espírito de Guto incorpora em Alexandra e diz que deseja encontrar as joias. Olívia decide ir até o restaurante experimentar a comida de Baltazar. Raul se surpreende ao ver Madalena chegando acompanhada ao restaurante. Vitório fica chocado ao ver que o restaurante está lotado de clientes. Carlito conta para Olívia que Madalena está comendo de graça e é amiga de Raul. Vitório questiona Olívia sobre a comida que experimentou. Adelaide percebe que Julian ama Alexandra. Cristina se assusta ao ver o espírito de Guto, mas ele avisa que logo vão encontrar as joias. Cristina decide demitir Mirna, Bernardo e Crispim. Raul insiste que Felipe assine o documento. Serena mostra que Rafael já consegue andar.
Bernardo fica feliz ao ver Rafael de pé. Ermelino avisa Cristina e Débora de que a ordem judicial sairá em alguns dias. Vera não permite que Felipe assine o documento e decide emprestar dinheiro para pagar as dívidas. Raul fica irritado, mas disfarça. Alexandra encontra as crianças na locomotiva abandonada. Ciro encontra Alexandra. Serena e Rafael passeiam juntos. Cristina e a polícia vão até o sítio com a ordem judicial. Vera e Felipe vão até a floricultura conversar com Raul sobre as dívidas. Cristina e Débora se surpreendem ao ver Rafael andando e falando. O botânico afirma que não vai embora e exige que ela saia da mansão. Julian leva um médico para avaliar os exames de Vera. Ele afirma que ela possui um tumor no cérebro e que não poderá ser operada. Julian surpreende Vera com um pedido. Rafael se despede dos amigos do sítio e promete cuidar do roseiral. Cristina vai embora da mansão. Felipe recebe o pai de volta em casa. Agnes não permite que Cristina e Débora fiquem em sua casa.
Débora diz que tem direito à casa. Agnes afirma que não aceitará a irmã vivendo na mesma casa que ela e afirma que fará a mãe decidir quem fica. Adelaide fica nervosa. Rafael chega em casa e fica triste ao ver o estado das rosas. O botânico volta a pedir Serena em casamento. Ela aceita o pedido e planeja se casar no dia seguinte. Osvaldo percebe que sumiu um dinheiro que ele havia guardado. Roberval ameaça se separar de Dalila. Cristina e Débora ficam chocadas ao saberem que Adelaide doou todos os seus bens para Serena. Adelaide entrega a chave do único imóvel que deixou para Débora. Zulmira conta toda a verdade para Rafael. Vera conta para Eduardo sobre o diagnóstico que recebeu do médico. Serena volta para a pensão e descobre que Terê está sendo acusado de roubo. Sabina fica feliz quando Hélio pede que ela prepare o vestido de noiva. Kátia e Baltazar se enrolam na cozinha do restaurante. Vitório observa tudo escondido. Débora vai até a casa da feiticeira pegar a poção.
A feiticeira aconselha Débora a desistir. Serena avisa que vai se casar com Rafael. Raul desconfia ao ver Tadeu na loja de Madalena. Hélio avisa a família que irá se casar com Sabina e convida Abílio e Clarice para serem os padrinhos. Madalena enrola Raul e ganha uma nova joia. Carlito reclama do pai e ameaça contar tudo ao juiz. Débora pede que Ivan não conte onde a levou. Eduardo confessa ter amado Vera, mas afirma estar aprendendo muito com Alexandra. No sítio, Crispim, Mirna e Tio Nardo jantam com José Aristides. Todos se preocupam com o roseiral. Gumercindo questiona Baltazar sobre seu falso talento na cozinha. Serena parabeniza Hélio pelo noivado com Sabina. Abílio quer que a esposa veja o futuro da família nas cartas. Serena diz a Hélio que deseja levar Terê para morar com ela. Luna avisa a Serena que ela tem uma missão. Eduardo examina Rafael. Olívia descobre que Serena vai se casar com Rafael.
Rafael faz um buquê com rosas brancas para Serena. Cristina e Débora procuram Raul para pedirem dinheiro. O administrador se recusa a ajudar. Roberval recebe uma carta do avô, pedindo que ele vá para a fazenda com Dalila. Eurico pede Zulmira em casamento. Cristina chantageia Raul. Madalena conta seu plano para Tadeu. Rafael percebe uma rosa nascendo. Terezinha insinua que Dalila ainda é louca por Raul. Roberval escuta a conversa e chora. Olívia procura Felipe, mas fica furiosa ao encontrar Judith. Rafael promete para José Aristides e Bernardo que vai voltar a cuidar do roseiral. Dalila percebe que o dinheiro que guardava na bolsa sumiu. Ofélia desconfia. Olívia ajuda Felipe. Mirella fica radiante com a visita do amado. Nina fica arrasada ao saber que Felipe e Mirella planejam reatar o namoro. Terê se despede de Hélio e se muda para a casa de Rafael. Serena e Rafael se casam com as bênçãos do Criador. Os dois voltam para a mansão e passam a primeira noite juntos.
Serena e Rafael aproveitam o clima de romance. Rafael fica chocado ao saber que Felipe quase foi forçado a vender as terras do roseiral. Rafael e Serena decidem adotar Terê. Mirella procura Gumercindo e marca um encontro. Terezinha prepara o café da manhã para Raul. Olívia visita o filho e se surpreende ao encontrar Terezinha. As duas se enfrentam e acabam todas sujas de ovos. Rafael mostra para Serena que as mudas de rosas da estufa finalmente desabrocharam. Agnes desconfia de Débora e Cristina por estarem muito quietas. Ciro não entende a razão de Cristina estar disposta a fazer qualquer acordo. Nina procura Felipe e conta que Mirella marcou um encontro com Gumercindo. Serena tem um mau pressentimento. Terê vai até a pensão buscar Joli. O Falecido fica satisfeito por ter se livrado do animal. Alexandra visita Vera e faz uma confissão. Madalena é preconceituosa com Sabina. Gumercindo beija Mirella, e Felipe vê. José Aristides sabe como controlar as formigas do roseiral.
