Deus (Flávio Galvão) conta como deveria ser o mundo. Lúcifer (Igor Rickli) está à frente de um coral de querubins. Em seis dias, Deus desenvolve o mundo e os seres que vivem. Depois, o Criador faz nascer o primeiro homem do mundo e sua mulher. Eva (Juliana Boller) degusta o fruto que não deveria comer. Ao notar que Eva infringiu uma regra do Criador, Adão (Carlo Porto) fica fora de sim. Eva assiste Adão quando ele cai doente. No começo da gravidez, Eva fica enjoada.
Eva dá à luz primeiro filho e fica emocionada, assim como Adão. Eva conta que Caim (Eduardo Speroni). Eva fica grávida novamente. O filho de Eva e Adão nasce e é batizado de Abel (Caio Manhete). Renah (Ana Terra) fica furiosa com o pai e conta que vai sumir. Caim fica sem saber porque Abel está satisfeito. Abel inicia a separação dos melhores bichos para ofertar ao Criador.
Em Enoque, surgem Noé e outros dois rapazes de outra cidade, todos da família de Sete. O vilarejo de Enoque é embalado por uma grande comemoração. Lúcifer nota que os homens são seduzidos pelas mulheres. Maluel e a população da cidade está prestes a invadir Enoque. Deus conta a Noé que exterminará a população. Noé volta para casa abalado com a conversa que teve com o Criador. Noé constrói uma arca seguindo orientação de Deus.
Naamá diz que Deus cumpriu o que prometeu. Tali convence Cam a ir para a cidade. Noé chega em casa impactado pela conversa com Deus. Noé faz a arca exatamente da maneira como Deus o instruiu. Ele tenta alertar as pessoas, mas é caçoado. Cam se recusa a voltar com Noé. A multidão esbra eja contra Noé. Jafé recebe uma pedrada na cabeça.
Noé e os filhos avisam que a construção está terminada. Lúcifer incita o povo contra Noé. Tranquilo, Noé diz para sua família confiar nos planos de Deus. Naamá, os filhos e noras levam os pertences para a arca. Casais de animais de todas as espécies vão seguindo para a arca. Zeno fica surpreso ao ver a mudança do tempo. As nuvens carregadas começam a esconder o sol. Noé e sua família entram na arca, que se fecha. Um grande raio corta o céu. A chuva começa a engrossar.
Uma tempestade torrencial desaba do céu. Depois de quarenta dias e quarenta noites, o planeta está coberto por água. A arca finalmente ancora em terra firme. Dois meses se passam e Deus pede para Noé e sua família deixarem a arca. Os casais de animais também saem da arca. Um arco-íris surge no céu e Deus fala com Noé. O Senhor avisa que este é o sinal da aliança Dele com Noé e toda a humanidade. Deus avisa que Cam e seus descendentes se afastaram Dele, como Ninrode que iria tentar construir uma grande torre para unificar o povo contra o Senhor.
Deus avisa que Ninrode foi um grande caçador e teria potencial para um grande líder. Ninrode demonstra suas habilidades na caça. Ninrode é admirado pelas mulheres da cidade. Na pele de um cidadão comum, Lúcifer inflama o povo a favor de Ninrode. Ninrode se interessa por Liba. Semíramis faz um escândalo e manda Liba se afastar do filho. Lúcifer fica satisfeito ao ver Ninrode falando com um macaco. Lúcifer vê Semíramis arrasada.
Cilá e Assira vão até a casa de Ninrode mas são expulsas por Semíramis. Ninrode olha para Liba. Lúcifer fala com Semíramis. Ninrode fala sobre a ideia de construir uma torre. Semíramis pede a Gomer para reunir o conselho. Liba confessa para seus pais que gosta de Ninrode. O conselho concorda em ouvir Ninrode. Semíramis se faz de vítim diante de Ninrode
Gomer diz que Ninrode está tentando ser maior que Deus. Ninrode se encontra com Liba e pede para ela se unir ao povo da cidade, pois ele tem um aviso. Semíramis reclama com o filho ao saber da novidade. A construção da torre segue em ritmo acelerado. O tempo passa e a cidade se desenvolve ainda mais. Semíramis afronta Ninrode.
Semíramis é consolada por Lúcifer. Algum tempo se passa e parte da torre desaba. Lúcifer grita que ela é uma deusa. Todos se voltam para ela. Semíramis é tratada como uma deusa. O tempo passa e a torre vai aumentando, chega ao nono andar. Semíramis fala com as mulheres e as colocam contra Deus. Gomer tenta alertá-la. Semíramis pede para construírem uma grande estátua dela. Semíramis ameaça Liba. Ninrode evita Liba.
Os anos se passam e Lúcifer admira a cidade. A torre já está com quinze andares. Semíramis é ignorada pelo filho. Semíramis descobre que está grávida. Lúcifer incentiva as pessoas a acreditarem que ela é uma deusa. O dia começa a virar noite e o chão treme. Todos se desesperam. A torre começa a ruir. As pessoas não conseguem se comunicar uma com as outras. Todos falam idiomas diferentes. A torre é em parte restaurada e chamada de Zigurate. Semíramis é tratada por todos como uma deusa. Deus avisa que como tempo os povos passaram edificaram outras cidades, mas dos descendentes de Sem nasceu Abraão. Ao se revoltar com a presença de tantos ídolos, Abraão chama a atenção de Deus.
Gurik se desculpa com Terá . Amat e Iafa são atacadas. Nadi se revolta com o ataque à Amat . Nidana é firme com o marido. Danina se irrita ao saber da mudança de Nidana. Lugali inventa desculpa para não ser descoberto. Ele é observado por Lúcifer. Irritado, o rei Ibbi-Sim se arruma para a cerimônia. Iafa explica para Amat o que é o ritual de humilhação ao rei, enquanto Ibbi-Sim sofre na mão do sumo–sacerdote. Lamassi alerta Terá sobre Lugali. Danina diz desconfiar de Nidana. Ibbi-Sim retorna do ritual, irritado e com o rosto vermelho. Terá prospera nos negócios e se prepara para a volta a Ur. Danina briga com Nidana. Hasabia separa a briga e deixa Nidana na saia justa. A rainha Enlila faz uma encomenda a uma feiticeira. Sorrateiro e armado, Lugali invade a tenda de Terá.
Lugali percebe que foi enganado e tenta fugir. Terá exige saber quem foi o mandante de Lugali. Lúcifer observa o retorno de Terá à Ur. A caravana de Terá é surpreendida. Terá persegue Lugali. Nadi mostra sua exuberância. Iafa e Amat tentam se livrar de pessoas indesejadas. Lugali leva a pior em sua fuga. Enlila tranquiliza Nadi e alerta a sacerdotisa para as bebidas dos sacerdotes. Amat sente as contrações. Terá tenta salvar Lugali. Enlila engana o rei Ibbi-Sim. Nidana é surpreendida com os novos moradores de sua casa. Caravana de Terá se aproxima de Ur. Kala ameaça Enlila. Nadi finge beber no ritual do casamento sagrado. Ibbi-Sim começa a despi-la. Terá é recebido em Ur como herói. Enlila se livra de Kala. Em trabalho de parto, Amat descobre que Terá chegou na cidade. Abisali ameaça Lugali. Amat dá à luz Abrão.
Abraão termina de quebrar as estátuas e o tempo retrocede. A caminho da cidade de Ur, Terá, o pai de Abraão, segue com a esposa Amat grávida. Ele se afasta e observa a caravana da sacerdotisa Nadi sendo atacada. Ele luta bravamente e consegue salvá-los. Terá e Amat segue com a caravana de Nadi até Ur. O sumo-sacerdote Kissare decide fazer um teste com Terá. Nadi agradece Terá na frente de todos os nobres e o presenteia com uma estatueta. O rei Ibbi-Sim agradece a Terá pessoalmente. Amat e Terá chegam ao acampamento fora dos portões de Ur. Kissare pede para Terá conseguir a receita dos queijos do ermitão Nordick. Amat sente dores. Nadi se declara para Terá.
Nadi pede para Guemecha vigiar Terá e Amat. Adiel vê Terá sendo perseguido. Na forma de homem, Lúcifer aconselha Terá a roubar a confiança de Nordick. Terá vai ao encontro do ermitão. O rei Ibbi-Sim deixa claro seu interesse por Nadi. Nidana descobre que Terá enterrou a estatueta dada pela sacerdotisa. Terá engana Nordick e ganha sua confiança. Eles são observados pelos homens de Abisali. O rei se encanta com a dança de Nadi. A rainha Enlila diz a Kissare que não quer o rei se deitando com Nadi. Nidana delata Terá para Morabi. Na volta para Ur, Terá é atacado pelos homens de Abisali.
Terá fala com os homens de Abisali sobre a importância do que está trazendo. Amat é levada por Morabi. Kissare começa a julgar Amat e é interrompido por Nadi. Terá chega com as cabras de Nordick. Terá precisa provar que conseguiu a receita. Ele e Amat são presos. Terá começa a passar a receita dos queijos. Kissare comprova que Terá conseguiu a receita e avisa que ele ganhará uma casa em Ur. Amat fica preocupada. A rainha Enlila fica satisfeita ao saber do interesse de Nadi por Terá. Amat não gosta do comportamento de Terá em relação aos ídolos. Ele é observado por Deus. Ibbi-Sim e Enlila experimentam a receita do queijo. Terá diz que o filho que Amat espera se chamará Abrão. O rei ordena que Terá seja escoltado para trazer os animais ao templo. Morabi e Abisali tramam contra Terá. Kissare entrega três estatuetas para Terá.
