Roberta Martinelli recebe no Cultura Livre o compositor e cantor Marcelo Jeneci. Ele sobe ao palco do programa para apresentar o disco “Guaia”, seu trabalho mais recente. Além dele, o público confere a primeira vez do Peninha.
O Cultura Livre recebe Maria Luiza Jobim que apresenta “Casa Branca”, seu primeiro disco. Além dela, tem o ator Gero Camilo falando sobre Belchior e um arquivo emocionante do baú da TV Cultura.
O Cultura Livre recebe a cantora Fafá de Belém pela primeira vez para apresentar o disco “Humana”, seu trabalho mais recente. Além disso, o Cultura Livre relembra uma entrevista gravada com a cantora em 1977, na TV Cultura.
Roberta Martinelli recebe no Cultura Livre o compositor e cantor China. Ele apresenta seu quarto disco, “Manual de Sobrevivência para Dias Mortos”. O público também confere uma entrevista com a Lorena Calábria que fala sobre o disco “Da Lama ao Caos”, do Chico Science & Nação Zumbi.
O Cultura Livre recebe a rapper Drik Barbosa, que apresenta seu primeiro disco solo. Além disso, a edição também conta com uma matéria especial sobre os 40 anos do Olodum.
Black Alien pisa no palco do Cultura Livre para apresentar o disco “Abaixo de Zero: Hello Hell”, seu trabalho mais recente. Além dele, o público confere a primeira vez de Edgard Scandurra.
Lúcio Maia, guitarrista da banda Nação Zumbi, sobe ao palco do Cultura Livre para apresentar seu disco homônimo instrumental. Além dele, Rita Lobo ensina uma receita contra a preguiça na hora de cozinhar e o público confere um finíssimo arquivo do acervo da TV Cultura.
O Cultura Livre estreia sua 10ª temporada com um estreante no programa, o cantor e compositor Rubel. Além do músico, no "Clássico da Semana”, tem o disco "Força Bruta", do Jorge Ben Jor e, no quadro "Canção do Isolamento", tem música inédita do Lucas Santtana.
Do estúdio do Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa remotamente com o cantor e compositor Chico César, que em 2019 lançou o disco "O Amor é um Ato Revolucionário". O público também confere a Canção do Isolamento do Lucas Gonçalves, baixista da banda Maglore e, no “Clássico da Semana”, tem o disco "Fruto Proibido”, da Rita Lee & Tutti Frutti.
Roberta Martinelli conversa do estúdio do Cultura Livre com a baiana Illy, em sua casa no Rio de Janeiro. A cantora lançou durante a pandemia o disco "Te Adorando do Avesso’, repleto de músicas que foram sucesso na voz da Elis Regina. No quadro “Clássico da Semana", o público confere o disco de estreia da Legião Urbana. Na “Canção do Isolamento”, tem música inédita da compositora e cantora Bárbara Eugênia.
Roberta Martinelli conversa remotamente com o rapper Rico Dalasam, que lançou durante a pandemia o EP “Dolores Dala Guardião do Alívio". Além dele, o público vai conferir a "Canção do Isolamento", da Fernanda Takai e John Ulhoa. No quadro “Clássico da Semana", tem o disco “Refazenda”, do Gilberto Gil.
Do estúdio do Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa com Luana Carvalho. A cantora lançou o EP "Baile de Máscara" neste ano. Luana canta músicas que foram sucessos na voz da sua mãe, Beth Carvalho. No quadro “Canção do Isolamento”, tem Tatá Aeroplano com uma música da dupla Jorge Mautner e Nelson Jacobina e, no “Clássico da Semana", o disco de estreia do Tim Maia.
Nesse Cultura Livre, Roberta Martinelli bate um papo com o rapper Rashid, que no começo de 2020 lançou o projeto audiovisual “Tão Real”. No “Clássico da Semana", tem o disco “Usuário", debute do Planet Hemp. Na Canção do Isolamento, tem o Kiko Dinucci cantando um samba de Noel Rosa.
