Enquanto caminham pelas ruas antigas de Lisboa, Luís Filipe Borges e o historiador Fernando Casqueira assistem ao desespero dos populares com a partida de D. João VI e a corte para o Brasil, causada pelas eminentes invasões francesas. Este acontecimento é o ponto de partida para uma viagem geográfica e temporal, onde vamos ficar a conhecer a família real, que incluía um rei com muito apetite, uma rainha mal disposta e uma rainha-mãe louca. Acompanhamos a chegada deles ao Brasil, enquanto por cá vamos visitar os sítios essenciais para nos ajudar a perceber como é que, com a ajuda dos ingleses, expulsámos os franceses do território nacional.
Começa no Convento do Carmo este programa que aborda a, provavelmente, mais famosa batalha da história de Portugal. Em 1383, Portugal encontrava-se em plena crise dinástica. D. Fernando havia morrido sem deixar descendência masculina e Castela aproveita o interregno (e a cumplicidade da viúva do rei) para invadir Portugal. O exército comandado por Nuno Álvares Pereira derrota os castelhanos, em muito maior número, na batalha de Aljubarrota, dando origem a diversas lendas, como a da valente padeira de Aljubarrota. Vamos viajar aos locais onde tudo aconteceu!
Após 60 anos de domínio castelhano, em 1640 o desagrado que havia vindo a crescer entre a população portuguesa culminou numa revolta que voltou a instaurar a independência do país. Será nos próprios locais, ou reconstituições dos mesmos, que a história vai ser contada. Como seriam as reuniões secretas dos Conjurados? E o que realmente aconteceu dentro do Palácio Real do Terreiro do Paço nesse dia 1 de Dezembro de 1640? Como terá sido a aclamação do duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV? É isto que vamos ficar a saber.
Às 9 horas da manhã do dia 5 de Outubro de 1910, a República é proclamada da varanda dos Paços do Concelho em Lisboa. Luís Filipe Borges e o professor Fernando Casqueira vão fazer uma viagem pelos locais e dias que antecederam este marco importante da História do nosso pais e tentar perceber o que levou um povo com quase 800 anos de Reis e Rainhas a decidir mudar o regime. Vamos ver “ao vivo” como era Portugal nessa época e como se preparou uma revolta que durou apenas dois dias mas mudou o país para sempre.
No dia 1 de novembro de 1755, o chão tremeu em Lisboa e esse abalo, sentido em quase todo o mundo, abalou não só os edifícios mas também as mentalidades da época. Luís Filipe Borges e Fernando Casqueira vão experienciar em primeira mão este acontecimento e as suas consequências e conhecer D. José e, principalmente, o seu ministro, o Marquês de Pombal, uma das mais carismáticas e controversas figuras da história portuguesa que teve um papel fulcral na aproximação de Portugal à realidade económica e social dos países do Norte da Europa e foi responsável por diversas reformas administrativas, económicas e sociais.
A 22 de abril, chegam ao Brasil treze caravelas lideradas por Pedro Álvares Cabral. Luís Filipe Borges e Fernando Casqueira vão entrar neste verdadeiro filme de espionagem. Quem foi o verdadeiro Cristóvão Colombo? E será que a forma como o Tratado de Tordesilhas foi negociado indica que o rei já desconfiasse da existência daquelas terras? Numa viagem no tempo, iremos também viajar a bordo de uma caravela dos descobrimentos e experienciar essa micro sociedade tão peculiar.
A fundação de Portugal é uma história repleta de estórias e lendas. Vitorioso na batalha de Ourique, em 1139, D. Afonso Henriques beneficiou da ação desenvolvida em favor da constituição do novo Reino de Portugal, pelo arcebispo de Braga, Dom João Peculiar. Todo o caminho percorrido até aqui está cheio de acontecimentos emocionantes, incluindo a luta de D. Afonso Henriques contra a própria mãe; a mística batalha de Ourique e Guimarães como o berço da nação. Passeando em diversas localidades portuguesas, Luís Filipe Borges e Fernando Casqueira irão viajar quase 900 anos na História e assistir ao vivo a alguns dos acontecimentos mais marcantes desta época fundamental do nosso país.
Luís Filipe Borges e Fernando Casqueira arrancam para mais uma aventura, desta vez com uma companhia muito especial. Vamos ficar a conhecer uma época talvez menos conhecida da História de Portugal, mas nem por isso menos importante e ficar a conhecer de perto o jovem D. Pedro V e Fontes Pereira de Melo, então Ministro das Obras Pública, que foi o responsável por uma política de construção de novos meios de comunicação e transporte, tais como estradas, caminho-de-ferro, pontes, portos, telégrafos e telefones, que aproximaram Portugal da modernidade que o rei tanto desejava.
Programa dedicado aos 56 anos da RTP revisitados por Luís Filipe Borges e pelo Professor Fernando Casqueira, numa viagem pelas instalações da empresa e também pela História de Portugal.