1958. Dona Adalgisa não consegue esconder a felicidade plena: seu herdeiro, Rogério, chegou com a noiva perfeita para o porta-retrato da entrada da casa, Tatiana. A festa só não será perfeita porque Rogério insiste em manter os amigos Ermelinda e Álvaro por perto.
1953. Dona Adalgisa e Rodolfo recebem visitas especiais para o fim de semana: seus inquilinos Leonor e seu marido, Genésio. Para comemorar a chegada do casal, Adalgisa prepara uma lasanha de bacalhau especial para o almoço que ainda terá Tia Vitória como convidada de honra.
1952. Rogério chega em casa de supresa com Escobar, seu antigo amigo do internato. Dona Adalgisa fica encantada com os galanteios do rapaz, que ainda flerta com Ermelinda, deixando Rogério cego de ciúmes.
1951. Voltando um pouco mais no tempo, vamos conhecer Antônio, o ex-marido de Ermelinda, que a transformou em uma mulher desquitada - para o prazer cruel de Dona Adalgisa.
1951. O ano em que Álvaro mudou para Santa Cecília, para o terror de Dona Adalgisa. Ermelinda vai casar, e Álvaro acaba indo morar com Tia Vitória, além de engatar um romance com Rogério.
1957. Um assassino em série conhecido como "O Enforcador" está deixando o bairro de Santa Cecília em alerta. O Delegado Dr Tarcísio começa a investigar a fundo a identidade do serial killer, ao mesmo tempo que o ex-marido de Ermelinda, Antônio, aparece para resgatar uma dívida antiga com Dona Adalgisa.
1927. Adalgisa e Rodolfo acabam de se casar, e mudam para Santa Cecília. Ela tem o desejo de construir uma família feliz, ele, o de se tornar um homem rico graças ao sogro. 1958. Adalgisa enfrenta calada seus fantasmas, a nora Tatiana e seu maior desafeto, Neide.