Do estúdio do Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa remotamente com Lou Alves, vocalista da banda Walfredo Em Busca da Simbiose, que em 2019 lançou o disco "Maiúsculas Cósmicas". O público também confere a Canção do Isolamento do João Donato e, no “Clássico da Semana”, tem dois discos lançados no mesmo ano por Caetano Veloso.
Neste Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa remotamente com Zudizilla, rapper de Pelotas que lançou, em 2019, o "Zulu, Vol I: De Onde Eu Posso Alcançar o Céu Sem Deixar o Chão", segundo disco da carreira. No Clássico da Semana, tem o disco “Da Lata”, da Fernanda Abreu, que completa 25 anos em 2020, e o quadro Canção do Isolamento fica por conta das Bahias e a Cozinha Mineira.
Do estúdio do Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa com a cantora Mônica Salmaso, que durante a pandemia criou o projeto "Ô de Casas”. No quadro “Canção do Isolamento”, tem música inédita com a banda Jonnata Doll e os Garotos Solventes e, no “Clássico da Semana", um disco do Roberto Carlos que deu o que falar em 1965.
Roberta Martinelli conversa do estúdio do Cultura Livre com Dinho Almeida, do Boogarins. A banda goiana lançou em 2020 o "Manchaca Vol. 1”, um compilado com músicas que não foram usadas nos discos “Lá Vem a Morte” e “Sombrou Dúvida". No quadro “Clássico da Semana", o público confere o disco "Talismã”, da Maria Bethânia. Na “Canção do Isolamento”, tem música inédita do Romulo Fróes.
Neste Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa remotamente com Letrux. Letícia Novaes lançou o “Letrux Aos Prantos”, seu segundo disco solo, antes da pandemia ser decretada no Brasil. No Clássico da Semana, tem um disco da Gal Costa que completa 50 anos em 2020, e a Canção do Isolamento é do Pedro Pastoriz.
Do estúdio do Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa remotamente com Jadsa. A artista falou sobre o “Taxidermia Volume 1”, seu trabalho mais recente, e também do "Olho de Vidro”, disco de estreia que será lançado em breve. O público também confere a Canção do Isolamento do Meno Del Picchia e, no “Clássico da Semana”, tem o disco do exagerado Cazuza.
Neste Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa remotamente com Mahmundi, que lançou no meio da pandemia o “Mundo Novo”, seu terceiro álbum. O público também confere a Canção do Isolamento da Luiza Brina e, no “Clássico da Semana”, tem um discaço do Milton Nascimento.
Do estúdio do Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa remotamente com Tiê. A cantora e compositora fala sobre o disco "Kudra”, álbum feito durante o período de pandemia. No Clássico da Semana, tem Raul Seixas e o público confere a Canção do Isolamento que o Pélico fez para o programa.
Do estúdio do Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa remotamente com Mestre Anderson Miguel, jovem compositor que já é mestre de maracatu e de ciranda. O público também confere a Canção do Isolamento do Saulo Duarte e, no Clássico da Semana, tem um disco da divina Elizeth Cardoso.
Neste Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa com a MC Tha, que lançou, em 2019, o “Rito de Passá”, seu disco de estréia. No Clássico da Semana, tem um grande disco da discografia da banda Os Mutantes e o público confere a Canção do Isolamento que a Alfamor fez para o programa.
Neste Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa remotamente com o pianista Jonathan Ferr. O músico fala sobre o “Trilogia do Amor”, seu disco de estreia lançado em 2019. O público também confere a Canção do Isolamento do Zeca Baleiro e, no “Clássico da Semana”, tem o primeiro disco do Ira!
Do estúdio do Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa com a cantora Majur, que tem arrancado elogios de grandes nomes da música brasileira e está prestes a lançar seu disco de estréia. No quadro “Canção do Isolamento”, tem o Zé Ibarra e, no “Clássico da Semana", um disco da Marisa Monte que completa 20 anos em 2020.
Neste Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa remotamente com Jards Macalé, o maldito fala sobre o "Besta Fera”, seu disco mais recente lançado em 2019. Além dele, no Clássico da Semana, tem Raimundos com o disco “Lavô Tá Novo” e, na Canção do Isolamento, uma música do cantor e compositor Morris.
