Histórias dos melhores contos de Nelson Rodrigues, o maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos. Histórias de amor, mistério, traição e humor que recriam o universo rodrigueano. Mulheres ensaciáveis, maridos traídos, ninfetas sensuais: os imortais personagens de Nelson voltam nesta série antológica, premiada no Brasil e no mundo. Com a participação dos melhores astros da televisão e direção de Daniel Filho, "A Vida Como Ela É" é obscena e conservadora, machista e sensível, dramática e bem-humorada e, acima de tudo, contraditória. Afinal, é Nelson Rodrigues.
Marlene e Godofredo estão casados há sete anos e se tornaram desconhecidos. De uma chatice inominável, não há espaço nesta relação para o tesão. Eis que surge a vizinha fogosa contando vantagem de sua vida sexual despertando em Marlene o incontrolável prazer da disputa. Espírito de concorrência motivado por um dos mais populares pecados capitais: a inveja. No palco da vida, as cortinas se abrem para a encenação da felicidade.
Norberto é casado e sua mulher agoniza a espera da morte. Apaixonado por Julinha, que corresponde a este amor, ele pede que ela aguarde a morte da esposa para enfim se casarem. Mas na repartição onde trabalham, outro homem, Queiroz, deseja loucamente Julinha. Viver na expectativa. Morrer de ansiedade. Remorso. Escolhas. A vida como ela é, e como deixa de ser.
Jair fica viúvo e resolve se matar após construir um mausoléu para ele e sua eterna Dalila."Por que a grande dor tem que ser necessariamente ridícula?" Orgulhoso de seu sofrimento, Jair continua fiel a idéia do suicídio. Para salvá-lo, a família decide matar o amor que ele sentia pela esposa. Uma armação para convencê-lo da infidelidade. Calúnia. O fim justifica os meios? Pobres daqueles que esquecem do que é capaz a mente humana.
Lurdinha, jovem, linda e sem malicias. S. Maviel, o chefe tarado que segue a lógica patética da qual tanto faz se a mulher é casada, viúva, desquitada, ou noiva, caso da novata Lurdinha. Ele deseja todas. Em especial, os brotos. E Lurdinha tem dezoito anos! As colegas do escritório aguardam diariamente o momento em que S. Maviel vai atacar a presa. Comichão, contra-ataque e outras coisinhas mais em "O Gagá'.
Simão é um namorado exemplar. Para Malvina, o defeito de não acreditar em Deus é uma blasfêmia que ela está disposta a relevar diante da essencial qualidade do amado: fidelidade. Para Malvina, ser ou não traída está acima de qualquer questão. A asma crônica de Simão torna tudo ainda mais interessante já que asmáticos como ele, não traem. É, ter um marido doente, tem lá suas vantagens. "O homem fiel" e a calamidade em 28 atos!
Clara e Aderbal se casaram há quinze anos. Entretanto, aos quinze dias, o casamento apaixonado acabou e passou a se arrastar desde então. O motivo das aparências foi o que restou da união: a filha. Por ela, ou melhor, pelo amor dela a mãe, Aderbal é capaz de enxergar na adúltera, uma santa. Em cena, está ainda D.Margarida, a mãe a moda antiga do filho traído. O gatilho. Por trás, os amigos. E de frente, o decote.
Ele a surpreendeu. Ela mudou sua vida. Juntos viveram um tórrido e inusitado romance. Nem sequer sabiam seus nomes. Finalmente um momento interessante na vida dele após uma infância medíocre que se estendeu na mesmice até aquele momento. Era hora do troco e o plano era simples. Gastar com aquela deslumbrante mulher, todo o dinheiro da empresa que havia sacado para um chefe arrogante que ele odiava. Depois, ele se matava. Vingança! Não fosse o mundo, pequeno demais.
Gênio ruim, Jupira maltrata o marido sem qualquer cerimônia. A virtude da sinceridade é triste e azeda, sentencia o sogro ao explicar que deve-se desconfiar de esposas amáveis e gentis. Estas, invariavelmente, são infiéis. Um mês depois, Jupira muda, torna-se uma mulher sensual e insaciável. Quando está bom, está bom, certo?