Amat não gosta da visita de Nadi. Nidana e Bila tramam contra Amat. Nadi repreende Bila. Abisali e Morabi armam contra Amat e Terá. Terá parte com a caravana sob o olhar do povo. Amat se assusta ao receber um rato morto. Nadi é escolhida para se deitar com o rei. Abisali se revolta. Em conversa com a rainha, Nadi confessa que não tem interesse no rei e sim em Terá. Enlila promete ajudá-la. Amat e Iafa são atacadas pelas mulheres do acampamento. Terá se preocupa com a briga entre Lugali e Gurik. Nidana cobra Abisali, que a ameaça. Lugali conversa com Terá e revela o motivo da briga com Gurik. Enlila e Kala, as esposas do rei, brigam. O tempo passa e a caravana de Terá avança no horizonte. Morabi e Abisali conversam sobre o homem que se infiltrou na caravana. Gurik se aproxima de Terá com a espada.
Amat fica decepcionada com a atitude de Terá diante do nascimento do filho. Abisali fracassa na sua tentativa de fuga. Sob o efeito da bebida, Ibbi-Sim não tem sucesso diante de Nadi. Enlila beija o general Ekur. Nadi e Ibbi-Sim mentem. Terá dá um ultimato em Abisali. Lamassi e Iafa começam a se aproximar. A rainha Enlila e a serva Lilit tentam dar um fim no corpo de Kala. Abisali diz a Morabi sobre a descoberta de Terá. Abisali deixa a cidade. Nadi conhece o bebê de Terá e Amat. Morabi manda Nidana parar de incomodar Terá. Terá fica mexido com a investida de Nadi. Morabi joga Amat contra Terá. Os pais de Abrão discutem. Amat se recusa a ir em uma festa no palácio e Terá é firme com ela. Danina aceita cuidar de Abrão. No palácio, Terá não disfarça seu interesse por Nadi. Ele desabafa com a sacerdotisa, que o consola, carinhosamente. Todos são surpreendidos ao descobrirem que o corpo de Kala foi encontrado. Terá quase beija Nadi. Amat se aproxima.
Com uma arma e sem ser visto, Lugali (Fábio Scalon) entra na cabana de Terá (Angelo Paes Leme). Ele nota que o passaram para trás. Terá manda que Lugali revele quem o mandou atacar. Lúcifer (Igor Rickli) vê quando Terá volta para Ur. A comitiva de Terá é pega de surpresa. Terá vai atrás de Lugali. Nadi (Camila Rodrigues) exibe sua beleza. Iafa (Thais Belchior) e Amat (Branca Messina) fazem de tudo para dispensarem pessoas de quem não gostam. Enlila (Maria Joana) diz para Nadi ficar calma, mas a pede atenção em relação à bebida dos sacerdotes. Amat começa a dar sinais que irá parir. Terá faz de tudo para Lugali continuar vivo. Enlila passa para trás Ibbi-Sim (Felipe Roque). Nidana (Julianne Trevisol) é pega de surpresa quando outras pessoas vão morar em sua casa. A comitiva de Terá está mais perto de Ur. Enlila é alvo de ameças de Kala (atriz não divulgada). Durante o casamento, Nadi simula que está bebendo. Nadi passa a ter suas roupas retiradas por Ibbi-Sim. Ao chegar em Ur, Terá é tratado como herói. Enlila se desvencilha de Kala. Amat começa a dar à luz quando fica sabendo da volta do marido. Abisali (Luiz Nicolau) faz ameaças a Lugali, porém Lamassi (Gustavo Falcão) e Hamu (Alexandre Damasceno) flagram. Amat se torna mãe de Abrão.
A reação de Terá após o nascimento de Abrão deixa Amat desiludida. Bêbado, Ibbi-Sim fracassa frente a Nadi. Enlila rouba beijo de Ekur (Bruno Belarmino). Nadi e Ibbi-Sim faltam com a verdade e inventam que consumaram a relação. Terá dá um basta em Abisali. Lamassi e Iafa estreitam relações. Abisali conta a Morabi (Jairo Mattos) sobre o que Terá descobriu. Abisali vai embora de Ur. Nadi visita Abrão. Morabi ordena que Nidana deixe de atormentar Terá e a mulher. Terá se abala diante da entrega de Nadi. Morabi envenna Amat contra o marido. Amat e Terá discutem. Amat diz que não irá a uma comemoração no palácio e Terá é hostil. Danina (Laura Kuczynski) concorda em cuidar do bebê de Amat. No palácio, Terá mostra que está afim de Nadi. Terá é franco com Nadi e ela o consola de maneira carinhosa. Todos se espantam ao descobrirem que Kala está morta. Por pouco Terá não beija Nadi. Amat chega perto.
Amat é enganada por Terá e Nadi. Kala é enterrada. Enlila conforta o rei. Ao falar com Amat, Terá mostra-se decidido a ficar rico antes de ir embora da cidade. Enlila não dá o braço a torcer diante de Ekur. Dois meses depois, Ibbi-Sim fica apavorado com a chance de um criminoso não ter sido preso. Terá recorre a Kissare (Norival Rizzo) concordar na matrícula de Abrão na escola de escribas. Enlila conta a Ibbi-Sim que engravidou. Uma década mais tarde, Terá vai para o trabalho e larga Amat. Na escola, Abrão e Harã (João Guilherme Fonseca) são atiçados por Dnin-Sim (ator não divulgado). À frente dos amoritas, Sunuabum organiza invasão a Ur.
Dnin-Sim provoca castigo em Abrão. Hod (Vinícius Ferreira) e Dov (Carlos Fonte Boa) comandam invasão amorita a Ur e duelam. Gurik (Marcelo Argenta) e os oficiais vão atrás dos amoritas. Pegam Danina de refém. Terá reprova atitude de Abrão. Jeribali (Thales Coutinho) escapa da morte graças a Terá, que enfrenta os amoreus. Danina é pega de surpresa com a conclusão de Aya (Flávia Monteiro). Terá e Nadi são flagrados por Amat.
Amat faz ameaças ao marido e a Nadi. Danina não concorda com a fala de Aya. Terá faz de tudo para a mulher se acalmar. Harã e Abrão entram no palácio. Sunuabum fica sabendo que o irmão foi pego. Enlila, na frente de Ekur, afirma que Dnin-Sim não é filho dele. Nidana suspeita de Danina. Lamassi faz de tudo para chegar em Iafa. Nadi é firme para que Terá aceite se casar com ela. Abrão concorda com o proposto por Dnin-Sim. Abrão é alvo de armadilha de Dnin-Sim. Kissare é alvo de Morabi. Amat recepciona o marido e Nadi. Amat se surpreende com vontade de Terá.
Nadi (Camila Rodrigues) faz de tudo para Terá (Ângelo Paes Leme) aceitar ser seu marido. Abrão (Rafael Sun) concorda com o que Dnin-Sim (Vitor Valle) propõe. Abrão é vítima de armadilha de Dnin-Sim. Kissare (Norival Rizzo), o sumo-sacerdote, é atingido pela maldade de Morabi (Jairo Mattos). Amat (Branca Messina) recepciona Terá e Nadi. Amat se choca com o que Terá propõe. Amat fica desiludida com Terá. Amat concorda em Nadi permanecer no local.
Kissare é auxiliado. Kissare passa por cirurgia. Amat vai atrás do primogênito. Gurik (Marcelo Argenta) pergunta a Sharur (Paulo Goulart Filho) se pode se casar com Danina (Laura Kuczynski). Morabi fica nervoso ao saber que correu tudo bem na operação de Kissare. Sumuabum (Ed Oliveira) organiza atentado contra a família de Ibbi-Sim (Felipe Roque). Acham Abrão. Abrão encara o filho do rei. Morabi faz de tudo para matar Kissare. Amat encara Nadi.
Morabi fracassa no atentado contra o sumo-sacerdote. Hasabia (ator não divulgado) fica revoltado com o comportamento de Nidana (Julianne Trevisol) diante de Terá e Amat. Amat se acalma ao ser franca com Nadi. Abrão concorda com outro desafio do príncipe. Nadi pensa em armar contra a mulher de Terá. Dov (Carlos Fonte Boa) nota Abrão e Dnin-Sim. Danina rejeita Gurik. Nadi e Enlila (Maria Joana) organizam para que Terá fique obrigado a se tornar marido de Nadi. O príncipe e Abrão surgem na caverna. Nadi é pega de surpresa quando Kissare acorda. Os amoritas sequestram Abrão e Dnin-Sim. Sem ser visto, Harã (João Guilherme Fonseca) tudo nota. Os reis percebem que o príncipe está ausente. Danina nota que o pai se confundiu sobre ela e Gurik. Morabi deixa o palácio às escondidas. Na masmorra, Hod (Vinícius Ferreira) sucumbe diante os maus-tratos de Ekur (Bruno Bellarmino). O príncipe e Abrão são encaminhados até o líder amorita.
Danina conta a Gurik que a criança não é filho dele. Kissare faz de tudo para se recordar do ocorrido antes de sofrer o acidente. Morabi é alvo de perguntar antes de ir embora de Ur. Terá surge para a festa da rainha e conta que Abrão e Harã desapareceram. Nadi diz que irá se casar com Terá, porém nesse momento Amat paralisa a festa ao trazer o filho caçula. Harã diz que sequestraram o irmão e o príncipe.