Roberta Martinelli conversa remotamente com Lenine. O cantor e compositor apresenta alguns dos seus clássicos, como "Jack Soul Brasileiro”, além de falar sobre sua outra paixão, as orquídeas. O público também confere a Canção do Isolamento do José Miguel Wisnik com sua filha Marina Wisnik e o “Clássico da Semana” fica por conta do Walter Franco, o mais maldito entre os considerados malditos da música brasileira.
O Especial de Fim de Ano do Cultura Livre conta com a participação de Teresa Cristina. Roberta Martinelli conversa remotamente do estúdio do programa com a sambista que, em 2020, ganhou destaque ao fazer lives durante o período de pandemia. Além dela, tem o cantor e compositor André Mussalem com uma linda música no quadro Canção do Isolamento.
Neste Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa remotamente com Keila, a cantora fala sobre seu primeiro disco solo 'Malaka'.
Do estúdio do Cultura Livre, Roberta Martinelli conversa com Kiko Dinucci. O cantor, compositor, artista plástico e cineasta lançou no início de 2020 o elogiado "Rastilho”, seu segundo disco em carreira solo. Na última Canção do Isolamento da décima temporada do programa, tem os irmãos Jonas e Pedro Sá interpretando um clássico da música mundial e, no Clássico da Semana, tem “Beleléu, Leléu, Eu”, o disco de estreia do Itamar Assumpção que completou 40 anos em 2020.
No último programa inédito da décima temporada do Cultura Livre, Roberta Martinelli bate um papo remoto com Francisco, João e José Gil, que formam os Gilsons. O trio fala sobre a ideia desse projeto e a importância dos blocos afro-brasileiros de Salvador na vida deles. Além deles, o público assiste ao Clássico da Semana com uma coletânea do Jackson do Pandeiro, que deu a ele o título de Rei do Ritmo
O Cultura Livre estreia neste sábado (5/6) uma nova temporada na TV Cultura. Ainda no formato remoto, que possibilita participações de artistas de todo o Brasil, o primeiro bate-papo da apresentadora Roberta Martinelli é com a atriz, cantora e compositora potiguar Juliana Linhares
Neste sábado (12/6), o Cultura Livre recebe Nando Reis e Sebastião, seu filho. Na edição, eles falam sobre a produção e o lançamento do EP Nando e Sebastião, que aconteceu durante a pandemia. No Clássico da Semana, o público confere Cabeça Dinossauro, disco de sucesso do Titãs que completa 35 anos em 2021. Durante o programa, Nando e Sebastião cantam músicas como Resposta, Eles Sabem e Luz Antiga. Pai e filho também contam sobre a experiência de mudar para o interior durante a pandemia e como isso influenciou o processo criativo deles. Nando ainda comenta sobre o sucesso de Cabeça Dinossauro, disco produzido e lançado há décadas, e que ainda é muito atual. Sebastião, por sua vez, fala sobre suas influências no ramo musical e qual sua relação com o sertanejo.
O Cultura Livre deste sábado (19/6) recebe Wado, cantor e compositor catarinense radicado em Maceió (AL). No programa, ele conta detalhes sobre seu último disco, A Beleza Que Deriva do Mundo, Mas a Ele Escapa, lançado durante a pandemia, interpreta algumas canções que o acompanham na carreira e fala sobre seu lado como artista plástico e escritor. No ramo da música desde 2001, Wado carrega em sua bagagem musical influências de diversos ritmos como samba, rock e axé. Em seu último lançamento, A Beleza Que Deriva do Mundo, Mas a Ele Escapa, inovou ao produzir um disco em que traz a ausência de instrumentos rítmicos e coloca a canção como destaque. Na atração, o cantor conta o porquê dessa escolha, fala sobre as participações de outros artistas em seu álbum e ainda revela o que há por trás do nome do disco. Durante o Cultura Livre, Wado apresenta as composições Arcos, Sereno Canto e Angola, todas ao lado de seu violão, que virou companhia e objeto de estudo durante a quarentena. No quadro Clássico da Semana, o público confere Rappa Mundi, álbum que completa 25 anos em 2021 e popularizou o som do Rappa.no sininho para ser notificado das novidades!