José Aristides ensina a Rafael uma forma de espantar as formigas do roseiral. Felipe fica furioso ao ver o beijo de Mirella e Gumercindo. Mirella termina com Gumercindo e confessa que sempre amou Felipe. Alexandra vai até a igreja e é seguida por Ivan. Hélio não quer aceitar o dinheiro da família de Sabina. Roberval pergunta se Dalila ainda pensa em Raul. O rapaz insiste em irem para a fazenda. Raul volta a insinuar que vender o roseiral seria um bom negócio e desperta a desconfiança de Rafael e Ciro. Durante um encontro, Cristina diz a Ivan que Alexandra vê o espírito de Guto e faz um pedido ao amante. Serena conta para Rafael que Adelaide doou grande parte de sua fortuna para ela. Raul se interessa pela informação. Gumercindo conta toda a verdade para Felipe. Mirella se surpreende com uma declaração de amor de Felipe. Vitório planeja desmascarar Baltazar. Ciro alerta Rafael sobre Raul. Alexandra percebe que está sendo vigiada.
Eduardo não acredita quando Alexandra diz que viu um homem vigiando o apartamento. Kátia encontra um gato escondido na cozinha e descobre as intenções de Baltazar. Ofélia expulsa o Falecido do quarto. Nina sofre por ter perdido Felipe e é consolada pelo avô. O espírito de Guto aparece para Alexandra e diz que só terá paz depois que as joias forem encontradas. Débora insiste para que Cristina desista das joias, mas a megera está irredutível. Vitório pede ajuda a Gumercindo. Jorge visita Mirna e pergunta se ela ainda aceita se casar com ele. Elias quer saber se Kátia gosta de Crispim. Nair tenta impedir Alexandra de sair de casa, mas não consegue. Ivan segue Alexandra. Serena decide usar seu dinheiro para ajudar na recuperação do roseiral. Roberval se enfurece com um comentário de Raul e faz uma ameaça. Rafael ensina Felipe a cuidar das rosas. Alexandra pede ajuda das crianças para achar as joias. Terê e Alexandra encontram a maleta com as jóias.
Alexandra se recusa a entregar as joias para Ivan e grita por socorro. Ciro escuta e confronta o motorista. Vários amigos vão ao roseiral para ajudar Rafael. O espírito de Guto aparece e diz a Cristina que as joias foram encontradas. Ivan sugere que Débora e Cristina fujam da cidade. Julian acalma Vera e afirma que a doença piora com a tensão dela. Alexandra quer decidir o que fazer com as joias. Ela afirma que as peças devem ser devolvidas à verdadeira dona. Raul encontra Dalila e descobre que Roberval está enciumado. Jorge tenta disfarçar seu desconforto com a ideia de se casar com Kátia. Ofélia faz perguntas sobre a vida íntima de Divina e Osvaldo. Kátia e Jorge vão até a Igreja para saber sobre os preparativos para o casamento. Kátia alerta Baltazar. Raul beija Dalila, e Roberval vê a cena. Cristina concorda em não fugir, e Débora garante que seu plano dará certo. Ivan percebe que Débora pretende matar Rafael. Agnes dá as joias para Serena.
Serena experimenta a joia e vê Luna no reflexo do espelho. Agnes se emociona ao ver. Serena diz a Rafael que vai aceitar as joias, mas não pretende usá-las. Débora convence Ivan a ajudá-la em seu plano de acabar com Rafael. Roberval fica furioso e bate em Raul. Ele expulsa Dalila do apartamento e diz que não acredita mais nela. Carlito diz que Raul é um péssimo pai. Arrasado, Roberval leva Dalila para a pensão. Ciro mostra para Agnes o caderno que encontrou na maleta das joias. Serena mostra as joias para Felipe. Crispim aconselha a irmã a perdoar Jorge. Dalila conta para a família que foi expulsa de casa por Roberval. Furioso, Osvaldo vai tirar satisfações com o genro. Roberval conta o motivo da separação. Na pensão, todos criticam Dalila. O espírito de Guto agradece a Alexandra por tudo que ela fez. Ele confessa ter medo, mas Alexandra diz que um dia ele poderá voltar à vida. Serena observa as joias e diz para Rafael como se sente ao olhar o objeto.
Serena fala da dor que sente ao tocar nas joias. Guto não quer ir para a luz, pois ainda deseja ajudar Alexandra e Serena. Os amigos de Rafael vão ao roseiral para continuar a trabalhar na recuperação das roseiras. Cristina pressiona Alexandra a dizer onde estão as joias. O espírito de Guto aparece. Eduardo sente que precisa voltar para casa. Cristina e Ivan vão embora antes de o médico aparecer. Terezinha se declara para Raul, que tem uma crise de riso. Ofélia pede o cachorro de Irene emprestado. Ciro diz a Agnes que o crime contra Luna prescreveu. Terezinha decide ameaçar Raul. Ele muda de atitude e mente dizendo que eles ficarão juntos quando se separar de Olívia. Cristina aparece na casa de Agnes em busca das joias. Adelaide conta que as joias foram entregues para Serena. O Falecido se aproxima do novo cachorrinho de Ofélia. Na pensão, Alaôr é mordido pelo cachorro. Gumercindo coloca purgante na comida. Serena cuida de Terê, quando é surpreendida por Cristina.