Na frente de Sharur (Paulo Goulart Filho), Terá (Ângelo Paes Leme) não sabe o que fazer. Ibbi-Sim (Felipe Roque) é criticado pelas suas atitudes por Enlila (Maria Joana). Terá firma acordo com Sharur e pede para ele nada falar a ninguém. Oguedi (Júlio Levy) garante que irá atrás de vingança contra Ibbi-Sim. O rei quer negociar a soltura de seu fiho com Sumuabum (Ed Oliveira). Ibbi-Sim deixa de pagar para Abrão (Rafael Sun) ser solto. Morabi (Jairo Mattos) faz um discurso se exaltando. Terá mostra-se disposto a salvar o filho mais velho. Escolhem Morabi como novo sumo-sacerdote. Abrão e Dnin-Sim (Vitor Valle) fazem de tudo para ouvir o que os amoritas pretendem. A rainha atiça Terá. Os amoritas planejam ataque. Sumuabum escolhe pegar as crianças para trocar por reféns. Danina (Laura Kuczynski) vai atrás de uma feiticeira. Morabi chantageia Terá.
Acontece a troca de reféns. Os amoritas deixam os esconerijos e pegam a todos desprevenidos. Depois que os reféns são trocados, Hod (Vinícius Ferreira) chama o rei e conta que Gurik (Marcelo Argenta) e a rainha são próximos. Na cidade, a população corre aflita. Danina ingere a bebida dada pela feiticeira. Abisali (Luiz Nicolau) fica surpreso ao ver a devastação da cidade. Danina não se sente bem. Os amoritas vão na direção do palácio. Chegando no local, Harã (João Guilherme Fonseca) fica assustado. Terá enfrenta um amorita. Os amoritas entram à força no palácio. Enlila pega de surpresa os amoritas. Entram à força na taberna. Hasabia, em pânico, abre o jogo com Sharur. Aflito, Morabi chora. Aya (Flávia Monteiro) fica em pânico com a situação de Danina. O rei e o general encaram os amoritas. Aya faz de tudo para salvar a criança de Danina. Ekur (Bruno Bellarmino) enfrenta Dov. Terá e Amat (Branca Messina) acham Harã, porém encontram também um amorita. Lamassi (Gustavo Falcão) pergunta se Iafa (Thais Belchior) quer se casar com ele.
Terá é atingido. Dov e Ekur têm uma luta enorme. Zolari (Edson Fieschi) faz de tudo para salvar Dnin-Sin. Na frente dos amoritas, Morabi suplica para nãos er morto. Kissare (Norival Rizzo)se recorda de tudo. Ekur e Lugali (Fábio Scalon) ficam frente a frente com Sumuabum. Enlila e Dnin-Sin têm reencontro. Terá reencontra o primogênito. O garoto fica sabendo do casamento de Terá e Nadi (Camila Rodrigues). O rei percebe que a rainha e o general estão se olhando. Ibbi-Sim resolve ficar atento com a mulher. Nadi coloca o vestido para o casamento. Lamassi se ajeita para o casamento de Terá e Nadi. Nidana (Julianne Trevisol) fica sabendo que Terá engravidou Danina. Lugali vai atrás de Enlila. Terá mostra tristeza pela família não comparecer ao casamento. Iafa e Lamassi se tornam marido e mulher em festa popular. Danina após muito beber revela a verdade. Amat fica sem chão. Ekur e Enlila ficam temendo a fala do rei. Já com a memória retomada, Kissare arranca a máscara do rei. Desiludida, Amat cai em um rio.
Kissare fica furioso ao ser homenageado por Nadi. Nadi diz para Terá o apoiar. Abrão fracassa ao tentar salvar a mãe. Kissare fica desiludido com a fala de Terá. Amat se mostra grata por Deus por escapar do afogamento. Ibbi-Sim está na saia justa diante da fala de Kissare. Enlila dá bronca em Ekur. Terá e Nadi discutem na lua de mel. Amat conta que pode ajudar a criar o bebê de Danina. Lamassi diz a Iafa que para ele Nidana é responsável pelos ataques à Amat. Reduana (Bia Brumatti) diz a Abrão e Harã que o pai deles engravidou Danina. As crianças ficam tristes com o pai. Enlila e Oguedi armam para matar o rei. Hod conta ao rei que Enlila e o general estão juntos. Lúcifer (Igor Rickli) olha quando Nadi sugere algo a Terá enfrentando Deus. Lilit (Ana Elisa Mattos) fica em pânico quando o rei pergunta sobre Enlila. Enlila pede que a feiticeira faça uma poção mortal. Kissare lembra que Morabi tentou o matar. Amat revela à gravidez de Danina de Terá. Amat conta que Danina e Terá deem se casar. Nadi se choca.
Terá se preocupa na frente de Nadi, furiosa. O rei faz ameaças a Lilit. Terá acusa gravemente Nadi e a mulher o olha com fúria. Lilit conta à Enlila das perguntas de Ibbi-Sim. Enlila resolve matar a serva. Simulando estar preocupada, Enlila suplica por ajuda. Lugali suspeita. Lugali vai atrás da rainha e conta que sabe de tudo. Lugali a ameaça e ordena assumir o posto de Gurik. Os dois chegam perto de forma surpreendente. Disfarçando, Gurik vai atrás do general. O rei acusa Enlila de maneira forte. Os filhos de Terá ficam tristes quando o pai afirma à mulher que não terá casamento com Danina. Nadi flerta com Terá e demonstra vontade de engravidar. Kissare e Nadi se acertam. Morabi admite a Abisali ter o empurrado da escadaria. Amat faz perguntas ao marido sobre a relação dele com o Criador. Nadi faz de tudo para Danina se desentender com Amat. O rei diz que devem investigar como Lilit morreu. Morabi flagra Nidana com o anel do príncipe e afirma que ela é uma ladra. Sharur ordena a Terá que ele se case com Danina após ele recusar a união. O rei faz perguntas a Enlila a respeito de possível traição da parte dela.
Kissare se entende com a sobrinha Nadi. Morabi se confessa para Abisali. Amat questiona Terá sobre o relacionamento dele com Deus. Nadi tenta colocar Danina contra Amat. Ibbi-Sim pede uma investigação sobre a morte da serva Lilit. Morabi vê Nidana com o anel do príncipe e a acusa de ladra. Diante da negação de Terá, Sharur exige que ele case com sua filha. O rei Ibbi-Sim questiona a rainha Enlila sobre sua possível traição. Ibbi-Sim faz uma grave acusação contra Enlila. Kissare pede a ajuda de Enkiru para desmascarar Morabi. Terá se recusa a casar com Danina. Morabi toma o anel de Nidana. Ibbi-Sim desmascara a rainha e ordena sua prisão. Enlila pede a ajuda de Lugali para sair do cárcere. Ibbi-Sim nomeia Kissare seu conselheiro pessoal. Preocupado com a possibilidade de Enlila falar sobre o casamento sagrado, Ibbi-Sim é aconselhado por Kissare. Dnin-Sim descobre o motivo de sua mãe ter sido presa. Enlila pede a Oguedi para avisar a seu pai, o rei Lagash, que ela está presa. Diante de todos, Kissare desmascara Morabi. Enlila tenta confundir a cabeça do príncipe Dnin-Sim. O rei proíbe a rainha de receber a visita do filho. Na prisão, Enlila propõe uma aliança a Hod e Sumuabum. Meses depois, Ibbi-Sim recebe uma ameaça do pai de Enlila. Começa o julgamento da rainha. Soldados do rei Lagash e do general Ekur se enfrentam. Iafa está grávida de seis meses. Danina começa a sentir as dores do parto.
Danina fica insatisfeita com a chegada do filho. O rei chama Oguedi para depor no julgamento da rainha. Durante a batalha, Ekur salva a vida de Gurik. Enlila solicita o testemunho de Nadi. Danina sofre com as dores. Enlila questiona Nadi sobre o casamento sagrado. Nas últimas, Ekur pede para ser ouvido no julgamento. A rainha acusa Nadi de estar mentindo e revela seu plano para impedir a consumação do casamento sagrado. O parto de Danina não ocorre como o esperado. Lamassi e Sharur lamentam. Lamassi chama Terá, mas Nadi não gosta. Enkiru é nomeado sumo-sacerdote. Sharur culpa Terá pelo destino da filha. Gurik surpreende Lugali e acaba descobrindo a fuga dos amoritas. Enlila e Lugali são punidos impiedosamente. Morabi é levado para fora de Ur. Com a negação de Nadi, Terá recorre a Lamassi e Iafa. Subindo uma montanha, Abrão e Harã fazem um trato para serem diferente dos homens de Ur. Anos se passam. Já com 27 e 25 anos, Abrão e Harã aparecem no topo da montanha.