O Cultura Livre deste sábado (26/6) recebe Zé Manoel, compositor, cantor e pianista pernambucano.
O Cultura Livre deste sábado (3/7) conta com a presença de Luedji Luna. A musicista conversa com Roberta Martinelli sobre sua vida, carreira e curiosidades de seu último álbum, Bom Mesmo é Estar Debaixo D'Água.
Neste sábado (10/7), Roberta Martinelli comanda uma edição do Cultura Livre resumida em muita arte. O convidado da vez é conhecido por suas diversas facetas artísticas. Filho do premiado diretor e ator Antônio Abujamra, o programa recebe o músico André Abujamra.
Neste sábado (17/07), o Cultura Livre tem como convidada a poeta, compositora e cantora Celeste Moreau Antunes, filha de Arnaldo Antunes. Com apresentação de Roberta Martinelli, o programa aborda a estreia de Celeste no universo da música com seu disco Rio Manso, Volume 1, gravado na quarentena, o caminho artístico da poeta e as influências de seu pai em sua vida musical.
Neste sábado (24/7), o Cultura Livre recebe Jup do Bairro. Além de cantar, a artista paulistana conversa com Roberta Martinelli sobre os desafios de se fazer arte no Brasil.
Neste sábado (31/7), o Cultura Livre recebe o cantor e compositor Chico Chico. O cantor comenta sobre a experiência de lançar Onde - trabalho em parceria com Fran - e um outro disco com João Mantuano durante a pandemia, além de projetos para trabalhos solos.
No Cultura Livre deste sábado (7/8), Roberta Martinelli recebe o cantor e compositor Rodrigo Amarante.
O Cultura Livre deste sábado (14/8) recebe a banda Eddie. Apresentado por Roberta Martinelli
O Cultura Livre deste sábado (21/8) recebe o ritmista carioca Índio da Cuíca. Apresentado por Roberta Martinelli.
O Cultura Livre deste sábado (28/8) recebe a banda curitibana Tuyo. Apresentado por Roberta Martinelli
O Cultura Livre deste sábado (4/9) recebe o cantor, compositor, violonista e poeta brasileiro Tiganá Santana. Apresentado por Roberta Martinelli.
O Cultura Livre deste sábado (11/9) recebe o cantor e compositor Guilherme Arantes. O músico comenta sobre seu novo trabalho ‘A Desordem dos Templários’, disco de inéditas criado e produzido na Espanha.
O Cultura Livre deste sábado (18/9) recebe a Banda Pelados. Eles falam sobre o disco ‘Sozinhos’, lançado em 2020, e os novos projetos do grupo. Apresentado por Roberta Martinelli
O Cultura Livre deste sábado (24/9) recebe o cantor, compositor e ativista brasileiro, Lazzo Matumbi. Um dos expoentes da música negra baiana oriundos do bloco afro Ilê Aiyê. Apresentado por Roberta Martinelli.
O Cultura Livre deste sábado (2/10) recebe a cantora e compositora mineira Marina Sena. A artista comenta sobre seu trabalho solo, 'De Primeira'. Apresentado por Roberta Martinelli.
O Cultura Livre deste sábado (9/10) recebe a cantora e compositora Dora Morelenbaum, ela conversa sobre 'Vento de Beirada', seu EP de estreia.
O Cultura Livre deste sábado (16/10) recebe o cantor e compositor pernambucano Martins.
O Cultura Livre deste sábado (23/10) recebe a cantora Bebé Salvego. No papo com Roberta Martinelli, a jovem detalha a experiência de produzir seu primeiro disco, lançado este ano.
O Cultura Livre deste sábado (30/10) recebe o rapper Edgar. O artista comenta sobre seu novo trabalho, 'Ultraleve'.
Cultura Livre deste sábado (6/11) recebe o cantor Tagore.
Compositor, produtor musical, cantor e multi-instrumentista: Fabriccio estará no #CulturaLivre deste sábado (13)!