Cristina enfrenta Serena. Serena briga com Cristina e a expulsa da mansão. Cristina faz ameaças e garante que irá recuperar as joias. O restaurante fica lotado e Vitório comemora. Os clientes começam a se sentir mal ao experimentarem a comida. Kátia confessa que Baltazar não é um cozinheiro de verdade. Crispim insiste que Mirna perdoe Jorge. Vitório chega à vila radiante e Olívia desconfia de uma insinuação do cozinheiro. Ofélia devolve o cachorro e não recebe o dinheiro de volta. Vitório se preocupa quando Gumercindo insinua que o restaurante seja fechado. Rafael lembra de tudo o que Cristina fez quando ele estava de cama. Abílio confessa para Olívia que está pessimista com o processo. Depois, Olívia comenta com o advogado que Rafael está com dívidas e desconfia de Raul. Hélio convence Roberval a dar uma nova chance para Dalila. Ermelino mostra para Cristina a proposta de Rafael para a separação. Rafael está nervoso para descobrir se as formigas desapareceram do roseiral.
Bernardo conta para Rafael que o preparado afastou as formigas. Serena se declara para Rafael e os dois se beijam. Cristina desconfia dos planos da mãe. Raul contrata um novo cozinheiro para o restaurante. Julian pede Vera em casamento. Mirna não perdoa Jorge, mas confessa que ainda está sofrendo por ele. Hélio se preocupa por não ter uma boa condição financeira para oferecer a Sabina. Rafael convida Hélio para trabalhar na empresa dele. Osvaldo se emociona. Raul se surpreende com a visita de Rafael e ao saber que Hélio foi contratado. Olívia visita Madalena e acusa a modista de ter ajudado Raul com notas falsas. A auxiliar da modista se propõe a ajudar Olívia. Nenhum cliente aparece no restaurante e Vitório confessa que colocou purgante na comida com a ajuda de Gumercindo. Vitório conta para Olívia que o restaurante foi fechado e os dois se beijam. Hélio conta a novidade para Sabina. Chega o dia do casamento de Jorge e Kátia. Crispim vê Kátia vestida de noiva.
Três mulheres invadem a igreja e dizem que são casadas com Jorge. Kátia fica incrédula ao descobrir. Jorge é escorraçado no meio da praça pelas mulheres. O advogado avisa a Rafael que os papéis da separação estão prontos. Serena tem um mau pressentimento. O delegado leva Jorge preso. Madalena mente para Raul. Crispim confessa que ainda ama Kátia e a pede em casamento. Crispim anuncia que vai se casar e os convidados voltam para a igreja. Kátia e Crispim se casam. Crispim confessa que ainda é virgem antes da noite de núpcias. Alexandra faz um alerta de que algo ruim vai acontecer com Rafael e pede que Eduardo vá até a casa do amigo. Zulmira concorda em emprestar dinheiro para Ivan. O motorista segue o plano de Débora. Antes de sair de casa, Débora dá instruções para Cristina. Ivan consegue tirar Zulmira e Eurico da cozinha. Débora coloca o veneno no refresco. Eurico modifica a posição dos copos. Débora distribui os copos e propõe um brinde. Todos bebem o refresco.
Débora começa a se sentir mal. Eduardo tenta socorrê-la. Débora pede que a filha não assine nada e morre no meio da sala. O espírito de Débora tenta se vingar, mas nada consegue fazer e acaba sendo tomado pela escuridão. Rafael se oferece para cuidar do velório. Cristina rasga a papelada da separação e afirma que quer muito dinheiro. Rafael percebe que Débora morreu com os mesmos sintomas de Guto. Serena diz que sente dor na marca de nascença e Rafael se preocupa. A notícia da morte de Débora se espalha pela cidade. Raul não gosta de uma insinuação de Hélio. Jorge recebe a visita das esposas na prisão. Crispim serve o café de Kátia na cama. Eduardo quer entender como Alexandra sabe das coisas antes que elas aconteçam. Rafael visita Cristina. O botânico questiona se ela sabia das intenções da mãe e conta que se lembra de tudo que sofreu enquanto esteve doente. Cristina garante que não sabia. Rafael propõe um acordo. Começa o velório de Débora.
Cristina expulsa todos do velório. Sozinha, Cristina chora sobre o corpo da mãe e culpa Serena por tudo que aconteceu. Serena pede que Rafael faça um acordo com Cristina o quanto antes. Hélio conta para Sabina que está suspeitando de algo errado nos livros-caixa da empresa de Rafael. Vitório se aproxima de Olívia e eles não resistem um ao outro. Crispim não quer que Kátia trabalhe. Ritinha diz à mãe que está feliz por ter uma família completa. Vitório finge não gostar de Olívia e os dois acabam brigando. Débora é sepultada. Raul prepara Carlito para a nova audiência. Abílio orienta Gumercindo, que será testemunha a favor de Olívia. Começa a audiência. Kátia pensa em ajudar Mirna nas atividades, mas Crispim insiste que ela não faça nada. Fiorela, a assistente de Madalena, testemunha a favor de Olívia. Gumercindo testemunha contra Raul. Ermelino convence o juiz a desconsiderar os depoimentos. Dalila chega ao tribunal. Rafael procura Cristina.
