Vieira tem um concerto muito importante no S. Luiz e precisa de descansar. Porém, um amigo de infância reaparece inesperadamente para lhe estragar a noite. No entanto o que mais preocupa Vieira é a solução para um simples jogo que lhe mostraram à mesa do café.
Vieira é despedido pela editora, por faltar a um concerto no S. Luiz. Juntamente cpm Phil Mendrix, vai visitar Gimba ao hospital, onde encontra uma amiga que o leva para uma retrospectiva de Bergman na Cinemateca. Devido a uma série de circunstâncias, Vieira é chantageado para actuar no Natal dos hospitais e envolve-se numa grande discussão com um dos doentes.
Numa tentativa de melhorar a sua aparência, Vieira segue os conselhos de Didelet e recorre aos serviços de uma dentista. Rendido aos encantos de Sofia, Vieira apaixona-se perdidamente. Porém, a sua vontade de a impressionar causará um infeliz incidente num jogo de futebol que irá manchar a sua imagem pública para sempre.
Vieira está cada dia mais apaixonado por Sofia,a sua dentista, mas vê-se forçado a actuar no casamento dela. Entretanto, Basílio descobre uma inesperada faceta da sua personalidade que porá em causa a sua amizade com Vieira. A festa de casamento e uma indemnização da Licor Beirão serão os ingredientes de que resultará uma fatídica noite que acabará na esquadra da polícia.
Vieira está a passar um mau bocado. Nada na sua vida corre bem. Entrega-se, pois, a uma vida de dependência de anti-depressivos e só uma sisita de um grande amigo é que consegue abrir-lhe os olhos para a realidade. Será agora o regresso triunfante de Manuel Vieira?
É tempo de mudança para Vieira. Tudo lhe está a correr bem. Porém, tem mais uma oportunidade para deitar tudo a perder. Só um introspectivo diálogo durante o sono o traz de volta à realidade. Um concerto com uma orquestra poderá ser o novo ponto de partida. Será que finalmente Vieira vai concretizar o seu sonho?