Em comemoração aos primeiros três anos de reinado do imperador Xerxes, uma festa que extravasa requinte revelará a realidade palaciana. Em um lar acolhedor de Susã, uma jovem judia se alegra com um esperado reencontro.
Sentindo suas esperanças sobre o futuro se esvaírem, Hadassah sofre com uma forçosa despedida. Sendo colocado em uma situação humilhante diante de todos os seus convidados, Xerxes se vê obrigado a tomar uma atitude definitiva.
No confronto entre Persas e os trezentos de Leônidas, uma traição mudará o curso da guerra, e outra, as vidas de alguns que ficaram em Susã. Com o retorno do exército à capital, Ester e Yona procuram por Mordecai e Enoch.
Depois de um confronto tenso, Ester tenta se encontrar com Mordecai e uma saída às escondidas pode colocar tudo a perder. Curioso, Xerxes espia as mulheres de seu harém e uma candidata se destaca aos seus olhos.
Sem aceitar as contestações das demais candidatas, Hegai mantém sua decisão de que Ester seja a primeira a ir à presença do imperador. Diante da comitiva de Améstris, Xerxes fica tentado a descumprir seu próprio decreto.
Exibindo suas habilidades diante do rei, as candidatas farão uma apresentação para que o próprio Xerxes escolha a próxima que irá em seus aposentos. Às pressas, Ester é surpreendida com uma ordem de Hegai.
Em comemoração a coroação de Ester como nova rainha da Pérsia diante de toda Susã, Xerxes se declara e a troca carinhosa entre os dois é admirada por todo o povo. Mas em meio a festa, um ataque estratégico desencadeia um final diferente do esperado.
Sem conseguir pegar no sono, Ester recebe a visita do rei em seus aposentos, e um presente atencioso como prova de seu amor. Por serem judeus, Mordecai e Yona são atacados pelos filhos de Hamã.
Ainda em viagem na Babilônia, Xerxes cai em mais uma armação de Améstris. Aproveitando a liberdade de ir e vir, Ester se encontra com Mordecai, que a alerta sobre algumas das pessoas que os rodeiam.
Depois de apanhar de Bigtã e Teres, Neemias pede para Mordecai avisar Ester sobre o plano dos eunucos contra a vida do rei. Em conflito, Ester confronta Xerxes sobre Elarrê.
Desconfiado da aproximação de Ester e Mordecai, Xerxes a confronta e o início de um conflito se instala entre os dois. Améstris se revolta com Artabano e uma revelação ao filho será seu novo truque.
Depois de uma conversa tocante entre Xerxes e Ester, o rei atende a um pedido dela. Chegando à Jerusalém com sua família, Mordecai se surpreende com a situação da amada cidade.
Na Grécia, as provocações de Péricles contra Xerxes tensionam os ânimos, deixando a expectativa de um iminente conflito. Aproveitando a ausência do rei e de Ester, Améstris faz uma grande revelação.
Das águas, uma velha aliada de Améstris retorna a Susã. Depois de revelar a Ester a surpresa que preparou, Xerxes e a rainha discutem até chegarem em um ultimato.
Trazendo as gêmeas diante do rei, Améstris não contava com reação fulminante de Xerxes. Prometendo assegurar o poderio do rei dos reis, Hamã pede a aniquilação dos judeus.
Em revolta e dor, os judeus de Susã se reúnem em frente ao palácio. Contando com um novo aliado, Ester recebe notícias de Mordecai, e com elas, fica ciente do último decreto do imperador.
Na tentativa de provocar a rainha e preencher a sua ausência, Xerxes chama Amirah, mas sua permanência ali depende de uma condição curiosa. Jejuando por três dias, Ester se prepara para ir à presença do rei.
Diante da grande surpresa de Xerxes ao ter Ester em sua presença, a tensão de todos se concentra na expectativa pela reação do rei. Em conversa com Mordecai, Hegai faz revelações sobre seu passado.
Dando um fora em Aria, Xerxes é afrontado pela concubina. Em preparação para uma investida fatal, Hamã comemora com os filhos a finalização da forca, destinada a Mordecai.
Tendo sido relembrado da vez que Mordecai salvou sua vida, Xerxes pergunta a Hamã o que deveria fazer ao homem a quem ele deseja honrar. Temerosa pela revelação que terá de fazer, Ester se prepara para o banquete que oferecerá ao rei e seu primeiro ministro.
Com o destino que preparou para Mordecai recaindo sobre si mesmo, Hamã recebe sua sentença. Depois do findar dos últimos acontecimentos, Xerxes e Ester tem a chance um tempo a sós outra vez.
Em animação e clima romântico, Ester faz um anúncio importante a Xerxes, sem esperar que o perigo a rondava de perto. Revoltados e por um meio cruel, os filhos de Hamã mandam recado aos judeus.
A sós com Artainte, uma revelação do passado trará a verdade sobre uma estratégia perspicaz do imperador. Com uma forte chuva caindo sobre Susã, uma avassaladora enchente atinge a capital.
Em meio à beleza do jardim secreto, Xerxes aproveita um momento especial com duas pequenas convidadas. Pegando Ester de surpresa, os filhos de Hamã encontram a oportunidade de se vingar.
Lembrando de um momento com Ester, Xerxes fala com Deus pela primeira vez. Chegado o decisivo treze de Adar, os judeus enfrentam seus inimigos em todo o império, mas não sem a providência divina.
Depois de dois dias de embate, o povo judeu comemora em festa a vitória sobre seus adversários e o livramento divino. Anos depois, o iminente confronto entre Dario e Xerxes desencadeia uma tragédia.
Com a morte de Xerxes, o embate entre Dario e Artaxerxes traz uma reviravolta para Susã e para todo o império. Sem mais razões para ficar na capital, Ester parte em direção a um antigo sonho.