Cristina afirma que não aceitará migalhas de Rafael e que deseja receber muito dinheiro. Dalila testemunha a favor de Olívia e surpreende Raul. Roberval procura Dalila, e os dois fazem as pazes. Rafael faz uma denúncia contra Cristina e afirma que ela é a responsável pela morte de Luna. Ciro conta ao delegado que tem provas do envolvimento da moça no crime. O Delegado diz que o crime já prescreveu. Rafael, Ciro e Eduardo contam ao Delegado suas suspeitas de que Débora tenha se envenenado sem querer. Irritado, Rafael decide denunciar Cristina pelos maus tratos que sofreu enquanto esteve doente. Terê não quer entregar Joli para Ofélia. Ermelino pede que Carlito minta para ajudar o pai. Filó e Bernardo pensam um no outro. Mirna fica irritada por Kátia não a ajudar com as coisas de casa. Cristina decide denunciar Rafael. Carlito fala mal de Raul para o Juiz. Ciro se declara e pede Agnes em casamento. Rafael pergunta se Judith está disposta a testemunhar contra Cristina.
Cristina acusa Rafael pela morte de Débora. Judith afirma que pode testemunhar a favor do botânico, mas não tem provas da crueldade de Cristina. Agnes não aceita o pedido de casamento de Ciro. Carlito diz a todos que o pai não o trata bem e que sente saudades da mãe. Olívia recupera o restaurante e Raul é obrigado a pagar uma pensão à ex-mulher. Cristina enfrenta o espírito de Guto. O Delegado avisa a Rafael que Cristina o denunciou como o responsável pela morte de Débora. Serena se sente mal ao saber da acusação e acaba desmaiando. Olívia pede que Vitório volte a trabalhar no restaurante. Ermelino alerta Raul e diz que Dalila sabe de outras armações. Dalila diz que precisa consertar outro erro que cometeu. Eduardo afirma ser necessário fazer exames em Serena. O Delegado diz que Rafael pode ser preso. Hélio procura Olívia e confessa que Vitório ainda é apaixonado por ela. Alexandra visita Serena e lhe dá um aviso. Cristina insiste para que Ivan descubra onde estão as joias.
Cristina planeja acabar com Serena. Alexandra se emociona quando Serena diz que não sente medo de morrer por Rafael. Olívia fica incrédula ao saber por Hélio que Vitório se afastou dela para não prejudicar no processo. Zulmira afirma não saber das armações de Ivan, e Rafael pede que ela convença o irmão a dizer toda a verdade. Rafael insiste para que Serena faça exames para avaliar sua saúde. Ivan se surpreende com a visita de Zulmira. Cristina observa o encontro da janela. Raul e Hélio se desentendem. O rapaz percebe um erro no livro-caixa e Raul o ameaça. Mirna recebe a visita de Alaôr, que sente falta dos quitutes da moça. Cansada de ter que fazer tudo, ela o expulsa do sítio. Bernardo e José Aristides conversam, e o índio afirma que talvez vá embora da cidade. Hélio pergunta se Dalila já desconfiou de que Raul tenha roubado Rafael. Cristina planeja acusar José Aristides de ser o responsável por fazer o veneno que matou Débora. O médico examina Serena.
O médico diz a Rafael que Serena tem um sopro no coração. O botânico teme que a amada morra. Dalila finge não saber de nada. Hélio afirma que as contas não batem e é ameaçado por Raul. O médico explica para Rafael que Serena tem alguns problemas no coração e que é preciso evitar que ela tenha fortes emoções. Serena diz saber que a marca de nascença está no local que Luna levou o tiro. Cristina vai até a delegacia e faz acusações contra José Aristides. Vera afirma se sentir fraca e diz a Julian que não conseguirá se entregar após o casamento. Alexandra pede que Nair a leve em um médico. Dalila confessa tudo que fez para Roberval e lembra da demissão de Abílio. Olívia pede para Vitório preparar um jantar especial. Some um dinheiro de Generosa. Todos acusam Gumercindo, e Nina defende o rapaz. Raul pede a ajuda de Terezinha para destruir o livro-caixa. O delegado vai atrás de José Aristides, mas o índio foge pela mata. Rafael pergunta a Julian se existe alguma forma de curar Serena.
Julian fala com Rafael sobre um médium. Cristina planeja ir até a casa da Feiticeira. Roberval insiste para que Dalila conserte os erros que cometeu no passado. O Delegado avisa a Cristina que José Aristides fugiu. Julian pergunta se Vera já amou de verdade. Os dois confessam seus sentimentos e percebem que estão se apaixonando um pelo outro. Ciro insiste para que Agnes se entregue ao amor que sente. Ela volta a falar sobre a diferença de idade dos dois. Ciro a beija, mas ela resiste. Serena volta para casa. Guto aconselha Cristina a se arrepender e desistir da vingança. Uma sombra aterroriza Cristina. Alexandra implora para que Nair a leve até um médico, mas que não conte nada para Eduardo. Hélio arma um plano para descobrir quem está roubando o dinheiro da pensão. O Falecido tenta roubar o dinheiro, mas acaba com a mão presa na ratoeira. Serena vê Crispim e Bernardo saindo da mansão. Rafael acalma a esposa, mas revela a acusação contra José Aristides.
Rafael percebe que Cristina quer atingir Serena com a denúncia. Na pensão, todos acordam com os gritos do Falecido e descobrem que ele é o ladrão. Kátia desconfia de Crispim e o proíbe de dormir com ela. Hélio quer que o avô se desculpe pelo roubo, mas o Falecido se nega. Ivan percebe Ciro de tocaia na frente da casa de Cristina e decide despistá-lo. Nair diz a Eduardo que Alexandra está gostando de uma nova voz que ouve. Serena, Rafael e Felipe vão até o roseiral. José Aristides aparece para Serena, e ela o convence a se entregar. Cristina vai até a casa da Feiticeira em busca de uma poção para acabar com Serena. O Falecido se desculpa com Terê. Ciro conta para Agnes o que Ivan fez para despistá-lo. Hélio analisa o livro-caixa, e Raul se enfurece. Roberval insiste em esperar por Rafael. A Feiticeira não quer vender a poção. Cristina insiste em comprar, mas a bruxa pede muito dinheiro. José Aristides responde às perguntas do delegado.
