Júlio e Verne descobrem que vão mudar de casa. Os irmãos ficam preocupados de perder contato com os atuais amigos, e ter dificuldades de fazer novos amigos no novo endereço. Junto com Soneca eles viajam na história, para entender como as pessoas se adaptam às mudanças. Eles descobrem que mudar faz parte da vida, e que é possível manter os antigos amigos e é muito divertido fazer novos.
Nina, a irmãzinha de Júlio e Verne, não consegue largar a chupeta. Para ajudar Nina a superar essa fase, Soneca transforma sua chupeta num grande balão e todos juntos viajam na história, para entender porque a chupeta foi criada. Eles passam pelo Egito e Alemanha, onde a chupeta surgiu e depois onde foi melhorada. Ainda descobrem que a chupeta foi feita para os bebês e como Nina, já bem grandinha, podem trocá-la por brincadeiras e muita diversão.
O primeiro dia de aula costuma ser bastante assustador, ainda mais para Miguel que nunca esteve na escola antes. Júlio, Verne e Soneca veem Miguel inseguro e triste e resolvem levá-lo numa viagem pela história, para entender porque as crianças precisam sair de casa para aprender. Eles passam pela Grécia, onde conhecem Sócrates, e pela Idade Média onde Miguel entende que estudar é muito divertido e que, além de todo o conhecimento, na escola podemos fazer bons amigos.
Analu toca violino muito bem, mas tem vergonha de se apresentar em público, na semana cultural da escola. Para ajudar Analu a superar o medo da plateia, os irmãos gemiais e Soneca a levam para a Áustria e a Grécia, para descobrir como grandes artistas, como Mozart, se apresentavam em público. Analu entende que se apresentar em público é uma forma de compartilhar a sua arte com os outros. Ela supera o medo da plateia, e faz uma bela apresentação de música na escola.
Gracinha descobre que uma irmãzinha vai entrar em cena e ela está morrendo de ciúmes, porque acha que não será mais a protagonista da atenção de seus pais. Com a ajuda de Júlio, Verne e Soneca ela viaja para a Alemanha, para conhecer os famosos irmãos Grimm e depois para a China onde ninguém podia ter irmão. Gracinha supera o medo de “dividir o palco”, e entende que ganhar uma irmãzinha significa ter uma amiga e uma companheira para a vida inteira.
Robinho é muito inteligente, mas está com medo de fazer sua primeira prova na escola porque não gosta de se sentir testado. Júlio, Verne e Soneca o levam para a Inglaterra, onde conhecem Issac Newton, e para a Macedônia, onde conhecem Alexandre “o Grande”, para descobrir que as provas existem para ajudar a desenvolver o conhecimento, mostrando o que sabemos e o que precisamos saber mais. Robinho entende a lição e vai confiante para sua prova!
Analu está com dois dentinhos moles e com medo de arrancá-los. Com a ajuda de Júlio, Verne e Soneca, ela viaja para o Leste Europeu e para o Brasil, onde conhece Tiradentes, para descobrir como eram arrancados os dentes antigamente. Analu entende que tirar os dentes moles, em casa ou no dentista, é muito simples e faz parte do crescimento, além de não doer nem um pouquinho.
Soluço ganhou esse apelido porque sempre que está nervoso soluça sem parar, e junto com o soluço vêm as piadinhas dos meninos na escola. Júlio, Verne e Soneca levam Soluço numa viagem pelos EUA, onde conhecem Nicola Tesla conhecido como o pai da eletricidade, e descobrem que Soluço tem a energia e a força necessárias para superar o bullying. De volta à escola, Soluço enfrenta o menino que faz piadas dele e consegue transformá-lo em amigo.
Os pais de Soluço se separaram e agora ele tem duas casas, mas não está gostando muito dessa ideia. Júlio, Verne e Soneca levam Soluço para o espaço para descobrir como os astronautas, que moram na Terra e visitam a Lua, fazem para viver entre os dois lugares. Aprendendo com os astros e com a experiência dos astronautas, Soluço entende que perto e longe são coisas relativas, e que ter duas casas é muito legal e pode ser uma grande aventura.
O quarto do Miguel está em reforma e ele está triste porque vai ter que dormir na casa da tia, e será a primeira vez que dorme fora de casa. Júlio, Verne e Soneca descobrem que as estrelas são uma referência de onde estamos e que, na companhia delas, nunca perdemos a referência de casa. Os irmãos geniais levam Miguel à África, numa viagem orientada pelas estrelas, onde ele aprende com Zoe que dormir fora de casa é muito divertido.
A mãe de Robinho saiu para fazer compras e deixou um bilhetinho avisando onde foi. Robinho procura a mãe, mas só encontra o bilhete que ele não consegue ler e fica preocupado. Júlio, Verne e Soneca levam Robinho até a Fenícia, onde o primeiro alfabeto foi criado, e ele entende a importância da escrita para a comunicação da humanidade e como ela pode ser útil na comunicação com sua a mãe.
Miguel está jogando bola no quintal, quando quebra a janela da casa do vizinho sem querer. Ele fica com medo de levar uma bronca e não sabe se conta a verdade ou não. Com a ajuda de Júlio, Verne e Soneca ele viaja ao Pólo Norte, para descobrir como os esquimós fazem para enfrentar os problemas. Miguel entende que ter a coragem de assumir os erros é a melhor maneira de resolver os problemas.
Gracinha está com dificuldade de ler e descobre que vai precisar usar óculos, mas como artista ela acha que o acessório vai estragar a sua aparência. Junto com Júlio, Verne e Soneca ela viaja para o Egito e para a França para descobrir a importância das lentes e dos óculos. Com a ajuda dos irmãos geniais, Gracinha entende que os óculos ajudam a ler melhor os textos da escola e das peças que ela gosta de interpretar e ainda a deixam cheia de estilo.