No topo da montanha e mais velho, Abrão questiona o irmão sobre o pacto feito na infância. Harã idolatra outros deuses e pretende se casar pela segunda vez. Mais velhos, Lamassi e Iafa tomam café da manhã com Sarai, Adália e Simei. Nadi disfarça o incômodo ao ver Terá saindo do quarto com sua outra esposa, Jadi. Abrão se arruma para uma reunião no palácio. Amat sente o desprezo de Harã. Enlouquecida com os filhos, Reduana pede a ajuda de Harã. O pequeno Ló fica triste com a ausência de seu pai, Harã. Adália aconselha Sarai sobre Abrão. Ele fica atônito na presença da moça. Nadi tenta aconselhar o filho Naor. Irritado, Ibbi-Sim reclama da ausência de Dnin-Sim. O príncipe bebe na taberna. Sumuabum planeja um ataque a Ur. Harã fala de sua intenção em tomar Sarai como segunda esposa. Dnin-Sim chega bêbado e sujo para falar com o rei. Terá se irrita com seu primogênito. Ló fica satisfeito com a presença do tio. Dnin-Sim pede conselhos a Abrão. Naor é flagrado por Terá. A embarcação de Gurik é atacada. Nadi discute com Sarai. A moça sente as palavras da sacerdotisa. Abrão as questiona.
Sarai e Abrão pedem uma explicação à Nadi. Gurik é derrotado pelos inimigos. Terá fica indignado com a atitude de Naor. Sarai questiona Iafa e Lamassi sobre as palavras de Nadi. Ibbi-Sim se revolta ao saber sobre o ataque. Os Elamitas festejam a vitória. Morabi se revela do lado dos inimigos. Abrão e Dnin-Sim se desentendem com Naor. Ibbi-Sim decide tomar uma atitude e se irrita com a esposa, Kiria. Morabi, com os inimigos, arma plano contra Ur.
Sarai se mostra determinada a saber a verdade sobre ela mesma. Terá se irrita ao saber o que Nadi disse à Sarai. Ele discute com Nadi. Harã tenta seduzir Sarai. Sarai exige uma explicação de Nadi. Morabi chega à Ur. Naor é punido. Sharur revela a verdade para Sarai sobre seu verdadeiro pai. Dnin-Sim escuta a conversa.
Morabi (Jairo Mattos) surge em Ur. Naor (Daniel Blanco) recebe um castigo. Sharur (Paulo Goulart Filho) conta para Sarai (Laryssa Ayres) quem é o pai biológico dela. Dnin-Sim (Rafael Gevu) ouve. Terá (Ângelo Paes Leme) castiga de forma dura Naor. Morabi e Oguedi (Júlio Levy) elaboram um plano para matar Kissare (Norival Rizzo). A dupla planeja incriminar Jeribali (Thales Coutinho). Naor recebe os cuidados de Adália (Cássia Sanches). Abrão (Vitor Novello) fica sabendo de quem Sarai é filha. Nadi (Camila Rodrigues) fica furiosa. Adália beija Naor. Shakia (Jessika Alves) fica com remorso após auxiliar o vilão.
Kissare dá conselhos a Terá. Abrão vê Sarai e conta que já conhece a verdade. Abrão fica ao lado de Sarai, a nota com paixão. Oguedi inicia o plano para matar Kissare. Dnin-Sim vê Shakia no palácio e passa a lhe fazer perguntas. Naor pega de surpresa a mãe quando mostra estar afim de Sarai. Terá conta que será necessário falar com Sarai. Sarai fica mexida com a fala de Terá. Nadi ordena que o filho não se aproxime de Sarai. Shakia joga charme para o príncipe. Sarai e Terá discutem. Kissare é vítima da arapuca de Oguedi e Morabi. Shakia se surpreende com as perguntas de Chetiça (Fernanda Nizzato).
Naor faz um convite para Sarai, mas ela recusa. Sharur afirma que Terá precisa aprender uma lição. Kissare morre e Nadi fica com pena. Ibbi-Sim (Felipe Roque), atiçado com Oguedi, manda que todos no palácio sejam revistados. Sarai aceita o convite de Naor, após Adália insistir. Ao mandar um comunicado, Oguedi é visto por Dnin-Sim. Naor chama Abrão para jantar na casa dele. Sumuabum (Ed Oliveira) recebe o comunicado de Oguedi. Naor recepciona os convidados do banquete. Terá é pego de surpreso com a presença de Sarai. Gurik (Marcelo Argenta) acha o veneno utilizado para matar Kissare. Todos se espantam quando Naor pede algo para Sarai. Jeribali é incriminado em relação à morte de Kissare. Chetica flagra conversa de Shakia e Oguedi.
Nadi destrata Sarai. Terá chama a atenção de Naor. Dnin-Sim faz de tudo para defender Jeribali, porém ele acaba preso. Adália se aborrece com Sarai, que é confortada por Abrão. Abrão marca para sair com Sarai Shakia joga chame para o príncipe. Shakia fica sabendo que o príncipe suspeita de Oguedi. Terá manda Naor para o trabalho. Dnin-Sim procura Jeribali na masmorra. Nadi elabora plano contra Sarai. Ela e Abrão vão com os filhos de Harã (Ricky Tavares) passear. Shakia e Oguedi elaboram plano contra Nadi. Com disfarce, Nadi deixa Ur. Adália se entrega a Naor. Nadi procura um feiticeiro e é pega de surpresa com quem vê. Naor deixa Adália desiludida. Abrão consegue fisgar Sarai.
Abrão diz amar Sarai. Naor e Adália enganam Lamassi (Gustavo Falcão). Ibbi-Sim recorre a Gurik para tirar a máscara do traidor. Morabi auxilia Nadi. Chetiça coloca Shakia contra a parede. Morabi e Sumuabum festejam o fato de Kissare estar morto. Oguedi cai no plano o rei. Oguedi assassina o seu mensageiro. Ao falar com Morabi, Shakia conta que sabe uma maneira de afastar Dnin-Sim. Ela fica sabendo do assassinato do mensageiro. Adália conta para Aya (Flávia Monteiro), sua avó, que se deitou com Naor. Sarai fica surpresa ao descobrir que foi prometida para Harã.
Shakia (Jéssika Alves) tem um sério embate com Enkiru (Samir Murad). Harã (Ricky Tavares) sente orgulho do irmão mais velho. Dnin-Sim (Rafael Gevu) arranca a máscara de Shakia. Terá (Angelo Paes Leme) conta uma notícia positiva para Harã. Abrão (Vitor Novello) tem seu primeiro dia no emprego. Harã ocupa o posto de Abrão. Dnin-Sim pressiona Shakia sobre o falecimento de Enkiru. Lamassi (Gustavo Falcão) está triste com Terá. Naor (Daniel Blanco) e Harã chegam a um acordo. Dnin-Sim se enfurece com Shakia.
Ao rei, Dnin-Sim entrega Shakia. O príncipe diz para Ibbi-Sim (Felipe Roque) ficar alerta a respeito do ataque do grupo rival. Terá zomba do filho. Shakia escapa após passar a perna em Chetiça (Fernanda Nizatto). Shakia chantageia Reduana (Tammy Di Calafiori) e Harã que atinge. Harã é saudado pelo povo. Ibbi-Sim escolhe Ibate (Rodrigo Candelot) para ocupar o cargo de sumo-sacerdote. O rei dá uma recompensa para Harã. Abrão vai satisfazendo o patrão sempre. Os elamitas estão prontos para invadirem a cidade.
Sarai (Laryssa Ayres) recebe uma notícia positiva de Harã. Naor lembra de Adália (Cássia Sanches) e fica sem entender o motivo. Harã passa a sentir acima de todos. Ibbi-Sim fica furioso com os elamitas cada vez mais próximos. Em Ur, nas ruas as pessoas estão cada vez mais miseráveis. Amat (Branca Messina) dá bronca em Harã. Os pobres entram à força na taberna de Nidana (Julianne Trevisol). Reduana conta algo novo a Harã e abala o marido. Naor diz amar Adália. Terá decide algo drástico irritado com Abrão. Os pobres avançam em Harã. Ibbi-Sim ordena que o exército esteja pronto. O que acontece com Harã abala Terá.
Amat recebe a notícia ruim de Abrão. Reduana fica fora de si. Dnin-Sim se choca com o ocorrido a Harã. Terá diante de Amat chora. Harã recebe as despedidas de todos. Abrão afirma que irá cuidar do sobrinho, Ló (Pedro Burgarelli). Ibbi-Sim é comunicado que os elamitas estão cada vez mais pertos. Reduana leva mais um golpe da vida. Ibbi-Sim encara os elamitas. Abrão faz de tudo para voltar à rotina. Nadi (Camila Rodrigues ) se desculpa com Amat. Terá fica com remorso. Terá opta por se afastar de Amat. Ibbi-Sim resolve atacar os elamitas.
Dnim-Sim se surpreende com o comportamento do pai. O rei e seu exército são pegos de surpresa com os elamitas. O rei resolve não baixar guarda e seu destino é cravado no confronto. Marhashi (Roney Villela) e o exército matam a nobreza e ficam com o trono de Ur. Deus (voz de Flávio Galvão) observa o casamento de Abrão e Sarai. Anos se passam e Amat (Regina Sampaio) está em casa cozinhando.
