Amador diz a Raquel que o casamento com Teresa está no fim. Teresa acusa Débora de ter um caso com Amador e deixa Fausto furioso. Raquel se declara para Fausto.
Raquel aceita manter caso com Amador. Agenor ignora recomendações de Miguel e causa acidente na usina. Paulo vê Raquel e seu pai saindo da mesma casa.
Agenor e Miguel discutem por causa de acidente. Padre Antônio atende ligação de Raquel para Amador e questiona o cunhado. Raquel pede que Amador fuja com ela.
Amador admite para Fausto que ama outra mulher. Débora fica furiosa com acusações de Teresa e a confronta. Raquel se confessa com Padre Antônio.
Amador aceita fugir com Raquel. Débora flagra beijo de Amador e Raquel. Amador evita Teresa. Raquel mente para Fausto sobre planos de viagem.
Teresa não aceita pedido de divórcio de Amador. Paulo encontra Teresa desacordada. Débora desconfia de viagem de Raquel. Clara vê Fausto e Raquel se beijando.
Remédios vê Raquel e Amador conversando. Paulo vê Amador indo viajar. Teresa vê recibo de passagens de Amador. Débora tenta impedir fuga de Amador e Raquel.
Remédios vê acidente de Débora e Amador. Fausto anuncia a morte de Débora e Amador. Teresa culpa Débora pela morte de Amador. Fausto acredita que foi traído.
Velório de Débora fica vazio e Teresa a chama de assassina no cemitério. Miguel acredita na inocência de Débora e desconfia de Raquel. Agenor chantageia Raquel.
Agenor informa que Usina de Amador rompeu com a fazenda de Fausto. Remédios diz ao Padre Antônio como foi o acidente de Débora. Raquel descobre que está grávida.
Teresa rompe contrato da usina com canaviais de Fausto. Teresa faz escândalo para separar Paulo de Clara. Raquel diz que Clara não é filha de Fausto.
Fausto e Raquel se casam e Clara pede para morar com Amália. Clara e Paulo fogem juntos e Amália culpa Fausto. Teresa e Fausto discutem por causa dos filhos.
Agenor leva Clara e Paulo até Teresa, que humilha a menina. Padre Antônio afirma que Débora é inocente das acusações. Teresa demite e humilha Miguel.
Lourdes encontra joias de Débora no quarto de Raquel. Teresa leva o filho para São Paulo. Agenor chantageia Raquel sobre paternidade de seu filho.
Durante briga com Clara, Raquel cai da escada. Teresa se recusa a dar dinheiro para escola de João de Deus. Raquel delira e fala que Amador é pai de seu filho.
Teresa rasga carta de Antônio para Paulo. Remédios percebe interesse de Mirela por João. Raquel diz a Fausto que Clara é culpada pela morte de seu filho.
Teresa visita Raquel no hospital e revela que ela não pode mais ter filhos. Agenor diz a Fausto que o filho de Raquel não era dele. Raquel tenta matar Agenor.
Por ciúmes, Lourdes rompe com Vicente. Agenor incendeia canavial de Fausto. Anos depois, João de Deus insiste que Fausto utilize terras que foram queimadas.
Raquel procura Agenor para fazer pedido. Marcio e João de Deus defendem Clara. Raquel culpa Clara por não poder ter filhos. Paulo retorna de São Paulo.
Paulo não reconhece Clara e isso a magoa. Agenor intimida Marcio. Paulo fala para Teresa sobre seu noivado com Regina. João de Deus enfrenta Fausto.
Raquel insiste que Clara não é filha de Fausto. Clara escuta ligação suspeita para Raquel. João de Deus é hostil com Paulo. Raquel vai ao encontro de Agenor.
Fausto flagra Raquel e Agenor na casa do lago. Miguel procura emprego. Ilda exige que Alexandre demita Mirela. Clara aceita convite de Paulo para um passeio.
João de Deus se incomoda com aproximação de Clara e Paulo. Teresa esbofeteia Clara e a jovem revida. Agenor expulsa Miguel da usina e é interrompido por Paulo.
