Os professores do Colégio Nova Vanguarda se apresentam para a equipe de filmagem que os acompanhará ao longo do ano letivo. Todos se surpreendem com o novo diretor e seu presente para a Sala dos Professores: uma máquina de café expresso.
Os professores são convocados por Whitaker para assistirem uma série de palestras na quarta-feira de cinzas. Mas Reca e Lázaro, ainda em clima de carnaval, trocam uma substância alucinógena que vai parar nas mãos erradas.
A sala do diretor é pixada com a frase "Cabeção vai apanhar", despertando a paranoia de Whitaker que passa a achar que a vítima será ele.
Alguém esta roubando papel higiênico no Colégio Nova Vanguarda e Whitaker instala câmeras de seguranças para pegar o ladrão, que se revela uma surpresa.
É festa junina no Colégio Nova Vanguarda mas o estilo da festa cria conflitos entre os professores, o diretor e até com a Sociedade Mantenedora.
Nas férias de julho, os professores são levados para uma semana de atividades organizadas por Whitaker em Campos do Jordão. Romance, algazarra e desespero marcam o momento.
Uma série de problemas pessoais dos professores - a relação de Teresa com sua filha, o romance de Daniel e Mariana - ameaçam a reunião de pais da Escola.
Na semana da pátria, os Professores e a direção entram em conflito sobre quem deveria interpretar Dom Pedro no teatro da escola. Mas os planos são interrompidos quando Mariana cai doente.
Álvaro é preso por não pagar pensão alimentícia e Whitaker tem pouco tempo para celebrar já que o substituto que encontrou para o professor de História não funciona. Participação especial de Caçulinha.
O Colégio Nova Vanguarda está passando por uma crise financeira e Whitaker e Gomes usam métodos pouco ortodoxos para atrair novos alunos. Até que uma celebridade resolve matricular o filho na escola, mas o tiro sai pela culatra.
Quando a Sociedade Mantenedora rebaixa o plano de saúde dos Professores, Whitaker se sente pressionado e a revolta que se instala na Sala dos Professores. Para piorar o clima, Mariana decide se demitir, mas Olivério tem uma solução.
Os professores desconfiam que Olivério será demitido, colocando em risco toda cerimônia do Dia dos Professores. Instaura-se o caos no Colégio Nova Vanguarda.