Livre adaptação de Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a novela apresenta personagens dramáticos, mas cheios de humor.
A novela contava a história de duas mulheres que se tornavam amigas sem saber que foram casadas com o mesmo homem.
Jô Penteado a jovem, bonita, rica e mimada, não consegue encontrar seu grande amor. Já ficou noiva sete vezes, mas nunca se apaixonou de verdade. A vida dela muda, no entanto, quando Fábio Coutinho entra em seu caminho.
Entre lendas, mitologias e regionalismo, Renascer contava a história da rejeição que um pai sentia pelo filho após a morte da mulher no parto.
A Viagem abordava o tema da vida após a morte, de acordo com a doutrina espírita kardecista.
As mulheres eram as grandes protagonistas da trama, que mostrava as várias formas de amar em meio a conflitos diários.
A trama tem como eixo central a rivalidade entre duas mulheres: a bem-sucedida empresária e ex-modelo Maria Clara Diniz, dona da produtora Mello Diniz, e a dissimulada e invejosa Laura Prudente da Costa, que se aproxima de Maria Clara dizendo ser sua maior fã e consegue um emprego em sua empresa.
Em Cobras & Lagartos, falta de escrúpulos e excesso de ambição eram os obstáculos para que Duda e Bel pudessem viver uma história de amor. Através de uma trama ágil, que lançava mão de cenas de ação e humor, a novela discutiu os valores da sociedade contemporânea.
Estrela-Guia é uma trama contemporânea que aborda a união de dois mundos diferentes, simbolizada pelo romance do urbano e workaholic Tony com a adolescente Cristal, menina criada em uma comunidade alternativa do interior de Goiás. A novela contrapõe os avanços tecnológicos e científicos da sociedade de consumo moderna aos valores espirituais de uma sociedade alternativa, propondo uma conciliação das duas culturas para a construção de um mundo melhor, onde o egoísmo não seja uma das principais causas das mazelas sociais.
A rivalidade entre duas famílias no sertão baiano movia a trama, que era repleta de elementos de realismo fantástico.
No Rio de Janeiro dos anos 20, a inocente Marina se casa com o rico viúvo Roberto Steen, proprietário de uma elegante mansão na Rua Paissandu, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além das dificuldades para se adaptar ao luxo, ela convive com a adoração do marido por Alice, sua primeira mulher. A governanta Juliana, apaixonada pelo patrão, não deixa que a falecida seja esquecida e cria um clima sombrio na casa. Idealizada por todos com quem convivera, Alice chega a ser cultuada em um quadro na sala da mansão. Marina também sofre com as intrigas criadas por Juliana.
Os habitantes do fictício vilarejo de Bole-Bole estão mobilizados em torno de um plebiscito para a troca do nome da cidade para Saramandaia. Duas facções promovem uma intensa campanha. O coronel Zico Rosado lidera os “tradicionalistas”, usando justificativas históricas para a conservação do nome original. Os “mudancistas”, liderados pelo coronel Tenório Tavares, têm o apoio do vereador João Gibão, autor do projeto: eles alegam vergonha do nome Bole-Bole, relacionado a um episódio ocorrido com D. Pedro II na cidade.
A ascensão do jovem interiorano Cristiano Vilhena, que, seduzido pelo poder, põe em risco sua felicidade ao lado da mulher, Simone, é o mote da trama. A ambição aproxima o protagonista do vilão Miro, capaz de tudo para eliminar qualquer obstáculo à ascensão social de Cristiano e, por tabela, à sua própria.
Encontros e desencontros de gêmeos idênticos, separados no nascimento, conduziam a história escrita por Manoel Carlos.
Já no começo da novela, a euforia pela virada do século se espalha pela cidade. Nessa noite de alegria e esperança, dois jovens se apaixonam durante um baile de máscaras. Mesmo sem saber quem são, Rosália e Adriano dançam a noite inteira. Ao fim do baile, eles se separam, mas não param de pensar um no outro e fazem tudo para se reencontrarem. Só que nada é tão fácil como imaginavam.
Dois trambiqueiros protagonizam a trama de Cambalacho: Leonarda Furtado, a Naná, e seu compadre Jerônimo Machado, o Gegê. Os dois são parceiros nos cambalachos que Naná faz para sobreviver e manter os estudos de sua filha, Daniela, no exterior. Para aliviar a culpa pelas trapaças que comete, Naná leva para sua casa crianças que recolhe nas ruas. Apesar de viverem de trambiques, Naná e Gegê são boas pessoas. Só não conseguem ganhar a vida de outra maneira.
Dancin’ Days é uma crônica de costumes urbana centrada na rivalidade entre duas irmãs: a ex-presidiária Júlia Matos e a socialite Yolanda Pratini.
Tradições ciganas ambientavam Explode Coração, que destacou um assunto novo à época: as relações amorosas via internet.
Amor incondicional de uma mãe pela filha direciona a crônica urbana desenvolvida em Laços de Família.
