Na estreia do programa, Dony De Nuccio, Marcelo Lins, Carolina Cimenti, Guga Chacra e Ariel Palácios debatem a posse de Donald Trump e o início de uma era nos Estados Unidos.
Dony De Nuccio e Marcelo Lins debatem as primeiras medidas do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como a saída do país do acordo Transpacífico. Eles também conversam sobre a crise dos refugiados e a nova tentativa de um acordo de paz na Síria. Ainda participam desta edição Guga Chacra e Rodrigo Carvalho.
O GloboNews Internacional fala sobre as novas medidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como a proibição da entrada de imigrantes de sete países de maioria muçulmana; o atentado em uma mesquita no Canadá e as repercussões internacionais.
Dony de Nuccio e Marcelo Lins debatem com comentaristas e repórteres a acusação da Anistia Internacional, a crise migratória que domina o mundo e revelam que, na linha de Trump, mais da metade dos europeus apoia medida de barrar completamente entrada de cidadãos de países de maioria muçulmana.
A Coreia do Norte testa um novo míssil capaz de transportar armas nucleares, o que foi recebido nos EUA como uma provocação. A tensão nuclear, que preocupa os EUA, mas também países como o Japão e a Coreia do Sul, é um dos temas em debate, que reexamina, contextualiza e aprofunda os temas da semana com destaque no noticiário internacional.
O GloboNews Internacional debate a divulgação dos documentos sigilosos da CIA pelo site Wikileaks, as marchas de protesto em todo o mundo no Dia Internacional das Mulheres, as reações à nova ordem executiva do presidente americano Donald Trump que proíbe a entrada de imigrantes de seis países nos EUA e os desdobramentos dos novos testes com mísseis balísticos na Coreia do Norte.
Mossul, no Iraque, estava sob o domínio do Estado Islâmico desde 2014, e foi retomada pelas forças do governo iraquiano. Os desdobramentos do Brexit abrem as portas para a saída do Reino Unido da União Europeia. Os destaques do levantamento da Unicef, que aponta que mais de 650 crianças morreram na guerra da Síria. As imagens e as consequências da grande nevasca que castiga os EUA e Canadá.
O GloboNews Internacional analisa os principais temas da semana no noticiário internacional: as consequências da Operação Carne Fraca para as exportações brasileiras e o ranking dos maiores importadores de produtos do Brasil; os próximos passos para o Brexit, com a definição do início do processo no dia 29/05, e os novos índices de popularidade de Donald Trump.
Edição especial do GloboNews Internacional discute o bombardeio dos Estados Unidos contra base militar na Síria, uma resposta do governo americano ao ataque com armas químicas atribuído ao governo do presidente sírio Bashar al-Assad. Pelo menos sete pessoas morreram, segundo o governo sírio. O programa debate a situação na Síria, a relação entre EUA e Rússia e a reação internacional.
O encontro entre o presidente chinês Xi Jinping e o americano Donald Trump; as consequências do ataque químico na Síria e a troca de acusações entre os países ocidentais e a Rússia na ONU; e o acirramento da disputa às vésperas das eleições na França
O clima de guerra se intensifica na península da Coreia, com cada lado testando os limites do adversário. Na Turquia, Recep Tayyip Erdogan, presidente do país, venceu o referendo que amplia seus poderes. Na França, a reta final na corrida ao Palácio do Eliseu. E a Inglaterra decide eleição antecipada em junho.
O resultado do primeiro turno das eleições na França pode definir o futuro do país na União Europeia. O programa fala ainda das consequências do ataque a tiros no centro de Paris, do aumento gradual da tensão entre EUA e Coreia do Norte, com a troca de provocações e ameaças dos dois lados; e a onda de protestos e confrontos entre militantes pró-governo Maduro e a oposição nas ruas da Venezuela.
O embate entre Macron e Marine Le Pen na França é debatido por Dony de Nuccio e Marcelo Lins no GloboNews Internacional, assim como a crise militar entre Coreia do Norte e EUA e o impacto dos 100 primeiros dias do governo Trump.