Noite de noivado de Dagmar e Geraldo. Na festa, a noiva decreta um pacto. Se a traição é inevitável à relação, que não fosse com amigas, vizinhas, nem com sua irmã, Alicinha, que em breve se transformaria em um mulherão. Marcava-se ali o início de um tórrido triângulo. Todos reféns de prazeres e egos. Atração e ódio. Anjo ou demônio, quem é quem nesta história?
Jandira e Juca pareciam casal de cinema com juras de amor eterno, até que a mulher pegou o mulherengo no flagra. Agora, ele amarga uma enorme dor de cotovelo. Perdão, ele só conseguirá no leito de morte, o que está nos seus planos. Morrer em vida. Mas quem tem um amigo como Moacir, sempre encontrará uma mão estendida, antes que seja tarde demais.
Andrezinho é vaidoso aos extremos e se acha o cara mais boa pinta do pedaço. De fato a reputação do rapaz é impressionante, mas Peixoto quer provar ao malandro que ele não é irresistível. Com uma aposta e discurso diabólico, Peixoto consegue atiçar a curiosidade de Andrezinho, que fica obcecado em saber quem é a tal desconhecida. Ah, maldita vaidade, para onde guiará ?
Lucilia é árdua defensora dos bons costumes e sente-se orgulhosa por isso. Vigia as vizinhas e critica a infidelidade até em telenovela. Extremamente séria, fica desconcertada quando recebe a ligação de um admirador secreto que lhe diz obscenidades. Mas a pose de mulher honesta conseguirá resistir ao imaginário, onde a sedução é idealizada na medida de seus desejos mais secretos?
Agenor corteja Rosinha insistentemente há tempos. Ela é uma mulher casada com o manso Marcondes que a venera . Não fosse o marido o sujeito que é, Rosinha já teria cedido as investidas do vigoroso Agenor, que, diga-se de passagem, é intimo da família. Sujeito de sorte este Marcondes. Ele nem faz idéia do quanto.
Moema e Abgail são primas inseparáveis até que um sério desentendimento ameaça romper o que seria uma amizade definitiva. Motivo: a disputa por um homem. As mães agem como mediadoras e as primas selam a paz. Mais que isso, Abgail deixa o caminho aberto para Moema viver seu novo romance, que não demora a converter-se em casamento. Mas o que parecia ser o final, é na verdade apenas o começo de um complexo triângulo amoroso.
Rosinha confia mais em Romário, seu marido, do que nela mesma. Ceci, amiga e vizinha, acha que não se deve colocar a mão no fogo por marido nenhum, que o homem fiel, já nasce morto. Rosinha tem certeza que Romário não tem amante, mas aos poucos se deixa envenenar pelos pensamentos de Ceci e decide pagar para ver o que espera jamais encontrar.
Neves tem pavor da morte. Ao chegar no trabalho, descobre que seu secretário Carvalhinho havia morrido. Infarto. Neves desabafa com um funcionário, precisa fazê-lo antes que morra também. Casou-se por interesse e todos os dias paga o preço por sua atitude, convivendo com uma mulher horrorosa e que o trata mal. O pior, ele nunca a traiu, o que decide mudar imediatamente, com a ajuda das ironias do destino.
Vadeco vive embriagado engatando um vexame atrás do outro. Seu pai resolve dar um basta e o coloca para trabalhar em uma de suas empresas. Só que ao invés de pegar no batente, Vadeco se dedica a pegar as funcionárias, ofício que desempenha em larga escala. Mas isso, só até se interessar por Arlete, a telefonista, que não dá papo para ele e por quem Vadeco paga qualquer preço para possuir.
Menezes investe em seu mais novo amor eterno, Ieda, uma mulher casada e fiel ao marido pediatra. Ele está obcecado a ponto de abandonar todos os seus casos e filhos pela cidade. Depois de longa insistência, Ieda finalmente cede. Menezes está em êxtase! Cheiroso como um bebê, aguarda com ansiedade pela tarde de amor e por momentos de volúpia inesquecíveis...