Amat (Regina Sampaio) ganha ajuda na cozinha. Abrão (Zécarlos Machado) aparece na casa da mãe. Terá (Júlio Braga) chama a atenção de Abrão, que continua firme em relação a Sarai (Adriana Garambone). Nadi (Esther Góes) briga com Iscá (Prisma da Mata). Prestes a se casar, Ló (Emilio Orciollo Netto) é apoiado por Abrão, seu tio. Abrão ganha um ídolo de Naor (Jorge Pontual), se enfurece e destrói todas as figuras. Novo governante de Ur, Yafeu (Rodrigo Phavanello) está pronto para recepcionar a comitiva que vem do Egito. Yafeu prepara uma armadilha contra os egípcios, para que Terá leve a culpa. Abrão é forçado a conseguir uma segunda mulher. Ló fica com medo de não atender Ayla (Elisa Pinheiro). No Egito, o faraó Amenemhat (André Ramiro) fica sabendo que irá se casar com Agar (Hylka Maria). Kanope (Sidney Guedes) é acusado pelo faraó. Adália (Carla Marins) ouve relatos sobre Sodoma. O casamento de Ló e Ayla é realizado por Terá. A casa de Terá é incendiada pelo grupo de Yafeu. O pai de Agar é julgada diante de Khen (Pérola Faria) e Aat (Bianka Fernandes), mulheres do faraó, no Egito. Amat e Terá se dereclaram. Eliézer (Ronny Kriwat) conta sobre o incêndio na casa.
Todos ficam aflitos com o fogo que atinge a casa de Terá. No julgamento do pai, Kanope, Agar pega a todos de surpresa. O grupo de Yafeu entra à força na casa de Terá. Amat perde os sentidos. Milca (Tatyane Goulart) começa a ter contrações. Aat e Khen palpitam sobre o que deve ser feito com Agar. O filho de Milca nasce. Como ordem, Agar acompanha o pai ser condenado. Aat e Khen determinam que cargo Agar irá ocupar no palácio. Terá conta que irá embora de Ur. Adália dá adeus a Naor. Ayla se surpreende ao descobrir que Ló é pobre. Massá (Marcos Winter) mata Yafeu. O grupo de Terá vai embora de Ur rumo à Canaã.
Massá é violento ao deixar Ur. Terá se mostra grato a todos que estão na comitiva. Ayla e Ló brigam. Sarai pede novamente para Abrão ter uma segunda mulher. Ziva (Ana Paula Tabalipa) avança em Adália e Gate (Mario Bregieira) os pegando de surpresa. Naor suspeita de Massá. A mãe procura Agar no palácio. Massá continua viajando. Aat se utiliza e Agar ser frágil. Abrão e Sarai continuam decididos na caravana liderada por Terá. Agar atende o que Aat diz. Ló passa a ser impaciente com Ayla. Em Sodoma, Bera (Charles Paraventi) dá um castigo cruel a um cidadão. Ló mostra interesse quando Ayla diz que gostaria de se mudar para Sodoma. No Egito, Agar recebe missão não usual de Aat. Lotam (Ricardo Blat) e Tauro (Fernando Val) armam arapuca para Ló e Ayla.
Ló é acusado de algo por Lotam. Aat força Agar a executar o que ela mandou. Anziety (Paulo Lessa) fica afim de Agar. Terá e Lotam chegam a um acordo. Agar reprova o que lhe foi ordenado. As filhas de Lotam furtam o leite extraído das cabras. Aat destrata Agar de maneira firme. Surpreendem as filhas de Lotam na hora do roubo. Maresca (Thaís Muller), com medo, resolve escapar. O comportamento de Aat faz o faró e Khen nada entenderem. Na caverna, os homens vão atrás de Maresca. Morcegos avançam em Maresca e ela grita, aflita. Abrão e Eliézer acham um tesouro.
Abrão conversa com a mulher sobre o que achou na caverna. Aat castiga Agar e a deixa com medo. Terá comemora o achado do filho mais velho e lhe comunica algo bom. Helda (Izabella Bicalho) recorre a Adália para assistir às filhas, Mila (Amanda Grimaldi), Michal (Jéssica Juttel) e Maresca. Alom (Marcelo Arnal), Gate e Azel (João Villa) ficam afim das moças. Terá resolve ir para Canaã depois. Terá batiza o vilarejo com o nome de Harã (Ricky Tavares ). Terá cobra algo de Abrão e magoa o filho. Aat faz elogios a Agar. Abrão se emociona ao ouvir a voz de Deus (Flávio Galvão). Em Sodoma, Lúcifer (Igor Rickli) conquista o povo. Aat passa um novo dever a Agar. Simei (Alexandre Slaviero) e Lotam planejam casar os filhos. Massá deixa Adália boquiaberta. Abrão relata algo novo ao pai.
Abrão (Zécarlos Machado) comenta com a mulher a respeito do que achou na caverna. O comportamento impulsivo de Aat (Bianka Fernandes) faz o faraó (André Ramiro) e Khen (Pérola Faria) nada entenderem. Aat pune Agar (Hylka Maria) e a deixa amendrontada. Terá (Júlio Braga) festeja o que Abrão encontrou e comunica algo bom. Helda (Izabella Bicalho), mulher de Lotam (Ricardo Blat), recorre a Adália (Carla Marins) para tomar conta de suas meninas. Elas despertam interesse em Alom (Marcelo Arnal), Gate (Mário Bregieira) e Azel (João Villa). Ganancioso, Terá resolve deixar para depois sua viagem para Canaã. Dois anos mais tarde. Cada vez mais rico, Terá batiza o local com o nome de Harã (Ricky Tavares), seu filho que morreu. Terá é exigente e deixa Abrão ressentido. Aat aprova Agar. Abrão ouve a voz de Deus. Em Sodoma, Lúcifer (Igor Rickli) é festejado pelo povo. As palavras do Criador emocionam Abrão.
De Agar, Aat recebe uma outra missão. Simei (Alexandre Slaviero) e Lotam negociam casar os herdeiros. Massá (Marcos Winter) surpreende Adália. Abrão relata o ocorrido para Terá. Terá reprova o que Abrão diz. Sarai fica emotiva diante o que o marido fala. Agar passa no exame. Na frente de Maresca (Thais Muller), Massá e Adália simulam tranquilidade. Abrão determina algo a Ló (Emilio Orciollo Netto), Simei e Eliézer (Ronny Kriwat). Sarai é destratada por Terá. Ayla (Elisa Pinheiro) reprova escolha do marido. Agar fica fascinada por Anziety (ator não divulgado). Tauro (Fernando Val) diz que quer acompanhar Abrão na comitiva. Na frente de Sarai, Terá age com orgulho.
Abrão dá adeus ao pai e a comitiva vai embora de Harã. Aat coloca Agar contra a parede. A comitiva de Terá encontra um massacre no percurso. Lúcifer, usando um disfarce, faz de tudo para entrar na comitiva de Abrão. Issaá (Karen Júlia) faz e tudo para Agar ficar atenta. O faraó se enfurece quando descobre sobre a criada. Lúcifer lembra quando ganhou outra aparência. Abrão conforta Lúcifer ao ser passado para trás por ele. Michal (Jéssica Juttel) demonstra interesse em Heylel, outra identidade de Lúcifer.
Lúcifer passa Abrão para trás. Os integrantes da comitiva de Abrão recebem uma surpresa nada agradável quando desembarcam em Canaã. O faraó fica sabendo que Khen e Aat serão mães. Manré (Danilo Sacramento), Escol (Marcéu Pierroti) e Aner (Zeca Richa) conversam com Abrão. Abrão mostra grato por eles serem receptivos. Anziety diz amar Agar. Sarai cogita Abrão ter filho com outra mulher e ele reprova. Deus afirma ter achado em Abrão o que buscava. Khen pega Agar de surpresa. Lúcifer fica sabendo que Deus transformará Abrão em pai de uma nação gigante. Abrão ouve Deus e se acalma.
Abrão identifica o local onde ouviu o Criador. Eliézer suspeita das atitudes de Lúcifer. Adália reprova a fala de Tauro. Agar fica abalada com o que Aat diz. Abrão acaba de montar o altar. Lúcifer faz de tudo para chegar perto de Abrão. Adália desconfia do comportamento de Ayla e Ló. Lúcifer faz o povo se voltar contra Abrão. Sarai critica o comportamento deles. A comitiva de Abrão caminha no deserto. Lúcifer mexe com os pensamentos de Ayla. Anziety manda mensagem para Agar. Abrão decide algo e eixa Lúcifer possesso. A comitiva de Abrão caminha o deserto, três meses mais tarde. Ayla passa a ter contrações e é notada por Lúcifer. O faró festeja o fato das mulheres estarem grávidas. O povo fica aflito, no deserto, com a chuva torrencial de areia. Sarai se abala com o que Ayla diz. A falta de Lúcifer é notada pelo povo. Ayla toma atitude e provoca choro em Sarai. Lúcifer faz de tudo para atrapalhar Ayla. Do Egito, a comitiva de Abrão chega cada ez mais perto. Abrão alerta Sarai a respeito da proximidade do destino. Agar age sem cautela para ter a mensagem enviada por Anziety. No Egito desembarca a comitiva de Abrão.
O faraó (André Ramiro) festeja o fato das mulheres estarem grávidas. O povo fica aflito, no deserto, com a chuva torrencial de areia. Sarai (Adriana Garambone) se abala com o que Ayla (Elisa Pinheiro) diz. A falta de Lúcifer (Igor Rickli) é notada pelo povo. Ayla toma atitude e provoca choro em Sarai. Lúcifer faz de tudo para atrapalhar Ayla. Do Egito, a comitiva de Abrão chega cada vez mais perto. Abrão alerta Sarai a respeito da proximidade do destino. Agar (Hylka Maria) age sem cautela para ter a mensagem enviada por Anziety (ator não divulgado). No Egito desembarca a comitiva de Abrão. Anziety auxilia Abrão a adentrar o Egito. O faraó recepciona Abrão.