O GloboNews Internacional debate as consequências do resultado da eleição presidencial na França e a expectativa para a escolha do novo primeiro-ministro, que acontece depois das eleições para o Parlamento, em junho.
O GloboNews Internacional debate o aumento da tensão na Venezuela entre grupos de oposição ao presidente Nicolás Maduro e forças de segurança do país; os primeiros dias do presidente francês, Emmanuel Macron e os desdobramentos da demissão do diretor do FBI, James Comey, pelo presidente americano Donald Trump.
No GloboNews Internacional, Marcelo Lins recebe Fernando Brancoli para discutir o resultado das eleições no Irã, a visita de Donald Trump ao Oriente Médio e o ataque terrorista que aconteceu no show da cantora Ariana Grande, em Manchester, na Inglaterra.
O GloboNews Internacional analisa os desdobramentos da recente viagem de Donald Trump ao Oriente Médio e à Europa, com o encontro dos líderes da Otan e a reunião de cúpula do G-7. Também destaca a tensão causada com mais um teste de míssil na Coreia do Norte e os protestos contra Maduro.
O GloboNews Internacional analisa os desdobramentos do último ataque terrorista em Londres; o corte de relações entre o Catar e Arábia Saudita, Bahrein e Egito; as eleições no Reino Unido e o acirramento da tensão entre Donald Trump e os outros líderes mundiais depois da decisão dos EUA de saírem do acordo de Paris.
O Globo News Internacional analisa os desdobramentos da polêmica envolvendo a demissão do diretor do FBI, James Comey, pelo presidente americano Donald Trump. O programa também avalia as consequências da eleição britânica para a continuidade do processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit.
O GloboNews Internacional analisa as consequências do rompimento do acordo dos Estados Unidos com Cuba, anunciado por Donald Trump. O programa também trata do terrorismo, aproveitando como gancho os últimos acontecimentos na Europa e no Oriente Médio; em especial o atentado aos muçulmanos em Londres, o ataque a míssil feito pelo Irã contra o Estado Islâmico na Síria e a derrubada de um caça sírio.
Dony De Nuccio, Marcelo Lins e convidados comentam a interferência russa nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e seus desdobramentos. E a estreia do quadro Bate-Pronto, com participação de Marcelo Lins, Guga Chacra e Ariel Palácios.
O GloboNews internacional analisa os últimos acontecimentos do noticiário internacional, com destaque para o acirramento da tensão entre Estados Unidos e China e a crise desencadeada pelos últimos protestos na Venezuela.
O GloboNews Internacional analisa os últimos acontecimentos do noticiário internacional. Comentaristas discutem sobre o relacionamento do presidente americano Donald Trump e o filho dele com os russos e a libertação de Mossul das mãos do Estado Islâmico.
Constituinte foi convocada pelo presidente Nicolás Maduro. O Globonews Internacional faz também um balanço dos seis primeiros meses de programa.
O GloboNews Internacional analisa a crise na Venezuela. País está às vésperas da eleição dos representantes da Assembleia Nacional Constituinte, proposta pelo presidente Nicolás Maduro.
A controversa votação, realizada neste domingo (30) é o principal tema das discussões entre Marcelo Lins, Fernando Brancoli, Guga Chacra e Bianca Rothier. Oposição e comunidade internacional acreditam que a Constituinte vai deixar o governo de Maduro ainda mais autoritário; presidente e aliados defendem que ela irá trazer paz e independência ao país.
A escalada da tensão na península coreana com a expectativa de que a Coreia do Norte tenha desenvolvido uma ogiva nuclear capaz de ser transportada pelos mísseis de longa distância do país. E o agravamento da crise na Venezuela, com a suposta tentativa de golpe militar contra o presidente Nicolás Maduro.
Marcelo Lins, Fernando Brancoli, Carolina Cimenti, Guga Chacra e Raquel Krahenbuhl analisam os diferentes nomes que comandam esse processo, a política de enfrentamento desde a posso de Trump e os movimentos contrários, como o Black Lives Matter, que se organizaram para impedir o avanço da extrema direita nos EUA.