José Aristides afirma conhecer sobre ervas e o delegado decide prendê-lo. Hélio enfrenta Raul e afirma que não vai desistir do emprego. Ofélia quer mimar o marido. Raul insiste que Terezinha destrua os livros-caixa. Cristina exige uma boa quantia de Raul. Alexandra se consulta com um médico, mas pede que ele não comente nada com Eduardo. Dalila confessa tudo o que fez para ajudar Raul a conseguir o emprego na empresa de Rafael. Rafael se lembra que Cristina indicou Raul para o cargo. Dalila teme ser denunciada. Rafael flagra Cristina pegando dinheiro com Raul. O médico confirma a gravidez de Alexandra. Cristina mente e Rafael não acredita nela. Raul oferece os livros-caixa para Rafael examinar. Terezinha derruba café nos livros, a fim de torná-los ilegíveis. Hélio surpreende Raul e entrega os livros-caixa recentes para Rafael. Ivan percebe que Ciro está seguindo seu carro e atira novamente nos pneus. Roberval segue Ivan e Cristina sem ser percebido e descobre a cabana da Feiticeira.
Roberval consegue fugir sem ser visto. A Feiticeira planeja ir embora da cidade. Roberval conta para Ciro que viu Cristina saindo da cabana com um frasco. Um contador confirma o roubo de Raul na empresa de Rafael. Raul faz uma proposta à Madalena. Mirella afirma que não poderá continuar o namoro com Felipe se Raul for preso por causa de Rafael. Rafael denuncia Raul na delegacia. Madalena manda Tadeu expulsar Raul e confessa que os dois estão juntos. Raul fica furioso e tenta agredi-la. Tadeu defende a amada e Raul vai embora prometendo vingança. Mirna aceita ficar noiva de Alaôr. Raul tenta se aproximar de Dalila, mas toma uma bofetada. Ermelino cobra seus honorários a Raul e promete processá-lo se não receber o pagamento. Ciro e Roberval observam a Feiticeira e tentam descobrir mais sobre a mulher. Eduardo conta a Julian que Alexandra voltou a ouvir vozes. Guto aparece para Cristina. Roberval vai até a cabana e faz perguntas à Feiticeira. Rafael visita Abílio.
Rafael oferece a Abílio seu antigo cargo na empresa. Clarice insiste para que o marido aceite a proposta. A Feiticeira desconfia de Roberval. Cristina arma um novo plano. Ivan concorda em ajudá-la. Os presos fogem da prisão. Jorge e José Aristides decidem fugir também. Julian conta para Alexandra que vai se casar e se ausentar por um tempo. José Aristides foge pela mata e pensa em procurar Serena. Crispim quer saber as intenções de Alaôr, mas acaba aprovando o noivado da irmã. Jorge se esconde no sítio e tem certeza de que Mirna vai acobertá-lo. Olívia convida os moradores da pensão para seu noivado. Hélio percebe que Vitório está morrendo de ciúme. O espírito de Guto incorpora em Alexandra e faz um desabafo. Julian orienta o espírito de Guto e ele decide seguir a luz. Alexandra conta que está grávida. Serena confessa a Rafael que voltou a sentir dores no local da marca de nascença. Ivan insiste para que Zulmira diga onde estão as joias e bate na irmã. Serena ouve os gritos de Zulmira.
Eurico socorre Zulmira e conta onde estão as joias. Rafael expulsa Ivan da mansão. Terezinha cuida de Raul, que confessa estar quase sem dinheiro. Apaixonada, ela oferece suas economias a Raul e os dois se beijam. Zulmira aceita se casar com Eurico. Ivan encontra Xavier e arma um plano para roubar as joias. José Aristides faz um ritual na esperança de encontrar Serena. Bernardo percebe as pegadas de José Aristides. Jorge conta para Mirna que fugiu da cadeia e pede ajuda. Mirna e Kátia dão uma surra no malandro. Jorge pede que o delegado o prenda novamente. Serena implora que José Aristides volte com ela e prove sua inocência. As mulheres de Jorge tomam uma decisão. Generosa conta que viu o rapaz sendo levado embora pelas esposas. Agnes contrata Vitório para cuidar do jantar do casamento de Vera e Julian. Roberval compra o veneno com a Feiticeira. Ao tentar fugir, a Feiticeira cai na armadilha de Ciro. José Aristides se entrega para a polícia.
Roberval conta que comprou um veneno com a Feiticeira. A mulher desacata o delegado e acaba sendo presa. José Aristides decide voltar para a mata e se despede de Bernardo, Ciro e Rafael. Na beira do rio, José Aristides entrega uma pedra com todo seu poder para Serena e se despede. O delegado intima Cristina a prestar um depoimento. Judith se encanta por um simples rapaz. Surge um clima entre Gumercindo e Nina. Vera se prepara para o casamento. Felipe pede para reatar com Mirella. Cristina chega na festa e finge estar arrependida de tudo o que fez. Vera e Julian se casam. Cristina coloca o veneno na bebida e Agnes percebe algo estranho. Cristina propõe um brinde com Serena. Agnes impede que Serena beba e insiste para que Cristina troque de taça. Rafael vai atrás de Cristina e descobre quais eram os planos da vilã. Vera diz a Rafael que vai sair da cidade em busca de um tratamento espiritual. Julian e Vera se beijam. Cristina conta a Ivan seu novo plano.