O faraó faz um convite para Sarai e Abrão reprova. Sarai é encaminhada para o harém do faraó. Na frente das mulheres do faraó, Sarai fica pouco à vontade. Ló (Emilio Orciollo Netto) conforta Abrão. Lúcifer diz algumas coisas e revolta Abrão. Sarai conta que falta pouco para Khen (Pérola Faria) dar à luz.
Lúcifer insiste para se aproximar de Ayla. Khen passa a sentir contrações. Anziety fica sabendo da real ligação de Sarai e Abrão. Encaminham Sarai para o quarto do rei egípcio. Sarai deixa o faraó desiludido. Lúcifer dá beijo em Ayla. O faraó faz de tudo para estabelecer relação com Sarai. Ló e Adália (Carla Marins) suspeitam das atitudes de Ayla.
Aat (Bianka Fernandes) pressiona a barriga para começar a ter contrações. Sarai se satisfaz por ter auxiliado Khe e Aat. Gate (Mário Bregieira) é considerado culpado pela morte de Abubakar Alex Brasil(Alex Brasil). Sarai suplica para Gate não ser morto. Passam-se dois anos, e Femi (Gabi Lopes) vai atrás de Gate. O faraó pede algo e pega Abrão de surpresa.
Abrão (Zécarlos Machado) encara o faraó (André Ramiro). Femi (Gabi Lopes) se desculpa com Gate (Mario Bregieira). O faraó decide agendar para se casar com Sarai (Laryssa Ayres). Ló (Emilio Orciollo Netto) não nota que Lúcifer (Igor Rickli) e Ayla (Elisa Pinheiro) estão de paquera. Baraki (Paulo Lessa) afirma que pedirá para Agar (Hylka Maria) se casar com ele. Sarai é franca com Agar. Massá (Marcos Winter) beija Adália (Carla Marins). Abrão se revolta com Lúcifer.
Sarai se ajeita para casar. Abrão surge no palácio e conversa com a mulher. Na cadeia, os pais de Gate o visitam e ele se emociona. Helda (Izabella Bicalho) não segura as lágrimas por causa do desaparecimento das meninas de Ló. Na cadeia, Gate aceita o que Ziva (Ana Paula Tabalipa) e Simei (Alexandre Slaviero) propõem. A praga faz o faraó e as suas mulheres padecerem. Ayla se mostra grata a Lúcifer.
O rei Bera (Charles Paraventi) resolve, em Sodoma, encarar o rei Quedorlaomer (Gustavo Novaes). Um sonho ruim deixa Gate transtornado. Ao visualizar um arco-íris, Abrão conta que é um sinal divino. Azel (João Villa) pergunta se Maresca (Thais Müller) quer se casar com ele. Um sonho ruim deixa Adália mal. Lúcifer provoca discussão entre Alom e Azel. Abrão se surpreende com ato de Ló.
Massá chantageia Adália. Abrão e Ló discuem que rumos vão seguir. Em Sodoma, o rei Quedorlaomer é vítima de plano de Bera e Jaluzi (Beth Goulart). Na frente de Gyasi (André Luiz Miranda), Massá mostra tensão. Sarai nota que Abrão e Agar estão se entendendo. A comitiva de Ló dá adeus à comitiva de Abrão. Sarai pega Massá desprevenido. O Senhor conversa com Abrão.
A caravana de Ló segue em direção à Sodoma. Já a caravana de Abrão retorna aos carvalhais de Manre. Abrão sofre uma decepção ao ver o altar que construiu. Ló entra na cidade de Sodoma. Adália fica apavorada com as palavras de Massá. Eliézer faz um pedido surpreendente à Michal. Lúcifer se aproxima de Massá.
Massá fica mexido com as palavras de Lúcifer. Ayla se assusta com o parecer de Ló sobre Sodoma. Abrão chega para conhecer Gael, filho de Adália. Agar fica chocada com a notícia sobre o general Bakari. Adália faz uma revelação sobre Massá. Abrão fica horrorizado com as palavras de Massá. Agar esbraveja contra Adália. Lotam se desespera diante de Massá.
Massá se espanta diante de Lotam e tem seu destino traçado por Tauro. Helda se entristece. Adália e Tauro se entendem. Ayla e Ló discutem. Quatro anos depois, Sarai canta para Gael. Michal é sincera com Gate. Jaluzi se mantém confiante diante do rei Bera. Ló observa o exército de Sodoma. Abrão oficializa a união entre Michal e Manre. O rei Quedorlaomer comanda seu exército contra Sodoma. Ele revela a identidade de seu general.
Michal se entrega a Manre. Lúcifer consegue a confiança de Abrão. O exército do rei Bera batalha contra os homens do rei Quedorlaomer. Manre cai na provocação de Gyasi. O exército de Quedorlaomer leva vantagem na batalha. O rei Bera precisa se humilhar para se manter vivo. Sarai força uma aproximação entre Abrão e Agar. Enciumado, Manre tem um ataque contra Gate e Eliézer. Ló se apavora com a notícia dada por Sitri.
Agar se entristece ao ouvir as palavras de Abrão. O acampamento de Ló é invadido. Quedorlaomer entra em Sodoma. Cloé se assusta com a atitude de Jaluzi. Massá captura Ayla. Alom recebe uma boa notícia de Mila. Cloé é enganada por Jaluzi. Azel e Maresca tentam fugir. Abrão descobre sobre o ataque ao acampamento de Ló e Helda se desespera. Maresca é levada ao rei Quedorlaomer. Helda se surpreende com a revelação de Mila. Abrão decide resgatar Ló.
O que Abrão (Zécarlos Machado) diz deixa Agar (Hylka Maria) triste. Entram à força no acampamento de Ló (Emilio Orciollo Netto). Quedorlaomer (Gustavo Novaes) adentra em Sodoma. O comportamento de Jaluzi (Beth Goulart) deixa Cloé (Robertha Portella) temerosa. Ayla (Elisa Pinheiro) é sequestrada por Massá (Marcos Winter). Mila (Amanda Grimaldi) dá uma notícia positiva a Alom (Marcelo Arnal). Jaluzi passa Cloé para atrás. Azel (João Villa) e Maresca (Thais Müller) fazem de tudo para irem embora. Abrão fica sabendo da invasão ao acampamento de Ló e Helda fica em pânico. Maresca é encaminhada ao rei Quedorlaomer. Mila conta algo e deixa Helda de queixo caído. Abrão resolve ajudar Ló.
O rei Quedorlaomer abre o jogo com Maresca. Adália (Carla Marins) fica sabendo o que ocorreu de fato com Massá. Abrão e os 318 homens vão salvar Ló. Eles entram à força no acampamento de Quedorlaomer. Jaluzi pede algo e deixa Maresca aflita. No confronto, Abrão e Eliézer (Ronny Kriwat) colocam a vida em risco. Tauro (Fernando Val) e Massá se enfrentam. Abrão diz para seus comandados se afastarem.
Maresca pega Quedorlaomer desprevenido. Ló se mostra grato a Abrão. Mila (Amanda Grimaldi) não se sente bem ao bater boca com Michal. Lúcifer faz de tudo para prejudicar a jovem. Abrão e seu exército festejam terem vencido. A comitiva esbarra com Melquisedeque (Paulo Figueiredo). Flagram Ayla enquanto ela rouba. Bera (Charles Paraventi) sugere algo a Abrão.
A comitiva de Abrão volta para acampamento. Agar critica Sarai (Adriana Garambone) ao falar com Abrão. Todos reprovam a permanência de Massá no acampamento. Ló resolve deixar Sodoma. Abrão acalma a mulher. O Criador fala com Abrão. Sarai propõe algo a Agar. Deus diz que Abrão deve fazer um sacrifício. Abrão conta que terá aliança com o Criador.
A comitiva de Abrão (Zécarlos Machado) volta para acampamento. Agar (Hylka Maria) critica Sarai (Adriana Garambone) ao falar com Abrão. Todos reprovam a permanência de Massá (Marcos Winter) no acampamento. Ló (Emilio Orciollo Netto) resolve deixar Sodoma. Abrão acalma a mulher. O Criador fala com Abrão. Sarai propõe algo a Agar. Deus diz que Abrão deve fazer um sacrifício. Abrão conta que terá aliança com o Criador.
Ló dá adeus a todos no acampamento e vai embora rumo a Sodoma com a família. Bera (Charles Paraventi) e Jaluzi (Beth Goulart) voltam ao trono. Deus e Abrão fazem um pacto, embora Lúcifer (Igor Rickli) faça de tudo para que isso não ocorra. Sarai propõe algo a Agar e a serva diz "sim". Paltith (Sophia Madeira) conta segredo sobre Agar ao pai e deixa ele pasmo. Abrão se choca com fala da mulher.
O comportamento de Abrão faz Deus reprovar. Agar fica desiludida com Abrão. Em Sodoma, desembarca a comitiva de Ló. Na cidade, o rei Bera recepciona Ló. Lúcifer abala Agar com o que diz. Mila (Amanda Grimaldi) se torna mãe de Leora (Clara Galinari). Sarai é pega de surpresa por Agar, que está grávida. Sarai e Agar brigam e Abrão se chateia. Agar parte para o deserto.
A Abraão, Deus conta que todo homem precisará passar pela circuncisão. Sarai fica mexida com o que Agar fala. Deus conta a Abraão que Sarai vai ser rebatizada para Sara. O Criador conta que Sara vai dar a Abraão um filho. Ló é frio com Ayla e ela faz o mesmo, em Sodoma. Abraão passa a fazer a circuncisão nos homens que estão no acampamento. Abraão vê uma trinca de anjos.