Em uma edição especial do programa, Marcelo Lins e convidados repercutem o atentado terrorista em Barcelona, na Espanha.
Marcelo Lins, André Fran, Guga Chacra e Ariel Palácios discutem os novos abalos do governo de Donald Trump, a crise na Venezuela e a tensão na Coreia do Norte.
Programa usa o gancho da remoção da estátua de um general escravagista, em Charlottesville, para lançar o debate: qual o direito de se reescrever a história retirando monumentos e mudando nomes de cidades? Programa também discute as alternativas diplomáticas para aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte depois de um novo teste com míssil, o racismo nos EUA e as eleições em Angola.
Marcelo Lins, André Fran, Ariel Palacios e Guga Chacra discutem sobre o teste de hidrogênio da Coreia do Norte, fazem um raio-X da apresentadora Ri Chun-Hee, da TV estatal da Coreia do Norte, e falam das ameaças feitas por Trump. O time do GloboNews Internacional aborda ainda a mudança nas FARC, que viraram um partido político.
Marcelo Lins, André Fran, Guga Chacra e Bianca Rothier falam dos desdobramentos da passagem do furacão Irma nos Estados Unidos e Caribe, da minoria muçulmana perseguida em Myanmar, e da relação entre as chuvas extremas com o aquecimento global.
Marcelo Lins, Fernando Brâncoli, Ariel Palacios e o Guga Cracra discutem a expectativa pelas eleições na Alemanha, grande potência da Europa e motor da União Europeia. E ainda: a crise em torno do programa nuclear da Coreia do Norte e as denúncias de limpeza étnica em Myanmar, a antiga Birmânia, que têm como alvo a minoria Rohyngia, formada por muçulmanos, num país de maioria budista.
Marcelo Lins, André Fran, Guga Chacra e Bianca Rothier discutem a troca de farpas entre Donald Trump e atletas do basquete e do futebol americano na internet. Na Europa, a ascensão da extrema-direita da Alemanha e a personalidade e simplicidade de Angela Merkel.
A equipe do GloboNews Internacional explica o que é a Associação Nacional de Rifles dos EUA, questiona como um homem entrou com 23 armas em um hotel de Las Vegas e fala da visita de Trump à cidade, que reacende o debate sobre o porte de armas. E ainda: o futuro da Catalunha depois de referendo. Mercado de armas nos EUA movimentou quase US$ 46 bilhões em 2016.
O GloboNews Internacional fala da tensão entre Estados Unidos e Irã na questão do acordo nuclear. O destaque é o prêmio Nobel da Paz dado ao Ican pela luta antinuclear no mundo. O brasileiro Cristian Wittmann, de 34 anos, professor da Universidade Federal do Pampa, no Rio Grande do Sul, é membro do comitê gestor do Ican.
Marcelo Lins, André Fran, Guga Chacra, Silio Boccanera e Sandro Fernandes falam do enfraquecimento do Estado Islâmico em Raqqa. E ainda: o quadro político chinês, com o 19º Congresso do Partido Comunista da China.
O GloboNews Internacional fala da presença militar americana no Níger e do ressurgimento da Al Qaeda, enquanto as atenções estiveram voltadas para o ISIS. E ainda: o fortalecimento de Macri com o resultado das eleições legislativas na Argentina. A ex-presidente Cristina Kirchner, principal nome da oposição, assegurou uma das três cadeiras no Senado para representar Buenos Aires.
O atentado em Nova York, a intervenção espanhola na Catalunha e a prisão de dois personagens-chave da campanha de Donald Trump, suspeitos de conspirar contra os Estados Unidos, estão entre os temas desta edição do programa.
Marcelo Lins, Ariel Palacios, Guga Chacra e André Fran discutem sobre os destaques do noticiário internacional, como os cem anos da Revolução Russa, o porte de armas nos EUA e a viagem de Trump à Ásia.
O GloboNews Internacional fala dos bons frutos colhidos por Trump. Como será que os americanos percebem essa iniciativa? Na Polônia, a extrema direita se organiza e coloca 60 mil pessoas nas ruas. E ainda: o possível calote bilionário da Venezuela e os níveis inimagináveis de CO2 que sufocam Nova Déli.