Ivan aceita ajudar Cristina em seu novo plano. Rafael e Serena visitam Dalila. Cristina descobre e deduz que Roberval foi o responsável pela acusação. Mirna recebe um bilhete da madrinha. Julian visita Serena para fazer uma nova sessão de regressão. Mirella visita o pai. Raul mente e diz que as acusações são injustas. Ele insiste que a filha convença Felipe a fazer com que Rafael o perdoe. Durante a regressão, Serena vê momentos da vida passada, encontra Luna e descobre que possui uma missão. Rafael afirma a Felipe que não será capaz de perdoar Raul e diz que Mirella terá que encarar a realidade. Mirna reclama com Crispim por não permitir que Kátia a ajude com as tarefas de casa. Olívia visita Raul e o critica por estar usando Mirella para se livrar do processo. Vera desmaia. Julian explica para Rafael que Serena terá que cumprir sua missão para se livrar do problema no coração. O botânico fica arrasado. Ivan leva Cristina até o local onde pretende esconder Serena após o sequestro.
Julian é avisado de que Vera passou mal. Eduardo afirma que a doença de Vera está progredindo muito rapidamente. Julian avisa Sabina e Hélio de que precisará deixar a cidade. Olívia incentiva Mirella a não desistir de Felipe por causa de Raul. O delegado interroga a Feiticeira, mas ela se recusa a dizer qualquer coisa. Felipe descobre que a tia deixou tudo para ele no testamento. Doralice, a madrinha rica de Mirna, chega ao sítio. Alaôr está pronto para o noivado. Os convidados começam a chegar ao sítio. Alaôr conhece Doralice e se encanta. Olívia descobre que Vitório planeja ir embora da cidade. Alaôr some no meio da festa. Crispim encontra Alaôr e Doralice se beijando. Mirna sofre com a traição dos dois e decide jogá-los no chiqueiro com a ajuda do irmão. Doralice confessa que não é a verdadeira madrinha de Mirna e vai embora com Alaôr. Serena sente que sua missão está se aproximando. Cristina vai até a delegacia e fica frente a frente com a Feiticeira.
Cristina afirma que não pode ser acusada sem provas e se recusa a falar mais. Ivan conta para a vilã que haverá um casamento nos próximos dias. Cristina planeja o sequestro de Serena e Clara, filha de Dalila. Serena sonha com Rafael chorando e acorda assustada. Generosa oferece um sorvete para Olívia e seus filhos, a fim de mostrar o que descobriu. Filó e Abílio confirmam para Mirella que Raul roubou a empresa de Rafael. Mirna segue arrasada por ter perdido mais um noivo. Kátia insinua que Mirna não deveria se casar para poder ficar cuidando do sítio. Olívia exige que Felipe vá a seu noivado. Todos os convidados do noivado se preparam para o evento. Mirella pede perdão a Felipe e os dois se reconciliam. Todos os convidados estão curiosos para saber quem é o noivo de Olívia. Vitório fica surpreso quando Olívia anuncia que ele é o noivo. Olívia pede o cozinheiro em casamento e os dois se beijam. Vitório se preocupa com o valor do jantar que preparou.
Vitório confessa que estava louco de ciúmes de Olívia e que gastou uma fortuna para fazer o jantar de noivado. Olívia se desespera, mas consegue arrumar uma solução. Rafael concorda em contribuir e incentiva os outros a fazerem o mesmo. Raul presta depoimento. Mirna anda pela estrada quando conhece um belo rapaz chamado Zacarias Príncipe. Terezinha entrega suas economias para Raul. Ele vai embora e a deixa sem nada. Raul foge, mas o Delegado consegue detê-lo. Olívia explica aos filhos que pretende se casar no Uruguai, com Vitório. Chega o dia do casamento de Hélio e Sabina. Argemiro, amigo do pai de Sabina, chega à cidade. Hélio dá um ultimato à família sobre os comentários preconceituosos que fazem de Sabina. Antes de saírem, Serena observa a casa e pede um beijo ao amado. Cristina vai até a delegacia. A Feiticeira afirma que vendeu o veneno para Cristina e Débora. Alexandra alerta Serena e diz que ela não deveria ir ao casamento. Serena afirma que não vai fugir de seu destino.
Generosa afirma que conhece Argemiro de algum lugar. Hélio e Sabina se casam. Terezinha visita Raul na prisão e promete fazer de tudo para tirá-lo de lá. Cristina, Xavier e Ivan sequestram Clara. Roberval se desespera ao ver Dalila amordaçada, mas acaba sendo agredido. Mirna se reencontra com Zacarias Príncipe e descobre que ele é um parente distante. Vitório faz uma surpresa para Olívia. Rafael permite o noivado de Felipe e Mirella. Terê e Serena caem na armadilha de Cristina. Dalila e a filha são liberadas. Serena e Terê são levados. Rafael percebe que Serena sumiu da festa. Eduardo avisa ao amigo do sequestro. Ciro aconselha Rafael a avisar a polícia, mas o botânico não aceita. Crispim fica furioso ao ver Zacarias com Mirna. Tio Nardo reconhece o rapaz. Ivan liga para Rafael pedindo as joias em troca de Serena. Cristina nega um beijo a Ivan, que desconfia. Serena ajuda Terê a fugir. A sombra perturba Cristina. A vilã descobre que o menino fugiu e ameaça matar Serena.