Paulo confronta Teresa por agredir Clara. Regina vai ao encontro de Paulo e Clara os vê juntos. Fausto rejeita Raquel e a deixa furiosa. Fausto ameaça Paulo.
Fausto exige que Clara se afaste de Paulo. Teresa organiza festa de noivado para Paulo e Regina. Raquel beija Dr. Alexandre. Denise fala de Clara para Regina.
Guilherme tenta beijar Clara e Remédios impede. Paulo tenta se aproximar de João de Deus. Fausto e Clara discutem. Paulo consola Clara e Regina os vê juntos.
João de Deus pede demissão para Fausto. Guilherme propõe acordo com Regina. Dr. Alexandre procura Raquel e Fausto desconfia. Amália e Miguel acolhem Clara.
Clara diz a Mirela que João de Deus se declarou para ela, mas que está apaixonada por Paulo. Teresa discute com Paulo depois dele defender Clara de Guilherme.
Teresa pede desculpas e convida Clara para festa. Carlos devolve amuleto de Paulo. Clara vai ao noivado de Paulo e eles se beijam escondidos.
Clara se ofende com beijo de Paulo e vai embora. Paulo dá amuleto para Regina. Pe. Antônio repreende e aconselha Paulo sobre beijo em Clara.
Mirela flagra Dr. Alexandre e Raquel juntos. Teresa manipula Paulo para não ir embora. Raquel ameaça Mirela. Agenor provoca Clara e agride Miguel.
Margarete diz a Padre Antônio que quer recuperar seu filho, João de Deus. Fausto faz acusações e agride Clara. Teresa pede que Agenor difame Clara.
Paulo oferece emprego para Miguel e confessa ter sentimentos por Clara, que escuta conversa. Marcio flerta com Regina, ofende clara e Paulo a defende.
Denise flagra beijo entre Regina e Márcio. Raquel chantageia Dr. Alexandre. Agenor demite Carlota e Teresa o defende. Paulo decide não voltar para São Paulo.
Paulo assume a diretoria da usina e repreende Agenor. Osvaldo incendeia armarinho de Amália por ordem de Agenor. Amália morre em incêndio.
A Polícia desconfia que o incêndio foi proposital e Miguel culpa Agenor. Guilherme aproveita situação para se aproximar de Clara. Agenor e Raquel trocam ameaças.
Raquel mente para Paulo sobre Clara e Guilherme. Regina vai ao encontro de Márcio. Guilherme rouba um beijo de Clara, Fausto os flagra e faz um escândalo.
Lourdes acusa Raquel de deixar Guilherme entrar no quarto de Clara. João de Deus se descontrola com atitudes de Guilherme. Teresa faz proposta para Clara.
Padre Antônio desconfia das intenções de Marga. Clara pede ajuda de Miguel para cuidar de suas terras. Raquel e Guilherme preparam armadilha para Clara.
Paulo defende Clara e briga com Guilherme. Teresa obriga Maria a mentir para Paulo. Clara acusa Raquel de ajudar Guilherme. Paulo confronta Clara e se declara.
Clara pede que Paulo não desfaça seu noivado. Márcio revela para Alexandre que está envolvido com Regina. Teresa vai ao encontro de Raquel.
Clara diz a Fausto que produzirá nas terras de Débora. Regina manipula Clara. Remédios aconselha Paulo. Regina tenta seduzir Paulo e ele a rejeita.
Clara e Miguel vão ao local do acidente de Débora. Clara pede que Paulo se afaste. Guilherme beija Raquel. Teresa começa boato para difamar Clara.
Regina sofre acidente na usina. Mirela procura Paulo e é agredida por Agenor. Regina usa acidente para manipular Paulo. Fausto acusa e humilha Clara.
Fausto sugere que João de Deus case com Clara. João de Deus descobre que é filho de Marga. Miguel propõe a Paulo contrato com canavial de Clara.
Guilherme sugere que Carlos seduza Teresa para fugir da falência. Teresa desmascara Regina. Marga pede dinheiro para Teresa para manter segredo.