Marcelo Lins, André Fran, Ariel Palacios e Guga Chacra debatem o confuso processo político no Zimbábue, que serve como ponto de partida para falar da África e de questões relacionadas ao continente, como crise econômica, ditaduras, avanço do terror.
André Fran, Ariel Palacios, Guga Chacra, Marcelo Lins, Luisa Duarte e Bianca Rothier discutem sobre os destaques internacionais da semana: as consequências do atentado no Egito, a sinuca de bico que o Papa encontrou ao visitar Myanmar.
Também são destaques do programa desta terça-feira (5): a crise de identidade do Reino Unido com a saída da União Europeia; o Iêmen, que sofre com a guerra e a falta de ajuda humanitária; e Honduras mergulhada em um estado de exceção por conta de uma eleição presidencial cercada de dúvidas.
O GloboNews Internacional discute sobre os desdobramentos, implicações e repercussões da decisão do governo americano de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. A candidatura de Putin a mais uma reeleição alimenta as discussões entre Marcelo Lins, o professor de relações internacionais Fernando Brancoli, Guga Chacra e Ariel Palácios.
Marcelo Lins, Raquel Krähenbühl, Guga Chacra e Fernando Brancoli falam da política externa dos EUA e traçam um panorama histórico que mostra como Trump mudou certas ações em relação aos presidentes antigos. Ariel Palacios comenta a vitória de Sebastián Piñera no Chile,. E ainda: a guinada para extrema-direita na Áustria e a importância da comunidade cristã entre os palestinos.
Correspondentes do GloboNews Internacional escolhem alguns dos temas que mais deram o que falar neste ano tão intenso. Dos EUA, uma avaliação do primeiro ano do governo Trump. Da Europa, as várias eleições, o processo do Brexit e muito mais. E ainda a conturbada América Latina, a Rússia de Putin e a China, gigante asiático, no olhar de jornalistas brasileiros espalhados pelo mundo.
Marcelo Lins, André Fran, Guga Chacra e Ariel Palacios comentam as perspectivas para 2018 no Brasil e no mundo. As correspondentes Carolina Cimenti, Luisa Belchior e Bianca Rothier falam do que esperar nos Estados Unidos e na Europa.
As Coreias do Sul e do Norte aceitaram restabelecer linha telefônica militar direta, poucos dias depois da reabertura de uma linha civil. O GloboNews Internacional discute ainda o alvoroço causado pelo lançamento do livro-bomba "Fire and Fury" e os protestos no Irã - os maiores desde 2009 - que, de acordo com o regime, já estão controlados.
Ariel Palacios participa da bancada, ao vivo, junto com Marcelo Lins. Bianca Rothier, André Fran e Guga Chacra também participam do programa, que discute a visita do Papa e as novas políticas de migração nos EUA e na Europa.
Três mil participantes de cem países se reúnem numa época de muitos desafios geopolíticos. Evento promove encontros entre empresários, economistas, líderes políticos, intelectuais, integrantes de ONGs e jornalistas. O tema deste ano é ‘reforçar a cooperação em um mundo partido’. Marcelo Lins ancora o GloboNews Internacional de Davos, com Bianca Rothier. E Flavia Oliveira participa direto do RJ.
O presidente russo, Vladimir Putin, vai concorrer ao quarto mandato. Nos últimos dias, houve uma rara onda de protestos em todo país, com direito a muita repressão da polícia e prisão de opositores. Putin segue favorito para permanecer no poder. O presidente turco Erdogan afirmou que vai limpar toda a fronteira síria, sob o argumento de eliminar o terrorismo na região.
O GloboNews Internacional destaca os esforços na Casa Branca para transformar a América Latina em uma das prioridades de política externa do governo americano em 2018, e como o Brasil foi ignorado pelo vice-presidente dos EUA em visita à América Latina. E ainda: como a China aproveitou para ganhar espaço como parceiro comercial do Brasil.