Norberto está impressionado com a mãe de sua namorada. Um verdadeiro espetáculo de sogra. Ficou viúva aos vinte anos e desde então só se dedica a filha. O namoro avança e a menina está perdidamente apaixonada por ele. Mas Norberto sucumbiu. Está apaixonado pela sogra e precisa, desesperadamente, de um único beijo...
Euzebiozinho cresceu cercado de muitas mulheres e mimos. Já na adolescência, longe de todo e qualquer universo masculino, não joga bola, jamais proferiu um palavrão e nunca beijou uma moça. Aliás, nem sequer namorou. A chegada de um tio abismado com a situação, muda a pacata rotina e o destino deste jovem. Ele tem que se casar, e rápido
Eutevínio nutre uma paixão por Iracema desde os tempos de adolescência. Mas ela preferiu casar-se com o amigo Murilo e desde então, este amor o sufoca terrivelmente. Anos a fio sem dizer uma única palavra sobre seus sentimentos. Até que um dia, diante da infidelidade do amigo à esposa e da clara infelicidade de Iracema, ele aproveita uma viagem de Murilo e se declara. É a loucura e a vontade de amar...
A amiga de Cilene confidencia a ela que o namorado é do tipo "escreveu não leu, pau comeu". Cilene fica impressionada e não consegue parar de pensar no tal sujeito que se chama Sinval. Ela o procura, ele se declara e passam a viver um romance às escondidas até que a verdade vem à tona. Aliás, as verdades. A do caso de amor e outras mais ...
O filho que queria se casar, ouviu do pai : "o importante no casamento não é a mulher e sim a sogra", e depois "é preciso trair para não ser traído, se o sogro é fiel, isto é mal sinal" e finalmente dias depois quando escutou que a pequena que ele havia escolhido ou iria traí-lo ou já o traia, o filho não suportou e saiu de casa. Mas por traz destas palavras, havia mais do que sua sensibilidade poderia captar naquele momento.
Di Paula vive seu luto durante um ano até que a mãe e as tias iniciam uma conspiração para que ele encontre um novo amor. Di Paula reluta, afinal, depois de uma mulher tão formidável como a falecida, não poderia sequer olhar para outra mulher. Mas uma amizade improvável com o malandro do bairro acaba tirando o homem da vida vegetativa que vivia até então. Muito prazer, eu sou o amor!
Vilma e Fonseca decidem se casar apesar das diferenças entre eles. Ela, faminta por beijos, mais apaixonada a cada quinze minutos. Ele cerceando as vontades da amada, com a convicção de que uma mulher fiel, tem que ser séria, não se dando a tal desfrute. E assim, bastou um beijo, apenas um, para decretar o insólito futuro do casal.
Geraldo fica chocado ao descobrir que Jandira, a moça com quem está saindo, é noiva e se casará em breve. Apesar de achar infidelidade o fim do mundo, prossegue com o romance, o que faz sem nenhuma tranqüilidade. Num belo dia, vendo a mulher com o noivo, ele percebe que está perdidamente apaixonado por ela e diante da constatação, decide que quer direitos de marido. Jandira terá que se decidir.
Dina conhece a futura sogra que a recebe sem nenhuma cordialidade e um olhar implacável. Atendendo aos apelos do noivo, que acha a mãe a melhor do mundo, Dina finge não perceber o desagrado da velha e se esforça para agradar. Sai do encontro desnorteada. E fica ainda mais ao descobrir que a sogra vai morar com eles após o casamento. Enfurecida mas apaixonada, ela aceita a situação, sem conseguir imaginar o tamanho do sacrifício que está a caminho.
Alfredo é homem muito rico e sua educação, bastante discutível. Dorinha, sua filha, está prestes a se casar e só pensa em realizar seu maior sonho: ser mãe. Fernando, o noivo, é um sujeito que só pensa em dinheiro. Mal se casam e a pressão pelo herdeiro já começa. Alfredo promete uma bela quantia ao genro mediante o nascimento do neto. Mas o tempo passa e nada de gravidez.... nem da grana extra!