Guilherme e Raquel se encontram na casa do lago. Mirela diz a Paulo que Regina procurou Clara. Paulo flagra beijo de Regina e Márcio e termina noivado.
Marga vai até a casa de Paulo e preocupa Teresa. Paulo vê João de Deus e Clara juntos e oferece contrato com sua usina. Márcio e Paulo conversam sobre Regina.
João de Deus confronta Paulo por causa de Clara. Fausto proíbe que Clara assine contrato com usina. Paulo vê Guilherme e Raquel saindo da casa do lago.
Raquel avisa Teresa sobre oferta de Paulo. João e Paulo exigem que Clara escolha um deles. Teresa ameaça Clara. Ilda acusa Mirela de ter um caso com Alexandre.
Mirela desabafa com Clara sobre escândalo de Ilda. Raquel flagra Magra e Agenor na casa do lago. Mirela se declara e beija João de Deus.
Clara admite para João de Deus que ama Paulo. Clara assina contrato com usina e se declara para Paulo. Márcio tenta falar com Regina e ela o rejeita.
Remédios repreende Mirela por beijo em João. Fausto lê carta de Guilherme para Raquel, mas ela afirma que era destinada à Clara e o rapaz confirma a mentira.
Fausto recomenda que Clara case com Guilherme. Paulo acredita nas mentiras contra Clara e o casal rompe. Lourdes confronta Paulo. Antônio repreende Teresa.
Mirela pede que João de Deus não deixe a cidade. Paulo pede Clara em casamento. Fausto discute com Remédios e ela revela o que sabe sobre o acidente de Débora.
Márcio e Regina jantam juntos em São Paulo. Fausto faz perguntas para Miguel sobre acidente de Débora. Fausto flagra discussão entre Agenor e Raquel.
Fausto interrompe casamento de Clara e atira em Paulo. Fausto é preso. Paulo é hospitalizado e Teresa tira Clara do hospital. Paulo precisa de doação de sangue.
Raquel debocha dos sentimentos de Guilherme. João retorna à cidade para doar sangue para Paulo. Clara visita Fausto na prisão. Regina vai ao hospital ver Paulo.
Regina impede que Clara visite Paulo. Clara flagra beijo de Raquel e Guilherme. Agenor provoca Fausto na prisão. João leva mensagem de Paulo para Clara.
Denise pede abrigo para o pai. Clara pede joias de Raquel para ajudar Fausto. Teresa chantageia Clara para afastá-la de Paulo. Regina pede que Márcio a esqueça.
Fausto volta para casa e questiona joias de Raquel. Fausto procura Teresa para assumir dívida de Clara. Fausto confronta Raquel sobre romance com Guilherme.
Paulo descobre acordo entre Clara e Teresa. Paulo procura Clara e a jovem diz que ama João de Deus e o beija. Carlos chama Regina de egoísta.
Paulo diz a Mirela que Clara e João de Deus estão juntos. Mirela confronta Clara sobre romance com João. Paulo reata com Regina. Raquel pede ajuda de Carlos.
Teresa questiona Carlos sobre encontro com Raquel. Carlos pede que Teresa demita Guilherme. Mirela descobre que Raquel estava grávida antes de casar com Fausto.
Clara e Mirela se reconciliam. Remédios pede conselhos a Pe. Antônio e decide desmascarar Raquel. Mirela revela para Paulo chantagem de Teresa contra Clara.
Fausto exige que João de Deus ajude produção das terras de Clara. Paulo confronta Teresa por chantagear Clara e sai de casa. Lourdes aceita casar com Osvaldo.
Raquel diz para Clara e Paulo que eles são filhos do mesmo pai. Fausto se recusa a vender terras para Agenor. Antônio garante que Paulo e Clara não são irmãos.
Antônio exige que Raquel diga a verdade para Paulo. Clara decide deixar a casa do pai. Fausto aceita vender terras para Agenor. Mirela vê João abraçar Clara.
Pe. Antônio obriga Raquel a dizer a verdade sobre Clara para Fausto. Marga pede dinheiro para João de Deus. Fausto pede que Clara volte para casa e pede perdão.