No deserto, Agar (Hylka Maria) se depara com o anjo Gabriel (Paulo Dalagnoli). Passam uns meses e Agar se torna mãe de Ismael. A atitude de Agar incomoda Sarai (Adriana Garambone). Oito anos depois. Ismael (Henrique Camargo) aprende a escrever com Abrão (Zécarlos Machado). Passam-se 13 anos e Abrão faz de tudo para confortar Sarai. Deus (voz de Flávio Galvão) conversa com Abrão e ele passa a se chamar Abraão.
A Abraão, Deus conta que todo homem precisará passar pela circuncisão. Sarai fica abalada com o que Agar fala. Deus conta a Abraão que Sarai vai ser rebatizada para Sara. O Criador conta que Sara vai dar a Abraão um herdeiro. Ló (Emilio Orciollo Netto) é frio com Ayla (Elisa Pinheiro) e ela faz o mesmo, em Sodoma. Abraão passa a fazer a circuncisão nos homens que estão no acampamento. Abraão vê uma trinca de anjos.
Gerson (Gianlucca Mauad/Willian Mello), Chaim (Felipe de Souza/Rafael Queiroz) e Ismael brincam e Debra (Laura Svacina/Isadora Cecatto/Kika Kalache) vê. Ayla provoca decepção no marido, em Sodoma. Jesus, acompanhado de Miguel e Gabriel, mostra-se grato à atitude de Abraão. Jesus promete algo para Sara. Abraão fica sabendo o que Jesus irá fazer com Sodoma. Ismael é questionado por Fátima (Mika Guluzian). Naor (Jorge Pontual) leva uma notícia ruim ao visitar Abraão.
A população tenta entrar de qualquer forma na casa de Ló (Emílio Orciollo Netto). Pegam Lúcifer (Igor Rickli) de surpresa. Os arcanjos dão o aviso final a Ló antes de Sodoma ser arrasada. Agar (Hylka Maria) se surpreende com o que Abraão (Zé Carlos Machado) diz. Os arcanjos ordem que Ló e a família abandonem Sodoma, mas não olhem para trás. Ló faz um alerta para as filhas e a mulher, enquanto escapam, porém Ayla (Elisa Pinheiro) acaba descumprindo a ordem dos anjos. A população corre aflita enquanto bolas de fogo veem do céu. Ayla tem seu destino traçado por conta de sua curiosidade. Ismael (Henrique Camargo) sofre um acidente. Abraão nota a devastação.
Ayla deixa Ló e as filhas, Paltith (Polliana Aleixo) e Tamires (Débora Ozório), fora de si. Abraão fica sabendo do que ocorreu com o seu filho. Abimeleque (Leonardo Franco), rei de Gerar, planeja em como castigar o filho de Najla (Virginia Cavendish). No acampamento, todos são pegos de surpresa com uma nuvem de fumaça enquanto Abraão fala algo positivo sobre seu filho com Agar. Ao fugir de Sodoma, Ló faz de tudo para ter um novo futuro com as filhas. Abimeleque avisa como o filho, Omar (Vitor Figueiredo), será castigado. Ismael cogita punir Massá (Marcos Winter). Abraão conta que eles terão que ir embora.
Agar discute com Sara (Adriana Garambone) ao sair em defesa de Ismael. Abimeleque não recua de castigar o filho. Abraão e sua comitiva largam o acampamento. Abimeleque usa disfarce para ver Omar. Omar e Leora (Clara Galinari) se veem pela primeira vez. Abraão festeja quando Sara fica enjoada. Massá não sente confiança em Omar. Ismael decide sabotar Massá. Sara é pega de surpresa por Abimeleque.
Omar é alvo de ameaça de Ismael. Abraão promove casamento de Gael (Guilherme Boury) e Eliza (Ingrid Conte). Abimeleque deixa Najla na saia-justa. Paltith deixa o pai bêbado para realizar um plano macabro. Abimeleque ordena que lhe tragam Sara. Ismael cogita matar Massá. O rei Abimeleque propõe algo e deixa em choque Abraão e Sara.
A gestação de Sara deixa Agar transtornada. Tamires concorda em ficar bêbada após Paltith insistir. Massá e Adália (Carla Marins) são vítimas da armação de Ismael. Sara se dirige ao aposento do rei. Abimeleque está perto de agarrar Sara, quando o filho aparece. Paltith convence Tamires a continuar com o plano, na frente do pai, bêbado. Meses depois, Sara diz que as mulheres fracassam ao tentar parir. Adália entrega Ismael para a mãe. Ló se choca diante da situação de Paltith e Tamires.
Ao descobrir que Sara (Adriana Garambone) está grávida, Agar (Hylka Maria) fica fora de si. Paltith (Polliana Aleixo) convence Tamires (Debora Ozório) a também deixar o pai bêbado. Ismael (Henrique Camargo) arma arapuca e Massá (Marcos Winter) e Adália (Carla Marins) caem nela. Sara se dirige ao aposento do rei (Abimeleque, Leonardo Franco). Omar (Vitor Figueiredo) pega de surpresa o pai quando Abimeleque está perto de agarrar Sara. Paltith faz Tamires prosseguir com o plano na frente do pai, bêbado. Meses depois Sara nota que as mulheres continuam grávidas. Adália entrega Ismael para a mãe dele. Ló se espanta com a situação de Paltith e Tamires.
Depressivo, Abraão (Zé Carlos Machado) fica com sentimento de solidão. Leora (Leícia Tomazella) e Omar (Kayky Brito) chegam perto do acampamento. Uriala (Marcela Barrozo) faz Isaque (Guilherme Dellorto) ficar sem ação. Abraão pede algo a Eliézer (Eucir de Souza). Mila (Anna Cotrim) é encarada pela filha, Leora. Alom (Antônio Gonzáles) pega de surpresa as duas. Isaque surpreende o pai com o que diz. Abraão chama Quetura (Adriana Prado) para eles irem morar juntos. Eliézer vê Rebeca (Bárbara França) ao cumprir a missão que Abraão ordenou.
Fátima (Isabel Guéron) faz ameaças a Debra (Isadora Cecatto). Isaque fica apaixonado por Rebeca e ela sente o mesmo. Leora suplica para Abimeleque (Leonardo Franco) rever sua ordem. A beleza de Rebeca chama atenção de todos no acampamento. Labão e Betuel (Roberto Bonfim) discutem. Leora encara Abimeleque.
A notícia que o rei dá faz Omar se sensibilizar. Abraão, nervoso, encara Efrom (ator não divulgado). Leora, Omar e Abimeleque chegam a um acordo. Fariuza e Betuel brigam. Após 15 anos, Abraão se junta com os filhos. O patriarca dá as orientações finais à família. Isaque fica espantado ao ver Ismael (Iano Salomão).
A notícia que o rei (Abimeleque, Leonardo Franco) dá faz Omar (Kayky Brito) se sensibilizar. Abraão (Zé Carlos Machado), nervoso, encara Efrom (Felipe Cardoso). Leora (Letícia Tomazella), Omar e Abimeleque chegam a um acordo. Fariuza e Betuel (Roberto Bonfim) brigam. Após 15 anos, Abraão se junta com os filhos. O patriarca dá as orientações finais à família. Isaque (Guilherme Dellorto) fica espantado ao ver Ismael (Iano Salomão).
Nasce o filho de Uriala (Marcela Barrozo). Ismael e Abraão se reencontram. Quetura (Adriana Prado) conta algo ruim sobre Abraão. Rebeca (Bárbara França) descobre gravidez, passado um ano. Deus (voz de Flávio Galvão) fala com Rebeca e ela fica emocionada. A gravidez de Dinah (atriz não divulgada) espanta Labão (Brenno Leone). Isaque fica sabendo o que Rebeca ouviu do Senhor.
Ao erguer Esaú, Ismael aponta-o como filho mais velho. Jacó e Esaú têm uma briga, ainda bebês. Passam-se 12 anos e Isaque mostra que prefere Esaú, enquanto Jacó é o preferido da mãe. Lia (Bruna Perdigão) reclama do pai e Jasper (Thiago Amaral) a conforta. Uriala deixa Rebeca nervosa. Na mata, Esaú (Breno Morais) e Jacó (Breno Morais) são pegos de surpresa.
Lia é punida pelo pai. Isaque deixa decepcionado Jacó. Jacó sofre ameaça do irmão. Amir (Luidi Porto) fala algo e abala Lia. Rebeca é ignorada por Esaú. O destino de Gate (Gustavo Machado) entristece Debora (atriz não divulgada). Betuel deixa Zilpa (Kiria Malheiros) sem jeito com seu comportamento. A Esaú, Jacó determina algo.
Lia (Bruna Perdigão/Michelle Batista) é punida pelo pai (Labão, Brenno Leone). Isaque (Guilherme Dellorto) deixa decepcionado Jacó (Enzo Barone/Miguel Coelho). Jacó sofre ameaça do irmão (Esaú, Breno Morais/Cirillo Luna). Amir (Luidi Porto) fala algo e abala Lia. Rebeca (Bárbara França) é ignorada por Esaú. O destino de Gate (Gustavo Machado) entristece Debora (atriz não divulgada/Camila Amado). Betuel (Roberto Bomfim) deixa Zilpa (Kiria Malheiros/Ingra Lyberato) sem jeito com seu comportamento. A Esaú, Jacó determina algo.