Terezinha tem dezessete anos, é uma moça humilde e com um estranho gosto por tragédias, em especial recortes de jornal sobre crimes passionais. É apaixonada por Xavier, um sujeito malandro, que também não tem onde cair morto, e com quem pretende se casar. Jandira, a madrasta, é contra, prefere Elias, um velho rico que pode lhe tirar da penúria em que vive. Um bom arranjo pode mudar a vida de todos para melhor. Será?
Jandira, a mulher de Paiva não tira os olhos de Serafim, amigo de seu marido. Um olhar intenso, permanente e comprometedor. Serafim não consegue se esquivar das investidas da mulher e mesmo achando a situação ignóbil, passa por cima de seus escrúpulos e se rende aos encantos de Jandira, que ainda assim, diz amar o marido. Mas uma pergunta não sai de sua cabeça, antes, durante e depois: Por que?
Entre Zenóbio e Zulmira só há uma diferença, Geni. Irmã de Zulmira que tornou-se meretriz para criar a filha após ser abandonada pelo pai da criança, um homem casado. Zenóbio não admite qualquer aproximação com a cunhada...até conhecê-la pessoalmente. Para Zenóbio, a Rua Alice nunca mais será a mesma...
Nora é uma mulher lindíssima, daquelas esposas que produzem automaticamente a inveja de outros homens. Entretanto, Fausto, seu marido, a despreza. No quinto dia de lua-de-mel, os sintomas do tédio já são evidentes. Nora nem supõe a razão de tamanho descaso. Muito menos o que poderá fazer para salvar este casamento...
Lurdinha namora Lupicínio obcecado por subir na vida. Para ele portanto, trata-se de uma enorme sorte que o filho de seu chefe tenha se interessado pela sua pequena. Amor a primeira vista! Lupicínio nem titubeia e usa Lurdinha, oferecendo-a de bandeja para o colega. Simples, sem ciúmes ou posses, apenas um arranjo a três! Logo Lurdinha, tão boa menina...
Durval leva uma vida dupla desde que tinha três meses de casamento. No início, amava a amante mais do que a esposa, mas com o tempo a amante tornou-se igualmente exigente. Antonieta, a mulher, é extremamente ciumenta. Abgail, a amante, também. A dupla jornada acaba levando Durval às náuseas. E às últimas conseqüências...
Solange sempre teve uma imagem imaculada para Carlinhos, o marido. Ele a via linda e intacta até o momento em que, a partir de um gesto bobo, desconfia que a esposa o trai. O pai de Carlinhos o repreende. Uma infâmia pensar tal obscenidade de uma mulher como a nora. Mas Carlinhos segue seu instinto e não tarda para descobrir toda a verdade.
Otimismo ou ingenuidade, o fato é que Lucinha casou-se acreditando que seu amor seria eterno. Amável e fiel, o marido só reforça sua crença. A vida do casal é uma delícia inenarrável. Mas D. Mariana, mãe de Lucinha, mulher amargurada, vendo que a felicidade do casal era constante e pública, se dedica diariamente a envenenar a cabeça da filha, pregando as máximas da infidelidade e praguejando sobre o futuro da jovem.
Chagas acabou de se casar mas já arrumou uma amante em plena lua-de-mel. Sabe que é uma encrenca mas sabe também que não conseguirá se livrar da mulher. Ele então decide convidar Armando, seu amigo de infância, para um jantar em sua casa a fim de apresentá-lo a cunhada, Lucila, solteira e muito interessante. Chagas se empenha no romance do amigo como um verdadeiro cupido. Um golpe, aparentemente, de mestre!
Jorge sempre amou Vera e como ela é esposa de seu amigo, isso lhe cria um problema moral. Entretanto, mesmo sentindo-se um canalha e completamente sem esperança, ele decide se declarar. Jorge não suporta mais guardar o segredo deste amor, o primeiro, único e último de sua vida. Ao abrir seu coração, depara-se com o inesperado.
Nilson é casado com Geralda, um anjo de esposa cheia das virtudes. Vivem um casamento feliz e jamais tiveram uma discussão. Numa noite comum, entretanto, Geralda, sonhando, geme e chama por Carlos. Certo de que sua mulher o está traindo, Nilson decide se distrair procurando por Nenê, linda e exuberante profissional do amor. E a partir daí, já é outra história...