João de Deus termina namoro com Mirela. Clara volta para casa. Clara procura Paulo e o vê beijando Regina. Clara pede que Fausto não venda suas terras.
Fausto sugere que Clara dê uma chance para João. Remédios diz a Fausto que quem ia fugir com Amador era Raquel. Dr. Alexandre confirma que Raquel casou grávida.
Marga e Agenor confirmam para Fausto o caso de Raquel e Amador. Fausto confronta mentiras de Raquel e ela atira contra o marido.
Raquel deixa arma ao lado do corpo de Fausto e sai de casa. Clara encontra o Fausto morto. Todos acreditam que Fausto tirou a própria vida.
Mirela e João de Deus ficam juntos. Agenor invade a casa de Fausto e rouba pagamento de suas terras. Paulo confronta Teresa por omitir morte de Fausto.
Antônio pede que Remédios diga a verdade para Clara e ela se recusa. Mirela provoca Regina. Paulo procura Clara e ela pede que ele se afaste.
Agenor cobra pagamento pelos canaviais de Fausto. Pe. Antônio acusa Raquel de atirar em Fausto. Lourdes sugere que Clara expulse Raquel de casa.
João de Deus acusa Agenor de agredir sua mãe. Raquel procura responsável por diocese de Pe. Antônio para fazer queixa. João de Deus beija Clara.
Raquel confronta Agenor sobre pagamento das terras de Fausto. Ilda exige que Mirela se afaste de Márcio. Pe. Antônio recebe transferência de paróquia.
Agenor e Maga invadem casa de Teresa e a agridem. Antônio confronta Raquel sobre queixa ao bispo. Raquel e Clara declaram guerra por bens de Fausto.
Teresa acusa Clara de tentar matá-la. Mirela beija Márcio para provocar João de Deus. Lourdes confronta Paulo por acusações contra Clara.
Clara pede João em casamento. Raquel conta para Mirela sobre casamento de Clara. Antônio se opõe a abaixo-assinado. Mirela flagra beijo de Clara e João.
Regina exige que Guilherme volte para São Paulo. Pe. Antônio se recusa a realizar casamentos de Paulo e João de Deus. Mirela consome ervas da avó e passa mal.
Clara tenta se reaproximar de Mirela. Márcio diz a Paulo que Clara e João de Deus vão se casar. Raquel convence Agenor a queimar contrato que tinha com Fausto.
Márcio afirma que esqueceu Regina. Raquel descumpre acordo com Agenor. Remédios aconselha Paulo. João de Deus procura Mirela. Guilherme chantageia Regina.
Paulo parabeniza noivado de Clara e João. Teresa flagra Marga e Agenor juntos, mas é chantageada por ele. Teresa se recusa a receber pagamento de Clara.
Paulo devolve promissórias de Clara e incomoda João de Deus. Clara ganha vestido de noiva de Lourdes. Clara revela para Denise caso de Raquel e Guilherme.
Ilda exige que Guilherme case com Denise. Paulo questiona demissão de Agenor. João de Deus entrega pagamento de Clara para Paulo.
Paulo procura Pe. Antônio e pergunta se Amador teve outro filho. Clara e Paulo se encontram e discutem. Guilherme humilha Denise. Ciúme de João incomoda Clara.
Mirela confessa para Antônio que está grávida de João. Agenor apresenta outro contrato das terras de Fausto para Raquel. Paulo se irrita com ciúmes de Regina.
Pe. Antônio garante que João irá se arrepender se casar com Clara. Teresa questiona Raquel por ser dona da casa do lago. Mirela diz a Remédios que está grávida.
Agenor tenta chantagear Teresa e ela o ameaça. Paulo diz para Clara que Teresa ia usar Agenor para comprar terras de Fausto. João sugere que Paulo vá embora.
Regina sugere ao noivo para se mudarem para São Paulo. Durante discussão, Agenor agride fatalmente Marga. Raquel debocha do vestido de noiva de Clara.
Paulo e Clara recuperam seus antigos amuletos. Paulo escuta conversa entre Guilherme e Regina e desiste do casamento. Paulo rouba Clara da igreja.