O Cultura Livre deste sábado (20), recebe Juçara Marçal. A artista conta sobre seu novo álbum, Delta Estácio Blues, e canta composições como Ladra, Corpus Christi e a composição homônima ao disco, Delta Estácio Blues.
O Cultura Livre desta semana, recebe o cantor e compositor Giovani Cidreira.
O Cultura Livre desta semana, recebe o cantor e instrumentista brasileiro Curumin.
O Cultura Livre desta semana, recebe cantora e compositora Duda Beat.
Roberta Martinelli recebe no #CulturaLivre deste sábado (13), o músico, cantor e compositor André Mussalem. Na edição, o cantor traz para o estúdio “As memórias do Capitão Melancolia”, disco que nasceu de uma premissa inusitada: o artista pensou em uma espécie de inventário de suas melhores memórias, caso uma cirurgia cardíaca, a que precisou se submeter, desse errado. Além disso, ele apresenta seus novos singles e comenta sobre os projetos futuros, pós-pandemia.
Neste sábado (20), Roberta Martinelli recebe no #CulturaLivre, Antônio José Santana Martins, conhecido como Tom Zé, é um compositor, cantor, arranjador e jardineiro brasileiro. Na edição, o compositor fala sobre o impacto das redes sociais e da internet nos dias atuais. Ainda, o cantor comenta sobre seu recém-lançado álbum “Língua Brasileira”, que já considera um dos mais importantes de sua carreira.
Roberta Martinelli recebe neste sábado (27), a cantora, compositora, professora de canto e pesquisadora musical Ilessi no #CulturaLivre, em decorrência do horário eleitoral, a edição vai ao ar a partir das 19h00. Ilessi se firmou como uma das vozes da nova geração de cantoras desde então, com reconhecimento nacional e também internacional. Na edição, a cantora explica como acolhe diversos modos de manifestação da música brasileira como, o tribal, o sofisticado, o experimental, o sentimental, o velho e – preferencialmente – o novo, já que em seu repertório figuram sobretudo autores ainda desconhecidos e, dos consagrados, canções inéditas ou escondidas.
Neste sábado (3), Roberta Martinelli recebe a multiartista, cantora, atriz, dubladora e compositora Potyguara Bardo. Na edição, Bardo conta como foi sua trajetória para chegar aos palcos, pois teve que lidar com o conservadorismo e a repressão de seu jeito afeminado desde a infância. Ainda no programa, a artista fala sobre seu álbum ‘Simulacre’, lançado em 2018, que ganhou destaque na música pela pegada holística, diversidade de sons e pela divertida jornada do herói.
Neste sábado (10), Roberta Martinelli recebe o cantor, compositor e diretor Dan Stump. Artista independente, nascido e criado na Amazônia. Na edição, Dan fala do início da carreira musical em 2015 e que, desde então, trabalha para que sua música ultrapasse barreiras. O jovem artista ainda fala sobre seus trabalhos e como é envolvido com os diferentes aspectos da vida de sua vida, em meio à grandiosidade da Floresta Amazônica.
Neste sábado (17), Roberta Martinelli recebe a banda Pelados, formada por Manu Julian (voz), Vicente Tassara (baixo), Helena Cruz (violão, voz de apoio), Theo Ceccato (bateria) e Luiz Carvalho Martins (teclados), Na edição, a banda de pop desleixado de São Paulo, formada em 2016 por um grupo de amigos do colé fala sobre seus novos projetos e como pretendem seguir com os trabalhos.
Roberta Martinelli recebe no #CulturaLivre deste sábado (24), o grupo Procurando Kalu. A banda iniciou sua trajetória artística em 2013, desenvolvendo um trabalho autoral na cidade de Sobral, onde exercem forte atuação cultural nas áreas de produção independente, expandindo a linguagem musical para outras linguagens, da poesia à performance, tateando novos olhares para a cidade e percebendo a arte como ato social de construção de narrativas e subjetividades. No programa, a banda fala sobre seus processos em pesquisa, produção cultural e economia criativa, também abrindo espaços de interlocução entre outros grupos para o fortalecimento da produção cultural independente no interior do Estado.