Os detentos julgam se Reinaldo deve matar o comerciante Virgílio, que foi parar no Carandiru acusado de homicídio. Na época em que estava em liberdade, Virgílio assassinou a mulher de Reinaldo, Sônia.
Ezequiel, um ex-surfista que foi preso quando carregava uma mala cheia de dólares roubados. Acaba se viciando em crack no presídio. Outro personagem do seriado é o conhecido ladrão de carros-fortes Antonio Carlos, que organiza um assalto para libertar seu filho adotivo, sequestrado por um policial. O ladrão finge que está doente, é levado para um hospital e consegue fugir de forma espetacular.
O preso Majestade descobre que sua mulher, Dalva, estava se prostituindo para pagar o tratamento da outra mulher do criminoso, Rosilene, que está com câncer. As duas famílias acabam passando o Natal juntas, no quarto de um hospital.
Em 1964, Seu Chico perdeu o emprego de portuário, depois de uma batida policial em uma reunião sindical da qual participava. Desempregado, ele se envolveu com o crime e, no primeiro assalto, cometeu um assassinato.