Programa dedicado à obra científica e literária de António Egas Moniz, em visita pela sua Casa Museu em Avanca. Destaque para o seu Prémio Nobel de medicina, pelos progressos que conseguiu no diagnóstico e terapia de doenças do foro mental, nomeadamente através da descoberta da angiografia cerebral e da leucotomia pré-frontal.
Programa dedicado à vida e carreira de José Xavier Mouzinho da Silveira, jurisconsulto e político, cursado em Leis em Coimbra, administrador da Alfândega, Ministro da Fazenda e Justiça, defensor da Carta Constitucional de 1822, figura do Liberalismo em Portugal, e responsável por reformas notáveis a nível da legislação portuguesa.
Programa dedicado ao Rei Dom João I, "o de Boa Memória", fundador da dinastia de Avis, cujo reinado foi dominado pelo início da expansão ultramarina com a conquista de Ceuta, com o estabelecimento da aliança anglo-portuguesa, e com o início da construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória em 1386, designado Mosteiro da Batalha.
Programa dedicado à presença dos portugueses no Oriente com base na exposição patente na Biblioteca Nacional, com destaque para a comemoração do 150º aniversário do nascimento de Venceslau de Moraes, escritor e militar português, que no seu tempo foi o maior divulgador da cultura oriental no nosso país.
José Hermano Saraiva é o decano dos autores e dos apresentadores de programas da televisão pública portuguesa. Esteve quase quarenta anos, ininterruptamente em antena, e conta com mais de mil programas já emitidos, sempre a procurar dar a conhecer a História de Portugal. É com a sua biografia que a RTP/Memória inicia a série documental "Retratos", dedicada aos grandes comunicadores de televisão. Poucas pessoas terão sabido gerir o seu tempo como José Hermano Saraiva. Nunca parou, e durante a vida foi professor, advogado, historiador, político, embaixador, escritor, autor de programas de televisão, conferencista, investigador camoniano... Tornou-se também, sem dúvida, no mais popular divulgador, no século vinte, da História de Portugal. Um documentário de Paulo Costa e Rui Capitão, realizado em 2011.