Contado por Mulheres é a nova aposta audiovisual da Ukbar Filmes e da RTP1, em coprodução com a Krakow Film Klaster (Polónia). Dez telefilmes que chegam ao horário nobre da RTP1 no último trimestre de 2021. Rodados entre abril e agosto deste ano em diversos locais da região Centro, com o apoio das respetivas Câmaras Municipais e candidato ao Fundo do Turismo e do Cinema. Neste projeto desafiámos dez realizadoras de várias gerações, que possuem um forte sentido narrativo, com uma grande experiência ora na representação ora na publicidade, e que têm merecido grande reconhecimento a nível nacional e internacional em várias áreas. Uma ação inédita no audiovisual português.
Depois de toda a vida separadas, duas amigas de infância reencontram-se, já viúvas e idosas, na aldeia onde cresceram. Enquanto tentam resolver os desentendimentos do passado, lidam com a decisão dos familiares de as internar num lar. Sabendo que estão no fim da vida, as duas amigas esforçam-se por cumprir a antiga promessa de ficarem juntas para sempre. Filme que integra o projeto Contado Por Mulheres. Um projeto inédito no audiovisual português que nos traz a frescura de novas realizadoras, todas elas de diferentes gerações e reconhecido talento em várias áreas como cinema, teatro, dança ou publicidade.
Numa pequena aldeia portuguesa, no final dos anos 60, um jovem padre toma o partido da população na luta por melhores condições de vida e de trabalho. Na sequência de queixas por parte do industrial que emprega a maioria da população da aldeia, o bispo decide mudar o sacerdote para outra paróquia. Quando o povo toma conhecimento da sua partida forçada, revolta-se e une-se para impedir o Padre de abandonar a aldeia.
A história de Dora Rosário, uma mulher presa nos obscuros anos do Estado Novo, que quando o seu marido morre passa a viver apenas para a sua filha Lisa e para a memória do falecido que a acompanha diariamente. Porém, quando descobre que o marido não era quem ela pensava, Dora põe em causa todo o seu passado e aventura-se a procurar uma vida nova. Mas depressa descobrirá que fazer o luto não será tão fácil quanto quer acreditar.
No dia em que Portugal e Angola se defrontam no Mundial 2006, em Lisboa, moçambicanos, angolanos, guineenses, são-tomenses, cabo-verdianos e portugueses juntam-se num festim de cerveja, peixe frito e expectativa. Os mais nervosos são JJ e Mina, que aproveitam o jogo para anunciar à família dela que, apesar de não serem sequer noivos, vão ser pais. Tudo pode correr mal e, por isso, JJ leva consigo um padrinho com a barriga cheia de diamantes…
De um lado um bando de gandulos. Do outro, duas irmãs. Nada os une exceto uma ideia: aliviar a conta bancária de um velho, pai das últimas. Os gandulos engendram um plano para lhe ganharem confiança e burlarem-no. As irmãs planeiam os últimos anos da vida do pai sem descurar o pequeno detalhe da herança. Cada qual à sua maneira, todos sonham com as possibilidades que o dinheiro do velho lhes traria. Mas este não será presa fácil…
Oliveira do Hospital, 1995. Um guionista à procura de inspiração, um ator fracassado a tentar voltar à ribalta, e uma mala de dinheiro escondida numa chaminé. Estes são os ingredientes de Serpentina, cujos personagens, ao tentarem fazer um filme, se veem eles próprios num filme de gangsters do qual não sabem como sair.
Uma família de bons costumes entra em crise ao ver arruinado o seu extenso pomar de maçãs. Delgado, um rico industrial do Norte, acaba de chegar à vila aparentemente bem intencionado. Desesperados por manter as aparências, o Major e D. Lúcia apresentam-no à sua inocente e lunática filha, Cilinha, que apenas se interessa nas suas aulas de canto. Aliciando-o com a perspetiva de um rico dote, mas desconhecem que Delgado não é bem quem aparenta ser...
Miranda do Corvo, 1933. Tomé, um jovem operário perseguido pela culpa da sua traição, é escolhido pelos colegas para uma importante missão na luta sindical contra o Estado Novo. Confrontado com este desafio moral, enfrenta não só os perigos reais da repressão policial, como os seus próprios fantasmas.
A história de Luizinha, uma menina nascida numa família muito pobre que é entregue pelo pai a António, o homem mais rico da cidade, para que este a crie. Mas a morte da esposa leva António a casar pela segunda vez com Berta e depressa se percebe que a grande casa familiar é demasiado pequena para albergar Luizinha e a madrasta. No auge do conflito, António defende a filha e Berta abre-lhe um processo de divórcio litigioso. Pouco depois, aparece morta e António é acusado de homicídio. Mas a verdade que o tribunal procura desvendar poderá não ser a mais óbvia.
Aqui conhecemos Leandro, um pescador que leva uma vida honesta até ao dia em que mata um homem que abusa da sua filha. Obrigado a fugir, deambula pelos campos até ser acolhido por João Senteiro, o velho líder de uma quadrilha de ladrões. Leandro adere ao grupo e tenta amealhar dinheiro para fugir para o Brasil. Mas quando o Administrador da região oferece uma recompensa pela captura da quadrilha, o sentido de justiça de Leandro volta a ser posto à prova.