Pedro Bassan participa pela primeira vez do GloboNews Internacional, que discute como a Coreia do Norte nas Olimpíadas de Inverno chama a atenção do mundo e mexe com a geopolítica internacional.
A política de armas nos EUA após o massacre de 17 alunos na escola da Flórida. Os recentes bombardeios na Síria e a crise dos refugiados venezuelanos na fronteira do Brasil.
Terceira maior economia da União Europeia, a Itália tem um panorama político instável e confuso, com mais de 50 diferentes governos desde a Segunda Grande Guerra. Segundo as pesquisas, Luigi di Maio desponta como uma nova liderança. Mas os analistas alertam que Silvio Berlusconi, velha coruja da política italiana, pode surpreender nas urnas à frente da Força Itália.
O GloboNews Internacional aborda a indefinição das eleições italianas. Vencerá o partido que prega uma política anti-imigrantes e anti-Europa ou ganhará a coalizão mais moderada e progressista? Na Alemanha, após meses de indefinição, finalmente Angela Merkel poderá ser eleita como chanceler. Filiados do SPD aprovaram por 66% uma aliança que recoloca em curso a primeira economia da Europa.
O GloboNews Internacional fala das revelações que Putin fez sobre os novos mísseis hipersônicos e a possibilidade de mediar a rodada de paz entre EUA e Coreia do Norte. Na bancada, participam a correspondente de O Globo, Vivian Oswald, que morou em Moscou por oito anos e, diretamente, da capital russa, Sandro Fernandes. E ainda: o perfil do atual presidente sul coreano, Moo Jae-In.
Como ficam as promessas de um líder que já está há 18 anos no poder? Quem é essa nova geração de eleitores, nascidos após a Guerra Fria, que defende a figura de seu presidente? O GloboNews Internacional faz um raio-x dos pilares que sustentam o presidente perante o mundo: a economia interna, o arsenal nuclear, a presença militar em outros países e a relação com Estados Unidos, China e Inglaterra.
A expulsão de 60 diplomatas russos pelo governo americano é só mais uma página no episódio do ex-espião russo morto na Inglaterra. Theresa May voltou a falar da gravidade do caso. Ela disse que o ataque do dia 4 de março pode ter exposto 130 pessoas ao agente químico que atingiu o ex-espião e a filha dele. E ainda no GloboNews Internacional: a tensão na Catalunha.
A questão palestina e o total imobilismo das negociações com Israel é recolocada nos noticiários. Isso, sem contar a má fase do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que sofre implicações por corrupção na Justiça e ainda é acusado da volta de ataques antissemitas na Europa. E ainda: a tensão envolvendo as sanções aplicadas pelo governo chinês às transações comerciais com os EUA.
O GloboNews Internacional discute sobre os desdobramentos políticos e humanitários da crise que se alonga num dos países mais violentos da atualidade. Trump prometeu tomar uma "decisão importante" sobre a Síria. Analistas apostam numa resposta militar contra o governo de Assad. André Fran traz curiosidades das Coreias e conta como foi entrar num dos regimes mais fechados do mundo.
O GloboNews Internacional conta todos os detalhes do ataque dos Estados Unidos, Reino UNido e França contra o regime de Bashar al-Assad.
O Globonews Internacional debate como cada ator envolvido na situação age distintamente dentro do ataque - Putin, Macron, May, Turquia e os outros países árabes. E ainda: a mudança de governo em Cuba. Desde 1959, a família Castro está no poder e passará a faixa presidencial para Miguel Diáz-Canel. E um balanço da Cúpula das Américas que foi realizada em Lima, no Peru.
GloboNews Internacional busca entender quem é Bin Salman, que já se encontrou com líderes mundiais, criou uma liga islâmica contra o terrorismo, permitiu que mulheres dirigissem e comandou prisões depríncipes e burocratas por conta de corrupção.
Donald Trump anunciou nesta terça-feira (8) que os Estados Unidos vão deixar o pacto firmado em 2015. Quais as implicações da decisão do presidente americano?
