Os cristãos reconquistaram a Europa das Astúrias até Granada. Neste episódio, veremos a história de Portugal e como esta guerra está relacionada com as Cruzadas, com as Grandes Navegações e com o descobrimento do Brasil. Só assim será possível compreender como se deu a Reconquista da Península Ibérica e a expulsão dos mouros.
Ao estudar como foi a colonização do Brasil entre os séculos XVI e XIX, buscamos conhecer o início de nossa história, nossas origens e nossa fundação. Para entender este período, é importante conhecer as motivações de Portugal, as relações com os povos indígenas e negros, e como se deu o povoamento e a exploração.
A vinda da Família Real para o Brasil causou profundas mudanças na história de nosso país. Sabe o que é curioso? Perceber como as decisões sem precedentes de D. João VI influenciaram tanto a nossa história. Depois que a Corte Portuguesa aportou no Rio de Janeiro, o Novo Mundo nunca mais foi o mesmo.
A história da Independência do Brasil envolve acontecimentos únicos. Estudando o que foi o Primeiro Reinado, são descobertos personagens ímpares para a formação brasileira como Estado e nação. Pedro, Leopoldina e Bonifácio são os maiores expoentes desta realidade.
Imperador aos 14 anos de idade, D. Pedro II permaneceu no poder por décadas. Mas foi destronado por causa das insatisfações de três grandes grupos da sociedade. Finalmente, um golpe de Estado o tirou do poder, fazendo-o deixar o país que amava.
Getúlio foi o presidente que saiu da vida para entrar na história. Por alguns foi aclamado como pai dos pobres, por outros foi odiado como ditador populista. A Era Vargas deixou marcas profundas na vida do povo brasileiro e precisa ser estudada e analisada.
Este é um documentário da Brasil Paralelo que conta a história da Ditadura Militar no Brasil, revelando detalhes que tinham sido ignorados ou ocultados. Ele foi injustamente considerado pró-ditadura e censurado em alguns colégios e faculdades.
A grande questão apresentada é: Será que todo o período de liderança cultural e econômica dos EUA poderia estar realmente chegando ao fim? O que a política americana representa para nós e para o resto do mundo?
Quem foram os responsáveis pelo enfraquecimento do país mais poderoso do mundo, como isso aconteceu e por que todos nós vivemos uma era fruto deste acontecimento?
O que os EUA, a China e a Rússia estão disputando? Qual o risco que estamos correndo de uma nova Guerra Fria?
A Sétima Arte é a nova série original da Brasil Paralelo sobre o cinema. Serão 7 episódios em 7 dias. No Episódio 1, você irá conhecer o impacto que essa arte tão jovem já promoveu na sociedade ao longo do último século. Há pouco mais de 100 anos, a humanidade ganhou a possibilidade de retratar a história de uma forma até então inédita. O cinema se tornou em pouco tempo protagonista na vida da maioria das pessoas. Para produzir este documentário, muitos especialistas foram entrevistados, como: Jonathan Pageau: professor canadense de semiótica e iconologia; John Lee Jr: executivo de Hollywood; Victor Sales Pinheiro: Criador do maior portal de filosofia clássica do Brasil Guilherme Freire: professor de filosofia, educação e literatura; Clístenes Hafner: especialista em educação clássica e artes liberais; Paulo Cursino: escritor, roteirista e cineasta; Alexandre Azevedo: diretor de arte, designer e ilustrador; Diego Klautau: doutor em ciência da religião; Rafael Nogueira: president
A Sétima Arte é a nova série original da Brasil Paralelo sobre o cinema. Serão 7 episódios em 7 dias. O que une os grandes sucessos do cinema atual? No episódio de hoje, você vai descobrir a resposta para essa pergunta tão importante. Os principais filmes de hoje não são obras originais. A grande maioria das produções atuais são remakes ou continuações que distorcem grandes personagens conhecidos do cinema. Todo filme traz uma mensagem. E os filmes atuais são carregados de mensagens ideológicas com o objetivo de manipular a população. O episódio de hoje vai trazer uma tese inédita sobre o cinema contemporâneo: a teoria do Parasita Pós-Moderno no Cinema. Para produzir este documentário, muitos especialistas foram entrevistados, como: Jonathan Pageau: professor canadense de semiótica e iconologia; John Lee Jr: executivo de Hollywood; Paolo Gregori: professor e cineasta; Alexandre Azevedo: diretor de arte, designer e ilustrador; Bill Labonia: roteirista e empreendedor; Rafael No