Cristina debocha e diz que não quer o perdão da rival. Rafael se despede de Felipe temendo que algo possa lhe acontecer. Mirna e Zacarias se casam. Crispim promete ajudar Kátia com as tarefas do sítio. Armado, Ivan exige que Rafael entregue as joias. Cristina percebe que Rafael não deu as joias que eram de Luna. Rafael decide enfrentar Cristina. Cristina decide atirar em Serena, mas Rafael se joga na frente. Cristina se desespera ao ver que atirou em Rafael e decide fugir com as joias. As sombras vão atrás de Cristina, causam um incêndio na casa e matam a megera. Serena leva Rafael para fora da casa. Ela descobre qual era sua missão e os dois morrem juntos. Os espíritos de Rafael e Serena caminham juntos para a eternidade. Quinze anos depois, todos se reencontram no lançamento do livro de Terê. O escritor conta como aprendeu a ler e que a história é sobre o encontro de duas almas gêmeas. Em 2006, um menino chamado Rafael encontra uma menina chamada Serena.
Rafael colhe algumas rosas para levar à festa da cidade e oferecer à Nossa Senhora da Rosa Mística. Luna ouve Rafael rezando na igreja e pedindo um amor. Cristina é eleita a Rainha das Rosas, por ser a menina mais bonita da cidade. Débora, mãe de Cristina, garante que Rafael está interessado nela e a aconselha a casar-se logo com ele, pois ele é muito rico. Rafael vê Luna entrando no baile.
O tempo passa. Rafael pede Luna em casamento. Agnes, mãe de Luna, acha que eles vão se casar depressa demais, mas, Adelaide, avó da bailarina, entende que os dois são almas gêmeas. Rafael dá um anel a Luna. Cristina garante a Débora que Rafael um dia será dela. Rafael e Luna se casam. Nasce Felipe, filho dos dois. Débora sugere que Cristina vá trabalhar de governanta na casa de Rafael.
Adelaide dá a Luna as joias da família, pois ela foi sua primeira neta a ter um filho. Cristina fica furiosa. Luna vai dançar como primeira bailarina no Teatro Municipal de São Paulo. Cristina manda que Guto, seu admirador, roube as joias de Luna quando ela estiver saindo do teatro. Luna dança e todos a aplaudem. Guto e um comparsa, disfarçados, abordam Luna na saída do espetáculo.
Jacira percebe que sua filha tem uma marca no peito diferente. Jacira mostra a menina ao pai, Josias, que é branco e garimpeiro. Josias não se importa muito com a criança vai embora da aldeia para não ser obrigado a casar com Jacira. A indígena fica arrasada. Agnes se desespera ao saber que a filha morreu. Cristina revela a Débora que mandou Guto roubar as joias de Luna.
Débora aconselha Cristina a esconder as joias pois são uma prova do crime. Rafael pede que Bernardo destrua todas as mudas da rosa Luna . O Pajé diz a Jacira que sua filha veio ao mundo com uma missão. Cristina se oferece para ajudar a criar Felipe
Pajé fala para Jacira que Serena precisa estudar. Rafael relembra os tempos com Luna. Serena desenha uma rosa e o Pajé diz que flor está no destino da menina. Anos se passam, Serena se transforma em uma adulta e reencontra José Aristides. Cristina conta a Débora sua estratégia para conseguir conquistar Rafael. Guto sai da cadeia e assusta Cristina.
José Aristides leva Serena ferida para uma aldeia mais distante, para que o Pajé cuide dela. Cristina explica para Guto que já lhe mandou todo o dinheiro que tinha, mas garante que vai se casar com Rafael e conseguir mais. Guto fala para Cristina que gostaria de se casar com ela e a governanta deixa claro para seu pretendente que eles não precisam se casar para estarem juntos.
Débora, Agnes e Adelaide veem Kátia na festa. Olívia apresenta Rafael para Madalena e sugere que eles dancem, mas o botânico diz que não sabe dançar. Olívia garante a Madalena que Rafael gostou dela. Os convidados de Olívia começam a ir embora, para constrangimento dela. Raul e Dalila ficam presos na boate devido à forte chuva. O capataz mostra interesse por Serena.
Cristina pede que Guto descubra quem é a amante de Raul. Bernardo sugere a Crispim que ele arrume um trabalho para Mirna para ela parar de pensar em se casar. Osvaldo estranha que Kátia, que havia saído da cidade quando era pequena, tenha voltado e não tenha avisado a Elias, seu pai, que fica indignado ao saber e decide falar com a filha. Serena foge da fazenda com a ajuda de Almerinda.
Serena entende que chegou ao seu destino e Crispim lhe dá uma rosa. Cristina manda Guto colocar o lenço manchado de batom no bolso de Raul. Serena chora ao ver Rafael. Débora aconselha Cristina a contratar Serena. Olívia vê Raul entrando na igreja. Serena olha para o espelho e seu reflexo se transforma na imagem de Luna.
Eduardo aconselha Rafael a dar uma chance a Cristina. Vera pede para dar uma festa na casa de Rafael. Crispim segue Mirna e faz escândalo no clube. Débora diz que Agnes deveria aconselhar Rafael a refazer a vida. Felipe e Mirella se encontram às escondidas. Rafael mostra a Agnes e Adelaide que a rosa Luna se abriu.
Adelaide percebe que cometeu um engano e diz que a rosa fez com que ela se lembrasse de Luna. Serena abraça Adelaide e fala que sabe o que é perder alguém. Adelaide gosta de Serena, mas Agnes se sente incomodada pela presença dela. Rafael fala para Serena que o que ela disse para Adelaide foi bonito. Serena diz para Rafael que ele também conhece a perda, pois jamais esqueceu sua mulher.
Serena decide voltar para a aldeia e diz que era mais feliz lá. Felipe dá rosas a Serena e pede que ela volte a trabalhar em sua casa. Raul e Dalila se encontram na igreja.Hélio aconselha Serena a não retornar para a casa de Rafael. Raul chega tarde em casa e Olívia desconfia. Rafael vê Luna em Serena e a beija.