País é palco de conflitos históricos envolvendo política e religião. Nesta segunda (14), os Estados Unidos inauguraram uma nova embaixada em Jerusalém, reconhecendo o local como real capital de Israel. Na fronteira, dezenas de palestinos morreram em confrontos com israelenses.
Na Venezuela, Nicolás Maduro garante novo mandato, mas país está dividido e em grave crise econômica. Na Itália, Giuseppe Conte deve ser primeiro-ministro em governo de coalizão. No Iraque, Moqtada al-Sadr terá papel decisivo na formação do novo governo.
Qual candidato o país vai eleger no segundo turno das eleições presidenciais? Na Irlanda, ‘sim’ vence referendo popular para legalização do aborto. Itália escolhe mais um primeiro-ministro. Governo americano desconhece paradeiro de quase 1,5 mil filhos de imigrantes.
Foram mais de cem mortos e mil feridos desde abril. Estopim foi a reforma da Previdência, mas agora o povo quer antecipar as eleições de 2021 para o fim deste ano. Também na pauta, a reviravolta no quadro político da Espanha e as críticas do G7 e da China por conta das altas tarifas do aço nos Estados Unidos.
O GloboNews Internacional discute todos os desdobramentos e implicações do histórico encontro de cúpula Kim-Trump. O programa conta com a participação de Luiza Duarte, de Singapura, onde os dois líderes se reuniram pela primeira vez, e faz uma análise dos Estados Unidos e da Europa sobre o acontecimento.
Evento mobiliza as torcidas das 32 seleções participantes e tem uma audiência estimada em mais de 3,4 bilhões de pessoas no planeta. A Copa ocorre no maior país do mundo em extensão territorial.
Cristiano Ronaldo ganha as manchetes pelo acordo milionário que fechou com a Receita da Espanha para não ir preso por sonegação. O jogador lidera o ranking dos bonitões da Copa e é destaque no duelo da Península Ibérica. O GloboNews Internacional relembra as idas e vindas do processo que levou ao desmoronamento da antiga união soviética e falar de futebol, música e Rússia com Gilberto Gil.
O uso da tecnologia para ajudar a acabar com dúvidas e eventualmente decidir jogos está longe de ser um consenso. Os ingleses inventaram o futebol tal como conhecemos, mas criaram também a figura-problema do hooligan, presente na cultura futebolística russa. Guga Chacra, José Roberto Burnier, Sílio Boccanera, Leila Sterenberg e André Fran participam do GloboNews Internacional com Marcelo Lins.
A Arábia Saudita lidera o ranking dos importadores de armas no mundo, o que não impediu que na estreia a seleção fosse detonada pela Rússia. Os russos estão entre os maiores exportadores de armas do planeta. O GloboNews Internacional fala da importância da indústria da guerra para a economia do país. A Copa do Mundo conta com um número cada vez maior de seleções compostas por imigrantes.
Transporte público é desafio em qualquer lugar. Imagine na Rússia, o maior país do mundo, e sede da Copa. Conheça as soluções encontradas e alguns problemas que persistem.
Orçamentos bilionários, estádios superfaturados e megalomania suspeita. Realidade do Brasil? Nada! É a Copa da Rússia, que tem recordes nos gastos e pouca transparência sobre seu verdadeiro legado.
Para compreender a alma russa, é preciso entender um dos elementos formadores de sua cultura: a literatura. E como o assunto também é futebol, vale escalar Dostoiévski, Tolstói e Maiakovski para estaseleção.
O GloboNews Internacional segue explorando a alma russa e descobre que ela pode ser delicada: indústria produz algumas das mais finas porcelanas do mundo.
Nem só de estrogonofe vive a culinária russa. O GloboNews Internacional traz curiosidades de uma cozinha cheia de sabores e aromas. Também desvenda outro mistério: russos são frios e sorriem pouco?
Na Rússia, a Copa atraiu quase 500 mil turistas e levou uma injeção de dinheiro a destinos turísticos como Sochi. Conheça o balneário do litoral do Mar Negro, escolhido como a casa da seleção brasileira.
