O primeiro trecho do desafio de Fernando Fernandes estava programado para ser o mais tranquilo, mas acaba se tornando um dos mais difíceis da expedição.
Neste Além dos Limites, através da sua ferramenta de vida e de trabalho, o caiaque, Fernando percorreu cerca de 150km até chegar a uma das principais e mais bonitas aldeias do Parque Indígena Xingu.
Fernando enfrenta o frio e a neve e desce mais de 1100 metros de altitude. Seu desafio final acontece no terceiro dia, onde, além de descer a montanha, ele terá que subi-la também.
Tendo uma equipe formada pelos principais campeões brasileiros de caiaque, o objetivo de Fernando Fernandes é descer uma cachoeira de 12m, e a sua confiança prova que não existem limitações, mas adaptações para enfrentar os desafios.
Fernando Fernandes realiza um dos seus desejos, experimentar canoagem oceânica. Junto com um engenheiro eletrônico, criam um sistema para controle do leme. Pode ser considerado uma quebra de barreira para os paratletas.
Fernando de Hand-Bike e Alessandro de bicicleta vão próximo ao vulcão Kilauea que está em erupção. No caminho, passam por uma chuva de pedras causada pelo vulcão e com o chão se rachando de maneira brusca.
Pela primeira vez, Fernando Fernandes experimenta o mergulho adaptado, em Abrolhos. A água lhe permite a liberdade que não tem na terra. Abrolhos também presenteou os mergulhos com baleias, lado a lado com o barco.
O Kite Surf sempre foi um sonho distante de Fernando Fernandes. Não existiam pranchas adaptadas e o trabalho teve que ser feito do zero. Os ventos mostraram que existia ali uma forma de liberdade, nunca experimentada.