O comportamento de Esaú abala totalmente Rebeca. Isaque conta que é o momento de ir embora do acampamento. Jacó se irrita com o que o pai diz. Isaque ouve Deus (voz de Flávio Galvão). Isaque e sua comitiva, passados 30 dias, chegam ao acampamento de Chaim (Felipe de Souza/Rafael Queiroz/Tadeu Aguiar). No harém do monarca, Hannah (Yris Sampaio) tem uma crise de choro, desconsolada. Labão faz de tudo para confortar Lia. Isaque se choca com o que Abimeleque (Leonardo Franco) pede.
O rei chega perto e Isaque treme. Débora é verdadeira com Najla (Virginia Cavendish). A Bachir (Caetano O'Maihlan), Ismael (Iano Salomão) dá um potente veneno. Betuel faz de tudo para assediar Zilpa, só que não se dá bem. De maneira sedutora, o rei dirige seu olhar para Rebeca. O pedido de Bachir deixa Hannah petrificada. Lúcifer (Igor Rickli) surge diante de Esaú.
Amir revela sobre o que Lia já viveu. Lúcifer joga Esaú em uma arapuca. O comportamento do rei pega Hanna de surpresa e resolve não ajudar Bachir com seu plano. Abimeleque fica sabendo da relação que Rebeca tem com Isaque. Bachir faz perguntas a Hannah. Ao rei são encaminhados Isaque e Rebeca. A situação de Betuel pega Zilpa de surpresa.
A Abimeleque, Rebeca e Isaque dão explicações. Nasce Bila (Mirella Sabarense/Allana Lopes), filha de Yarin (Cacau Melo/Andréa Avancini). Lia é fraca com Zilpa a respeito de Betuel. Após 6 meses, Rebeca e Isaque festejam a plantação farta. Atiçado por Lúcifer, Abimeleque decide resolve ter atitude de surpresa contra o marido de Rebeca. O fim de Betuel pega Labão desprevenido. O que Yarin diz, choca Lia. Chaim e Bachir têm um embate. Abimeleque diz que precisa falar com Isaque.
A Abimeleque (Leonardo Franco), Rebeca (Bárbara França/Martha Mellinger) e Isaque (Guilherme Dellorto/Henri Pagnoncelli) dão explicações. Nasce Bila (Mirella Sabarense, na infância), filha de Yarin (Cacau Melo). Lia (Bruna Perdigão) é franca com Zilpa (Kiria Malheiros) a respeito de Betuel (Roberto Bomfim). Após 6 meses, Rebeca e Isaque festejam a plantação farta. Atiçado por Lúcifer (Igor Rickli), Abimeleque decide resolve ter atitude de surpresa contra o marido de Rebeca. O fim de Betuel pega Labão desprevenido. O que Yarin diz, choca Lia. Chaim (Felipe de Souza/Rafael Queiroz) e Bachir (ator não divulgado) têm um embate. Abimeleque diz que precisa falar com Isaque.
A habilidade de Hannah (Yris Sampaio) espanta Bachir. Yarin fala alguma coisa que deixa Lia emotiva. Abimeleque firma pacto com Isaque. Na frente de Lia, Labão (Brenno Leone) chora. Passam-se 10 anos, e Jacó (Miguel Coelho) e Esaú (Cirillo Luna) brigam. Jacó fica pouco à vontade com o que pai diz. Esaú deixa os pais decepcionados. Lia (Michelle Batista) sonha com um amor, e Jacó faz o mesmo.
Jacó e Lúcifer prosseguem na viagem. Beno (Edu Porto) é humilhado por Raquel. Um pretendente de Lia a recusa. Ismael (Anselmo Vasconcelos) pega de surpresa o irmão e Rebeca. Raquel age com maldade com a irmã. Raquel é enganada por Bila (Nara Marques/Allana Lopes). Jacó vê Lia e ele a abala com o que diz.
Beeri ficará surpreso ao ver o estado de Judite em Gênesis. Esaú vai ficar com remorso. Yarin se assustará com a ousadia de Bila, que será castigada por Jasper. Jacó notará a diferença entre as irmãs Lia e Raquel e Beno vai desmascarar Raquel. Labão ficará decepcionado com a filha mais nova e pedirá para Salma que guarde segredo. Jacó vai dizer que fará uma proposta para Labão e Lia ficará sabendo que o filho mais novo de Rebeca está sob ameaça de morte.
Para Jacó, Raquel (Thais Melchior) falta com a verdade. Esaú (Cirillo Luna) é surpreendido por Maalate (Lidi Lisboa) na noite do casamento. A situação de Judite deixa Beeri (Bruno Fraga) espantado. Esaú fica arrependido. Bila (Nara Marques) tem comportamento avançado e espanta Yarin (Andrea Avancini). Jacó percebe como Lia e Raquel são opostas. Beno tira a "máscara" de Raquel. Labão mostra-se desiludido com Raquel, porém diz para Salma (SuZana Alves) não comentar nada. Bila é castigada por Jasper (Maurício Mattar). Jacó conta que irá propor algo a Labão. Lia fica sabendo que ameaçam tirar a vida de Jacó.
Jacó é franco com Lia. Malakai (Alexandre Mofati) quer notícias sobre a cidade de Harã. Sem que ninguém veja, Akia (Augusto Zacchi) e Maalate trocam beijos. Malakai e o exército surgem em Harã. Labão fica sabendo que Lia gosta de Jacó. Malakai avisa que o ataque deve começar. Malakai sequestra Bila.
Raquel força Jacó para partirem rumo a Canaã. Jasper fica desnorteado por Bila ter sido raptada. Maalate e Esaú se enfrentam novamente. Raquel fica sem reação na frente de Yarin e Jasper. Lúcifer (Igor Rickli) apoia Jacó. Ismael (Anselmo Vasconcellos) se revolta ao saber o que irá acontecer com Jacó. A gravidez de Basemate (Paula Jubé) é descoberta por Esaú. Após sete anos trabalhando para Labão, Jacó pede para se casar com Raquel.
Isaque (Henri Pagnoncelli) quer saber de Jacó. Isaque é maltratado por Esaú. Labão comenta o que pretende fazer no dia do casamento da filha com Jacó. Esaú é sádico com o filho. Tem início a festa de casamento de Raquel e Jacó. O comportamento do pai enfurece Raquel. Elifaz (ator não divulgado) fica em perigo no matal. Embriagado, Jacó é surpreendido após o casamento.
Jacó (Miguel Coelho) é apoiado por Lúcifer (Igor Rickli). Ismael (Anselmo Vasconcellos) se revolta ao saber o que irá acontecer com Jacó. A gravidez de Basemate (Paula Jubé) é descoberta por Esaú (Cirillo Luna). Após sete anos trabalhando para Labão (Heitor Martinez), Jacó pede para se casar com Raquel (Thais Melchior).
Isaque (Henri Pagnoncelli) quer saber de Jacó. Isaque é maltratado por Esaú. Labão comenta o que pretende fazer no dia do casamento da filha com Jacó. Esaú é sádico com o filho. Tem início a festa de casamento de Raquel e Jacó. O comportamento do pai enfurece Raquel. Elifaz (ator não divulgado) fica em perigo no matagal. Embriagado, Jacó é surpreendido após o casamento.
Ao perceber que o filho ficou em risco Esaú se revolta com Maalate (Lidi Lisboa). Salma (Suzana Alves) dá beijo em Labão. Maalate é alvo da vingança de Esaú. Ao despertar, Jacó sofre uma desilusão. Labão dá uma justificativa. Lia é grossa com Labão. Lúcifer faz a cabeça de Jacó. Jacó choca Labão com sua escolha. Lia fica triste ao ver que Jacó e Raquel estão próximos.
Labão faz de tudo para se acertar com Salma. Raquel mostra estar enciumada pela maneira como Jacó trata Lia. Raquel se surpreende ao rever Bila. Jacó e Nanum têm reencontro. Jacó dá explicações para o amigo. Esaú fica sabendo de notícias a respeito de Jacó. Labão conta que Lia está grávida e reprova o comportamento das pessoas com a notícia.
Labão (Heitor Martinez) faz de tudo para se acertar com Salma (Suzana Alves). Raquel mostra estar enciumada pela maneira como Jacó trata Lia. Raquel se surpreende ao rever Bila (Allana Lopes). Jacó e Nanum (ator não divulgado) têm reencontro. Jacó dá explicações para o amigo. Esaú fica sabendo de notícias a respeito de Jacó. Labão conta que Lia está grávida e reprova o comportamento das pessoas com a notícia.
Labão leva fora de Salma. Isaque (Henri Pagnoncelli) fica sabendo que quase Jacó foi envenenado por Esaú. Jacó fala algo e deixa Lia desiludida. Lia se torna mãe de Simeão, Levi e Judá. Esaú e Aolibama dormem juntos. Lúcifer (Igor Rickli) e Bila se encontram. Raquel fica apavorada com o comportamento de Jacó.
Jacó fica radiante com o nascimento da cabra. Sete anos depois, o rebanho de Jacó prospera. Labão sente ódio depois de conversar com Lúcifer. Bila tenta seduzir Rúben. Deus fala com Jacó. Labão negocia com Lúcifer. Jacó se surpreende com as palavras de Raquel. Jacó segue pelo deserto com sua família. Raquel engana Labão. Labão se despede das filhas e netos.