GloboNews Internacional aborda a questão do doping. Quando se trata do uso de substâncias ilegais, a Rússia está no meio dessa discussão com frequência, como no como a da atleta Yelena Isinbayeva.
A religiosidade é parte fundamental da cultura russa e ganhou ainda mais força na era Putin com as estreitas relações entre o governo e a igreja ortodoxa russa.
Depois de vencer o muro mexicano na Copa, o GloboNews Internacional comemora a vitória da seleção brasileira e analisa as eleições no México em uma clássica tabelinha esporte e política.
A representatividade da mulher russa ainda precisa melhorar. Elas sofrem preconceito, desigualdade e até agressões são consentidas no país. O debate ainda fala sobre assédio e preconceito racial.
O GloboNews Internacional foi investigar o país que é formado por mais de 190 grupos étnicos diferentes, e saber como a Rússia é influenciada por essas cores, sabores e saberes.
Quem é o jovem russo de hoje? Qual o seu papel no país? Passa por inquietação, conformismo, ousadia ou conservadorismo na era Putin?
Eliminado da Copa, mas pioneiro na política de legalização da maconha nas Américas. Este é o Uruguai, país em que a erva é vendida em farmácias para fins recreativos.
A Tailândia atrai as atenções do mundo com o resgate dos meninos presos na caverna. O GloboNews Internacional discute possibilidades e dificuldades da operação que já retirou oito crianças do local.
Vem da Tailândia a sensação de alívio pelo resgate dos meninos da caverna. Já nos Estados Unidos, a expectativa é de mais conservadorismo após a eleição do novo membro da Suprema Corte.
Antigos parceiros da Aliança Militar do Ocidente se encontram na Bélgica numa cúpula marcada pela desconfiança e a tensão. Preconceito, discriminação e perseguição às minorias sexuais arranham a imagem que a Rússia quer vender de uma sociedade moderna e plural.
A Inglaterra sai da Copa e recebe Donald Trump em casa. E se o assunto é Copa, o nome da vez é o de Kolinda Grabar-Kitarovic, presidente da finalista Croácia, que foi para a Rússia pagando do próprio bolso.
Chega ao fim o GloboNews Internacional especial Copa. O que não tem fim são as polêmicas de Donald Trump, como as críticas feitas a Theresa May, no processo do Brexit, e agora esquecidas em visita à Inglaterra.
Programa analisa o resultado do encontro entre Trump e Putin e seus desdobramentos: das críticas ao presidente americano até seu movimento de voltar atrás em algumas afirmações.
Conheça os principais pontos da reforma constitucional de Cuba, com direito à substituição do termo comunismo. Crescem as tensões entre Irã e os Estados Unidos, assim como a violência na Nicarágua.
Os Estados Unidos podem se envolver em uma crise nuclear com o Irã e a voltar a ter problemas com a Coreia do Norte. A crise também tomou as ruas do Zimbábue depois que o país foi às urnas para escolher seu novo presidente.
O suposto atentado sofrido por Nicolás Maduro pode virar um incidente diplomático com a Colômbia. É que o presidente venezuelano acusa o colombiano. Juan Manuel Santos nega. A lei que autoproclama Israel exclusivamente com Estado-nação judeu também é foco de discussão.
O Globonews Internacional assume um formato diferente por ocasião do lançamento do livro "Correspondentes - Bastidores, histórias e aventuras de jornalistas brasileiros pelo mundo", e conversa com Marcos Uchôa, Roberto Feith e Sônia Bridi. Marcelo Lins e eles relembram histórias da época que foram correspondentes internacionais.
A crise se abateu sobre o presidente americano depois que seu ex-advogado afirmou que Trump deu instruções para violar as leis do financiamento de campanha. Além disso, o ex-chefe de sua campanha, Paul Manafort, foi condenado sob acusações de fraude.
O GloboNews Internacional fala do agravamento da situação na fronteira entre Brasil e Venezuela. O governo enviou tropas federais e o presidente Nicolás Maduro disse que é preferível que os venezuelanos voltem e parem de limpar latrina em outros países.