João de Deus jura vingança contra Paulo. Raquel desiste de acordo com Agenor. Atitude de Paulo enfurece Teresa. Paulo sai da cidade com Clara e eles discutem.
Teresa questiona Mirela sobre paradeiro de Clara e Paulo. Ilda flagra beijo de Raquel e Alexandre. Carlos informa Teresa que voltará para São Paulo.
Márcio pede que Mirela não deixe a cidade. Raquel provoca Teresa. Paulo fica doente e Clara cuida dele. Funcionários expulsam Agenor da usina.
Clara e Paulo passam a noite juntos. Agenor prepara armadilha na usina. Regina e João de Deus trocam ofensas. Carlota é pega por armadilha de Agenor.
Clara e Paulo voltam para a cidade. Vicente acusa Agenor por incêndios na usina e no armarinho de Amália. Clara conta para João que ela e Paulo ficaram juntos.
Vicente confirma para Lourdes que Osvaldo foi cúmplice de Agenor. Paulo desmascara Regina. Remédios aconselha Mirela. Guilherme provoca João de Deus e apanha.
Lourdes pede que Osvaldo confesse crime e entregue Agenor. Antônio mantém João preso. Márcio pede Mirela em casamento e Clara escuta sobre gravidez da amiga.
Mirela diz a Clara que Márcio é o pai de seu filho. Ilda debocha de Raquel. Carlos e Teresa discutem. João ataca Paulo e Antônio revela que eles são irmãos.
Paulo confronta Teresa sobre ligação com João de Deus e a culpa. Guilherme tenta abusar de Denise e é preso. Márcio despreza Regina. Paulo desiste de Clara.
Remédios encontra o corpo de Marga. Paulo diz a João que desistiu de Clara. João acusa Agenor de assassinar Marga. Agenor revela que é pai de Mirela.
Remédios confirma que Agenor é pai de Mirela. Agenor pede que Raquel fuja com ele. Agenor tenta matar Clara e Mirela impede. mas acaba ferida.
Mirela é hospitalizada e perde seu bebê. Raquel e Agenor trocam ameaças. Remédios diz a Clara que Mirela estava grávida de João. Mirela viu quem a atropelou.
Antônio pede que Remédios revele segredo sobre morte de Débora. Teresa oferece dinheiro para João e ele recusa. Clara revela que Mirela estava grávida de João.
João de Deus procura Mirela e Remédios o impede de vê-la. Moradores se despedem de Antônio. Polícia entrega passagens de Amador e Raquel para Teresa.
Denise visita Guilherme na prisão e ele a humilha. Teresa mostra passagens de Amador e Raquel para Paulo. João de Deus confronta Mirela sobre gravidez.
Paulo mostra passagens de Amador e Raquel para Clara. João vê Mirela e Márcio juntos. Remédios revela a verdade sobre acidente de Débora para Clara e Paulo.
Clara confronta mentiras de Raquel e a acusa de assassinar Fausto. Clara investiga a morte do pai. Teresa encontra Agenor na casa de Raquel.
João de Deus questiona Márcio sobre Mirela. Polícia revista a casa de Raquel. Agenor e Raquel sofrem acidente, ela fica presa e é deixada para trás.
Raquel está em estado grave. Miguel encontra Agenor e tenta matá-lo, mas Paulo e João o impedem. Teresa diz a Paulo que não impedirá que ele fique com Clara.
Teresa visita Raquel e conta que ela não poderá mais andar. Miguel debocha de Agenor na prisão. Raquel confessa que matou Fausto e tira a própria vida.
João de Deus vai ao encontro de Paulo, os irmãos fazem as pazes e ele sugere que o rapaz procure Clara. João de Deus beija Mirela e se declara.
Clara volta para sua antiga casa. Teresa procura Clara e pede perdão. Paulo pede Clara em casamento. Miguel encontra joias de Débora e devolve para Clara.
João de Deus e Mirela comunicam Remédios que irão casar. Pe. Antônio celebra o casamento de Clara e Paulo e Teresa homenageia Débora durante a cerimônia.