Uma história de amor entremeada por elementos sobrenaturais, drama, humor e a luta do bem contra o mal dão o tom de O Beijo do Vampiro.
Enredo trazia o drama de um poderoso homem que construiu seu império e, de repente, se vê ameaçado de perdê-lo devido a conflitos familiares. Waldomiro Cerqueira é um empresário pernambucano que chegou pobre ao Rio de Janeiro e fez fortuna comercializando mármore. É o presidente da Marmoreal, uma empresa que já há 30 anos explora jazidas de minério e o vende para empresários estrangeiros.
Movida pelo desejo de realizar seu grande sonho, uma brasileira atravessa a fronteira do México e chega ilegalmente aos EUA.
Novela centrada no dia a dia da classe média carioca foi divulgada com a pergunta: "O que você seria capaz de fazer por amor?".
A história se passa na fictícia Greenville, cidade do litoral do Nordeste ocupada pelos ingleses no século XIX para a construção da ferrovia Great Western Railway, e onde costumes britânicos e nordestinos se misturam.
A novela criticava o Brasil do regime militar, satirizando o cotidiano de uma cidade fictícia no litoral baiano e a figura dos chamados coronéis – políticos e fazendeiros que exerciam autoridade sobre a população local e agiam com força, falta de escrúpulos e demagogia para se perpetuar no poder. Foi a primeira telenovela em cores da televisão brasileira.
Fera Radical conta a história de Cláudia, que deixa o Rio de Janeiro e retorna à pequena cidade de Rio Novo disposta a se vingar do extermínio de sua família, ocorrido 15 anos antes. A jovem consegue trabalho como analista de sistemas na Fazenda Olho d’Água, cujos proprietários são os suspeitos do assassinato de seus pais e irmãos. Cláudia planeja destruir todos os envolvidos, mas se surpreende com a demonstração de amizade e carinho de Altino Flores, o patriarca da família, que vive preso a uma cadeira de rodas. Obstinada com a ideia de vingança, Cláudia tenta de todas as formas agir friamente, mas acaba se envolvendo com os dois filhos de Altino, Heitor e Fernando, por quem se apaixona de verdade. A jovem ainda tem de enfrentar a perseguição de Joana, mulher de Altino, que descobre sua verdadeira identidade. Joana não gosta da moça, sobretudo por saber que, após a morte dos pais, ela fora criada por Marta, antigo amor de Altino. Marta, então uma cafetina, adotou a menina e a levou para o Rio de Janeiro.
Corrupção e falta de ética conduziam Vale Tudo, que denunciava a inversão de valores no Brasil do final dos anos 1980.
Entre a farsa e a chanchada, As Filhas da Mãe exibia o reencontro de uma família e a disputa por uma herança.
Kiki Blanche é uma ex-vedete dedicada à família e ao seu salão de beleza, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além de Milena, sua filha legítima, Kiki cria Fernanda, Paulo, Renata e Regina. O grande conflito da trama é a paixão de Fernanda por Fábio, homem amado também por Milena.
Autor fugiu dos modelos habituais de folhetim ao iniciar a novela sem revelar ao público quem era a vilã e quem era a mocinha.
Avenida Brasil conta a história de uma jovem que, desde os 11 anos, planeja acerto de contas com a madrasta.
A trama tinha como ponto de partida as lendas heroicas do sertão nordestino e o encantamento suscitado pela realeza europeia, temas presentes nos poemas de cordel, originados na Europa da Idade Média. A partir dessa base narrativa, criou-se o romance do casal central da novela, formado por Açucena, uma cabocla brejeira criada por lavradores no Nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu; e Jesuíno, um jovem sertanejo que desconhece ser filho legítimo do cangaceiro mais famoso da região.
As domésticas Maria da Penha, Maria do Rosário e Maria Aparecida aproximam-se para lutar por seus direitos e acabam criando um grupo musical, as Empreguetes.
Retrato dos valores morais da classe média carioca nos anos 1950, tendo como ponto de partida a história de amor de uma normalista por um estudante do Colégio Militar.
Primeira novela brasileira a vencer o Prêmio Emmy Internacional, Caminho das Índias se passava na Índia e no Brasil, com duas tramas centrais em cada país. A novela teve como ponto de partida a paixão proibida entre dois jovens indianos de origens distintas: Maya Meetha pertencente a uma tradicional família da casta dos comerciantes, e Bahuan , rapaz que está se formando nos Estados Unidos, é funcionário de uma empresa americana, mas nunca esqueceu as humilhações que sofreu na infância por ser um dalit, um intocável – que, segundo os textos sagrados hindus, é oriundo da “poeira aos pés do deus Brahma”, considerado impuro e condenado a nem mesmo tocar com sua sombra um integrante das castas. Aos dalits estão reservados os trabalhos mais pesados e insalubres, além de um destino miserável.
Livre adaptação de Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a novela apresenta personagens dramáticos, mas cheios de humor.