Com a destruição do Museu Nacional, o Globonews Internacional relembra outros grandes atentados a patrimônio históricos e culturais da humanidade, como o que o Estado Islâmico causou nos Budas gigantes de Bamiyan, no Afeganistão, e também em Palmira, na Síria. O programa aborda ainda o modelo de criação dos acervos dos grandes museus.
A política externa dos Estados Unidos tem novos e duvidosos fatores para lidar: ameaças de guerra comercial com a China, a Rússia fazendo os maiores exercícios militares desde a Era Soviética e uma grande incógnita no relacionamento com a América Latina. Como será que Donald Trump vai enfrentar tantas pressões?
O GloboNews Internacional apresenta o primeiro de dois programas sobre o estado e os desafios da democracia representativa no mundo de hoje. O programa analisa como alguns países do mundo vêm encarando as crises que abalam esses sistemas democráticos.
O GloboNews Internacional apresenta o segundo dos dois programas sobre o estado e os desafios da democracia representativa no mundo de hoje. O programa analisa como alguns países vêm encarando as crises que abalam os sistemas democráticos. O programa fala ainda sobre os debates e pronunciamentos em mais uma Assembleia Geral das Nações Unidas.
A misteriosa morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, crítico da monarquia absolutista de Riad, continua provocando reações pelo mundo. Um acordo milionário com os Estados Unidos está em risco, vários países já prometeram sanções caso a autoria da morte seja confirmada pelo regime da Árabia Saudita.
Depois de um atirador matar 11 pessoas numa sinagoga em Pittsburgh, o GloboNews Internacional discute o perigo de uma nova onda de antissemitismo. E não só nos Estados Unidos, já que a Europa também tem registrado um aumento no número de crimes de ódio contra judeus.
Os americanos estão indo às urnas para renovar o Senado e o Congresso dos EUA. Em jogo, estão 435 vagas da câmara e 35 dos 100 postos do Senado americano. O perfil dos candidatos também é bem diferente das outras eleições: mais de um quarto dos candidatos são mulheres, mais de 200 deles não são brancos e 26 políticos são abertamente declarados como LGBTs.
Um programa especial sobre migração discute os efeitos da caravana que segue com migrantes da América Central para os EUA. O correspondente Tiago Eltz, que acompanhou várias famílias da Cidade do México até Tijuana, conta o que viu.
O Globonews Internacional exibe a segunda e última parte do especial sobre fluxos migratórios. Desta vez, vamos falar sobre os grupos que chegam ao Brasil pedindo refúgio, como os venezuelanos e haitianos.
Marcelo Lins e seus convidados debatem a reunião do G20 na Argentina e o complicado processo de divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia, o Brexit. Eles também abordam a tensão entre imigrantesna fronteira do México com os Estados Unidos.
As manifestações francesas contra o aumento dos combustíveis e as políticas econômicas de Emmanuel Macron revelaram uma França em crise. O presidente francês até recuou das medidas, mas segue com baixa condição de governabilidade.
A prisão da executiva da Huawei, a gigante tecnológica chinesa, mostra que a trégua de Donald Trump e Xi Jinping firmaram na guerra comercial, pode estar por um fio. Os dois países disputam mercados econômicos e os embates não param de acontecer.
A democracia sofreu algumas mudanças em 2018. O Equador votou pelo fim da reeleição entre os presidentes e o Peru barrou o sistema para os deputados. A democracia também está ameaçada na Hungria, que vive dias de protestos.
Um dos protagonistas do ano foi o ditador norte-coreano Kim Jong-Un, que surpreendeu o mundo ao se reaproximar da Coreia do Sul e selar um acordo histórico pela paz com Donald Trump.
O programa analisa acontecimentos de 2018 e que podem ter consequências no cenário internacional de 2019. Principalmente os que envolvem China e Estados Unidos.
O ano começou com duas grandes crises nas Américas. Nos Estados Unidos, Trump enfrenta o Congresso para construir seu rumo. Já na Venezuela, Nicolás Maduro enfrenta a oposição ferrenha na semana em que assume um novo mandato.