Serena se apavora com beijo e foge. Rafael pede desculpas. Agnes fica indignada quando Rafael diz que Serena é Luna. Elias aconselha Adelaide a procurar uma de nascença de Luna em Serena. Crispim dá rosas a Kátia, que gosta. Olívia usa uma maçã para explica os tipos de beijos para Mirella. Adelaide fica pasma ao ver a marca de nascença de Serena
Serena vê Luna no espelho do ateliê e desmaia. Olívia desiste de jantar no clube ao ver que Vitório é o cozinheiro. Crispim pega as alianças de seus pais. Rafael pega a mão de Serena e diz que não consegue esquecê-la. Cristina vê os dois juntos e fica furiosa. Agnes acusa Serena de querer dar um golpe em Rafael. Adelaide conta para Rafael que Serena tem marca de nascença onde Luna levou o tiro.
Cristina oferece dinheiro para Serena ir embora, a jovem recusa. Rafael acredita que Serena irá amá-lo se for realmente Luna. Crispim conta para Mirna que deu as alianças para Kátia. Rafael diz a Cristina que Serena pode ser a reencarnação de Luna. Hélio se declara para Serena. Olívia flagra Kátia e Raul juntos no clube.
Cristina fica satisfeita com o sucesso de seu plano contra Olívia. Hélio diz a Serena que vai se contentar em ser amigo dela. Cristina se declara para Rafael. Dalila desmaia ao saber que Raul estava com Kátia no clube. Rafael questiona Elias como saber se Serena é mesmo Luna. Cristina fala para Serena que ela precisa ir embora.
Terezinha chantageia Dalila. Cristina pede que Vera abrigue Serena até Rafael esquecer a empregada. Raul deixa claro para Olívia que não vai mais pagar suas despesas. Serena revela a Olívia que Cristina a mandou passar a noite fora. Gumercindo confessa para Kátia que sente coisas estranhas quando a vê. Cristina descobre que Olívia intercedeu em favor de Serena.
Serena afirma para Rafael que ele é o destino que ela procurava. Olívia e Vitório implicam um com o outro. Mirna decide substituir seu perfume por outro líquido para que Crispim se dê mal, caso tente pegá-lo sem autorização. Rafael e Serena se beijam. Dona Generosa paga pela comida após ser cobrada por Oswaldo. Raul e Kátia se beijam. Rafael convida Serena para jantar e Cristina fica brava.
Olívia fala para Abílio que quer empenhar algumas joias e explica que as mais caras estão no cofre de um banco em nome de Raul. Cristina conta para Vera que Rafael está apaixonado por Serena e Vera pede ajuda de Eduardo para acabar com o romance entre os dois. Serena explica para Rafael que não sabe tocar piano. Rafael fica triste, mas torce para que as lembranças de Serena voltem. Serena vê o ref
Raul confronta Kátia e a convida pra jantar. Ela diz a ele que Guto foi o responsável pelo escândalo. Olívia descobre que Raul vendeu a casa deles e desmaia. A mulher fica espantada ao chegar em casa e se deparar com os novos moradores. Serena chora e confessa a Rafael que ouviu conversa de Vera. Rafael diz a menina que a ama e que ela não o envergonha.
Olívia recrimina Raul por ele ter vendido a casa. Raul exige que Cristina o ajude a se tornar sócio de Rafael, ou então, contará a ele o que ela fez. Guto exige mais dinheiro de Débora dizendo que vai contar a todos as verdades sobre Cristina. Elias pede que Rita não conte a ninguém que é filha de Kátia. Um oficial de justiça manda Olívia assinar uma ordem de despejo e sair da casa. Olívia é presa
Rafael ajuda a tirar Olívia da cadeia após apelo de Mirella. Agnes garante a Cristina que vai ajudá-la a se casar com Rafael. Olívia fala para Mirella que quer levar todos os móveis para sua nova casa. Raul fala para Dalila que não poderá se casar com ela. Serena ameaça ir embora da casa de Rafael. Débora sugere que Cristina faça Rafael pensar que Abílio está roubando a empresa.
Desmaiada, Serena vê o momento da morte de Luna. Dalila dá tapa na cara de Ivan após ele ser inconveniente com ela. Cristina enrola Guto e ele acredita nela. Rafael percebe que Serena está com uma expressão de sofrimento. Arthur leva Mirna pra casa e ela fica toda derretida. Vitório e Olívia brigam e implicam um com o outro. Serena conta sonho que teve para Cristina.
Elias pede que Rafael insista com Serena para saber do que ela se lembrou. Serena diz a Cristina que viu um homem de olhos verdes segurando uma arma em seu desmaio. Cristina conta para Débora que Serena é mesmo Luna. Crispim encontra Arthur cortejando Mirna em sua casa e fica furioso.
Serena sente forte dor no peito ao ver Guto. Adelaide entra na igreja e vê a cena. Serena se lembra que Cristina mandou que ela não contasse suas visões a Rafael, e não diz nada. Olívia solta baratas em cima da mesa do restaurante depois que termina de comer para não pagar a conta. Rodriguez demite Vitório. Vitório vai tirar satisfações com Olívia e os dois acabam se beijando.
Olívia pensa na discussão que teve com Vitório e fica perturbada. Serena surge na festa com o cabelo e o vestido iguais aos que Luna usava no dia em que morreu. Rafael manda Serena tirar o vestido e diz que ela parece uma caricatura de Luna. Rafael desiste de pedi-la em casamento. Gumercindo conta para Kátia que ouviu Dalila dizendo que estava grávida. Vitório ouve e conta a Osvaldo.